Reféns do medo

Reféns do medo

A violência segue assustando os sergipanos. Somente de sexta-feira até hoje, ocorreram 24 homicídios em Sergipe. As páginas policiais dos jornais e os programas radiofônicos atestam que o crescimento de todas as formas de violência urbana e rural é avassalador. Enquanto o governo tem dado mostras de inércia no combate à criminalidade, Sergipe se destaca negativamente quanto aos impressionantes índices de violência. Até quando seremos obrigados a conviver com essa situação de horror e medo? O poder público precisa agir rapidamente para pôr um fim a este sinistro quadro que assola a população e envergonha a todos nós. Até porque essa incapacidade expõe a fragilidade da nossa política de segurança pública.

Exige rigor

O governador Jackson Barreto (PMDB) exigiu da Secretaria da Segurança Pública rigor nas investigações para chegar aos matadores do ex-prefeito de Itabaianinha, Joaldo Lima de Carvalho. O crime aconteceu na última sexta-feira, na fazenda da vítima, em Itabaianinha. “Joaldo era um líder político carismático, humilde, generoso e amigo”, afirmou Jackson.

Fique em dia

Os contribuintes que precisam retificar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2015 podem fazê-lo a partir desta segunda-feira. Quem não entregou a versão original do documento até a última quinta-feira (30), quando acabou o prazo, também poderá enviar as informações com atraso, mas, neste caso, pagará multa.

Banco dos réus

Está marcado para amanhã o julgamento do registro da candidatura do deputado estadual Luciano Bispo (PMDB). Ele se elegeu graças a uma liminar, mas o Tribunal Superior Eleitoral orientou o julgamento do mérito pelo Tribunal Superior Eleitoral. Bispo é acusado de ser ficha suja. Caso o registro da candidatura seja cassado, ele será substituído pela suplente Conceição Vieira (PT).

Mais cara

A partir deste mês, os tributos sobre as bebidas frias – refrigerantes, cervejas, energéticos e isotônicos – subirão 10% em média. O repasse para os preços finais, no entanto, dependerá de cada fabricante. A lei com as mudanças na incidência e na cobrança de tributos havia sido publicada em janeiro, mas precisava ser regulamentada para entrar em vigor. As bebidas frias pagarão 2,32% de PIS e 10,68% de Cofins na fabricação e na importação.

Crime ambiental

O loteamento da Alphaville, na Barra dos Coqueiros, vai lançar seus esgotos no rio Sergipe. A grave denúncia é do vereador aracajuano Agamenon Sobral (PP). Segundo ele, os canos para o lançamento dos dejetos já foram assentados pela Alphaville. Agamenon disse que o caso é do conhecimento da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), “que até agora não fez nada para impedir este grave crime ambiental”, fustigou.

Desinteresse

“O prefeito João Alves Filho (DEM) perdeu o interesse em governar Aracaju, a ponto de a administração está sendo tocada por alguns secretários e a cidade ter sido entregue às baratas”. Esta dura afirmação é do vereador Bertulino Menezes (PSB). Ele está injuriado com o estado de abandono em que se encontram os terminais de ônibus da capital. Segundo o vereador, João Alves tem se mostrado inapto para zelar pela cidade que o elegeu. Aff Maria!

Último dia

Termina hoje o prazo para que os eleitores que deixaram de votar ou não justificaram a ausência nas três últimas eleições regularizem a situação com a Justiça Eleitoral. Quem perder o prazo terá o título de eleitor cancelado. Para ficar em dia, o eleitor deve se dirigir ao cartório eleitoral portando documento com foto, título eleitoral e comprovantes de votação, de justificativa e de recolhimento ou dispensa de recolhimento de multa, se houver.

Atchim!

Começa nesta segunda-feira a Campanha de Vacinação contra a Gripe. A meta do governo é imunizar 80% do público-alvo. Devem ser vacinadas crianças menores de 5 anos, pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), presos e funcionários do sistema prisional. É importante levar aos postos de saúde o cartão de vacinação e um documento de identificação. Imunize-se!

Imoralidade

É uma grande imoralidade esta aposentadoria, como forma de punição, aprovada pelo Tribunal de Contas do Estado para o conselheiro Flávio Conceição. O servidor estadual, que ganha uma ninharia sem direito a reajuste, ficou indignado ao ver um sujeito, acusado de praticar crime contra o erário, ser “punido” com uma aposentadoria de R$ 30 mil. Uma vergonha!

Recorte de jornal

Publicado no aracajuano Jornal de Notícias em 3 de abril de 1932.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais