Reeleição, máquina e abuso de poder

Em qualquer pesquisa realizada a maioria esmagadora da população é favorável a reeleição por conta do pouco tempo para um governante mostrar seu trabalho em apenas quatro anos. Este jornalista é favorável a reeleição, mas discorda do atual sistema brasileiro, onde o presidente da república, governador e prefeito, podem ser candidatos à reeleição sem a necessidade de afastamento dos seus respectivos cargos.

 

A reeleição é um instrumento positivo e democrático se avaliada no sentido que os eleitores decidem pela continuidade ou não de uma gestão. Se o governante não vai bem, os eleitores tiram-lhe do poder. O problema maior é a separação no período eleitoral do candidato e da maquina pública, que se confundem entre si. O governador tem, por exemplo, toda estrutura pública montada, mas o candidato tem que deixar de lado essa estrutura e vice-versa. É algo complicado num sistema político caótico e num país onde boa parte da classe política usa de artifícios cada vez mais espúrios em busca de seus mandatos.

 

Por isso caro leitor, foi positiva ontem, 08, a reunião do governador Marcelo Déda com seu os primeiros e segundo escalões do seu governo, onde ordenou a todos a separação da máquina pública e do processo eleitoral que se aproxima. Déda deixou claro que não aceitará que qualquer secretário seja “contaminado” com o processo político e atrapalhe as ações administrativas.

 

O alerta é importante, principalmente porque o atual governo, é, diga-se assim, de “coalização”, onde uma salada partidária está no poder e alguns mais afoitos, ou que já têm DNA de governos passados (e como tem) podem se impregnar do saudosismo e tentar inserir a máquina no processo eleitoral. O sergipano conhece muito bem como é essa utilização basta lembrar-se de 2006 e mais um pouquinho para trás, em 1998, quando do advento da reeleição, onde Albano era governo e disputou o segundo mandato.

 

O blog entende como positivo o alerta do governador já que o uso da máquina publica foi muito criticado nas eleições de 2006 pelo atual grupo que hoje é governo. E tem que fazer diferente. A reeleição deve ser um instrumento de avaliação do governante de plantão, mas não pode ser um instrumento de usurpação do poder, onde qualquer governante use e abuse da máquina pública e do poder econômico para ficar mais quatro anos no poder.

 

Espera-se que o atual governo inaugure um novo estilo de fazer campanha eleitoral durante o processo de reeleição, porque em Sergipe, infelizmente, as duas eleições onde seus governantes puderam ser novamente candidatos (1998 e 2006) foram modelos de negação da democracia e de total abuso da máquina pública.

 

Núcleo administrativo

O governador também expôs para os secretários a proposta de atuação do Núcleo Administrativo que será criado na estrutura administrativa, sendo o responsável pela condução e gerenciamento nas ações de Governo durante o período eleitoral. “Este núcleo será comandado pelas secretarias de Estado da Casa Civil, Fazenda, Planejamento, Administração e Governo, com o objetivo de conduzir a atividade administrativa durante o período da campanha eleitoral”, detalhou o governador.

 

Custeio

Na reunião com toda equipe o governador mostrou a realidade financeira do governo estadual e pediu a redução de custeio em todas as pastas, por conta da queda da arrecadação nos últimos meses.

 

Disputa presidencial chega a AL I

A disputa eleitoral pela presidência da República que acontecerá em outubro  hegou pra valer nesta quinta-feira (8), à Assembleia Legislativa de Sergipe. Um intenso debate entre os deputados Francisco Gualberto (PT), Ana Lúcia (PT) e Antônio Passos (DEM) marcou a sessão com discursos favoráveis e contrários aos pré-candidatos Dilma Roussef (PT) e José Serra (PSDB). “Essa será uma eleição na qual tenho a certeza de que nosso projeto de governo terá continuidade. O povo brasileiro não irá querer de volta o neoliberalismo e o sofrimento”, disse Gualberto.

 

Disputa presidencial chega a AL II

“A companheira Dilma representa a força e a capacidade da mulher e provaremos isso com a eleição”, emendou Ana. “Nós aqui podemos falar o que quisermos, mas os 130 milhões de brasileiros é que elegerão o próximo presidente. Quem apresentar melhores propostas vencerá. E eu acredito que meu candidato, Serra, se sairá melhor”, frisou Passos. Durante cerca de 50 minutos, com Gualberto na tribuna, o debate prosseguiu de forma ordeira e democrática.

 

Lixo em São Cristovão

Não foi surpresa a decisão do juiz da Comarca de São Cristovão, Manoel Costa Neto, em determinar a indisponibilidade dos bens móveis do prefeito Alex Rocha e das empresas Torre e Loc, que fizeram serviços de limpeza e coleta urbana na cidade. Em São Cristovão essa história do lixo só está em mais um capitulo de muitos que acontecerão.

 

Lixo em mais dois municípios

Em outros dois municípios o lixo também está fedendo. O MP já ingressou com ações judiciais e nos próximos dias deve acontecer outras surpresas. O lixo em vários municípios de Sergipe precisa passar literalmente, por uma grande faxina. E essa faxina sobrará para alguns políticos.

 

Agenda no sertão

O governador Marcelo Déda passa todo o dia de hoje, 09, no sertão. Pela manhã, às 10h, lança em Nossa Senhora da Glória programas para a agricultura familiar do Alto Sertão. O ato integrará a programação organizada pelo Banco do Nordeste em parceria com o Governo Federal e com o Governo do Estado para o Dia do Agricultor no município. Já a tarde inaugura duas clinicas de saúde em Nossa Senhora Aparecida, uma no povoado Itacoatiara e outra na sede.

Missa de Oviedo Teixeira

A noite, já em Aracaju, às 18h, o governador participa da missa de Ação de Graças pelo centenário de nascimento do empresário Oviedo Teixeira, na Catedral Metropolitana.  Por falar em Oviedo, a cidade está com uma homenagem bonita feita pela família, através de vários out doors, para o “sujeito”, como era conhecido carinhosamente.

 

Marcada posse do novo desembargador

O Desembargador Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima tomará posse na próxima quarta-feira, dia 14/04, às 17hs no Auditório José Rollemberg Leite, no Palácio da Justiça. A pedido do novo desembargador Ricardo Múcio a solenidade será simples e rápida. Como de praxe, são cinco oradores, a organização do TJ pedirá que os discursos sejam rápidos.

 

Ironia com vereadores

E o blog recebeu diversos e-mails ontem de leitores ironizando a maioria dos vereadores de Aracaju, que faz parte da bancada do prefeito. Os leitores lembram que todo mês agora eles criticam o prefeito por desatenção com eles (o último caso foi o anúncio dos novos secretários na última quarta-feira), mas não fazem nada. Desde o aniversário de Aracaju, por conta de um não hasteamento de bandeira que alguns choram. Choram, mas na hora de votar é a chamada “bancada do amém”. O que leva a maioria a não abandonar o barco? O blog e os leitores sabem muito bem os motivos.

 

Reclamações de moradores do Rosa Maria, em São Cristovão

Moradores do Rosa Maria, em São Cristovão, estão revoltados com o descaso da Prefeitura no local. Segundo eles, nos loteamentos Jassanã I e Rosa Elze, estão distribuindo carnês de IPTU, quando não têm nenhum benefício no local, pelo contrário as melhorias feitas em algumas ruas foram através dos próprios moradores.

 

Urbanização não chegou

Eles lembram que na última campanha eleitoral para prefeito, o deputado Jackson Barreto esteve no local, e no palanque, numa noite chuvosa e com as ruas cheias de lama, anunciou que tinham sido liberadas verbas no valor de R$ 1 milhão, para urbanização do local. A verdade é que fizeram apenas o calçamento de uma rua sem drenagem nenhuma, deixando todos os outros na lama.

 

Socorro: Reunião discute efeitos da chuva

Uma reunião realizada ontem,8, em Nossa Senhora do Socorro, discutiu as medidas preventivas que o município deve tomar em relação às fortes chuvas que deverão cair no Estado neste final de semana. A reunião foi coordenada pelo prefeito Fábio Henrique, que pediu empenho de todos os secretários nos esforços para minimizar os efeitos das chuvas. “Esse período chuvoso requer uma atenção especial por parte de todos que fazem a administração. Nós temos vários canais e alguns locais de risco que nós estamos sempre por perto para evitar o pior”, destacou o prefeito.

 

PPS de SE no lançamento da pré-candidatura de Serra

Amanhã, 10, em Brasília, no Centro de Eventos Brasil 21, será realizado um ato de lançamento da candidatura de José Serra a presidente da República. O PPS de Sergipe será representado no evento por Nílson Lima, presidente estadual, integrante da Direção Nacional e pré-candidato a governador e Emanuel Cacho, secretário-geral da legenda e pré-candidato a senador.

 

Daniel Tourinho reaparece

E quem lembra de Daniel Tourinho? Aquele sergipano que mora fora há muito tempo e era presidente do PRN, partido que elegeu Collor em 1989? Em uma eleição Daniel foi candidato a deputado federal em Sergipe e mesmo com muito dinheiro teve um resultado desastroso. Ontem, 08, ele reapareceu como presidente nacional do Partido Trabalhista Cristão – PTC. O partido falou de ética, honestidade e tudo mais. Nada de novo….

 

Ceac Riomar faz manutenção da rede

A Secretaria de Estado da Administração avisa que o Ceac Riomar fecha nesta sexta-feira, 09, para realização de manutenção corretiva de toda a rede lógica. Os serviços vão garantir mais rapidez ao sistema de informática. Os clientes podem se dirigir ao Ceac Rodoviária, que irá funcionar normalmente, ou aos órgãos de origem. No sábado, 10, o Ceac Riomar volta a funcionar em horário normal, das 7h15 às 12h45.

 

Desenvolvimento de SE

A Secretaria do Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e do Turismo (Sedetec), e a Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (Fies) se reuniram em Brasília nos últimos dias 8 e 9 de abril, com representantes dos governos estadual e federal para discutir as políticas de desenvolvimento industrial  para o Estado de Sergipe. A iniciativa é da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), através do projeto Rede Nacional de Política Industrial (Renapi), que tem difundindo instrumentos que contribuem para fortalecer a estrutura produtiva regional. Na pauta da reunião com Sergipe estão temas como ampliação das exportações, fortalecimento das MPES, sistema agroindústria, biotecnologia, têxtil e vestuário, complexo de serviços e construção civil.

 

Dia Mundial da Saúde

O vereador Dr. Emerson (PT) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju na quarta dia 07, para lembrar o Dia Mundial da Saúde e destacar os avanços e problemáticas do Sistema Único de Sáude (SUS). De acordo com o parlamentar, o governo federal revolucionou a rede pública de saúde, com a sua universalização, porém, algumas falhas precisam ser solucionados para a obtenção de um sistema de saúde que atenda às necessidades da população, de uma forma ainda mais eficaz.

 

Reclamações e avanços

“A saúde está sempre entre as reclamações da comunidade. Não podemos deixar de registrar o avanço que tivemos com a implantação do SUS, porém é preciso que apontemos soluções para alguns problemas presentes. Exemplo disso é a falta de investimentos na realização da medicina preventiva, evitando assim que a população adoeça. Atualmente, os recursos direcionados a esta área são mínimos. Além disso, precisamos aqui em Sergipe, que seja feita a qualificação de profissionais e a regulamentação de suas carreiras, para que dessa forma, possamos aliar a grande estrutura física que temos, com hospitais regionais funcionando e clínicas sendo inauguradas, com recursos humanos de qualidade”, afirmou Dr. Emerson.

 

MPF/SE emite parecer sobre cotas na UFS

O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) mais uma vez se manifestou favoravelmente à manutenção do sistema de cotas da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Desta vez, o procurador da República Pablo Coutinho Barreto emitiu um parecer em um processo movido por candidato no vestibular de 2010 que não foi aprovado e se sentiu prejudicado pelo sistema de cotas. Na ação, o estudante pede que o sistema adotado pela UFS seja declarado inconstitucional. O procurador Pablo Barreto, porém, requer em seu parecer que o pedido do aluno seja negado pela Justiça Federal. Como já tinha se manifestado anteriormente no pedido de arquivamento de um procedimento administrativo, o procurador argumenta pela legalidade das cotas na UFS.

 

Autonomia universitária

No parecer, como no pedido de arquivamento, o procurador lembrou que a autonomia universitária ampara formalmente a escolha da UFS pela política de cotas. Além disso, a implantação do sistema foi precedido por cinco anos de discussão e amadurecimento do programa, em um processo que envolveu toda a comunidade acadêmica. O procurador Pablo Barreto argumenta ainda que o sistema não fere o princípio constitucional da igualdade, mas sim o promove em seu aspecto material. “É sabido que o princípio da igualdade ordena o tratamento igualitário daqueles que se encontram em uma situação idêntica, bem como determina o tratamento diferenciado daqueles que estão em situações distintas”, esclarece.

 

Oceano de desigualdade

“A toda prova, é possível afirmar que existe um oceano de desigualdade entre brancos e negros no Brasil e entre estudantes de escolas públicas e os de escolas particulares”, acrescenta ainda em seu parecer. Para o MPF, a existência de tais desigualdades autorizam a UFS a adotar um tratamento diferenciado para estudantes oriundos de escolas públicas, negros, pardos e índios.“Ante a realidade social que se apresenta, não adotar ação afirmativa significa aceitar a reprodução das desigualdades já existentes e alargar a distância que separa os brancos e alunos de escolas particulares dos negros e alunos de escolas públicas”, acredita. (MPF/SE).

 

Adema realiza Workshop I

A Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) estará realizando na próxima quinta-feira, dia 15 de abril, o Workshop de Licenciamento para Estações Radio Base de Telefonia Celular (ERBs). O evento, aberto ao público, terá início às 7h da manhã e será realizado no auditório da Codise.Renomados pesquisadores e técnicos ambientais estarão durante toda a manhã do dia 15 proferindo palestra sobre temas intrínsecos às estações. Após abertura do evento, a ser realizado pelo secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), que responde também pela Adema, Genival Nunes, haverá a primeira palestra a ser proferida pelo professor José Grimaldo da Silva, que abordará sobre o funcionamento, necessidades e particularidades da telefonia celular.

 

Adema realiza Workshop II

Os efeitos da emissão de ondas eletromagnéticas provenientes de ERBs no meio ambiente e na saúde humana será outro ponto a ser apresentado pelo professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Renato Sabbatini.Os aspectos jurídicos sobre as ERBs serão relatados pela especialista em direito ambiental da área, Clénis Farias Silva.  Na ocasião, o representante da Anatel, Edilson Ribeiro, irá proferir palestra sobre a Radiofrequência e fiscalização.

 

Adema realiza Workshop III

Após conclusão das exposições haverá ainda debate sobre todo o bojo apresentado pelos palestrantes, momento a ser realizado pelo técnico ambiental da Adema, Luciano Figueiredo. De acordo com Genival Nunes o workshop visa dirimir dúvidas e atender o Ministério Público Estadual, uma vez que as instalações das antenas no Estado estiveram provocando algumas dúvidas quanto a sua funcionabilidade em relação à emissão de ondas eletromagnéticas. “O workshop irá fornecer a toda a comunidade alguns esclarecimentos sobre as Estações de Radiobase e de Telefonia”, garante o secretário e presidente da Adema.

 

Jogos da Primavera

 Cerca de 200 escolas já se inscreveram para as etapas seletivas dos XXVII Jogos da Primavera/Olimpíadas Escolares, que ocorrerão no interior e na capital sergipana, nas modalidades de futsal, vôlei e handebol. As inscrições para as escolas do interior encerram-se nesta sexta-feira, 9, enquanto que para a capital, elas podem ser efetuadas até o dia 30 de abril.Nesta edição de 2010, as eliminatórias dos jogos acontecerão no período de 4 de maio a 10 de junho. As competições finais do evento esportivo, promovido pelo Governo de Sergipe e coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (SEED), ocorrerão de 11 a 23 de agosto.

 

Agroamigo: processo seletivo em SE

O Instituto Nordeste Cidadania realizará processo seletivo para a função de Assessor Coordenador   da unidade de Neópolis-SE, para atuar no Programa de Microcrédito do Banco do Nordeste, AgroAMIGO.O candidato selecionado irá trabalhar liderando a equipe de assessores da unidade na coordenação das atividades e negócios e, dentro das políticas e procedimentos operacionais e administrativos estabelecidos pelo BNB, orientar e ajudar no alcance eficiente dos resultados.

 

Requisitos para o processo

Os candidatos devem ter mais de 18 anos, desejável curso superior completo ou em andamento, nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Economia ou áreas afins, desejável habilitação “A”, experiência com gestão, domínio em informática e disponibilidade para morar no município.Serão disponibilizados remuneração fixa (R$ 607,78), situacional de função (de R$ 267,60 – nível I a R$ 881,36 – nível V) e um pacote de benefícios (plano de saúde médico/odontológico, ticket alimentação, seguro de vida, previdência privada, auxilio creche, treinamentos internos e externos). Para participar da seleção, os interessados devem enviar currículos no período de 07 a 14 de Abril/2010 para o e-mail selecao_se@inec.org.br Outras informações pelo telefone: (79) 2107-5628.

 

Consórcio liderado pela Celi executa obras em PE I

A experiência da Celi, de 42 anos, com um nível de excelência em suas atividades continua abrindo fronteiras. A empresa lidera um consórcio com a Construtora Camilo Brito e Gusmão planejamento e Obras, onde é responsável pela execução de Obras de Saneamento Integrado, com acompanhamento técnico-social na Bacia do Rio Beberibe (PE), envolvendo cinco unidades de esgotamento. A obra, localizada em Recife, compreende os bairros de Dois Unidos, Linha do Tiro, Beberibe, Porto da Madeira, Cajueiro e Fundão, sob contrato com a Secretaria Municipal de Saneamento.

 

Consórcio liderado pela Celi executa obras em PE II

“Os serviços foram iniciados em fevereiro de 2010 e estamos neste momento executando a rede de esgoto de dois logradouros para posterior pavimentação, além de dois canais de esgotamento sanitário e o canteiro central que servirá de distribuição para os demais canteiros dos habitacionais e de escritório do Consórcio. O projeto consiste ainda na construção de 848 unidades habitacionais”, comenta Paulo Antônio Melo, gerente de contrato da obra e integrante da  filial Celi-Pernambuco. A qualidade dos seus projetos e a tecnologia aplicada em cada obra reafirmam a tradição da Construtora Celi em oferecer excelência nos seus trabalhos em vários Estados do Brasil.

 

ESPAÇO CULTURAL

 

Edital para obras literárias prorrogado

Foram prorrogadas para o dia 6 de maio, as inscrições do Edital para Publicação de Obras Literárias. A iniciativa foi concretizada através do Termo de Cooperação Técnica, assinado entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), a Editora SEGRASE e o Banco do Estado de Sergipe (Banese).

 

Ação inédita no cenário cultural

Essa é mais uma ação inédita dentro do novo cenário cultural do Estado, favorecendo a autores que até então não conseguiram publicar suas obras. O Edital para Publicações de Obras Literárias é uma ação inovadora que premiará e garantirá o apoio para o lançamento e publicação de obras, além do incentivo a circulação e formação de novos leitores, propondo para Sergipe uma nova política cultural com foco na Economia da Cultura.

 

 

ESPECIAL – USO IRREGULAR DE VEÍCULOS PÚBLICOS

 

Veja caro leitor, o que a impunidade faz

Sobre uma, das várias notas, denunciando o uso irregular de veículos públicos, a leitora Gabriela Tavares enviou um e-mail bastante “educado” para este espaço. O blog vai publicar para mostrar ao leitor como o vício de usar o veículo público é normal para alguns mortais, inclusive a citada leitora, que universitária, deveria rever seus conceitos. Se bem que pelo e-mail parece que ela foi a “filhinha” que pegou carona no veículo da PM.

 

PM: farra com viaturas continua

Primeiro a nota para situar o leitor: É na quarta-feira, 31, pela manhã, precisamente às 6h50, um leitor e amigo deste jornalista flagrou mais uma farra com viaturas do governo estadual. Desta vez foi deixando uma aluna na Unit, da Farolândia: O gol de placa PM 287, com numeração 5503. O policial deixou a filhinha na Unit usando o veículo público. Que tal a SSP pagar também a Universidade? Já que a impunidade é tão grande.

 

Leitora acha normal uso de veículo público para levar filha a Unit

E-mail da leitora Gabriela Tavares: Você sabe o que significa farra? Segundo o dicionário Aurélio é uma festa licenciosa;uma caçoada;brincadeira,logo, uma pessoa que pensa,não precisa que ela seja tão inteligente para perceber facilmente que o significado não se enquadra com a comparação que foi feita dizendo que o policial deixou a “Filhinha”  na Unit, ele estava fazendo algazarras ou coisa do gênero na viatura? Penso que a polícia tem outras coisas para se preocupar, você jornalista e esse leitor e amigo seu também! Primeiro deve-se verificar se o referido policial estava matando serviço ou chegando atrasado para levar a querida filha na Universidade. Caso isso não seja constatado não interessa a vida alheia né?.Ah!será que isso só ocorre com a polícia militar? Outra coisa,seus informantes são eficientes né? Então, porque eles não vão atrás de outras matérias mais interessantes,que realmente seja motivo de impunidade! Espero que eles não hajam com impunidade  já que foi essa denominação que foi utilizada por você,espero que sejam pessoas integras,e corretas”.

 

É caro leitor, o e-mail acima é verdadeiro, não é piada

O leitor ficou boquiaberto com o e-mail acima? Certamente que sim. Você notou que a senhora Gabriela disse que se o policial não está atrasado é normal levar a filhinha para a Unit. E questiona “não interessa a vida alheia? É pelo jeito como universitária ela precisa saber que veiculo público é pago com os impostos de todos. Aliás, sobre o informante, meu leitor e amigo de longo tempo, ele, como muitos outros, ficou indignado porque enquanto vai (ou leva) alguém para Unit com seu próprio veículo, ou até de ônibus, às custas do dinheiro do suor da labuta diária, alguns poucos acham normal usar o dinheiro público desta forma. É uma pena que ela não disse o curso e a turma que freqüenta. Seria bom que seus colegas de turma dessem um prêmio para ela: o famoso troféu cara de pau!

 

DO LEITOR

 

Usina Nuclear

Do leitor José Firmo: “Resisto muito em ocupar esse precioso espaço para fazer comentários na esfera política, pois sempre precisamos e estamos aqui lhe ocupando com assuntos de interesse na nossa Comunidade, o Povoado Robalo. Mas, dois posicionamentos feitos aqui recentemente deixaram-se agoniado. Um deles foi do leitor Abrahão Crispim Filho, fazendo críticas ao Deputado Wanderlê Correia, no episódio da Usina Nuclear. Não sou eleitor do Deputado Wanderlê, mas rotular o deputado de Pôncio Pilatos ou afirmar que ele está jogando a responsabilidade para o povo é no mínimo de uma miopia sem tamanho. Se Wanderlê, único deputado a se manifestar contra a instalação da Usina Nuclear em Sergipe foi tratado como Pôncio Pilatos, o que dizer dos demais que nada falam? E se pedir para ouvir o povo sobre o que é melhor para o Estado de Sergipe é ruim, o bom é decidir de cima pra baixo ou entre quatro paredes? Os argumentos dos que defendem a vinda da Usina para Sergipe são apenas os financeiros, os dos que são contra como o Deputado Wanderlê são consistentes”.

 

Eleição para o Senado

Continua José Firmo: “O outro posicionamento estranho foi o do radialista Marcos Aurélio: fez comentários superficiais sobre a eleição para o senado, visto de um ângulo do povo itabaianense. Falou muito sobre a possibilidade de se conseguir recursos em Brasília. Falou sobre brigas entre grupos políticos locais, como se fosse uma grande novidade, principalmente no interior e principalmente em Itabaiana. Mas outros aspectos importantes Marcos Aurélio esqueceu de comentar, como a atuação no senado, votando e apresentando proposituras importantes para o Estado e para o Brasil; e como o passado dos candidatos ao senado. Acho que o passado e a honestidade dos candidatos são mais importantes do que o fato de ser ou não meu conterrâneo ou mesmo meu parente. Por esse critério aí o PCC e o Comando Vermelho estão pagando curso de direito, estão submetendo seus membros a concursos em posições importantes (delegados, promotores, etc) e a até filiando e candidatando marginais a cargos eletivos também”.    

 

 

Maratona em busca de informações sobre cemitérios municipais

Do leitor Joseilton Nery Rocha, morador do bairro Santa Lúcia: “Pela proximidade da remoção dos restos mortais da minha genitora, resolvi, hoje, buscar informações quanto aos procedimentos para a realização do referido serviço. No entanto, tive que enfrentar uma maratona até o alcance das informações desejadas. Inadmissível que, no mundo em que vivemos hoje, amparados por um infinito arsenal tecnológico avançado, especialmente na área de comunicação, a Emsurb dificulte, restrinja e impossibilite o acesso à informações relativas aos cemitérios municipais. Por exemplo, por que os telefones da Emsurb ou dos cemitérios não são encontrados na lista telefônica da operadora credenciada? Então,  por que os números dos telefones da coordenação e dos cemitérios não são disponibilizados no site da Emsurb? Por que a Emsurb, por meio da sua home page não se disponibiliza informações mais detalhadas a respeito dos serviços de cemitérios (no link “serviços prestados”, há apenas uma atribuição básica)?Diante das dificuldades encontradas, infere-se que a Emsurb não atende a alguns dos princípios organizacionais que norteiam a empresa, conforme constata-se no seu próprio sítio eletrônico quais sejam  a “profissionalização da empresa e do seu quadro funcional para alcançar o máximo de qualidade na prestação de serviços” e o “bom atendimento, a credibilidade e a satisfação do usuário com os serviços ofertados pela Emsurb”. E acrescento, poderia existir  outro: a agilidade no processo de comunicação externa.Quanto aos problemas delimitados, fica a sugestão de melhoria da comunicação da empresa, utilizando-se todo os recursos tecnológicos disponíveis, além de outros elementares (impressos: guias, folders, cartilhas), visando o atendimento das necessidades da população aracajuana e, de fato, concretamente, atingir os princípios aos quais está subordinada a Emsurb. Uma vez que o tema é cemitérios, para não dizer que não falei das flores, após um bom percurso da maratona, incrível, encontrei o número do Serviço de Atendimento ao Cidadão, no sítio da empresa, e por meio dele, com atendimento ágil, objetivo e gentil, cheguei por telefone à Coordenação de Cemitérios onde também fui muito bem tratado. Neste caso, apresento os meus agradecimentos à senhorita do SAC e ao senhor Horácio pela presteza do atendimento”.

 

Prefeito de Lagarto  x   Cabo Zé Ribeiro

Comentário de Luiz Santos: “É estarrecedor a política vergonhosa não só em Lagarto como no estado de Sergipe e porque não dizer no Brasil. Em Lagarto o prefeito falou em uma emissora que irá prender Cabo Zé Ribeiro e entrar com seis processos contra o mesmo, e pasmém senhores leitores dessa conceituada coluna, pertencem ao mesmo bloco político Bole-Bole. Para completar o prefeito frisou em alto e bom som que sairá da prefeitura sem nenhum processo junto ao TCE, o mesmo se diz protegido pelo governador e o ex-secretário de saúde do estado. Não acho nada difícil neste estado e no Brasil, pergunto: Alguém sabe um político preso do PT no Brasil pelas malfeitorias administrativas? Todos do mensalão estão aí, uns deputados e outros exercendo funções representativas em órgãos federais e até estaduais. O que deu algum tempo atrás o processo investigativo de um ex-senador do PT eleito referente a R$. 2.000.000,00? O TCE, MP, será que procuraram saber das licitações ilegais da prefeitura de Lagarto, referente ao Lixo, Via Norte, Vitória, R$. 3.000.000,00 tomados como empréstimo para que e para onde foi este dinheiro? O nepotismo absurdo e ilegal em Lagarto? Aumento em mais de 100% do IPTU? Por isso é que Cabo Zé Ribeiro repudia a administração de Lagarto. Dizem que o hospital novo de Lagarto vai ter até heliporto, aparelhos de tomografia e ressonância magnética, será? O terreno que estão para fazer a universidade – que ainda não pagaram a família – e já estão cercando com postes de cimento e dizem que o custo desta cerca é de R$. 1.000.000,00, quase o valor do terreno de 72 tarefas, imaginem quanto irão gastar nesta obra. Cabe aos órgãos da justiça e tribunal de contas investigar tal empreendimento público. A rodovia estadual Lourival Baptista que liga Taboca a Simão Dias sabem quando custa por cada 1.000 metros R$. 600.000,00 isto sem fazer pontes, somente para tirar asfalto e botar asfalto. Então, é assim a briga entre prefeito e Cabo Zé Ribeiro(este elegeu o prefeito) é vergonhosa e para completar um vereador sobrinho do Cabo Zé Ribeiro será pré-candidato a deputado do prefeito, é anarquia ou não é? Lagarto é assim até o padre é candidato, nem que seja a bispo, falando nisso um padre em plena sexta-feira santa ao invés de falar a palavra de Deus, este passou 34 minutos falando de sua clã e ex-secretário de saúde do estado. Lagarto não estou falando da Igreja Católica e sim do Clero que hoje é noticia nacional e internacional. “Jesus nos ampare e nos proteja de todo mal, amém”.

 

Participe ou indique este blog para um amigo: 

claudionunes@infonet.com.br

 

Frase do Dia

“O segredo da felicidade é liberdade e o segredo da liberdade, coragem”.  Thucydides.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais