Rosário das vísceras do PT

O PT de hoje parece mais o antigo MDB, que reuniu diferentes pensamentos ideológicos e políticos. Aquele MDB, que tinha várias correntes, hoje está compacto e dividido “apenas” em dois grupos distintos, e infelizmente ao longo dos governos que sucederam os militares o partido passou a ser muito mais adesista do que idealista. Agora, o PT, depois de uma ascensão em todo país, mostra para sociedade suas vísceras com diversas correntes, que produzem documentos de todos os tipos em todo país numa verdadeira ebulição ideológica.

 

Sergipe não foge a regra. Em todas as eleições as vísceras do PT aparecem com uma disputa interna, na maioria das vezes por questões fisiológicas e bem menos por questões ideológicas. Um bom exemplo é o que vem ocorrendo no município de Rosário do Catete. Lá o professor Antônio, uma das principais lideranças petistas local, botou a “boca no trombone”, ou melhor, redigiu um informativo que está circulando entre os rosarenses que faz denúncias graves contra o atual prefeito Laércio Passos e boa parte da cúpula do PT no município.

 

No informativo de várias páginas, professor Antônio, inicialmente faz várias criticas a administração de Laércio Passos. Em parte do informativo ele denuncia que a festa de posse do novo diretório do PT de Rosário, que tem como presidente professor Alex, foi toda bancada pelo prefeito Laércio Passos, com a Banda Art Mania, o trio e toda estrutura. Por isso, ele foi proibido de discursar e fazer as devidas cobranças ao prefeito Laércio Passos, que não é mais eleitor de Rosário, já que transferiu o título para Laranjeiras. O professor Antônio lamentou a submissão do presidente municipal do PT a Laércio Passos e denunciou que alguns petistas têm cargos públicos para elogiar o atual prefeito.

 

Esse informativo é apenas o primeiro de uma série que aparecerá neste ano eleitoral expondo as vísceras do PT. As correntes internas do partido hoje são mais fortes do que o próprio PT. Cada uma tem ação administrativa e financeira própria. O partido fica em segundo plano. Aliás, para algumas delas serve apenas para ser candidato, já que sem a legenda do PT ficaria difícil se eleger num partido menor. As vísceras do PT estão podres e se não forem extirpadas a tempo pode ser tarde demais…

 

Divergências na Articulação de Esquerda

Algumas correntes têm divergências internas, que são normais, sobre possíveis candidaturas. Por exemplo, a corrente Articulação de Esquerda, comandada por Ana Lúcia e Iran Barbosa tem hoje três pré-candidatos a vereador em Aracaju, Joel do SINTESE, e os dirigentes Tadeu e Rodrigo. Grande parte da corrente entende que Joel deve ser preservado para que não fiquem dizendo que o SINTESE só serve para eleger o presidente. Foi assim com Ana Lúcia e Iran. Parece que este ano o candidato será outro.

 

Esclarecendo a tapioca I

Ontem,19, um atencioso leitor, mesmo com alguma irracionalidade, comentou que este jornalista foi imparcial ao comentar as CPIs sobre os cartões corporativos e as ONGs. O leitor atento entendeu que este colunista pretendeu ironizar com a CPIs dos cartões, apelidando-a de “da tapioca”, porque uma das despesas se referia a compra de uma tapioca por pouco mais de 8 reais pelo ministro dos Esportes, usando o tal privilegiado cartão! O caso é que muitos jornalistas da imprensa nacional  apelidou logo essa CPI da tapioca. Mas temos consciência que a apuração revelará muitas despesas que irão muito mais do que a compra de sanduíches, tapiocas ou beijus revelando gastos com mordomias em hotéis, retiradas em dinheiro vivo sem necessidade, compra de jóias ou bijuterias e outras milongas! Tudo isso deve ser revelado com a CPI dos cartões.

 

Esclarecendo a tapioca II

Porém, este jornalista continua  afirmando que essa e outras CPIs não podem ser  palcos para espetáculos de oratórias políticas entre oposição (democratas e tucanos) e parlamentares da situação (petistas e outros) em briguinhas inócuas que depois afinal viram em pizzas cozinhadas pelas duas partes! Outro esclarecimento: este jornalista não está de acordo e sempre condenou mensalinhos, mensalões, quebra de sigilo bancário de caseiro, renans, calheiros, lobões, sarneys e outros personagens sinistros… E continuará afirmando que muito mais sério que isso, que precisa uma regulamentação dura, é o controle e fiscalização das ONGs!

 

MP participa de negociações na PMA

Boa idéia o MP participar das negociações dos médicos que estão em greve da PMA. Outra idéia boa é saber qual a data base que o Sindicato dos Médicos pratica quanto aos profissionais da PMA? A coluna foi informada que a data é em março ou abril. Não pode ser, porque os médicos não fariam uma greve com tanta antecedência? Pelo que se tem lido as questões são salariais e se for verdade isso não é assunto para uma data base? Será que eles foram à greve e vão esticá-la até a data base, ou seja daqui a um mês ou mais?

 

Demora no novo sistema do IPESAÚDE I

A coluna vem recebendo diversas reclamações de servidores sobre o novo sistema do IPESAÚDE. Segundo informações, o novo sistema do IPESAÚDE, adquirido junto a empresa Benner, está sendo implantado desde o ano passado em meados de maio. A princípio o sistema era pra ser implantado em seis meses (terminando no mês de novembro/2007), mas desde então ainda encontra-se em processo de implantação. Outra informação é que no ano passado na implantação do sistema, havia multiplicadores para determinados setores, ou seja, as pessoas que obteriam informações para passá-las para seus subordinados e ser as pessoas que seriam a referência do sistema após o término da implantação. É de certo, que desde o início da implantação já foram demitidos e/ou exonerados 3 ou 4 destes multiplicadores (sendo a última gerente financeira), pessoas estas responsáveis pelo andamento do sistema depois que os consultores da empresa terminassem o processo de implantação.

 

Demora no novo sistema do IPESAÚDE II

A pergunta é: Esses multiplicadores foram treinados para utilização do sistema?. Estes saindo, obviamente novos multiplicadores devem assumir tal tarefa?. Quem irão treiná-los? Obviamente os consultores da empresa. Mas será que há tempo para tal treinamento, haja vista que o sistema já começou a ser implantado? Diga-se de passagem, de uma forma que alguns servidores considera até mesmo negligente. A coluna recebeu a informação que o presidente do IPESAÚDE, junto com um assessor, viajaram para resolver o problema através de uma prorrogação do contrato.  Ainda tem um contrato emergencial na área de informática, depois de seis meses que foi renovado.

 

 

MPF não envia e-mails com intimações I

O Ministério Público Federal não envia e-mails para fazer intimações nem para divulgar o brasão do MPF, que não existe. Algumas pessoas entraram em contato com a Procuradoria Geral da República, informando que receberam correios eletrônicos em nome do MPF, com supostas intimações para comparecer a audiências referentes a falsos procedimentos investigatórios. Na verdade, trata-se de e-mails maliciosos em que ao clicar no link do tipo “clique aqui”, um programa invade o computador do usuário e pega todos os dados, como senhas de contas bancárias e de cartões de crédito. Por isso, a Secretaria de Tecnologia da Informação do MPF orienta que as pessoas não abram esses tipos de e-mails, não cliquem nos links e os apaguem imediatamente.

 

MPF não envia e-mails com intimações II

De acordo com o Centro de Estudo, Resposta e Tratamento de Incidentes no Brasil (Cert), as fraudes ocorrem por meio de mensagem não solicitada, supostamente enviada por comunicação de uma instituição conhecida, como um banco, empresa ou site popular, e que procura induzir o acesso a páginas fraudulentas (falsificadas), criadas para furtar dados pessoais e financeiros de usuários. Essas mensagens são conhecidas pelo termo phishing scam. A palavra

phishing (de “fishing”) vem de uma analogia criada pelos fraudadores, onde “iscas” (e-mails) são usadas para “pescar” senhas e dados financeiros de usuários da internet. (Ascom/MPF).

 

Prefeitura de Maruim vai chamar os concursados

O Ministério Público, recentemente assinou um termo de ajustamento de conduta com a Prefeitura de Maruim acerca do concurso público. O certo é que a Prefeitura tem alguns contratos terceirizados e os concursados aguardam a chamada para a devida contratação. Quando é que o prefeito vai resolver chamar os concursados?

 

Respeitem Cuba!

Com a saída de Fidel Castro do comando do país e do partido dominante, o mais  certo mesmo, com o direito de se ficar fazendo previsões sobre o que acontecerá no futuro, é uma coisa: os países das Américas  e do Caribe devem fazer um pacto no sentido de que os Estados Unidos, via o famigerado Bush não pretenda colocar suas garras sobre Cuba e fazer o que quiser da pequena ilha! Deixem que os cubanos, eles próprios, resolvam suas pendengas e tracem planos para o futuro, com mudanças radicais ou não! Cada povo deve ter sua autonomia de construir o seu futuro e ninguém, como fazem os States no Iraque e outros países invadir e ditar regras de como deve ser a forma de governo ou o regime! E cabe aqui uma pergunta: se querem fazer isso com a pequena Cuba porque não tentam fazer o mesmo com a China?

 

Theotônio não volta a vida pública

O jornalista Theotônio Cruz Neto parece não estar mais interessado em participar diretamente da política partidária. Há quase 10 anos fora do Estado de Sergipe, trabalhando na área de marketing e propaganda, o seu nome ainda aparece entre os favoritos para disputar as eleições municipais em Carmópolis, cidade na qual já foi prefeito. As duas principais correntes políticas locais (DEM e PT) brigam pelo seu apoio e participação em suas respectivas chapas majoritárias.

 

Benção Papal

Atualmente morando em Recife e indiferente aos convites da província, Theotônio deve assinar contrato nas próximas semanas com uma grande agência nacional para pilotar projetos de marketing governamental e político em Brasília, São Paulo, Goiânia, Recife, Fortaleza e Belo Horizonte. A recomendação do nome do jornalista sergipano a candidatos a prefeito dessas capitais está sendo feita por ninguém menos do que um dos maiores especialistas brasileiros no assunto, o publicitário Duda Mendonça, ex-marqueteiro do Presidente Lula.

 

Reajuste para servidores

O reajuste salarial dos servidores do Estado começará a ser pensado a partir da conclusão do primeiro trimestre de 2008. “É quando temos um fluxo de caixa razoavelmente definido que nos permite fazer negociações e estudos. Nós apresentaremos aos sindicatos, através da mesa de negociação, as linhas das propostas de reajustes salariais”, afirmou o governador Marcelo Déda, após o discurso feito na Assembléia Legislativa na última segunda-feira. O Governo do Estado negociará com os servidores dentro dos limites da sua receita e da Lei de Responsabilidade Fiscal. “Eu não faço populismo. Quando não há possibilidade de reajustar, não reajustamos. Quando essa possibilidade é concreta, fazemos dentro do limite. Se eu for irresponsável, o reajuste que eu der hoje pode significar o fim dos investimentos e o prejuízo para comunidade. Eu tenho que encontrar valores adequados que possam atender às reivindicações dos servidores sem desatender à lei e aos demais sergipanos”, concluiu Déda.

 

Estranhando os fatos envolvendo a eleição da OAB…

De um leitor sobre a eleição da OAB: “Meu raciocínio é simples e lógico: Se mais de mil não puderam escolher, como meia dúzia é legítima para tal escolha? Se a norma que reza que é a MAIORIA dos membros que indicaram a lista pode ser cancelada porque não se atingiu a cota, por que não pode ser modificada ao ponto de aceitar maioria simples? Por outro lado, se a OAB esperava que o Governador respeitasse a votação e indicasse o mais votado, por que o conselho não faz o mesmo, abre as urnas e indica para a lista sêxtupla os seis mais votados?”

 

Abordagem quanto às eleições da OAB/SE I

 De um outro leitor: “Existem 2.484 advogados aptos a votarem, se só 935 advogados compareceram é porque não tinham interesse de votar nos candidatos que se apresentaram. Quanto a “covardia” que fizeram com Drº Édson, essa nunca existiu, a classe dos advogados é bastante esclarecida, se não foram votar é porque não quiseram. Já sabiam de que se tratava de uma eleição de cartas marcadas. Drº Édson desde o começo tentou passar uma imagem de vítima, dizia que era perseguido por ser cunhado do governador. Sabemos que isso é uma mentira, pois os dirigentes da OAB/SE e OAB Federal são amigos e foram eleitores de Marcelo Déda….Outro ponto a se comentar é que muitos advogados não se candidataram porque já sabiam quem seria o escolhido pelo governador, advogado não gosta de se expor, não seria candidato se não tivesse chance. É de se lembrar que antes das eleições a Direção da OAB foi até o governador e pediu para que ele respeitasse a vontade dos advogados, escolhendo o mais votado. Nosso Governador não se comprometeu. Agora as coisas mudam, caso as eleições vá para o conselho, deverá ser publicado um novo edital, e abrir novas inscrições, novos e bons nomes deveram aparecer, como o nome de Drº Clóvis Barbosa entre outros”

 

Abordagem quanto às eleições da OAB/SE II

Continua o leitor: “Por fim, vale dizer que a imagem da OAB/Se não está arranhada, a exigência de quórum é legítima, faz parte da democracia. Destaque-se também que essa direção que tem o corajoso Henri Clay no comando foi a mais combativa e lutadora que passou pela OAB/SE, não esqueçam que Henri Clay foi o único homem no Estado a enfrentar e vencer Pascoal Nabuco, quando conseguiu anular o famoso concurso. E olhe que era papel do MP ter entrado com a ação, e eles se omitiram. Tenho orgulho de fazer parte desta OAB”.

 

 

 

Esclarecimentos do presidente do SINTESE I

E-mail do presidente do SINTESE, Joel Almeida: “É lamentável que uma coluna tão lida e respeitada quanto a sua,se preste a publicar e-mail de pessoas não identificadas, com o único fito de atacar pessoas e entidades. Mas como está público, vamos respondê-lo. Esse e-mail dessa servidora pública de tão esquisito parece-nos fruto de uma mistura de ócio,ódio,desespero e gula por CC. E o SINTESE aparece nele como “o Deus todo poderoso”, aquele que comanda a SEED,  ou o “diabo na terra do sol”, que precisa ser exorcizado. Vamos ao tom. Primeiro sobre a alimentação escolar: foi produzido e aprovado um relatório pelo CAE que entendeu irregulares as contas da alimentação escolar por pagamento antecipado a empresas e superfaturamento de produtos.O relatório não apresenta culpados nem pune, pois, tanto o CAE quanto o SINTESE entendem que a apuração cabe ao Ministério Público e o julgamento ao judiciário. Ao SINTESE coube informar à sociedade e aos órgãos públicos o ocorrido. Se a culpa é do DAE, do DAF, do comprasnet,do Secretário de Educação ou da Superintendência de compras da SEED, como afirma “com conhecimento  de causa” a servidora pública, não sei. Vamos esperar a apuração. Quanto comandarmos a SEED e indicarmos os cargos não sei se ficariam bem com esse padrinho os diretores dos principais departamentos da SEED: departamento de recursos humanos,departamento de educação,departamento de educação física, assessoria de comunicação,departamento de educação física e a secretária adjunta”.

 

Esclarecimentos do presidente do SINTESE II

Continua o e-mail: “É fato que meu irmão é diretor do Marco Maciel, uma escola situada na periferia de Aracaju. Lá ele é professor há dezesseis anos, e sua indicação foi fruto de debate com os seus pares e com a comunidade escolar, é só fazer uma visita à escola e atestar.É fato também que ele é o único diretor de escola filiado ao PT entre todas as escolas da região,pois de resto se deu o império verde. Se o secretário de educação tem tantos inimigos ao redor, não sei. Tenho clareza que não é o SINTESE, pois nossas ações vão no sentido de reivindicar e propor sugestões para a construção de uma educação transformadora, embora muitas vezes nossas propostas não causem eco. Agora tenho a convicção de que querem o cargo de Juquinha, um petista talhado. Não sei se a gratificação dele é de R$ 4.000,00,mas se for, é cinco vezes a remuneração líquida de um professor de nível superior. Só o Conselho do Fundeb funcionado para resolver isso. Continuaremos autônomos ,livres e combativos”. Joel Almeida – Presidente do SINTESE.

 

 

Problemas nos radares da SMTT I

De um leitor: “Estou enviando este e-mail, pois poderá servir para todos os outros cidadãos que porventura venham a ser lesados, no mesmo momento em que o problema ocorreu comigo. Domingo, 17 de fevereiro de 2008, entre 21:40 e 21:50, que foi a hora em que passei pelo radar da coroa do meio, encontramo-nos, eu e todos os outros condutores, estarrecidos com o excesso de flashes que o aparelho emitia. Vendo o fato, à distância, todos os condutores naquele instante, onde me incluo, reduzimos drasticamente a velocidade, ainda assim não sendo necessário para que o referido aparelho deixasse de registrar equivocadamente a passagem de todos”.

 

Problemas nos radares da SMTT II

Continua o leitor: “Estou enviando esta notícia hoje apenas, na terça-feira, 19, porque imaginei que diante das ocorrências excessivas, fosse visível à SMTT que algo errado estava ocorrendo, além do fato de que a velocidade naquele momento não excedia aos 60 Km/h regulamentados, contudo, hoje pela manhã, em programa de rádio, me deparo com um cidadão relatando a mesma queixa que esta, incluso o fato de que fora autuado sem ter estado em alta velocidade”. Nota deste colunista: é fácil para a SMTT comprovar a veracidade da informação e mais fácil ainda  chamar a empresa responsável e  não cobrar as multas deste radar neste período, o que seria o mais sensato, lógico e racional.

 

Pouca importância para a agricultura orgânica I

De um leitor: “Parabéns por ter registrado na sua coluna (deveria ser com mais destaque) a abordagem feita pelo senador sergipano Antônio Carlos Valadares, em pronunciamento no Legislativo e no seu blog sobre o uso indiscriminado dos agrotóxicos e a importância do estímulo à prática da agricultura orgânica no nosso país. Fosse esse pronunciamento feito em um país civilizado mereceria manchetes e uma maior importância, com análises e entrevistas de outras pessoas. Infelizmente aqui em qualquer casa comercial do ramo agrícola compra-se qualquer agrotóxico, sem nenhum controle e se usa em hortaliças e em qualquer plantação e tudo fica no mesmo. Em todo o mundo esse assunto é preocupante e vários países não estão comprando nada de nações que vendem produtos com agrotóxicos.

 

Pouca importância para a agricultura orgânica II

Continua o leitor: “Mas aqui a coisa é diferente, prefere-se destaque pela mídia de assuntos tolos e sensacionalistas que encarar informações e debates sobre a agricultura sadia. Nisso aí uma parte é por causa da pouca cultura de todos nós, brasileiros, inclusive comunicadores e de outra parte é por causa de interesses financeiros mesmo das indústrias e comércio dos agrotóxicos. O senador Valadares merece ser parabenizado e apelo que ele insista em pronunciamentos semelhantes, inclusive embasados em pareceres de cientistas Cadê a Folha de S. Paulo que tanto zelo demonstra pelos problemas do país? e cadê a nossa mídia, sergipana, que não aprofunda esse assunto, destacando e ouvindo outros políticos e técnicos, inclusive professores universitários? É a saúde de todos nós, do povo enfim, que está em jogo!”

 

Programa “Territórios da Cidadania”

O Secretário Jorge Araujo, da Articulação Política, representou ontem, 19, o Governador Marcelo Deda em reunião no Palácio do Planalto, com a participação de representantes dos Governos Estaduais, com a finalidade de discutir e pactuar a participação de Sergipe no programa “Territórios da Cidadania”, que tem por objetivo a superação da pobreza, a ampliação do acesso aos direitos sociais básicos e a geração de trabalho e renda no meio rural por meio da integração e do fortalecimento das ações do Governo Federal, dos Estados e dos Municípios. O programa será lançado oficialmente pelo Presidente da República no próximo dia 25, estando previsto inicialmente a criação de 60 territórios em todo país. Em Sergipe, inicialmente serão implantados dois territórios, um no Alto Sertão e outro na Região Oeste do estado.

 

 

Concurso da Prefeitura de Aracaju

De um leitor: É interessante! Passei três meses pagando cursinho pra minha esposa, cuidando dos filhos quando ela estava estudando, tudo com muito sacrifício, pra agora por causa de meia dúzia de pessoas que não estudaram o suficiente, todo esse trabalho pode não ter valido de nada, entendo a parte da imprensa, que de forma democrática, disponibiliza os espaços para as reivindicações da sociedade, porém, acredito na justiça que não cederá às pressões, e prestigiará a grande maioria que lutou para obter êxito no processo e não comunga com “Picuinhas” de candidatos despreparados, muito menos com jogos políticos”.

 

Estância irá construir adutora no Bairro Alecrim

Na manhã de ontem, 19, o prefeito Ivan Leite acompanhado do vice-prefeito Gilson Andrade, de secretários municipais e vereadores, visitaram os trabalhos de perfuração subterrânea da BR-101, por meio de uma máquina especial, objetivando passar uma tubulação de 400 mm, em aço carbono, por onde será levada água da Estação de Bombeamento, localizada próximo à antiga Amido, para a nova Adutora construída no Bairro Alecrim. O prefeito Ivan Leite  enfatizou  que  com o  crescimento do  Bairro Alecrim, a antiga  Estação Elevatória (pirâmide) localizada no Bairro Bonfim, já  não  atendia à  população a contento. A referida  estação  será  desativada  e  em pouco tempo o problema de desabastecimento será  sanado mediante a  implantação da nova  adutora. Serão  aplicados nessa obra  recursos  na  ordem de R$ 93.449,19,  oriundos  da  Prefeitura  de Estância  e  irá  contemplar mais  duas  mil famílias. (Ascom/Estância).

 

 

Frase do dia

“Hoje a filosofia se encontra em estado de sítio”.Paulo Arantes, filósofo e professor da USP.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais