Ruas e nas redes: quais soluções dos candidatos para problemas de SE?

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O que era fenômeno restrito às redes sociais começa a ir às ruas. A campanha eleitoral propriamente dita começou e já tem manifestação em várias partes do estado, publicação de pesquisas, candidatos arregimentando militantes e simpatizantes para atuarem massivamente tanto nas manifestações políticas, quanto na rede mundial de computadores. Campanha curta, mas não menos intensa e cada evento pode ser decisivo entre ida ao segundo turno ou já ser reprovado pelos sergipanos em 07 de outubro próximo.

Estudos formulados e apresentados no relatório “2018 Global Digital” apontam o Brasil entre os três países do mundo no qual a população passa, em média, mais de nove horas do dia navegando na Internet. E é um dos dois únicos países onde o tempo diário gasto nas redes sociais supera três horas e meia. Outro dado significativo é que a taxa de penetração do uso da Internet na população brasileira é de 66%, enquanto a média global é de 53.

Conforme outros levantamentos feitos recentemente, o Facebook chegou a 127 milhões de usuários neste ano no Brasil e o WhatsApp tinha cerca de 120 milhões de pessoas ligadas no ano passado (20 milhões a mais do que em 2016). Isto não é algo a ser relativizado. A partir de uma comunicação individualizada e interativa, as pessoas podem, instantaneamente, ficar informada de tudo que ocorre não apenas ao seu redor, mas no mundo.

Não por acaso existem falanges e hordas que são bem pagas e orientadas para, diariamente, operar em todas as plataformas digitais ações positivas a favor de seu candidato e executar a contrainformação dos opositores.

Os candidatos estão antenados e sabem do poder da net. No último sábado, a coligação governista deixou de promover evento de ruas para orientar seus partidários a ampliarem a participação nas redes sociais. No outro extremo, os membros das oposições mantêm uma rotina de informar suas atividades partidárias através de várias plataformas digitais.

Mas existem riscos obviamente. Acadêmicos e especialistas não desconsideram os efeitos de notícias falsas, deformação de mensagens, difamações generalizadas e manifestações de ódio e intolerância. Há, por exemplo, possibilidades reais de, em paralelo à campanha positiva e com propostas no horário eleitoral, haver forte campanha negativa na troca de mensagens. Como é evidente, o objetivo de uma campanha eleitoral não é informar, mas convencer. E esta premissa é o abecedário de experientes políticos e marqueteiros.

Entretanto, seja nas redes ou nas ruas, como os candidatos pretendem apresentar soluções para os problemas de Sergipe? Pedir sinceridade a político, principalmente em campanha, é muita inocência, mas a cidadania grita para que as demandas populares não se descambem nem para o denuncismo, tampouco para a maquiagem de dados.

Esta eleição ganha o candidato que melhor “ouvir as ruas”, equilibrar as disputas nas “redes” e usar o horário político e os debates para falar com o povo e não mirar no umbigo de seu adversário.

E de preferência que prevaleça a verdade sobre os factoides, a calúnia e o pseudomoralismo O povo agradece, a democracia também.

                                                        

Fraude em transporte escolar: Depois de Sergipe, PF e CGU fazem Operação em municípios da Bahia A Polícia Federal deflagrou, ontem, a Operação Oferrus, contra um esquema criminoso de fraude em licitações no serviço de transporte escolar nas cidades de Alagoinhas, Casa Nova, Conde, Ipirá, Jequié e Pilão Arcado, que ficam na Bahia.

Empresas de fachadas se revezavam nas licitações. De acordo com a CGU, um grupo de empresas de fachada se revezava nas licitações para atuar no transporte escolar das prefeituras. Essas empresas recebiam valores altos para desempenhar o serviço, mas não tinham estrutura para isso. Elas terceirizavam o transporte e pagavam preços baixos. Leia mais.

 Em Sergipe, Operação Marcha à Ré terá desdobramentos nos próximos dias Já a Operação Marcha à Ré deflagrada pela PF e a CGU também para apurar fraudes e superfaturamentos em licitações do transporte escolar, envolvendo a Secretaria de Estado da Educação, num pregão de 2013, cujos contratos foram iniciados em 2014, terá desdobramento nos próximos dias. É só aguardar.

Atenção MPE, atenção Dra. Eunice Dantas.  Pacotes de bondade às vésperas das eleições. Qual o motivo de não ter feito antes? E com os péssimos resultados das pesquisas eleitorais, o governador Belivaldo resolveu anunciar uma série de bondades e generosidades.  Ontem, 21, anunciou que irá propiciar o pagamento parcelado do IPVA, das taxas de licenciamento anual e multas de trânsito em dez vezes no cartão de crédito. Qual o motivo de não ter feito isso há muito tempo? Com a palavra o MPE, o MPF ou quem tem que cuidar das bondades eleitoreiras.

 Não é verdade que a maior parte dos estados brasileiros atrasa salários Diferente do que faz crer a propaganda oficial, não é verdade que a crise financeira que assola o Brasil é responsável pelo atraso salarial do servidor público. Levantamento da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco) e publicado pelo jornal Valor Econômico  aponta que apenas seis estados atrasam ou parcelam os salários do funcionalismo. Conforme a entidade,  no fim do ano passado apenas Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Sergipe, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Alagoas estavam atrasando os rendimentos do quadro de pessoal. Ou seja, a maioria esmagadora das demais unidades da federação paga em dia.

 Eficiência na gestão Ou seja, imagine estados da região Norte como Acre e Roraima cuja economia é tão dependente dos repasses federais e do ICMS, mas que conseguem manter em dia o pagamento dos servidores. Do outro lado, estados mais ricos como São Paulo ou Goiás mantém o cronograma de pagamento atualizado. Seja no Norte, no Nordeste ou no Centro Sul do Brasil o que difere é a eficiência na gestão. 

E em Sergipe, o que fez o servidor penar tanto nos últimos anos?  Por exemplo, o Rio de Janeiro tem uma economia sólida, mas os casos de corrupção que assolaram aquele estado desmantelou a administração pública. No Rio Grande do Sul e no rio Grande do Norte políticas equivocadas dos seus respectivos governadores provocaram protestos e perdas de direito. E em Sergipe, o que fez o servidor penar tanto nos últimos anos?

Nota da Secretaria de Estado da Saúde Em relação à matéria veiculada no Jornal Nacional e reproduzida no blog nesta terça-feira, 21, diferente do que foi afirmado por você, gostaríamos de esclarecer que o Hospital de Cirurgia não faz parte da rede estadual de Saúde. É um hospital filantrópico. O Governo do Estado possui um contrato de compra de serviços e cirurgias. Mesmo assim, o governo não tem medido esforços para solucionar os problemas do HC, inclusive com o suporte técnico e de ordem financeira.

 Esclarecimentos do blog  O governo estadual tem o total comando administrativo da unidade hospitalar. E quem diz não é este espaço, mas a própria Secretaria de Estado da Saúde em release enviado à imprensa em dezembro quando o contrato foi assinado para começar a vigorar em janeiro deste ano. Leia aqui a matéria.

  Procuradoria eleitoral começa a investigar denúncias E a Procuradoria Eleitoral vem recebendo denúncias de abusos neste início de campanha. Em uma delas, comissionados da Secretaria de Estado da Educação denunciaram que exigiram deles, com lista de presença, a participação, numa carreata no interior, inclusive com seus veículos, no último fim de semana. O blog prefere não acreditar, mas um deles enviou a gravação da fala do diretor na denúncia e colegas também estão recolhendo provas. Em breve estarão também nas redes sociais.

 As mordaças dos movimentos sociais e estudantil O que está havendo com o movimento estudantil combativo e de luta que em  outras épocas enfrentaram ditaduras e ditadores, lutaram pelos direitos e não capitularam e se enroscaram com partidos e mandatos políticos? E os movimentos sociais que sempre pautavam lutas justas e necessárias por moradia popular, reforma agrária e inclusão das populações subalternizadas? Hoje evitam as ruas, se aliam a governos e vivem com “um samba de uma nota só: foi gópi”.

 As mordaças dos movimentos sociais e estudantil II Por exemplo, a direção do MST, o DCE da UFS (Levante Popular da Juventude e Consulta Popular), a USES são ligadas ao deputado João Daniel e defendem o governo do estado a ferro e fogo. Vez por outra faz uma manifestação a favor de Lula. E Só! Houve uma ocupação onde uma mulher foi baleada e essa turma não se pronunciou nem com uma notinha de rodapé. Cadê a solidariedade de classe? Mas agora com a campanha eleitoral estarão todos empenhados em eleger seus candidatos escolhidos por seus líderes. E vão até apontar o dedo para os “golpistas” que não forem da sua coligação. Pura conveniência. Como diria Cazuza: “ideologia, eu quero uma pra viver.”

 Ex-secretário de Segurança do RJ em Sergipe E quem esteve em terras sergipanas foi José Mariano Beltrame, ex-secretário de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, considerado por muitos como idealizador das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). O gaúcho veio participar de um debate promovido por uma entidade classista de militares sergipanos e cujo tema principal, como não deveria deixar de ser, foi segurança pública e quais medidas para mitigar a violência que vem transformando cidades e zona rural de nosso estado em áreas intranquilas.

Ex-secretário de Segurança do RJ em Sergipe II O evento pode ter até a sua importância sob a ótica de analisar a realidade sergipana e propor saídas para tirar o estado das primeiras posições entre os mais violentos do Brasil. Mas o modelo de pacificação de áreas violentas na cidade do Rio de Janeiro é muito contestado até hoje, prova é que foi preciso uma intervenção federal. Por exemplo, a proposta das UPP era tentar retomar territórios dominados por forças criminosas, mas se mostrou carregada de equívocos como: excesso de marketing, relação tensa com a comunidade, condições precárias de trabalho e falta de recursos que enfraqueceu a capacidade da PM de controle territorial. Ou seja, trazer experiências de fora achando que pode melhorar os índices locais pode ser “um tiro no pé”.

 Em Sergipe, MPF, Polícia Federal e Receita Federal se articulam contra crimes do colarinho branco  Em Sergipe, o Ministério Público Federal, a Polícia Federal e a Receita Federal criam grupo de trabalho para combater os crimes de lavagem de dinheiro, contra a ordem tributária, contra a administração pública e outras práticas correlatas conhecidas como crimes do colarinho branco. A portaria de criação do Grupo de Coordenação Interinstitucional (GCI) será assinada pelas três instituições nesta quarta-feira (22). Toda matéria.

Riachão do Dantas: salários pagos E a assessoria da prefeita de Riachão do Dantas, Gerana Costa, informa que ontem, 21, todos os servidores do município receberam seus salários do mês de agosto. “Um bom exemplo para o governo do estado.”

 Asilo Lar Padre Gregório sofre com a falta de água em Glória São 12 idosos que moram no Asilo Lar Padre Gregório, localizado no Povoado Tanque Novo, em Nossa Senhora da Glória, e que sofrem com a falta de água. Infelizmente desde o ano passado o Asilo depende dos carros-pipas da Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso – para o abastecimento da Instituição. No último domingo, 19, o deputado estadual Matos (Rede) esteve no local a pedido da lavradora Cilene Santana Gomes. “A situação é bem difícil, todos do povoado sofrem com a falta de água”, relata o deputado Matos.

 Asilo Lar Padre Gregório sofre com a falta de água em Glória II De acordo com o parlamentar, a instituição pode atender até 20 idosos, mas precisa da água para poder realizar os cuidados com os mesmos. “A cuidadora Jozineide de Jesus contou que desde o dia 22 de dezembro que o Asilo se mudou para a nova sede no Povoado Tanque Novo e de lá para cá nada de água nas torneiras, água mesmo só dos carros-pipas. Muitas vezes eles têm que priorizar o banho dos idosos e a produção de alimentos, deixando até mesmo de lavar algumas peças de roupa de cama e banho. Levarei mais essa demanda para o presidente da Deso”, enfatiza o deputado Matos.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 Toucas descartáveis para os usuários do mototaxi Pelo zap, uma sugestão do leitor Luiz Brandi: “Li  na coluna de Ancelmo Gois, que os mototaxistas do Rio estão oferecendo toucas descartáveis para os passageiros, para minimizar os efeitos dos capacetes suados e usados por muitos. Sugiro que os órgãos responsáveis pela área no nosso Estado, passem a exigir a utilização dessas toucas.”

 Sinalização horizontal na Rua Paraíba esquina com Rua Santa Catarina Ainda do leitor Luiz Brandi: “No cruzamento entre a final da Rua Santa Catarina com a Rua Paraíba (saída da cidade), a SMTT alterou a preferencial que agora é de quem vem pela Santa Catarina. Ocorre que colocaram uma placa de “PARE” no poste existente na Rua Paraíba,  o qual não é muito visível para os motoristas. E então quem vem pela Rua Paraíba não está respeitando a preferencial da Rua Santa Catarina. Recomendável a pintura de “P A R E” no chão da Rua Paraíba,  para evitar acidentes.”                                                                                                

Sobre a matéria do JN com a paralisação das cirurgias cardíacas no Hospital de Cirurgia, o ex-secretário Almeida Lima postou no grupo de WhatsApp “Universo Político”: “Governador irresponsável e medíocre. Há cem dias ele paralisou a obra da Hemodinâmica no HUSE. Ela seria a alternativa ao Hospital de Cirurgia para quando esse estivesse sem atender aos tratamentos e cirurgias cardiovasculares, como se encontra agora. Havíamos dito isso. Até a equipe médica já havia sido contactada. Equipamentos sendo contratados. A essa altura já poderia está funcionando. O Promotor Público Francisco Ferreira Lima e o TCE precisam ver é esse desmando e não me processar porque construí, instalei e botei para funcionar o moderno, confortável e amplo Centro de Nefrologia do HUSE.”

 Médico sergipano desabafa em programa de Luciano Huck No último sábado, 18, no programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo, comandado por Luciano Huck, num bate papo o médico sergipano Yuri Lobão foi questionado pelo apresentador “como é o sistema de saúde lá em Aracaju?” E ontem, 21, viralizou nas redes sociais de Sergipe a declaração do médico:

 

 

PELO E-MAIL E FACEBOOK

 ARTIGO

 EDUCAÇÃO NO SÉCULO XIX – X Prof. Dr. Jorge Carvalho do Nascimento

Durante o século XIX, o enfrentamento de indivíduos ou de grupos de escravos com os seus amos foi bem mais comum do que se possa imaginar. Nem sempre tais enfrentamentos resultavam na formação dos chamados quilombos, como crê o senso comum. O enfrentamento individual era feito através de abortos, assassinatos de feitores, de fazendeiros e de familiares destes, além de suicídios e sabotagem da produção. O enfrentamento coletivo normalmente se dava através dos processos de fuga em massa. Processos assim foram registrados claramente em circunstâncias como as da guerra contra a Holanda (de 1630 a 1635 e de 1645 a 1654), na guerra da independência (nos anos de 1822 e 1823) e em vários outros momentos. Todo o texto aqui. 

SOLIDARIEDADE

SSP apoia iniciativa do McDia Feliz 2018 que beneficiará crianças e adolescentes atendidos pela Avosos

A Secretaria da Segurança Pública informa aos seus profissionais que se somou à campanha McDia Feliz, coordenada pelo Instituto Ronald McDonald desde 2001, e que em Sergipe beneficiará a Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos). O evento social acontecerá dia 25 de agosto em todas as lojas do McDonalds, que objetiva direcionar a renda líquida adquirida com os sanduíches Big Mac para instituições de combate ao câncer infanto-juvenil.

A Avosos lançou nesta semana a programação artística do evento que ocorrerá no Shopping Riomar e que trará como abertura o Ballet da Avosos. Além disso, o momento de solidariedade contará com diversas atrações musicais, o coral da própria entidade local beneficiada, bem como a participação de outros artistas.

“A administração pública também deve se somar a esse momento de solidariedade e apoiar a campanha. O motivo é nobre e mais do que justo, por isso  que incentivam a sociedade a abraçar a causa em prol de adolescentes e crianças com câncer”, destacou João Eloy, secretário de Segurança Pública.

Os profissionais de Segurança Pública interessados em adquirir o ticket do evento pelo valor simbólico de R$ 16,50 podem procurar a Assessoria de Comunicação da SSP, de segunda à sexta-feira, no horário das 8 às 17h. O ticket poderá ser trocado pelo sanduíche Big Mac na data do McDia Feliz. Outra opção é adquirir na própria Avosos, que fica na rua Leonel Curvelo, 55, bairro Suíssa, Aracaju.

DO BLOG ESPAÇO MILITAR

 O Blog Espaço Militar tem memória: em 15/03/2018, o então governador Jackson Barreto se reuniu com o secretário de segurança e com o comandante da PMSE, e pediu um estudo para aumentar o valor do ticket alimentação da polícia militar. O governo Belivaldo Chagas, que pertence ao mesmo grupo político e até agora não concluiu o tal “estudo”, ficando tudo no campo da promessa.  Não sabermos o motivo de não ter sido estudado o aumento do ticket alimentação para os bombeiros militares também.

O blog Espaço Militar mostra mais uma vez que tem memória, lembrando que no dia 15 de março do corrente ano, o então governador Jackson Barreto publicou em seu twitter, que naquele dia tinha se reunido com o Secretário de Segurança, João Eloy e com o Comandante da PMSE, Coronel Marcony, e tinha pedido um estudo para aumentar o valor do ticket alimentação para a Polícia Militar, afirmando ainda que em breve teria novidade.

Pois bem, passados mais de 05 (cinco) meses, até agora não se tem notícia do término deste “estudo”, ou seja, tudo não passou de promessa e os policiais militares continuam recebendo míseros R$ 8,00 por refeição, enquanto os bombeiros militares recebem R$ 10,00.

Importante lembrar, que apesar do governador agora ser outro, Belivaldo Chagas, pertence ao mesmo grupo político, e poderia ter concluído tal “estudo” e resolvido questão, pois os valores por refeição para os militares sergipanos, creditados do cartão, estão sem reajuste desde que foi criado, ou seja, agosto de 2013.

Como perguntar não ofende, alguém deste governo faria uma refeição com R$ 8,00?

SINDIJOR repudia tentativa de censura promovida por fiscal da Emsurb contra jornalista da CBN

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe (SINDIJOR-SE), entidade de classe que representa os Jornalistas e o Jornalismo em Sergipe, vem a público repudiar, veementemente, a ação de um fiscal da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que intimidou a jornalista Cris Silva, repórter da CBN Aracaju, na manhã desta terça-feira (21), quando a profissional registrava a retirada de vendedores ambulantes no entorno do Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE), após recomendação do Ministério Público do Estado.

Numa clara demonstração de desrespeito aos profissionais do Jornalismo e despreparo para a importante função pública, o fiscal, que não teve o nome revelado, ameaçou processar a jornalista, caso ela registrasse a ação dos fiscais da Emsurb. A atitude agressiva do funcionário da empresa municipal dá entender que a desocupação seria feita de forma truculenta, por isso, longe dos olhos da imprensa.

Para o presidente do SINDIJOR, Paulo Sousa, a atitude do servidor público municipal foi descabida e fere o princípio da liberdade de imprensa e o livre exercício profissional do jornalista.

“Em pleno século XXI é inadmissível que ainda tenhamos autoridades querendo censurar a imprensa. Lembramos que o papel do jornalista é fundamental para a manutenção do Estado Democrático de Direito. Para que possamos cumprir com o dever de informar à sociedade é imprescindível que sejamos livres de interdições e censuras. E o que aconteceu com a jornalista Cris Silva merece total repúdio da entidade de classe em Sergipe”, ressalta o presidente.

Fundamentado na lei maior que rege a classe jornalística, o SINDIJOR reconhece Cris Silva como uma profissional respeitada e cumpridora de suas atribuições profissionais, sempre pautada no Código de Ética do Jornalismo. Este ataque é mais um ato grave que demonstra a intolerância e a incapacidade de convivência harmoniosa de determinados setores da sociedade com os jornalistas, bem como fere o direito constitucional da liberdade de imprensa, prejudicando o pleno exercício da profissão.

O SINDIJOR se solidariza com a jornalista e toda equipe da CBN, coloca a assessoria jurídica a sua disposição, e exige da direção da Emsurb medidas no sentido de punir o fiscal responsável pela agressão à jornalista.

A democracia exige respeito aos profissionais do Jornalismo, pois não há democracia sem liberdade de imprensa e não há liberdade de imprensa sem jornalistas.

SINDIJOR

Em Defesa dos Jornalistas e do Jornalismo

 PELO TWITTER                                                                                                                    

www.twitter.com/AntonioSamarone As cirurgias cardíacas do SUS continuam suspensas em Sergipe. Cresce a fila da morte! O desgoverno não tem pressa… 

www.twitter.com/FalaSergipe Se mentir pagasse multa, muitos políticos não chegariam só final da campanha.

 www.twitter.com/rogeraju Nessa eleição vamos ver de tudo. Ontem um candidato disse que, “nos quatro cantos de Sergipe apoia um senador” no outro dia disse que não disse. Arrepare.

 www.twitter.com/sergiotodoprosa O calote da Abril em sua multidão de funcionários demitidos é a notícia mais triste do mercado jornalístico nos últimos, sei lá, trinta anos, certo? Errado. A notícia mais triste é a quantidade de gente (na falta de um nome mais preciso) que está feliz da vida com isso.

 www.twitter.com/calu_barros Tem cidadão de bem que:

– Espanca e joga mulher do prédio.

– Estupra criança de 13 anos.

– Mata pacientes.

– Bate, expulsa e humilha refugiados.

São esses que querem liberação de armas, com a desculpa que irão proteger a família.

 www.twitter.com/MayuMatsunae Seria ótimo passar uma procuração para alguém ficar nas consultas médicas no meu lugar.

 Siga Blog Cláudio Nunes:

 Instragram

 Facebook

 Twitter

 Frase do Dia

“O jornalismo, apesar de suas severas limitações, é uma forma legítima de conhecimento sobre o nível mais imediato da realidade. Para afirmar sua autonomia, precisa cultivar valores, métodos e regras próprios”.Otávio Frias Filho, jornalista, cremado ontem, 21.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais