Saga obra 13 de Julho: encontrada cabeça ET

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

E a repercussão do artigo de ontem “13 de Julho: ET pode ter caído no local” foi tão grande que alguns leitores realizam uma mobilização logo cedo e através de uma sondagem no local (aproveitando a maré seca, é claro) conseguiram encontra o ET. Não o corpo todo, mas a cabeça. Taí ao lado a foto para não deixar duvidas. Ou seja, agora o Iphan não precisa mais determinar a PMA que gaste R$ 1 milhão para realizar uma sondagem para descobrir se no local tem um sítio arqueologico da revolta de 1934.

O blog desde ontem partiu para a ironia no assunto da obra da 13 de Julho porque o episódio está servindo não só

Cabeça do ET, está hoje guardada na fazenda de um dos leitores do blog.  Leitor corre o risco de ser abduzido.

para desmobilizar a luta ambiental em Sergipe, mas também para a desmoralização. Não se concebe que a todo momento surjam os mais diversos impercilhos para realizar uma obra urgente e necessária.

Exigências – Para ser ter uma ideia, além do suposto sítio arqueológico “sugerido” pelo Iphan, o estudo de impacto ambiental pedido pela Adema pede até sondagem no Porto, do outro lado da Barra e estudos de impacto dos botos que passam no local, através de uma ONG, no valor de R$ 30 mil. Ou seja, o EIMA para ficar pronto levará muito tempo.

Não tem Laudo da USP, apenas visita técnica – E a Adema diz que tem um laudo da USP. Não é verdade. O que o órgão tem é uma visita técnica realizada por dois professores da USP, através de uma fundação,  que foram ao local. “Olharam” e disseram que não corre risco. Não fizeram nenhuma sondagem técnica, como a que foi realizada antes pela Emurb, através de uma empresa séria.

Justiça de Sergipe – Ainda bem que resta uma esperança. O recurso da decisão judicial impetrado pela PMA, encontra-se nas mãos do desembargador Ricardo Múcio que espera apenas as alegações finais da Adema.

A Justiça de Sergipe vai analisar e descobrirá que a obra não vai mudar o leito do rio. Nem vai mudar a corrente do rio. E não pode poluir o que já está poluido com milhares de coliformes fecais. A modelagem fisico/matematica que está sendo feita poderá constatar como era o local há 40 anos, como é hoje e como poderá ficar com a obra.
           
É preciso lembrar também que mais adiante, onde hoje é o calçadão Viana de Assis, a obra foi construída num espaço que é o dobro do  que se pretende realizar atualmente.

O blog já conseguiu descavar a cabeca do ET. Que a Justiça sergipana chame o feito a ordem.

Comandante de avião retira passageiros de voo anunciando que bombeiros estão em greve em AJU
O voo 1936 da empresa Gol, que deveria sair do Galeão (RJ), às 16h10 de ontem, 14, só saiu às 17h40. O motivo: foram retirados da aeronave cerca de 40 passageiros. A informação do comandante é que por conta da greve dos bombeiros a brigada militar do aeroporto não se responsabilizava pela segurança quando da descida da aeronave. Desde quando os bombeiros estão em greve em Sergipe?

Missa 7º Dia de Águeda Maria de Souza
Abrahão Crispim de Souza e seus irmãos Átalo, Ada, Altéia, Amabel, Antônio, Atenágoras e sobrinhos, convidam parentes e amigos para comparecer às missas de 7º dia de Águeda Maria de Souza, a serem realizadas na próxima quarta-feira, 16/10, às 7h, na Igreja do Conjunto Santa Lúcia, nesta capital e às 16h, na Igreja Matriz de Santo Antônio, na cidade de Itabaiana.

Concessão
As promissoras áreas de concessão BM-SEAL-10 e BM-SEAL-11, na Bacia de Sergipe-Alagoas, classificadas recentemente pela presidente da Petrobras, Graça Foster, como "bela descoberta" e "excepcionais", tiveram o Plano de Avaliação de Descoberta (PAD) aprovado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) na reunião de diretoria, em 25 de setembro. É o que divulgou o Jornal Valor Econômico, de ontem, 14.

Participações
A Petrobras é a operadora dos blocos, com 60% de participação, em parceria com a joint venture IBV-Brasil, formada pelas indianas Bharat Petroleum (BPCL) e a Videocon Industries, que têm 40%.O cronograma do PAD prevê uma série de medidas até 2018, quando Graça Foster disse que a bacia deverá entrar em produção, com uma plataforma com capacidade de até 100 mil barris de óleo por dia.

Aquisições
Dentre as medidas previstas no plano, estão as aquisições de dados sísmicos e a perfuração dos poços de extensão. As atividades do PAD são necessárias para confirmar potenciais de produção de petróleo para os blocos.

Professores recebem Medalha na AL
Hoje, 15 de outubro, Dia do Professor, às 11h, em sessão solene, presidida pelo Deputado Estadual Augusto Bezerra (Presidente da Comissão de Educação), sete notáveis educadores do Estado de Sergipe receberão a Medalha de Mérito Educacional “Manoel José Bomfim”.

Homenageados
Os homenageados deste ano serão os professores Angelo Roberto Antoniolli, Cristina Alves S. Nascimento, Maria Elizabete Andrade Dórea, Maria Hortência Pereira Araujo, Sandra Maria Xavier Beiju, Tereza Cristina P. Souza e Wellington Dantas Mangueira.

Professor na CMA
A Câmara Municipal de Aracaju celebrou o 15 de Outubro, Dia do Professor, de forma antecipada em Sessão Especial realizada ontem, 14, iniciativa do vereador e professor Iran Barbosa, do PT, conjuntamente com o Dr. Emerson Ferreira, também do PT. A sessão foi bastante prestigiada por professores das redes de ensino estadual e municipal de Aracaju, por estudantes da EMEF Professor Alcebíades Melo Vilas Boas, por sindicalistas e representantes de associação de moradores e da sociedade civil organizada.

Congresso de Gastronomia e Turismo em São Paulo
Na condição de presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), o senador Valadares (PSB) participou, nesta segunda-feira (14), da abertura do 26º Congresso Internacional de Gastronomia, Hospedagem e Turismo (Cihat) e da Feira Internacional de Serviços de Turismo (FISTUR), em São Paulo.

Abetura
O senador Valadares fez a abertura do V Fórum CNTur das Entidades Civis e Sindicais do Turismo Brasileiro. “Na sua 26ª edição, o Congresso Internacional de Gastronomia, Hospedagem e Turismo (CIHAT) e a Feira Internacional de Serviços do Turismo (Fistur) privilegiam o turismo na sua perspectiva macroeconômica, acenando com presságios alentadores o futuro do turismo na pauta política do País”, afirmou.

Pacto
A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) participa amanhã, 16, a partir das 9 horas, de audiência pública, na Comissão Senado do Futuro (CSF). Em pauta, um debate sobre o modelo de pacto federativo adequado para aumentar a eficiência da economia e reduzir as desigualdades regionais e sociais do país. Para a senadora, a discussão é mais do que oportuna.

Infraestrutura
O presidente da Comissão de Turismo e Desporto (CTD), deputado Valadares Filho (PSB) coordenou, visita, que ocorreu ontem,14, à cidade de Curitiba, para dar sequência ao trabalho de acompanhamento das obras de infraestrutura para Copa do Mundo em 2014.O presidente da CTD, destacou que, em Curitiba, não há motivos para preocupações. “As obras estão em pleno vapor, seguindo os cronogramas de execução”.

Obras
O transporte público, em Curitiba, que já é referência em todo o Brasil, será ampliado com as obras de mobilidade urbana. “Essas obras irão deixar um legado muito bom para cidade”, disse Valadares Filho.O aeroporto Afonso Pena, que é o mais bem avaliado no Brasil, também está em obras para melhor atender os visitantes em 2014. “Além da ampliação e adaptação para Copa do Mundo, as obras do aeroporto Afonso Pena seguem até depois da Copa, deixando um grande legado para a população”, disse.

Arena
Já as obras da Arena da Baixada estão com um pequeno atraso, devido à burocracia no repasse dos recursos do BNDS para empresa construtora. Mas, de acordo com a avaliação da comitiva de parlamentares, o estádio ficará pronto no prazo previsto.  O primeiro evento teste está agendado para 26 de janeiro de 2014 e a entrega está marcada para março de 2014.

Petróleo em SE
O deputado federal Fábio Reis (PMDB) se reuniu, na tarde desta segunda-feira (14), com o gerente-executivo dos Serviços Compartilhados da Petrobrás, Dr. Eugênio Dezen, no Rio de Janeiro. O parlamentar ouviu informações detalhadas de todo o procedimento do início da descoberta até o momento atual. A estatal apelidou o local de “Sergipe Águas Profundas”. Pelo menos uma das áreas da bacia deve entrar em funcionamento em 2018.

Injeção
Fábio ficou muito satisfeito com o que ouviu. Para ele, o momento é oportuno, já que existe uma grande queda no fundo de participação dos municípios. “O Estado vai receber uma injeção de investimentos, que beneficiarão não só alguns municípios, mas todo o Sergipe”, afirmou. “Além disso, abrimos nossas portas para a chegada e instalação de novas empresas, novas oportunidades de emprego e obras de infraestrutura”, completou.

Potencial
“Sergipe se tornará uma potência nacional, mas os governantes também precisam investir mais na educação, melhorando o salário dos professores e construindo uma rede de escolas com alto padrão de qualidade e com tecnologias avançadas, para que o país possa ser comparado a outros de primeiro mundo”, ressaltou. “Este é um passo gigante que nosso Estado dará e é preciso desde já planejar estes investimentos de forma responsável e consciente”, avaliou o deputado.

Gasoduto
Durante o encontro, o deputado solicitou a construção de um gasoduto na região Centro-Sul de Sergipe. Ele lembra que Lagarto, Itabaianinha, Estância, Tobias Barreto e demais municípios da região “precisam, urgentemente, deste investimento, que resultará na realização de um sonho dos moradores da região”. Em maio, Fábio solicitou esta construção ao presidente da Sergás, Fernando Akira, que apoiou a ideia e aguarda estudo de viabilidade.

Escola do Estado discute Maioridade Penal com André Moura
Em comemoração ao Dia das Crianças (12) e ao Dia do Professor (15), os alunos do Centro Experimental Ministro Marco Maciel, bairro Cidade Nova em Aracaju/SE, assistiram a uma palestra sobre a Redução da Maioridade Penal ministrada pelo autor da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 57/11, deputado federal André Moura.

Enem
O tema foi escolhido pela diretora do Centro, Adriana Hora Santos, devido à proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo a educadora, a probabilidade de cair como tema da redação é bastante grande. "Trouxemos o deputado André Moura, autor da PEC, porque ele saberá explicar as vantagens e desvantagens de haver redução da maioridade e, assim, oferecer argumentos para os estudantes saírem-se bem na prova".

Reunião do Grupo Nacional de Direitos Humanos
Nos próximos dias 16, 17 e 18 de outubro, o Ministério Público de Sergipe sediará a III Reunião Ordinária do Grupo Nacional de Direitos Humanos – GNDH. O Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH) faz parte do Conselho Nacional de Procuradores Gerais (CNPG) e é presidido pelo Procurador-Geral de Justiça de Sergipe, Dr. Orlando Rochadel Moreira.

Ações
Durante o encontro, Procuradores e Promotores de Justiça de todo o Brasil irão deliberar ações efetivas que serão adotadas no âmbito dos Ministérios Públicos Brasileiros. O PGJ de Sergipe avalia que as reuniões servem para integrar os MPs. “´É um trabalho de integração. É o momento em que discutimos melhorias no trabalho do Ministério Público e a forma prática para efetivar esse trabalho.

intercâmbio
Além disso, a reunião proporciona o intercâmbio de experiências entre Membros do Ministério Público. “A troca de experiência com os colegas de outros Estados acelera o processo de implementação de ações do MP e uniformiza medidas”, disse Dr. Orlando Rochadel.

Abertura
O PGJ e Presidente do GNDH fará a abertura da reunião no dia 16 (quarta-feira), às 14h, no Auditório Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas. Há uma grande expectativa no sucesso das estratégias que serão envidadas pelas sete Comissões Permanentes que integram o GNDH e várias personalidades de todo o País já confirmaram presença.

Banese oferece crédito para pagamento do 13º salário
O Banese dispõe de linha de crédito para financiamento das despesas de empresários referentes à folha de pagamento do 13º salário e seus encargos sociais. O produto, denominado de ‘Financiamento do 13º Salário – Pessoa Jurídica’, visa otimizar o fluxo de caixa das empresas no final do ano.

12 meses
Segundo o diretor de Crédito Comercial do Banese, Carlos Alberto Tavares, os financiamentos do 13º para pessoa jurídica podem ser pagos em até 12 meses, incluindo dois meses de carência, com data da contratação limitada a 24 de dezembro e vencimento final das prestações limitado a 30 de novembro do ano subsequente à contratação.

Operações rápidas
“Dispomos do financiamento necessário para os empresários quitarem os seus pagamentos referentes ao 13º salário. As nossas operações são rápidas e sem burocracia”, acentuou Carlos Alberto.Outras informações sobre o produto podem ser obtidas nas agências e postos da instituição. O Banese, com 61 agências, na capital e no interior, dispõe da maior rede de atendimento bancário do Estado

Evento empreendedor em Siriri
A última quinta feira (10) foi um dia importante para o desenvolvimento do empreendedorismo em Siriri, com a realização do evento “Potencialização do Empreendedor Local: Empreendedores Organizados, Município Desenvolvido". Diversas ações foram realizadas com foco em estimular a cultura empreendedora e criar um ambiente favorável para o crescimento dos pequenos negócios.

Lei Geral Municipal
A data foi marcada pela aprovação da Lei Geral Municipal pela Câmara de Vereadores, que depois foi sancionada pelo Prefeito de Siriri, Gervasio Celestino de Moura. Também aconteceram a inauguração da Central do Empreendedor e o lançamento do Projeto Fincar o Pé – Programa de Desenvolvimento Sustentável dos Municípios Petrolíferos de Sergipe, coordenado pelo Sebrae e Petrobras com o apoio das instituições parceiras, como a Prefeitura local.

Desenvolvimento
Para o prefeito Gervasio Celestino de Moura, Siriri deu o primeiro passo rumo ao desenvolvimento sustentável. “Como cidadão e como prefeito do município é uma honra tudo isso estar acontecendo nesse momento, é um compromisso de campanha estimular o crescimento econômico do município. Agradecemos os parceiros, Sebrae e Petrobras, e a comunidade, por estar apoiando essa iniciativa”.

Projeto Finca o Pé
Durante a abertura do evento, Aladio Antonio, consultor da Petrobras, fez uma apresentação do Projeto Fincar o Pé.  Na sequência aconteceram as palestras “Lei Geral das MPE – Importância do AD para o desenvolvimento municipal” e “Empreendedorismo, caminho para a sustentabilidade”. Depois aconteceu a inauguração da Central do Empreendedor e a Abertura da Mostra Empreendedora. No segundo dia, sexta feira, aconteceu o Dia do Empreendedor, com palestras sobre “Microempreendedor Individual”, “Oficina SEI: Unir Forças para Melhorar”, além da presença da equipe do Sebrae de Atendimento Individual, que prestou orientação empresarial e assessorou a comunidade no processo de cadastramento como MEI.

Mapeamento
Segundo Ana Nunes, analista técnica do Sebrae, foi o momento que a comunidade teve para ver o que já vem sendo produzido no município. “Siriri possui empreendedores que trabalham com artesanato, produzindo peças em madeira, fibras, garrafas, bordados e brinquedos em pano. Também tem o pessoal que atua no ramo de alimentação, com comidas típicas e doces caseiros. O passo agora é mapear o município, saber quantos empreendedores existem, quantos são formais e quantos tem potencial para se tornar MEI”, destaca.

Dia das Crianças:Batalhão de Choque distribui brinquedos e alimentos
A Polícia Militar do Estado de Sergipe, através do Batalhão de Choque, realizou na manhã do último sábado,  12, a distribuição de presentes e gêneros alimentícios para crianças e mães carentes do Bairro Santa Maria, mais precisamente na localidade conhecida como "Suvaco da Gata".

Parceria
O Comandante Geral da PMSE, Cel. Maurício Iunes, esteve pessoalmente no Choque, onde, juntamente com o Maj. Carlos Rolemberg,  fizeram questão de agradecer aos entes parceiros, que propiciaram aquelas doações, quais sejam, Sesi Sergipe, Faculdade e Colégio Amadeus, Maçonaria, 3 Corações Gêneros Alimentícios, Gelão Neve, 3ª CIA/2º BPM, além de oficiais e praças do BPChq, que não mediram esforços no sentido de proporcionar alegria às crianças e mães carentes do Santa Maria.

Questões sociais
O Cel, Iunes fez questão de ressaltar a importância desse tipo de ação solidária, pois mostra o lado social e humano da PMSE, fazendo com que a comunidade tenha o policial militar como um parceiro, amigo, que se preocupa também com as questões sociais, e não somente como repressor.

Nova visão
Já o Maj. Carlos Rolemberg fez questão de agradecer a Deus e todos os parceiros que estavam presentes à entrega dos brinquedos e alimentos, pois ações desta natureza demonstram a nova visão da polícia militar e em especial do Batalhão de Choque, em procurar ser solidário aos mais necessitados e reafirmou a continuidade das demais ações sociais que são desenvolvidas pelo BPChq ao longo do ano.

Revive em Aracaju
“REVIVE”, o novo Show de André Lucas, será apresentado em Aracaju no Teatro Tobias Barreto nesta sexta-feira, dia 18. O humorista traz um espetáculo com a coletânea das melhores estórias, piadas e números interpretados  durante 50 anos por Chico Anysio, no teatro. Portanto, um espetáculo versátil e inteligente. Filho do humorista, André Lucas faz o público sentir pulsar a comédia em suas veias, num espetáculo de 1 hora e 15 minutos.  Mais informações na bilheteria do Teatro Tobias Barreto ou através do telefone: 31791490/ 31791496.

Os Saltimbancos no TTB
Nos dias 16 e 17 de setembro, a Eitcha Companhia de Teatro apresenta no Teatro Tobias Barreto o espetáculo “Os Saltimbancos”, de Sérgio Bardotti e Luiz Enríquez Bacalov, e tradução de Chico Buarque. A liberação para montagem foi concedida através da ABRAMUS – Associação Brasileira de Música e Artes e estreou no dia 4 de abril, no Teatro Alberto Maranhão, em Natal/RN. A peça é considerada um clássico infantil. A obra narra de forma bem humorada a condição e os direitos da classe trabalhadora, representada aqui por quatro animais. Um jumento, um cachorro, uma galinha e uma gata, que desiludidos com o tratamento recebido pelos seus patrões, e envolvidos por um sistema opressor que os impede de reivindicar seus direitos, resolvem abandonar seus postos e unirem-se em busca da liberdade tornando-se então saltimbancos. Mais informações: 31791490/31791496.

Fici em Aracaju
Durante dez dias, o Festival Internacional de Cinema Infantil (Fici) levou 10 mil pessoas para as salas do Cinemark Jardins. De 04 a 13 de outubro, o festival exibiu mais de 40 produções nacionais e internacionais, levando diversão e cultura a milhares de crianças. Das 11 edições do Fici, Aracaju já sediou dez, sendo todas com produção local da Casa Curta-SE. Este ano, além dos filmes, a programação incluiu uma série de atividades, como debates, oficinas de manipulação de bonecos e sessões de dublagem ao vivo. Estudantes das redes pública estadual e municipal de oito municípios tiveram acesso gratuito às produções.

Apoio no Fici
O FICI completa 11 anos celebrando os números que fazem da mostra a principal do gênero no país. Do começo modesto, com apenas 15 filmes de nove países, sendo cinco do Brasil, o festival já soma hoje 570 filmes exibidos e um público total superior a 1 milhão de espectadores. Através de Lei de Incentivo à Cultura, o Festival conta com o apoio local da Superlux, Infonet, TV Sergipe, KJM Telecom, 3G Mídia exterior, Shopping Jardins, e patrocínio do BNDES, OI, Petrobras, Cinemark e Prefeitura do Rio de Janeiro,  co-produção da Espaço Z e Casa Curta-SE. A produção e realização é da Copacabana Filmes. O festival é uma realização do Governo Federal.

Agenda
15 de outubro – Hoje é o dia do PROFESSOR. Também nesta data comemora-se o dia NACIONAL DE COMBATE À SÍFILIS, do EDUCADOR AMBIENTAL e o dia INTERNACIONAL DAS MULHERES DO CAMPO. Há 40 anos, em 1973, ocorre a Guerra do Yom Kipur. Num dia religioso judeu, o Dia do Perdão, tropas do Egito e da Síria atacam Israel, buscando recuperar territórios que haviam sido ocupados seis anos antes. Os israelenses vencem a guerra. Há 20 anos, em 1993, previsto na Constituição de 1988, ocorre o plebiscito sobre o sistema de governo, que mantém no Brasil o regime republicano. Há 10 anos, em 1993, Sérgio Vieira de Mello, brasileiro representante das Nações Unidas no Iraque, morre em uma explosão de um carro-bomba que atingiu a sede das Nações Unidas em Bagdá, no mês de agosto. Há um ano (2012), morre, no começo de outubro, aos 24 anos, Luciane Aparecida Conceição. Ela era um símbolo da luta contra o HIV/AIDS, por ter sido a primeira criança do mundo a receber o coquetel de medicamentos contra a doença. Luciane decidiu parar de tomar os medicamentos. Deixou uma filha, de 4 anos, que não é contaminada pelo vírus.

Curtas
GOVERNO ANUNCIA SERVIÇO DE-MAILS CONTRA ESPIONAGEM A PARTIR DE NOVEMBRO. /// JOAQUIM BARBOSA COGITA SER CANDIDATO À PRESIDÊNCIA APÓS DEIXAR O STF. /// GREVE DOS BANCÁRIOS PROSSEGUIU, ONTEM, EM BRASÍLIA E EM PORTO ALEGRE. /// PRESIDENTE DO STF DEFENDE PUBLICAÇÃO DE BIOGRAFIAS NÃO AUTORIZADAS. /// LULA RESSALTA QUE INTEGRAÇÃO REGIONAL DEVE SER MAIS PROFUNDA. /// PROMOTOR É MORTO EM PERNAMBUCO COM CERCA DE 20 TIROS. /// ENTIDADES MÉDICAS PROMETEM CAMPANHA CONTRA DILMA EM 2014. /// ALCKMIN DETERMINA INVESTIGAÇÃO 24 HORAS POR DIA.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Futsal em festa
No próximo mês de dezembro, Aracaju vai ser transformada na capital brasileira do futsal. Esta modalidade esportiva foi introduzida em Sergipe nos idos de 1959. Na época, era chamado de FUTEBOL DE SALÃO. O novo esporte passou a ser, em pouco tempo, o segundo mais popular em nosso Estado. O primeiro presidente da FSFS – Federação Sergipana de Futebol de Salão – foi o odontólogo e depois professor da UFS Dr. Lélio Fortes, irmão do magistrado Bonifácio Fortes, figura de destaque da Educação Sergipana. Há alguns anos a modalidade foi rebatizada como FUTSAL, ao mesmo tempo em que eram promovidas algumas mudanças em suas regras. Além de Dr. Lélio, o futebol de salão teve outros grandes presidentes, como Arnóbio Nunes, Arnaldo Oliveira, José Carlos Mendonça, Orlando Rezende e vários outros. Dentre eles, José Leó de Carvalho Filho, que foi atleta (era goleiro) e veio a ser um excelente presidente da FSFS. Em seu período, era comum a FSD entrar em acordo para que os jogos do campeonato salonístico não coincidissem com os do futebol sergipano. Foi, realmente, uma fase áurea do salonismo, com grandes equipes como Iate, Atlética, Vasco, Cotinguiba, River Plate, Ateneu e Olímpico, por exemplo. Outra fase de grande destaque foi durante a presidência de Renan Tavares, atualmente ocupando a vice-presidência da Confederação desse esporte. O processo de interiorização foi um dos carros-chefe da administração Renan Tavares. Pois bem. Em dezembro, no dia 9, acontecerá a festa dos Melhores de 2013 do Futsal brasileiro. E em seguida, começando no dia 10 de dezembro, teremos a realização, em Aracaju, da Super Liga de Futsal. No roteiro da festa dos melhores, será prestada uma homenagem especial ao grande desportista José Leó de Carvalho, o também jornalista e cronista esportivo Leó Filho, que até os dias atuais tem exercido a função de colunista no Jornal do Dia, de forma diuturna. No momento que ora atravessamos, o presidente Manoel Cruz esforça-se ao máximo para manter acesa a chama do futsal em Sergipe. Sem medo de errar, a homenagem que será prestada a Leó Filho reveste-se de extrema justiça. Assim sendo, dezembro será só festa no futsal e no esporte sergipano como um todo.

Perto do tetra
Com a vitória conquistada no GP do Japão, em Suzuka, Sebastian Vettel abre 90 pontos sobre sobre o espanhol Fernando Alonso e encontra-se em situação confortável para conquistar o tetracampeonato mundial de fórmula 1.

Seleção brasileira
Depois de uma atuação apenas regular diante da Coreia do Sul, mas que foi suficiente para derrotar o adversário por 2 X 0, com gols de Neymar, de falta, e Oscar, a equipe comandada por Felipão fará novo amistoso no Oriente. O time brasileiro enfrentará a seleção de Zâmbia, em Pequim, hoje, a partir das 8 horas e 45 minutos. O craque Neymar, a maior figura brasileira no jogo contra a Coreia, deverá ser poupado pelo técnico Luiz Felipe Scolári. O jogo será no Estádio Ninho dos Pássaros, uma das atrações dos jogos olímpicos de 2008.

11 Pontos
Este é o total de pontos de que o Fluminense precisa para escapar do rebaixamento. Quem faz as contas é o técnico tricolor, Vanderlei Luxemburgo.

Trio classificado
Amadense, Coritiba e Canindé já garantiram o acesso à série A do campeonato sergipano de 2014.

Última rodada
Apenas para cumprir tabela, será realizada, no próximo fim-de-semana, a última rodada da antiga segundona. Os dois jogos serão realizados no domingo, às 16 horas. No Presidente Médici – Coritiba X Amadense e no Vavazão, Maruinense X Canindé.

River Plate
Em várias publicações esportivas do país o nome do River Plate figurou como um dos representantes sergipanos na Copa do Nordeste. O motivo é óbvio: a demora na oficialização do pedido de afastamento por dois anos do futebol sergipano. Na verdade, o Confiança é a equipe que disputará a Copa, ao lado do Sergipe. Já na Copa do Brasil, teremos o Lagarto em lugar do River Plate.

Sergipe – 104 Anos
O professor Ari Resende, um dos mais experientes dirigentes esportivos de nosso Estado, já exerceu vários cargos no Club Sportivo Sergipe. Diretor de futebol, supervisor, presidente do Conselho Deliberativo durante 27 anos, presidente por mais de uma vez da diretoria executiva. Foi, também, interventor do clube Mais Querido em 2010. Participando do programa BOLA EM JOGO, da TV Aperipê, comandado por Cristiano Prado, o prof. Ari confirmou que já está pronta a minuta do novo Estatuto do Sergipe, com as devidas adaptações ao Código Civil que está em vigor há 10 anos. Como não possui corpo social, o novo Estatuto será discutido e aprovado pelos conselheiros, em número de 104, um dos quais é o próprio Ari Resende. Ocorre que desses conselheiros 47 já manifestaram sua decisão de não mais exercer a função. Cabe uma pergunta, neste momento: qual o critério a ser seguido na convocação de novos conselheiros, quando quase a metade afirma, oficialmente, que não deseja continuar? De outra parte, o prof. Ari Resende confirmou, no referido programa esportivo, que eleição para a diretoria executiva somente no próximo ano. Isto é, o clube rubro continua esperando pela aposentadoria de Reinaldo Moura para convocar eleições. É, no mínimo, insólita a situação jurídica do clube rubro, que vai completar 104 anos na próxima quinta-feira. Uma outra informação dada pelo conselheiro rubro é a de que amanhã, quarta-feira, haverá uma reunião para decidir sobre a programação oficial do aniversário do clube. Pelo menos uma missa em ação de graças e uma alvorada já estão garantidas.

Memória esportiva
15 DE OUTUBRO – Em 1968, nasce o ex-volante Didier Deschamps, em Bayonne (França), capitão da seleção francesa na conquista da Copa do Mundo de 1998 e campeão da Eurocopa de 2000.

Jogo rápido
Fundado apenas uma semana depois do que o Cotinguiba, o Sergipe, o Mais Querido, completará 104 anos na próxima quinta-feira. /// Balotelli irrita-se e agride cinegrafista no aeroporto de Nápoles. /// Árbitro de São Paulo X Corinthians relata briga entre a torcida do São Paulo e policiais militares, no Morumbi. /// Carlos Alberto Torres critica o Bom Senso F.C. e pede foco na malha aérea. /// Equador desiste de jogar amistosamente contra o Brasil. /// Felipão desiste de poupar Neymar. O craque vai enfrentar Zâmbia, logo mais, na China.

PELO TWITTER

www.twitter.com/Pontifex_pt (Papa Francisco) Queridos jovens, não tenhais medo de dar passos definitivos na vida. Tende confiança! O Senhor não vos deixa sozinhos.

www.twitter.com/betocego  Tem gente que se vende tão barato que deveria esta exposta nas prateleiras das lojas R$1,99

www.twitter.com/clovis_silveira  Quem é falso com as palavras é enganador nas ações!

www.twitter.com/salesneto1  Quem se esconde atrás se um Fake é um covarde que ñ merece atenção. Quer ofender? Tenha brio e mostre a cara e aguente a consequência.

www.twitter.com/Thiago_Reis_Aju  Quando um projeto político é priorizado em detrimento ao interesse público, que tipo de expectativa pode ser oferecida a população?

www.twitter.com/revinhogama Quem é esperto aprende com os próprios erros. Quem é genial aprende com os erros dos outros.

DO LEITOR

Radialista com diversos processos
De um leitor de Frei Paulo: “Caro Cláudio Nunes, sei que não gosta de publicar criticas aos seus colegas da imprensa, por isso não divulgarei o nome, mas todos na região sabem quem é. Um radialista (o mesmo que levou a emissora de rádio AM a  ser multada pelo TRE em mais de 160 mil reais), está sendo processado. O mesmo gosta de denegrir politicos contrários ao dono da emissora. O radialista já é um velho conhecido da justiça. O que passa na cabeça do dono dessa emissora em manter esse tipo de radialista na sua grade? Inclusive se você colocar o nome da emissora no site do Tribunal de Justiça de Sergipe e no Tribunal Regional Eleitoral, verá que a emissora possui diversos processos. Daí me vem uma pergunta: O que faz uma emissora que possui vários processos ainda funcionar ? Têm um detalhe, os comentários que rolam na cidade é que o patrão desse radialista não é o dono da emissora AM e sim um politico grande, que vêm articulando sua candidatura.”

Polícia Militar fechará mais um posto policial
De um PM/SE: “Está cada vez mais lamentável a situação da Polícia Militar do Estado de Sergipe, a cerca de 3 meses os policiais que atendiam a área do bairro Médici I, II e adjacências, foram transferidos da 3ª Cia/1º BPM para outra comunidade; e agora em meados do mês de outubro já se dá por certo, pois a lista já se encontra nas mãos do Comandante Geral da Polícia Militar, a transferência dos militares escalados no Bairro Jardins, lotados também na 3ª Cia/1º BPM, para o bairro Mosqueiro. Atualmente a 3ª/1º BPM, conta com um contingente de 6 viaturas com um efetivo de aproximadamente 12 policiais, por turnos de 12 horas, “sim, aproximadamente, pois ainda deve excluir-se os afastados por questões de saúde, dispensa de aniversário, férias e licença prêmio”; para cobrir os seguintes bairros: Sol Nascente, Inácio Barbosa, Castelo Branco, Ponto Novo, 13 de Julho, Jardins, Garcia, Grageru, Luzia, Santa Lúcia, Médici I, Médici II, Leite Neto e Pantanal. Levando-se em conta essa quantidade de bairros (14) dividido pela quantidade máxima de policiais/dia 12, teremos como resultado o número 1,1666 bairro por policial; ou seja, proporcionalmente, teremos menos de um policial para atender cada bairro. Como é público e notório o aumento da violência devido à falta de policiais nos aglomerados urbanos e grandes centros de comércio, perguntas que nos fazemos, e não conseguimos respostas: os cidadãos dos bairros referidos acima não são merecedores de possuírem seus direitos garantidos no Artigo 5º da Constituição Federal de 1988, onde resguarda-se o direito a vida, à segurança e à propriedade? Baseando-se em quais dados estatísticos a decisão de retirar os 10 policias da referida área foi norteada? As vésperas de mais uma festividade natalina, é coerente retirar um posto policial nas proximidades do maior centro consumidor da cidade? Excelentíssimo Senhor Governador do Estado, estamos clamando por seu bom senso.”

ARTIGO

Professor: respeito e valor   Carlos Alexandre Nascimento Aragão*

Professor, peça essencial na construção de uma sociedade, mas que há algum tempo vem sendo excluído/menosprezado socialmente. Já houve uma época em que ser professor era uma das profissões mais respeitada da nossa sociedade. Distante da realidade dos dias de hoje.

Recentemente, questionei alguns alunos do ensino médio sobre a possível carreira profissional que querem seguir após a conclusão dos estudos e para a não tão sonhada surpresa, menos de 3% afirmaram a pretensão de ser professor. Caso esta estatística venha a se confirmar e a cada ano aumente, no futuro, próximo, teremos uma extinção dessa profissão. O que fazer? Será que seremos extintos? Por que isso acontece?

Bom, algo é visível diante de toda essa situação. Os jovens não são atraídos para o magistério por conta da desvalorização salarial imposta pelos governantes brasileiros, alta jornada de trabalho, falta de auxílio das famílias dos estudantes, estrutura física dos locais de trabalho sem condições dignas, violência contra o professor, gerando um cenário de insegurança. Todas essas ações distanciam os jovens de uma profissão mágica que deveria ser vislumbrada e apresentada ao cidadão como um poema é apresentado ao poeta.

Diante disso, os vitoriosos professores do nosso país, a cada dia tentam mostrar aos cidadãos a necessidade de frequentar o espaço escolar para tornarem-se bons críticos e lograrem êxito na sociedade. Muitos professores ainda confiam no caminho da educação para transformar a sociedade. Um sonho, às vezes, utópico, mas real aos olhos de muitos brasileiros que tiveram sucesso após passarem pelos bancos escolares e terem professores que realmente podemos chamar de EDUCADORES.

Assim, nobres colegas de profissão, busquemos atrair os jovens para a nossa labuta, através das nossas ações, ensinamentos e reflexos que diretamente interferem e fazem mudanças na vida de muitos garotos e garotas discípulos nossos. Muitos precisam do básico, ou seja, do elementar para pensar em um futuro melhor para sua família. Não podemos silenciá-los e nem sermos silenciados. Precisamos deixar ecoar essas vozes marginalizadas, excluídas, desrespeitadas, controladas e discriminadas. Mas capazes de ecoarem uma esperança de transformação e de busca por uma liberdade.

Dessa feita, não irei terminar este texto desejando um feliz dia do professor, mas pedindo a cada leitor que valorize o PROFESSOR brasileiro e não deixe a polícia, os governantes, a mídia etc, silenciarem esse sujeito responsável por uma verdadeira mudança social, porque “é na sala de aula que se faz um cidadão”.

*Professor Rede Estadual de Ensino de Sergipe

ARTIGO

A Importância do Grupo de Gestão de Crises e Conflitos da Polícia Militar no Estado Democrático de Direito  Silvio César Aragão – Major PM*

   As atividades desenvolvidas pela Polícia Militar, nos municípios sergipanos, quando do cumprimento das determinações judiciais, conta com a presença do GGCC – Grupo de Gestão de Crises e Conflitos, que tem como objetivo antecipar-se ao emprego da tropa regular nos conflitos sociais urbano ou rural, atuando, assim, de maneira preventiva, com presunção de desdobramento de violência, e conduzindo as negociações de modo que seja garantida a aplicação da Lei, sem o emprego da força e sem afronta à dignidade humana. É, pois, uma atuação pautada sempre no equilíbrio e na moderação, de forma pacífica e satisfatória, unindo o interesse social e a preservação dos direitos fundamentais dos indivíduos, nos termos do artigo 5º e seus respectivos incisos da Constituição Federal de 1988, o que acaba por elevar e salvaguardar, ainda, a imagem da Corporação e do Governo do Estado.

Sem entender as nuances de atuação do GGCC, setores diversos da sociedade poderiam, inicialmente, considerar negativamente a prática que vem sendo adotada por este grupamento. É certo, contudo, que nas operações de imissão, manutenção e reintegração de posse, bem como busca e apreensão, executadas pelas Polícias Militares em geral, a Polícia Militar do Estado de Sergipe, seguindo determinação, fiscalização e orientação do Comandante-Geral da PMSE, Maurício da Cunha Iunes, vem desenvolvendo doutrina e condutas inovadoras, ao institucionalizar o Grupo de Gestão de Crises, o que tem proporcionado uma economia consubstancial para ao erário público, posto que a tropa somente é utilizada quando extremamente necessário, evitando, assim, gastos com transporte e alimentação, além da retirada do policial militar da sua folga, dentre outros fatores.

Dos diversos pontos positivos dessa atuação proativa da PMSE, ponto crucial é que, com as intervenções do GGCC, o confronto entre policiais militares e ocupantes de imóveis urbanos e/ou rurais torna-se quase nulo, diminuindo sobremaneira a possibilidade de seus integrantes responderem a Inquéritos Policiais por cometimento de lesões corporais e/ou homicídios, ou ainda que venham a sofrê-las ou tombarem numa ação desta natureza. Como consequência, reduz-se o desgaste psicológico dos policiais e familiares, ao tempo em que aumenta a confiança dos segmentos sociais para com a Corporação, que credita à sua imagem o atributo de garantidora de direitos, assegurando o cumprimento da lei e a preservação da vida, utilizando para as suas ações a arma mais forte no Sistema Democrático: O DIÁLOGO.

                   Para o cumprimento dos respeitáveis mandados judiciais oriundos de ações possessórias de imóveis, em apoio aos Oficiais de Justiça, para que a Polícia Militar realize ações de segurança e defesa social, de forma mansa, moderada, pacífica, sem emprego da tropa e com resultados positivos, o GGCC adota alguns procedimentos, visando à conciliação e resolução pacífica dos conflitos sociais urbanos ou rurais, de modo que são realizadas diversas audiências públicas, reuniões, negociações e visitas técnicas aos imóveis esbulhados com as partes envolvidas, Poder Judiciário, órgãos governamentais, não governamentais e com a sociedade civil organizada, com o fim de que seja promovido o adequado atendimento às demandas identificadas.

                   A Polícia Militar do Estado de Sergipe, desde a publicação pelo Alto Comando da Portaria nº03/2013, atua como Polícia Cidadã e Polícia Pacificadora na negociação, mediação e resolução de conflitos sociais, com envolvimento de grande massa populacional, buscando sempre a conciliação de forma pacífica e satisfatória à sociedade como um todo.

*Comandante do GGCC: Especialista em Gerenciamento de Crises, Negociação de Reféns e Mediação de Conflitos Agrários.

Blog no twitter:   www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frases do Dia
“Não me pergunte quem sou e não me diga para permanecer o mesmo.”

“As luzes que descobriram as liberdades inventaram também as disciplinas”

Michel Foucault, professor, escritor e filósofo francês, nasceu em 15 de Outubro de 1926 e morreu em 1984.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais