Refinaria sergipana

0

A Rassesa, formada por investidores britânicos, espanhóis, brasileiros e do Golfo Pérsico, está perto de um acordo com o governo de Sergipe para a construção de uma refinaria no Estado, orçada em US$ 3 bilhões. Esta informação está na edição desta quinta-feira (30) do jornal Valor Econômico. Trata-se da tão discutida refinaria Atlântico Sul, concebida para ser construída na Barra dos Coqueiros com o objetivo de trazer óleo da África, refiná-lo em solo sergipano e vender os derivados para a Europa. Pelo que a coluna soube, o problema para que a refinaria saia do papel é a falta de quem queira arriscar seu rico dinheirinho no projeto.

Viagem agrada

Os 19 empresários sergipanos que foram à Feira de Cantão, na China, retornaram satisfeitos com o que viram. “Fizemos muitos contatos, participamos de palestras importantes sobre a relação econômica entre o Brasil e a China e aproveitamos para divulgar as potencialidades do nosso Estado”, explica Aroldo Franca, presidente do Fórum Empresarial de Sergipe, entidade que organizou a Missão que durou 15 dias.

Vendas em alta

As
vendas reais nos supermercados aumentaram 5,53% em setembro comparado ao mesmo mês do ano passado. Com relação ao mês anterior houve queda de 5,63%. No acumulado do ano a elevação foi de 8,93%. Os dados são do Índice Nacional de Vendas divulgado mensalmente pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em valores nominais, o índice registrou crescimento de 12,13% com relação a setembro de 2007.  Quando comparado com o mês anterior foi registrada queda de 5,39% e o acumulado dos nove meses do ano alcançou 14,92%.

Aposta na saúde

O Hapvida Sistema de Saúde inaugura nesta quinta-feira o Hospital Gabriel Soares (HGS). Com moderna estrutura, a unidade hospitalar conta com 34 leitos, maternidade e um completo centro cirúrgico com três salas. “A ampliação do Hapvida vai gerar mais empregos na cidade, que também é muito carente de hospitais”, afirma a diretora administrativa do Hospital, Neide Xavier.

Bom pagador

O consumidor que tem crédito direto com o varejo ainda não deixou de honrar seus compromissos por causa da crise financeira internacional. Segundo os varejistas, até este momento não existe ainda uma percepção de que haja qualquer mudança do comportamento do consumidor no sentido de protelar o pagamento da dívida já tomada, ou seja, crescimento imediato de inadimplência. Isso acontece porque a renda acompanhou, de alguma maneira, a maior oferta de crédito.

Caravana Cultural

Aracaju vai receber nesta quinta-feira, a Caravana Petrobras Cultural, que tem o objetivo de apresentar o Programa Petrobras Cultural e realizar ações de capacitação de produtores culturais da região. Para participar é necessário fazer a inscrição pelo telefone 79-3246-5657 e 9958-8509. A apresentação está marcada para o Espaço Cultural Semear, na rua Vila Cristina, das 9 às 13 horas.

Quer mudar a Lei

O deputado federal Laercio Oliveira (PSDB) está pleiteando a aprovação de projeto de lei com o objetivo de alterar os critérios de contratação de deficientes físicos em atividades que exijam esforço e condicionamento. “É preciso atentar que há algumas atividades em que a contratação de trabalhadores reabilitados e de portadores de necessidades especiais habilitados se torna inviável”, explicou. Ele cita o caso da segurança privada, que exige do trabalhador resistência física.

 

Fábio com Lupi

 

O prefeito eleito de Socorro, Fábio Henrique (PDT), foi recebido ontem (29), em audiência, pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi. Segundo o pedetista sergipano, a visita objetivou estreitar o relacionamento e apresentar o crescimento do PDT em Sergipe, já que Lupi é o presidente nacional do partido. O ministro Carlos Lupi disse a Fábio que o Ministério está com as portas abertas para Socorro e que gostaria muito de ajudar o prefeito eleito.

 

Show de corais

Os componentes de 51 corais se reúnem hoje (30) em Sergipe para o 24º encontro nacional de coros. Promovido pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), o evento vai acontecer no TeatroTobias Barreto a partir das 19h30. Para garantir o acesso ao espetáculo basta doar um quilo de alimento não perecível. Prestigie!

Corra dos juros

 

O consumidor que vive de salário deve ter cautela na hora de ir às compras. O ideal, segundo analistas econômicos, é utilizar o 13º para comprar tudo à vista e fugir das compras a prazo, pois os juros já apresentaram crescimento em setembro devido à crise. A modalidade de crédito que cobra juros mais altos é o cheque especial, que chega a 173,9% ao ano – maior taxa desde julho de 2003. A taxa mensal é de 8,64%, 14,1% maior que há um ano.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais