Santa Luzia do Itanhy: IPTI e IDH são destaques matéria jornal Valor

                              Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O ex-deputado federal João Fontes destacou, ontem, nas redes sociais uma matéria que passou despercebida em Sergipe e que destacou o trabalho de Saulo Barretto, cofundador do Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI).

Com o título “Brasil é país mais bem posicionado para fazer transformação social, diz cofundador do IPTI”, a matéria publica trechos de uma live realizada pelo Valor com Saulo Barretto onde ele destacou que o Brasil é o país mais bem posicionado no mundo para fazer transformação social e melhorar a qualidade de vida da população. “A gente só precisa acreditar em nós mesmos e ser mais organizados em termos de gestão de planejamento e visão de longo prazo”, disse

O IPTI foi fundado em São Paulo, mas em 2009 transferiu sua sede para Santa Luzia do Itanhy, em Sergipe, um dos municípios com menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil. As tecnologias sociais do instituto são desenvolvidas em parceria com a comunidade local. A proposta é criar soluções para populações em situação de extrema vulnerabilidade e que possam ser reaplicadas em outras regiões.

Barretto destacou ainda que o Brasil precisa rever o foco atual de algumas políticas de desenvolvimento social. “Não podemos nos comparar (com outros países). Nós somos um povo diferente. Temos de buscar o nosso próprio modelo de desenvolvimento. Deuses me livrem de que um dia nós sejamos como os Estados Unidos, Alemanha ou, pior ainda, China. Quero ser o país do futuro do Brasil. Não o pais caricato e copiado dos outros”, disse.

A solução para a vida humana no planeta terra, segundo Barretto, sairá no hemisfério Sul. “O hemisfério Norte não tem mais jeito”, disse, ao apontar efeitos nefastos diante do modelo de desenvolvimento no século 20, que os direcionou para um “abismo que não se sabe como sair”.


Criado em 2003, o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação tem o objetivo de promover o desenvolvimento humano a partir da criação de tecnologias sociais nas áreas de educação e saúde básicas, além de educação empreendedora. Leia toda matéria aqui.


Por essas e outras que o PT de Sergipe sucumbe! Esse é o estilo de um Senador da República, esse é o estilo do Candidato do PT ao governo de Sergipe! (print ao lado) Se bem que a arrogância, prepotência e a agressividade são as principais características do senador Rogério Carvalho, vistas a olhos nus na disputa pelas eleições do PT em 2013, onde o então deputado federal gritava, partia pra cima e intimidava seu adversário Marcio Macedo e demais militantes partidários.

Déda, um verdadeiro líder Os sergipanos acreditavam que o nobre senador tinha adquirido maturidade, sensatez e equilíbrio, mas demonstrou na CPI a sua verdadeira essencia, sua verdadeira alma. Triste fim de um partido que teve como último e maior líder, o eterno professor Marcelo Déda, um homem de fino trato, um verdadeiro líder, coisa que Rogério Carvalho jamais será.

 

 

 Assomise encaminha manifesto ao Governo de Sergipe A Associação dos Oficiais Militares do Estado de Sergipe (Assomise) encaminhou na última sexta-feira (05), através do presidente Cel. Adriano Reis, um ofício de manifestação endereçado ao governador Belivaldo Chagas, acerca do Projeto de Lei do Sistema de Proteção Social dos Militares de Sergipe, que é estabelecido pela lei Federal nº 13.954/2019.

 Alterações O Projeto de Lei traz alterações em diversos direitos dos militares, assim como prejudica a classe e constitui algumas modificações: 1) Relação às condições de tempo de serviço para a inatividade; 2) Remuneração na inatividade por reserva remunerada a pedido, ex officio e reforma; 3) Benefício de Pensão Militar; 4) Alíquota de contribuição previdenciária para ativos, inativos e pensionistas e a Responsabilidade do ente federativo no pagamento dos servidores inativos.

 Direitos adquiridos A Lei Federal estabelece que os Estados editem leis específicas para utilizar sobre outros aspectos relacionados à inatividade e à pensão militar dos militares e respectivos pensionistas, bem como, o modelo de gestão do Sistema de Proteção Social dos Militares Estaduais, podendo fornecer outros direitos que não sejam contrários às determinações da Lei Federal. No ofício de manifesto, a Assomise se coloca à disposição para defender os direitos já adquiridos pelos militares estaduais, assim como apoio em outras lutas da classe. Além disso, o órgão afirma que irá acompanhar o desenvolvimento do processo de lei para que os direitos sejam mantidos e não alterados ou retirados através das novas modificações por meio do Estado.

MDB divulga nota pública e pede definição para nome de Mitidieri ao governo Através das suas redes sociais, o diretório estadual do MDB divulgou uma Nota Pública assinada pelo presidente interino, Sérgio Reis, na qual presta “seu total apoio à indicação do nome do deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) como pré-candidato a Governo pelo atual agrupamento liderado pelo governador Belivaldo Chagas (PSD).”

Condições Ainda segundo a nota, “o MDB compreende que Fábio Mitidieri reúne todas as condições para comandar o projeto de desenvolvimento e avanços para Sergipe, com segurança, responsabilidade e diálogo com os mais diferentes setores do Estado”. Segue o documento afirmando que “Nosso partido e seus filiados defendem o fortalecimento do grupo e a unidade de forças em torno de um projeto que vem se mostrando sólido e vitorioso desde 2006, com a eleição de Marcelo Déda, alternando e renovando lideranças, consolidando um modelo de gestão focado no desenvolvimento com responsabilidade”.

Danniel Costa lamenta decisão de Inácio Krauss que não quis ir a debate Na próxima quinta-feira, 11, a partir das 6h10, o candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Sergipe, Danniel Costa, será entrevistado em cadeia na TV Atalaia e Nova Brasil FM, emissoras do mesmo grupo de comunicação. Mas a entrevista deveria ser um debate, caso o atual presidente da Ordem, Inácio Krauss, não tivesse recusado o convite.

Comparar propostas “O debate é um dos melhores instrumentos numa disputa eleitoral e um momento bastante aguardado em todo pleito. É através dele, ferramenta legítima da democracia, que os eleitores podem comparar as propostas apresentadas pelos candidatos em um espaço neutro e favorável ao confronto de opiniões. Os maiores prejudicados com a não realização de um debate são os eleitores, que deixam de conhecer de forma mais detalhada as ideias defendidas por cada lado”, afirma Danniel.

Respeito Para ele, a democracia e a advocacia sergipana perdem com a decisão do líder da chapa adversária. “Confirmei a minha presença por respeito aos advogados e advogadas de Sergipe. Estarei no programa para discutir nossas propostas, responder a qualquer pergunta sobre a atual situação da advocacia no estado e avaliar os atos da gestão. Nós acreditamos no regime democrático e valorizamos todas as oportunidades de manifestar o nosso posicionamento acerca de temas de interesse da classe e da sociedade”, enfatiza Danniel Costa.

“O trabalho que essas mulheres fazem é responsável pela geração de renda e sustento de muitas famílias sergipanas. E isso precisa ser reconhecido e valorizado”, Gracinha Garcez sobre as catadoras de mangaba As deputadas Gracinha Garcez (PSD) e Maria Mendonça (PSDB) apresentaram na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) um projeto de lei que sugere declarar Patrimônio Cultural Imaterial de Sergipe as mangabas e o ofício das catadoras dessa fruta. “O trabalho que essas mulheres fazem é responsável pela geração de renda e sustento de muitas famílias sergipanas. E isso precisa ser reconhecido e valorizado”, frisou Gracinha.

Municípios As catadoras de mangaba em Sergipe atualmente estão concentradas em associações nos municípios de Indiaroba, Japaratuba, Itaporanga d’Ajuda, Barra dos Coqueiros, Estância, Pirambu e Aracaju. Elas produzem itens diversos (licor, doces, mousse, biscoito, geleia…) não só do fruto da mangabeira como também de outras frutas da restinga. “Nada mais justo que fazermos esse reconhecimento, pois o extrativismo da mangaba é uma realidade que movimenta a economia de vários municípios e, porque não dizer, do Estado como um todo”, destacou a deputada Maria Mendonça, acrescentando que Sergipe é o maior produtor de mangaba do país.

Conservação da espécie O projeto apresentado pelas parlamentares foi aprovado na Casa Legislativa e segue agora para sanção do Governo de Sergipe. “O ofício de catadora de mangaba envolve uma série de atividades em que as mulheres envolvidas cuidam da conservação da espécie, desenvolvem e aprimoram práticas e saberes de manejo… enfim, zelam por algo que entendemos como um patrimônio cultural imaterial”, pontuou Gracinha Garcez.

Prefeitos debatem consórcio metropolitano O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, recebeu, no início da tarde de ontem, 8, em seu gabinete, o prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo. Na pauta do encontro, o consórcio metropolitano do transporte público da Grande Aracaju. Na oportunidade, Edvaldo, que preside a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), convidou Inaldo para participar da 81ª Reunião Geral da entidade, que ocorrerá em Aracaju, nos dias 25 e 26 de novembro. O prefeito de Socorro é membro da Frente.

Debate “Tenho dialogado, constantemente, com o Padre Inaldo sobre o consórcio do transporte público e entendemos que, passado o período mais crítico da pandemia, podemos reiniciar as discussões envolvendo essa pauta, tão relevante para a região metropolitana da Grande Aracaju. Nossa intenção é realizar, até o início do próximo ano, uma reunião com todos os membros do consórcio para debater o tema”, destacou o prefeito de Aracaju. Edvaldo pontuou que aproveitou a oportunidade do encontro para convidar pessoalmente o prefeito de Nossa Senhora do Socorro para a Reunião Geral da FNP. “Padre Inaldo é membro da Frente, tem participado das nossas reuniões e, por isso, não poderia deixar de convidá-lo para a nossa reunião geral”, frisou o presidente da FNP. “Fiquei muito feliz com o convite e estarei presente para tratarmos do municipalismo brasileiro e as urgências e necessidades das nossas cidades”, ressaltou Inaldo.

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

  

Com autorização da PMA, energia ligada, micro empresário espera Deso para abrir quiosque Do leitor Washington Mendonça Araújo: “Tenho um amigo que chama-se Euclides Neto, o qual solicitou a PMA construção de um quiosque na Praça Jatiuca, no loteamento do mesmo nome, no bairro Aruana, (Aracaju) sendo autorizada em cerca de 60 dias. Logo de imediato, iniciada a construção solicitou as ligações de água, esgoto e energia. Sendo atendido pela “energisa” dentro do limite exposto pela empresa. Já no tocante A “DESO” com 15 dias veio uma equipe olhar e colocar uma numeração na parede, com mais 20 dias outra equipe veio fazer medição do que seria necessário para execução da ligação, deram mais um prazo de conclusão para 22/10/2021 E até hoje 08/11/2021 nada de solução. O estabelecimento está pronto e equipado desde 30/11/2021, só dependendo da ineficiência e irresponsabilidade da ” DESO ” até Quando. Espero uma resposta da ” DESO ” quanto a tanta ineficiência, para não chamar de outro adjetivo mais adequado para o acontecido.”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Da série de fotografias do cidadão Wanderson Andrade: https://www.instagram.com/wander.bastoss/

Prima Teca. Filha do tio Zeca. Uma mulher afável e sorridente. Dona dos olhos verdes mais bonitos da região.

EVENTOS ONLINE – É SÓ ENVIAR PARA DIVULGAR NESTE ESPAÇO


 

 

O Labirinto das Obras Públicas. Edição Sergipe No dia 16/11, às 14h30, a Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) realizará mais uma edição do evento que tem como objetivo visitar todos os estados do Brasil para entender os entraves locais e buscar soluções para superá-los. O evento tem interface com o projeto “Melhoria da competitividade e da Segurança Jurídica para Ampliação de Mercado na Infraestrutura” da Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da CBIC, com correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).
Inscreva-se e já garanta a sua vaga: https://brasil.cbic.org.br/cbic-coinfra-o-labirinto-das-obras-publicas-edicao-sergipe-16-11-2021


PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK

ESPECIAL

Orquestra Jovem de Sergipe realizará concerto no TTB Iniciado em 2014, o projeto social Orquestra Jovem de Sergipe (OJSE) completou em março deste ano, 07 anos de funcionamento, e pela primeira vez, realizará no próximo dia 10 de novembro, às 19h30, um concerto próprio no maior teatro de Aracaju, o Tobias Barreto. A Orquestra já se apresentou outras vezes no local, mas sempre em eventos de outros artistas.

Jovens dos bairros Santa Maria e 17 de Março Com participações de artistas sergipanos, a apresentação será beneficente, cuja entrada será possível com a doação de 1kg (um quilo) alimento não perecível, exceto sal. Todos os alimentos arrecadados serão entregues às famílias dos alunos do projeto, moradores dos bairros Santa Maria e 17 de Março. Winnie, Geo Sants, Lucas Campelo, Raquel Diniz, Lari Lima e Rebecca Melo, são os convidados para esta noite especial.


Convite O maestro da Orquestra Marcio Bonifácio conta como foi a escolha das participações especiais. “O convite foi feito à artistas que de alguma maneira tinham uma relação com a Orquestra. Alguns deles inclusive já participaram de eventos ou produções conosco. Além disso, o nosso desejo era que esses convidados especiais pudessem contribuir com a divulgação do nosso projeto, e todos aceitaram prontamente”, disse o maestro.

Música de qualidade Violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, sopros, percussão e a vozes do coral pretendem encantar a plateia com muita música de qualidade, e um repertório que passeia do erudito ao popular. Boa parte desses meninos e meninas irão pisar pela primeira vez no palco do Teatro Tobias Barreto. Alice Santos, aluna de contrabaixo, na Orquestra desde 2019, é uma dessas alunas a pisar neste palco pela primeira vez. “Estou muito ansiosa para esse Concerto. Pensar em tocar baixo pela primeira vez no Tobias Barreto, e para tantas pessoas, é emocionante. Espero que o público fique empolgado assim como estamos para esse dia especial”, disse ela.

Atividades Quem comparecer ao Teatro no dia 10, poderá também contribuir com a continuação das atividades do projeto social, realizado no Santa Maria. Será disponibilizada uma chave PIX para que a plateia possa fazer doações de qualquer valor. Todo o montante arrecado será utilizado para pagar custos de funcionamento do projeto, que conta com o apoio financeiro de parceiros para a sua execução. Doação de instrumentos ou outros tipos de doações também podem ser realizadas, para tanto, podem entrar em contato através da página no Instagram @orquestrajovemdesergipe ou do telefone (79)3218-1551.

Orquestra Jovem de Sergipe A Orquestra Jovem de Sergipe é um projeto realizado pelo Instituto Banese e Governo de Sergipe, com o patrocínio da empresa Energisa, através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo, com recurso do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, através de apoio do Banese e do Banese Card, e com o apoio do Instituto Marcelo Déda, da Prefeitura Municipal de Aracaju e do Instituto Rahamim.Atendendo atualmente a 270 crianças, adolescentes e jovens, seu principal objetivo é proporcionar aos alunos, moradores dos bairros Santa Maria e 17 de Março, a iniciação e o aprimoramento musical por meio do estudo de instrumentos de corda, sopro, percussão, canto coral e musicalização, promovendo um encontro com a música clássica, e abrindo portas para a profissionalização. São oferecidas aulas de Canto Coral, Violino, Violoncelo, Viola, Contrabaixo, Percussão, Flautas, Oboé, Fagote, Clarinete, Teoria Musical e Musicalização, tanto na modalidade individual quanto em grupo, em três núcleos diferentes (Espaço Cuidar, CRAS e Instituto Rahamim).

PELO TWITTER

www.twitter.com/PedroRonchi2 Bolsonarista é aquela pessoa que defende preconceitos alegando liberdade de expressão, mas ao mesmo tempo apoia a Ditadura que torturava e matava pessoas por se expressarem contra o governo.

www.twitter.com/FlavioDino Situação preocupante para a realização do ENEM, com essa série de demissões no governo federal. Insegurança para milhões de pessoas. Espero que haja providências administrativas que evitem problemas maiores.


Siga Blog Cláudio Nunes:   

Instragram

 Facebook

 Twitter

 




Frase do Dia
“A gratidão é a virtude da posteridade.” Tobias Barreto.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais