Refinaria foi pelo ralo

Refinaria foi pelo ralo

A refinaria de petróleo anunciada para Carmópolis parece ter ido pelo ralo do bilionário escândalo da Petrobras, no qual está envolvido Paulo Roberto Costa, preso ontem no Rio de Janeiro. Ele é presidente da REF Brasil, empresa que anunciou o investimento de R$ 120 milhões para refinar petróleo em solo sergipano. Para não ser chamuscado pela prisão do idealizador da refinaria, o governo de Sergipe se apressou em explicar que apenas assinou um protocolo de intenção, não tendo concedido qualquer incentivo à REF Brasil. Claro que não se pode culpar o governador Jackson Barreto (PMDB), pois ele apenas tentou viabilizar mais um investimento para o estado. Independente disso, é de se lamentar que, mais uma vez, a anunciada instalação de uma refinaria em solo sergipano não passou do sonho de uma noite de verão.

De olho no Senado

Os 180 delegados municipais do PT podem decidir amanhã pela pré-candidatura ao Senado do deputado federal Rogério Carvalho. Será durante o 2º Encontro Estadual do partido, que acontecerá no Iate Clube de Aracaju para tratar sobre as candidaturas próprias e alianças políticas com vistas às eleições deste ano. Ontem, o presidente nacional do PT, Ruy Falcão, aconselhou Rogério e o deputado federal Márcio Macedo a acabarem com as brigas internas.

Já ganhou

A presidente da Assembleia, deputada Angélica Guimarães (PSC), será candidata única à vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Diante da desistência do deputado Luiz Mitidieri (PMDB), é provável que a bancada governista também vote na parlamentar cristã. Em troca, a oposição ajuda a aprovar autorização para o governo estadual contrair um empréstimo de R$ 240 milhões, a serem usados na melhoria da saúde.

Fórum

Aracaju vai sediar o 3º Fórum Nordeste 2030 – visão estratégica de longo prazo – Sergipe, O Nordeste que deu Certo. Será na próxima segunda-feira, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe. Estão previstas palestras sobre “Uma agenda de desenvolvimento para o NE”, “Os desafios da infraestrutura e logística do NE”, “Petróleo e Gás – Rumo a 2030” e “As MPEs na construção do desenvolvimento do Nordeste até 2030”. Entre os palestrantes está Otaviano Canuto, economista chefe do Banco Mundial para a América Latina. Prestigie!

Braços cruzados

Os trabalhadores da área da saúde do estado cruzaram os braços nesta sexta-feira. A paralisação de 24 horas visa pressionar a Secretaria da Saúde e a Fundação Hospitalar de Saúde a cumprirem a carga horária de 12%. O Sindicato da categoria também está cobrando a incorporação de 25% sobre o salário-base, baseado no que consta o Plano de Emprego e Remuneração.

Greve

E os policiais civis de Sergipe estão em greve desde ontem, embora a paralisação ainda não tenha sido comunicada à Secretaria da Segurança Pública. Os grevistas reivindicam as reposições salariais de 2008 a 2013 e a aprovação da Lei Orgânica da Polícia Civil. Quem deve estar gostando desta greve são os marginais, que podem agir abertamente contra os cidadãos sem risco de serem presos.

Clandestino

Resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) fixa regras mais rígidas de fiscalização do transporte clandestino de passageiros. Uma das mudanças previstas pela resolução é a apreensão do veículo flagrado por 72 horas, em vez de apenas retenção. Além disso, o infrator é obrigado a pagar as despesas com a guarda e remoção do veículo.

Audiência Pública

A Comissão Nacional da Verdade realizará audiência pública em Aracaju no dia 30 de abril próximo. Serão ouvidos depoimentos de vítimas da ditadura militar para o fechamento do relatório sobre os crimes de torturas. A Comissão também receberá do Tribunal de Justiça cópias dos processos referentes a violações dos direitos humanos que tramitaram no judiciário sergipano entre 1946 e 1988. Enquanto isso, o governo de Sergipe insiste em não instalar a Comissão Estadual da Verdade. Por que será?

Bancos

Com o título acima, o Jornal da Cidade pública hoje a seguinte nota: “Existem dois órgãos de defesa do consumidor em Aracaju: um Procon estadual e outro municipal. Mas nenhum dos dois consegue resolver o problema do atendimento ruim nas agências bancárias. Na tarde de ontem, o tempo médio de espera para o atendimento ao cliente na Caixa Econômica Federal (agência Shopping Jardins) era de uma hora e meia. Um desrespeito”.

Desmentido

E o senador Antônio Carlos Valadares se apressou em desmentir um possível acordo político entre o PSB e o PSC dos irmãos Amorim. Conforme boato que circulou no estado, o PSC votaria na indicação de Belivaldo Chagas para o Tribunal de Contas em troca do apoio do PSB à candidatura de Eduardo Amorim ao governo. “Agora a moda é colocar boatos no ar. Mentira tem pernas curtas!”, postou Valadares no Twitter.

Recorte de jornal

Publicado no jornal Correio de Aracaju em 29 de outubro de 1927

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais