Quo vadis João? PDI e PIG em polvorosa

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Quo vadis? A expressão latina que significa “Para onde vais”  cai bem até a sexta-feira, quando João Alves definirá se será candidato ou não?

Se resolver renunciar ou não a Prefeitura de Aracaju, João Alves Filho já conseguiu um feito histórico para as eleições deste ano: é paparicado pela oposição, leiam-se irmãos Amorim e pela situação leia-se, Jackson Barreto. Sem falar no grupo do senador Valadares.

Para ser mais claro: é lógico que a decisão de João não vai agradar a todos. Se for candidato, Amorim e Jackson ficarão

Mais uma foto do repórter fotográfico César de Oliveira. Não precisa dizer mais nada. 

 irritados. Se não for, um lado vai vibrar com o apoio dele e outro ficará muito irritado. E um detalhe: como criticar depois quem você fez juras de amor e não foi correspondido? Ou seja, no meu palanque é um Santo, no do outro é um demônio.

Outro detalhe: o que se nota nos últimos dias é que o PDI (designação do jornalista Ivan Valença para a penca de partidos dos irmãos Amorim) e o PIG (Partido da imprensa Golpista), estão em polvorosa. São notas e gravações sobre criticas de Jackson Barreto a João Alves e Maria do Carmo quando da Operação Navalha. Como se as lideranças de Sergipe nunca tivessem trocado farpas. Aliás, quem não lembra de Valadares e Amorim, nas eleições 2012 e mais recentemente? E se ficarem juntos?

Quase todos já trocaram acusações. Não tem nenhum santo na política de Sergipe. Aliás, tem gente que veste pele de cordeiro, mas não é. O blog prefere ser honesto demais para ser polido do que polido demais para ser honesto. Fica a dica!

Até o dia 5 de Abril, sábado, quando João deve anunciar se fica ou não na Prefeitura vão surgir mais factoides. Frutos da ação em polvorosa de alguns.

Antes que o leite derrame: Trate as categorias da SSP de forma igualitária
É importantíssimo o debate do governo com os policiais civis, embora um pouco tardio. A luta dos profissionais de segurança por um lugar ao sol é mais que justa, pois são eles quem estão nas ruas 24 horas por dia, as vezes sem as condições mínimas necessárias, para dar segurança a sociedade.

Antes que o leite derrame: Trate as categorias da SSP de forma igualitária II
Mas o governo atual não pode cometer o mesmo erro que seu antecessor cometeu, ao privilegiar uma categoria em detrimento da outra, tão importante quanto os policiais civis, são os policiais e bombeiros militares. Portanto, vai uma sugestão deste blog enquanto o leite não é derramado: tratem os profissionais de segurança pública de forma igualitária, equânime, para não aumentar uma crise existente entre as instituições há alguns anos por serem tratadas de forma diferenciada.

Briga interna no PR de Aracaju
A vereadora Daniela Fortes (PR) esteve na capital federal para buscar apoio para sua candidatura a deputada federal pela legenda. Além da candidatura, a parlamentar foi atrás do presidente do Partido da República, também para captar para si o diretório municipal do partido, hoje sob o comando do vereador Dr. Agnaldo. Segundo pessoas próximas à vereadora, ela está insatisfeita com o comando o PR nas mãos do vereador e quer ter o controle da legenda na capital.

"Vamos privatizar tudo o que for possível", diz pastor do PSC
Do Valor Econômico de ontem,31: “O pastor Everaldo Dias Pereira (PSC) se prepara para entrar na eleição presidencial defendendo "privatizar tudo o que for possível". "Enquanto este governo é estatizante, nós somos privatizantes", disse o pastor. Na avaliação de Everaldo, "por enquanto", não é necessário transferir para a iniciativa privada "patrimônios nacionais" como a Petrobras, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. Mas ressalva: "Tem muita subsidiária da Petrobras que não precisa ficar na mão do Estado para negociações políticas e corrupção". O representante do PSC no Senado, Eduardo Amorim (SE), assinou o pedido de CPI para investigar a Petrobras.”

Situação Sui generis na AL. Maioria quer votar projeto, mas presidente não quer
Aquela frase “a maioria vence”, não é respeitada na Assembleia Legislativa de Sergipe, poder que deveria ser o mais democrático. Lá 14 deputados pedem urgência na tramitação do Proredes  (Programa de Fortalecimento das Redes de Inclusão Social e de Atenção à Saúde), mas à vontade da maioria não é respeitada. Detalhe: o pedido é de deputados governistas e da oposição.

Agosto de 2013
“O pedido de urgência se justifica porque o projeto de lei foi encaminhado a esta Casa em agosto de 2013, há sete meses. Mas até agora não foi providenciado qualquer trâmite para sua apreciação, sequer sua leitura em plenário”, cobrou Francisco Gualberto, líder do governo. O regimento da AL é arcaico: como pode a vontade de uma parlamentar ser maior do que o da maioria?

Mercado Municipal do Augusto Franco. É preciso terceirizar
Como morador do bairro Farolândia o titular deste espaço presenciou a inauguração do Mercado Municipal vereador Milton Santos (Justa homenagem) ontem, 31, pelo prefeito João Alves Filho. Uma obra excelente, com 152 boxes para hortifrutigranjeiros, 28 para carnes e peixes, além de oito bares. A obra teve 30% dos recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário e 70% de recursos próprios da PMA.

Mercado Municipal do Augusto Franco. É preciso terceirizar II
No projeto inicial, iniciando na gestão passada, a reforma contemplava apenas a continuidade da feira livre (quarta e domingo), mas a administração atual resolveu transformar em Mercado Municipal que será aberto diariamente. Uma estrutura de primeiro mundo e, infelizmente, só será preservada com a terceirização. O paternalismo do Poder Público, aliado ao jeitinho brasileiro, faz com que bens públicos sejam depredados rapidamente. Só com a cobrança mensal através da terceirização o mercado continuará em perfeitas condições.

Mercado Municipal do Augusto Franco. É preciso terceirizar III
É preciso priorizar os feirantes antigos e que agora ficarão no local diariamente. Os oito bares também tem pequenos empresários antigos que estão no local há muito tempo. O titular deste espaço conhece bem a feira porque frequenta o local as quartas e aos domingos, inclusive degustando o café regional nos bares. Sabe também que tem feirantes que tem apenas uma banca e outros que tem mais de um espaço. O vereador Max Prejuízo, que sempre lutou pela reforma do espaço, defende que as quartas e domingos abra um espaço maior no estacionamento para os feirantes do interior que comercializam no local há muitos anos. Uma boa ideia.

Mercado Municipal do Augusto Franco. É preciso terceirizar IV
O próprio prefeito João Alves disse na inauguração que o mercado municipal precisa ser autossuficiente e que a participação da comunidade. Faz uma terceirização e cria um conselho com a participação de representantes de feirantes e da comunidade. A prática diária dos outros mercados mostra que a terceirização é a saída para manter o bem público funcionando plenamente.

Mercado Municipal do Augusto Franco. É preciso terceirizar V
Com a terceirização ficará garantida a conservação do mercado municipal. A descentralização da gestão é necessária por conta da estrutura pública arcaica que causa prejuízos enormes a população. A burocracia do serviço público emperra a simples compra de uma torneira. As taxas cobradas aos comerciantes podem ser revertidas mais diretamente na conservação e manutenção do mercado.

Mercado Municipal do Augusto Franco. É preciso terceirizar VI
O blog defende que a licitação para a terceirização seja feita com clausulas duras, onde as empresas tenham experiência de alguns anos na gestão. Com isso a preservação do patrimônio será uma realidade revertida para beneficiar a população. A terceirização de bens públicos é realidade em todo país.

Vereador pede pelos feirantes antigos
Para o vereador Max Prejuízo o novo Mercado do Augusto Franco trará benefícios não apenas para a comunidade do Augusto Franco/Farolândia, como para toda população de Aracaju, e voltou a defender que os feirantes antigos tenham prioridade na comercialização, inclusive os que comercializam confecções e outros produtos.

Dia do Autismo
O vereador Lucas Aribé (PSB) foi o autor do requerimento da sessão especial em celebração ao "Dia Mundial da Conscientização do Autismo", que acontecerá no próximo dia 4, na Câmara Municipal de Aracaju. A sessão comemorativa será iniciada às 9 horas e terá como intuito discutir a atuação de alguns órgãos e instituições em prol da inclusão social das pessoas com Autismo em Sergipe. Instituições ligadas à causa estarão presentes.

Amorim sobre candidatura ao governo: decisão foi tomada há muito tempo
Em entrevista ao programa “Batalha na TV” na TV Cidade, ontem, 31, o senador foi enfático ao responder o apresentador Carlos Batalha sobre sua pré-candidatura ao governo do Estado. “As pessoas costumam sempre me perguntar sobre os demais pré-candidatos, se Dr. João e o senador Valadares irão ou não colocar seus nomes à disposição, eu digo que apenas respondo por mim e que a minha decisão já está tomada há muito tempo”, lembrou Eduardo.

Situação do Estado
“Respeito e respeitarei a todos sempre. Tenho certeza apenas sobre as minhas decisões que estão atribuídas em esperança por dias melhores. Não temos como cruzar os braços com o tamanho abusivo do déficit em nossa previdência. A situação do Estado é extremamente preocupante! Todo esse endividamento passará para R$ 1,5 bilhões e o governo do Estado não toma nenhuma iniciativa. Que gestão é essa?, questionou.

Lançamento de livro
O deputado federal Laércio Oliveira esteve no lançamento do livro “Ribeiro Nardes: uma família do Brasil” de João Augusto Ribeiro Nardes, ministro presidente do Tribunal de Contas da União. O autor é Descendente do bandeirante Leonardo Nardes, que, em 1701, descobriu minas de ouro em Caeté, Minas Gerais.

‘Caju Bike’ já está em funcionamento
Uma novidade inaugurada pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), no último domingo, 30, promete agitar – de forma saudável – mais ainda o cotidiano dos aracajuanos. O projeto ‘Caju Bike’ possui, atualmente, cinco estações – com 10 bicicletas cada –, e tem como principal motivação promover o uso do transporte sustentável e não poluente. Os usuários podem alugar, por R$ 10,00/mês e usufruir dos benefícios de uma vida sobre duas rodas. Outra novidade está no projeto de ampliação das ciclovias que, hoje, somam 55 km e passará a ser 110 km.

Ato em alusão a Hora do Planeta é realizado em Itabaiana
A Hora do Planeta é um evento realizado em todo mundo pela instituição não governamental WWF, quando cidades em todo mundo se mobilizam para durante uma hora apagar as luzes e fazer um breve momento de reflexão em torno das causas ambientais.

Mobilização
Em Itabaiana, a mobilização já virou lei municipal em indicação apresentada pelo vereador Rooseveltt Santana e conta com o apoio do mandato da deputada estadual Maria Mendonça, que desde 2011 realiza a mobilização na praça general João Pereira. Neste ano a ação, realizada no último sábado, 29, contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Itabaiana, além da apresentação dos cantores Léo Wander e Sandro DJ, e do grupo Itasamba.

Conscientização
“Nós apoiamos ações como esta que visam conscientizar a população em torno de uma causa tão nobre que é o cuidado com nosso meio ambiente. A prefeitura tem feito sua parte, mantendo a cidade limpa e fazendo obras de infraestrutura, como os canais da Rua São Domingos e da localidade conhecida por Açude Velho”, destacou o prefeito Valmir de Francisquinho.

Transformação
A deputada Maria Mendonça também destacou a importância da ação sustentável iluminada a luz de velas. “Cada um fazendo a sua parte, conseguiremos transformar as consciências no sentido de que todos se sintam responsáveis pela conservação dos recursos naturais e, consequentemente, pela conservação do planeta”, avaliou Maria Mendonça.

Saint-Gobain, um dos maiores grupos do mundo receberá gás da Sergas
O Grupo Saint-Gobain é um dos 100 maiores grupos industriais do mundo, com presença em 64 países, 193 mil funcionários e vendas de 42 bilhões de euros em 2013. A Saint-Gobain se associou à IPIARAM Empreendimentos e Participações (Empresa sergipana),para implantar em Sergipe a Indústria Vidreira do Nordeste Ltda, onde serão investidos cerca de R$ 200 milhões na construção de uma nova fábrica.

Embalagens
A Indústria Vidreira do Nordeste Ltda está sendo instalada no município de Estância, a 67 quilômetros de Aracaju, e se destinará à produção de embalagens de vidro.O projeto prevê a produção de 77 mil toneladas de garrafas de vidro por ano e deverá entrar em operação a partir de setembro de 2015.

Contrato
Para atendimento a demanda de gás natural do empreendimento, a Sergas assinou contrato para fornecimento do volume firme inflexível de 38,5 mil m³/dia de gás natural. Em 2014 a Companhia já iniciou a implantação da infraestrutura necessária, envolvendo a implantação de 7,1 Km de gasoduto em aço carbono de seis polegadas e investimento de 3,8 milhões de reais.

Mercado
O fornecimento do gás natural para atendimento a Indústria Vidreira do Nordeste será muito importante para a Sergas, e aumentará as vendas do mercado firme inflexível, conforme previsto no Planejamento Plurianual de Vendas e Investimento e no Planejamento Estratégico, na Perspectiva de Mercadopara interiorização da distribuição de gás natural. A infraestrutura em implantação foi projetada já prevendo o atendimento aos futuros projetos e clientes que se instalarão no novo distrito industrial do município de Estância.

Semana do MEI aberta na Fausto Cardoso
“É maravilhoso termos acesso a orientação empresarial na Praça, o Sebrae é uma instituição que traz muitos recursos para o microempreendedor. Estou aproveitando para tirar dúvidas, quero ter acesso a financiamento e necessito saber qual a melhor opção, que ofereça os menores juros. Ter os Bancos aqui presente facilita a vida da gente, não vou precisar me deslocar para vários locais a procura dessas informações”, diz Gilberto Amado dos Santos, que trabalha com marcenaria.

Estrutura
São pessoas como Seu Gilberto quem mais aproveita a estrutura da Semana do MEI em Aracaju. Cidadãos que já possuem um negócio, mas necessitam de orientação sobre obrigações legais do MEI, serviços de baixa, formalização, alteração da empresa, preenchimento da Declaração Anual, impressão dos boletos das obrigações fiscais e informações sobre serviços bancarios. No local também é possível participar das oficinas do programa Sebrae para o Empreendedor Individual (SEI) sobre temas relacionados à compras, vendas, finanças, associativismo, empreendedorismo, administração e planejamento.

Horário
Durante o período de 31 de março a 05 de abril a estrutura da “Semana do Micro Empreendedor Individual” estará armada na Praça Fausto Cardoso. O horário de funcionamento é das 8h ás 18h, sendo que no sábado funciona até às 13h. O foco é capacitar aqueles profissionais que já deixaram a informalidade de forma a auxiliá-los a melhorar a gestão de seus negócios, além de buscar regularizar a situação daqueles que pretendem deixar de atuar na economia informal.

Cope prende dois traficantes após denúncias da população
Policiais civis do Núcleo de Operações do Centro de Operações Policiais Especiais (COPE) prenderam em flagrante dois traficantes de drogas com 40 trouxas de maconha e seis de cocaína por volta de meio-dia da última sexta-feira, 28, na rua Salatiel Santana, no bairro José Conrado de Araújo, em um local conhecido como Canal. Os policiais foram a localidade motivados por uma denúncia anônima via Disque Denúncia 181.

Ex-presidiários
Na operação foram presos os ex-presidiários Wilton Freitas do Nascimento, 34 anos, conhecido como “Gordo”, e Wendell Santos, 33, o “Léo”. Segundo a Polícia Civil, eles já foram condenados pelo crime de tráfico de drogas e estavam em liberdade há pelo menos seis meses.

Monitoramento
De acordo com Adriano Machado Bandeira, agente de polícia e coordenador do Núcleo de Operações, os traficantes foram monitorados durante três dias através de vigilância fixa no local. “Foi possível identificar visualmente os traficantes e registrar em vídeo diversas situações de comércio ilícito de cocaína e maconha no local. No momento do flagrante, inclusive, dois consumidores foram surpreendidos no ato da compra dos entorpecentes”, explicou.

UTI do Hospital Primavera
O estudo CHECK LIST ICU, viabilizado com apoio do Ministério da Saúde e coordenado pelo Instituto de Ensina e Pesquisa do Hospital do Coração em São Paulo, é o maior estudo randomizado para melhoria de qualidade assistencial, já conduzido em medicina intensiva no mundo e liderado e conduzido por intensivistas brasileiros. Em Sergipe, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Primavera é única que participa da pesquisa, iniciada em março e tendo a frente o médico cardiologista e intensivista, André Veiga e a enfermeira Fernanda Martins.

Equipe multidisciplinar
Durante o estudo, as visitas ao pacientes internados na UTI são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar, que engloba médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e nutricionistas. Dessa forma, todos debatem e decidem as ações que devem tomar diante da realidade de cada paciente.

Segurança e qualidade
Segundo o médico pesquisador responsável da Rede Primavera, André Veiga, o Ckeck List ICU é o maior estudo em desenvolvimento, que visa garantir segurança e qualidade no processo. “Envolveremos todos nesse projeto. Além do caráter científico, esse estudo promove a implementação de processos de melhorias. Estamos contribuindo para a mudanças das práticas nas UTI’s brasileiras.", afirmou o intesivista.

Inscrições abertas I
As inscrições para a 14ª edição do Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE) estão abertas. De 31 de março a 23 de maio, os realizadores podem inscrever suas produções pelo site http://www.curtase.org.br . O festival acontece em Aracaju, de 8 a 13 de setembro. A novidade deste ano é que todo o processo de inscrição será feito pela internet. Após preencher o formulário, o realizador enviará o material também via web. Tudo será feito pela plataforma Movibeta-Curta-SE. É necessário que o realizador se inscreva na plataforma e localize a seção do Curta-SE em nosso site.

Inscrições abertas II
A seção está dividida em duas áreas. Uma é destinada a distribuidoras e realizadores brasileiros, que são isentos de pagamento de taxa pelos serviços da plataforma. A segunda seção é específica para estrangeiros, cujo custo do envio do material vai variar entre 1,5 £  e  4 £ (1,50 e 4 euros). Todo o conteúdo fica registro à organização do festival.  Os jurados terão acesso somente às vídeos que julgarão. Qualquer dúvida pode ser esclarecida pelo telefone (79) 3023-7092/3041-8563 ou pelo endereço eletrônico http://curtase.mostras@gmail.com

Festival
Para as mostras competitivas, serão selecionados até 55 filmes, entre as categorias cinema digital iberoamericano (até 20 filmes); vídeo de bolso (até 10 filmes), videoclipe (até 10 filmes), vídeo sergipano (até 10 filmes), e longa-metragem (até 5 filmes). Além desses, as melhores pontuações que não se classificarem serão exibidas nas mostras informativas. No ano passado, o festival recebeu 573 inscritos e alcançou o recorde.

I Festival Sergipano de Karate Escolar
Foi realizado com sucesso absoluto no último sábado, 29, no Colégio Salesiano o I Festival Sergipano de Karate Escolar reunindo cerca de 150 atletas dos 04 aos 17 anos, alunos de escolas públicas, particulares, faculdades e projetos.  O evento foi uma parceria entre a Federação Sergipana de Karate Escolar – FESEKE e a Federação Karate Interestilos de Sergipe – FKISE.

I Festival Sergipano de Karate Escolar II
Entre as novidades que fizeram do I Festival sucesso absoluto os circuitos testes de velocidade Kihon e Kumite, além da cama elástica e algodão doce para a criançada. A competição iniciou-se asa 8h45 e acabou às 15h, com um trabalho competente da organização e da equipe de árbitros do quadro da FKISE.

Apoios importantes
As federações agradecem aos diretores das escolas participantes que confiaram no trabalho da organização e a ajuda essencial dos parceiros: Indaiá, Sejesp e o Colégio Salesiano, além dos professores que inscreveram os atletas. Escolas participantes: Arquidiocesano, Salesiano, Dinâmico, Arte do Saber, Sabino Ribeiro, Projeto Vida Alegre, Sesi Roberto Simonsen, COESI, Amadeus, San Bernardis, Bom Pastor, IDFG, São Lucas, Centro Educacional Emanuel, IFS, UNIT, Master, CEPI Expansão, Ômega, Escola Gov. Valadaresa, Sesi Extiva, Sesinho, Escola Pres. Castelo Branco, 17 de Março, Futuro Certo, Futuro Feliz, Fenix Máximo e Milenium.

Escolas que subiram ao ódio
1º. IDFG;2º Bom Pastor  e 3º São Lucas. O técnico campeão o professor Jailton do IDFG. O melhor árbitro foi o professor Gilmar Silva.

Agenda
Primeiro de abril, terça-feira.
Hoje é o dia da mentira.
Começa a semana decisiva para as desincompatibilizações. O prazo fatal é o dia 4, sexta-feira. Decisão do ex-governador e atual prefeito João Alves Filho é ansiosamente aguardada. PMA inaugura a reforma do mercado do Conjunto Augusto Franco, na Farolândia. Funcionamento está previsto para no máximo 15 dias. Vereador Max Prejuízo defende que todos os feirantes do antigo mercado tenham vaga garantida. Projeto estimula o uso de bicicletas em Aracaju. Câmara de Vereadores lança o “Prêmio Governador Marcelo Déda de Poesia”. Poderão participar os alunos da rede municipal de ensino. Servidores estaduais na expectativa de reajuste salarial e do Plano de Cargos e Carreira. Dilma afirma: “Por 21 anos nossos sonhos foram calados.”

Curtas
BOLSA SOBE 7 POR CENTO E LIDERA RANKING DE INVESTIMENTO APÓS 5 MESES. /// BÔNUS NA CONTA DE ÁGUA VALERÁ PARA TODA A CAPITAL E A GRANDE SÃO PAULO. /// BANDO USAVA CARGA DE ALIMENTOS PARA LEVAR COCAÍNA AO EXTERIOR. /// MINISTRO DA JUSTIÇA, EDUARDO CARDOZO, PEDIRÁ QUE RENAN ACELE VOTAÇÃO DO MARCO CIVIL NO SENADO. /// AÉCIO DIZ QUE NÃO IMPORTA SE O PT LANÇAR LULA NO LUGAR DE DILMA.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Classificação do campeonato sergipano
Após a realização da nona rodada, foi encerrada a fase dos jogos de ida. A classificação ficou sendo a seguinte: Sergipe – 20 – Estanciano – 20 – Confiança – 19 – Itabaiana – 16 – Socorrense – 14 – Amadense – 11 – Lagarto – 11 – Coritiba – 8 – Canindé – 8. Olímpico (desistente) – só poderia estar com zero ponto ganho. Ele é um dos que serão rebaixados.

Rodada de número 10
Os jogos que a integram: Lagarto X Coritiba – Paulo Barreto – Socorrense X Sergipe – Wellington Elias – Itabaiana X Canindé – Presidente Médici – Amadense X Estanciano – Brejeirão.

Antecipação
A partida Socorrense X Sergipe deverá ser antecipada para o sábado.

Decisão em São Paulo
Será entre o Santos e o Ituano. Corinthians, São Paulo e Palmeiras não conseguiram chegar ao jogo decisivo. O Santos foi o único grande que brilhou no certame paulista. Vai decidir o campeonato pela sexta vez consecutiva.

PELO TWITER

www.twitter.com/cesarmacedosilv  Na democracia temos que conviver com a diferença. Mas que dá vontade de dar uns cascudos em quem deseja a volta da ditadura, ah isso dá!

www.twitter.com/palmeriodoria: Aécio diz que tanto faz enfrentar Dilma ou Lula. É muita presunção pra quem não enfrenta nem bafômetro.”

www.twitter.com/ffariajr  Pelo volume de inaugurações e entrega de obras e serviços, algo diz que João Alves será candidato ao Governo.

www.twitter.com/Oswaldo_Vilela  Quem pode falar dos sofrimentos do golpe de 64 são os partidos de esquerda. Qualquer coisa diferente é canalhice e blá blá blá. #política.

www.twitter.com/analuciavieira Projeto Lei de minha autoria propõe retirada dos nomes de ditadores e colaboradores da ditadura de escolas e prédios públicos em SE.

www.twitter.com/frednavarro  Na democracia, a oposição fiscaliza a situação. Na ditadura, é perseguida, silenciada, presa, torturada e fuzilada. Simples assim.

www.twitter.com/gilbertotv  uma coisa comum aqui no Twitter: algumas pessoas pegam o que você escreve e, simplesmente, copiam e colocam como se fosse delas. RT jamais.

NOTA PÚBLICA

Nota de Valadares sobre entrega de cargos do Governo de Sergipe
O PSB sai do governo de fronte erguida. Belivaldo (Secretário da Educação), Elber (Secretário de Turismo) e Maurício (Secretário do Esporte) mostraram-se à altura de suas responsabilidades e orgulham o nosso partido.
Os nossos secretários, diretores e assessores cumpriram com dignidade os ideais do PSB e a delegação que lhes foi entregue pelo saudoso Governador Marcelo Déda.

Os ideais e princípios que nortearam a atuação do PSB no governo, com ética, honestidade e trabalho, qualquer que seja a decisão que iremos assumir no dia 11/4, continuarão a ser a nossa bandeira de luta.
Devo registrar, por um dever de justiça que o governador Jackson Barreto, sempre portou-se de forma cordial e atenciosa com os secretários do PSB, dando-lhes todo apoio necessário para o bom desempenho de suas atividades administrativas.
O importante é que o PSB deixou inscrita na história do governo que ajudamos a edificar pelo voto livre da população, a marca da competência, da seriedade e da lealdade à causa pública.
Os cargos são passageiros, mas é permanente a fidelidade aos valores que constroem uma verdadeira democracia.
Antonio Carlos Valadares,Senador da República

DO LEITOR

Valor absurdo pago em estacionamento do centro. Cadê o Procon?
Do leitor Yuri Silveira: “Não sei qual a melhor ação do Procon se foi ter ficado tácito durante toda a vida ou essa fiscalização nos estacionamentos do Centro, onde hoje pagamos um valor absurdo, ao meu entendimento a forma aplicada anteriormente não é correta mais em valores monetários mais em conta, por quê? Estacionava o carro por turno e se pagava em torno de de R$ 5,00 a R$ 7,00 e quando hoje os mega inteligentes empresários do setor cobra o mesmo valor para hora inicial, para trabalhar hora fracionada é uma boa questão é o valor a ser cobrado. No shoppings da cidade houve uma grande celeuma quando iniciou a forma de pagamento mas sua hora fracionada hoje inicia com R$ 1,50 valor bem discrepante para os R$ 5,00 iniciais qual pagamos no centro. Fica aqui minha indignação.”

O PT não aprendeu
Por Abrahão Crispim Filho: “O PT parece que não aprendeu mesmo nada com o mensalão. Quem disse que essa campanha contra a Petrobras tem algo de técnico, administrativo ou ético? O ataque é político senhores, a resposta tem que ser assim também! Quem disse que a Petrobras está em crise? A turma do FHC, onde a empresa valia 10 bi e mal tinha lucro? A mesma que mudou o nome para Petrobrax e ia privatizar a empresa? A turma que exige aumento do preço da gasolina? Quem disse que a Petrobras vale hoje a metade do que valia? A Bolsa? O "mercado"? Os bancos? O Eduardo Campos?? Tão malucos? Pasadena? Ora isso não representa nem 1% do investimento da empresa. De uma Petrobras que não só cresceu nos últimos 10 anos, ela galopou. Pesquisem o valor de "mercado" da Petrobras em 2002 e vejam quanto estimam hoje, com bombardeio e tudo pra ver se não vale 15 vezes mais. E esse é o valor "deles". A Petrobras não está a venda, senhores. O valor da Petrobras é o futuro de milhões de brasileiros que são os donos da imensa riqueza do Pré-Sal, que vale alguns trilhões de dólares. Com dinheiro de sobra pra entrar e que os mais avançados reservaram para promover o a melhoria da vida de milhões de pessoas, vencendo outros que queriam guardar a grana pra banca. Qual é o preço disso? Não dá pra defesa da Petrobras ser na base do "olha esse relatório aqui". Essa é a guerra moderna, midiática, de versões. A Petrobras tem bala na agulha pra se defender e é hora de apertar o gatilho. E dá pra ganhar no terreno do adversário mesmo, desde que se bote a faca nos dentes.”

ARTIGO

O Decreto que Déda não assinou, quem assinará?*

Ao ver discussão acerca da condução do legado de Déda, percebe-se contradição ao constatar que sua manifestação pela criação da Comissão da Verdade em Sergipe ainda não fora acatada. Nesse aspecto, fundamental ressaltar que o Governador Jackson Barreto é o mais bem posicionado para consagrá-la. Em 2014, completam-se 50 anos do golpe e, dos que despontam nas pesquisas sobre as próximas eleições para o governo de Sergipe, só ele estava na trincheira da liberdade nos tempos da ditadura. Então, por que não?

A criação da Comissão da Verdade, por si, não gera tantas expectativas. Afinal, pode ser criada simplesmente “pra inglês ver”, sem poderes, estrutura, pesquisa e proposição. Expectativa é gerada, sim, ao entender que a Comissão pode evidenciar a necessidade de remover o entulho autoritário da ditadura.

Desde a repressão aos movimentos democráticos até a militarização das polícias e o império da arbitrariedade, tudo tem que ser removido. A Comissão pode nos servir para isso: como ferramenta para tornar conhecidos os inimigos do povo em outrora e a origem das opressões de agora.

Nesse sentido, razoável deduzir que o assassinato do jovem David Felipe Mota (17 anos), em 12 de março, no Conjunto Parque dos Faróis (município de Nossa Senhora do Socorro/SE), por um tiro covarde na cabeça, disparado por um policial militar, é a continuação das condutas arbitrárias dos tempos ditatoriais. Pior: o acobertamento do crime é a faceta do corporativismo mais ardiloso arraigado na instituição e nos militares antidemocráticos. Eis os entulhos e as ofensas à verdade.

A Comissão da Verdade serve, também, para destacar o repúdio a essas práticas. Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça. Serve à reformulação das instituições estatais e das práticas dos agentes públicos. Ainda mais, pode ser útil para reverenciar a honradez de quem lutou pela liberdade.

Já é passada a hora de o governo de Sergipe – e outras instituições, como a UFS – criar a Comissão da Verdade. Afinal, a juventude clama para que os aprovados no último concurso da PM/SE não sejam preparados para matar sumariamente, cultuando o modo de operar da ditadura. Clama também para que a PM/SE rechace os excessos e tenha compromisso com a verdade, inclusive reconhecendo os erros históricos que se repetem até hoje.

Portanto, Governador Jackson Barreto, por que não assinar o Decreto?

*Jessy Dayane, presidenta do Diretório Central dos Estudantes da UFS e membro do Levante Popular da Juventude
*Thiago Santana, advogado e membro da Consulta Popular/SE

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun   

Frases do Dia
“O meu espírito, a essência do meu trabalho também está contida no símbolo de uma árvore.”

“É o povo que tem  de salvar o ambiente, é o povo que tem que obrigar seus líderes a mudar.”

Wangari Maathai, ativista queniana, ganhadora do Nobel da Paz em 2004, nasceu em 01 de Abril de 1940 e faleceu em 2011.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais