Revolta dos católicos contra Belivaldo: hóstia seja pré-embalada

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.


Os católicos de Sergipe estão revoltados com o governador Belivaldo Chagas e o silêncio do Arcebispo de Aracaju Dom João Costa. Tudo por causa do Plano de Retomada Econômica. No Plano, o governador determina que nas Missas “os elementos partilhados deverão estar pré-embalados”.

Segundo o Instituto Jackson Figueiredo, formado por católicos, tal atitude é uma profanação ao Sacramento da Eucaristia, pois determina que a hóstia seja pré-embalada.

Enquanto o governador planeja, o Arcebispo permanece em silêncio. A revolta nas redes sociais está grande.

O Texto publicado na página do Instituto Jackson de Figueiredo na página do Facebook:
https://www.facebook.com/institutojacksondefigueiredo/

GOVERNO DE SERGIPE PLANEJA IMPOR PROFANAÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

O governo de Sergipe apresentou ontem (15) o “Plano de Retomada da Economia”, que

Reprodução do print da página do Instituto Jackson de Figueiredo no Facebook.

segundo o decreto nº 40.615 está sob responsabilidade do “Comitê Gestor de Retomada Econômica”. Para além da humilhação ao rebaixar a Santa Igreja ao nível de todas as seitas e tratá-la como mera atividade econômica, a sanha naturalista do governo chega a pretender impor que “nos cultos e missas em que ocorra a celebração da ceia ou comunhão, os elementos partilhados deverão estar pré-embalados para uso individual”, à moda lançada pelo governo de Santa Catarina.

Diante de tamanha abominação, suplicamos à Arquidiocese de Aracaju para que se manifeste categoricamente em defesa dos direitos da Igreja e da dignidade do Sacratíssimo Corpo de Cristo, evocando a exclusiva competência da Sagrada Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos para tratar dessa matéria, cujo prefeito, o Cardeal Robert Sarah, já deixou bastante claro o que pensar de tal proposta: “É absolutamente impossível, Deus merece respeito, você não pode colocá-lo em um saco. Não sei quem pensou esse absurdo, mas, embora a privação da Eucaristia seja certamente um sofrimento, você não pode negociar sobre como se é feita a entrega. Comungamos de maneira digna, digna de Deus que vem até nós. A Eucaristia deve ser tratada com fé, não podemos tratá-la como um objeto trivial, não estamos no supermercado. É totalmente louco.” 

É inadmissível que os cristãos e as autoridades eclesiásticas permaneçam calados diante de tantos ultrajes à Fé Católica e de governos que, ao não se submeterem a Deus e sua Igreja, acabam por agir como servos do demônio. Lembramos que compete ao bispo “[vigiar] para que não se introduzam abusos na disciplina eclesiástica, particularmente no concernente […] à celebração dos sacramentos […]” (CDC, c. 392, § 2), sendo a dignidade com que se deve administrar e receber a Sagrada Eucaristia garantida por lei universal da Igreja, estabelecida pela mencionada Congregação, que inclusive por ocasião da pandemia de H1N1 esclareceu que “este Dicastério observa que sua Instrução Redemptionis Sacramentum claramente determina que “todo fiel tem sempre direito a escolher se deseja receber a sagrada Comunhão na língua” (n. 92), nem é lícito negar a Sagrada Comunhão a qualquer dos fiéis de Cristo que não estão impedidos pelo direito de receber a Sagrada Eucaristia (cf. n. 91)” . Assim, a pretensão do governo de Sergipe de impor a profanação ao Ssmo. Sacramento é absolutamente intolerável e, havendo persistência na questão, devemos lembrar que “importa obedecer antes a Deus do que aos homens” (At 5,29).

Conclamamos também todos os católicos a se manifestarem contra essa barbaridade e a rezarem para que o governador Belivaldo Chagas se converta e governe antes para auxiliar a Igreja a cumprir sua missão de salvação, e para que os bispos e sacerdotes sejam enérgicos defensores da Fé e da moral católica.

 

Convite de Missa O padre Jadilson, Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Bugio, em Aracaju, está convidando a todos para acompanhar a Missa em ação de graças pela sua recuperação da COVID-19. Apenas para recordar, o padre Jadilson é o que negou (ou teria sido obrigado a negar?), por duas vezes, que tivesse contraído a COVID-19 e foi flagrado numa reportagem da CNBB saindo do hospital Gabriel Soares com uma plaquinha na mão dizendo que venceu a COVID-19. Também, o site da Arquidiocese de Aracaju fez questão de reforçar que o mesmo não teve a COVID-19. Agora, depois da revelação, é o momento de agradecer.


Defender ditadura, fechamento do Congresso e do STF é contra a democracia E em Sergipe alguns empresários, inclusive ligados a entidades empresariais, estão mostrando que não são afeitos à própria democracia que garantem a eles hoje suas manifestações legitimas: estão, pelas redes sociais, compartilhando textos e imagens defendendo a ditadura, o fechamento do Congresso e do STF. O Bolsonarismo está nitidamente enraizado em várias entidades em Sergipe…Tudo com o viés eleitoral…

Será o começo do fim? Sobre a taxa de rateio da Deso nos condomínios De um leitor:
“Essa semana, finalmente teve um magistrado, que deu início, a primeira injustiça praticada pela DESO, quando teve a infeliz ideia colocada em prática, contra os seus milhares de clientes (consumidores), residentes nos diversos condomínios e que já tem os seus hidrômetros instalados individualmente, chamada de” RATEIO”. Tudo isso, porque propositalmente, nunca obrigou para que os condomínios tivessem os seus próprios medidores. Justamente para realizar a cobrança do “excesso” estabelecido pela própria, levando a responsabilidade para esses moradores que já são responsáveis polos seus consumos. Resta que para que as coisas sejam restabelecidas, será preciso tomar uma definitiva posição contra essa tal TAXA DE ESGOTO, cobrada aos seus clientes, no percentual de 80%, do consumo, para o resto da vida, tornando-se uma PENSÃO, independente do estágio da prestação do serviço. Ou seja, para a DESO, não importa se naquela comunidade, esse serviço esteja sendo implantado, já concluído. Tudo é cobrado o mesmo percentual. Um verdadeiro absurdo. Será que esse martírio nunca será resolvido?”

Justiça arquiva denúncia contra Almeida Lima Deu no FaxAju: O ex-senador Almeida Lima, pré-candidato a prefeito de Aracaju, informou na manhã desta terça-feira (16) que a justiça arquivou a denúncia que pesava contra ele, de que teria feito uma inauguração do centro de nefrologia e que teria sido considerada, como fake news, quando era o secretário de saúde. O caso acabou sendo denunciado pelo Ministério Público e que, agora foi arquivado.

Retratação A informação foi passadas pelo próprio Almeida, que aproveitou para dizer que irá buscar, na justiça, a retratação de todos os órgãos de imprensa, além do governador Belivaldo Chagas. Aqueles órgãos que fizeram a acusação terão que se retratar e, se não fizer “vamos acionar a justiça”, disse.

Programa Em entrevista ao programa Jornal da Vida, na rádio Jornal, Almeida disse que “a justiça confirmou que não houve crime e portando arquivou. Agora, como fica a minha reputação? De modo que terão que se retratar e, aqueles que não fizerem isso, iremos buscar indenização por danos morais”.

Campo do Brito: pré-candidato lamenta abandono do complexo esportivo José Roque O pré-candidato a prefeito de Campo do Brito, Zominho (PL), ouvindo os anseios da população e como cidadão que é do município, se mostra indignado com o total abandono da gestão do prefeito Marcell Souza pelo Complexo Esportivo José Roque.

Abandono Localizado às margens da rodovia João Paulo Segundo, no loteamento alvorada, o complexo foi inaugurado no ano de 2004. O que chama a atenção da população, é que somente agora na gestão atual, o espaço que poderia servir de incentivo para os jovens, foi totalmente abandonado.

Promessa de restauração “Uma das promessas de campanha do gestor era restaurar o complexo, mas infelizmente o que vemos é o seu desprezo por algo tão essencial para os nossos jovens”, lamenta Zominho. O espaço era dotado de piscina semiolímpica, campo de futebol, quadra esportiva para vôlei e futevôlei, área administrativa, cozinha e contava com segurança.

Novos talentos Com o total abandono, vândalos passaram a tomar conta do local, deteriorando e, inclusive, furtando portões, vidros e portas. Para o pré-candidato, a população perde um grande patrimônio público que poderia estar tirando jovens das ruas e descobrindo novos talentos.

Estância: prefeitura atualiza as medidas de readequação para o setor produtivo A cidade de Estância tem tomado uma série de medidas para conter o avanço da disseminação do Novo Coronavírus (Covid-19) no município. A mais recente, busca estabelecer medidas de readequação das atividades comercias, indústrias e na prestação de serviços. Por meio do Decreto N° 7.431 de 15 de maio de 2020, o município atualiza as medidas restritivas de isolamento para enfrentamento da crise de saúde pública, e o funcionamento dos setores produtivos com regras gerais e específicas para cada setor.

Diálogo e planejamento Embora alguns membros da oposição queiram aproveitar um momento delicado em todo país, por conta da pandemia, para, infelizmente, tentar tirar proveito político, em Estância a Prefeitura vem realizando ações, como por exemplo, o mais recente decreto, através do diálogo e planejamento com os setores envolvidos. Para adoção das novas medidas, foram considerados dados como número de leitos de UTI no município, percentual de pacientes curados, em tratamento, número de casos positivos e nível de crescimento semanal, incidência e letalidade por 100 mil habitantes.

Medidas Entre as principais medidas estão o controle de acesso de clientes ao estabelecimento respeitando o limite máximo de clientes por metro quadrado, uso obrigatório da máscara; higienização das mãos dos clientes no momento da entrada nos estabelecimentos, distribuir e exigir o uso de EPI’s dos funcionários, higienização diária do interior do estabelecimento e semanalmente das calçadas e fachadas, e manter o distanciamento interno.

Exemplo O Decreto também estabelece que supermercados não poderão funcionar aos domingos, exceto os localizados no bairro Cidade Nova, em virtude da feira livre. Outra medida é o estabelecimento de horário prioritário para atendimento de idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais, e para os grupos de risco ao novo Coronavírus, das 7 às 9 horas.

Feiras livres Ainda consta no decreto a limitação do funcionamento das feiras livres no Centro e bairro Cidade Nova. Na região central deixa de existir feira às quartas e domingos, já que em decretos anteriores a feira já havia sido suspensa às terças e quintas-feiras. Assim, a feira no Centro ocorre às segundas, sextas e sábados das 5 às 15 horas. Já no bairro Valter Cardozo (Cidade Nova) a feira ocorre aos domingos das 5 às 15 horas. O decreto ainda traz a permissão para o retorno gradual das atividades e serviços , com os dias e os horários, como vem ocorrendo em todo o país. Para cada seguimento há uma regra específica para o funcionamento, bem como as devidas sanções em caso de descumprimento, detalhadas conforme especificidade de cada seguimento.

São Cristóvão cuida A Prefeitura de São Cristóvão vem garantindo a alimentação de milhares de sancristovenses através da entrega de cestas básicas às famílias que estão em situação de vulnerabilidade no município. Assim, nas últimas semanas, a gestão já entregou 8.668 cestas básicas, além de 3.278 kits de alimentação escolar aos pais de alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino. A ação faz parte da política de assistência social do município, que visa manter as condições básicas de alimentação da população. A estimativa é que a prefeitura entregue 30 mil cestas básicas, durante os meses da pandemia causada pelo coronavírus. Ao todo serão aportados R$ 1,6 milhão nessas ações.

 São Cristóvão cuida II Em menos de três meses do início da 22ª Campanha contra a Influenza já foram 21.926 sancristovenses. Destes, 16.452 são de grupos prioritários. Em São Cristóvão, a vacinação é realizada em todas as Unidades de Saúde, seguindo o cronograma específico de cada uma. A imunização ocorre até o dia 30 de junho. A meta para ser alcançada em cada público prioritário é de 90%. Até o dia 15 de junho, apenas os grupos dos trabalhadores da saúde (109,21%) e dos idosos (140,18%) ultrapassaram a porcentagem. No público de gestantes foram vacinadas 50,60%, enquanto que, entre as puérperas, a adesão foi de 82,93% e a taxa de imunização entre os adultos de 55 a 59 anos foi de 57,05%. As crianças foram dividias em três faxias etárias: de 6 meses a menores de 2 anos (83,31%), de 2 anos a 4 anos (48,67%), de 5 anos a menores de 6 anos (89,05%). As pessoas que ainda não foram imunizadas podem procurar a Unidade de Saúde levando o cartão de vacinação, cartão do SUS ou CPF e um documento que comprove a comorbidade ou profissão.


CRFSE: testagem e monitoramento da Covid-19 com 50 farmacêuticos O Conselho Regional de Farmácia de Sergipe em parceria com a Universidade Federal de Sergipe vai realizar uma pesquisa de testagem e monitoramento da Covid-19 com 50 farmacêuticos no próximo dia 20 de junho das 8h às 11h no modelo Drive Thru, no estacionamento do Conselho, localizado na travessa João Mangueira S/N, bairro 13 de julho. A seleção dos farmacêuticos voluntários acontecerá por sorteio na quinta-feira (18/06) através de uma live no perfil @crfse às 14:30. Às inscrições encerram às 23h59 desta quarta-feira, 17 de junho. Todas as informações estão disponíveis em www.crfse.org.br

Riachuelo: vereadores discutem parecer técnico da DESO e ratificam falta de compromisso da companhia com o loteamento Tasso Garcez Durante teleconferência realizada pelos vereadores da Câmara Municipal de Riachuelo ontem,16, os parlamentares mais um vez voltaram a discutir a falta de compromisso por parte da DESO, com os moradores do loteamento Tasso Garcez, que há meses vem sofrendo com a falta de água, e continuam recebendo faturas com valores altíssimos, chegando a R$400,00.

Conversa repetida Após requerimento apresentado pela vereadora Helena Maria, a Companhia de Saneamento de Sergipe enviou para a casa legislativa um parecer técnico que, para os vereadores, não passa de uma conversa repetida. O parlamentar Marcondes Hipólito ressaltou que fará um ofício a ser enviado ao Ministério Público, relatando o descaso e pedindo que sejam tomadas as devidas providências. “O que a Deso vem fazendo não tem cabimento”, disse.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

OPINIÃO

A natureza e suas respostas Por Edson Ulisses de Melo*

Nesses tempos da pandemia, medito sobre a origem de vírus que, periodicamente, afligem a humanidade. Após refletir, indago: não seria o homem responsável pelo surgimento dessas pandemias por agredir o meio ambiente, em suas mais diversas formas? Pela morte indiscriminada de insetos e ou animais úteis ao próprio homem – como as abelhas, responsáveis pela polinização das plantas e produção de alimentos, aves e outros seres que habitam as florestas – por meio de utilização de agrotóxicos e caça predatória daqueles que preservam o equilíbrio ecológico no planeta? Não seria pelo despovoamento dos mares e oceanos, atingidos por toda espécie de lixo, além da pesca indiscriminada? Não seria talvez pela má utilização dos resíduos gerados por nós humanos, os desmatamentos sem controle, em nome do lucro, a qualquer custo, com o agronegócio? Ou será pela falta de esgotamento sanitário na ausência de políticas públicas dos governos em infraestrutura básica?

Não se poderia esperar que a natureza não tivesse respostas aos ataques insanos que sofre pela mão impiedosa do homem. Ela é paciente, pode tardar, mas não deixa sem respostas as agressões sofridas. Daí ela nos retorna tudo aquilo que, contra ela, foi assacado com formas inusitadas de agressores, obrigando os poderosos a reconhecerem as suas fragilidades, os vaidosos a se humilharem, ajoelhando-se derrotados diante do invisível desconhecido. Os distantes se aproximarem, as famílias se reencontrarem, os indiferentes a notarem o outro, diminuírem as distâncias e aumentarem o desejo do abraço, do cumprimento, fazendo brotar nos corações maior solidariedade. O mundo da ciência, assustado pelo desconhecido, é chamado a encontrar respostas, a empenhar-se em pesquisas buscando encontrar instrumentos eficazes para o seu combate por meios diversos como as vacinas, medicamentos e tantos outros.

Enquanto as respostas científicas não surgem, muitos sofrem ou até vão a óbito por consequências de soluções falsas, malengembradas ou improvisadas. Tentam esconder ou fazem questão de não lembrar que estão diante das consequências por atos que praticaram no passado. Aí caem na realidade e, antes de olharem pelo retrovisor, passam a perguntar a si mesmos pelas causas das pandemias.

Há os que, sem noção, acusam de forma leviana países de terem sido geradores, em laboratório, do agressor que o mundo enfrenta, o tal vírus. E que essas nações seriam motivadas por um propósito odioso para, com isso, desmantelar as economias concorrentes, prejudicar países e alcançar a hegemonia mundial. Hipótese pouco verossímil, creio.

Desatentos ao que foi produzido pelo próprio homem tido por civilizado, relutam em admitir que é o próprio homem responsável por sua desgraça, comportando-se sem olhar para frente, ou em cegueira conveniente, rifando o presente e as gerações futuras.

Para finalizar esta reflexão, vale o adágio popular de que “quem planta vento colhe tempestade”.

*Desembargador do TJ/SE, ex-Presidente da OAB e da Comissão Nacional de Direitos Humanos do CF/OAB, ex-Ouvidor Geral do TJ/Se, ex-Procurador Geral do Estado e – ex-Vice-Presidente do TRE/Se.



LIVES SERGIPE – É SÓ ENVIAR PARA DIVULGAR NESTE ESPAÇO             

                               
Live sobre Telemedicina Com o tema “Pilares da Telemedicina: Segurança, Qualidade e Eficiência – Teoria e Prática”, a Clínica Onco Hematos realizará a próxima live nesta quarta-feira, 17, a partir das 18h. O ortopedista da Onco Hematos, Dr. Ronald Barreto, e o presidente da Sociedade de Gastroenterologia de Sergipe e gastroenterologista da Onco Hematos, Dr. Fernando Every, irão debater sobre o assunto, com o objetivo que a população conheça mais sobre a Telemedicina. A live será transmitida pelo instagram @oncohematosse. Acompanhe!

 

 

 

 

 

 



PELO E-MAIL E FACEBOOK

NOTA PÚBLICA

A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vem a público esclarecer que não promoveu nenhuma solenidade festiva para realizar a entrega da Unidade Básica de Saúde (UBS), localizada no Loteamento Novo Horizonte.
Exatamente para evitar aglomeração, em função da pandemia do Coronavirus, a gestão não distribuiu convite e, ao contrário de notícias falsas publicadas em redes sociais, não convocou nenhum servidor em cargo comissionado, para comparecer ao ato.
Acontece que, lideranças comunitárias, vereadores e pessoas da própria comunidade, compareceram para prestigiar o ato de entrega por livre e espontânea vontade.
Em função deste fato, a Guarda Municipal, que estava no local atuou orientando os presentes para manter o distanciamento social. Lamentamos que algumas pessoas presentes não seguiram a orientação, mas não podíamos agir com truculência, expulsando as pessoas, vez que essa nunca foi a forma de agir desta gestão.
Todas as providências foram tomadas, mas, o interesse em conhecer uma grande obra, que vai beneficiar toda comunidade, levou essas pessoas ao ato de entrega. Assim, reafirmamos nosso compromisso de continuar adotando medidas de proteção e acolhimento à nossa população, como fizemos com a entrega da UPA do Jardim e mais recentemente do hospital de campanha.

Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro

                                                                                                                                                             
Do blog: prefeito padre Inaldo não atendeu recomendação do MPE  Na última segunda-feira, 15, foi amplamente divulgado na imprensa que o MPE, através da Curadoria do Patrimônio Público de Nossa Senhora do Socorro, recomendou que o prefeito de Socorro, padre Inaldo, se absterse de publicar ações da prefeitura em suas redes sociais. Uma das matérias aqui. Porém, ontem, 16, o padre Inaldo mostrou que não está nem aí para o MPE: postou o print ao lado da inauguração da UBS na noite anterior em todas suas redes sociais. E agora promotor?




PELO TWITTER

www.twitter.com/depfmitidieri Olimpíadas adiadas em 1 ano, carnaval de Salvador cancelado, o Oscar foi adiado p/ abril 2021, mas no Brasil o TSE quer eleições esses ano. Pior ainda são os 45 dias de campanha. Vamos orar p/ estar tudo bem até lá porque senão, eles deveriam responder por homicídio culposo!

www.twitter.com/gugachacra Bolsonaro nunca foi liberal. Nem no sentido americano e correto da palavra e nem no sentido brasileiro. Tampouco Bolsonaro foi conservador. O presidente do Brasil é uma outra coisa.

www.twitter.com/palmeriodoria Não procure Brasil no mapa-mundi. Você só vai encontrar nos mapas regionais uma certa Bozolândia, onde ninguém entra e ninguém sai. Reduzida a uma única crença: o ignorantismo. Quem não se submete a ele também some do mapa, Não se sabe como. Melhor ignorar.

Siga Blog Cláudio Nunes:                         

Instragram

 Facebook

 Twitter



Frase do Dia
“Pecar pelo silêncio, quando se deveria protestar, transforma homens em covardes.“ Abraham Lincoln.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais