QUESTÃO POLÍTICA

A transposição do rio São Francisco, com o objetivo de levar água pra o Nordeste Setentrional, é uma questão política. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) bateu o martelo em torno dessa obra faraônica em busca de uma sustentação eleitoral. Não há sentido que leve a outra hipótese. Ele tem em mãos todos os estudos técnicos que mostram a inviabilidade da transposição, mas vai passar por cima até da lógica demonstrada por levantamentos de especialistas no assunto. Também está pouco ligando para o rastro de miséria e destruição que deixará na execução de uma obra que beneficia uma região e prejudica outra. A transposição vai servir para projetos de irrigação no Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, esquecendo que os estados que o rio atravessa serão prejudicados, principalmente Sergipe que utiliza as águas do São Francisco para consumo humano.

Um documento de autoria do Banco Mundial (Bird), assinado pelo diretor da instituição na América Latina, Gobind T. Nankani, desaconselha a transposição do rio São Francisco ao Governo Federal. Além disso, afirma claramente que a obra não vai reduzir a pobreza da população que vive no Nordeste. O documento do Bird, que é feito baseado em estudos técnicos, diz que no Nordeste o suprimento de água para o consumo humano de toda a região poderia ser garantido por alternativas mais baratas, que até custariam frações do valor estabelecido pelo projeto, a exemplo das cisternas. O Bird demonstra que a necessidade do eixo Norte não é para uso urbano, consumo humano rural, consumo rural difuso, que é o homem do campo; nem industrial ou irrigação existente nos próximos 15 anos. O documento sugere que o trabalho das obras tinha que ser feito da bacia receptora para a doadora, sendo identificado que existe água disponível nos estados que pleiteiam o projeto. Além de tudo isso, a população não será beneficiada dentro dos próximos dois anos.

O prefeito Marcelo Déda (PT) revela que é contra a transposição, sem que antes se faça a revitalização do rio São Francisco. Entretanto diz que não vai sair por aí fazendo acusações ao presidente Lula, que é do seu partido, e nem duvidar das boas intenções do projeto. “Conheço bem como o Partido dos Trabalhadores trabalha e sei que não existe nenhuma ajuda de campanha por trás disso”. É verdade que os adversários do presidente têm insinuado esse interesse na arrecadação de fundo para sustentar a disputa eleitoral de 2006. É verdade que pode ser apenas uma provocação. Mas pela teimosia do presidente e a euforia do grupo que o segue, principalmente do ministro do Desenvolvimento Nacional, Ciro Gomes, em beneficiar o seu estado (Ceará), tudo indica que as empreiteiras não se negarão a colaborar, desde que ganhem a concorrência. É bom lembrar que existe um lobby pesado para que a oba seja feita, até porque o presidente Lula ainda não acenou para esse pessoal que vive desse tipo de empreendimento, que, geralmente, espalha grana para todos os lados.

A vereadora Tânia Soares (PCdoB), que já esteve na Câmara Federal e tem um bom currículo político, declarou que é contra a transposição do rio São Francisco, mas é aliada do presidente Lula, gosta dele e não pode se opor a um projeto do seu Governo. Tânia ainda teve coragem de dizer isso, o que mostra sinceridade e coerência. Pior é quem participa dos movimentos contrários à transposição em Sergipe, mas não se movimenta em Brasília. Estes sim, são dissimulados, irresponsáveis e sem nenhum compromissos com o estado. É preciso que se tenha uma posição definida em relação a essa obra, porque ela atinge diretamente a região do Baixo São Francisco, onde se detecta os maiores bolsões de pobreza, praticamente ignorados pelo Governo. Os aliados do presidente não podem continuar mentindo para a população e têm que se decidir por Lula, que quer a transposição, ou por Sergipe, que a repudia.

 

 

CONCLUSÃO

Foi concluído todo o processo investigativo do aparelho digestivo do governador João Alves Filho, realizado no Hospital Sírio Libanês. Os exames não constataram nada, não ficou nenhuma seqüela e confirmou-se o diagnóstico dos médicos sergipanos.

 

RELATO

Hoje, por volta das 7 horas, o governador João Alves Filho vai usar uma cadeia de rádio em Sergipe pr falar do que aconteceu e do seu internamento. Antes, o secretário adjunto da Comunicação, Francisco Ferreira, entrará no ar para explicar as conclusões dos exames realizados em São Paulo.

 

ALTA

O governador João Alves Filho deve receber alta hoje do Sírio Libanês e vai permanecer em São Paulo por mais alguns dias. Também hoje é que os médicos vão dizer por quantos dias o governador deverá permanecer de repouso e distante de trabalho.

 

VISITAS

O empresário Walter Franco e o deputado federal Ivan Paixão foram a São Paulo para uma visita ao governador João Alves Filho. Como não estava recebendo visita, os dois conversaram com familiares do governador e registraram suas presenças.

 

BANESE

Quarenta dirigentes do Banese reuniram-se, ontem, na fazenda Boa Luz, com o consultor de planejamento estratégico, Eduardo Gusso. O objetivo foi trata do planejamento estratégico do Banco do Estado de Sergipe para os próximos dois anos.

 

FUNCIONÁRIO

Dia 12 próximo, ao diretores do Banese vão se reunir com 1.300 funcionários, no teatro Tobias Barreto, para passar as novas metas. Também na reunião será proferida palestra sobre Planejamento Estratégico, pelo professor da USP Mario Sérgio Cortella.

 

INSATISFAÇÃO

Apesar da votação tranqüila da Assembléia Legislativa, que reelegeu a Mesa Diretora, há sintomas de insatisfação entre alguns parlamentares. Ontem, um deputado disse que mesmo entre os membros da mesa, quem não ficou no lugar que queria está descontente e vai reclamar depois.

 

REVOLTA

O deputado evangélico Antônio Santos (PSC) não foi votar em protesto porque não conseguiu um lugar na Mesa reeleita. Antônio disse que o pastor Mardoqueu foi da Mesa, na Câmara Municipal tem o evangélico Daniel Fortes, apenas ele não teve oportunidade.

 

VISITA

O candidato independente a presidente da Câmara Federal, Virgílio Guimarães (PT-MG), desembarca amanhã em Aracaju para contatos com deputados sergipanos. Virgílio vai tentar convencer que tem o melhor nome para presidir a Casa. Cinco parlamentares já garantiram presença.

 

TRANSPOSIÇÃO

O deputado Augusto Bezerra disse ontem que está na hora de uma definição: “ou se é contra a transposição ou se fica do lado do presidente Lula que mandou fazer a obra”. Será dado prazo aos deputados federais e outros aliados do presidente no estado, para que esse pessoal adote uma posição a favor de Sergipe.

 

RADICALIZA

Augusto Bezerra está com vários relatório, inclusive o do Bird, que mostra tecnicamente a inviabilidade da transposição do rio São Francisco. Dia 15 ele vai fazer um discurso e anunciar que vai fazer um movimento para fechar a BR-101, até que o Governo Federal volte a conversar sobre a transposição.

 

VALADARES

O senador Antônio Carlos Valadares (PSB) vai ao Rio de Janeiro domingo, para acompanhar o desfile das escolas de samba, do camarote da Petrobrás. Na segunda-feira, o senador Valadares retorna a Sergipe e participa do carnaval em Neópolis, Aracaju e Simão Dias.

 

ALBANO

O ex-governador Albano Franco (PSDB) viajou ontem ao Rio de Janeiro e lá segue para Búzios. Será hóspede do seu dentista e amigo Heitor. No sábado (dia 12) retorna ao Rio de Janeiro e estará no camarote da Brahma, onde assiste o desfile das escolas campeãs do carnaval do Rio de Janeiro.

 

 

Notas

 

VEREADORES

O PSB ajuizou Argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental com pedido de liminar, contra as Resoluções Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que estabelecem instruções sobre o número de vereadores de cada município e dispõem sobre os critérios de fixação desse número de vereadores. O partido alega que as resoluções não deveriam ter sido editadas, uma vez que a composição do poder legislativo municipal encontra-se prevista em lei orgânica de cada cidade, por força do artigo 29 da Constituição Federal.

 

PREVISÃO

O PSB diz que “a Resolução é válida e aplicável a todas as Câmaras Municipais cuja composição não esteja prevista na Lei Orgânica Municipal, ou tenha sido tal previsão declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal, como aconteceu no caso de Mira Estrela (SP), e somente neste”. O PSB diz ainda que a autonomia municipal decorre diretamente da Constituição Federal, sem escala de competência, não competindo ao Tribunal Superior Eleitoral fixar, por resolução, o número de vereadores nos municípios.

 

CONSENSO

O deputado Venâncio Fonseca (PP) sugeriu que a reeleição da Mesa Diretora acontecesse por aclamação, já que havia o consenso dos parlamentares. Ulices Andrade achou isso um gesto de grandeza, mas lembrou que o Regimento Interno da Assembléia não permite que isso aconteça e o correto era seguir a lei. Ulices lembrou a Antônio Passos que seguisse seu pai, ex-deputado Francisco Passos, que também foi presidente da Assembléia Legislativa, que exigia o cumprimento do Regimento Interno. O que acabou acontecendo.

 

É fogo

 

O deputado Antônio Santos (PSC) foi o único ausente dos 24 parlamentares que votaram na eleição da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa.

 

O presidente reeleito Antônio Passos destacou o trabalho do governador João Alves Filho (PFL) nas conversações para composição da Mesa Diretora.

 

Também exaltou a posição do secretário José Alves, que substituiu João, quando este teve que se afastar do processo, por causa do problema de saúde.

 

O ex-deputado Nicodemos Falcão, secretário de Governo, participou da eleição da Mesa Diretora como observador.

 

Um funcionário da Assembléia Legislativa esqueceu da cédula de votação do presidente Antônio Passos, que se não fosse atento não teria votado.

 

 Os funcionários públicos municipais e estaduais estão com ponto facultativo até a quarta-feira de cinzas.

 

Desde ontem à noite que as rodovias de Sergipe registram um movimento intenso para outros estados e interior. Hoje e amanhã esse movimento será dobrado.

 

O prefeito em exercício, Edvaldo Nogueira, abre hoje o carnaval de Aracaju, com a presença de Márcia Freire.

 

A obra de implantação das barracas que substituem as antigas, na praia de Atalaia, já está quase finalizada.

 

Carnaval dos Carnavais é o tema dos festejos em São Cristóvão, que será realizado no centro histórico da cidade.

 

Pirambu também está preparada para receber um grande número de foliões já a partir de hoje, quando se inicia um dos carnavais mais animados de Sergipe.

 

O índice de devoluções de cheques por falta de fundos bateu recorde histórico em 2004, segundo informações do Serasa.

 

brayner@infonet.com.br

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais