Reforma política e democracia participativa

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

A imprensa nacional divulgou ontem, 07, pesquisa do Ibope Inteligência encomendada pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), da qual faz parte a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), revelou hoje que 85% da população brasileira são a favor de uma reforma política. O levantamento mostrou também que 84% dos entrevistados acreditam que, se aprovada, a reforma deve vigorar já para o pleito do ano que vem.

O MCCE encabeça a proposta de lei de iniciativa popular "Eleições Limpas", que propõe uma reforma política e precisa reunir 1,6 milhão de assinaturas para começar a tramitar no Congresso. Com a pesquisa será fácil para o movimento conseguir as assinaturas necessárias. Recentemente, a Lei da Ficha Limpa, foi de iniciativa popular.

Não é apenas através do voto que a sociedade pode promover mudanças políticas, econômicas ou sociais. Existem outros instrumentos autorizados pela Constituição Federal que também lhe asseguram a participação direta em assuntos de maior relevo. Um desses instrumentos é a iniciativa de lei, sendo que quase nunca se ouve falar de um projeto de lei de autoria popular.

Em momentos de efervescência social como o atual, é importante que a sociedade se mobilize para propor mecanismos legais que atendam aos seus anseios e que contribuam para a diminuição de iniquidades e outros tipos de ocorrências desalentadoras.

Iniciativa popular em SE – Seria bom, por exemplo, aqui em nosso querido Estado, que sindicatos ou associações civis se mobilizassem para conseguir abaixo-assinados propondo aos deputados o encurtamento do recesso parlamentar, fim do voto secreto, a proibição de fichas sujas ocuparem cargos em qualquer dos poderes, a divulgação obrigatória dos vencimentos brutos de todos os servidores públicos e por aí vai.

Não basta apenas se fazer representar, é necessário participar, tomando para si as rédeas do seu destino.

Brasília: Roriz e Arruda na frente em  pesquisa. É essa a mudança desejada?
Deu na coluna do sergipano Ancelmo Gois, no Globo  ontem: “Os preferidos dos eleitores de Brasília, na eleição para o governo, são os ex-governadores Joaquim Roriz, 34%, e José Arruda, 24%(pesquisa O&P). É claro que a eleição é só no ano que vem. Mas por que será que os favoritos nesta pesquisa para governar Brasília são dois políticos cujos prontuários são maiores do que seus currículos? Cartas para a Redação.” O blog pergunta: é essa a mudança desejada?

Acidentes continuam fazendo vítimas na avenida Beira Mar
Acidentes continuam fazendo vítimas em um dos trechos da avenida Beira Mar, que liga o Centro da cidade à Orla de Atalaia, na altura do Palácio de Veraneio. Os moradores pedem reforço na sinalização já que os acidentes continuam na via. Toda matéria da Infonet: https://.infonet.com.br/cidade/ler.asp?id=147695&pagina=1

É preciso uma solução rápida
Infelizmente o remédio para o motorista que gosta de dirigir muito acima da quilometragem permitida é um só: multa. No local, quando existiam radares !(nos dois sentidos) o número de acidentes reduziu. Muniz, proprietário da oficina que sempre tem prejuízos com os acidentes, entende que a solução passa por um quebra-molas antes do Palácio de Veraneio. Uma certeza: do jeito que está, não pode ficar.

Mudança jornalismo TV Sergipe
Ontem, 07, após o termino de exibição do telejornal local da TV Sergipe, o diretor Roberto Gonçalves foi chamado pelos acionistas Albano Franco e Lourdes Franco que anunciaram o afastamento para apuração das denúncias de assédio sexual. O clima é tenso e dificilmente o diretor retorna ao cargo. Interinamente assumiu a jornalista Rosa Vasconcelos.

Você acha correto o governo conservar um secretário
Do blog de Adiberto de Souza, aqui na Infonet: “Você acha correto o governo conservar um secretário no cargo por seis meses apenas para lhe garantir uma gorda aposentadoria? Pois foi o que fez o PT visando beneficiar o ex-secretário da Casa Civil, Jorge Alberto (PMDB). Pior é que esse jeitinho imoral é visto por muitos com a maior naturalidade, a ponto de ter sido tornado público pelo próprio governador Jackson Barreto (PMDB). Segundo ele, Jorge permaneceu no cargo, embora sem trabalhar, apenas para incorporar as vantagens salariais de um secretário à aposentadoria de servidor público. A lei pode até proteger atos dessa natureza, porém a sociedade não deve se calar diante de tamanha imoralidade bancada com o dinheiro público que o governo diz não dispor nem para conceder um mísero reajuste aos servidores, que verdadeiramente trabalham.”

Maior favela de Aracaju, Recanto dos Manguezais pode ter solução
Em audiência ontem, 07, em Brasília com a senadora Maria do Carmo, primeira-dama de Aracaju, o vereador Max Prejuízo disse que ficou feliz ao saber que ela está preocupada em solucionar o problema que se arrasta há 12 anos. A invasão é a maior favela hoje de Aracaju e fica localizada no conjunto Augusto Franco.

Sensibilidade
“A sensibilidade da senadora Maria do Carmo para os problemas sociais é enorme”, disse Max, acrescentando que foi uma reunião produtiva e acredita que nesta administração municipal o problema será resolvido para beneficiar cerca de 200 famílias que convivem diariamente com ratos e cobras.

Presidente da OAB/SE vai ao Cabaré nesta quinta,08
O tradicional debate do Cabaré de Quinta, hoje, 08, o presidente da OAB/SE, Carlos Augusto será o sabatinado. O Cabaré está instalado no Facebarr, na rua Joventina Alves, próxima Praça da Imprensa, no bairro São José.

Audiência Pública debate ensino jurídico
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe – realiza nesta sexta-feira, 9, às 9h, uma audiência pública para debater o ensino jurídico com professores, alunos e dirigentes de instituições de ensino do Direito.Várias audiências semelhantes, todas conduzidas pelo CNEJ, estão ocorrendo em todas as seccionais do Brasil, por conta do protocolo firmado ente OAB e MEC, no dia 22 de março deste ano, que instituiu uma comissão paritária que vai estabelecer o novo marco regulatório do ensino jurídico.

Reforma do Batistão está acelerada
Prevista para 15 meses se não ocorrer nenhum imprevisto que reduza o atual ritmo a obra de reforma do estádio Batistão poderá ser concluída em 12 meses. Ontem, 07, o governador em exercício, Jackson Barreto, visitou a obra onde estão sendo investidos R$ 15,5 milhões, sendo R$ 1,6 milhão do Governo do Estado e o restante do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte.

Andamento
Durante a visita, Jackson Barreto fez questão de entrar nas dependências do estádio e conversar com engenheiros e técnicos que trabalham na reforma. “As máquinas já estão preparando a área e a obra está bem adiantada. Quanto ao tempo, o Governo do Estado fica tranquilo no sentido de que a reforma possa ser concluída na data”, observou. Com o andamento acelerado, o novo Batistão pode ser entregue à população sergipana antes do prazo previsto, que é de 15 meses.

Mudanças
São várias as mudanças que estão sendo realizadas no Batistão. Desde a entrada principal, passando pela nivelação do vestiário, com a entrada do campo, novo gramado, novo placar, recuperação estrutural das torres dos refletores e mudanças de alguns deles que estão com problemas.

Duas etapas
O secretário Valmor Barbosa informou também que três novos degraus de arquibancada com instalação de alambrado de vidro, colocação de cadeiras em todo o estádio, novo gramado com nova drenagem e irrigação. A segunda etapa da reforma, que será realizada nos últimos meses da obra, envolve a parte luminotécnica, que consistirá na substituição de toda a iluminação do campo, além da implantação de uma iluminação criativa que será instalada em toda a parte externa da arena esportiva.

Lixo industrial espalhado no Distrito Industrial de Socorro
O Ministério Público Estadual está recebendo uma denúncia que no Distrito Industrial de Socorro, algumas empresas estão

Lixo no Distrito Industrial de Socorro

jogando o lixo industrial em terrenos baldios. A responsabilidade do descarte do lixo industrial não é da Prefeitura, mas das próprias empresas, que insistem em jogar nos terrenos baldios, para não fazer a parte delas, desrespeitando a legislação e o meio ambiente. O blog já tem um morador da área de olho, para flagrar os responsáveis.

Megaeventos esportivos não pode violar direitos humanos
O deputado Valadares Filho, que é vice-presidente da Comissão de Turismo e Desporto (CTD), presidiu a reunião da Comissão realizada hoje ontem, 07, e destacou a importância dos megaeventos esportivos para o turismo brasileiro, mas disse que a realização desses eventos não pode violar direitos humanos já consagrados.

Remoção
A Comissão de Turismo e Desporto aprovou dois requerimentos de autoria de Valadares Filho. O primeiro deles propõe a realização de audiência pública para discutir como estão sendo feitas as remoções de moradores nas regiões próximas aos estádios que sediarão os eventos esportivos.  “Nossa preocupação é que seja assegurado às famílias que estão sendo removidas para viabilizar as obras de infraestrutura para Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas em 2016 soluções de moradia adequadas e com dignidade”.

Audiência Pública
O outro requerimento também trata de realização de audiência pública. O encontro que terá a presença do ministro do Turismo, Gastão Vieira, e do presidente da Empresa Brasileira de Turismo (EMBRATUR), Flávio Dino, irá fazer uma avaliação de como foi a performance do Brasil na organização da Copa das Confederações. “Durante a realização dos jogos da Copa das Confederações, tomamos conhecimento de vários, inclusive na imprensa local e internacional, de reclamações na qualidade dos serviços prestados; em relação ao preço elevado das tarifas cobradas pelos hotéis e relação a outros problemas”.

Mais Médicos
Foi cancelada na tarde da quarta-feira a instalação da Medida Provisória 621/13, que institui o Programa Mais Médicos. O senador Eduardo Amorim (PSC) foi indicado para a presidência da MP pelo bloco parlamentar formado por PSC, PR e PTB e aguardará a próxima reunião. Por ser médico, o parlamentar avalia que poderá atender as inúmeras reivindicações da classe, que não está nada satisfeita com os direcionamentos do Governo Federal.

Itabaiana: Esforços para auxiliar banco de leite
A deputada Maria Mendonça (PSB) apresentou Indicação ao Governo do Estado para que possa envidar esforços com o escopo de adotar às providências necessárias a auxiliar o transporte da coleta específica do Banco de Leite Humano Irmã Rafaela Pepel localizado anexo a Maternidade São José em Itabaiana, bem como, possa viabilizar através de comodato alguns aparelhos responsáveis pelo processo de pasteurização, a fim de atender a grande demanda da aludida unidade de saúde.

Referência estadual
Para a deputada o Banco de Leite Humano Irmã Rafaela Pepel serve de referência estadual afinal, conta com a doação efetiva de 122 mães o que viabiliza a arrecadação mensal de 186 litros de leite, números estes, que o consolida como a unidade que possui o maior estoque de leite do estado, além de atender às crianças prematuras em risco não só da Maternidade São José, mas também das Maternidades Santa Izabel e Nossa Senhora de Lourdes.

Mortalidade
"O aleitamento materno é a estratégia mais fácil e efetiva para diminuir a mortalidade infantil. E considerando o número ínfimo de Bancos de Leite existente em nosso Estado que atualmente conta apenas com três, entendo que necessário se faz que o governo possa auxiliar o transporte da coleta desse leite, pois, os serviços prestados por esta Unidade de Saúde é de grande relevante papel social", defende a deputada.

Zé Franco reivindica água para Areia Branca
A falta de abastecimento de água vem ocasionando insatisfação popular em alguns povoados localizados no município de Areia Branca. Para ter acesso ao precioso líquido, a população tem que providenciar cisternas ou perfurar poços, que muitas vezes não oferecem uma água de qualidade. Diante desta dificuldade, o deputado estadual Zé Franco solicitou, ao Governo do Estado, a implantação de um sistema de abastecimento de água para os povoados Junco, Canjinha, Areias, Terra Preta, Serra Comprida e Alto dos Ventos. A indicação já foi protocolada na Assembleia Legislativa.

Reunião em Aracaju
Os secretários de Estado de Turismo de todo o Nordeste estarão reunidos em Aracaju hoje, 08, onde acontecerá a reunião da Fundação CTI Nordeste. Secretários e representantes dos órgãos dos nove estados nordestinos estarão participando do encontro.Em Aracaju, os secretários além de discutirem sobre os novos rumos do turismo no nordeste, vão buscar soluções para captação de recursos para divulgação e melhorias na infraestrutura na região, considerada uma das mais bonitas do Brasil.

Capitalizar
“Não é a primeira vez que Aracaju recebe a reunião da CTI Nordeste. Esperamos que a gente consiga cada vez mais união entre os Estados para que possamos capitalizar cada vez mais recursos para o Turismo do Nordeste como um todo”, espera o secretário de Turismo de Sergipe, Elber Batalha.A reunião acontecerá no auditório do Hotel Radisson Aracaju, às 14h, e contará com a presença do novo presidente da CTI Nordeste, Alberto Feitosa, secretário de turismo de Pernambuco, além de representantes e gestores dos nove estados nordestinos.

Substituição
O vereador Iran Barbosa, do PT, protocolou, na Câmara Municipal de Aracaju, o Requerimento Nº 806/2013, solicitando à Administração Municipal, através da Secretaria de Defesa Social e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito – SMTT, informações acerca da retirada da empresa VCA – Viação Cidade de Aracaju – do sistema de transporte coletivo. No mesmo requerimento, o petista também pede informações sobre o ingresso da nova empresa de transporte, a Atalaia, no referido sistema.

Atos formais
Iran quer detalhes sobre os atos formais adotados com vistas à rescisão contratual com a VCA; os atos formais adotados para abertura e divulgação do processo de escolha de novas empresas para fins de substituição da empresa retirada do sistema e os atos formais adotados para a escolha da nova empresa de transporte, esclarecendo se houve Licitação, se foi usada a modalidade de dispensa da licitação, e qual foi a justificativa utilizada para a eventual dispensa.

III Conferência Municipal de Cultura
A Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (FUNDACT) deu início na manhã desta quarta-feira, 7, a III Conferência Municipal de Cultura, realizada no Convento do Carmo – Praça São Francisco. Com o tema “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Municipal de Cultura”, o evento busca a excelência na adversidade cultural de São Cristóvão e sua comunidade.

Abertura
A Conferência Municipal teve em sua abertura apresentações dos folguedos folclóricos “Reisado de mestre Satur” e “Caceteiras de mestre Rindu” encantando convidados, turistas e a população que passava em volta. Após a apresentação, conferencistas e palestrantes seguiram para a abertura oficial da formalização do Plano Municipal de Cultura, à integração ao Sistema Nacional de Cultura.

Fomento
“Estou feliz por este momento de conscientização entre a sociedade civil e a gestão pública. Vocês formam elos fortes que compõe a corrente do crescimento turístico e cultural da nossa cidade. Sergipe precisa conhecer São Cristóvão, mas, para isto, é preciso fomentar nossa cultura. Vou dar o melhor de mim para que o município consiga chegar ao melhor patamar possível: de emprego, renda e valorização”, diz a prefeita, Rivanda Batalha.

Municípios petrolíferos capacitam seus agentes de desenvolvimento
“O curso é de grande valia, essa parceria com o Sebrae vai dar uma alavancada no desenvolvimento das micro e pequenas empresas de General Maynard. O primeiro passo é trabalhar para a implementação da Lei Geral, montar o Centro do Empreendedor e estimular que as empresas se formalizem,  pois quem está na informalidade fica impedido de participar de licitações públicas e de vender para o município”, diz Aldo Costa, agente de desenvolvimento de General Maynard.

Curso
Aldo e mais 15 técnicos estão tendo oportunidade de participar do Curso de Formação Básica do Agente de Desenvolvimento, que está sendo realizado no Hotel da Costa até sexta feira, 09 de agosto. Os participantes foram indicados pelas Prefeituras de General Maynard, Carmópolis, Siriri, Divina Pastora e Laranjeiras. A ação faz parte das atividades desenvolvidas pelo projeto Fincar o Pé, coordenado pelo Sebrae e Petrobras.

Segmento
A capacitação está sendo ministrada pela consultora do Sebrae, Mari Ofsiany. “Mostramos aos agentes a importância de se criar políticas públicas direcionadas para o segmento empresarial. Eles serão o elo entre a gestão municipal e a classe empreendedora. Com a regulamentação e implementação da Lei Geral é possível criar condições mais favoráveis para os pequenos negócios e menos burocráticas, e utilizar o poder de compras governamental para estimular a economia local. Outro ponto importante é trabalhar o MEI – Micro Empreendedor Individual, e a instalação da Central do Empreendedor”, destaca Mari Ofsiany.

Resultados
Segundo Ana Nunes, gestora pelo Sebrae do Projeto Petróleo e Gás, a proposta é estimular os agentes a serem condutores do processo de mudança nas suas localidades, trabalhando para o desenvolvimento do município, buscando melhorar o ambiente dos pequenos negócios, sempre com foco nos resultados. “Desenvolvimento local está associado a crescimento econômico, e micro e pequenas empresas são as molas propulsoras desse processo, gerando emprego e renda”, alerta Ana.

Bancários lançam nesta quinta a Campanha Salarial
Na capital sergipana, a Campanha Salarial dos Bancários 2013 será lançada  hoje, dia 08, a partir das 08h. O lançamento será no Calçadão da Rua João Pessoa em frente a Caixa Econômica/Serigy. O Sindicato dos Bancários de Sergipe prepara uma atividade lúdica para atrair à atenção da população.

Primeira rodada
Em São Paulo, segundo o presidente do SEEB, José Souza, nesta quinta o Comando Nacional dos Bancários inicia a primeira rodada de negociações com a Federação dos Banqueiros (Fenaban). “Dos temas a serem discutidos nesse primeiro momento estão às questões relativas à saúde do trabalhador e condições de trabalho, que envolvem metas, assédio moral e segurança bancária”, informa José Souza.

Eixos
A Campanha Nacional dos Bancários deste ano tem como eixos centrais reajuste de 11,93% (inflação projetada do período mais aumento real de 5%), elevação do piso salarial ao valor do salário mínimo calculado pelo Dieese (R$ 2.860,21), defesa do emprego, fim da terceirização e combate às metas abusivas e ao assédio moral.

Ação penal 470
O presidente do STF, Joaquim Barbosa, programou para a próxima quarta-feira, 14 de agosto, a retomada do julgamento do “Mensalão”. São aproximadamente 6 mil páginas a serem lidas e discutidas pelo plenário da Corte Suprema, referentes aos recursos de defesa dos 25 condenados. Os 11 ministros produziram duas mil páginas. Segundo o cronograma estabelecido pelo presidente do STF, serão realizadas três sessões semanais sobre o importante tema.

Frase
“Não podemos derrotar alguém com ninguém.” O autor dessa frase é Timothy Power, ex-diretor do Centro de Estudos Latino-Americanos de Oxford. Os observadores políticos consideram que a afirmação jogou uma ducha de água fria na festa da oposição brasileira após a queda da presidente Dilma nas pesquisas.

Encontro cancelado
O presidente americano BARACK OBAMA resolveu cancelar encontro que manteria nos próximos dias com VLADIMIR PUTIN. A atitude foi adotada em represália ao gesto do líder russo no tocante à concessão de asilo por um ano a Edward Snowden.

Thiago Loeser é campeão Pan-Americano
Uma das estrelas do esporte sergipano é patrocinado pela Nassal há 3 anos consecutivos. Thiago Loeser, de apenas 13 anos, mostrou mais uma vez porque merece este incentivo. O atleta participou do tradicional VIII Campeonato Pan-Americano Skif 2013, que aconteceu de 30 de julho a 4 de agosto na cidade do Panamá, e garantiu o lugar mais alto do pódio, conquistando medalha de ouro no Kumitê.  O menino de ouro da Nassal subiu ao pódio em todos os campeonatos que participou este ano, além de ter sido selecionado nesta última competição para compor a seleção brasileira no Pan-Americano. O desempenho e conquistas de Thiago nos campeonatos em que compete, é fruto do empenho do jovem atleta, que não mede esforços quando se trata de alcançar a vitória.

Norcon entrega Inovatto Atalaia
Com 55 anos de atuação completados no último dia 31, a Norcon brinda seu aniversário com a entrega do Inovatto Atalaia, através da Assembleia Geral de Instalação do Condomínio. O evento será realizado na próxima terça-feira (13), e irá contar com cerca de 200 convidados, que irão desfrutar do buffet de David Brito e som de Gabriel Goes. O Inovatto fica situado em uma das áreas mais bonitas da cidade, ao lado de outros projetos entregues com assinatura da Norcon, como o Mansão Gileno Lima e o condomínio de belas casas, Sunville. O empreendimento conta com diversas opções de planta, comprovando mais uma vez o grande diferencial dos projetos realizados pela construtora, com acabamento de 1ª linha e sofisticação em cada detalhe. A fachada é 100% revestida e o condomínio tem área de lazer completa, onde a sala de jogos, salão de festas, espaço mulher, fitness, espaço zen e baby care serão entregues equipadas. Os privilegiados moradores do Inovatto Atalaia terão ainda vista para o mar.

Agenda
Os idosos estão cada vez mais fazendo parte de nosso dia a dia e este é um fenômeno mundial. Em 2000, as pesquisas apontavam que 9 por cento das pessoas eram consideradas de terceira idade no Brasil. Atualmente, esse percentual cresceu para 13 por cento, o que corresponde a 21 milhões de brasileiros. Lidar com a terceira idade e com os problemas que as pessoas dessa faixa etária enfrentam é um enorme problema. Funcionários do CENAM, Procuradores do Estado e Funcionários do Fisco Estadual iniciam movimento de paralisação. A luta é por melhores salários. Ex-advogado de planos de saúde assume presidência da ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar. Índice de 9,04 por cento aprovado pela instituição supera o resultado da inflação anualizada e prejudica, outra vez, os participantes dos planos de saúde. CPI da saúde volta a ser cogitada na Assembléia Legislativa. Mas na Câmara Municipal a CPI da DESO parece esquecida. Voto secreto poderá ser extinto, no parlamento estadual. A iniciativa é do deputado Francisco Gualberto, do Partido dos Trabalhadores.

Curtas
NO RIO DE JANEIRO, ATIVISTAS PROTESTAM CONTRA A GLOBO E ENTRAM EM CONFRONTO COM A POLÍCIA MILITAR. /// SENADO LIBERA MÉDICOS MILITARES PARA ATENDER PELO SUS. /// PROCURADOR-GERAL PEDE CASSAÇÃO DE ROSEANA SARNEY E SEU VICE. /// LUCRO DA VALE CAI 84 POR CENTO E FECHA SEGUNDO TRIMESTRE EM 832 MILHÕES DE REAIS. /// INTERNADO EM SÃO PAULO, SARNEY TEM DENGUE E PNEUMONIA. /// É INACEITÁVEL O TSE COMPARTILHAR DADOS DO ELEITOR, AFIRMA A MINISTRA CARMEN LÚCIA, PRESIDENTE DA CORTE ELEITORAL. /// ÍNDICE DE INFLAÇÃO DE JULHO É O MENOR EM TRÊS ANOS: 0,03 POR CENTO. /// 10 DEPUTADOS DO PRB, PARTIDO LIGADO À IGREJA UNIVERSAL ASSINAM PEDIDO DE CPI PARA INVESTIGAR SONEGAÇÃO FISCAL DA REDE GLOBO. ///  HENRIQUE ALVES, PRESIDENTE DA CÂMARA, RECUA E ORÇAMENTO IMPOSITIVO NÃO É VOTADO. /// PSDB TEME QUE PROPINODUTO PREJUDIQUE CANDIDATURA DE AÉCIO NEVES.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Decisão pendente
Nas mãos do governador Jackson Barreto está a decisão sobre posição assumida pela Polícia Militar de Sergipe, através de seu comandante do interior, de não mais garantir a segurança dos torcedores nos jogos de futebol. Quem conhece o passado de JB sabe que em toda sua carreira política o governador em exercício sempre demonstrou um compromisso irrevogável com o social. Desta forma, há uma expectativa incontroversa sobre a decisão a ser tomada pelo governo estadual no que diz respeito a essa polêmica desnecessária. Desconhecer o futebol como fator de integração nacional é um absurdo. A modalidade esportiva mais popular do país é o futebol, que eruditos tentaram chamar de LUDOPÉDIO ou BALÍPODO, sem conseguir êxito, pela simples razão de que o povo é quem faz a língua. É facílimo enumerar as razões pelas quais o futebol é uma atividade exercida por entidades privadas (clubes, federações, confederações), mas que se reveste de legítimo caráter público. Basta citar os recursos que são movimentados, gerando empregos no “país da bola”. Nos dias de jogos, faturam um dinheirinho com o futebol: os vendedores ambulantes, aqueles que comercializam alimentos e bebidas, as empresas de transporte coletivo, os taxistas. Esses são os beneficiados externos. Mas há também os que trabalham diretamente ligados ao futebol. O pessoal da mídia, os árbitros, os gandulas, os bilheteiros, os porteiros. Isso sem falar, também, dos jogadores, dos profissionais que integram as comissões técnicas dos clubes. É imensa a relação dos que têm algum ganho econômico/financeiro com o futebol. Pois é, gente amiga. Um político da estirpe de Jackson Barreto, cuja atuação para ajudar o Brasil a retomar o caminho da democracia é conhecida de todos os sergipanos, jamais convalidará uma decisão açodada, tomada sem uma análise fria dos fatos. Como dizia nosso mestre e velho companheiro Raymundo Luiz, FALANDO FRANCAMENTE, esta é a NOSSA OPINIÃO. É esperar para ver. Os torcedores podem aguardar uma decisão que venha ao encontro de seus interesses. Que, nesse caso, são apenas os de ter garantida a segurança indispensável para que possam torcer, tranquilamente, por seus clubes favoritos. Segurança que, por sinal, é um DEVER do ESTADO previsto em nossa Constituição.

Vanguarda do atraso
Simplesmente inadmissível a colocação feita por alguns setores prevendo que o Sergipe não será bem recebido na cidade de Itabaiana. Antes de mais nada, esclarecemos que respeitamos a opinião dos que assim se manifestam quanto ao Estádio Presidente Médici sediar os demais jogos do campeão sergipano de 2013 pela Série D. Para início de conversa, vale salientar que a praça de esportes da cidade serrana, a segunda melhor do nosso Estado, é propriedade do governo estadual. Ela serve, precipuamente, ao tricolor da serra. Mas se trata de um estádio que pertence aos desportistas sergipanos de um modo geral, não importando por quais clubes eles torcem. O bom senso aponta para uma manifestação minoritária em termos de hostilidade ao Club Sportivo Sergipe que, a propósito, detém uma considerável quantidade de aficcionados na região do agreste sergipano, formada por vários municípios que têm em Itabaiana sua “capital”. Torcemos para que o “fairplay” seja assumido por essa minoria que, de forma equivocada, assumiu uma posição inteiramente inconcebível em pleno novo milênio. Tomara que tudo não passe de uma tempestade em copo d’água. Para o bem do futebol sergipano, que já enfrenta tantos problemas. Um pouco mais de UNIÃO poderá ajudar o futebol de nossa terra.

Viagem a Juazeiro
Torcedores rubros organizam caravanas para comparecer, no próximo domingo, à cidade de Juazeiro (BA), separada apenas por uma ponte sobre o Rio São Francisco, da pernambucana Petrolina. Claro que o objetivo principal é assistir à partida que o Sergipe, líder isolado de seu grupo, disputará contra o Juazeirense local. Mas a oportunidade é excelente para conhecer, também, Petrolina, cidade que alcançou um nível mais intenso de desenvolvimento, graças ao polo produtor de frutas tropicais que ali se instalou. Aliás, o cultivo de árvores frutíferas também se estendeu a espécies que não são próprias da terra, como a uva, principalmente. Trata-se, portanto, de uma viagem desportiva, mas também cultural e turística. O desafio que a torcida rubra tem pela frente é enorme. Consiste em colocar mais torcedores no estádio do que a equipe da casa. Se isso ocorrer, será mais um feito do clube Mais Querido de nosso Estado. Juazeiro possui 201.499 habitantes, enquanto que Petrolina, mais desenvolvida, tem 305.352. Vários ônibus estão sendo fretados levando torcedores para garantir aquele apoio indispensável ao time comandado por Givanildo Sales.

As novas arenas
Numa comparação entre as novas arenas e os estádios antigos no Brasil, constata-se que as arenas atingem, em número de torcedores por partida, uma média de 28 mil pagantes, enquanto que em termos financeiros, a média de renda por partida é de 1 milhão e meio de reais, nos antigos estádios. Esses números eram 10 mil pagantes e 248 mil reais. Quando a comparação é feita com os jogos realizados nos campeonatos estrangeiros,  o Brasil fica em quarto lugar, depois da Alemanha, Inglaterra e Espanha. Essa média refere-se à temporada 2012/2013.

Decisão do futsal 
O Lagarto conquistou o segundo turno do campeonato sergipano. Moita Bonita, campeão da primeira fase, enfrentará o quadro lagartense na decisão do título estadual de 2013. A FSFS vai anunciar as datas de realização das partidas finais do certame sergipano.

Memória do esporte
08 DE AGOSTO – 1931 – Circula, no Rio de Janeiro, a primeira edição do JORNAL DOS SPORTS. 1993 – O torneio Rio/São Paulo volta a ser disputado depois de 27 anos. A última edição havia sido em 1966. Na decisão do torneio, no Pacaembu, o Palmeiras conquista o título, depois de empatar por 0 X 0 com o Corinthians. No primeiro jogo da final, o Palmeiras venceu por 2 X 0, também no Pacaembu.

Brasileirão
Rodada cheia de empates disputada ontem apresentou os seguintes resultados:Cruzeiro 2 X 1 Criciúma – Vitória 1 X 1 Fluminense – Flamengo 1 X 1 Portuguesa – Santos 1 X 1 Corinthians – Atlético MG 2 X 2 Botafogo – Atlético PR 1 X 0 Bahia – Goiás 2 X 1 Náutico.

Classificação
G-4 – 1. Cruzeiro – 24; 2. Botafogo – 24; 3. Coritiba – 20; 4. Vitória – 19. ZR – (Zona de Rebaixamento) – 17. Criciúma – 11; 18. São Paulo – 9; 19. Portuguesa – 9; 20. Náutico – 7 p.g.

Série B
G-4 –  Palmeiras – 31 – Chapecoense – 29 – Sport – 24 – Paraná – 23. ZR – (Zona de Rebaixamento) – São Caetano – 13 – América de Natal – 13 – Paysandu – 12 – ABC de Natal – 7.

Série D – Grupo 4
1.Sergipe – 13 – 2. Vitória da Conquista – 10 – Botafogo PB – 8 – Juazeirense – 5 e CSA – 3.

Jogo rápido
A CBF confirmou o amistoso Brasil X Austrália, a ser disputado no dia 7 de setembro, em Brasília, no Mané Garrincha. /// Anunciados horários e datas das partidas válidas pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil. /// Serena Williams supera Schiavone e passa às oitavas de final em Toronto, Canadá. /// Expectativa aumenta a cada dia em torno do jogo Juazeirense X Sergipe, no próximo domingo, em Juazeiro da Bahia.

PELO TWITTER

www.twiiter.com/esmeraldoleal  Os reacionários de plantão, partiram para cima do MST. Morrem de medo que a juventude veja o MST como referência de luta.

www.twiiter.com/ByAndreBarros  TV Sergipe: "O gato escorregou do telhado…"

www.twiiter.com/armandobatalhaj  É no silêncio cauteloso que a prudência se refugia. As decisões, uma vez declaradas, não são valorizadas como deveriam e permitem críticas.

www.twiiter.com/ffariajr  "O importante é ganhar. Tudo e sempre. Essa história que o importante é competir não passa de demagogia". (Ayrton Senna) Bom-dia!

www.twiiter.com/laysmillena  Ninguém merece. Com tanto problema, ainda ficam nessa discussão: Aruanda ou Aruana. "Apois"! (Do blog: coisa de quem não tem o que fazer. Ficará p/ sempre Aruana, como Rod. Sarney, av. Rio de Janeiro…)

www.twiiter.com/betocego Quando tudo e todos conspiram contra você, aquele que lhe estende a mão lhe dar a certeza que você estar diante de um grande homem.

www.twiiter.com/clovis_silveira  Só dá pra entender o valor do silêncio, no dia que resolver calar para não magoar ninguém!

DO LEITOR

Mobilidade – Só não vê, quem não quer
Do leitor Luiz Brandi (http://brandi@uniaomardisa.com.br ): “Na Rua São Cristovão, quase esquina com Santo Amaro,diariamente um ambulante estaciona um carrinho de mão cheio de mercadorias na via do lado direito, atrapalhando o trânsito.Concordo com a leitora Cristiana Correia, pois um outro dia, a Rua Celso Oliva estava sendo asfaltada, e o maior engarrafamento próximo ao Restaurante Dulala, e logo à frente 03 agentes de transito conversando, então sugeri que fizessem uma intervenção na via uns 30 metros atrás, olharam para mim e falaram que iam pedir autorização junto à Central.”

O que é oferecer dignidade no transporte público e algumas leviandades
Do leitor Joseilton Nery Rocha (http://joseiltonnery@yahoo.com.br): “Quero me referir ao artigo “Com João é assim: palavra dada é palavra cumprida!” de autoria de Júnior Torres e Leonardo Alves, dirigentes da juventude demista em Aracaju, publicada pelo colunista Cláudio Nunes, portal Infonet, nesta quarta, 07.

É estarrecedor ler um “artigo” assinado por um acadêmico de Direito e um advogado, na condição de dirigentes partidários, eivado de leviandades. O futuro advogado atuará profissionalmente utilizando essa prática? E O advogado se porta assim hoje? E enquanto dirigentes partidários? Tadinhos dos filiados jovens demistas, se esse for o modo de ação, por lá! Prefiro acreditar que os referidos autores foram coagidos pela emoção a assinarem tal “artigo” para massagear o ego do “Doutor” João. Ou imagino serem integrantes de uma classe média que não usa o transporte público para se dirigir ao trabalho, à escola, ao lazer e às demais atividades. Por isso, não conhecem que, para chegar ao Marcos Freire, partindo do Terminal do DIA, pode-se pegar o 040, por exemplo, lotadinho da Silva, sujo, atrasado, percurso moroso, motoristas e cobradores insatisfeitos com bastante razão. Seria recomendável, antes de escrever leviandades, ouvir a senhora Georlize Teles, secretária da Defesa Social, que admitiu, num programa radiofônico matinal, que realmente o transporte público se encontra pior do que encontrou ao iniciar a gestão na Prefeitura do “Doutor” João.

Destaco, especialmente, no manifesto dos jovens demistas a seguinte expressão: “Não só pelas suas cores – azul, amarela e branca – mas, principalmente, pela sua qualidade, os ônibus da Atalaia Transporte destacam-se pelas ruas da cidade. São veículos novos e seminovos, todos em excelente estado de conservação. Maiores e mais aconchegantes do que os convencionais, oferecem dignidade aos usuários do serviço.“. Aqui se faz exatamente o retrato do quanto leviana a manifestação.

Vamos às considerações. Posso até minimizar, numa parte, dizendo que há uma exceção, pois realmente as cores chamativas, "cheguei", dos ônibus da Atalaia/Itamaracá se destacam diante dos veículos das demais monopolizadoras e do cenário precaríssimo do transporte público da nossa barbosópolis. Afirmar que os veículos se destacam pela "qualidade", por serem "novos e seminovos", beira ao ridículo, para não afirmar tratar-se de uma mentira, pois, pelo menos, de segunda à quarta-feira desta semana, peguei exatamente um desses "novos" ou "seminovos" no trajeto do Terminal do DIA/Terminal Leonel Brizola, para chegar à UFS, e percebi que se tratam na verdade de ônibus "recauchutados", equipamentos velhos que foi dado um banho de tinta azul, neste caso. Relatar que são “mais aconchegantes do que os convencionais”, sinceramente não percebi a diferença, exceto o tamanho do veículo tipo articulado, "sanfonado". Os mesmos bancos, as mesmas poltronas. Os mesmos espaços internos. Em relação ao “excelente estado de conservação” propalado pelos demistas, quero saber a que se refere, pois são as mesmas velhas carroças que estamos habituados a usar, sem nenhum diferencial na higienização ou limpeza e, quanto à parte mecânica, não tenho como analisar, mas já se tomou conhecimento que houve veículos encostados nos primeiros dias, por problemas de manutenção ou falhas mecânicas ou eletroeletrônicas.”

ARTIGO

O Anacronismo do voto secreto dentro de uma democracia

No Brasil vive-se sob o manto de uma Democracia representativa. O povo, conforme preceitua o artigo 1.º, parágrafo único, da Constituição Federal, é o titular do Poder, podendo exercê-lo indiretamente, por meio dos seus representantes eleitos, ou diretamente, em determinadas circunstâncias.
Quando o Poder é exercido indiretamente, os representantes eleitos funcionam como verdadeiros mandatários do titular, o povo, a quem devem prestar contas de todos os seus atos. Neste mister, a transparência é fundamental.

Em consonância com o princípio administrativo da publicidade, todos os atos do poder Executivo, sejam estes nas esferas federal, estaduais ou municipais, até mesmo as justificativas de vetos em matérias legislativas, somente adquirem validade após serem devidamente publicados nos seus respectivos Diários Oficiais.
Buscando oferecer maior transparência aos seus julgados, o Supremo Tribunal Federal estabeleceu o voto aberto em todas as suas deliberações, inclusive com retransmissão por canais televisão. Seguindo o exemplo da Suprema Corte, todos os tribunais do país passaram, como regra, a deliberarem abertamente sobre as matérias de sua competência.

Destoa dos exemplos acima, a insistência de algumas Casas Legislativas, dentre estas a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe – Alese, em conservarem a anacrônica figura do voto secreto em suas deliberações. O voto secreto no Parlamento foi instituído para conservar a independência dos seus membros, em regimes de matiz ditatorial. Ocorre que, como já ficou registrado, no Brasil, vive-se sob o manto de uma Democracia.

O Legislador, na condição de representante do povo, deve prestar-lhe conta acerca do seu mandato. Votações abertas nos Parlamentos fortalecem a Democracia, à medida que oferecem à população maior controle sobre a conduta dos seus mandatários.

Afinada com as centenas de milhares de brasileiros e brasileiras que foram às ruas clamar por mais transparência dos agentes políticos, a Juventude do Democratas em Aracaju posiciona-se terminantemente contrária à manutenção do voto secreto nas Casas Legislativas. Entende que o voto aberto fortalece a Democracia e que, portanto, deve ser adotado em sua plenitude.

Juventude do Democratas em Aracaju – “Avançando com novas ideias”

Blog no twitter:   www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frases do Dia

 “..moldando a forma à hipócrita imparcialidade, exigida pelos críticos de curta vista!… Não; prefiro dizer o que penso, com a paixão que o assunto me inspira; paixão nem sempre é cegueira, nem impede o rigor da lógica”

“ Indivíduo e sociedade, egoísmo e simpatia, organização e revolução […] combinam-se na realização da vida social ”

“…todo legítimo pensamento, antes de ser pensado, foi sentido – desejo, em projeção para a vontade.”

Manoel Bomfim médico, psicólogo, pedagogo, sociólogo, historiador e intelectual sergipano. Nasceu em Aracaju em 8 de Agosto de 1868 e morreu em 1932. N
um ensaio de Darcy Ribeiro o classificando como o pensador "mais original da América Latina".

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais