Rota de colisão

Em que pese ter hoje dois governadores, Sergipe parece viver um desgoverno. Enquanto auxiliares aliados do titular Jackson Barreto (PMDB) se esforçam para ajudá-lo, alguns petistas ligados ao governante licenciado Marcelo Déda alimentam o fogo amigo. Essa disputa política nem tanto silenciosa está causando problemas à administração estadual, com conseqüências danosas à população. A denúncia do deputado estadual Adelson Barreto de que alguns secretários se recusam a atender as reivindicações dos parlamentares deixa claro o choque de interesses entre os governistas. Ora, se tratam assim os deputados aliados, imagine quem não possui mandato. Resta saber até quando Sergipe vai continuar assistindo essa quebra de braço entre as turmas de Jackson e de Déda, e qual o tamanho do prejuízo causado por essa briga interna e que será pago futuramente pelos sergipanos.

Mais caros

Você só tem até hoje para comprar uma geladeira ou um fogão mais baratos. É que as alíquotas do IPI para eletrodomésticos da linha branca e móveis vão subir a partir de amanhã. A alíquota para o fogão passará de 3% para 4%; da geladeira, de 8,5% para 10%; do tanquinho, de 4,5% para 5%; da máquina de lavar, permanecerá em 10%; e de móveis e painéis, subirá de 3% para 3,5%.

Tanto faz

A única coisa interessante nesta briga entre os deputados federais petistas Rogério Carvalho e Márcio Macedo é que não há marasmo na disputa pela presidência estadual do PT. De resto, para a população tanto faz ser eleito um quanto outro, ou mesmo a deputada estadual Ana Lúcia, que também trabalha para comandar o partido em Sergipe.

Reforço

E quem está com os dias contados à frente da Secretaria de Ação Social de Aracaju é Selma Mesquita. Agora em outubro ela será substituída por ninguém menos do que a senadora Maria do Carmo Alves (DEM), que vem reforçar o time comandado pelo marido e prefeito João Alves Filho (DEM). A demista será substituída no Senado pelo suplente Virgínio Carvalho Neto.

Seca braba

A forte estiagem que se abateu sobre Sergipe derrubou em 40% as exportações estaduais. Como maior exportador, Estância foi o município mais afetado devido à queda de produção do suco de laranja, principal produto enviado para o exterior. Reportagem publicada no caderno Mercado do Jornal da Cidade mostra que, apesar da queda das exportações, Estância tem se destacado na atração de novas indústrias.

Projeto polêmico

O vereador aracajuano Anderson de Tuca (PRTB) garante que a aprovação do projeto prevendo a redução para R$ 1 da passagem de ônibus aos domingos seguiu todos os trâmites legais. Por sua vez, o demista Manuel Marcos quer anular a votação da matéria alegando que ela não foi analisada pela Comissão de Finanças. Na verdade, Marcos pretende evitar que o prefeito João Alves Filho (DEM) se desgaste vetando o projeto de Tuca.

Olhe pro Céu

Até o dia 25 de novembro, ocorrerá uma chuva de meteoros, conhecida como Oriônidas. Os fragmentos da chuva vêm do Cometa Halley, quando o planeta Terra cruza sua órbita. O fenômeno registra uma taxa típica de 20 a 25 meteoros por hora – o que pode ser visto em uma noite escura e de céu limpo. As chuvas de meteoros não representam risco para a Terra e ocorrem em praticamente todos os meses, de acordo com o Observatório Nacional.

Grana à vista

Uma boa notícia: o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que os servidores públicos estaduais e municipais devem ser ressarcidos da perda salarial sofrida em 1995 com a mudança de moedas – de Cruzeiro Real para a Unidade Real de Valor (URV). Os servidores públicos argumentavam que os estados e municípios criaram indevidamente legislações próprias para converter os salários em razão da mudança da moeda.

Luto

A magistratura sergipana está de luto pela morte do desembargador aposentado Epaminondas Andrade. Ele morreu sábado, aos 77 anos, e foi sepultado ontem no Cemitério Calina da Saudade, em Aracaju. Natural de Estância, Epaminondas presidiu o Tribunal de Justiça no biênio 1997-1999.

Troca-troca

Esta é a última semana para aqueles que pretendem disputar cargos eletivos em 2014 trocarem de partido. Quem não o fizer até o próximo sábado, terá que disputar as próximas eleições no partido atual. Pelo andar da carruagem, em Sergipe as mudanças não deverão ser consideráveis.

Feira do campo

O MST promove de amanhã até a próxima sexta-feira uma exposição e comercialização de produtos dos assentamentos e acampamentos rurais do interior de Sergipe. A Feira da Reforma Agrária vai acontecer na praça Fausto Cardoso, em Aracaju, e também contará com apresentações culturais. Os visitantes poderão conhecer e adquirir produtos agrícolas e comidas típicas produzidas pelos assentados do MST. Prestigie!

Dá-lhe, Mengão

O Flamengo lavou a alma da torcida ao derrotar ontem o Criciúma por 4 a 1. Com a folgada vitória, o Mengão agora é o 15º colocado no Campeonato Brasileiro. Que venha o Coritiba na quarta-feira para também ser devorado pelo Urubu.

Do baú político

Em 1982, Antônio Carlos Valadares foi dormir praticamente certo que seria candidato a governador. Na manhã do dia seguinte perdeu a indicação para João Alves Filho e teve que se contentar em compor a chapa governista na condição de vice. Desde que tomou posse como governador em 1979, Augusto Franco começou a trabalhar o nome de Valadares para sucedê-lo, porém na manhã da convenção, foi convencido pelo filho Albano Franco que a melhor alternativa era João Alves, pois detinha grande popularidade em Aracaju, onde foi prefeito biônico. Atônito, Valadares tentou reagir. Foi ao Palácio, mas o governador já havia batido o martelo em favor de João, numa chapa onde Albano aparecia como candidato ao Senado e Augusto Franco à Câmara Federal. Político experiente, Valadares não reagiu ao golpe, preferindo adiar seu projeto, concretizado em 1986, quando se elegeu governador com o apoio de João, Augusto Franco e Albano. Há quem garanta, no entanto, que o político simãodiense jamais esqueceu a rasteira que levou naquela manhã de 1982.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais