Que se faça justiça

0

O secretário da Segurança Pública, João Eloy agiu corretamente ao determinar o afastamento cautelar do delegado de Polícia João Eduardo, envolvido no acidente automobilístico que resultou na morte de duas pessoas. Caso fique comprovado que o delegado estava embriagado a situação fica mais séria, pois ele é pago pela sociedade justamente para coibir irregularidades. Espera-se uma apuração transparente sobre o que ocorreu na manhã do último sábado, quando o carro do delegado, em altíssima velocidade, colheu de frente o Chevette do casal de feirantes, matando-os no local.

 

Revitalização atrasada

 

Diferentemente das obras de transposição, que são tocadas em três turnos de trabalho para garantir a inauguração de uma primeira parte até o fim de 2010, o programa de revitalização do rio São Francisco atola. É o que informa, em sua edição de hoje, o jornal Valor Econômico. Segundo a denúncia, dos R$ 442,7 milhões previstos no Orçamento federal deste ano para projetos de recuperação ambiental das bacias hidrográficas do São Francisco e do Parnaíba, apenas R$ 71 milhões foram empenhados até maio. Ou seja, o compromisso efetivo de liberação de recursos alcança menos de 17% do investimento divulgado. Pode uma coisa dessa?

Greve do Fisco

 

Os fiscais de tributos de Sergipe prometem cruzar os braços a partir de amanhã (30) visando pressionar o governo a incorporar a produtividade aos salários da categoria. Segundo o presidente do Sindifisco, José Alberto Garcez, a reivindicação foi negada pelo secretário da Fazenda, João Andrade, que prometeu só discutir o assunto em fevereiro do próximo ano. “Nós fiscalizamos a arrecadação do Estado e sabemos que ela só cresce. Ademais, o valor da incorporação da produtividade aos salários é irrisório para o governo”, afirma Garcez. Às 15 horas de amanhã os fiscais farão uma nova assembléia.

 

Balanço social

 

A Petrobras lança hoje, no Rio, o Balanço Social e Ambiental 2008. Também serão anunciados os resultados da primeira fase da Seleção Pública do Programa Petrobras Cultural (PPC), edição 2008-2009, para projetos das áreas de Difusão de Filmes de Longa-Metragem em Sala de Cinema, Festivais de Cinema, Festivais de Música e Festivais e Eventos de Artes Eletrônicas e Cultura Digital.

 

Coração mata mais

Você sabia que a doença cardiovascular é a principal causa de novas internações e de mortalidade no Brasil? Pois é. Quem garante é o médico cardiologista Everton Padilha Gomes. Segundo ele, cerca de 50% dos pacientes que sofrem um infarto agudo do miocárdio não chegam vivos a um hospital. Outra curiosidade observada pelos médicos em relação à doença é que, ao contrário do que ocorria no passado, o infarto não está relacionado a idosos ou aposentados. Pessoas cada vez mais jovens sofrem de infarto agudo do miocárdio.

 

A força da Internet

 

A imprensa tradicional perdeu “poder” para a internet. Quem pensa assim é o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo ele, com a rede mundial de computadores, não há mais detentores de informação privilegiada. “Estamos vivendo momento revolucionário da humanidade. A imprensa já não tem mais o poder que tinha no passado. A informação já não é mais uma coisa seletiva, em que os que a detinham podiam dar golpe de Estado. O jornal da noite já está velho diante da internet”, disse o presidente.

 

Sergipe na cabeça

 

A quadrilha junina “Unidos em Asa Branca”, de Sergipe, foi eleita a melhor de 2009 no Festival de Quadrilhas do Nordeste, realizado sábado passado no Ceará. Dez grupos de todos os estados nordestinos passaram pelo palco. Ao todo, foram mais de 600 participantes. A “Unidos em Asa Branca”, a grande vencedora da noite, realizou um casamento cantado. O estilo colonial dos homens e das mulheres se misturou à moda do cangaço. Eles dançaram em vários ritmos regionais.

 

STF pode mudar

 

O presidente nacional da OAB, Cezar Britto, acha que é possível o Supremo Tribunal Federal rever a decisão sobre a dispensa de diploma de curso superior para a prática jornalística. Segundo ele, isso poderia ser feito de duas maneiras: por embargo de declaração ou por meio de uma ação embasada em novos fundamentos. “O STF não considerou que há, na imprensa, espaço para os articulistas, e que a liberdade de expressão não estava tolhida da legislação brasileira, até porque 42% dos profissionais que produzem conteúdo não são jornalistas”, argumenta Britto.

 

IPI não subirá

A redução do IPI na compra de veículos novos vai ser prorrogada por mais três meses. A idéia do governo é que em outubro, o imposto comece a subir gradualmente, voltando aos percentuais originais no final do ano. A extensão do IPI reduzido incluirá
eletrodomésticos, como fogões e geladeiras. As novas medidas de estímulo devem ser
anunciadas nesta segunda-feira pelo governo, que também lançará pacote para o setor de máquinas e equipamentos. Será a terceira prorrogação do benefício oferecido ao setor automotivo em janeiro.

 

Feriado meia boca

Diferente do dia de São João (24), que apenas os bancos funcionaram, nesta segunda-feira, dia de São Pedro (29), somente as repartições públicas estaduais e municipais vão fechar. O comércio e agencias bancárias abrirão normalmente. Segundo a Emsurb,
os mercados setoriais e centrais administradas por ela vão abrir até as 12 horas de hoje. Seguramente, as praias de Aracaju serão muito procuradas nesta segunda-feira.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários