Que democracia é esta?

Define-se democracia como um regime político baseado nos princípios da soberania popular e de distribuição eqüitativa do poder, ou seja, um governo do povo, pelo povo e para o povo.

 

No nosso país, será que isto ocorre?

 

Existem hoje no Brasil 32 milhões de brasileiros que vivem na absoluta miséria. Pose-se dizer que eles fazem parte do governo? Que o governo governa para eles?

 

Por falta de saneamento, educação e alimentação, as doenças estão matando milhares de brasileiros. Esta população sujeita a estes riscos faz parte do governo? Pode-se dizer que o governo governa para ela?

 

Por não terem freqüentado uma escola, quantos brasileiros sentem-se marginalizados e impotentes para participar e exercer o seu poder de cidadão? Eles fazem parte do governo? Pode-se dizer que o governo governa para eles?

 

Por serem outras as prioridades nacionais, quantos brasileiros não tem atendimento médico-hospitalar? Estes brasileiros fazem parte do governo? Pode-se dizer que o governo governa para eles?

 

Por ser grande a concentração de renda, é mínima a parcela da riqueza nacional que fica com a grande maioria do povo brasileiro. Esta grande maioria faz parte do governo? Pode-se dizer que o governo governa para ela?

 

Para todas estas questões levantadas, obviamente a resposta é não. Por tudo isto é que Democracia no Brasil não existe; é apenas o governo de uma elite, mandatário desta elite e que governa exclusivamente para esta elite.

 

Até quando?

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais