Reajuste para servidor, sem boatos

Quem acompanha o cenário econômico, sabe das restrições da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e dos problemas com as finanças públicas apresentaram do ano passado para cá, tem certeza que o governo do Estado não dará reajuste maior que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) este ano.

 

Quem cria esperança de um índice maior está só criando expectativa falsa para gerar confusão e bater depois no próprio governo. E olha que já tem jornalista querendo isso, gerando uma expectativa falsa de um reajuste de 10%.

 

Acompanhe o raciocínio: este ano, a legislação limita o reajuste salarial à “reposição do valor dos salários”. Salários reajustados em valores reais serão questionados imediatamente pela própria oposição, que veria nisso tentativa de benefício eleitoreiro.

 

Por isso mesmo, o colunista sabia que o secretário da Fazenda iria propor ao governador um número conservador, talvez em torno de três e meio por cento.

 

Não deu outra. O governador pediu novos cálculos, levando em conta o aumento de receita no mês de abril, e a resposta do ICMS à melhoria da economia. João Andrade deverá apresentar hoje outros números, reanalisar o cenário econômico, e apresentar mais estudos. Ele já alertou o governador que o crescimento em abril foi sazonal, e em junho há perspectivas de novas quedas.

 

Mas o teto possível para o reajuste é o IPCA de abril, que já está no site do IBGE e é de 5,26%. Em ano eleitoral, este é o teto. O resto são boatos plantados, por coincidência, por aqueles citados no artigo de ontem, 18, que dissimulam uma imparcialidade e não têm o menor compromisso com a verdade.

 

Zé Eduardo anunciará desistência

Conforme foi noticiado ontem, 18, na coluna de Ilimar Franco, no jornal O Globo, o presidente nacional do PT, Zé Eduardo Dutra deve desistir da pré-candidatura a deputado federal este ano. Zé Eduardo vem atuando em todo país coordenando a campanha de Dilma. Há poucos dias teve que adiar o almoço-adesão em Aracaju por conta da agenda cheia.

 

Coletiva na próxima 21

Na próxima sexta-feira, Zé Eduardo em coletiva a imprensa deve anunciar a desistência da candidatura. Zé Eduardo está hoje para Dilma, como ela esteve para o presidente Lula. Não é só um dos principais coordenadores da campanha, mas pessoa de inteira confiança da presidenciável. Nas últimas duas campanhas eleitorais, Zé Eduardo participou ativamente: em 2002 foi candidato ao governo e em 2006 foi candidato ao Senado Federal.

 

Saída abre mais uma vaga na coligação do governo

A desistência de Zé Eduardo, que estava entre os quatros eleitos (conforme avaliação deste espaço), juntamente com Rogério Carvalho, André Moura e Valadares Filho, abre mais uma vaga para disputa na coligação do governo. Com isso, ficam três vagas para seres disputadas por Iran Barbosa, Sérgio Reis, Laércio Oliveira, Heleno Silva e Bosco Costa. A legenda da coligação deve se manterá inalterada já que a maioria dos votos de Zé Eduardo será transferida para os aliados.

 

Palácio Olimpio Campos será reinaugurado na sexta, 21

Totalmente restaurado o Palácio Olímpio Campos será reinaugurado nesta sexta-feira, 21. Todos os ex-governadores do Estado foram convidados para a solenidade que acontecerá às 19hs. Com a reforma o Palácio foi transformado em Museu aberto ao público e vai propiciar aos sergipanos o contato direto com a história de Sergipe, além de virar uma nova atração turística. Toda nova estrutura do Palácio teve como mentor principal o secretário da Casa Civil, Oliveira Júnior.

 

Marcha dos prefeitos

O prefeito Edvaldo Nogueira está em Brasília participando da 13ª Marcha dos Prefeitos, que foi aberta na manhã de ontem. À tarde, ele representou a Frente Nacional de Prefeitos num debate sobre o PAC 2, do qual também participou o ministro das Cidades, Márcio Fortes. À noite, Edvaldo e os prefeitos que apoiam Dilma Rousseff participaram de reunião com a pré-candidata, no Centro de Convenções de BSB. Hoje, às 9h, na programação da Marcha consta um debate com os pré-candidatos a presidente da República. O evento se encerra amanhã com a presença do presidente Lula.

 

De quem foi a idéia?

Numa cidade onde o trânsito fica cada vez mais complicado, para não dizer caótico, alguém iluminado, autorizou a construção de um terminal de ônibus na avenida bem ao lado do Mercado Albano. Se ali os engarrafamentos são constantes, imaginem com esse novo terminal. O curioso é que naquela área tem um espaço enorme, onde o equipamento poderia ser construído e sua operação não causaria transtornos. As informações de populares dão conta que é uma cooperativa de micro ônibus que está executando a obra, para sair do seu local atual na Rodoviária Velha. Será que o Prefeito foi informado dessa iniciativa?

 

Reclamar para quem? Para o Bispo?

Ontem, 18, na Avenida Barão de Maruim, às 14h05 ao lado da agência da Caixa, o sedã plotado, com o número 6801, da Polícia Militar estava estacionado irregularmente com o farolete ligado. Parece que os agentes da SMTT só aparecem onde não é necessário. Neste caso, além do carro estar estacionado em lugar errado era um carro público que deveria dar exemplo. Certamente, se aparecesse um agente, será que ele teria coragem de multar? E o comando vai chamar a atenção do condutor?

 

Venâncio cobra da procuradoria eleitoral

O líder da bancada da oposição na AL, Venâncio Fonseca (PP), cobrou dos procuradores eleitorais uma posição oficial a respeito do almoço organizado pelo governadorno Palácio de Veraneio. “Esse comício é uma vergonha, é uma falta de respeito. Déda é governador do Estado, mas não está acima da lei. Ele tem que cumprir a lei como os demais. Ou ele acha que é beneficiado através da impunidade? Ele fez isso na eleição passada, com a Micareta Picareta, denunciada nacionalmente e que até hoje não foi julgada. A Justiça tem que dar uma satisfação à sociedade. O governador acha que vai terminar seu mandato e que nada vai acontecer”.

 

Sergipe mudou para pior

Ele lembrou que é presidente estadual do PP e foi punido com a retirada de 10 minutos do seu programa partidário. “Eu disse que Sergipe mudou, mas para pior. E recebi a minha punição. E Marcelo Déda? Ele usa o Palácio de Veraneio, usa da estrutura governamental, telefonando para as lideranças e o povo é quem paga a conta? E ainda tira gozação com seus adversários políticos porque, enquanto ele está acomodado no palácio, João Alves (DEM) come galinha de capoeira pelo interior?”, questionou.

 

Prefeito estava desequilibrado

O prefeito de Itabaiaininha, Joaldo das Laranjeiras, deu vexame na última sexta-feira em Tomar do Geru. O governador estava no município e de lá iria para Itabaianinha, mas cancelou por conta da situação, diga-se assim, “vexatória” do prefeito.

 

Opção por Mundinho da Comase

No meio do povo, Joaldo chamou o governo de incompetente, disse que iria apoiar João Alves Filho e soltou cobras e lagartos. Pelo que se sabe Joaldo estava doído para passar para o lado do governador, mas em Itabaianinha ele optou por continuar com o apoio de Mundinho da Comase. Isso deixou o prefeito Joaldo, literalmente, bêbado eleitoralmente.

 

Almoço no Veraneio

Através do twitter, o governador Marcelo Déda ironizou as acusações da oposição por conta do almoço realizado sábado no Palácio de Veraneio com várias lideranças políticas. Ele disse que foi um almoço privado para convidados, onde agradeceu a solidariedade que teve por conta das cirugias que passou e aproveitou para falar sobre o quadro eleitoral e as perspectivas eleitorais.

 

Legislação eleitoral

Ainda no twitter, Marcelo Déda lembrou que o artigo 73, parágrafo 2º, da lei 9.504/07, permite o presidente, governador ou prefeito, usar a residencial foicial para um evento político desde que não tenha caráter de ato público. Ontem, 18, o blog lembrou deste artigo que foi e é usado por muitos que são candidatos à reeleição, inclusive o ex-governador João Alves. “A turma da oposição anda com os nervos à flor da pele, ninguém pode negar. Pesquisite aguda. Maracujina já”, ironizou.

 

Queixa de quem não foi convidado

O mais interessante é que enquanto a oposição critica o almoço algumas lideranças se queixam, através da imprensa, que não foram convidadas a exemplo de Heleno Silva e Mardoqueu. Ou seja, se tivesse um caráter de ato público estariam presentes todas as lideranças que apóiam o governador e certamente o Veraneio seria pequeno para todos.

 

Entrevista no Liberdade Sem censura

O governador Marcelo Déda concede hoje, 19, logo cedo entrevista ao programa Liberdade sem Censura, apresentado pelo radialista George Magalhães. Ainda pela manhã, às 10hs, participa da solenidade de Entrega de material esportivo do Programa “Pintando a Liberdade”, da Secretaria de Justiça, no clube do Banese, na Coroa do Meio.

 

Defensor Público

A noite, o governador participará da solenidade em comemoração ao Dia Nacional do Defensor Público, no Hotel Aquários. A solenidade é organizada pela Associação dos Defensores Públicos do Estado de Sergipe.

 

Café para anunciar Arraiá do Povo

Na quinta-feira pela manhã o governador Marcelo Déda num café da manhã com a imprensa anunciará a programação e os patrocinadores dos festejos juninos no “Arraiá do Povo” da orla que este ano terá como tema a Copa do Mundo.

 

Valmor Barbosa vai até Brasília para reunião do PAC 2

 O secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, participou de um debate em Brasília a respeito do andamento do PAC 2. No encontro promovido pelo Governo Federal foram esclarecidos os critérios de seleção da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento e as formas de acesso aos recursos. Um dos pontos positivos notado por Valmor foi que o projeto “permitirá mais celeridade e previsibilidade. O Governo do Estado poderá ter a certeza da continuidade do seu planejamento”, observou o secretário. Os investimentos do PAC 2 para Sergipe são da ordem de R$ 2 bilhões e poderão ser executados já a partir de janeiro de 2011.

 

Missa de 7º Dia, João Marcelino

Será realizada hoje, 19, às 19h30 na Igreja Nossa Senhora Rainha do Mundo, no conjunto Medice 2, a missa de 7º Dia do senhor João Marcelino da Silva, que faleceu na última quinta-feira, de parada cardíaca. João Marcelino, tinha 82 anos, e foi perfurador de poços artesianos do antigo DNOCS e após a aposentadoria tinha o bar Amendoeira, no Medici. A família, antecipadamente, agradece a todos que participarem deste ato de fé e piedade cristã.

 

FHS esclarece óbitos na Pediatria do Huse

Em resposta à matéria publicada na imprensa, dando conta de que, em menos de 15 dias, dez crianças morreram no setor pediátrico do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) esclarece, primeiro, que foram oito óbitos e não dez, como divulgado. Segundo, que as crianças foram a óbito por terem chegado ao pronto-socorro em estado gravíssimo.

 

Informação equivocada

“É equivocada a informação veiculada por alguns órgãos de imprensa sobre o índice de mortalidade na ala, neste mês de maio”, enfatizou a coordenadora da Pediatria do Huse, Cristiane Barreto, reforçando que foram oito óbitos infantis registrados entre 1º e 16 de maio. “Em um destes casos, o da menina Bianca Silva, a perda da paciente se deu através da síndrome de Stevens-Johnson, cuja contaminação atinge as mucosas do corpo e é impossível de se prever”, explicou.

 

Aumento do número de pacientes

Outros quatro óbitos ocorreram menos de 24 horas após o internamento, o que não se pode classificar como morte hospitalar, já que a mesma é caracterizada por mais de 48 horas de estada em uma unidade de saúde. Os outros três pacientes da lista ainda terão seus prontuários analisados pela direção do Huse. A Fundação Hospitalar de Saúde esclarece ainda que no mês de maio há um aumento no número de pacientes que necessitam do serviço, uma vez que a mudança climática típica do período contribui bastante para a alta na procura.

 

Abertas atividades da FITEC 2010

O Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo Jorge Santana, juntamente com expositores e patrocinadores da Feira da Indústria e Inovação Tecnológica – FITEC – prestigiaram a abertura oficial da Exposição ‘Made in Sergipe’ nesta segunda-feira, 17. A Exposição está montada na área central do Shopping Jardins e consiste em pequena amostra dos produtos fabricados no parque industrial de Sergipe. A linha produtiva sergipana poderá ser vista na integra durante a FITEC que acontecerá de 27 a 30 de maio no Centro de Convenções de Sergipe.

 

Despertando a curiosidade

Para o secretário Jorge Santana a Exposição tem a finalidade de ante sala da FITEC e despertará a curiosidade dos visitantes que irão ao pavilhão para ver na íntegra, o que não pode ser mostrado na exposição. “Aqui também, será um momento de despertar nos sergipanos o orgulho de ter na sua rotina diária tantos produtos fabricados no estado e com a qualidade que temos. A FITEC será um evento de grande importância para incentivar negócios entre as indústrias, bem como o desenvolvimento do nosso estado”, opina.

 

Produtos de Sergipe

Cosméticos, calçados, linha de cama, mesa e banho, água mineral, pisos e cerâmicas, roupas, fios de algodão, latas de refrigerante e cerveja, móveis, são alguns dos produtos fabricados em Sergipe e que estarão em exposição no Shopping Jardins até o próximo dia 30. “Dá muito orgulho viver em um estado que é o menor da federação, mas tem uma linha de produção com tamanha variedade e qualidade. A exposição foi uma idéia bacana de chamar a atenção dos sergipanos para esse segmento”, ressalta a arquiteta Simone Mendonça.

 

Abertura oficial

Diretores da Corona, da Tavex, da Vulcabras Azaléia, da Tok Cosméticos, da Brasflex e da Escurial, entre outros, participaram da abertura oficial da exposição. Para Alexandre Porto, diretor da Êxito Eventos e idealizador da FITEC, a exposição é uma pequena amostra de tudo que o sergipano terá oportunidade de ver e conhecer sobre o setor industrial sergipano.  “Vale a pena visitar a Exposição e conhecer o mix de produtos fabricados em nosso estado. Tenho certeza de que, quem visitar a Exposição, terá curiosidade em ir ao pavilhão da FITEC no Centro de Convenções”, comenta. 

 

Expectativa para o 5º CEP Sergipe

Na expectativa de realização do 5º Congresso Estadual de Profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CEP em Sergipe, o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – Crea-SE prepara um mega evento para estudantes e profissionais do sistema Confa/Crea. O 5º CEP tem início nesta quarta-feira, 19 e segue até o dia 21 de maio, será realizado na Associação de Engenheiros Agrônomos de Sergipe – AEASE, às 20h e contará com a presença do presidente o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – Confea, Marcos Túlio de Melo, além da participação de 400 inscritos.

 

Palestras importantes

Dentre as palestras proferidas, temas como: O Fortalecimento das Organizações Profissionais, Os Novos Desafios para os Profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia, A Integração necessária dos Sistemas Educacional e Profissional e Ações de Integração dos Sistemas Profissional e de Formação Curricular serão explorados pelos profissionais palestrantes de vários Estados brasileiros como: Paraná, Brasília e Bahia, dentre eles Sergipe. O evento com o tema “Construindo uma Agenda para o sistema Profissional: Desafios, Oportunidades e Visão de Futuro” tem como objetivo divulgar, conscientizar e mobilizar os profissionais para participarem ainda mais do sistema Confea/Crea.

 

Aberto para profissionais e estudantes

A partir do balanço dos cinco eventos preparatórios realizados em Aracaju para o 5º CEP em Sergipe, o presidente do Crea-SE Jorge Silveira considera espetacular a participação dos 500 participantes, inclusive os futuros profissionais do Sistema Confea/Crea. “Fizemos um histórico da engenharia, arquitetura e agronomia na situação atual do país, em vista que o mercado da engenharia mudou completamente. Hoje estamos com dificuldade de fornecermos engenheiros para a sociedade. Só para se ter idéia, não existe engenheiro disponível e com experiência adequada para tocar essas obras do PAC do governo do Estado, que estão em andamento”, afirma Silveira. O 5º CEP é aberto a profissionais e estudantes. Ainda há tempo para fazer sua inscrição pelo site www.crea-se.org.br ou ainda pelo telefone (79) 3234-3021. Participe.

 

Sede nova do Centro de Estudos da Fundação São Lucas

O Centro de Estudos da Fundação São Lucas está de sede nova, no colégio Patrocínio São José. Dia 19 de maio haverá uma solenidade de inauguração com a participação da diretoria da Fundação e do Hospital São Lucas, além de vários ex-alunos que hoje estão ativamente no mercado de trabalho. Os cursos ministrados pelo CESL são de grande importância para o quadro técnico da área de saúde no nosso estado. Mais uma grande iniciativa do médico José Augusto Barreto e seu braço direito, o médico João Garcez, que comandam brilhantemente o CESL prestando um excelente serviço a nossa sociedade.

 

DO LEITOR

 

Quanto custa uma Quentinha?

Do leitor Edson Júnior: “Caro Jornalista Cláudio Nunes, outro dia, Augusto Bezerra estava dando expediente no programa de Gilmar Carvalho, na Rede Ilha, reclamando que a saúde gastaria cerca de 800 mil com serviços de buffet.  A gestora da secretaria de saúde, que não me recordo o nome, esclareceu que esse valor seria utilizado para a capacitação de 17 mil servidores, no período de 1 ano. Participei do programa, por e-mail, com aritmética básica: 800 mil para capacitação de 17 mil gestores daria um lanche de R$ 3,92 por servidor no momento do coffee break. Repetindo, ou, como diria o senador Mão Santa; ATENTAI BEM: 800 mil, divididos por 17 mil capacitandos, daria a quantia de R$ 3,92 por servidor, ou seja, cada servidor que fosse capacitado receberia o equivalente a uma quentinha no dia da capacitação, que poderia ser e m qualquer mês ou dia do ano. Uma quentinha por servidor, sem sobremesa. E uma única vez no ano. E olha que serviços de buffet não se limitam apenas ao lanche oferecido, não é mesmo? Mas coloquemos apenas como lanche oferecido. Pergunto: quanto é uma quentinha aqui em Aracaju? Ontem paguei cinco reais em uma. Muito gostosa, por sinal. Pois bem, à luz do seu inconformismo e críticas na tribuna da assembléia, o que foi que Augusto achou de anormal no custo (ou melhor, investimento) do lanche por servidor capacitado? A concessão do alimento ou o preço? Presumo que R$ 3,92 seja bem inferior ao que se gasta com cafezinho em seu gabinete, lá na Assembléia Legislativa. Uma dúvida cidadã: Essas ligações telefônicas para os programas radiofônicos são pagas pela Assembléia Legislativa, DIGA-SE, CONTRIBUINTE? É por celular corporativo, da Assembléia, ou próprio? Pode até falar que tem verba de gabinete para tal, mas e daí? Por que não usa o seu próprio celular para participar dos programas? Isso no caso de ser corporativo, claro. Será que essas ligações consomem mais que R$ 3,92 por dia? Aí, fico pensando: entre um servidor público capacitado e Augusto Bezerra berrando nos programas radiofônicos. O que me é mais útil? E para você, contribuinte?”

 

Aracaju tem qualidade máxima na repressão de servidores

Do presidente do SIGMA, Ney Lúcio dos Santos:É lamentável ver uma Guarda Municipal sendo perseguida por estar exercendo seu direito constitucional sagrado de livre manifestação, lembrando que a paralisação foi da Guarda Municipal o diretor da GMA demonstra desconhecimento total do nosso plano de carreira e das leis vigentes no país, somos servidores civis e não Militares, lugar de Militar é na esfera estadual é preciso deixar a Guarda Municipal crescer chega de desvio de militares.Ao declarar “É um erro que ela cometeu. Se ela for punida, a depender da sanção, haverá dano. A gente só responde [a um processo administrativo] quando faz algo errado”, O Diretor da GMA parece nunca ter lido a Constituição Federal (Art. 9º É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender). Declarações ditatórias como estas são comuns na GMA e o Prefeito Edvaldo Nogueira parece ser conivente já que mantém o Major Ednisson desviado de sua função original trabalhando como Diretor da GMA desrespeitando nosso plano de carreira, as Constituições Federais e  Estaduais, e o interesse do povo sergipano que há muito tempo repudia o desvio de função de policiais militares trabalhando na GMA e SMTT/Aracaju”.

 

Participe ou indique este blog para um amigo: 

claudionunes@infonet.com.br

 

Frase do Dia

A punição de um mentiroso não é de afinal ninguém acreditar nele, mas dele mesmo  não poder acreditar nem mais ninguém”. George B Shaw.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais