Saída de Zé provoca agitação em pré-candidatos

Com a confirmação oficial do presidente nacional do PT, Zé Eduardo, de que não será candidato a deputado federal este ano, alguns pré-candidatos da coligação comandada por Marcelo Déda tomaram uma injeção de ânimo em suas campanhas. Tirando Rogério Carvalho, Valadares Filho e André Moura, que estão em situação confortável, os outros cinco candidatos (Fábio Reis, Iran Barbosa, Heleno Silva, Láercio Oliveira e Bosco Costa), iniciaram uma peregrinação na conquista do chamado “espólio eleitoral” deixado por Zé Eduardo. Confirma alguns quadros novos:

Edvaldo Nogueira e o PCdoB – O prefeito de Aracaju tinha conseguido junto a Executiva Nacional do PCdoB oficializar o apoio a pré-candidatura de Zé Eduardo a deputado federal e que o partido não lançaria candidato a federal em Sergipe. Ontem, questionado pelo blog, Edvaldo Nogueira disse que agora será necessária uma nova avaliação junto ao partido para decidir quem será o candidato dele e do grupo.

Jackson Barreto e o PMDB – Com a desistência de Zé Eduardo fortalecesse a candidatura de Fábio Reis do PMDB. Ontem, Jackson Barreto anunciou que vai pedir aos seus “amigos” o voto para Fábio para que o partido continue com uma cadeira na Câmara dos Deputados. Grande parte das lideranças ligadas a Jackson estavam apoiando Zé Eduardo.

Iran, Rogério e o PT – Estão fortalecidas também as candidaturas de Rogério Carvalho e Iran Barbosa. Zé Eduardo tinha em torno de si uma grande fatia do chamado voto ideológico do PT, inclusive o do próprio governador (ele pode negar, mas é verdade). Agora este voto ideologico vai migrar para os dois candidatos petistas: Iran e Rogério Carvalho.

Maria Mendonça em Itabaiana – Um importante colégio eleitoral do interior, Itabaiana, tem a ex-prefeita Maria Mendonça que estava dividida entre o apoio a Zé Eduardo, Bosco Costa e Valadares Filho. Agora fica mais fácil ele resolver o problema. Lá, como o candidato não é da terra a ex-prefeita pode transferir cerca de 8 mil votos para um deputado federal.

Família Ribeiro em Lagarto – Outro importante colégio eleitoral do interior é o de Lagarto. Lá o prefeito, Valmir Monteiro, vota em Rogério Carvalho. E tem o candidato dos Reis, Fábio Reis. Cabo Zé importante líder político tinha assumido o apoio a Zé Eduardo agora vai reunir a família para decidir que será o candidato que pode conquistar cerca de 8 mil votos.

MST sem candidato – Outro importante voto é o do MST no Estado. Na eleição passada o movimento apoiou Jackson Barreto. Nesta eleição iria apoiar Zé Eduardo. Um dos líderes do movimento e pré-candidato a deputado estadual João Daniel disse que agora o grupo vai se reunir para definir quem será o candidato a deputado federal que terá o apoio do MST.

Lideranças soltas – Estas são apenas algumas das lideranças que apoiavam Zé Eduardo, dezenas de outras estão soltas agora para apoiar candidaturas da coligação. Com certeza muitas destas lideranças serão conquistadas por Láercio Oliveira, Heleno Silva e Bosco Costa.

 

Cabo Zé une Ribeiros e abre mão de candidatura

O ex-prefeito Cabo Zé, pensou, pensou e resolveu não ser candidato a deputado estadual e vai apoiar a sobrinha, suplente de deputada Luíza Ribeiro. Com isso conseguiu reunir toda família Ribeiro novamente. “Vou dar uma resposta a Valmir Monteiro que fica em cima do muro, jogando com os Ribeiros e Com os Reis”, avisou.

 

Zé Eduardo diz que votará em candidato do PT

Questionado ontem por este jornalista em quem vai votar para deputado federal, Zé Eduardo afirmou que votará em um dos candidatos do PT. Questionado em quem votará, se em Rogério Carvalho ou Iran Barbosa, ele foi enfático: o voto é secreto.

 

Emocionado

Durante a entrevista coletiva que concedeu para anunciar a desistência da candidatura, Zé Eduardo se emocionou quando agradeceu as lideranças que lhe apóiam como também ao lembrar de que toda sua história política foi construída em Sergipe. “Se hoje sou presidente nacional do PT foi graças ao trabalho que fiz respaldado pelos sergipanos”, disse, afirmando que analisou durante um mês o pedido de Dilma para se concentrar exclusivamente na campanha. Ele entende que o embate entre Dilma e Serra será duro, mas acredita na vitória da petista.

 

Aliança PMDB/PT não tem problema nacional

Questionado se como coordenador da campanha de Dilma, a direção nacional do PMDB conversou com ele sobre o desejo de Almeida Lima em Sergipe, Zé Eduardo explicou que os dois partidos só estão conversando sobre os estados que existem problemas nas alianças. No caso de Sergipe a aliança não tem problema, com a vaga garantida para o PMDB na majoritária. Cabe ao Diretório estadual decidir qual será o nome escolhido se Jackson ou Almeida.

 

Resistência e coletivo

Ao falar rapidamente o governador Marcelo Déda disse que no primeiro momento resistiu e tentou convencer Zé Eduardo da importância da candidatura. “Mais uma vez Zé Eduardo mostra que é um homem de uma geração que privilegia o interesse coletivo em primeiro lugar”, disse afirmando que o presidente do PT tem seu apoio e solidariedade na decisão que tomou.

 

Candidato do MST

Pela primeira vez em Sergipe o MST tem possibilidades reais de eleger um candidato a deputado estadual. O pré-candidato João Daniel disse que pretende ser uma voz na AL para implementar as lutas sociais em prol do campo e dos trabalhadores rurais. Somente em Sergipe o MST tem cerca de 20 mil famílias entre assentamentos  e acampamentos.

 

Vitoriosa I

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira avaliou que a candidatura do governador Marcelo Déda tem todas as condições de se vitoriosa porque ele encontrou o governo com sérios problemas e tem feito um grande trabalho. “A infraestrutura rodoviária estava falida, a produção agrícola em baixa, a ética e o rigor com o dinheiro público era quase zero e os escândalos se sucediam”, disse afirmando que Déda implantou um novo modelo de administrar com transparência e ética.

 

Vitoriosa II

Edvaldo ressaltou as ações nas áreas de infraestrutura que estão presentes em todo o Estado, como também em Aracaju com um grande projeto de obras em parceria com a Prefeitura e também as positivas na área da segurança pública com investimentos, não só material, mas na valorização dos policiais. No campo político Edvaldo entende que Déda está fortalecido com um grande número de partidos, mas ninguém pode subestimar o ex-governador João Alves Filho.

 

Interesses legítimos

Sobre a queixa de alguns aliados com relação as conversas dele com Albano Franco, Edvaldo entende como natural, já que existe o interesse de todos, mas que nas discussões de todo o grupo sairá a decisão final. “Na hora que Marcelo Déda bater o martelo seguiremos juntos como é minha tradição política”, enfatizou. Ele disse que conversa com Albano Franco porque é normal que queira somar mais lideranças a um projeto, mas que todos os problemas serão superados. “Em política dois mais dois não são quatro”, alertou.

 

Destaque nacional

Durante a 13ª Marcha dos Prefeitos, que terminou na sexta-feira, 21, em Brasília, Fábio Henrique foi o interlocutor dos gestores municipais com os parlamentares da bancada federal. Em pouco tempo Fábio Henrique ganhou destaque junto aos prefeitos, reafirmando sua liderança e mostrando que é um dos políticos mais promissores do Estado. A população de Socorro agradece.

 

Motorista Irresponsável

E o leitor Luiz Brandi flagrou na última sexta-feira, 21, às 7h25, a Van escolar (placa- NLW-4701), cometendo irregularidades. O veículo vinha pela rua Vila Cristina e ao chegar no sinal da Avenida Barão de Maruim, cruzou com o sinal vermelho. Achando pouco, o mesmo veículo, mais à frente, virou a Avenida Barão de Maruim, para a Santa Luzia na contramão. Uma irresponsabilidade de quem transporta crianças. A SMTT precisa jogar duro com o transporte escolar.

 

 

Dilma sobe 7 pontos e empata com Serra, aponta Datafolha

A pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, atingiu sua melhor marca até hoje numa pesquisa Datafolha e está empatada com José Serra (PSDB). Ambos estão com 37%. O levantamento foi realizado ontem e anteontem com 2.660 entrevistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Marina Silva (PV) aparece com 12%. Os que votam em branco, nulo ou em nenhum somam 5%. Indecisos são 9%.

 

Alta de sete pontos percentuais

Na comparação com a última pesquisa Datafolha, realizada em 15 e 16 de abril, Dilma teve uma alta de sete pontos percentuais -de 30% para 37%. Já Serra caiu cinco pontos, saindo de 42% para os mesmos 37%. Essa é a primeira vez que ambos aparecem empatados no Datafolha, que traz outros números positivos para a petista. (FSP).

 

2º turno

Quando são colocados na lista de candidatos os concorrentes de partidos pequenos, o cenário não se altera muito. Dilma e Serra continuam empatados, cada um com 36%. Marina tem 10%. E só dois nanicos pontuam: José Maria Eymael (PSDC) e Zé Maria (PSTU).

 

Rejeição

Dilma também colheu bom resultado na rejeição: seu índice caiu de 24% para 20% enquanto o de Serra subiu de 24% para 27%. Marina também teve um resultado positivo, pois sua rejeição caiu de 20% para 14%. Na projeção de segundo turno, os dois estão tecnicamente empatados: a petista tem 46% contra 45% do tucano. Em abril, Serra aparecia dez pontos à frente da petista nesse quesito, com 50% a 40%

 

 

Coletânea de leis

Vereadores de Aracaju deverão se reunir na tarde da próxima terça-feira com membros da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Sergipe (OAB/SE). O encontro foi agendado pelo veredor Danilo Segundo (PSB), para discutir a publicação da Coletânea de Leis Municipais (CLM), projeto de lei de sua autoria. De acordo com Danilo,o presidente da OAB/SE, Carlos Augusto Monteiro, se colocou à disposição do Legislativo e Executivo municipais, no sentido de elaborar a CLM. “Neste encontro, poderemos juntos procurar uma forma de elaborar esta coletânea o mais rápido possível”. A reunião está marcada para as 16h, na sede da OAB/SE.

 

Falta de concurso para quadros técnicos I

Durante discurso no 5º Congresso Estadual dos Profissionais ligados ao Crea-SE, o presidente, Jorge Silveira, lembrou que o cenário em Sergipe demanda profissionais das áreas tecnológicas no setor público, mas falta compromisso dos gestores nos últimos 30 anos.

 

Falta de concurso para quadros técnicos II

Ele lamentou a falta de concursos para atualização de quadros técnicos, como arquitetura, engenharia e agronomia a fim de compor seus quadros. “Apenas algumas empresas isoladas do governo fizeram concursos”, disse.  Por conta da ausência destes profissionais, muitos já aposentados outros optam pelo setor privado, o setor público hoje perde mais tempo no controle, do que no planejamento e execução de obras.

 

Seguindo Déda no twitter

Sobre o questionamento do leitor Júlio César Vieira Soares de que alguns aliados como Gilmar, Amorim e Susana não tiveram interesse em seguir Déda no twitter, mas seguem Nilson Lima (com exceção de Eduardo Amorim), a assessoria da deputada Susana Azevedo informou que desde o domingo onde se comemorou o dia das mães ela é uma das seguidoras do de Marcelo Déda.

 

Parlamentares reafirmam compromisso com servidores da Funasa

O presidente do SINDSFUSE – Sindicato dos Servidores da Funasa em Sergipe, Ricardo Nunes, se reuniu na manhã desta sexta-feira, com os deputados federais Iran Barbosa (PT) e Valadares Filho (PSB). A reunião teve por objetivo solicitar dos deputados federais sergipanos, voto contrário as propostas que tramitam no Congresso e que retiram direitos dos trabalhadores, a exemplo do PLP 248/98, que permite a demissão de servidores federais por insuficiência de desempenho; o PL 4.497/01, que inviabiliza o direito de greve dos servidores; e o PLP 549/09, que congela o salário dos servidores por 10 anos e retira investimentos no setor público, entre outras perdas trabalhistas.

 

Mobilização da bancada

O deputado Iran Barbosa garantiu mobilizar a bancada petista a votar contra a qualquer projeto de lei que retire direitos e conquistas históricas da categoria. O parlamentar adiantou que nenhum dos projetos terá seu apoio. “Prometo a vocês que vou mobilizar nossa bancada em Brasília para fortalecer a luta dos servidores da Funasa. Se depender de mim, projeto que retira direito dos trabalhadores não passarão pela Câmara”, enfatizou Iran.

 

União para vencer a luta

No mesmo tom de discurso, o deputado federal Valadares Filho também se comprometeu com os servidores da Funasa. “Tudo o que disse Iran eu concordo e tenho certeza que se nós nos mantivermos unidos, venceremos essa luta. Por isso a importância da mobilização da categoria. Estou do lado de vocês e meu gabinete está à inteira disposição do sindicato”, afirmou Valadares.

 

Talentos Universitários do BNB

Até o próximo dia 31 de maio, o Banco do Nordeste recebe inscrições para o 9º Prêmio BNB de Talentos Universitários, como parte dos eventos comemorativos do aniversário da Instituição a se realizar no dia 19 julho. A iniciativa visa estimular os jovens do ensino superior a contribuírem com sugestões simples e inovadoras para a discussão sobre o desenvolvimento sustentável do Nordeste.

 

Inscrições

As inscrições devem ser feitas mediante o envio de três cópias impressas e uma em CD da monografia, além do comprovante de que o candidato está matriculado em curso de graduação ou de que concluiu o curso de graduação no ano de 2009 (nas áreas de Economia, Comércio Exterior, Agronomia, Turismo e Sociologia, em qualquer universidade pública ou privada do Nordeste, reconhecida pelo MEC), com data de postagem no correio até o dia 31 de maio de 2010, para o seguinte endereço: Banco do Nordeste do Brasil S/A. Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste. Prêmio BNB de Talentos Universitários. Av. Pedro Ramalho, 5700 – Bloco A2 – Térreo.CEP: 60.740-000 – Fortaleza – Ceará.Serão premiados os três primeiros colocados: o 1º lugar receberá R$ 2.000,00; o 2º, R$ 1.500,00; e o 3º, R$ 1.000,00. Cada candidato poderá inscrever apenas uma monografia. Mais informações no site do BNB na Internet: www.bnb.gov.br ou pelo telefone (85) 3299-3034.

 

Objetiva moda íntima na FITEC

 Há dez anos no mercado baiano, a Objetiva Moda Íntima está em Sergipe, no município de Carmópolis desde outubro de 2009 e já tem uma produção diária de 1,5 mil peças. Gerando 25 empregos diretos a fábrica produz roupas íntimas masculina e feminina, além de toda linha fitness que são comercializadas na Bahia e em Sergipe. Visite a Feira da Indústria e Inovação Tecnológica – FITEC – de 27 a 30 de maio, no Centro de Convenções das 16 às 2h e descubra produtos de alta qualidade que fazerem parte do seu dia-a-dia e são fabricados em Sergipe. 

 

Tok Cosméticos lança produtos na FITEC 2010

Quem visitar a Feira da Indústria e Inovação Tecnológica – FITEC – que acontece de 27 a 30 de maio no Centro de Convenções de Sergipe conhecerá a nova linha de produtos anti caspa e as novas embalagens de toda linha Tok Cosméticos. Totalmente automatizada a indústria de cosméticos, genuinamente sergipana, gera 14 empregos diretos no município de Nossa Senhora do Socorro e está se preparando para triplicar sua produção até o final de 2010. Hoje a indústria produz em torno de 120 toneladas de cosméticos por mês. Visite a FITEC e conheça os novos produtos da Tok Cosmético e descubra ainda, tudo que é fabricado em Sergipe e faz parte do seu dia-a-dia.

 

Copa TV Sergipe: equipe de karatê do Salesiano mostra sua nova força

A equipe de karatê do Colégio Salesiano fez bonito na Copa TV Sergipe, com a coordenação do karateca Yoacan Jocelis. Confira os resultados: 1º Yonara Yasmim, campeã de Kumite Individual, campeã de Kumite por equipe e vice-campeã de Kata por equipe; 2º Rafael Teles, campeão de kumite individual; 3º Anna Caroline, campeã de kumite equipe e vice-campeã kata equipe; 4º Fernandis Nunes, vice-campeão de Kata equipe e vice-campeão de kumite equipe; 5º Luis Filipe, vice-campeão de kumite equipe e vice-campeão de kata equipe; 6º Thiago Loeser, vice-campeão de kata equipe e 3º lugar kata individual; 7º Yara Yane, 3º lugar de kata individual; 8º Brenda Silva, campeã de kumite equipe, vice-campeão de kata equipe e 3º lugar de kata individual; 9º Givaldo Neto, campeão de kata individual; 10º Bruna Gabrielly, vice-campeã de kata equipe.

 

DO LEITOR

PEC do piso remuneratório dos agentes da Segurança Pública

De Antonio Moraes, policial civil e vice-presidente do SINPOL/SE: “Muito se fala em PEC 300/2008 (PEC dos militares), todavia não se informa que esta proposta, assim como a PEC 340/2009 (PEC dos civis), está apensada à PEC 446/2009 (PEC de todas as polícias e dos bombeiros). Ou seja, não se está mais em discussão na Câmara dos Deputados Federais o texto da PEC 300/2008 ou da PEC 340/2009. O texto que está sendo apreciado é o da PEC 446/2009. Essa proposta não fixa valores na Constituição Federal, o que seria um absurdo legislativo. Prevê sim, após 01 (um) ano de sua promulgação, a fixação de um piso remuneratório, bem como a instituição de um fundo, formado entre União e as Unidades da Federação, por lei ordinária federal. A PEC 446/2009 homenageia as entidades verdadeiramente organizadas e comprometidas com o resultado, ao passo que desprestigia o peleguismo e o oportunismo político partidário. A quem interessa esconder isso dos Policiais, principalmente os Militares? E sobre que pretexto? E bom ter cuidado com os travestidos de mocinhos, maus negociadores, incitadores do caos e da desordem. Graças ao bom senso, em breve, será apreciada uma PEC para TODOS. Assim, a PEC 446/2009 e boa para os agentes de Segurança Pública, para a população e para os governos federal e estaduais”.

 

Apresentação da ORSSE

Do Leitor Gilson Costa:Hoje, 21/05, enquanto a Orquestra Sinfônica de Sergipe fazia mais uma das suas brilhantes apresentações, desta feita dirigida pelo maestro Isaac Karabtchvesky, o ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Minas – Sindimina, Severino Bispo, dava um espetáculo à parte, promovendo junto com mais umas três ou quatro pessoas, um falatório acompanhado de gargalhadas, que chegou a incomodar quem estava por perto. O pior é que os pedidos de silêncio eram imitados por um deles com ares de galhofa, de escárnio, como se os incomodados estivessem a pedir uma coisa estranha e não o que se espera de pessoas educadas, que é fazer o máximo de silêncio durante a apresentação das peças musicais. Isso em respeito a todos, músicos e platéia”.

 

Resposta a um leitor

Do leitor Paulo Daltro: “O leitor Júlio César Vieira Soares, comenteu um equívoco. Ao redigir a mensagem sobre alguns políticos que não seguem Déda no twitter, esqueceu de conferir realmente quem é que não segue ou deixa de seguir. A deputada Susana Azevedo (@deputadasusana) foi uma das primeiras a segui Déda. Inclusive deixando uma mensagem de “boa-vinda” para @MarceloDeda. Acredito que isto não irá interferir em nada o relacionamento do PSC com o PT. Eu sigo todos, seja situação ou oposição… @PauloDaltro”

 

Participe ou indique este blog para um amigo:

claudionunes@infonet.com.br

 

Frase do Dia

“É um erro confundir o “desejar” com o “querer”. O desejo mede os obstáculos, a vontade os vence’”. Alexandre Herculano.

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais