Quando o lixo vira solução ambiental

Um dos grandes problemas da humanidade é o destino do lixo. E quanto mais o país é rico e desenvolvido aumenta a produção de lixo por habitante. Estima-se que no Brasil atualmente a taxa esteja numa média de 400 quilos.

Engana-se que lixo é lixo e não vale nada. No mundo onde as palavras de ordem são  meio ambiente e  sustentabilidade, soluções estão aparecendo e transformando o lixo em dinheiro. Hoje do lixo tira-se muito. Desde a reciclagem de vários produtos, chegando a produção de energia.

O titular deste espaço pede desculpas aos leitores. Não acreditava que por conta das três gestões anteriores, como governador de Sergipe, o atual prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM) demonstrasse na prática o compromisso com o meio ambiente.  Porém, duas ações dele, demonstraram que ao menos na área do meio ambiente, João Alves está disposto a inserir Aracaju como cidade modelo para o Brasil.

Secretaria do Meio Ambiente – A primeira ação foi a criação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Não será apenas mais uma pasta.  Explica-se: não será porque a pasta ainda está preparando uma estrutura, inclusive com concurso público. Porém, a certeza da vontade política do prefeito foi a escolha do nome do promotor Eduardo Matos. O titular deste espaço teve a oportunidade de conversar com Eduardo por duas vezes, alguns minutos. Quem conversa com ele percebe o chamado “sangue no olho”. Tem vontade de realizar com boas ideias, como o aumento do número de cooperativas de reciclagem (com os catadores do antigo lixão), educação ambiental, a implantação dos chamados Ecopontos e até mesmo o reaproveitamento do lixão do Santa Maria, inclusive para gerar energia. O blog não tem duvida que Eduardo Matos fará um trabalho que será referência para o país, tudo isso conectado com outras pastas.

Fim dos lixões – Quem acompanha este espaço sabe do apoio ao MPE, MPF e outros órgãos para acabar com o lixão do bairro Santa Maria. O fim do lixão de Aracaju, não foi apenas uma decisão em prol do meio ambiente e da saúde dos aracajuanos. Foi uma decisão política e que muitos interesses vinham protelando esse momento.

Com o fechamento do lixão do Santa Maria e do lixão da Palestina em Socorro (parabéns também ao prefeito Fábio Henrique) fecha-se um ciclo na Grande Aracaju. O lixão de São Cristovão, depois do de Rosário do Catete (onde localiza-se o aterro sanitário da Estre) foi o segundo a ser fechado em Sergipe em agosto de 2012. Na semana passada foi fechado o lixão da Barra. Ou seja, três importantes cidades da Grande Aracaju acabaram com seus lixões. Parece pouco, mas é muito. Juntas representam uma fatia grande do lixo produzido em Sergipe.

Do transbordo e do aterro – Ontem, 16, ao invés de comemorar o fim dos lixões, alguns poucos questionavam quando vai custar enviar o lixo para um aterro privado. Primeiro que com a estação de transbordo a economia será de 75% se o lixo fosse levado direto pelos carros compactadores. E mesmo se o custo não fosse baixo, não é gasto e sim investimento. Colocar o lixo em um aterro sanitário significa melhoria para o meio ambiente, melhoria para a saúde e responsabilidade pública. Até crédito de carbono as prefeituras podem começar a receber, através de cadastramento na ONU.

Do aterro sanitário da Estre – O blog defenderá qualquer aterro que esteja dentro das normas ambientais. Seja público ou privado. Aliás, fala-se muito em consórcios municipais para aterros sanitários, mas na prática nada. Já pensou se a Grande Aracaju estivesse esperando uma solução via consórcio? Sabe quando sairia este aterro? Primeiro que encontrar uma área hoje adequada na Grande Aracaju é difícil. Um exemplo, é a área que a empresa Torre tenta legalizar em Socorro e que esbarrou em diversos problemas ambientais. O aterro tem capacidade para 14 milhões de toneladas de resíduo com uma vida útil estimada em torno de 50 anos.

Tironossauro  chegará a Sergipe –  Ontem, 16, na solenidade de assinatura com as prefeituras de Aracaju e Socorro estava presente o sócio majoritário da Estre Ambiental, Wilson Quintella Filho. Em rápidas palavras falou da trajetória de 14 anos da empresa e em uma frase resumiu tudo: “não enterramos lixo, temos soluções ambientais”. Ele anunciou que dentro de 15 dias estará chegando a Sergipe a máquina conhecida como “Tironossauro” fabricada na Finlândia e que tritura e faz triagem automática do lixo, encaminhando cada tipo para seu fim predeterminado. Quando receber as devidas licenças, será um importante instrumento no reaproveitamento de quase todo o lixo. Já o aterro sanitário em Rosário está localizado onde passa uma rede de transmissão de energia. Ou seja, o biogás, resultante da decomposição do lixo do aterro vai se tornar uma energia altamente viável.

Agora diga, caro leitor, como ficar contra uma solução viável para acabar com uma mazela que afeta milhares de sergipanos? Aliás, o lixão do bairro Santa Maria, além dos problemas ambientais tinha outro grave: o risco constante de um urubu causar problemas com alguma aeronave. E graças a Deus, os incidentes que ocorreram ao longo dos anos, foram apenas com pequenas avarias.

E como bem disse Wilson Quintella o lixo da grande Aracaju agora não será enterrado, virando um problema para o meio ambiente e para a saúde. O lixo será reciclado, tratado e deixará de ser um problema virando uma solução ambiental.

Que Aracaju e quem sabe Sergipe, transforma-se em breve em exemplo para todo país, mostrando que o lixo pode sim, ser fonte de progresso e rentabilidade.

Licença para coleta de chorume
E o aterro sanitário de Rosário ainda tem uma licença para coleta de chorume, como existem em vários outros. Neste caso o chorume é transportado em caminhão com toda segurança e equipado para a Cetrel em Camacari (BA), onde é tratado. O próprio aterro localizado em Salvador também faz a coleta e o envio para a Cetrel.

João Alves: “Quero fazer a licitação do transporte”
O prefeito João Alves Filho deixou claro ao discursar ontem, 16, na solenidade da estação de transbordo em Socorro, que deseja realizar a licitação do transporte urbano. “Quero fazer”, disse afirmando que aguarda apenas uma posição do Judiciário. Ele deixou claro que não deseja fazer uma licitação isolada para Aracaju, mas compartilhada com os municípios de Socorro, Barra e São Cristovão. “Não podemos administrar isoladamente quando precisamos encontrar soluções para toda região metropolitana”.

Cooperativa em Socorro
O prefeito de Socorro, Fábio Henrique, ao anunciar o fim do lixão da Palestina, lembrou que o município é o primeiro a apresentar ao MPE um Plano de Resíduos e que as 35 famílias que vivam da reciclagem no lixão não serão abandonadas. A Prefeitura já cedeu um terreno e vai instalar uma cooperativa de reciclagem para que todos tenham trabalho e renda.

Desejo da população
Já o presidente da Câmara de Aracaju, Vinicius Porto disse que foi um processo histórico de um grau de importância significativo para a cidade que já não admite mais lixões. “João em pouco tempo conseguiu realizar esse desejo da população aracajuana. E eu vejo que a gestão Democrata está mostrando para que veio. Mostrando a sua cara, dizendo que o tempo urge, por ações concretas, rápidas, com dinamismo, com vontade de fazer”, disse, destacando também o papel do vice, José Carlos Machado.

Com medo de João. Análise de um Demista
Ontem, 16, após participar da solenidade em Socorro, do fechamento dos dois lixões, o titular deste espaço foi almoçar com um demista de carteirinha, amigo de longas datas. Ao analisar a entrevista concedida pelo presidente do PTB, Edvan Amorim, na semana passada, o demista disse que pela repercussão na imprensa, ao invés de uma bomba, foi um fiasco, revelando um misto de “devaneio e intraquilidade” por conta do atual momento político.

Outras siglas
Para o demista, Edivan Amorim, mesmo tendo 11 siglas partidárias, passou parte da entrevista tentando se amparar em siglas mais expressivas, ressaltando proximidade com Eduardo Campos e João Alves, como forma de mostrar uma força política inexistente, numa tentativa de se amparar no potencial eleitoral do DEM e do PSB, siglas, cujos líderes são identificados e legitimados nas suas legendas.

Dedicação
O demista disse que a declaração de “integral dedicação” à campanha eleitoral que conduziu João Alves ao comando da prefeitura de Aracaju, fez franzir a testa não só dele, mas de muitos outros filiados. Ele lembrou dos sucessivos lançamentos da pré-candidatura de Zeca e da vexame provocado com o lançamento do nome do deputado Venâncio Fonseca.

Proinveste
Porém o ponto forte da entrevista, segundo o demista, que passou despercebido por grande parte dos ouvintes (e até da análise feita por este blog), foi quando de forma irônica Amorim, tentou alertar sobre a possibilidade de mais um emperramento na votação do Proinveste. As declarações do empresário, se assemelham as observações feitas diariamente pelo radialista Gilmar Carvalho, na Rede Ilha onde ele informa o prazo estabelecido pelo agrupamento para análise e votação do referido programa de investimentos.

João forte
Para o demista a protelação não tem nada com Déda, mas envolve a temeridade do grupo em fortalecer o atual prefeito de Aracaju, que aparece confortavelmente nas pesquisas de intenção de votos em qualquer sondagem que é feita para 2014. E que diante dos últimos entendimentos, contempla a Prefeitura de Aracaju com algo em torno de 170 milhões. Apenas uma análise, de um demista que é parte interessada em todo processo.

Corregedoria da PC vai apurar caso da submetralhadora
O blog cobrou ontem e apareceu: a Corregedoria da Polícia Civil vai apurar como a submetralhadora que estava na delegacia plantonista apareceu nas mãos dos assaltantes do banco Itaú, presos na semana passada. O blog já tinha a informação da lotação da submetralhadora, mas esperou que a autoridade competente se pronunciasse. Agora é descobrir e punir quem escondeu o sumiço. Ninguém informou o desaparecimento da arma.

João Alves Filho concede aumento de 5% para servidores
o prefeito  João Alves Filho anunciou ontem, 16, um reajuste no salário base de todo o funcionalismo Municipal, com exceção dos professores, de 5% a partir de abril.

Pergunta que não quer calar
O que leva dois moradores da Zona de Expansão discutir a mobilidade do bairro 13 de Julho? Por enquanto, o blog continuará apenas questionando. Por enquanto…

Senadores do PSB recebem visita de Eduardo Campos
O presidente Nacional do PSB, governador de Pernambuco, Eduardo Campos, fez  ontem, 16, uma visita aos senadores do partido. O senador Antonio Carlos Valadares (SE), juntamente, com os senadores Lídice da Mata (BA), João Capiberibe (AP) e Rodrigo Rollemberg (DF) receberam o líder para uma conversa no gabinete da liderança do PSB no Senado. O encontro também contou com a presença do líder do PSB na Câmara, deputado Beto Albuquerque ( RS).

Periculosidade para vigilantes
O senador Eduardo Amorim (PSC) argumentou no Ministério do Trabalho durante audiência na terça-feira, 16, com o ministro, Manoel Dias, a Lei 12.740/2012 que trata temas relacionados à saúde e à integridade física dos vigilantes e empregados de valores, quando do porte e eventual uso de fogo, fixando o correspondente adicional de periculosidade em 30%. A audiência teve a participação do deputado federal André Moura (PSC-) e do estadual Capitão Samuel (PSL), que desejam a regulamentação da PEC.

Sindicalistas
Foram convidados para integrar a audiência, representando os trabalhadores, membros do Sindicato dos Vigilantes de Sergipe, Frederico Santos e Fábio Silva, eles defendem o setor público. “Mostramos ao ministro a necessidade da resolução do problema dos vigilantes. Nossa luta beneficiará a classe em todo o país”, disse Fábio Silva.

Aprovação
“Defenderei a aprovação da Lei que beneficiará os servidores que desempenham atribuições de segurança. Daremos cumprimento a um comando constitucional de direito social”, afirmou Eduardo Amorim ao comentar ainda “valerá todas as manifestações realizadas, ao longo desses anos, por essa categoria que é muito unida”.

Visita Estádio e Aeroporto em Brasília
Dois parlamentares de Sergipe se destacaram na visita realizada ontem ao estádio Mané Garrincha e ao aeroporto internacional de Brasília. O senador Valadares (PSB) como presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), do Senado e o deputado federal Fábio Reis (PMDB) como membro da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados. O objetivo foi avaliar o andamento das obras para a realização da Copa das Confederações, que começará dia 15 de junho, e para a Copa do Mundo de 2014. A inauguração do Estádio está prevista para 18 de maio.

Qualidade
Na oportunidade, o senador Valadares questionou o secretário extraordinário da Copa do Mundo no Distrito Federal, Cláudio Monteiro, acerca da qualidade das obras. “Qual a garantia que o GDF tem quanto aos investimentos empregados?”, indagou o senador. O secretário informou que a cobertura do Estádio, cujo investimento foi na ordem de R$ 160 milhões, veio do exterior e tem garantia de 30 anos. “A garantia é de 30 anos, mas isso não quer dizer que ela não possa durar 60 anos”, explicou Monteiro. O secretário acrescentou que toda a infraestrutura é garantida por contrato com as empresas construtoras.

Prazo comprometido
Já Fábio Reis acredita que o prazo de entrega do estádio está comprometido.. “Pelo que vimos hoje, ainda falta muita coisa. A parte externa é pura lama e na parte interna ainda falta a instalação de muitas cadeiras”, observou Fábio.Outro fator que chamou a atenção do parlamentar foi o valor investido nos preparativos, um total de R$ 1,2 bilhão. “O valor vai além da nossa realidade. O orçamento inicial era de 751 milhões”, lembra o parlamentar sergipano.

Governo de SE, através da SEEL, cederá 12 refletores para estádio Wellington Elias
Para ajudar a corrigir os problemas de iluminação no estádio Wellington Elias, o conhecido "Lelezão", o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL), realizará uma parceria com a Prefeitura Municipal, cedendo 12 refletores para serem colocados na praça esportiva.

Parceria
O Secretário de Esportes do município, Eliel Felipe, valorizou a parceria e disse que a ação do Governo do Estado faz com que o esporte municipal entre numa nova fase. Pois a população poderá acompanhar os jogos do Socorrense à noite. "A melhoria do Lelezão é um ganho para os torcedores do Socorrense, que terão um campo ainda melhor para ver os jogos de nosso time", destacou.

Box do Mercado dentro da padronização
Através da assessoria de comunicação a Emsurb informou que o box citado na coluna de ontem, 16, não está descaracterizado do projeto original do Mercado Municipal Antonio Franco. A estrutura utilizada pelo permissionário é a mesma que já existia no local. O balcão utilizado está disposto no local permitido e há permissão para o tipo de comércio realizado.

Canal do Médici. Emsurb iniciou limpeza
Quanto ao canal do conjunto Médici – cuja reclamação foi enviada por um leitor – a limpeza do local já foi iniciada ontem,

Leitor enviou foto com limpeza sendo realizada.

16, e será concluída nesta quarta-feira, 17. O acúmulo de resíduos está sendo provocado pelo descarte irregular de lixo e pelo represamento de água ocasionado pela obra de construção do viaduto do Detran.

Leitor envia foto e agradece a presteza da Emsurb
O leitor Sérgio Augusto que enviou a reclamação ontem mesmo enviou um e-mail agradecendo a presteza da Emsurb e com a foto ao lado para comprovar que a limpeza foi iniciada.

Iran diz que prefeito não cumpriu com Lei Orgânica
resposta à fala do prefeito João Alves Filho (DEM), que em entrevista a uma emissora de rádio local,  ontem, 16, pela manhã, disse ter enviado dois documentos técnicos (planilhas) com propostas de reajuste da tarifa dos ônibus coletivos de Aracaju para a Câmara Municipal, atendendo à solicitação do vereador Iran Barbosa (PT), o parlamentar petista afirmou ter sim provocado o Executivo, desde o início desta legislatura, para que cumprisse com o que estabelece a Lei Orgânica do Município de Aracaju, que em seu artigo 239, parágrafo 3º, determina que a ‘majoração do preço da passagem do ônibus urbano será submetida à Câmara de Vereadores’.

Registro
O vereador, no entanto, chamou a atenção para o fato de que o prefeito, ao enviar as planilhas, ainda assim não cumpriu com o que determina a Lei Orgânica. “Realmente, eu requeri que o prefeito enviasse as planilhas, reiterei isto diversas vezes aqui nesta Casa, mas quero registrar que o Executivo de Aracaju ainda assim não cumpriu com o que determina a nossa Lei Orgânica, porque ele não enviou nenhum projeto para que os vereadores apreciassem”, disse.

Esclarecimento sobre falso assalto na Agência Banese Siqueira Campos
O Banese esclarece que não houve assalto na agência do Banese localizada no bairro Siqueira Campos, conforme notícia veiculada hoje na imprensa local. O fato ocorreu nas proximidades da agência, aproximadamente às 14h30 desta terça-feira. A Diretoria Executiva aproveita para informar que continua ampliando os investimentos em segurança bancária. Todas as unidades do Banco já contam com sistema de vigilância eletrônica e humana, além de alarme e portas giratórias.

Salgado tem nova sede para Assistência social
Aconteceu na noite da última segunda-feira, (15), a inauguração da nova sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Trabalho de Salgado. Logo após foi realizada a aula inaugural dos cursos profissionalizantes numa parceira com o com o Governo Federal e Senai. Os eventos contaram com as presenças do prefeito Duílio Siqueira Ribeiro (PSB), vereadores, secretários e convidados.

Casa dos Jovens
Depois da inauguração, todos visitaram as dependências do prédio e puderam observar os detalhes realizados na reforma. Na sequência, seguiram até a "Casa dos Jovens", para a realização da aula inaugural, ministrada por professores do Senai/Pronatec, onde foram ofertados os cursos profissionalizantes como pedreiro de alvenaria, pintor de imóveis, auxiliar de faturamento, representante comercial, auxiliar de recursos humanos, auxiliar administrativo e operador de computador.

Itabaiana: prefeito quer reabilitar área abandonada da CONAB
O senador Eduardo Amorim e o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, estiveram no final da tarde desta terça-feira, 16, em audiência na Superintendência da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) para tratar de um imóvel abandonado, localizado no Bairro São Cristóvão, em Itabaiana, o qual se encontra em situação precária e sendo utilizado por usuários de drogas e para uso de práticas delituosas. O prefeito Valmir de Francisquinho tem pretensões de reabilitar a área, que segundo ele, é uma solicitação dos moradores da região. Dentro de alguns dias técnicos da CONAB farão um estudo do local e dará um parecer a prefeitura.

Prefeitura de Capela lança  site
A Prefeitura Municipal de Capela colocou à disposição da comunidade o seu site oficial: www.capela.se.gov.br. O objetivo principal é levar informações da administração à população, de forma rápida e transparente, como também interagir com a mesma. Apesar de estar visível para a comunidade desta a manhã de segunda-feira, 15, o site foi lançado oficialmente na tarde de ontem, 16, durante reunião entre o prefeito Ezequiel Leite, secretários, diretores e coordenadores.

Inscrições para o Prêmio MPE Brasil estão abertas
Já estão abertas as inscrições para o Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (MPE Brasil) 2013. A iniciativa busca estimular o empreendedorismo, a competitividade e a adoção de boas práticas de gestão entre os pequenos empresários sergipanos. As inscrições prosseguem até o dia 31 de julho.

Inscrições para o Prêmio MPE Brasil estão abertas II
Podem participar do MPE Brasil as micro e pequenas empresas com receita bruta anual de até R$ 3,6 milhões e com pelo menos um ano fiscal. O prêmio é promovido pelo Sebrae, Movimento Brasil Competitivo, Gerdau e Fundação Nacional de Qualidade (FNC). Mais informações podem ser encontradas no site www.mbc.org.br/mpe  ou por meio do telefone (79)2106-7734.

Novo Impulso. Pelo discurso Jouberto Uchoa pretende injetar sangue novo na ASL
A julgar pelas palavras proferidas pelo novo imortal da Academia Sergipana de Letras, quer no discurso de posse, quer em entrevistas concedidas a vários órgãos de comunicação, aquele sodalício deverá conhecer novos tempos, após um longo período de apatia. O professor Jouberto Uchoa de Mendonça, fundador e Reitor da Universidade Tiradentes, afirmou, enfaticamente, que se empenhará no sentido de dinamizar a Academia rumo a práticas que possam contribuir, efetivamente, para colaborar com o nosso desenvolvimento cultural e educacional.

Renovação
O professor Uchoa ocupa a cadeira de número 23 da ASL, que se tornou vaga em decorrência do falecimento do jornalista, historiador e pesquisador Luiz Antônio Barreto. A propósito, já se faz, há muito tempo, necessário que ocorra uma renovação dos quadros dirigentes da Academia Sergipana de Letras. A permanência por um longo período de uma pessoa em um cargo, seja ele qual for, acaba levando à rotina, ao marasmo, à acomodação. Não resta a menor dúvida. O sangue novo injetado pela presença de Uchoa, um autêntico self-made-man, vai contaminar os seus pares e, em consequência, teremos uma verdadeira “revolução” naquela entidade, das mais tradicionais de nosso Estado.

Choque de gestão
Autor de quatro livros, mas, acima de tudo, um extraordinário empresário a quem Aracaju muito deve, não apenas na área educacional, Jouberto Uchoa de Mendonça tem tudo para dar um choque de gestão na Academia. Por sinal, que tal seria a implantação de um convênio entre a ASL e a ASI, cujo atual presidente, Cleiber Vieira, integra os quadros do MAC – Movimento de Ação Cultural, da Academia? – Jornalismo,  literatura e educação têm tudo a ver. Este blog manifesta sua expectativa otimista quanto à atuação de Uchoa na ASL.

Eleição do Sergus é anulada
De forma surpreendente, a Comissão Eleitoral do SERGUS (Instituto de Seguridade dos Baneseanos) anulou a eleição realizada recentemente, alegando “ocorrência envolvendo o Sistema de Eleições.” O Sindicato dos Bancários cobrou que a Comissão Eleitoral tenha a participação de um representante do SEEB/SE. No pleito anulado, Augusto Cézar Barbosa tinha sido eleito para o cargo de Diretor de Seguridade, com uma expressiva votação.

Eleições Sindicato dos Radialistas, nesta sexta-feira, 19
Nesta sexta-feira, 19, tem eleições no Sindicato dos Radialistas de Sergipe. O titular deste espaço também é radialista registrado na DRT há muito tempo. Ao lado

Componentes chapa Sindicato dos Radialistas

os componentes da chapa que tem como presidente Fernando Cabral.

Superpopulação
É o que vem ocorrendo, há décadas, no sistema prisional brasileiro. Em São Paulo, por exemplo, o crescimento do número de pessoas presas, no período de 1994 a 2013, foi de 247 por cento. Para se ter uma idéia do que isso representa, o crescimento da população em geral, no mesmo período, foi de apenas 30 por cento.

Aniversário da ASI
A Associação Sergipana de Imprensa vai comemorar, no mês de agosto, 80 anos de existência. O atual presidente, Cleiber Vieira  e seus companheiros de diretoria estão empenhados na organização de uma programação à altura das tradições da entidade fundada em 31 de agosto de 1933 pelo Monsenhor Silveira. Há 10 anos, quando a ASI completou 70 anos, o seu presidente era José Eugênio de Jesus.

Aniversário da ASI II
Em outubro, o “mestre” Eugênio completará 95 anos de idade. Pelo menos dois terços de sua existência foram dedicados à imprensa sergipana, ajudando na criação e no desenvolvimento de várias entidades como o Sindicato dos Gráficos, o Sindicato dos Radialistas, dos Jornalistas e da própria ASI. Gráfico, professor da antiga Escola de Artífices (antiga ETFS), jornalista e radialista, Eugênio ainda encontra tempo para dedicar-se à poesia. Não há dúvida. Há uma verdadeira simbiose entre José Eugênio e imprensa.

Aracaju receberá atletas brasileiros nesse final de semana
Nos dias 20 e 21 de Abril, o Ginásio Esportivo do Colégio Coesi sediará o III Aberto de Tênis de Mesa de Aracaju. Os atletas das categorias pré-mirim, mirim, infantil, juvenil e absoluto pontuarão para o ranking que da entrada para a composição das seleções brasileira e também para bolsa atleta. O campeonato também premiará em dinheiro para os campeões do Ranting A Masculino com R$1.500,00 e Rating A Feminino com R$400,00. Consciente da importância do esporte, o Bivolt marcará presença no evento, incentivando os atletas.

“1º Desafio de Startups” Sergipe
O CJE-Sergipe realizará no Auditório do Sebrae em Sergipe, no dia 18 de Abril de 2013, o lançamento do DEMODAY Sergipe "1º Desafio de Startups", com a presença do palestrante e investidor anjo, João Kepler e do empresário e ex-secretário de desenvolvimento e ciência e tecnologia de Sergipe, Jorge Santana.

Palestras
Neste dia, além do lançamento do 1º Desafio de Startups de Sergipe e da abertura para inscrições online de projetos para concorrer no desafio, acontecerão palestras que abordaram temas ligados à empreendedorismo e inovação, pontos específicos de um projeto inovador, orientando os participantes interessados como desenvolver projetos inovadores e economicamente viáveis.

Etapa
O DEMODAY Sergipe servirá de etapa classificatória para o RIO INFO 2013 que será realizado na cidade do Rio de Janeiro nos dias 17,18,19 de Setembro de 2013, onde os empreendedores sergipanos terão a oportunidade de levar seus projetos para o cenário nacional. 150 inscrições gratuitas:http://doity.com.br/demodayse

Futebol
CAMPEONATO SERGIPANO – Em jogo antecipado da rodada de número 15, o Itabaiana enfrenta, esta noite, no Presidente Médici, o Estanciano. PANORAMA GERAL DA SÉRIE A-1 – É verdade que algumas arrecadações têm sido muito fracas. Mas se compararmos com o que vem ocorrendo em outros centros mais populosos, a situação de Sergipe não é das piores. Um ponto negativo é a falta de condições de uma boa parte dos estádios, que foram liberados pela FSF. Até mesmo o Batistão apresenta várias deficiências. O Sergipe cumpre uma ótima campanha, mostrando que pretende quebrar o jejum de muitos anos. Além do Sergipe, os principais concorrentes ao título de 2013 são o Confiança, o Socorrense e o River Plate. Não passa de regular o nível das arbitragens. Como as despesas gerais dos jogos são pagas pelo BANESE, os clubes parecem acomodados. Até o momento, a FSF não definiu como será rateado o valor liberado por conhecida montadora de veículos a título de patrocínio. Além do sergipano, vários outros campeonatos estão sendo beneficiados. Há uma versão que consiste no seguinte: esse patrocínio faz parte da campanha de Marco Pólo Del Nero à presidência da CBF. /// As explosões ocorridas na última segunda-feira, em BOSTON, nos EUA, serviram para acender a luz amarela, aqui no Brasil. Visando à Copa das Confederações daqui a dois meses e o campeonato mundial em 2014, a ordem é: SEGURANÇA TOTAL. /// O presidente da CBF, José Maria Marin, está sendo acusado de ter comprado a atual sede da entidade por um preço superfaturado em 31 milhões de reais. /// O Corinthians descartou qualquer possibilidade de saída de seu técnico Tite. ///A grande atração de hoje é GUARANI X CONFIANÇA, em Limeira (SP), pela Copa do Brasil. /// A quarta-feira também está recheada de jogos pela Taça Libertadores da América.  /// CBF aumentou o valor das cotas de participação dos clubes na Copa do Brasil. O Itabaiana vai receber 150 mil. O Confiança recebe a mesma quantia. Se passar pelo Guarani, terá mais 150 mil de cota.

Curtas
LEQUE DE SUSPEITOS ESTÁ ABERTO. DIZ O FBI SOBRE EXPLOSÕES EM BOSTON. /// ALERTA GERAL EM LONDRES, LOCAL DA PRÓXIMA MARATONA. /// NO RIO GRANDE DO SUL, MATADOR DE TAXISTAS AFIRMA À POLÍCIA QUE “NÃO HÁ CRIME PERFEITO.” /// NA VENEZUELA, MADURO AMEAÇA ENDURECER A REVOLUÇÃO BOLIVARIANA, SE A VIOLÊNCIA PERSISTIR. /// MARIN ALEGA QUE ESTÁ SENDO PERSEGUIDO E QUE FICA NA CBF ATÉ 2015. /// FEDERAÇÕES ESTADUAIS APROVAM CONTAS, MESMO APÓS A COMPRA DE SEDE SUPERFATURADA EM 31 MILHÕES DE REAIS PELA ENTIDADE SUPREMA DO FUTEBOL BRASILEIRO. /// APÓS FORTES PERDAS, BOVESPA SE RECUPERA E FECHA EM ALTA. /// DÓLAR COTADO A R$ 1,99, COM DADOS POSITIVOS SOBRE OS ESTADOS UNIDOS. /// FMI REDUZ PREVISÃO DE CRESCIMENTO DO BRASIL PARA 3 POR CENTO, EM 2013. /// COPOM ENCERRA REUNIÃO HOJE. /// DILMA AFIRMA QUE ALTA DO JURO CONTRA INFLAÇÃO SERÁ EM PATAMAR MENOR. /// FIM DOS LIXÕES EM ARACAJU: DATA HISTÓRICA PARA A CAPITAL SERGIPANA. /// CATADORES FAZEM PROTESTO E CLAMAM POR PROVIDÊNCIAS. /// NOVELA DO PRÓ-INVESTE AINDA ESTÁ LONGE DO CAPÍTULO FINAL. /// GILMAR CARVALHO DEVE DEIXAR SEU ATUAL PARTIDO, POR DIVERGÊNCIAS INSANÁVEIS COM O DEPUTADO FEDERAL LAÉRCIO OLIVEIRA. /// POLÍTICOS TORCEM POR ABERTURA DE ‘JANELA’. /// ALMEIDA LIMA ANUNCIA QUE VAI FICAR NO ANTIGO PPS QUE, FUNDIDO COM O PMN, PASSA A CHAMAR-SE MD = MOBILIZAÇÃO DEMOCRÁTICA. /// GRUPO DOS AMORIM ANEXA E CONTROLA MAIS UM PARTIDO EM SERGIPE: O PEN, JÁ HOMOLOGADO PELO TSE.

PELO TWITTER

www.twitter.com/Adalberto_Prof  Um dia, você vai perceber que quem é verdadeiro vai estar do seu lado, até mesmo quando você menos merecer.

www.twitter.com/Gilbertotv  Acredite na vida em todos os sentidos. Ela é o dom mais precioso que você tem. Viver é a prova que Deus existe e está ao seu lado.

www.twitter.com/higorfb  “A vida me afastou de pessoas que eu pensava que seriam para sempre e me aproximou de outras que eu nunca imaginava conhecer…”

www.twitter.com/JoseRaimundos  A criminalidade poderia ser estagnada, se autoridades quisessem, a burocracia burra, não deixa o Estado funcionar. Lamentável.

www.twitter.com/Genildo_Farias  É melhor ter um inimigo declarado do que um falso amigo. Nada que um dia após o outro.

www.twitter.com/dilsonramoslima  Não cheira bem o 'debate' em torno do Pré-Caju, essa avalanche de ideias que no fundo tem o propósito de sacanear com a festa. #VadeRetro

www.twitter.com/braynerr   Parte da elite de Aracaju não colabora com o turismo e se incomoda com o maior evento da cidade em sua porta. Pré-Caju na 13 de julho sim!

ARTIGO

Sobre a saúde de um homem público. Por  George Lemos
Texto original disponível em:https://www.facebook.com/georgelemos1986/posts/4149206068686

E a discussão sobre o custeio do tratamento do governador de Sergipe continua.
Não que interesse muito a todos, mas acompanhe o raciocínio: se ele se trata pela rede pública, reclamariam que ele tomaria o lugar dos mais pobres. Se ele vai pra São Paulo e trata-se em um hospital particular, reclamam que não há isonomia no tratamento de câncer entre cidadãos do mesmo estado.

Quem quer criticar, vai sempre achar motivo. E não seria diferente neste caso: o tratamento de Déda em SP segue orientação médica. Não foi um "tô indo pra SP porque os médicos daqui não prestam", mas os médicos daqui que indicaram a ida para outro hospital, em outro estado.

A saúde em Sergipe é problemática e não é de hoje. Se você pôs esperança na eleição (e reeleição) de Marcelo Déda, achando que a saúde em Sergipe atingiria níveis escandinavos em 8 anos, temo pela sua (ausência de) sanidade mental: não há solução em curto ou médio prazo para a Saúde, em nenhum estado da Federação.

O Brasil está atrasado no campo do atendimento público em saúde em uns 50 anos,variando em alguns lugares para um pouco menos. Não será um político que conseguirá mudar em 8 anos de mandato, já que a engrenagem política do país não é adepta de continuidade em políticas de Estado.

Ao governador, desejo saúde e uma recuperação honrosa, mesmo estando em um campo político oposto. Aos críticos, usem a crítica para alterar o panorama, de forma eficaz. Se ficar só no “mimimi” pelo “mimimi”, esse país segue a mesma coisa de sempre.

DO LEITOR

Descaso da Energisa. Condomínio Portal do Mar
Do leitor e morador do Condomínio Portal do Mar, José Bezerra dos Santos Neto: “Estamos com algumas luminárias da iluminação pública apagadas no interior de nosso condomínio, temos feito solicitação de reparos, porém a ENERGISA só faz o reparo em até 5 dias úteis. Ocorre que fizemos uma solicitação de serviço para reparo em 3 luminárias no dia 07 de abril e fomos atendido no dia 13. A equipe informou que desde o dia 08 do corrente a ENERGISA só efetuaria o reparo de 1 luminária,  pois esse será o procedimento atual e que fosse feita uma nova solicitação para um novo reparo. O serviço da luminária foi executado porém a noite ela não funcionou. Não entendo o tamanho descaso ou burrice das pessoas instituíram esse procedimento, pois cada deslocamento gera um custo e a equipe que presta esse serviço não perderia tempo em um novo deslocamento para executar o serviço já solicitado. Espero que a ENERGISA reveja o tal procedimento para que os usuários não fiquem prejudicados”.

Discrepância entre servidores e membros do Ministério Público Estadual
E-mail recebido: “Sou servidor público do Ministério Público estadual. Muito está se discutindo sobre o MP, principalmente agora com a questão da PEC 37. Muito está se falando da importância do MP e de todas as suas qualidades, enquanto instituição. Porém, os servidores daquela casa estão sendo tratados com total desprezo.No link abaixo você poderá verificar os salários dos servidores públicos dos MPs de todos os estados do Brasil. Sergipe encontra-se em último lugar. http://www.sindmp.com/noticias.php?Id=190 Enquanto um técnico de nível médio ganha mais de 4 mil reais no RS, nós recebemos 850 reais por um turno corrido de 6 horas. Caso trabalhemos 8 horas, recebemos uma "gratificação" de 100% (que não geram direitos, nem benefícios). Ou seja, mesmo com uma gratificação de 100%, ainda temos o pior salário. Enquanto isso, os membros do MP (promotores e procuradores) ganham um dos melhores salários do Brasil. Pra completar, eles agora recebem um auxílio-alimentação de mais de 700 reais, fora outros tantos benefícios. Sabe quanto recebemos de auxílio-alimentação?? Zero!! Sabe quanto recebemos de auxílio-moradia para trabalhar nas promotorias do interior?? Zero!!É justa esta discrepância entre servidores e membros??”

"A vida é dos mais espertos"!…
Do leitor Dinho Santana: ser esperto é ser sacana, ser criativo é ser malandro e ser inteligente é ser vagabundo e safado, quem é honesto é visto como bobo, conservador e pouco empreendedor numa inversão clara de valores,  onde a honestidade virou coisa do passado. Pagamos cinco dos doze meses ao ano de impostos, para sermos surrupiados no bem maior como a saúde enquanto, em pouco mais de 4 anos o senado gastou R$ 25 milhões com despesas médicas de ex e atuais senadores e o detalhe é que ninguém precisa pagar nada pelo benefício, Senadores se tornam, por exemplo, deputados e prefeitos, mas nem por isso deixam de ter suas despesas médicas reembolsadas pelo Senado e considerarem "justo" um benefício vitalício para quem teve mandato de senador!… Ex- governadores aposentam-se com vencimento de R$ 24 mil e os mortais agora torcendo pela desaposentadoria para um possível recalculo junto ao INSS, por continuarem trabalhando e contribuindo mesmo que para nada. Será redundante citar o que disse Rui Barbosa: "De tanto ver crescer a INJUSTIÇA, de tanto ver agigantar-se o poder nas mãos dos MAUS, o homem chega a RIR-SE da honra, DESANIMAR_SE de justiça e TER VERGONHA de ser honesto", ou seja 190 anos depois, já que falecido em 01/03/1923, nada mais atual, onde tudo mundo passando a perna em todo mundo, numa festa dos espertos e o nosso governador resistindo aos apupos declara com publicado por você: Déda: "Não tenho mais saúde para discutir o Proinveste" – O projeto do Proinveste não foi lido ontem na AL. A informação é que a presidente, Angélica Guimarães não participou da sessão porque está doente. O projeto deve ser lido hoje. Déda encontra-se desde domingo em São Paulo, para mais uma sessão de quimioterapia. Ao conceder entrevista ao jornalista Chico Freire, deixou claro: "Não tenho mais saúde para discutir o Proinveste". Sem conseguir trilhar o caminho "dos mais espertos" governador Déda, também aguardo a minha hora. Pois como dito pelo Geraldo Vandre: "Vem, vamos embora/ Que esperar não é saber/ Quem sabe faz a hora/ Não espera acontecer. Saúde e paz”.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frases do Dia
“Os políticos em qualquer parte são os mesmos. Prometem construir pontes, mesmo quando não há rios”.

“Não jogue ouriços no meu caminho, pois colocarei dois porcos espinhos no seu”.

Nikita Kruschov, secretário geral do Partido Comunista da União Soviética, nasceu em 17 de Abril de 1894 e morreu em 1971.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais