Rumo ao Senado

A conquista do comando petista sergipano significou para o deputado federal Rogério Carvalho um passo importante rumo à disputa pela única vaga para o Senado em 2014. Publicamente ele nega tal desejo, porém, diante da precária saúde do governador licenciado Marcelo Déda, alimenta a hipótese de enfrentar a senadora Maria do Carmo Alves (DEM). E Rogério tem vários pontos a seu favor caso decida mesmo concorrer a uma eleição majoritária: a popularidade conquistada com a coordenação do Programa Mais Médicos, o apoio da grande maioria dos petistas e a simpatia do governador Jackson Barreto (PMDB) e da presidente Dilma Rousseff (PT). Além disso, Carvalho é um político arrojado, que não esmorece diante das dificuldades impostas pelos adversários. Portanto, se não puderem mesmo contar nos palanques com a sensibilidade e eloquência de Marcelo Déda, o governo estadual e o PT só dispõem de Rogério para disputar o Senado com grandes chances de vitória.

Ocupação

Famílias sem teto ocuparam ontem as sedes das prefeituras de Aracaju e Carmópolis. Os manifestantes da capital reclamam da falta de pagamento do auxílio moradia, enquanto os de Carmópolis se negam a desocupar 450 casas construídas para famílias carentes. Ontem à noite, os ocupantes da Prefeitura de Aracaju deixaram o local com a promessa que serão recebidos quinta-feira pelo prefeito João Alves Filho (DEM).

Herança

As dívidas deixadas pelo ex-prefeito Valmir da Madeireira (PSC) ainda tiram o sono do atual administrador de Lagarto, Lila Fraga (PSDB). Ontem, ele foi surpreendido com a ocupação da Prefeitura por professores querendo receber o 13º de 2012 e o salário de dezembro do ano passado. Após ouvir uma barulhenta manifestação, o tucano prometeu conversar com os educadores na próxima quinta-feira.

Salvem o Rio

A luta contra o aterramento do Rio Sergipe ganhou um apoio de peso: o Fórum em Defesa da Grande Aracaju reuniu vários movimentos sociais para condenar o aterro patrocinado pela prefeitura. Segundo os participantes da reunião, a obra pode vir a se constituir em um dos maiores crimes ambientais e, por isso mesmo, deve ser paralisada imediatamente. Tomara que a Justiça Federal também pense desta forma.

Dou-lhe uma…

Para pagar dívidas trabalhistas, o imóvel onde funciona a Maternidade São Vicente de Paula, em Boquim, vai a leilão nos próximos dias 28 e 29. Construída num terreno de 1.812 metros quadrados, aquela unidade de saúde foi avaliada pela Justiça do Trabalho de Sergipe em R$ 1 milhão, sendo que o lance mínimo no leilão será de R$ 500 mil.

Sergipano

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), será homenageado na próxima sexta-feira com o Título de Cidadão Sergipano. Em solenidade marcada para a Assembléia Legislativa, o pré-candidato a presidente da República receberá a homenagem das mãos do deputado estadual Venâncio Fonseca (PP), presidente da União dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).

Inocente

O diretor da Petrobras, Zé Eduardo Dutra, postou no twitter o seguinte: “Em 2002, depois da vitória, Lula me disse que eu deveria ser o presidente do PT. Respondi que não topava de jeito nenhum e o Genoino topou. No lugar dele, eu também assinaria os empréstimos como avalista e hoje estaria preso. Da mesma forma como eu seria, o Genoino é inocente”.

Latas velhas

As empresas de ônibus de Aracaju estão negando direitos dos motoristas e cobradores como o pagamento de horas extras, tíquete refeição e plano de saúde. A denúncia é do vereador Adriano Taxista (PSDB). Segundo ele, enquanto a população continua pagando caro para ser transportada em latas velhas, as empresas massacram os empregados. O parlamentar também cobrou mais ação do Sindicato dos Motoristas em defesa da categoria.

Acordo

Pelo menos até o final do ano os professores da rede estadual não cruzarão mais os braços. É que ontem eles aceitaram a proposta do governo sobre o pagamento do retroativo do piso salarial de 2013 e a negociação do passivo trabalhista de 2012. O reajuste salarial deste ano terá o retroativo pago em sete parcelas, começando em dezembro. Quanto ao débito de 2012, o governo prometeu negociar a partir de janeiro de 2014.

Do baú político

Os mais idosos lembram muito bem do carro preto de então senador Lourival Baptista pegando sorvete de frutas na hoje extinta Cinelândia, ali na rua Itabaianinha. Semanalmente, o político sergipano levava para Brasília uma grande caixa com a guloseima gelada para presentear amigos e autoridades. Aliás, esse costume de cativar pela boca era antigo em Lourival. Já no final da década de 50, a imprensa sergipana citava os agrados feitos por ele para conseguir alguma coisa no poder público. “Se uma verba demora a sair, no primeiro avião segue doce de caju; se Lourival quer ser amigo de alguma personalidade na capital da República, remete logo uma vistosa rede; se prenderem na gaveta papéis importantes, ele providencia, com urgência, cocada; e se o estudo de um projeto demora, apressa-se a remessa de doce de côco”, publicou o Diário de Sergipe em 1957.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais