Quem tem medo das pragas?

                           Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.


Uma excelente reflexão do médico sanitarista Antônio Samarone:

No caso brasileiro, a cultura da morte já era dominante antes da Pandemia. O número de homicídios sempre foi naturalizado, normal, inevitável. As chacinas! As balas perdidas! Os óbitos no trânsito! A elevada mortalidade por doenças evitáveis! Morrer no Brasil nunca foi motivo de comoção social.

Historicamente, segundo Darcy Ribeiro, queimamos negros e índios num genocídio sem fim. E uma boa parte dos brancos pobres e remediados.

Isso é fato!

O atual cangaço sanitário no Brasil, tem causas múltiplas. Entre elas, o desleixo das pessoas na prevenção da Peste. As aglomerações e o não uso de máscaras, por exemplo, são regras dominantes na sociedade. A desgraça não pode ser atribuída somente ao desdém governamental.

O pensamento Negacionista é dominante no Brasil!

Somando-se os que acham os dados da Peste exagerados com os que acreditam em tratamentos mágicos, forma-se uma ampla maioria. Bolsonaro prega em solo fértil.

No Brasil, quatrocentos mil mortos não causaram indignação moral na sociedade. Só o sofrimento de familiares e amigos.

Não confundir Negacionismo com desinformação. Mesmo entre os que passaram pelas universidades, “gente culta”, o Negacionismo é dominante. Claro, um Negacionismo mais sofisticado.

A Peste não amedronta no Brasil.


Orações para o Adailton Sousa O prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa, segue internado, intubado e estável. Tem reagido bem ao tratamento e segue sem febre.  A família e os amigos seguem pedindo as orações ao povo itabaianense e sergipano.Deus é fiel!

               
Assédio sexual é crime Tem gente pensando que vai conseguir abafar o caso dos assédios sexuais envolvendo dois pastores evangélicos em Aracaju. Não vai não! As autoridades investigativas de Sergipe são sérias e, principalmente, não aceitam pressões. Fiéis e membros de várias igrejas estão se manifestando pedindo o posicionamento de lideranças evangélicas, inclusive da Igreja Quadrangular, cujo silêncio denota conivência. A sociedade está atenta! Assista este vídeo de pouco mais de um minuto do instagram do Movimento Púlpito Renovado: https://www.instagram.com/p/CORN2aoBX7a/

                               

Pedido de oração Muitas mensagens de leitores da paróquia Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, do conjunto Leite Neto, em Aracaju, chegaram ao titular deste blog pedindo para divulgar a informação do estado de saúde do seu pároco, o muito querido padre Valdes, do clero da arquidiocese de Aracaju. Ele está com covid-19 e foi entubado. O blog deseja a sua melhora e se une na oração pela sua pronta recuperação.

 

 


Papa acaba com foro privilegiado e acaba com privilégio dos bispos O Papa, no “Motu próprio”, citando as palavras proferidas naquela ocasião, lembra a “necessidade prioritária, que – também através de mudanças normativas adequadas – no sistema processual vigente se tenha a igualdade entre todos os membros da Igreja e sua igual dignidade e posição, sem privilégios criados no tempo e não mais de acordo com as responsabilidades que a cada um compete na aedificatio Ecclesiae”. É, portanto, com base num princípio de igualdade de todos os membros da Igreja, que Francisco decidiu abolir o artigo 24 da ordem, que previa que os cardeais e bispos acusados de delitos penais no Estado vaticano pudessem recorrer ao Tribunal de Cassação. Em: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2021-04/papa-francisco-motu-proprio-cardeais-bispos-julgados-como-outros.html

       
Encontro E no fim da semana passada, o deputado federal Laércio Oliveira divulgou, nas redes sociais, uma foto de um encontro com o deputado federal Fábio Mitidieri e o ex-deputado federal André Moura. As três lideranças são cotadas para disputar cargos majoritários na eleição do próximo ano. O susto foi grande para muita gente, principalmente para quem já diz nos quatro cantos que já encomendou o terno de posse. Sei não, antes da eleição de 2014 essa história também apareceu e deu no que deu…


Repercussão negativa Está tendo uma forte repercussão negativa, no meio dos familiares, dos leigos engajados, dos funcionários e do clero da arquidiocese de Aracaju, a ausência do arcebispo d. João Costa, do coordenador da cúria, o ex-secretário de estado da saúde José Lima de Santana, do vigário geral, o pe. Genário de Oliveira, e do chanceler da cúria, o pe. Roberto Benvindo, no sepultamento de Tânia, ocorrido na última quinta-feira, no cemitério de São Benedito. “Além de ser considerada uma atitude desumana e de ingratidão com Tânia, a funcionária que se dedicava dia e noite ao trabalho da arquidiocese de Aracaju, esses homens faltaram com a caridade cristã”, disse uma leiga revoltada. Mais uma vez o blog afirma: respeito se conquista com exemplo.

Festival de gaiatos Na quinta-feira passada, 29, num determinado local da Assembleia Legislativa de Sergipe del Rey, enquanto uma autoridade religiosa discursava no plenário, alguns gaiatos falavam em alto tom e riam ao mesmo tempo dizendo: “Cala-te! Venda o virtus e dê comida aos famintos.” Tudo por causa do discurso da autoridade falando sobre a fome enfrentada pelas pessoas necessitadas durante a pandemia. Arrepare, Osmário, deveria vender o carro de quase 80 mil reais e comprar cestas básicas para os pobres. Pelo visto, respeito se conquista com exemplo.

Estância: Hospital Amparo de Maria dobra capacidade de armazenamento de oxigênio O Hospital e Maternidade Amparo de Maria (HRAM), unidade de saúde localizada em Estância/SE, dobrou sua capacidade de armazenamento de oxigênio. No sábado, 1° de maio, funcionários  da CR Medical Industry, empresa responsável pelo serviço de abastecimento, realizaram a troca do tanque que fica localizado na área externa passando agora a ter capacidade de 4.325 m³.

Grande demanda “O oxigênio é essencial para todos os pacientes que são intubados, independentemente da doença. Essa ampliação garante a assistência neste momento delicado tal qual atravessamos, onde há uma grande demanda de uso e de compra do insumo em todo o país”, ressalta Paulo Daltro, Interventor Judicial do HRAM. Além da ampliação da capacidade de armazenamento, a unidade opera com um rigoso controle do nível de consumo do oxigênio. Assim, ao chegar em um determinado nível pré-definido, a empresa fornecedora é acionada para realizar o reabastecimento.

Referência em atendimento “O momento ainda é de pandemia e estes investimentos trazem mais segurança ao hospital e aos usuários, uma vez que evita a interrupção do fornecimento por falta do insumo e consequente a desassistência”, reforça Edilmo Santos, gerente de infraestrutura da unidade. O Hospital e Maternidade Amparo de Maria é referência em atendimento para mais de 10 municípios no centro-sul do Estado de Sergipe, além de outras 4 cidades da Bahia. Atualmente, a unidade conta com 41 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para o tratamento de pacientes infectados pela Covid-19. Em Sergipe, é o hospital com o maior número de leitos disponíveis para o enfrentamento da pandemia.

Dores: prefeito busca parcerias com a UFS nas áreas da saúde e educação Na última sexta-feira, 30, acompanhado dos Secretários de Saúde, Diego Santana, e da Educação, Vitérbio Santana, o prefeito de Nossa Senhora das Dores, Mário, participou de uma reunião com o Reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Valter Joviniano, onde apresentou demandas para as áreas da saúde e educação no município.

Área da saúde Na área da saúde, a equipe da Prefeitura de Dores solicitou a utilização do Centro de Simulação Realística, do campus de Lagarto, para treinamento dos funcionários do SUS Municipal, em especial da Atenção Primária em Saúde-APS e rede de urgência. Foi solicitado também que o hospital regional de Lagarto seja o matriciador da futura UPA do município e por último fortalecer o projeto de implantação as bases da planificação, projeto que visa a organização e fortalecimento da Atenção Primária à saúde do município.

Área da educação Já na educação, a reunião rendeu grandes resultados e uma parceria a longo prazo entre Universidade Federal de Sergipe e Nossa Senhora das Dores, como a oferta de cursos, levantamento de como anda as unidades escolares, além de solicitar a implantação de uma pós na área de psicopedagogia clínica.

Reunião proveitosa “Agradeço ao reitor pela recepção e a reunião muito proveitosa. É muito importante a gente ir em busca de parcerias, principalmente com a Universidade Federal que tem uma importância muito grande na área da educação, da saúde, da medicina. É uma parceria que soma e traz qualidade de vida para as pessoas. Gratidão por ter nos recebidos”, enalteceu o prefeito Mário.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

A Pandemia levou mais um médico sergipano. Por Antônio Samarone, médico sanitarista: O Dr. Carlos Alberto Oliveira de Santana (Bebê Jonhson), era sergipano de Aquidabã, radicado há muito tempo em Serra Negra, sertão da Bahia. Quando despertei para a luta social, o Bebê Jonhson era o Presidente do Diretório Acadêmico Augusto Leite, na Faculdade de Medicina de Sergipe. Ingressei no Movimento Estudantil, participando de uma chapa liderada pelo Dr. Edilberto Marques, (filho do revolucionário Burguesia), na sucessão de Bebê Johnson no Diretório. Bebê Jonhson tinha sucedido a Carlos Umberto (o Dr. China), no Diretório Acadêmico Augusto Leite. Eram tempos difíceis, o Decreto 477, vigorava plenamente.Depois a UFS extinguiu os Centros Acadêmicos por curso e criou Diretórios por Centros. Aí já é outra história. Visava enfraquecer o Movimento Estudantil que renascia. Bebê Jonhson era um colega pacato, meio caladão, e não nutria simpatia pelo modelo de movimento estudantil que a esquerda acreditava.Fiquei com uma boa lembrança dele. Descanse em Paz, Dr. Carlos.”


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK



Nota de Pesar

O Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) vem, no momento em que o Brasil alcançou a marca dos 400 mil mortos por Covid-19, 29 de abril, manifestar seu imenso pesar pelas vidas perdidas e se solidarizar às famílias que sofrem essa dor sem igual.

O Ministério Público Brasileiro trabalha, desde o início da pandemia, de forma incansável em todos os Estados do país, ao lado do Poder Público e da sociedade civil, no enfrentamento aos impactos desta grave crise.

Queremos, novamente, reafirmar, em nome dos Procuradores-Gerais de Justiça, que o Ministério Público seguirá firme na defesa da vida e para que seja garantida a vacinação de todos os brasileiros.


PELO TWITTER

www.twitter.com/JornalGGN The Washington Post: o Brasil paga o preço dos insultos de Bolsonaro a outros países – https://jornalggn.com.br/editoria/saude/the-washington-post-o-brasil-paga-o-preco-dos-insultos-de-bolsonaro-a-outros-paises/

www.twitter.com/MarceloLins68 Na mais recente exibição de orgulho da estupidez , grupos de brasileiros valeram- se da democracia para ir às ruas berrar contra a democracia. Um desrespeito às vítimas da irresponsabilidade negacionista e aos trabalhadores que seguem se arriscando na luta contra a Covid-19.

www.twitter.com/leobastos Live presidencial dessa semana #charge #cartunista #BolsonaroNaCadeia
www.twitter.com/ISMARVIANA Não é a ocasião que faz o ladrão, dizia ele a alguém; o provérbio está errado. A forma exata deve ser esta: “A ocasião faz o furto; o ladrão nasce feito.” Machado de Assis

Siga Blog Cláudio Nunes:       

Instragram

 Facebook

 Twitter



Frase do Dia
“Eu sei que vossa excelência preferia uma delicada mentira; mas eu não conheço nada mais delicado que a verdade.” Machado de Assis.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais