Sarapatel de Coruja: a “reforma” nascida em parto fórceps

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Eis o nome mais apropriado para batizar a “reforma administrativa” que o natimorto governo de Belivaldo Chagas pretende enfiar goela abaixo dos sergipanos, como presente de grego, a partir do próximo mês!

Não tem jeito pra dar certo, pois a tal “reforma” nascida em parto fórceps nas entranhas do Palácio dos Despachos é incompatível com os princípios da economicidade, da eficiência e da transparência que devem embasar a Administração Estadual, bastando apenas consultar o artigo 25º da Constituição do Estado de Sergipe.

Aliás, Constituição do Estado de Sergipe? O que é isso? Serve pra quê? Pra nada! Basta ver que o Parlamento Estadual dá de ombros pra a Lei Maior do Estado, sem pestanejar! Não adianta fazer cara de paisagem! Em Sergipe, são pouquíssimos os poderes e órgãos que ainda guardam algum respeito ao que está escrito na Constituição do Estado, é fato! Basta olhar para o pomposo órgão Faz de Contas! É como se os Constituintes de 1989 tivessem escrito um texto para ser menosprezado, tanto pelo povo – ignorante – quanto por àquelas instituições que têm o dever de observá-lo e de fazer cumpri-lo!

Pasta da Fazenda – Mas, voltando ao sarapatel de coruja, o natimorto governo de Belivaldo já morreu, antes mesmo de nascer, pois não tem a coragem e a autonomia de enfrentar as mazelas da administração estadual. Basta ver que a Secretaria da Fazenda, que deveria ser um órgão moderno, atuante e eficiente na arrecadação dos tributos, fez o último concurso para contratar auditores há 30 anos, cuja obsolescência funcional e a ineficiência operacional são escândalos que passam longe dos olhos do vizinho Tribunal Faz de Contas!

Basta ver que a Sefaz não é capaz, sequer, de fiscalizar a tão alegada “falha de comunicação dos caixas das lojas de departamentos e das lojas de móveis”, que vem sendo utilizada como álibi para sonegar a emissão de Notas Fiscais – para o consequente pagamento a menor ou até mesmo para sonegar o maior tributo do Estado – o ICMS. Além disso, a Sefaz implantou até a eternidade a famigerada antecipação tributária, que obriga os comerciantes a pagarem o ICMS antes mesmo de venderem suas mercadorias ao consumidor final, cuja violência fiscal tem obrigado várias empresas a zarparem de Sergipe, pra nunca mais voltar!

Não bastasse isso, o governo natimorto de Belivaldo, propôs à Assembleia Legislativa a fusão de várias Secretarias, deixando embaixo do tapete do descaso com a coisa pública o submundo das empresas, autarquias e fundações que são utilizadas como cabides de emprego e antros de desperdício de recursos públicos.

Pasta do Meio ambiente – É desnecessária a extinção da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). Essa pasta está entre as ditas como “pequenas”, e não dá gasto ao governo e é extremamente importante. Existem convênios importantíssimos entre a Semarh e o Banco Mundial no valor superior a U$100 milhões para a execução do “Águas de Sergipe”, um programa que visa revitalizar a bacia hidrográfica do rio Sergipe com ações de esgotamento sanitário e obras de macrodrenagem, além de reflorestamento; também há convênio com o MMA, a exemplo do Água Doce que instala sistemas de dessalinização de água no semiárido. Com a extinção da pasta, esses recursos irão se perder, já que o Banco Mundial não levará o programa para frente e isso é fato.

Pasta da Cultura – O galeguinho de Simão Dias pretende ainda, extinguir a Secretaria de Cultura, como se fosse uma coisa boa e necessária pra Sergipe! Pelo contrário, a Secult se fosse levada a sério seria uma das principais secretarias de Sergipe, pois é a pasta que tem o papel de gerir bibliotecas, teatros, museus e a política cultural do Estado, enquanto meios que podem e devem ajudar a alavancar todo o potencial turístico de Sergipe. Basta ver que Sergipe tem praias mansas e mornas o ano inteiro em todo o seu vasto litoral, que é um atrativo ao turismo da 3ª idade, sem contar que é perto de tudo.

A cultura em toda a sua potencialidade de fomentar a geração de empregos e rendas não cabe, mais, na Secretaria de Educação, haja vista que a SEED já não dá conta de seus afazeres educacionais, com a qualidade minimamente esperada de uma Secretaria que consome 25% de todas as receitas de impostos do Estado.

Ufa! Ainda há fôlego para lembrar que o natimorto não vai fazer o dever de casa, que os eleitores lhe confiaram – acabar de um vez por todas com os antros de ineficiências e de desperdício de recursos públicos, representados por diversos órgãos e empresas, além do escritório em Brasília (depósito de moscas), Agência Reguladora (que não regula sequer o transporte intermunicipal em todo o Estado), Fapitec, as Fundações de Saúde (FHS, Funesa e FSPH), Sergas, dentre outros penduricalhos glutões dos impostos dessa gente trabalhadora, que está cansada de ser tratada como idiota por um governo que se apresenta como novo, mas que já morreu antes mesmo de nascer.

Há, ainda, o escândalo das ações judiciais ajuizadas contra a administração indireta (o mau exemplo da Cehop, Cohidro e Emdagro), em cujos processos o Estado de Sergipe perde milhões, muitas vezes por deficiência da defesa, enquanto noutras por má vontade de que deveria defendê-lo.

Por tudo isso e muito mais a reforma é um sarapatel de coruja nascida em parto fórceps e fruto de um governo natimorto.

Com a palavra o MP e o órgão Faz de Contas!

Banese na contramão dos servidores E os servidores das secretarias e empresas que ficam no complexo da Rua Vila Cristina foram informados que o Banese está fechando o posto que existe há 24 anos e atende centenas de servidores públicos. Enquanto isso verba para gastar em publicidade, que diga o Banese Card…                                                                                 

Cristinápolis: prefeito exonera filha e sobrinha após representação do MPE E no fim do mês passado foi realizada uma audiência extrajudicial com a presença do prefeito de Cristinápolis, João Dantas dos Santos e o procurador-geral do município Benito Soares, onde foram mostrados ao promotor de Justiça local, Rômulo Lins Alves, os decretos de exonerações da filha e da sobrinha do prefeito após a instauração de uma representação administrativa pelo MPE e dado o prazo de 10 dias para juntar aos autos os referidos decretos.

 

Carta Aberta em prol de uma Agenda Ambiental O objetivo desta Carta é obter apoio para o estabelecimento de uma Agenda para o fortalecimento do Sistema Nacional de Meio Ambiente e de Gerenciamento dos Recursos Hídricos do Brasil Prazo de assinatura até o dia 15 de Dezembro de 2018.Após encerramento, o compilado de assinaturas será disponibilizado nas mídias sociais e a Carta encaminhada ao Presidente, Deputados, Senadores e Governadores eleitos. Para aderir acesse o link e preencha o formulário inserido após a carta aqui.

Nota de Esclarecimento da Emurb Ao contrário do que informou o Blog de que o presidente da Emurb, Sério Ferrari, não tinha conhecimento da situação da Rua Risoleta Rodrigues Brito, no Bairro Farolândia, informamos que o gestor tem, sim, amplo conhecimento de toda a realidade urbanística daquela área. A partir da demanda dos moradores, ele já orientou a área técnica para fazer uma avaliação das condições atuais da rua e, a partir desse levantamento, serão feitos estudos para elaborar projeto de infraestrutura, que vai definir os custos e as diretrizes necessárias para realizar obras no local.

Nota de Esclarecimento da Emurb II Quanto à rua Jornalista Evandro Barros, no bairro Luzia, o serviço de tapa-buracos está previsto para ser realizado na próxima semana. Aproveitamos para informar que as demandas da -população podem ser feitas por meio do telefone 3179-1619.

Geap firma convênio com a Alese Os servidores públicos da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) poderão contar com os planos da Geap Saúde, a partir desta quinta-feira (06). Isso será possível, graças ao convênio, entre a Autogestão e o Órgão.

450 mil servidores A Operadora é protagonista no mercado da saúde suplementar brasileiro, cuidando, atualmente, de 450 mil servidores públicos, em todas as Regiões do Brasil. O acordo entre a Geap e a Assembleia Legislativa de Sergipe beneficiará, pelo menos, 3,4 mil pessoas, que terão à disposição atendimentos de qualidade, atividades de prevenção e promoção de saúde.

Sem Carência Os novos beneficiários, que aderirem aos planos de saúde, nas modalidades com ou sem coparticipação, até 06 de janeiro de 2019, terão isenção de carência. Outras razões para o servidor da Alese escolher a Geap: Operadora com 73 anos de história, ampla rede credenciada composta por excelentes profissionais, benefícios e programas voltados à promoção da saúde e à prevenção de doenças.Mais informações: Tel: (61) 2103-4613 www.geap.com.br.

Presidente da Câmara de Canindé está sendo processado por fraude em licitações Mais uma acusação contra o atual presidente da Câmara de Vereadores da cidade de Canindé do São Francisco está repercutindo em toda a região do Sertão sergipano. É que Zé Caloi, como é conhecido, está sendo acusado, também, de praticar fraude em contrato administrativo. A denúncia está protocolada na justiça através do processo de número 201764002142.

Confecção de uniformes Caloi teria autorizado, segundo o que está no processo requerido pelo Ministério Público, que fosse fraudado contrato para a confecção de uniformes que seriam usados por funcionários da casa legislativa. A última movimentação no processo data do dia 25 de outubro de 2018 quando foi juntado aos autos o Ofício nº 1473/2018 – GP.

Histórias O meio político da cidade de Canindé se mostra nervoso com esta grave denúncia feita pelo MP ao vereador Zé Caloi. O medo é que este seja só a ponta do novelo das histórias sobre o que acontecem entre quatro paredes na casa legislativa da cidade.

“Quem achar que a CPI do lixo vai terminar em pizza vai cair do cavalo”, dispara o vereador Lucas Aribé O vereador Lucas Aribé (PSB) utilizou a tribuna da Câmara de Vereadores ontem, 5, para lembrar sobre a questão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Lixo que segundo ele, começou, transcorreu e terminou de forma errada.

Ação judicial “Um grupo de vereadores entrou com uma ação na justiça alegando questões importantes que poderiam comprometer o trabalho da CPI do lixo. A decisão saiu depois que ela foi declarada encerrada com apresentação do libelo, mas acredito que a Câmara precisa retomá-la declarando nula a anterior e iniciar outra indicando outros membros”, apontou.

Outro caminho “Quem achar que a CPI do lixo vai terminar em pizza, vai cair do cavalo. As coisas demoram, mas se não formos por um caminho, com certeza escolheremos outro que é a justiça. Essa Casa não respeita o trabalho de parte dos parlamentares e a sociedade merece uma resposta e não vai ficar assim não. Chamo a atenção da mesa diretora para analisar os requerimentos, a decisão judicial e logo depois se pronunciar”, cobrou.

Projeto de Lei com foco na saúde das crianças e adolescentes O vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Juvêncio Oliveira (DEM), protocolou na Casa, o Projeto de Lei (PL) 300/2018, de sua autoria, que dispõe sobre a implantação de ações de prevenção e controle de diabetes em crianças e adolescentes matriculados em creches e escolas da Rede Municipal de Ensino da capital. Segundo o vereador, a importância do diagnóstico precoce do diabetes é fundamental para identificar os sinais e sintomas preliminares da patologia que atinge mais de 425 milhões de pessoas.

Números “Em nosso país, 12 milhões de pessoas são diabéticas, sendo que 12% das despesas globais de saúde são gastos com a doença. Eu faço parte deste grupo, sou diabético e possuo uma rotina de cuidados. Neste número, a doença afeta mais de um milhão de crianças e adolescentes e, o mais impressionante é que, de acordo com levantamento feito pela International Diabetes Federation (IDF), metade destas pessoas se quer sabem que tem a patologia”, destaca Juvêncio Oliveira.

Sobre o PL O parlamentar enfatiza que o PL contará com várias ações tendo como objetivo efetuar pesquisas com foco no diagnóstico precoce do diabetes em crianças e adolescentes; detectar a possibilidade de a doença vir acontecer, assim como evitar ou diminuir as graves complicações decorrentes do desconhecimento do fato.

Mecanismos Dentro dos objetivos do Projeto, Juvêncio destaca os mecanismos a serem usados. “Oportunizar aos portadores de diabetes a prática diária de exercícios físicos adequados às suas necessidades especiais, com orientação de profissional da área, além da realização da manutenção de dados estatísticos sobre o número de jovens atendidos pelo programa, suas condições de saúde e de aproveitamento escolar”, ponderou o vice-presidente Destida CMA.                                                                                                                                        

Revista Somese 150 A Revista Somese, veículo de comunicação oficial da Sociedade Médica de Sergipe, chega à marca histórica de 150 edições na gestão do presidente José Aderval Aragão. Mais moderna, bonita e com excelente qualidade gráfica e editorial, a publicação é editada e capitalizada pela Remacre Comunicação, do publicitário Clóvis Remacre Munaretto. Nela, a área médica de Sergipe é apresentada através do registro de eventos, das matérias sobre os mais variados temas relacionados à medicina atual e também de relatos do passado através da história de pessoas e entidades. Sem dúvida, um marco no jornalismo do Estado.

Destino Sergipe Na tarde de hoje, 5, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-SE) apresentou aos seus associados a executiva Renata Barra, sócia-proprietária da 4go Travel Network, empresa contratada pela instituição para vender o destino Sergipe às agências de viagem da cidade de São Paulo e Grande ABC. A reunião, que também contou com o executivo de contas da 4go Travel Network, Carlito Lopes Júnior, detalhou toda ação, cujo maior objetivo é incrementar a vinda de turistas para o estado.

Hotéis custeando Todo o investimento será custeado pelos próprios hotéis, em mais uma iniciativa da ABIH-SE. Renata e Carlito ficarão uma semana em Sergipe e já visitaram vários pontos turísticos, a exemplo da Praia do Saco, litoral Norte e Cânion do São Francisco. Eles também levarão um folder publicitário, produzido pela ABIH-SE, com fotos atrativas de Sergipe e a relação de todos os hotéis associados. “Essa ação é mais uma prova de que a Associação tem iniciativa e não espera apenas pelo poder público para divulgar o nosso destino. Tenho certeza que a atuação e expertise da 4go irão gerar um efeito bastante positivo em nosso segmento”, garante o presidente da ABIH-SE, Antônio Carlos Franco.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Eu acreditei em cegonhas. por Antônio Samarone: “Nasci antes do Concílio Vaticano II (1961 – 1965). Vivi um tempo sob a égide do Concilio de Trento, onde o sexo era pecaminoso e precisava ser escondido das crianças. O Concilio de Trento (1545 – 1563), tornou o casamento obrigatório; permitindo o sexo vaginal somente com fins de procriação. Tornou abomináveis e passiveis de excomunhão: o sexo oral, sodomia, abortos, incestos e adultério. Essas regras valiam em Itabaiana.” Todo o texto.

PELO E-MAIL E FACEBOOK

PELO TWITTER

www.twitter.com/Danielhrs 41% dos benefícios previdenciários vão p os 20% mais ricos e 3% p os 20% mais pobres. Se nada for feito, a projeção é de aumento nesse abismo.

www.twitter.com/WilliamFonseca “Há um punhado de homens que conseguem enriquecer simplesmente porque prestam atenção aos pormenores que a maioria despreza. “ Henry Ford. Um sábio à frente do seu tempo.

www.twitter.com/mendoncaprado Para educar uma sociedade e resolver definitivamente o problema da violência precisaremos de três décadas. Mas, muitos mentem e iludem os cidadãos dizendo que a solução virá imediatamente através da força. Isso é imbecilidade. Polícia não acaba a criminalidade, apenas ameniza.

www.twitter.com/frednavarro No Twitter, metade tem certeza absoluta de que o próximo governo será um fiasco. Já a outra metade tem certeza absoluta de que será um sucesso. Amadores absolutos.

www.twitter.com/ThalesBrandao ANS demonstra sua paixão pelas operadoras – quando sinalizam os reajustes. Já se tornou insustentável manter um plano de saúde ativo.

www.twitter.com/AntonioJMoraes #jornaldacultura Os participantes das manifestações na França são chamados, pela imprensa brasileira, de “manifestantes”. Já os participantes da “greve dos caminhoneiros”, no Brasil, foram chamados de “arruaceiros, vândalos” ou palavras do gênero. Por que será?

www.twitter.com/joaoamoedonovo Lamento que um Ministro do STF desrespeite a liberdade de expressão e abuse do seu cargo para ameaçar quem o critica. Aqueles que ocupam cargos públicos estão a serviço da população e portanto devem estar abertos a críticas e cobranças.

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
“Nós somos o que fazemos. O que não se faz não existe. Portanto, só existimos nos dias em que fazemos. Nos dias em que não fazemos apenas duramos. “Padre Antônio Vieira.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais