Santo Amaro: mobilização contra descaso do prefeito

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Cansada da inércia da administração municipal de Santo Amaro das Brotas, comandada pelo prefeito Chileno, a comunidade realizará na próxima segunda-feira, 21, uma grande mobilização pelas ruas da cidade.

"Protestaremos contra a falta de ação da Prefeitura para nos dar condição digna de moradia e acesso no Conjunto João Ferreira da Cosa, o "Brogodó". As ruas estão intransitáveis de lama, poças, risco de transmissão de doenças etc… O prefeito prometeu e já se vão 19 meses de mandato e o descaso é grande." afirma a moradora  Fabiana.

"Protestaremos também contra o fechamento do posto 24 horas, a falta de remédios e médicos no Município e povoados, falta de pagamento dos catadores de lixo" diz outra moradora Irani.

A comunidade está disposta até mesmo bloquear os acessos a cidade para que o prefeito Chileno tome as devidas providências. “Chega de descaso”, dizem os manifestantes.

A coisa promete esquentar na segunda pela manhã em Santo Amaro.

Sukita: Cacho acredita que Justiça Federal manterá decisão
Ao saber que o  Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) recorreu da decisão da Justiça Federal de Sergipe que suspendeu as prisões preventivas de Manoel Messias Sukita Santos, ex-prefeito de Capela, e José Edivaldo dos Santos, ex-secretário de Finanças do município, o advogado de Sukita, Emanuel Cacho, entende que não cabe reconsideração na decisão que foi deferida de acordo com a Le por um dos juízes que tem um atuação destacada no TRF-5ª Região.

Informações fiscais dos candidatos
O secretário de Estado da Fazenda, Jeferson Passos, a secretária adjunta da pasta, Ana Cristina Machado, e a superintendente de Gestão Tributária da Sefaz, Silvana Maria Lisboa, estiveram na manhã da sexta-feira, 18, na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para a assinatura do termo de cooperação técnica que firma a parceria para o compartilhamento de informações, atendendo as disposições contidas na Portaria nº 417 do TSE.

Acesso
Durante a solenidade de assinatura do documento, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, o desembargador Cezário Siqueira Neto, e o diretor-geral do TRE/SE, Pedro Vieira, conversaram sobre a importância do acordo, pois permite que a entidade tenha acesso a informações econômico-fiscais de candidatos, comitês financeiros e partidos políticos necessárias ao exame de contas eleitorais e partidárias. O secretário Jeferson Passos falou sobre o conjunto de ações em curso na Sefaz voltadas para a modernização fazendária, com a implantação de sistemas integrados e automatizados com o objetivo de conferir mais eficácia e celeridade ao combate à sonegação fiscal.

Eduardo Amorim emite nota de pesar pela trágica morte do empresário Joselito Resende

“Foi com muita tristeza que eu e a minha família recebemos a notícia na tarde da sexta-feira, 18, sobre a trágica morte do amigo Joselito Resende, mais conhecido por Zelito da Aviboa. Itabaianense igual a mim, Zelito era referência de honestidade, ética e  dedicação ao seu trabalho contínuo. Registro aqui minha grande solidariedade à família por essa perda irreparável. Que Deus conceda forças para todos nesse momento de muita dor”, lamentou Eduardo Amorim que levou suas palavras de conforto no velório que iniciou à noite, na Colina da Saudade, localizada no bairro Santa Lúcia, em Aracaju.

Candidato pelo PV
O empresário Joselito Resende era dono da distribuidora “Ovos Mais Alimentos Comerciais”. Ele foi assassinado após reagir a um assalto ao estabelecimento comercial, localizado na Avenida Osvaldo Aranha, bairro José Conrado de Araújo, zona norte da capital. Ele tinha lançado candidatura a deputado federal pelo Partido Verde para esse pleito.

Cidadão sergipano
O ex-deputado Jorge Araujo (PSD) lamenta o falecimento do grande escritor brasileiro João Ubaldo Ribeiro, autor de grandes obras da nossa literatura e membro da Academia Brasileira de Letras. Como Deputado Estadual Jorge Araujo foi autor de projeto na Assembleia Legislativa concedendo o título de cidadão sergipano a João Ubaldo Ribeiro. O escritor residiu em Aracaju até os onze anos de idade.

Curiosidade
Uma curiosidade, segundo Jorge Araujo, João Ubaldo em determinada entrevista, relembrando sua infância em Aracaju citou que era torcedor da Associação Desportiva Confiança.

Mudança na Unidade Niceu Dantas
Para maior comodidade para a população do Povoado Mosqueiro, a Unidade de Saúde Niceu Dantas, estará a partir da próxima segunda-feira, 21, em novo endereço. Por esse motivo os serviços foram suspensos e estão sendo encaminhados para as Unidades João Bezerra e Santa Terezinha. O novo endereço da Unidade Niceu Dantas será na Av. José Domingos Maia nº 1039.

Banese realiza ação com os novos contratados da PM
O Banco do Estado de Sergipe (Banese) realizou na sexta-feira, 18, uma ação de aproximação com os cerca de 600 futuros policiais militares que estão participando do curso de formação de soldados da Polícia Militar de Sergipe, após terem sido aprovados em concurso público promovido pelo Governo do Estado. A iniciativa do banco aconteceu no salão de exposições do Centro de Convenções de Sergipe, em Aracaju, onde os futuros soldados estavam em treinamento.

Parceria
A ação contou com a parceria do Banese Card e foi considerada positiva pelo comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cefap) da Polícia Militar de Sergipe, major Edenisson. “Foi muito boa essa iniciativa do Banese de vir até aqui para facilitar a vida dos alunos, já que eles estão em curso e com o tempo muito curto, porque possuem atividades das 8h às 18h, com duas horas para o almoço, e fica difícil eles irem até o banco nesse período”, disse o major.

Diferencial
O gerente de Marketing do Banese, Édivam Clinger, disse que essa ação atende às diretrizes do novo presidente do banco para o relacionamento da instituição com os seus clientes, e acrescentou: “A proximidade com o seu público é um grande diferencial do Banese e a participação do banco nesta fase de socialização dos futuros policiais militares reforça essa vantagem competitiva da nossa instituição”.

Agenda
19 de julho, sábado. Hoje é o dia do futebol e também o dia da caridade.
A Copa do Mundo derrubou vendas em várias cidades do país, em especial naquelas que foram sedes. A informação é de associações comerciais. A Time Warner recusa oferta de 80 bilhões de dólares pela Fox. Tráfego em aeroportos caiu 4 por cento nas cidades-sede da copa. Supersimples deverá valer para todo o setor de serviços. Gasto extra de elétricas atinge a soma de 3,6 bilhões de reais no mês de maio. O mexicano Carlos Slim volta a ser a pessoa mais rica do mundo, segundo a revista Forbes. Cristina Kirchner diz que Dilma vai levar caso da dívida argentina ao G20.

Curtas
OBAMA DIZ QUE AVIÃO FOI DERRUBADO E CRITICA APOIO RUSSO A SEPARATISTAS. /// TRAGÉDIA NA UCRÂNIA ATINGE AO MENOS 11 PAÍSES. /// CORPO DO ESCRITOR JOÃO UBALDO RIBEIRO SERÁ SEPULTADO ESTA MANHÃ NO MAUSOLÉU DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, NO RIO DE JANEIRO. /// SOLDADO ISRAELENSE E 20 PALESTINOS MORREM DURANTE OFENSIVA EM GAZA. /// JUSTIÇA ITALIANA ABSOLVE SILVIO BERLUSCONI PELO CASO RUBY. /// JANOT QUER IMPUGNAR CANDIDATURA DE ARRUDA. /// PRESSIONADO, PUTIN PEDE CESSAR-FOGO DOS DOIS LADOS.

ESPORTE  – O  ESPAÇO DO ALCEU –  por Alceu Monteiro

A dinastia gaúcha
Os três últimos técnicos da seleção brasileira de futebol são gaúchos: Dunga, Mano Menezes e Felipe Scolári. Em pesquisa recentemente realizada, o nome preferido para substituir Felipão é o de Tite, outro gaúcho. Também está cotado, de forma surpreendente, Dunga, para retornar ao comando de nossa seleção.

Muricy Ramalho
Um dos principais treinadores brasileiros, recusou, em passado recente, convite feito pela CBF para dirigir a seleção brasileira. Agora, o seu nome está sendo novamente lembrado para interromper o reinado dos gaúchos.

Terça-feira
O presidente José Maria Marin prometeu para a próxima terça-feira o anúncio do nome do novo comandante da seleção. Os três favoritos, no momento, são Tite, Muricy e Dunga.

Treinador estrangeiro
A diretoria do São Paulo anunciou que se Muricy assumir a seleção, o clube tricolor paulista trará um treinador estrangeiro.

Armando Marques
Sandro Meira Ricci, o árbitro brasileiro que apitou três partidas na Copa do Mundo com eficiência, disse, ao participar do programa Bate-Bola, da ESPN: “Nem morto, árbitro de futebol escapa das críticas da imprensa. Quando Armando Marques faleceu, a notícia de seu passamento foi ilustrada com os erros do árbitro que foi um dos maiores do Brasil e do mundo”.

Aposentadoria
Lahm, o capitão da seleção da Alemanha, despediu-se da equipe nacional de seu país.

100 Anos da Seleção Brasileira
No dia 21 de julho de 1914, a seleção brasileira realizou seu primeiro jogo, contra a equipe inglesa do Exeter City. A seleção venceu por 2 X 0, com gols marcados por Oswaldo Gomes e Osman. Para comemorar os 100 anos de nossa seleção, o quadro do Fluminense (sub-23), enfrentará, neste domingo, às 10,30 horas, nas Laranjeiras, o Exeter City.

NOTA PÚBLICA

CARTA ABERTA ao futuro Governador de Sergipe.

                 Em virtude do momento atual onde por causa do período eleitoral para escolha do futuro governador de Sergipe, nós, os membros do Conselho das Associações de Moradores dos Bairros Aeroporto e Zona de Expansão de Aracaju estão apresentando, a PAUTA DE REINVIDICAÇÕES elaborada pelos membros deste Conselho, contando com apoio de entidades e dos moradores da Zona de Expansão de Aracaju.

            As comunidades da Zona de Expansão vêm tentando estabelecer contatos para dirimir o impacto que esta sendo gerado com o crescimento populacional nesta região, sobre os problemas de impactos ambientais e social que o crescimento populacional sem devida infra estrutura está causando aos moradores dos residenciais. No entanto diversas vezes escutamos em alguns órgãos a “responsabilidade não é nossa” sempre passando a bola para alguma outra secretaria, infelizmente. Isso por sua vez,nos deixa angustiados.Um dos graves problemas da Zona de Expansão se deve ao aterro de lagoas,mangues e dunas,denunciamos ao longo desses anos várias vezes,por sua vez a fiscalização não  é tão rápida quanto os irresponsáveis que realizam os aterros dessas lagoas, muitas vezes feita por disk entulhos,destruição de dunas ou dos mangues é algo já do nosso cotidiano.A falta da aplicação das leis neste caso tem ocasionando um desequilíbrio ambiental gigantesco na região que por sua vez ocasiona em períodos de chuva sérios alagamentos.

            Tememos o pior!Por este motivo foi ajuizada uma ação civil pública de n° 2009.85.00.002637-9 objetivo da ação é para que seja feito a macro drenagem e esgotamento sanitário da região seguindo rigorosamente os critérios estabelecido.Porém acreditamos que a “União faz a força”,e que só UNINDO COMUNIDADE E GESTORES vamos poder começar a mudar essa triste realidade. Outro ponto, em virtude do alto índice de criminalidade que hoje vem assolando o País e ,em particular ,o nosso Estado de Sergipe.Sabe bem VOSSA EXCELÊNCIA,que a  violência se constitui num Flagelo de DEUS,que,somente com ações de homens da sua envergadura moral,social e política,esse mal poderá ser debelado,quiça extirpado,minimizando o sofrimento de toda a sociedade Sergipana.Dessarte,contar com as ações práticas,decisivas para que se consiga atingir a esse fim colimado,é a nossa esperança no Governo de Vossa Excelência,porquanto,a violência crescente,creia,Senhor,é muito mais decorrente da falta de políticas públicas de Segurança,ao invés de se atribuir à pobreza reinante,pois,nunca o fato de ser pobre levou qualquer cidadão a se tornar criminoso.Estes o são pela índole.No tocante a educação Governador não temos nenhuma ESCOLA ESTADUAL na Aruana,como também necessitamos reestruturar as existentes.

            Parte da nossa região é considerada de ALTO RISCO, por está localizada em um dos POLOS mais importante da Petrobrás. Porém não temos um plano permanente que nos garanta evacuar a área com segurança em caso de sinistro.Lembramos que em 2003 tivemos um sinistro que graças a DEUS foi de pequeno porte,caso contrário seria uma tragédia.

            A nossa região muito rica de belezas naturais e culturais,temos o povo nativo mantendo sua tradição do samba de coco e reisado,a nossa linha litorânea é linda,a Orla Pôr do Sol ,tem atraído milhares de turistas, ao longo desses últimos 4 anos,para apreciar as belezas do nosso ESTADO ,bem como a Crôa do Goré.Precisamos GARANTIR que o nosso lindo rio não se transforme em segunda 13 de julho.

            A Ponte Joel Silveira foi um sonho realizado,que trouxe muita coisa boa,mais que também precisamos alguns ajustes,com o fechamento da antiga travessia das balsas ficamos com um local ocioso e uma rodovia com fluxo intenso de veículos principalmente nos finais de semana e feriados,ocasionando diversos acidentes e mortes.Tem por um lado a imprudência e por outro essa rodovia não estabelece critérios de segurança para os pedestres já que uma boa parte dos acostamento foi tomando por imensos postes da energisa.

            Por sua vez as vezes dormimos ARACAJU e acordamos em SÃO CRISTOVÃO isso dar instabilidade horrível,muitos moradores estão sem poder  obter as escrituras das suas casas por essa indecisão.

                        Por tudo que foi dito deixamos pleitos que entedemos sejam super importantes para os moradores dessa região:

1° Que ADEMA estabeleça para a ZONA DE EXPANSÃO ações emergênciais  e permanente que inibam os aterros de lagoas,mangues ,destruição de dunas E INTERLIGAÇÃO DE ESGOTO PARA O RIO.Se necessário for onde houver ocupação irregular que seja pedido a demolição dessa ocupação nessas áreas.

2° Que a SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE desenvolva junto com este CONSELHO um PROJETO ambiental permanente na região de concientização educacional nas escolas e com a população.

3° QUE seja CRIADA A DELEGACIA E UMA NOVA COMPANHIA DE POLÍCIA SÓ para a ZONA DE EXPANSÃO,QUE HOJE EQUIVALE DE TERRITÓRIO A 46% DA CIDADE DE ARACAJU,com crescimento populacional anual de 15% contra 1,5% dos outros bairros.

4° QUE ELABORE O PROJETO DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO  da ZONA DE EXPANSÃO como um TODO.

5°QUE Busque ajudar ao município asfaltar as ruas do ROBALO,SÃO JOSÉ,AREIA BRANCA E MOSQUEIRO,com calendário estabelecidos pela necessidade peculiar de cada áerea.

6°QUE  CONSTRUA OU ALUGUE UM PRÉDIO para uma ESCOLA ESTADUAL NA ARUANA,realize um LEVANTAMENTO DAS REFORMAS DA ESCOLAS ESTADUAL na ZEA e execute bem como amplie a ESCOLA LEONOR TELES no MOSQUEIRO.

7° QUE seja realizado ações que inibam os graves acidentes nas RODOVIAS garantido maior SEGURANÇA para os nativos da região bem como a toda sociedade.Bem como a melhoria da iluminação pública na RODOVIA.

8° QUE seja SOLICITADO por VOSSA EXCELÊNCIA uma reunião com MINISTRO que está com A AÇÃO referente a qual município a ZONA DE EXPANSÃO pertence.

9° QUE SEJA FEITA UMA MARINA COM DECK ,RESTAURANTE E CENTRO ARTESANATO no local do ANTIGO ATRACADOURO e essa MARINA SERÁ ADMINISTRADA POR UMA COOPERATIVA QUE SERÁ CRIADA POR ESTE CONSELHO,garantindo a participação dos donos de MARINAS existente na ZEA.A CONSTRUÇÃO dessa MARINA vai gerar EMPREGO E RENDA PARA POPULAÇÃO bem como será um dos mais lindo PONTO TURÍSTICO DO ESTADO.

10° QUE a DEFESA CIVIL ESTADUAL estabeleça critérios de monitoramento da área de risco permanentemente.

11° QUE seja planejado um plano de mobilidade urbana na ZEA.

            Concluindo,Senhor,em suas mãos depositamos toda a nossa ESPERANÇA de podermos viver sem o medo em nosso cotidiano e a ameaça em cada esquina,que os nossos filhos tenham educação de qualidade,que seja garantida as ações permanentes, no tocante ao MEIO AMBIENTE ou na CONHECIDA ÁREA DE RISCO e que nossa região desenvolva de uma forma ordenada.Vamos está aqui empenhados sempre para contribuir com o GOVERNADOR DO NOSSO AMADO ESTADO.Acreditamos sempre que UNIÃO FAZ A FORÇA!

Atenciosamente: DIRETORIA DO COMBAZE.

          

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun  

Frase do Dia
“Não é difícil morrer nesta vida:  Viver é muito mais difícil.” Vladimir Mayakovsky, poeta russo, nasceu em 19 de Julho de 1893 e morreu em 1930.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais