Receita para um protesto

 “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Os protestos da última quinta-feira (15) podem ser descritos com recurso a vários adjetivos, mas os termos "maciços" e "bem- -sucedidos" não estão entre eles. Isso significa que os fantasmas de junho foram exorcizados, e governantes de todas as esferas já não precisam se preocupar com a variável manifestações neste ano eleitoral?

Se eu fosse um candidato oposicionista, não contaria com os protestos como cabo eleitoral, mas, ainda assim, acho precipitado descartá-los por completo. Embora ainda não exista uma ciência das manifestações populares, o conhecimento até aqui compilado a partir das experiências em diversos países permite concluir que elas são um fenômeno de alta complexidade, resultante da combinação de causas das mais diversas naturezas, desde fatores macroeconômicos, como a inflação, até gestos fortuitos, como a bomba de gás lacrimogêneo lançada por um policial na hora errada.

Charles Duhigg, em seu best-seller "O Poder do Hábito", conta a história de como um major americano conseguiu praticamente eliminar protestos violentos na cidade de Kufa, no Iraque, apenas retirando os vendedores de comida da praça central. Sem ter como saciar sua fome, as pessoas não permaneciam por tempo suficiente na praça para formar a multidão necessária para que as manifestações pudessem ser deflagradas.

Embora cada grande onda de protestos em países emergentes tenha sua história única, alguns ingredientes parecem estar presentes na maioria delas. São coisas como alta em preços de alimentos, crescimento econômico recente e o receio, ainda que vago, de que as coisas possam, se não piorar, pelo menos deixar de melhorar continuamente.

Tais fatores estão todos presentes no Brasil de hoje. Não é uma coincidência que os "spots" publicitários do PT já tentam embalar esse sentimento difuso num "framing" que beneficie o partido. (Hélio Schwartsman, em artigo na FSP deste sábado, 17)

Sobre a Copa do Mundo de Futebol
Quem não lembra que há quatro anos (bem como há 8, 12, 16 etc), a esta altura do campeonato, as ruas e muros já estavam pintados com frases de efeito, caricaturas de jogadores, competições de ruas mais enfeitadas etc. pois bem, parece que nem mesmo o poder público, que tanto investiu nesta copa, acredita nela. As obras de mobilização não foram concluídas, os estádios não foram concluídos, e nem o sentimento que era característicos nos corações dos brasileiros em todas as copas, sequer foi iniciado: a Esperança.

Anderson Gois deixou secretaria de turismo de Pirambu
O professor Anderson Gois deixou a secretaria de turismo de Pirambu. Pelas informações, Anderson Gois, resolveu deixar a vida partidária para se dedicar aos trabalhos de professor e corretor de imóveis.

Ministro em Aracaju a convite da ASEOPP
O ministro das Cidades, Gilberto Occhi, estará em Aracaju na próxima segunda-feira, 19, a convite da Associação Sergipana de Obras Públicas e Privadas – ASEOPP, para apresentar as ações do ministério em Sergipe. A reunião-almoço será as 13h, no Celi Praia Hotel. Gilberto Occhi que já foi superintendente em Sergipe é uma indicação do PP que apoia o governo Dilma. Em Sergipe o PP é oposição ao governo estadual.

Livro
Foi bastante concorrido o lançamento do livro de poesias  “Amorável”, do jornalista e secretário de Comunicação do Estado, Carlos Cauê, na última sexta-feira, no Museu da Gente Sergipana. Além do governador Jackson Barreto, diversos escritores e amigos de Cauê participaram do evento.

Obras
Na última sexta-feira, 16, o governador Jackson Barreto entregou obras e autorizou investimentos nos munícipios de Macambira, Maruim e Propriá. As obras em infraestrutura somam mais de R$ 5 milhões. Em Macambira, Jackson Barreto assinou ordem de serviço para construção do Mercado Municipal e realizou a entrega de um ônibus escolar e duas máquinas agrícolas.

Inauguração
Na cidade de Maruim, o governador inaugurou obra de urbanização da entrada da cidade, a ponte do Lachez sobre o Rio Ganhamoroba, e assinou ordem de serviço para pavimentação de 18 vias. Na região do baixo São Francisco, em Propriá, foi inaugurada a reforma do mercado e concedido o título de cidadão propriaense ao chefe do Executivo estadual.

Nota Banese
O Banese informa que não solicita senha dos seus clientes. O seu cartão e a sua senha são de uso pessoal e intransferível. Aproveitamos ainda para reforçar que o Banese não está enviando cartão com chip para seus clientes. Qualquer dúvida com o seu cartão, ligue para o Alô Banese 0800 2843218 ou 3218-2020  e fale com um dos  atendentes.

Alergias
As alergias alimentares, que se caracterizam por reações anormais à ingestão de alimentos ou aditivos alimentares, atingem, atualmente, cerca de 6% das crianças menores de três anos e 3,5% dos adultos. Essas reações, embora pouco frequentes, podem ser graves e fatais. Pesquisas revelam que, apesar de uma grande diversidade de alimentos no mundo, um conjunto de nove tipos de alimentos é responsável por pelo menos 80% das reações alérgicas alimentares (leite, ovo, trigo, soja, amendoim, castanhas, peixes, crustáceos e moluscos).

Substâncias
O Projeto de Lei do Senado nº 155 de 2014, de autoria do senador Antonio Carlos Valadares (PSB), determina que os rótulos de alimentos informem a presença destas nove substâncias potencialmente alérgicas em sua composição. “Para resguardar as pessoas que possuem alguma alergia alimentar, apresentei o projeto de lei obrigando que os rótulos dos alimentos exibam o aviso sempre que algum desses alimentos estiver presente em sua composição”, explicou o senador.

Gilmar Carvalho elogia Ipesaúde
Na sexta-feira, o radialista Gilmar Carvalho fez a primeira parte do seu programa ‘Jornal da Ilha’ diretamente da sede do Ipesaúde, à Rua Campos, 177, em Aracaju. Durante uma hora, o comunicador ouviu beneficiários, acompanhou os trabalhos do setor de marcação e consultas de exames médicos e entrevistou o presidente do Instituto, Lauro Seixas. “Estou satisfeito com o atendimento rápido e a forma cortez como os servidores tratam os beneficiários”, atestou Gilmar Carvalho.

Atendimento rápido
Entrevistada pelo radialista e deputado estadual, a beneficiária Madalena dos Reis disse não ter do que se queixa: “Cheguei cedo para marcar alguns exames e foi atendida em menos de 10 minutos. A direção do Ipesaúde está de parabéns pelo rápido atendimento”, afirmou. De acordo com o presidente Lauro Seixas, a orientação do governador Jackson Barreto é para que o Instituto ofereça um atendimento de excelência aos servidores públicos e seus dependentes.

Opinião
Antes de finalizar a participação direta do Ipesaúde, o radialista Gilmar Carvalho disse ter ficado muito satisfeito com a forma como os servidores públicos são atendidos no Ipesaúde. Também elogiou o presidente Lauro Seixas, diretores e servidores do Instituto. “Saiu daqui contente”, concluiu Gilmar Carvalho.

Setransp pede providências sobre a tarifa à SMTT
Na última sexta-feira, 16, o Sindicato das Empresas de Transporte Público de Aracaju (Setransp) encaminhou um ofício à Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito apresentando suas considerações diante da falta de reajuste da tarifa de ônibus. O Setransp voltou a destacar que a Lei Orgânica do Município, com força de Constituição Municipal, art. 242 estabelece que “o equilíbrio econômico-financeiro dos serviços de transporte coletivo deve ser assegurado pela compensação entre a receita auferida e o custo total do sistema”, e ressaltou que isso não tem ocorrido na Grande Aracaju.

Inflação
“A economia deste País não está isenta dos malefícios da inflação. Ela existe e se encontra em processo de contínua elevação. Durante 02 (dois) anos, não houve reajuste de tarifa, bem sabe Vossa Senhoria. No ano 2013, o reajuste foi da ordem de 4,44%. Daquele período até esta quadra, a inflação oficial (que é inferior àquela de fato existente), superou a casa dos dois dígitos, registrando um percentual de 19,2879%. Por outro lado, em outros e nesse mesmo período, a política de tarifas de preços públicos não sofreu solução de continuidade, a exemplo dos reajustes nas tarifas de energia, água, telefonia”, diz o ofício assinado pelo presidente do Setransp, Adierson Monteiro.

Assembleia Sindicato dos Lojistas de SE
O Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado de Sergipe vai realizar uma Assembleia Geral às 15h, do dia 21 de maio de 2014, no auditório do CDL e está convocando os representantes das empresas deste segmento econômico, com o intuito de promover discussão e propostas para a negociação coletiva (Convenção Coletiva de Trabalho) dos empregados do Comercio, referente ao período de 1º de maio de 2014 a 31 de abril de 2015.O Sindilojas tem à frente o  empresário Gilson Figueiredo.

Agenda
17 de maio, sábado. Dia Nacional de Combate à Homofobia. Dia mundial das telecomunicações.
Governo de São Paulo adia cobrança de sobretaxa de quem consumir mais água. Emprego industrial cai, mas salário sobe. Kassab poderá ser o vice de Alckmin. Prosseguem as negociações para a formação de coligações partidárias. Convenções terão que ocorrer até 30 de junho. Proibição de doações de empresas não entrará em vigor no próximo pleito. Chapinhas e chapões são organizados pelos diversos partidos. Mercadante concede entrevista e analisa a situação econômica do país. Skaf ainda pensa em ter Kassab como seu vice. Polícia Federal investiga empresa ligada ao deputado Luiz Argôlo (SDD da Bahia). Corte de Justiça da União Europeia manda o Google apagar dado de busca. Decisão provoca polêmica.

Curtas
NOVO PRESIDENTE DO TSE, JOSÉ ANTONIO DIAS TOFFOLI, DEFENDE TETO DE GASTO PARA CAMPANHAS ELEITORAIS. /// LULA AFIRMA QUE É “BABAQUICE” CHEGAR DE METRÔ DENTRO DO ESTÁDIO. /// PROTESTO TEM CONFRONTO COM A PM E BARRICADAS EM GUARULHOS (SP). /// DEPUTADO LUIZ  ARGÔLO DEVE SER EXPULSO DE SEU PARTIDO (SDD/BA). /// DIRCEU RECORRE AO PLENÁRIO DO STF POR TRABALHO EXTERNO. /// HADDAD AFIRMA QUE NÃO TEM COMO ATENDER PEDIDO DE PROFESSORES.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Decisão estranha
O TJD de Sergipe, em sua sessão de quinta-feira, julgou e puniu com suspensão dois jogadores da Socorrense. De outra parte, deixou de julgar atleta do Sergipe, atendendo a pedido do clube, que alegou a ausência de seu advogado. Decisão no mínimo estranha.

Indignação
O veterano e competente treinador Edmilson Santos, um dos melhores de nosso Estado, manifestou sua profunda indignação com a decisão adotada pelo órgão judicante do futebol sergipano.

Semifinais
Serão conhecidos amanhã os finalistas do campeonato sergipano de 2014. Serão disputadas as partidas envolvendo Sergipe e Socorrense, no João Hora de Oliveira, em Aracaju, e Confiança X Estanciano, no Presidente Médici, em Itabaiana.

Decisão do campeonato espanhol
Será hoje. O Atlético de Madrid vai enfrentar o Barcelona.

Messi renova
O grande craque argentino do Barcelona fica mais 5 anos no clube, recebendo o maior salário do futebol mundial.

Neymar
O atacante da seleção brasileira, recuperado, está relacionado para o clássico de hoje.

PELO TWITTER

www.twitter.com/zehdeabreu A ocasião não faz o ladrão, faz o roubo. O ladrão já estava feito.

www.twitter.com/jrobertotgomes  Avanço:em todo Brasil ações populares e civis públicas estão anulando escolhas indevidas para conselheiro de contas,inclusive no Tocantins.

www.twitter.com/riltonmorais  A pessoa diz que fala 4 idiomas. Só não explica que são: português básico, inglês instrumental, portunhol e a língua do P.

www.twitter.com/Machu_Veio  Não vejo vantagem na reencarnação, a não ser que conte tempo para o INSS.

www.twitter.com/ClovisCBMelo  Você que não gosta de gostar/Pra não sofrer,  não sorrir e não chorar/Você vai ver um dia em que fria você vai entrar (Vinicius).

www.twitter.com/ThalesBrandao  A felicidade é uma condição de decisão, individual e corajosa. :o) #empreendedorismo

www.twitter.com/palmeriodoria Doravante, onde se lê "tática black bloc", leia-se pura bandidagem.

DO LEITOR

Nagem rasga Código do Direito do Consumidor
Do jornalista Machelo Gomes: “A consumidora Jéssica Lima, 25, na última quarta-feira, 14, adquiriu um notebook Sony Vaio SVF 142, pelo valor de R$ 2.699,00 na loja Nagem, localizada à avenida Hermes Fontes, 1639, Bairro Grageru em Aracaju/SE. Em vez da alegria da compra, a tristeza do equipamento quebrado.
O computador foi vendido com um defeito e, ao necessitar se conectar à internet pelo Wi-Fi , o aparelho não funcionou. Jéssica ligou para o Call Center da Sony no Brasil e fez alguns testes orientada pelo atendente, que ao final identificou a necessidade imediata da troca do aparelho, devendo retornar à loja e executar o procedimento.
A consumidora retornou ao estabelecimento e procurou a vendedora Karine Souza, que a atendeu, e lá descobriu que os aborrecimentos estavam apenas começando, pois foi informada que não haveria possibilidade por parte da Nagem de trocar o computador portátil. Lesada, ela solicitou que um especialista da loja verificasse o que estava acontecendo e o técnico Jorge analisou o notebook e informou à supervisora Laís e à cliente que realmente a máquina tinha o problema.
Neste momento, um dos consumidores que estava na loja, ouviu a discussão e se aproximou, era o defensor público Dr. Luiz Carlos dos Santos, que questionou o problema e ao ouvir o relato, disse que a loja estava infringindo o Código de Defesa do Consumidor. “Tanto a consumidora tem o direito de trocar o equipamento, quanto o de estornar a compra, respeitando o CDC”. Com essa defesa o representante da Defensoria Pública que havia comprado uma impressora no estabelecimento naquele momento, estornou a compra por não aceitar o tratamento dispensado pela Nagem a consumidora reclamante.
CDC – Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990
Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.
§ 1º Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:
I – a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;
II – a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;
III – o abatimento proporcional do preço.
§ 3º O consumidor poderá fazer uso imediato das alternativas do § 1º deste artigo sempre que, em razão da extensão do vício, a substituição das partes viciadas puder comprometer a qualidade ou características do produto, diminuir-lhe o valor ou se tratar de produto essencial.”

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frases do Dia
“O tempo que você gosta de perder não é tempo perdido.”

“O homem hoje, para ser salvo, só tem necessidade de uma coisa: abrir o coração à alegria.”

Bertrand Russell, filósofo e matemático britânico, nasceu em 18 de Maio de 1872 e morreu em 1970.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais