Saúde Aju: Clima difícil p/ Goreti Reis

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Na semana passada o blog publicou uma nota – com base em conversas com um secretário municipal – da insatisfação dos rumos nestes primeiros seis meses com a saúde em Aracaju. Uma prova da veracidade da informação foi dada no final da semana passada quando a bancada governista tirou o quorum na Câmara de vereadores para aprovação de um projeto enviado pelo executivo de incentivo fiscal.

O projeto foi aprovado em primeira e segunda discussão e quando foi para a pauta para terceira votação e redação final, a bancada governista retirou o quorum. Com isso a votação ficou para amanhã, 13.

A insatisfação de boa parte da bancada que apoia o prefeito João Alves com a secretária Goretti é tão grande, que o prefeito João Alves Filho resolveu marcar para hoje, 12, uma reunião com a bancada governista para tentar solucionar o problema. João está preocupado porque a insatisfação com Goretti pode prejudicar seu relacionamento com o Legislativo.

Nos bastidores, vereadores da situação dizem que a secretária, que é deputada não vem dialogando com os vereadores e como não é de Aracaju está totalmente alheia aos reais problemas da população carente.

Como a deputada é candidata à reeleição, deve deixar o cargo em abril do próximo ano, mas pelo andar da carruagem a saída pode ser antecipada ainda para este ano.

Shopping Jardins: Onde estão torrando o dinheiro do estacionamento?
Quem frequenta o shopping Jardins, em Aracaju pode constatar em vários locais buracos no estacionamento. Quem passa no estacionamento na entrada da segunda praça da alimentação pode constatar dezenas de buracos. Fica a pergunta: onde estão torrando o dinheiro do estacionamento?

Déda numa chapa para direção estadual do PT?
Após alguns dias em Aracaju o governador Marcelo Déda retornou a São Paulo para continuar com o tratamento. Nos bastidores noticiaram que ele participará da eleição do diretório estadual com o nome na chapa encabeçada por Márcio Macedo.  Ele escreveu no twitter que sua preocupação agora é recuperar a saúde.  E não vai entrar numa disputa onde o autofagismo é a tônica principal.

Estância: Ação do MP vai mostrar muita coisa
Ninguém duvide: as investigações do Ministério Público Estadual na Prefeitura de Estância que culminaram com o prefeito Carlos Magno exonerando cinco secretários vai mostrar muita coisa. Nos meios políticos de Estância, dizem que nem todos estão envolvidos no superfaturamento e que a medida foi para tumultuar o processo. O MP já sabe e prepara uma nova ação nos próximos dias.

Contradições de Venâncio Fonseca
O deputado Venâncio Fonseca tem se destacado na Assembleia Legislativa como um dos deputados mais atuantes, todavia, em determinados assuntos, o deputado acaba incorrendo em diversas contradições, senão vejam: 1 – os valores de jettons que são pagos hoje são inferiores aos que eram pagos durante a gestão de João Alves Filho, ocasião em que não se via Venâncio tecer críticas ou propor reduções de valores.

Contradições de Venâncio Fonseca II
Por outro lado, a história mostra que foi o governador Marcelo Déda quem determinou que se reduzisse o valor e impôs um limite à participação em conselhos. Aqui não se está a discutir se a participação deve ou não ser remunerada, mas, sim, se há coerência  ou contradição em determinados posicionamentos políticos; 2  – Venâncio fala que no Estado existem cargos em comissão em excesso (e realmente há), todavia quem mais criou cargos em comissão durante as últimas administrações foram João Alves Filho e Albano Franco, isso sem falar que há quase quatro anos que os CC´s não recebem aumento;

Contradições de Venâncio Fonseca III
3 – Venâncio cobra do governo o envio do PL que revisa o vencimento de todos os servidores públicos estaduais, no que está correto, todavia, em 2006, quando JAF era Governador, o deputado não teve o mesmo entusiasmo para fazer a defesa dos servidores. Aliás, naquele ano não houve revisão geral ao argumento de que o Estado estava encontrando dificuldades com a Lei de Responsabilidade Fiscal; 4 – Por fim, por que Venâncio não se posicionou contra o aumento de CC´s e de Secretarias  na PMA promovido por JAF? Será que Venâncio só adota a tese de redução de despesas quando está na oposição?

Turismo
Foi boa a repercussão na imprensa nacional do seminário de Desenvolvimento Regional e Turismo do Nordeste, promovido na semana passada em Aracaju pela Comissão do Senado, que tem à frente o senador Valadares. A presença dos ministros do Turismo , Gastão Vieira, e da Integração Nacional, Fernando Bezerra, mostrou a força do encontro e da bancada de Sergipe.

Centro de Convenções e Canal Xingó
A ampliação do Centro de Convenções  e a o anteprojeto para construção do Canal de Xingó foram duas, de muitas ações anunciadas. O Canal Xingó será a redenção para o semi-árido sergipano. Com ele, a chamada indústria da seca será reduzida drasticamente. “Uma obra importante para todo o Nordeste”, disse o senador Valadares, anfitrião do encontro.

Previdência Municipal
A Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames), em parceria com a Associação dos Municípios da Região Centro Sul de Sergipe (Amurces) e com a Associação dos Municípios da Barra do Cotinguiba e Vale do Japaratuba (Ambarco), vai promover  hoje, 12, o Seminário sobre Previdência Municipal, que ocorrerá na Associação dos Engenheiros Agronômicos de Sergipe (Aease), às 9h.

Regimes
O objetivo do evento é esclarecer os prefeitos quanto a criação de Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) nos municípios, iniciativa que já vem sendo encabeçada pelo Ministério da Previdência Social. De acordo com o presidente da Fames e prefeito de Monte Alegre, Antônio Rodrigues, o Tonhão, o RPPS pode ser criado pelo poder executivo, através de Lei Municipal, para a cobertura previdenciária dos servidores efetivos.

PPS/SE: Wellington Mangueira apoia candidatura de Marcos Aurélio
O radialista e administrador Marcos Aurélio atual tesoureiro estadual do PPS/SE, está em campanha para ser reeleito membro do diretório estadual e, consequentemente, poder disputar a presidência estadual contra o atual presidente, Marcos Andrade. Na semana passada ele recebeu o apoio do histórico militante Wellington Mangueira e de militantes de diretórios municipais a exemplo do médico Ricardo Hagenbeck de Laranjeiras.

Aracaju Delivery
A quarta edição do guia Aracaju Delivery está excelente. O guia, editado pelo Publisher Clóvis Monaretto traz uma variedade de opções de compras e serviços delivery da cidade de Aracaju. Vale à pena conferir nas livrarias da cidade.

Sergipe Notícias
Estreia no próximo dia 02 de setembro na 97,1 FM o programa Sergipe Notícias com a apresentação dos jornalistas Thiago Hélcias e Valquiria Miron, da segunda a sexta-feira, das 6h às 8h. A direção de jornalismo é de Cristine Britto.

Educadores discutem em Aracaju as vertentes da educação
Diretores, gestores e educadores da Bahia, Sergipe e Alagoas terão oportunidade de participar do III Encontro Pedagógico do Sistema Maxi de Ensino. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de agosto pelo site www.maxiprint.com.br . O encontro será realizado no Colégio Jardins, em Aracaju, dia 17 de agosto, às 8h, e esse ano será sobre o tema “Da escola que informa à escola que transforma”.

Abertura
A palestra de abertura será realizada pelo coordenador da Assessoria Educacional do Sistema Maxi, Daniel Leite, sobre o tema “Os desafios do professor”. Das 10 horas às 15h30 os educadores poderão participar de cinco oficinas que abordarão temas como “Histórias infantis e o lúdico encantam crianças”, “Aprimorando metodologias nos jogos da educação infantil”, “A arte de ensinar ciências com práticas e salas de aula”, “Contribuição da educação física para a escola” e “Os desafios do Enem e a avaliação escolar”.

Expectativa
A expectativa é que mais de 250 profissionais participem do evento, que terá a participação de Carlos Piatto, Gerente-Geral do Sistema Maxi de Ensino. Piatto irá ministrar um workshop para diretores e gestores de escolas com enfoque específico na Gestão Escolar.

Sons da Catedral II – Celebração dos 07 Anos do Maestro Guilherme Mannis com a ORSSE
Desafios e muitas conquistas, assim pode ser resumido o balanço positivo do Maestro Guilherme Mannis com a Orquestra Sinfônica de Sergipe, desde o ano de 2006, quando desembarcou em Aracaju decidido a criar em Sergipe um pólo de referência para a música de concerto, a princípio no nordeste brasileiro e logo depois se tornou umas das principais do Brasil. O grupo apresenta-se  com as  mais variadas performances, da música de câmara aos concertos ao ar livre e visitando locais como Igrejas, Palácios e a Biblioteca Pública Epifânio Dória. Criando assim as séries de concertos Mangabeiras, Cajueiros, Orquestra na Estrada, Sons da Catedral, Domingo no Parque e Laranjeiras, além da série educativa de Concertos Didáticos "Sinfonia do Saber", para os alunos da rede pública estadual e municipal. Seu intuito era transformar e formar uma público fiel às apresentações dentro e fora dos teatros.

15 de Agosto
No dia 15 de agosto, às 19h, nada mais propício do que realizar essa celebração em um local como a imponente Catedral Metropolitana de Aracaju, garantindo acesso gratuito para todos.O repertório escolhido inclui uma obra brasileira do compositor Jorge Antunes, chamada Pedra de Cantaria. Completam o programa, o Concerto para Contrabaixo de Bottesini com solos do chefe de naipe da ORSSE, Jair Maciel e a Sinfonia n. 1 de Beethoven.Os concertos da ORSSE são uma realização do Ministério da Cultura, do Instituto Banese e do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com patrocínio do Banese e da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Fonte: http://www.sinfonicasergipe.blogspot.com

PELO TWITTER

www.twitter.com/Machu_Veio  Às vezes o bom humor é só uma fuga para não enlouquecer. Ou pode até ser a própria loucura se manifestando.

www.twitter.com/marcusfam  Tem uma camada de classe nojenta que predomina e representa SE e Aju. Ainda tem uma nova geração de camarões que não farão a diferença!

www.twitter.com/ojoaoaugusto  Se cada um desse o melhor de si em prol do trabalho, poderíamos viver dias melhores em todos os sentidos

www.twitter.com/MayuMatsunae  "Não se cria expectativas. Se cria peixes ou plantas, por exemplo", o q seria de mim sem os conselhos dos amigos, hein? hahaha ♥

www.twitter.com/palmeriodoria  Divirta-se com Verissimo: "Ou está havendo uma grande mudança disfarçada de nada, ou um grande nada disfarçado de mudança".

www.twitter.com/frednavarro De tanto o governo distribuir bolsas, o Brasil ainda será campeão do mundo em rodar a bolsinha.

DO LEITOR

Carro Arrombado no Restaurante Trevo!
E-mail de Sayonara Carvalho:”O motivo do meu contato é divulgar em larga escala o descaso com a violência em nossa cidade e principalmente minha indignação com o estabelecimento Restaurante Trevo, a qual sou cliente há mais de 15 anos. Sexta-feira fui almoçar no referido restaurante, estacionei meu carro na área do devido estabelecimento e pra minha grata surpresa ao retornar às 14:30 vidro traseiro arrombado levando meu tablet e uma mala de uma colega de trabalho que estava retornando para Brasília com seu computador dentro. Chamei o gerente e o mesmo falou que o estacionamento era cortesia mas pegou meu contato e o dono do restaurante iria me ligar. Como não ligou, no sábado resolvi falar com o mesmo, Sr Felizola que me fala o seguinte: " A senhora agradeça a Deus não está por perto e acontecer algo com a senhora pois isso é muito comum aqui, em 22 anos já são mais de 30 assaltos entre o restaurante  e o posto de gasolina e a polícia e poder público nada faz, fui assaltado em Barcelona com minha família é horrível a violência está no mundo", que tal? Quando vc acha que está num lugar seguro onde preza pela segurança e atenção ao cliente na hora do prejuízo tá nem aí! Muito revoltada, indignada com atitudes dessa natureza só nos resta saber o que a justiça vai julgar! Sou esclarecida dos meus direitos e se errei ao deixar pertence no carro não foi num lugar comum e sim no estacionamento de um restaurante tradicional da capital que o cliente chegue bem , pague a conta sem saber o que te aguarda ao retornar! Tô Fora!”

ARTIGO

A Juventude pede licença!

O ano de 2013 nem se encerrou e já pode ser considerado um dos mais movimentados da história recente do Brasil. Desde o início dos anos 90, com o “Movimento Cara Pintada”, não se via e sentia tamanha efervescência popular. Durante os meses de junho e julho do corrente, centenas de jovens brasileiros saíram às ruas para protestar. Várias bandeiras foram hasteadas pelos manifestantes. Todas tinham em comum um único anseio: a juventude exige respeito!
Diuturnamente a juventude brasileira é desrespeitada. Quando os recursos que deveriam fomentar sua saúde, educação e bem estar escorrem pelo ralo da corrupção, a dignidade dos jovens é vituperada. Nos governos, sejam estes federal, estaduais ou municipais, seus interesses são relegados ao segundo, muitas vezes, terceiro plano. Sua representatividade nos Parlamentos, nos partidos políticos e nas Administrações é quase nenhuma. É preciso dar um basta a esse desrespeito!
Em Sergipe, segundo dados do IBGE e do TRE/SE, os jovens entre 16 e 34 anos representam cerca de 37% da população total e aproximadamente 41% do eleitorado estadual. Diante de números tão expressivos, fica claro que a Juventude não cabe no papel de coadjuvante das discussões político-sociais. Sua representatividade credencia-lhe ao protagonismo.

Os jovens querem participar da construção dos destinos do seu país, do seu estado e do seu município. Ouvindo e sendo ouvida, a Juventude está pronta para colaborar com o desenvolvimento da sociedade como um todo. Muitos governantes e líderes políticos, no entanto, conduzidos por conceitos retrógrados e discriminatórios insistem em fechar as portas das suas gestões e agremiações partidárias, respectivamente, para a garotada.

Apesar do Brasil ser considerado um país de jovens, poucos são os que ocupam espaços relevantes nos partidos e nas  Administrações. Ainda assim, aqueles que recebem destaque quase nunca representam os anseios da juventude que está nas ruas. Na sua grande maioria são pessoas oriundas de famílias tradicionais, seja econômica ou politicamente falando. Decerto não é por falta de disposição ou competência por parte dos demais.

A juventude não quer apenas ser ouvida. Os jovens além de voz, querem voto, querem vez!

JUVENTUDE DO DEMOCRATAS EM ARACAJU
“Avançando com novas ideias!”

ARTIGO

Um caso de esquizofrenia, "triste como uma lágrima": "Eu sou o que sou, sou igual a você, eu tenho segredos e tenho um passado" – o alcance da ciência e o alcance do Amor por  Washington Rocha

Um psiquiatra meu amigo, médico de grande saber científico, larga experiência e não menos vasto coração, apresentou-me, em conversa de mesa de bar, um prontuário com um contraponto. O prontuário era dele mesmo, o psiquiatra meu amigo; o contraponto era da paciente. Havia meses,  meu amigo andava com aqueles papéis no bolso, meditando, um tanto angustiado, com os limites da ciência e o sem-limite das almas. Pediu-me que considerasse, que o acudisse com algum conselho. Porém, se ele que é psiquiatra, não via por onde agir; o que me seria possível dizer? Respondeu-me que, em sendo eu cristão, falasse em nome do Amor de Caridade, que em latim se diz "Caritas". E lembrou-me a encíclica de Bento XVI: "Deus Caritas Est".

O que faço, inicialmente, é dividir essa obrigação com os leitores, apresentando-lhes o prontuário e o contraponto.

Prontuário/descrição do psiquiatra: "Paciente em estado crítico, sem possibilidade de controle no CAPS (Centro de Atenção Psico-social), necessita urgentemente internamento em hospital psiquiátrico… Quando em surto, apresenta: excitabilidade psíquica, automutilação, alucinações visuais, ideação suicida, crises de choro com episódios de histeria".

Contraponto/manuscrito da paciente, 25 anos, portadora de esquizofrenia, anexado ao prontuário: "Eu sou o que sou, sou igual a você, eu tenho segredos e tenho um passado. Sobre o que estou escrevendo, estou escrevendo por você, por favor encontre uma razão para viver, pois eu procuro em todos os lugares e ainda não encontrei. Deus segura em minha mão, minha alma aflita pede tua atenção, cheguei no nível mais difícil… Quando penso que estou forte, fraca estou".

Vê-se que, por dentro da loucura, expressa-se profunda e dolorosa lucidez. Diz meu amigo que tal lucidez é comum nos casos de esquizofrenia. Eu lembrei-lhe o episódio literário do filósofo doido Quincas Borba, nas Memórias Póstumas de Brás Cubas:

"Quincas Borba não só estava louco, mas sabia que estava louco, e esse resto de consciência, como uma frouxa lâmpada no meio das trevas, complicava muito o horror da situação" […] "Outras vezes amuava-se a um canto, com os olhos fitos no ar, uns olhos em que, de  longe em longe, fulgurava um raio persistente da razão, triste como uma lágrima".

E perguntei ao meu amigo psiquiatra se o personagem de Machado de Assis era esquizofrênico. Ele me respondeu que não cuida dos loucos da literatura, que já tem bastante trabalho e  angústia com os loucos seus pacientes, que a ciência é, neste particular da esquizofrenia, extremamente limitada, e a completa cura, nos casos agudos de esquizofrenia/obsessão suicida, quase impossível; restando os medicamentos paliativos, que, principalmente, bloqueiam o impulso suicida e dão alguma sobrevida, mais ou menos suportável.

Então, amigos leitores e amigas leitoras, aonde a ciência não vai, podem ir o Amor e a Caridade, a Fé e a Esperança?

Encanta-me esta canção – que conheço nas vozes de Roberto Carlos e do Padre Antônio Maria (creio que de autoria deste) – :

"Cura, Senhor, onde dói! / Cura, Senhor, bem aqui! / Cura, Senhor, onde eu não posso ir!".

Pois, encontro-me mais aflito do que meu amigo psiquiatra; e apenas posso pedir: "Cura, Senhor, ali, naquela paciente! Cura, Senhor, onde a ciência não vai, nem eu posso ir!

http://rocha100.blogspot.com.br/2013/08/um-caso-de-esquizofrenia-triste-como.html

Blog no twitter:   www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frases do Dia
Senhora tu não devias permitir tantos enganos. Há excesso de alegrias, e excesso de desenganos. Parte poesia “Canção da Chuva”.

Não. Não irei sem grito. Minha voz nesse dia subirá. E eu me erguerei também. Solitária. Definida. Parte poesia “Grito”.

Lila Ripoll poetisa, professora, jornalista,pianista e militante comunista. Nasceu em 12 de Agosto de 1905 e morreu em 1967.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais