Redução ICMS bar/restaurante: salvação p/os q sobreviveram à pandemia

                    Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou que o estado irá reduzir em 3,2% o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para bares e restaurantes. De acordo com Doria, a medida “vai beneficiar cerca de 250 mil empresas, com economia de 15% em seu custo” e visa auxiliar o setor a retomar a atividade econômica. “Vamos impulsionar a recuperação desse segmento fortemente afetado pela pandemia”, escreveu o governador no twitter, ontem, 15.

O setor de serviços responde por 61% do PIB (Produto Interno Bruto) paulista, o que inclui bares, restaurantes, cuidados pessoais, lazer e lojas. A previsão do comércio é de que haja crescimento de 20% nas vendas e vagas de emprego nos próximos meses.


Não se tem um número exato de quantos bares e restaurantes fecharam em Sergipe, mas somente em Aracaju, passando pelos principais bairros, inclusive em toda Orla de Aracaju, se percebe que a quantidade foi grande, com estabelecimentos tradicionais fechados e com um grande número de desempregados no setor.

Sergipe já poderia ter saído na frente desde julho, quando a ABRASEL, através de ofício, fez um pedido ao governador para a redução do ICMS dos atuais 6% para 2% como já ocorre em vários Estados, inclusive a Bahia. Foi pedida também a retirada da taxa da gorjeta do serviço de cobrança do ICMS.

Chegou a hora do governador Belivaldo Chagas ajudar ao setor importante para o turismo do Estado e, logicamente, para o fortalecimento da economia.

Os bares e restaurantes merecem um crédito e um estímulo do governo do Estado. Com a retomada gradual do turismo é necessário incentivos para alavancar a economia. Belivaldo, seja sensível a essa causa de um setor que tem uma cadeia enorme de serviços e movimenta muito a economia sergipana.

A taxa em Sergipe hoje é de 6% – ou seja, o dobro de São Paulo – e é preciso reduzir pelo menos pela metade, governador!

A sociedade sergipana agradece.


“Precisamos resgatar o respeito e a dignidade da advocacia sergipana”, afirma Danniel Costa Por ser a única linha de proteção que separa o cidadão do aparato coercitivo do Estado, a advocacia possui prerrogativas, garantias fundamentais previstas em lei, que asseguram à classe o direito de atuar com independência e autonomia, sem temer o magistrado, o representante do Ministério Público ou de qualquer autoridade que possa tentar constranger ou diminuir o papel do advogado enquanto defensor das liberdades.

Entidade tem que ser firme Salvaguardar essas prerrogativas é uma das principais funções da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), mas a insatisfação da advocacia sergipana com a instituição indica que a OAB Sergipe age com timidez e não produz os resultados esperados pela classe. De acordo com o pré-candidato à presidência da seccional, Danniel Costa, a entidade precisa ser firme e não pode abaixar a cabeça ao defender os direitos dos advogados e advogadas.

Falta de uma ação mais efetiva “Uma das maiores queixas da advocacia é a falta de uma ação mais efetiva da OAB no combate à violação das prerrogativas. A Ordem precisa atuar de maneira forte e independente para evitar casos de desrespeito à figura do advogado em fóruns, tribunais, delegacias, repartições, presídios, sustentações, reuniões e atendimentos. Tenho enorme respeito pelo Poder Judiciário, Ministério Público, Secretarias de Segurança Pública e de Justiça, mas, enquanto advogado, entendo que é minha obrigação colocar as nossas prerrogativas em primeiro lugar”, afirma Danniel Costa.

Presença no dia a dia da advocacia Segundo o pré-candidato da oposição, ao invés de se preocupar apenas com a promoção de desagravos virtuais, a OAB Sergipe deveria estar mais presente no dia a dia da advocacia para coibir atos que possam enfraquecer a profissão. “Muitos advogados e advogadas não se sentem amparados pela OAB, uma instituição que deve ser guardiã das nossas prerrogativas. Por isso, precisamos de uma nova Ordem. Precisamos resgatar o respeito e a dignidade da advocacia sergipana, com uma OAB que não se rende e tem coragem suficiente para defender as prerrogativas, abandonadas pela atual gestão”, enfatiza Danniel.

Laércio parabeniza Ministério da Saúde pelo avanço da vacinação contra a covid-19 O Brasil deixou de ser o epicentro mundial da pandemia e Sergipe não registra óbitos por Covid-19 a mais de 96 horas. O momento de desaceleração do contágio é comemorado pelo deputado federal Laércio Oliveira (PP), que aponta o avanço da vacinação como o fator causador da diminuição de casos e óbitos em todo o país.

Manutenção dos cuidados “É motivo de grande alegria perceber que a covid está diminuindo em nosso país, graças ao avanço da vacinação. Mas é preciso continuar mantendo todos os cuidados, usando máscaras e demais medidas de prevenção, até que tenhamos a nossa população totalmente imunizada contra esse vírus”, afirmou o deputado.

Mais doses O Estado de Sergipe recebeu ontem, 15, o último lote de vacinas contra a Covid-19 destinado à aplicação da 1ª dose para a população adulta (acima de 18 anos). Foram 11.700 doses da Pfizer, referente à 98ª Pauta de distribuição. No total, Sergipe já recebeu, do Ministério da Saúde, 2.584.430 doses de vacinas para primeira e segunda aplicações.

Momento histórico Para o superintendente do Ministério da Saúde em Sergipe, Tiago Rangel, o momento é de grande representatividade. “Quero agradecer ao deputado federal Laércio Oliveira por me dar a oportunidade de participar desse momento histórico. Com essa entrega, o Governo Federal vai garantir a proteção de 158 milhões de brasileiros acima de 18 anos”, disse Rangel.

 

Itabaiana: quase R$ 10 milhões em recursos destinados à obras  Ontem, 15, o prefeito do município de Itabaiana, Adailton Sousa, esteve na Caixa Econômica Federal, em Aracaju, e assinou um Convênio para Execução de Obras oriundo de emendas de parlamentares federais. O montante será destinado para obras que irão alavancar mais ainda o nome de Itabaiana no cenário estadual.

Emendas As emendas foram destinadas pelo deputado federal Bosco Costa, pelo deputado federal Fábio Henrique, pelo deputado federal Valdevan Noventa e pela senadora Maria do Carmo. As obras que as emendas foram destinadas são: Quadra Poliesportiva Coberta – Povoado Cajaíba; Pavimentação asfáltica – Povoado São José; Centro de Convenções; Creche Padrão FNDE – Bairro Queimadas e Centro de Equoterapia.

Agradecimento O prefeito Adailton Sousa comemorou que mais recursos tenham chegado ao município e agradeceu aos parlamentares por mais esse presente para Itabaiana. “Sinto-ME muito feliz em estar prefeito em um momento histórico para nosso município. A construção dessas obras representa o trabalho da nossa gestão e a colaboração dos parlamentares federais que nos ajudam a tornar Itabaiana cada vez mais uma cidade mais forte, feliz e humana, disse.

 

Laranjeiras: Prefeitura e UNIGEL fazem nova visita ao CAIC para implantação de escola O prefeito de Laranjeiras, José de Araújo Leite Neto Neto (Juca), o vice-prefeito, Janio Dias, e a equipe diretiva da UNIGEL realizaram na quarta-feira, 15, mais uma visita técnica ao CAIC, para analisar a viabilidade de execução do projeto de construção do complexo educacional no espaço.

Projeto No gabinete do prefeito, a equipe da Secretaria de Infraestrutura e Planejamento da Prefeitura apresentou de forma detalhada o projeto para o diretor da unidade de Sergipe da Unigel, Eduardo Barreto, o diretor de relações institucionais da empresa, Roberto Fiamenghi e a diretora executiva, Júlia Tygel.

1ª etapa Nesta 1ª etapa, a UNIGEL deve executar o projeto de reforma e ampliação da creche, que funciona no CAIC. Assim como, o prefeito Juca solicitou à equipe diretiva da empresa, a construção de quatro salas de aula, para atender os alunos da Escola Alcino Manoel Prudente. O número de matrículas desta unidade de ensino vai ser ampliado em 2022. Essa segunda proposta vai ser analisada pela diretoria.

Parceria O vice-prefeito, Janio Dias, destacou a parceria. “A UNIGEL chega a Laranjeiras, gera empregos para a nossa população e ainda vai proporcionar um complexo educacional. Tenho certeza de que este é apenas o início de uma parceria de sucesso. Em junho visitamos à escola localizada em Candeias/BA e vimos que é algo de excelência. Portanto, o nosso povo vai ganhar muito com isso”, destacou Dias.

Foco na educação O prefeito Juca ficou ainda mais confiante com as boas notícias e reafirmou que esta será a maior obra de Laranjeiras, com foco em Educação. “Investir em Educação é transformar a vida de todos os laranjeirenses. Sem dúvida, essa será a maior obra com foco no desenvolvimento da Educação das nossas crianças e jovens. Este é o 1º passo e hoje ajustamos detalhes importantes de execução do projeto. Tudo foi explanado detalhadamente e visto in loco. Todos nós só temos a ganhar”, frisou Juca.

 

 

Edição 157 da Revista Somese será lançada hoje, 16, às 19h A Edição 157 da Revista Somese homenageia o médico Wagner Oliveira, presidente da Rede Primavera, o maior fomentador da saúde em Sergipe da atualidade. A nova edição tem também uma entrevista com o presidente da Unimed/SE, o médico Carlos Alberto Barreto, que fala sobre as ações em prol dos cooperados e melhorias nos serviços. A revista é mais uma publicação vitoriosa da Remacre Comunicação sob o comando de Clóvis Munaretto e o lançamento – para convidados e atendendo todos os protocolos sanitários – será  hoje, 16, às 19h, no Audi Center Aracaju.

Editorial No editorial, o presidente da Somese, Hesmoney Ramos de Santa Rosa destaca também a matéria contando de forma reduzida a vida do médico Wagner Oliveira. “Nascido em Propriá, no Interior sergipano, se tornou referência de trabalho, empreendedorismo e sucesso. Sem contar que é um ser humano apaixonado, leve e otimista em tudo o que faz. Vale muito a pena conhecer um pouco sobre a história inspiradora desse recém-septuagenário cheio de filhos e netos que mantém a mente e o espírito jovens para empreender mais e mais”, escreveu ao comentar também outras matérias de destaque na revista direcionadas aos profissionais da medicina. 

 

 

Fábio Reis: “Obras nossas e do prefeito Marcos Santana irão contribuir muito para o turismo de São Cristóvão”  Ontem, 15, foi dia do deputado federal Fábio Reis (MDB-SE) visitar obras que irão contribuir para o desenvolvimento turístico da região do povoado Pedreiras, no município de São Cristóvão, banhada pelo Rio Vaza-Barris. Ele também participou, ao lado do prefeito Marcos Santana (MDB), da assinatura da ordem de serviço para pavimentação da rodovia que liga o local à sede do município.

Investimento “São três ruas localizadas no povoado Pedreiras que estão com obras nossas sendo executadas pela Codevasf em fase de conclusão. Elas vão acabar por integrar o projeto de estruturação turística da região, que irá receber uma pavimentação de 5km na rodovia”, ressaltou Fábio. O investimento do deputado Fábio Reis para as obras de calçamento das três vias foi de R$ 601.307,00. “Elas serão muito importantes para o planejamento turístico da Prefeitura de São Cristóvão, já que o povoado Pedreiras será ponto inicial do roteiro fluvial que está sendo projetado”, destacou.

Reunião na Codevasf Na manhã de ontem, 15, o secretário municipal de Indústria e Comércio da Barra dos Coqueiros, Thiago França, participou de uma reunião com o superintendente da Codevasf, Marcos Alves Filho. Ele estava acompanhado da assessora Parlamentar do deputado federal Laércio Oliveira, Glória Sena, e do gerente Davi Santana.

Reunião na Codevasf II Na pauta, foram discutidos projetos de desenvolvimento para a Barra dos Coqueiros, que tem enorme potencial na área do turismo. Thiago França falou sobre seu trabalho à frente da pasta e ficou definido que novas reuniões serão agendadas para tratar sobre temas de interesse do município.

Movimento Polícia Unida deflagra “Operação Tolerância Zero” neste sábado (18) O Movimento Polícia Unida convoca todos os policiais civis, policiais militares e bombeiros militares para a deflagração da Operação Tolerância Zero, mobilização coletiva que acontece neste sábado (18), das 12h às 0h do domingo (19). Segundo Adriano Bandeira, presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe (Sinpol/SE), a operação será mais uma forma de mostrar a união desses profissionais na luta pelo adicional de periculosidade e que o Movimento não vai parar até que o pleito, justo e constitucional, seja atendido.

Adicional “Será mais um momento de nos unirmos em prol da luta pelo adicional de periculosidade e mostrar para o Governo que não vamos nos dar por vencidos. Buscamos uma negociação com o governador Belivaldo Chagas há mais de 500 dias, mas ele insiste em não dialogar conosco, pelo contrário, descredibiliza o Movimento Polícia Unida com ataques a esses profissionais que trabalham de forma incansável para garantir uma melhor segurança à população, e isso é algo que não mais aceitaremos. Estamos, desde o início, dispostos e abertos ao diálogo, e enquanto isso não acontece, vamos mostrar nossa força e união”, destacou Adriano Bandeira.

Solicitação A direção do Movimento solicita que os colegas militares de serviço conduzam toda e qualquer infração penal, inclusive os crimes de menor potencial ofensivo e as contravenções penais, à Central de Flagrantes, localizada no bairro Santos Dumont, em Aracaju, e às Delegacias Plantonistas, no interior. Já para os colegas civis, caberá o recebimento das ocorrências e a lavratura de procedimentos, de acordo com as recomendações da cartilha.

Central de Flagrantes Para os colegas ativos e inativos, que não estarão de serviço, o Movimento solicita que compareçam em frente à Central de Flagrantes, às 16 horas deste sábado, para somar apoio aos colegas de serviço que estarão trabalhando na Operação Tolerância Zero e às lideranças do Movimento Polícia Unida, que estarão fiscalizando e discursando em favor dos direitos desses profissionais.

Conscientização sobre Linfomas Ontem, 15 de setembro, Dia Mundial da Conscientização sobre Linfomas, a Clínica Onco Hematos alerta para os tipos de linfomas e os principais sintomas da doença. De acordo com o hematologista da Onco Hematos, Lucas de Menezes, o linfoma ocorre quando as células normais do sistema linfático sofrem mutações e passam a se multiplicar sem parar, disseminando-se pelo organismo.

Mutações genéticas “O linfoma é um câncer do sangue, assim como a leucemia. Os linfomas surgem em geral através de mutações genéticas e podem acometer vários órgãos. A forma mais característica que ele aparece é através do aumento dos linfonodos, as conhecidas ínguas, que começam a aparecer e vão aumentando de tamanho”, alertou o médico, destacando ainda que as ínguas surgem na maioria das vezes no pescoço, nas axilas ou nas virilhas.

Tipos de Linfomas Há dois tipos principais de linfomas, que são divididos em diversos subtipos: linfoma de Hodgkin e linfoma não Hodgkin (esse é mais agressivo). Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), em Sergipe, estima-se que 60 novos casos de Linfoma não Hodgkin sejam identificados em homens e 40 novos casos em mulheres. Com relação aos casos de Linfoma de Hodgkin, a estimativa é que 30 homens sejam diagnosticados com a doença no estado, e menos de 20 mulheres terão a doença.

Sintomas Além do aparecimento das ínguas, Dr. Lucas alerta para o aparecimento de outros sintomas comuns relativos à doença. “Febre de origem indeterminada pode ser um sintoma de linfoma. Perda de peso inexplicada. Suor exagerado no final da tarde ou a noite também é uma alerta”, acrescentou o hematologista, informando ainda que o diagnóstico da doença é feito através de biópsia do tecido acometido.

Tratamento Em geral, os tratamentos mais comuns são feitos por quimioterapia e, às vezes, a quimioterapia associada à radioterapia ou imunoterapia, dependendo do avanço da doença.

Atletas do Projeto “Fumaça zero, drogas jamais” convocados para o nacional de artes marciais Depois de participarEM de algumas competições online, 4 atletas do projeto “Fumaça Zero, drogas jamais” receberam a convocação para participar do nacional de artes marciais em Brasília. a competição acontecerá de 08 a 11 de outubro deste ano. Os convocados são: Thayná Oliveira Lourenço, Jhonny Willy Oliveira, José Natanael dos Santos e Luiz Cláudio Santos da Silva. A competição terá a organização da Confameb, e a Feseke, que tem como presidente o professor yoakan joceles. ]

Ajuda Segundo o professor Edson de Souza, um dos voluntários do projeto, os garotos só precisa de uma oportunidade para representar Sergipe lá fora e até o momento apenas Luiz Cláudio conseguiu as passagens através da Secretaria de Esportes. “Estamos em busca de ajuda, pois são crianças carente da nossa periferia que sonham em representar nosso estado”, disse o professore. Quem desejar ajudar é só entrar em contato com o professor Edson: 79 999745282. E que Deus abençoe a todos!

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

Neste sábado, 18/09, curso de Karatê Bunkai Kata e Kumitê em Aracaju com um dos mais renomados nome do esporte no Brasil: sensei Ronaldier Rodrigues bi campeão mundial tradicional. O curso tem como o objetivo de realizar uma troca de experiências na área técnica e também terá os recursos revertidos para ajudar no tratamento do restabelecimento da saúde do pai do atleta e professor Yoacan Jócelis. O convite feito pelo sensei Ronaldier:

 

 

 

 

 




EVENTOS ONLINE – É SÓ ENVIAR PARA DIVULGAR NESTE ESPAÇO



Feira do Livro de Itabaiana. Amanhã, 17, live “A Lei Audi Blanc e a publicação de livros em Sergipe” Nesta sexta-feira, 17, a partir das 19h, no instagram: www.instagram.com/o_escritor_na_livraria você não pode perder mais uma live da Feira do Livro de Itabaiana com a participação do professor Lucas Lamonier, da Academia Glorense de Letras e o lançamento do livro “Duas faces de mim”, da poetisa Emilly Barreto. O debate será em torno da lei Audi Blanc e a publicação de livros em Sergipe.

Sobre a Feira do Livro de Itabaiana Presencial (em avaliação): Dias 29, 30 e 31 de outubro/2021, no Shopping Peixoto, em Itabaiana. Virtual (em execução): No Instagram “O Escritor na Livraria” www.instagram.com/o_escritor_na_livraria ,terças e sextas às 19hs. De 03/09 a 29/10/2021. Para não esquecermos a Bienal. Organização: O Escritor na Livraria. Apoio: Academia Itabainense de Letras, shopping Peixoto, Infographics, Sociedade da Ordem do Livro.



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



PELO TWITTER

www.twitter.com/AntonioSamarone O vídeo do jantar dos ricos com Temer, em São Paulo, é um insulto ao sofrimento e as dificuldades do povo brasileiro.São os donatários das Capitanias Hereditárias, senhores de baraço e cutelo.  O Brasil não corre o risco de dar certo, com essa gente.

www.twitter.com/leandraleal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




www.twitter.com/depfmitidieri Fala, meu povo. Vamos de dica do dia?
“Controle seu destino ou alguém controlará” Jack Welsh.

www.twitter.com/higorfb Paciência, persistência e determinação fazem uma combinação imbatível para o sucesso.

www.twitter.com/InstMarceloDeda O vídeo mais forte que você vai ver hoje, Dia Internacional da #Democracia. Assista até o final e veja em quantos pontos a análise de Déda consegue ser precisa, cirúrgica, no alvo. Por essa causa que o seu chamado deve persistir: “Defender a Democracia é o nosso maior dever!”

 



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




Frase do Dia
“Não dê força às coisas que são prejudiciais. Não dê atenção a seus obstáculos. Eles existem; respeite-os, mas passe por eles.” Coen monja zen budista brasileira.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais