Santo Amaro: desesperado prefeito ataca vereadores

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O município de Santo Amaro das Brotas, distante de Aracaju 37 quilômetros, entrou em ebulição política.  O prefeito Chileno entrou numa grande enrascada. Acostumado a uma base confortável na Câmara de Vereadores de Santo Amaro, onde tinha oito vereadores na sustentação e apenas um na oposição, o vereador João Bosco (PT), ele viu seu castelo de cartas ruir.

Por motivos diversos, o presidente da Câmara Municipal, bereador Junior JB, filho do Vice-prefeito Belmiro, trabalhou regimentalmente com auxilio do voto de 7 dos 9 Vereadores, acatou emenda a Lei Orgânica do Município de autoria de três vereadores de sua suposta base, obrigando o prefeito a elaborar o Plano de Cargos e Salários do Município prometida em Plano de Governo e atacou fortemente as atitudes da gestão de Chileno e alguns de seus secretáios.

Em represária, o prefeito Chileno concedeu uma entrevista ao tabloide da região, Gazeta do Cotinguiba, onde acusou os vereadores. Afirmou que os sete dos nove Vereadores estariam arquitetando um plano para desestabilizar a sua administração, citou que para fazerem emendas na Lei Orgânica do Município os vereadores teriam que consultá-lo.

Plano para assumir cargo – Chileno disse ainda que presidente da Câmara tinha colocado um projeto de resolução que lhe garantia a reeleição, o que foi provado ser mentira, e ainda que o arquiteta um plano para tirá-lo do poder, assumindo então o pai do presidente da Câmara, que é o vice-prefeito. Mas como o vice, Belmiro, encontra-se doente este renunciaria para que o filho, que é o presidente da Câmara assumisse o cargo. Realmente uma estória mirabolante que não convenceu ninguém porque de doente o vice não tem nada.

Ministério Público precisa investigar – No final da matéria ele se coloca, junto com sua base de sustentação, em uma sinuca de bico que deveria ser questionada pelo Ministério Público.Disse ele, “dinheiro da Prefeitura é para atender ao povo e não para manter interesses pessoais e Vereadores”! Ora, se ele tem mantido interesses de vereadores com o dinheiro da Prefeitura, teria que provar, mostrando sua improbidade enquanto gestor e a improbidade do vereador que recebeu ou recebe o dinheiro!

O presidente da Câmara Municipal de Santo Amaro junto aos seis vereadores que repudiaram a reportagem, prometem entrar com um processo na justiça obrigando o prefeito a provar sob pena de sofrer as penalidades previstas na lei.

O vereador Bosco do PT, que nunca fez parte da sua base aliada, em seu pronunciamento na Câmara, se dirigiu ao Prefeito dizendo  “Prefeito me respeita porque eu não como no seu cocho”.

Quem é Chileno – Só para lembrar: o prefeito Chileno é aquele que tratou mal uma jornalista que tentou entrevistá-lo. Aquele que comprou os “Fulecos” bonecos da Copa sem necessidade e espalhou por esquinas e praças. Foi um dos que decretou situação de emergência no inicio de mandato e hoje faz festas com bandas e estruturas pagas com dinheiro publico!  Que persegue e ameaça que o critica! Que faz parte do grupo de oposição ao governo, mas pediu a intervenção de uma aliada para ludibriar Jackson.

As coisas estão azedas por lá! E é só o começo.

Eleições no CRC de Sergipe
Duas chapas estão disputando as eleições para o Conselho Regional de Contabilidade (CRC) de Sergipe. A Chapa 1 tem como candidata a presidente Angela Dantas que pode ser a primeira mulher presidente da instituição e conta com o apoio do atual presidente Aécio Prado Júnior. A chapa 2 é liderada por Marcos Andrade que, mesmo não sendo muito atuante na área contábil, vem se valendo do seu antigo cargo de presidente da Junta Comercial de Sergipe.

Eleições no CRC de Sergipe II
Ambos os candidatos estão trabalhando muito em busca dos votos. Porém, o que chama a atenção é que Marcos Andrade está buscando forças com políticos. Se fosse uma campanha eleitoral partidária para prefeitos, vereadores e demais, isso seria compreensivo, mas para o CRC? Será que Marcos já está pensando nas eleições do ano que vem? Ou seja, ele quer usar o CRC para palanque político para quem? Para Nilson Lima, Zezinho Guimarães ou para si próprio?

Denilson abre mão de candidatura para apoiar Rogerio
O candidato a presidente do PT Denilson Silva abre mão de sua candidatura e declarou apoio ao deputado Rogerio Carvalho. Denilson, que é militante desde 1986, funcionario de carreira do Banco do Brasil, e participou de momentos importantes do partido, resolveu declarar apoio a Rogerio por entender que este é o que mais se alinha as suas ideias. O anúncio foi feito no encerramento do ultimo debate entre candidatos a presidente do PT.

Delegacia de menores
O blog foi informado que a Delegacia de proteção a criança e ao adolescente localizada vizinho ao Cenam trabalha  apenas e tão somente, com as apurações de atos infracionais praticados por e não contra, os chamados  menores infratores.

Agressões
Nos casos das supostas agressões sofridas pelos infratores, estas devem ou deveriam, ser registradas e apuradas pela DEAGV, haja vista a existência de Setor de Crianças Vitimas.

Máquinas
O Governador do Estado em exercício, Jackson Barreto de Lima, e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, participarão da solenidade de entrega de máquinas para recuperação de estradas vicinais e combate aos efeitos da Seca, vinculadas a segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2. O evento acontece nesta segunda-feira, 4, a partir das 11hs, no Parque de Exposição João Cleophas.

Feira
O presidente da Cohidro, Mardoqueu Bodano, e alguns técnicos e agricultores de Lagarto estiveram em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, participando da "Feira de Agricultura Familiar Semiárido Show", promovida pela Emprapa.

Técnicas
O evento reuniu pesquisadores de várias cidades do país, para discutir e expor alternativas e tecnologias de convívio com o clima seco, que melhorem a vida de quem mora no semiárido. Trinta espaços com 80 expositores apresentam, entre outras técnicas, a de manejo e criação de animais com forragem e o cultivo do girassol para a agroenergia.

Exposição
A Galeria de Artes Álvaro Santos (GAAS), unidade da Secretaria Especial de Cultura (SEC/Funcaju), recebe de 5 a 23 de novembro a 1ª Exposição de Tapetes Orientais. É a primeira vez que um evento desse tipo acontece em Sergipe. Cerca de 60 peças exclusivas estarão expostas e à venda.

Sindicato sergipano orienta bancários a cobrar revisão do FGTS
O Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE) está orientando a categoria a cobrar na Justiça as defasagens na correção monetária nas contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), das contas ativas do período de 1999/2013. “Das 08h às 14h, o Departamento Jurídico do SEEB/SE está à disposição dos bancários e bancárias dos bancos públicos e privados para buscar a reposição de perdas na correção dessas contas. Para dar entrada na ação, no nosso site também estamos com o quadro de perguntas e respostas sobre o assunto”, afirma o presidente do SEEB/SE, José de Souza. 

Prejuízo de 14 anos
Segundo informações do Portal da CTB, o levantamento realizado pela Força Sindical este ano mostra que os trabalhadores perderam, desde 1999, cerca de 88% do dinheiro que lhes era de direito no FGTS, por conta de um erro do governo federal no cálculo da fórmula de correção do saldo do fundo. O prejuízo chegaria mais de R$ 310 bilhões.

Correções
Ainda segundo dados no Portal da CTB, atualmente, as correções são feitas conforme determina o artigo 2º da lei 8.036/90. São aplicados juros anuais de 3% mais correção monetária mensal com base na Taxa Referencial (TR). Como o governo vem  reduzindo aos poucos a correção da TR (até chegar a zero em setembro do ano passado), o reajuste das contas do Fundo também diminuiu.

Desvalorização
Para o diretor do Departamento Jurídico do SEEB/SE, Edson Moreira, com a desvalorização do índice oficial  (TR ) adotado por Lei, a partir de 1991, os advogados do SEEB/SE estão pedindo para que a correção seja feita pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), apesar da Lei assegurar a TR, sendo necessário o posicionamento da Justiça, para que os trabalhadores não fiquem mais uma vez no prejuízo”, afirma o diretor.

Shopping Prêmio funcionará normalmente
Neste sábado, 02, todas as lojas e Praça de Alimentação do Shopping Prêmio vão funcionar sem alterações no horário, das 10h às 22h. O cinema também funcionará em horário normal das 13h às 22h.

Agenda
02 de novembro – Hoje é o dia consagrado às orações pelas pessoas falecidas.  É o dia de finados. Aconteceu há 4.000 anos antes de Cristo: Surge a escrita. O primeiro alfabeto, o pictográfico, aparece na Mesopotâmia (atual Iraque), com desenhos simplificados (pictogramas), para representar a realidade, cunhados no barro. Séculos depois, surge a escrita cuneiforme, com caracteres em forma de cunha, talhados em tábuas de argila. A escrita nasce da necessidade de registrar transações comerciais e decisões de Estado.
Fatos atuais – Cemitérios da capital sergipana recebem milhares de pessoas, como acontece, tradicionalmente, neste dia de finados. Sepultado em Pelotas, no Rio Grande do Sul, o ilustrador gaúcho, de 77 anos, Renato Canini. Canini foi laureado como o melhor desenhista de Walt Disney, no Brasil. Ele foi o grande responsável por abrasileirar o famoso papagaio Zé Carioca. O Estado de Sergipe aderiu à Política Nacional para População em Situação de Rua. Cerca de 400 pessoas moram nas ruas de Aracaju. Ministério da Justiça oficializou a criação de grupo contra vandalismos no Rio e em São Paulo. A presidente Dilma vai assinar, na próxima semana, decreto que permite a migração das emissoras de rádio AM para FM. A migração significa o primeiro passo para implantar o rádio digital no Brasil. Aproximadamente 2.000 emissoras AM aguardavam essa decisão do governo. O deputado Reguffe decidiu que será candidato ao governo de Brasília. Deixa, assim, de apoiar o candidato do PSB. A Vale e o governo estadual discutem a expansão do porto de Sergipe.

Curtas
GOVERNO AMERICANO ANUNCIA QUE SNOWDEN DEVE VOLTAR AOS ESTADOS UNIDOS PARA SER JULGADO. /// PROTESTO INTERDITA PISTAS DA MARGINAL TIETÊ EM SÃO PAULO. /// OPERADORAS DE INTERNET SÃO OBRIGADAS A ENTREGAR 70 POR CENTO DA VELOCIDADE CONTRATADA. /// CARTÕES PREPAGOS  VOLTAM A NÃO TER PRAZO DE VALIDADE. /// TIROTEIO PROVOCA EVACUAÇÃO DO AEROPORTO DE LOS ANGELES. /// INCORPORADORA ADMITE QUE PAGOU PROPINA A AUDITORES EM SÃO PAULO. /// DILMA CHAMA DE “FASCISTA” AÇÃO VIOLENTA EM MANIFESTAÇÕES. /// BRASIL E ALEMANHA LEVAM À ONU RESOLUÇÃO CONTRA ESPIONAGEM. /// A FIFA INFORMA QUE SORTEIO DA COPA EM DEZEMBRO, NA BAHIA, CUSTARÁ 20 MILHÕES DE REAIS E TERÁ PRESENÇA DE ZIDANE. /// SOLENIDADE SERÁ REALIZADA NA COSTA DO SAUÍPE.
ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

Amigo
Amigo é coisa para se guardar do lado esquerdo do peito… Assim começa uma conhecida canção interpretada magistralmente por Milton Nascimento. Pois foi exatamente ao som dessa obra musical que o programa SHOW ESPORTIVO, apresentado excepcionalmente pelo jovem repórter Felipe de Pádua, prestou uma expressiva homenagem a MARCELO MACEDO, um nome destacado do rádio sergipano nos últimos 25 anos. Um otimista nato, Marcelo, irmão de Raimundo Macedo, 48 anos, natural de Aquidabã, foi, em toda a sua vida, uma figura emblemática da amizade. Todos gostavam dele. Produtor, apresentador e setorista que cobria a FSF há mais de 12 anos, Marcelo era adorado pelos funcionários da Federação Sergipana de Futebol. De Carivaldo, o presidente, ao mais humilde servidor, todos se orgulhavam de privar de sua amizade. Voltando ao programa SHOW ESPORTIVO, em que exercia um papel de contraponto ao querido irmão Raimundo, foram inúmeros os desportistas que ligaram para a Aperipê, fazendo questão de também dar um último adeus a Marcelo. Na década de 90, no ano de 1994, Marcelo Macedo comandou uma equipe esportiva na 103 FM, tendo, inclusive, feito a cobertura da Copa do Mundo dos Estados Unidos. Foi, talvez, sua principal façanha no rádio sergipano. Pois, minha gente: amigo é coisa para se guardar no lado esquerdo do peito. Marcelo Macedo foi um grande amigo.

FSFS
O presidente Manoel Cruz, da federação de futsal, distribuiu com a imprensa sergipana um release em que enaltece a figura do radialista Marcelo Macedo. O texto ressalta as qualidades profissionais e pessoais do referido cidadão, que deixou a vida terrena, passando para outra dimensão. DEUS lhe dê um bom lugar, ao seu lado.

CBF oferece mimo aos presidentes das federações estaduais
Segundo reportagem de capa de seu caderno de esportes da edição de 01.11.2013 (ontem), a Folha de São Paulo informa que o sorteio dos grupos da Copa terá mordomia para eleitores da CBF. O evento vai acontecer em um dos hotéis da Costa do Sauípe, no litoral da Bahia. Segundo a FIFA, o grande evento vai custar 20 milhões de reais. A CBF vai usar o evento para agradar os presidentes das 27 federações estaduais, que são maioria no colégio eleitoral da entidade. Todas as despesas serão bancadas pela CBF. As eleições para a escolha do sucessor de José Maria Marin ocorrerão no próximo mês de abril, em 2014. O sorteio dos grupos da Copa acontecerá no dia 6 de dezembro. 11 dias depois, em 17.12, Marco Polo Del Nero, presidente da Federação Paulista, terá seu nome lançado para concorrer à presidência da Confederação. Além de todas as despesas pagas, os 27 presidentes de federações terão direito a assentos privilegiados na solenidade de sorteio dos grupos da Copa do Mundo. Ainda de acordo com a matéria publicada pela Folha, o custo da estada dos cartolas na Costa do Sauípe deve superar 500 mil reais.

Memória esportiva
02 de novembro – Em 1958, um incêndio nas arquibancadas de madeira do Alfredo Castilho, em Bauru (SP), quase destro o estádio. O jogo Noroeste X São Paulo, pelo campeonato paulista, foi interrompido, durante o incêndio. Cinco pessoas ficaram feridas.

Jogo rápido
O México vence o Brasil, nos pênaltis, por 11 a 10, no mundial sub-17. /// Consultoria elege o Corinthians o clube mais transparente do Brasil. /// Adriano tira foto com traficante. Assessoria nega envolvimento. /// Dirigente de ex-clube de Diego Costa afirma que grandes de São Paulo recusaram o atacante. /// Decisão do campeonato da série A-2 será amanhã, às 16 horas, no Brejeirão, em Tobias Barreto. /// Sepultamento do radialista Marcelo Macedo ocorreu ontem pela manhã, em Aquidabã, sua terra natal. /// Troféu que será entregue amanhã ao campeão da antiga segundona recebe o nome de Marcelo Macedo.

PELO TWITTER

www.twitter.com/clovis_silveira  Cada dor faz você mais forte, cada traição mais inteligente, cada decepção mais hábil e a cada experiência mais sábio!

www.twitter.com/salesneto1  uma pergunta para educadores: Qual o critério pedagógico que leva uma escola brasileira a "celebrar" com suas crianças o Halloween?

www.twitter.com/georgelemos1986  Redes sociais e poder público: há um ou outro bom caso de atuação, mas geralmente as páginas viram um FAQ, isso quando não são abandonadas.

www.twitter.com/JoseRaimundos  Só consciência e sensibilidade pra resolver a questão do CENEN E UISP, afora isso, nada andará.

NOTA

Nota do Governo de Sergipe sobre Cenam e Usipe

Com relação aos fatos ocorridos nos últimos dias no Cenam e Usipe, gerenciados pela Fundação Renascer, o Governo de Sergipe se posiciona da seguinte maneira:

1.    O governador Jackson Barreto resolveu destituir a diretoria atual da Fundação Renascer e irá nomear, na próxima semana, uma diretoria interina para dar encaminhamento aos trabalhos da Fundação. A nova diretoria tem como missão se debruçar sobre a atividade da Fundação para propor ao governador novas medidas de funcionamento da mesma, sobretudo no que se refere à gestão da política de acolhimento de menores infratores da Usipe e Cenam.

2.    Com relação aos vídeos veiculados, o Governo informa que, no que se refere ao agente que agrediu o menor, trata-se de uma ocorrência antiga, para a qual o Governo já adotou todas as medidas cabíveis: abriu sindicância para o fato e hoje tal agente já está respondendo inquérito administrativo. O governador, entretanto, determinou o seu afastamento imediato de funções que lidem diretamente com os menores.

3.    Em relação à situação de reivindicação salarial dos agentes, o Governo informa que mantém diálogo permanente com a categoria e que está em negociação com os grevistas para buscar o fim da greve; sempre respeitando as dificuldades financeiras que o Estado atravessa e os limites de responsabilidade fiscal que a Lei impõe.

4.    O Governo também determinou uma visita da Seinfra às instalações da Usipe e do Cenam, objetivando uma reforma emergencial nestas instalações para recuperar a depredação que houve por conta dos internos e a melhoria das condições de acolhimento.

5.    Por fim, o Governo do Estado informa que já dispõe de projeto para a construção de uma nova unidade de acolhimento dos menores, dentro das normas técnicas que a legislação exige, e que nesse momento finaliza a captação de recursos junto ao Governo federal para sua construção.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun   

Frases do Dia

“Existir não é pensar: é ser lembrado.”

“O homem é um castelo feito no ar. O que ele tem de não existente, é que lhe dá existência. O engano em que ele vive, é que lhe dá vida. Toda a realidade do seu corpo se firma na mentira da sua alma.

Teixeira de Pascoaes, poeta e escritor português, nasceu em 02 de novembro de 1877 e morreu em 1952.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais