Respeitem candidatura de Reinaldo Moura

0

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Semanalmente o ex-deputado e conselheiro aposentado do TCE, Reinaldo Moura tem que desmentir pela imprensa que não abriu mão da candidatura a deputado estadual pelo PSC.

E os boatos não partem apenas dos adversários políticos, mas até mesmo de aliados que publicamente não revelam, mas sabem da força eleitoral de um cidadão que foi deputado estadual por seis mandatos, além de vereador por Aracaju e de quebra duas vezes presidente da Assembleia Legislativa.

Porém, o maior legado de Reinaldo Moura na política é, sem duvida nenhuma, o filho, André Moura. Reinaldo não foi apenas o maior incentivador do filho entrar na política como também o responsável pelo mandato atual de deputado federal. E André reconhece o incentivo do pai, tanto é que vem fazendo parcerias com o pai para que ele possa retornar a Assembleia. Aliás, nesta eleição não é só a dupla Moura (pai e filho) que disputa, tem também as duplas Mitidieri (Luis e Fábio), Barreto (Adelson e Junior) e Fortes (Daniela e Daniel). São exemplos de famílias que levaram a união para a política partidária.

O blog pede respeito a Reinaldo Moura por vários motivos. Primeiro que quem tem que derrotar ou eleger Reinaldo é o eleitor nas urnas e não os boatos. Segundo porque como parlamentar ele sempre teve um comportamento onde a palavra dada era mantida, mesmo contrariando algumas lideranças da época. Aliás, o titular deste espaço teve a sua primeira oportunidade de trabalho (após formado) na gestão de Reinaldo como presidente da ALESE, em 1993, através de convite do então diretor do departamento de Comunicação, o jornalista Euler Ferreira.

Reinaldo assumiu o TCE em fevereiro de 2001. Ou seja, são 13 anos sem disputar um mandato eleitoral. De lá para cá o eleitorado mudou, muitas aliados deixaram de ser lideranças, mas ele teve a coragem de disputar o mandato.

A coragem que sobra a Reinaldo falta aos que se escondem ao jogar boatos na mídia. Não honram as calças que vestem, ou as saias…

Vox Populi realizou pesquisa encomendada pela TV Atalaia
O Instituto Vox Populi, concluiu o trabalho de campo no último sábado 26, de uma pesquisa de opinião pública registrada no TSE. Pelo registro foram entrevistados 800 eleitores, mas não citou em quais municípios. Além da espontânea para governador, senador e presidente da República, os entrevistados responderam sobre simpatia e rejeição com partidos; desempenho dos governos federal e estadual;renda total da família; acesso a Internet, religião, entre outros. A pesquisa deve ser divulgada ainda esta semana. Detalhe: um dos sócios licenciado da TV Atalaia, Augusto Neto é candidato a vice-governador.

Fogo Amigo peemedebista entristece Jackson Barreto
O governador Jackson Barreto já está sabendo que um fogo amigo peemedebista vem plantando na imprensa que o PSB vai perder a Secretaria de Esporte e Lazer.

Jogar Jackson contra o PSB agora, é suicídio eleitoral
Jackson está magoado porque a essa altura da campanha o PSB já comprovou que está preocupado com o grupo, quando abriu mão da pasta do turismo. A estratégia de alguns aliados de tentar abrir uma ferida entre Jackson e o PSB é um erro, e por isso o governador está entristecido porque vem partindo de um peemedebista.

Privilégios a Robson Viana: deputados podem cruzar os braços
Por outro lado, alguns deputados estaduais, inclusive do PMDB, dizem que estão sentido alguns privilégios para o vereador por Aracaju, Robson Viana. Já reclamaram e se Jackson não tomar cuidado vai perder apoios importantes. Aliados estão sem entender o apoio demasiado a Robson Viana.

Dos jornais, dos alternativos e a morte anunciada
Os jornais diários vivem uma luta diária para não fecharem. Em muitas cidades do mundo e do Brasil, tradicionais jornais já fecharam ou migraram totalmente para a Internet. Os alternativos vivem dificuldades maior. Os novos leitores só acessam a Internet e nada mais. Até as redes de televisão raramente são vistas pelos jovens.Tem gente que vive saudosista. Não tem coragem de enfrentar a realidade dura e de adapta-se a ela.

Carreata em São Cristóvão
Mesmo com as chuvas que caíram no dia de ontem, 27, foi realizada uma carreata da Coligação “Agora é o povo”, que tem o governador Jackson Barreto (PMDB), candidato à reeleição, o vice Belivaldo Chagas (PSB) no município de São Cristovão.A procissão de veículos reuniu centenas de militantes e populares com bandeiras em punho e adesivos no peito.

Partida
O local de partida foi no bairro Rosa Elze, seguindo pela avenida João Bebe Água, reformada pelo Governo do Estado, passando pelos conjuntos Rosa Maria e Eduardo Gomes, onde famílias inteiras se amontoavam nas portas das casas, nas janelas, querendo um olhar ou um simples aceno do governador e de sua chapa majoritária

Amorim lançará comitê dia 01 de Agosto
O candidato a governador Eduardo Amorim (PSC) lançará o comitê da coligação “Agora Sim” com uma nova proposta e formato, no dia 1º de agosto, às 17h. A primeira novidade começa com a nomenclatura: Central 20 será o nome do espaço, diferente da denominação costumeira, “comitê central”.

Stand
Será inaugurado um grande stand com recepção e salas amplas, lounge e espaços arborizados ao ar livre para atendimento ao povo. A localização é outro ponto diferencial: a avenida escolhida foi a Ministro Geraldo Barreto Sobral, em frente ao Shopping Jardins, onde há um considerável fluxo de pessoas em trânsito.

Novo conceito
Segundo Zeca da Silva, coordenador de campanha de Eduardo, a Central 20 será a inovação em termos de receber todos os envolvidos em espaços   amplos, otimização na distribuição dos materiais de comunicação e interatividade entre as pessoas. “Teremos um espaço que parecerá um stand ou camarote aberto ao público. A expectativa é que as pessoas abracem esse novo conceito como forma de transmitir uma ideia de renovação, de fazer com zelo e acolhimento de maneira moderna”, explica Zeca.

Bufa
O anúncio da adesão de Jorge Alberto parece não ter surtido o efeito desejado, há quem recomende anunciar novamente. A reafirmação do apoio de Marcos Franco, filho de Antônio Carlos Franco foi uma desautorização a Jorge. Na verdade o eleitor parece não valorizar muito essas mudanças inexplicáveis.No interior em época de festejos juninos, quando o traque não estourava a meninada gritava: “Bufou!!”

Disfarçando
Candidatos inelegíveis por conta de condenação junto aos Tribunais de Contas encontraram um termo para tentar iludir o eleitorado. Eles dizem que apenas respondem a problemas administrativos. No bojo dos alegados problemas administrativos estão atos comprovado de improbidade administrativa, desvio de verba, pagamento de obra não executada e muito mais.

Jornalistas fazem várias perguntas sobre suicídio do contador de Amorim, Max Alves dos Santos
Nos jornais diários de ontem, 27, dois jornalistas fizeram questionamentos sobre o suicídio na última sexta-feira, do contador Max Alves dos Santos, que pulou de uma ponte sobre o rio Vaza- Barris no município de São Domingos.

Muito estranho “distúrbios mentais”
O jornalista Gilvan Manoel, do Jornal do Dia, escreveu que “é muito estranho que os assessores da família Amorim tentem atribuir “distúrbios mentais”… Max é o contador da família há mais de 20 anos e acompanhava Edivan Amorim desde a época da Transportadora Sergipana e dos famosos empréstimos do Banestado”.

Acharam a caixa-preta de Amorim?
Já o jornalista Luiz Eduardo Costa, também no JD, escreveu o texto “Acharam a caixa-preta de Amorim?”. Alguns trechos:”…O episódio não pode ser minimizado, tratado apenas como gesto de desespero… O Sr. Edivan Amorim  não é um cidadão qualquer, o suicídio do seu contador tal a dimensão e as características especiais com as quais lidava, há 20 anos, principalmente fazer sumir pelo ralo enorme valores tributáveis, é algo que deve interessar a todos os sergipanos…”

Assessoria do gabinete em Brasília, emitiu uma “estranhíssima nota, uma espécie de ato falho”
E ainda Luiz Eduardo Costa:”… A assessoria do gabinete em Brasília, do próprio senador, emitiu uma estranhíssima nota, uma espécie de ato falho, na qual afirmava que o contato não fazia parte da campanha eleitoral do candidato ao governo, e foi mais adiante, atrevendo-se a dar um diagnóstico psíquico do contador… O que teria o gabinete do nobre senador Eduardo Amorim com negócios privados do seu irmão, e, mais ainda, o que explicar sobre problemas psíquicos de um contador que para ele trabalhava?…”

Foi dada a largada
A cidade de Moita Bonita foi palco da abertura do campeonato estadual de futsal, ontem, domingo, a equipe do Real Moitense enfrentou o Internacional da cidade de Ribeirópoois e venceu pelo placar de 3X2, a partida foi transmitida ao vivo pela TV Atalaia, afiliada da Record.

São Cristovão
A reunião ocorrida em São Cristóvão, na qual o candidato Eduardo Amorim reuniu as lideranças que o apoiam, teve como tema central o estado de calamidade do município e o descaso da atual administração. Mas nos bastidores há que afirme que Eduardo quer mesmo é o apoio de Armando Batalha, embora prefira que esse apoio não seja explicitado pra não haver repúdio de grande parcela da população.

Zé Franco confirma apoio ao Padre Inaldo
Foi inaugurado o comitê central do candidato a deputado estadual Padre Inaldo (PCdoB). O ato aconteceu no conjunto João Alves, em Nossa Senhora do Socorro, e reuniu políticos, lideranças e munícipes. O deputado estadual Zé Franco (PDT) confirmou seu apoio ao padre. Quem também prestigiou o ato foi o ex-prefeito de Aracaju e candidato a deputado federal, Edvaldo Nogueira.

Parceria
Zé Franco enalteceu o trabalho realizado pelo padre Inaldo em Socorro e explicou as razões que o levou a apoiá-lo. "Eu tinha um candidato, que era o vice-prefeito Job Carvalho. Como ele decidiu não disputar a eleição, devido a um problema de saúde, então nós conversamos com o padre e fechamos a parceria", disse Zé Franco.

Análise
Um equilibrado analista político, avalia que o anunciado apoio de Zé Franco à candidatura de Adelson Barreto, não acrescenta nada para Barreto, e ainda pode acarretar em prejuízo.Segundo ele, Adelson já possui uma boa densidade eleitoral no município, e embora não acrescente muita coisa, Franco vai querer cobrar reciprocidade de apoio em projetos futuros.

Análise II
Há também o fato de que os eleitores de Adelson sempre o enxergaram como adversário de Zé. Isso pode soar como falso para os eleitores que interpretarem que aquelas disputas eram de mentirinha, ou seja, imprime em Adelson um conceito que ele não tem.

Agenda
28 de julho, segunda-feira. Dia mundial de combate à hepatite. Dia do agricultor.
Os brasileiros conseguiram gastar, no exterior, 3 bilhões e 600 milhões de dólares, no período compreendido entre primeiro de junho e 26 de julho. Já os estrangeiros fizeram gastos de 797 milhões de dólares em junho e até o dia 23 de julho proporcionaram uma receita ao Brasil da ordem de 609 milhões de dólares. Somados os dois meses, verifica-se uma alta de 42 por cento em relação ao mesmo período de 2013. Com a injeção de 45 bilhões de reais na economia, o Banco Central descarta queda de juros. O Estado do Paraná supera Minas Gerais e Rio Grande do Sul no ranking da competitividade. A CBF processa cinco empresas por uso de marca da seleção brasileira de futebol. O Banco Central facilita a concessão de financiamentos. PMDB quer mais cargos na direção da Caixa Econômica Federal. Das 12 vice-presidências da CEF, 4 estão nas mãos de indicados pelos peemedebistas. Continua o impasse entre a Argentina e seus principais credores. Grupo critica estudo de impacto do pré-sal.

Curtas
13 CIVIS MORREM EM COMBATES NO LESTE DA UCRÂNIA. /// O “NEW YORK TIMES” DEFENDE A LEGALIZAÇÃO DA MACONHA NOS ESTADOS UNIDOS. /// NORDESTE, AO CONTRÁRIO DAS OUTRAS REGIÕES, REGISTRA CRESCIMENTO DE QUATRO POR CENTO. /// TEMER CANCELA PRESENÇA EM EVENTO DO BANCO SANTANDER. /// SATÉLITE DOS EUA APONTA ATAQUE RUSSO CONTRA A UCRÂNIA. /// “PAREM, POR FAVOR!” – PEDE O PAPA EM NOME DA PAZ. /// NETANYAHU ACUSA HAMAS DE VIOLAR CESSAR-FOGO.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Confiança decepciona na estreia
O Confiança realizou, ontem, no Estádio Presidente Médici, em Itabaiana, sua primeira exibição no campeonato brasileiro da série D. A torcida proletária, mesmo debaixo de muita chuva, compareceu em grande número para incentivar sua equipe predileta que, entretanto, não obteve um bom resultado. O jogo terminou com empate de 1 X 1. No primeiro tempo, a equipe comandada por Betinho teve uma boa atuação e acabou vencendo por 1 X 0, com gol de penalty assinalado por Bibi, aos 30 minutos.  O Confiança poderia, inclusive, ter vencido a primeira etapa com um placar mais expressivo, vez que foram várias as oportunidades perdidas. O técnico Elenilson, do Porto de Caruaru, modificou completamente o estilo de jogo de sua equipe, formada por jovens atletas. Passando a exercer uma marcação mais severa, o quadro proletário passou a encontrar dificuldades. O tempo ia passando, e os jogadores do Confiança não conseguiam repetir a exibição do primeiro tempo. Aos 17 minutos, Edinho empatou para o Porto. Mesmo com as modificações efetuadas pelo treinador Betinho, nada dava certo. Kivel, bastante isolado, nada produzia, pois a bola dificilmente chegava nele. Lamentavelmente, então, o Confiança jogou fora a oportunidade de faturar seus primeiros 3 pontos, isto é, não soube fazer o famoso “dever de casa”. No final da partida, houve confusão envolvendo Elenilson e um membro da Comissão Técnica do Confiança. Ambos foram expulsos pelo árbitro. E para completar, também houve briga entre torcedores de facções do próprio Confiança. Os dois próximos adversários dos proletários serão o Vitória da Conquista e o Globo, do Rio Grande do Norte. A verdade é que é absolutamente inadmissível uma equipe experiente como a do Confiança não conseguir vencer o Porto, que atualmente conta apenas com jogadores muito jovens. De outra parte, vale registrar que Elenilson venceu a batalha no aspecto técnico, pois soube mudar sua equipe, que voltou jogando de forma diferente na segunda etapa. O Dragão também voltou diferente. Mas a mudança foi para pior.

Campeonato Brasileiro – Série D – Classificação
1. Porto de Caruaru – 4 – 2. Globo (RN) – 3 – Com 1 ponto ganho: Confiança, Vitória da Conquista e Betim.

Clubes reúnem-se com a presidente Dilma
O governo federal prometeu, em reunião realizada na última sexta-feira, 25, acelerar a aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte. A princípio, o processo dar-se-á através do Congresso Nacional. Entretanto, não está descartada a edição de uma Medida Provisória sobre o assunto, caso o texto demore nas duas Casas do Congresso (Câmara e Senado).

Parcelamento de dívidas
O parcelamento das dívidas fiscais dos clubes foi o ponto de pauta principal da reunião da última sexta-feira. Os clubes pediram que seja concedido um refinanciamento das dívidas fiscais por um prazo de até 25 anos. Um dos aspectos que estão sendo objeto de estudos é qual será a taxa de remuneração a ser aplicada. O governo e os clubes pensam que o projeto possa ser finalizado em 15 dias. E que ele possa ser votado no Congresso no início de setembro. Para os clubes que não cumprirem a lei, haverá punição, que poderá constar, inclusive, de perda de pontos ou até mesmo sejam (os clubes) rebaixados nas competições que estiverem disputando.

Período eleitoral
Há uma maior possibilidade de que a Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte não seja aprovada no prazo previsto, em função do período de campanha eleitoral, durante o qual os nobres deputados e senadores deverão entrar em “recesso informal”, tendo sido confirmado que só haverá quatro sessões deliberativas até as eleições. Se isso ocorrer, está garantido, pelo governo, que deverá ser editada uma MP – Medida Provisória.

Débito
Os 12 maiores devedores têm uma dívida fiscal de 1 bilhão e 700 milhões de reais.

PELO TWITTER

www.twitter.com/zehdeabreu  Gente, nunca imaginei que "somos inúteis" fosse autobiográfico! Hoje define uma geração de idiotas.

www.twitter.com/olivaluiz  Bom dia: faltam 158 dias para o ano acabar. Qual a importância disso? Nenhuma, nem para a reserva do lugar do reveillon.

www.twitter.com/zedutra13  E o Botafogo continua na sua heróica e mesopotâmica missão de levantador de defuntos.

www.twitter.com/clovis_silveira  Em eleições, existem adesões e ade$ões: Em uma, a liderança adere por opção, a outra por interesse. Uma leva votos, a outra engana o povo!

www.twitter.com/gilbertotv  Dizer que não sabe ou que não entendeu não é vergonha pra ninguém. Pior é não perguntar e continuar sem entender.

www.twitter.com/requiaopmdb  Banqueiro não gosta de Dilma. Vc gosta de banqueiro ?

ARTIGO

A Polícia Militar está doente      Por Edgard Menezes*

Quando ingressei na PM em 1991, nos diziam que éramos superiores ao tempo, nós não seríamos atingidos pelo frio, calor, chuva, vento, poeira, etc…

E durante anos acreditamos nessa mentira que nos era ensinado pelos nossos superiores hierárquicos, quase sempre dito por aqueles que nunca iam para a linha de frente do combate ao crime.

Vários suicídios de policiais aconteceram no posto de serviço, inúmeros policiais se entregaram ao alcoolismo, e tratamento que a PM dava era a exclusão a bem da disciplina.

Nem a PM e nem o governo do Estado nunca se preocuparam com o que ocorria em relação aos policiais que chegavam ao extremo de tirar a própria vida, pois era mais fácil expulsar do que tratar a doença do álcool ou das drogas, enquanto o cidadão civil era tratado em clínicas como São Marcelo, Adauto Botelho e outras, porém com ônus para o Estado, os policiais militares eram expulsos, acho que o Estado considerava mais barato, do que trata-los.

Nos dias de hoje, nada ou quase nada mudou, a não ser a nossa consciência de que não somos superiores ao tempo, mas por parte do Estado e da Própria instituição Polícia Militar, continuamos sem a atenção devida aos homens e mulheres, que tanto sofrem com pressões psicológicas, exaustão física e exposição à degradação ambiental.

Por iniciativa de alguns abnegados foi criado o NAPS ( Núcleo de Assistência Psicossocial ) porém como não havia uma lei constituindo o NAPS, da forma que surgiu, também desapareceu, depois de relevantes serviços prestados aos policiais e bombeiros militares de Sergipe, em síntese, continua o desapego do Estado e da própria PM, pela saúde física e mental, dos policiais.

Em oito dias tivemos um suicídio, uma tentativa de suicídio, uma morte por infarto, sem contar com as mortes que já ocorreram ao longo desses sete meses do ano de 2014, temos hoje em situação de afastamento por motivo de saúde, nas mais diversas causas, mais de duzentos policiais militares, o detalhe é que o tratamento é buscado individualmente, sem nenhum amparo do Estado ou da PM.

Acho que o Estado e a PM tem que repensar o NAPS, ou seja lá o nome que queiram dar ao novo órgão, o que importa é o resultado, mas tem que ser através de projeto de lei, ou nunca teremos segurança no tratamento.

*cidadão brasileiro

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun 

Frase do Dia
"O homem sempre chega mais tarde às verdades mais simples." Ludwig Feuerbach, filósofo alemão, nasceu em 28 de Julho de 1804 e morreu em 1872.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários