Saúde, discurso e prática: distância abissal

0

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Quem acompanhava, até dezembro do ano passado, as sessões da Assembleia Legislativa deve lembrar dos discursos efusivos da deputada hoje licenciada Goretti Reis falando sobre a saúde pública do Estado e da PMA. Era de ficar impressionado com os argumentos e a desenvoltura com ela apontava os defeitos do sistema.

Realmente, ela deixava a transparecer que conhecia todos os problemas e, em tese, tinha soluções para boa parte deles. A deputada era uma forte entusiasta da valorização vencimental dos profissionais da saúde, a exemplo dos médicos, enfermeiros, odontólogos e de outras categorias de igual importância e relevo.

Dizia ela, em coro com Augusto Bezerra, que não faltava dinheiro, mas sim competência para administrar. Pois bem, decorridos pouco mais de 140 dias à frente da Secretaria Municipal de Saúde, Goretti Reis ainda não conseguiu encontrar uma solução para nenhum dos problemas graves que ela apontava, sobretudo a  tão propalada valorização dos profissionais da saúde e o desabastecimento das unidades de pronto atendimento no que tange aos insumos necessários para a prestação dessa atividade essencial.

Seria muito bom que a Secretária Municipal de Saúde agisse como a deputada vibrante e que tinha soluções fáceis para problemas graves. Agora, a deputada além de argumentar que falta dinheiro para algumas ações da saúde (lembrem-se que sempre se disse que dinheiro tinha demais, faltava competência), diz também que há superlotação de postos e UPA´s em razão da falta de assistência aos usuários do SUS no interior do Estado por parte das respectivas prefeituras municipais.

Mas então, pergunta-se: este problema é novo ou sempre existiu? e o HUSE, também não padece desse mesmo tormento, com o agravante de ainda ter que receber pacientes oriundos dos Estados da Bahia e Alagoas? Como se percebe, há uma distância abissal entre o discurso e a prática.

OSs: preocupação de entidades médicas e comunitárias faz sentido
A preocupação das entidades médicas e comunitárias, como por exemplo, o Conselho Municipal de Saúde, com a implementação das Organizações Sociais de Saúde no sistema de Aracaju faz sentido. Só relatam fatos positivos, quando basta uma busca pela Internet para descobrir sérios problemas em algumas cidades onde o sistema foi implantado.

Hospitais públicos de SP gerenciados por OSs: Rombo acumulado é de R$147,18 milhões
Leia essa matéria do site viomundo sobre o sistema implantado no Estado de São Paulo: A saúde pública no Estado de São Paulo está sendo privatizada rapidamente, a passos largos.O símbolo desse processo são as OSs: Organizações Sociais de Saúde. Significa que o serviço de saúde é administrado por uma dessas instituições e não diretamente pelo Estado.

Hospitais públicos de SP gerenciados por OSs: Rombo acumulado é de R$147,18 milhões II
Curiosamente no site da Secretaria Estadual de Saúde não há sequer uma lista com todos os hospitais, ambulatórios médicos de especialidades (AMEs) e serviços de diagnóstico administrados por OSS. É preciso garimpar na internet, nome por nome, para saber se o serviço X ou Y é tocado por OSs. É desafio até para pessoas acostumadas a pesquisar em Diário Oficial. Mas quem se der a este trabalhão – às vezes é preciso telefonar ao estabelecimento para ter certeza–, vai comprovar o óbvio: a terceirização, de vento em popa, da saúde pública do Estado de São Paulo.
http://www.viomundo.com.br/denuncias/hospitais-publicos-de-sp-gerenciados-por-oss-a-maioria-no-vermelho.html

Atenção construtoras. Alerta sobre resíduos da construção civil
Com o fechamento total do lixão do bairro Santa Maria e o não recebimento nem mesmo de resíduos da construção civil (a partir de hoje), é preciso um alerta para as construtoras: uma das áreas que diz está apta para receber resíduos, em Nossa Senhora do Socorro, é objeto de várias ações judiciais, entre elas uma que contesta que parte do terreno pertence a Prefeitura  municipal.

Custo será bem maior
Enquanto as pendências judiciais não forem resolvidas em definitivo o melhor é dispor os resíduos no aterro totalmente legalizado. Já pensou, as construtoras depois ter que arcarem com a retirada dos resíduos da área por conta de alguma decisão judicial? O custo será bem maior. Só um alerta…

Estacionamento sobre a margem do rio Sergipe
O prefeito de Aracaju, João Alves Filho anunciou que pretende construir um grande estacionamento sobre a margem do rio Sergipe no centro de Aracaju para diminuir o problema da falta de vagas. A ideia é antiga. Barreto Fontes, químico e ambientalista sergipano, há 30 anos apresentou a ideia inclusive com um projeto pronto. A PMA poderia homenageá-lo colocando o nome dele no local.

Presidente do Sintese diz que Justiça é controlada pelo poder político
A professora Ângela Melo, presidente do Sintese, declarou em entrevista para o radialista Flávio Vieira que não acredita que o governo do estado queira negociar com os professores o pagamento do piso. Segundo ela, o secretário Chico Buchinho não trata de questões envolvendo os professores. Afirmou que a Subseas,  secretaria de trato com os sindicatos, não funciona e que é apenas um cabide de emprego.

Presidente do Sintese diz que Justiça é controlada pelo poder político II
Ângela  destacou para o jornalista Marcio Rocha, na mesma entrevista, que a suspensão da greve dos professores de São Cristóvão é a prova que a justiçã é controlada pelo poder político. Considerou que o juiz local determinou o pagamento dos salários atrasados, por saber da real situação da categoria no município. Entretanto, o TJ decidiu pela suspensão da greve. Para a sindicalista, o Tribunal de Justiça toma decisões políticas e não sob a luz da lei.

MPE: exemplo de trabalho eficiente
Em Sergipe o Ministério Público Estadual, através dos seus promotores, vem demonstrando na prática o papel do órgão definido na Constituição de 1988, que tem entre as suas atribuições, a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis, além de zelar pelos serviços de relevância pública.

Interesse coletivo
E ontem, 23, o promotor de Pirambu, Paulo José, deu outro exemplo de preocupação com o interesse coletivo. Em entrevista a rádio Ouro Negro, de Carmópolis,  demonstrou preocupação com a situação em Pirambu, por conta da falta de dotação orçamentária a Prefeitura teve que suspender serviços essenciais, como a coleta de lixo, o transporte escolar, entre outros.

Ação para que Prefeitura possa administrar com orçamento de 2012
O promotor disse que se o consenso não chegar rapidamente o MPE pode ingressar com uma ação para que a Prefeitura administre com o orçamento do ano passado. O caso: depois da eleição do ano passado, os vereadores fizeram uma emenda ao orçamento de 2013, reduzindo o remanejamento de recursos de 80% para apenas 10%. Uma clara retaliação política. Esqueceram que não estão prejudicando o prefeito,  mas toda população.

Grãos
Desde o ano passado que a secretário de Estado da Agricultura, José Sobral, agilizou a distribuição dos grãos em Sergipe, através da descentralização. Este ano estão sendo entregues 500 toneladas de sementes certificadas de milho destinadas aos agricultores familiares de todas as regiões de Sergipe.

Trânsito: Bosco Costa diz que não é contra convênio
O diretor-presidente do Detran/SE, Bosco Costa, esclareceu ontem que a entrevista concedida por ele na rádio Capital do Agreste foi interpretada de maneira errada. Ele explicou que o 3º Batalhão da PM, localizado em Itabaiana era o único que tinha um convênio com o Detran para fiscalizar o trânsito.

Convênio com todos batalhões
Segundo Bosco o convênio acabou no mês passado e agora, juntamente com o comandante da PM, está procurando uma maneira de realizar o convênio não apenas com o batalhão de Itabaiana, mas com todos os outros. “Porém é preciso que os policiais sejam capacitados, assim como são os que trabalham na Cprtran, CPRV e Getam. Defendo que os convênios seja realizado com critério, para que os abusos não ocorram”, disse.

Termos de cooperação
O diretor-presidente do Detran/SE disse ainda que é favorável aos termos de cooperação e deu como exemplo os realizados com A Procuradoria da Fazenda Nacional, com a Defensoria Estadual e o que está em estudo com o Ministério Público Estadual para ajudar todos os municípios a regularizarem o trânsito. Concluindo ele informou que em todos os municípios, a exemplo de Itabaiana, onde o trânsito está regularizando, o Detran/SE tem termos de cooperação.

PM`s: veja só a nova piada nos bastidores
E nos bastidores da Polícia Militar de Sergipe a piada nova é que um oficial importante resolveu fazer visitas ao interior e marcando reuniões. Os policiais militares pensavam que as reuniões era para anunciar melhorias para eles, mesmo que seja na área estrutural. Que nada! Na reunião, o oficial vem anunciando aos colegas que será candidato a deputado estadual no próximo ano.

58 máquinas agrícolas para semiárido de Sergipe
O vice-governador do Estado, Jackson Barreto comandou a entrega ontem, 23, da entrega de 58 máquinas agrícolas a prefeito de 45 municípios. A Iniciativa integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do Governo Federal e irá fortalecer a agricultura familiar, vai melhorar a infraestrutura das estradas vicinais e contribuir na limpeza de pequenas barragens que armazenam água para a produção agrícola e dessedentação dos animais.

Prioridade do governador Déda
“A ação de hoje fortalece a agricultura familiar e a economia de Sergipe. É um presente da presidenta Dilma Rousseff que contou com a participação do governador Marcelo Déda, no sentido de priorizar nosso estado na entrega desses equipamentos. Estamos numa época de chuvas e essas máquinas vão beneficiar muito os agricultores no plantio. Somos um governo compromissado com o desenvolvimento do nosso povo. Essas 58 máquinas irão ajudar na limpeza de barragens e na abertura e manutenção de estradas para o escoamento da produção”, declarou Jackson Barreto.

Investimento de R$ 26 milhões
Sergipe já recebeu 44 máquinas retroescavadeiras:  24 unidades em julho de 2012 e 20 em fevereiro deste ano. Com os equipamentos entregues nesta quinta-feira, totaliza-se 94 máquinas e um investimento federal de R$ 26 milhões.  “Após essa entrega, 67 dos 75 municípios habilitados terão recebido máquinas. Um número expressivo”, informa Adailton.

Municípios
Os municípios contemplados são: Arauá, Canindé, Capela, Carira, Feira Nova, Frei Paulo, Gararu, Garccho Cardoso, Itabaianinha, Itabi, Lagarto, Laranjeiras, Macambira, Monte Alegre, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora das Dores, Lourdes, Pedra Mole, Pinhão, Poço Redondo, Poço Verde, Porto da Folha, Riachão, Ribeirópolis, São Domingos, São Miguel do Aleixo, Simão dias, Tobias Barreto, Tomar do Geru, Amparo, Aquidabã, Canhoba, Cedro, Cumbe, Propriá e Telha.

Aracaju: prefeito anuncia obras de creche, praças e CRAS
O prefeito de Aracaju, João Alves, assinou ontem,23, ordem quatro ordens de serviços.Duas delas para a construção de Praças da Juventude (ma no 17 de Março e outra Olaria). As outras são para a construção de uma creche-escola no 17 de Março e um novo Centro Referência de Assistência Social (CRAS), no Porto D'antas.

Programa educacional
Dentro do contexto de qualificar o ensino no Município, o prefeito explicou a implantação de um novo programa educacional através de software, criado por um pernambucano, destinado a ajudar na educação de crianças e adolescente. "Um sistema tão eficiente que ganhou o ano passado prêmio de inovação na comunidade europeia. São Paulo já aderiu, e vamos também implantá-lo aqui. Queremos que nossas crianças das escolas públicas tenham o mesmo padrão de qualidade que as do ensino particular".

Corte de tributos na área do sistema de transporte
E vereadores de oposição preparam uma ação judicial por conta  da notícia ontem,23, de que o governo federal vai cortar tributos na área de transportes para sistemas de ônibus urbanos. Para eles, é certo – ou será que não? – que o prefeito João Alves agora vai recuar do aumento da passagem de ônibus.A decisão da presidenta Dilma teve justamente o objetivo de evitar pressões inflacionárias decorrentes do reajuste das tarifas de transporte coletivo, e isso foi negociado com os prefeitos de São Paulo e Rio de Janeiro. Aracaju não pode fazer de conta que está em outro país, agora. Leia matéria nacional: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/110369-ajuda-federal-permitira-que-reajuste-em-sp-seja-menor.shtml

Vereador constatou falta de película para realização de raio-x
Em visita as Unidades de Pronto Atendimento da Zona Norte e Zonal Sul o vereador Max Prejuízo (PSB) constatou a dificuldade que os pacientes da pediatria de ambas as unidades tiveram para realizar um simples exame de raio-x. O parlamentar utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), ontem, 23, para denunciar a precariedade do atendimento.

Espera
"Mães chegaram pela manhã e passaram o dia inteiro para fazer o exame de raio-x. Em ambas as unidades faltava película para realização do exame. As crianças foram encaminhadas para o Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) e lá chegando ainda tiveram que aguardar algumas horas porque o equipamento de raio-x estava consertando", denunciou, indignado, o parlamentar.

Contratos
O vereador verificou ainda que a responsabilidade de fornecer as películas para realização do raio-x é do Hospital Cirurgia e questionou: "porque está faltando essas películas. Se há contrato ele deve ser cumprido e as unidades não podem ficar desassistidas. Outra situação preocupante é quantidade de leitos pediátricos ofertados. A Secretaria Municipal de Saúde afirma que são 42 leitos, porém apenas 22 leitos são disponibilizados pelo Hospital Santa Isabel", disse Max informando que está requerendo, através da CMA, os contratos do Hospital Cirurgia, Hospital Universitário e do Hospital Santa Isabel.

Médicos: CFM apresentará hoje proposta para preencher vazios assistenciais no interior do país
O Conselho Federal de Medicina (CFM) apresentará, na manhã de hoje (24), uma proposta dos médicos para preencher os vazios assistenciais no interior do país. O documento, que será protocolado no Ministério da Saúde e no Palácio do Planalto, pede a abertura aos médicos formados no Brasil à possibilidade de ocupação dos postos de trabalho existentes nas áreas de difícil provimento, com o atendimento de condições mínimas para a assistência ? instalação de infraestrutura adequada e oferta de insumos e equipamentos para diagnóstico e terapia.

Proposta
Por unanimidade, a proposta foi aprovada pelo Plenário do CFM na tarde de ontem (23). O propósito do colegiado é que as sugestões sejam recebidas como um sinal do empenho dos médicos brasileiros em atender às necessidades da população, cercando-a de profissionais competentes, comprometidos, bem preparados e estimulados a cumprir sua missão de levar o bem estar e salvar vidas.

Documento
No documento, o CFM admite a “importação” de médicos formados no exterior, desde que os candidatos sejam aprovados em exames de validação de diplomas e tenham atestada a fluência em português. As formas imediatas de cobertura assistencial ocorreriam num prazo máximo de 36 meses. Ao final deste período, a entidade sugere que Governo coloque em prática uma proposta efetiva de carreira federal para médicos, enfermeiros, dentistas e farmacêuticos. Com a adoção dessas medidas, o CFM entende que seriam oferecidos mecanismos seguros para atender a população e fixar os profissionais no interior.

SE: Funasa pré-seleciona R$ 177 milhões para obras de saneamento 
A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), autarquia do Governo Federal, vem disponibilizando recursos  para obras de saneamento básico e ambiental em todos os municípios brasileiros  com população de até 50 mil habitantes.Em Sergipe, ainda esse ano, a Funasa,  por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (Pac2), poderá disponibilizar mais de 177 milhões para obras de Abastecimento de Água e Sistemas de Esgotamento Sanitário em 18 municípios sergipanos, cujos projetos, pré-selecionados, já estão em fase de análise.

Análise
Segundo o superintendente estadual da Funasa em Sergipe, Lourival Junior Alves de Holanda, esses projetos pré-selecionados passarão para uma 2º fase em que serão analisadas a consistência, viabilidade e a executabilidade técnica e financeira dos projetos. Já na terceira fase, os municípios que tiverem seus projetos aprovados, receberão a visita técnica dos engenheiros da Divisão de Engenharia da Funasa de Sergipe, quando serão observadas a compatibilidade técnica dos projetos com a realidade do município pleiteante.

Convênio
Segundo Lourival cumprindo essa ultima fase, os municípios com projetos aprovados celebrarão convenio com a Funasa, o que implicará na imediata liberação dos recursos para o inicio das obras. “Em Sergipe, a Funasa não mede esforços para financiar obras que garantam uma melhoria considerável nos índices da saúde pública. Apenas nos últimos 5 anos, a Funasa celebrou 53 convênios com municípios sergipanos, investindo mais de 57 milhões em obras de Abastecimento de Água, Sistemas de Esgotamento Sanitário e Resíduos Sólidos, e obras de Melhorias Sanitárias Domiciliares e Habitacionais para Controle da Doença de Chagas”, disse.

Planos Municipais
A Funasa também tem financiado a elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB), que é um documento indispensável para todos os municípios com população de até 50 mil habitantes, que queiram investir em  saneamento. Sobre esse assunto, o superintendente Lourival Junior lembra aos gestores municipais que " se até 2014 o município não apresentar um  PMSB, este não será contemplado com recursos para saneamento básico." 

Estudantes da Unit levam conscientização ambiental para condomínio
Na última quarta-feira, 22, estudantes da Universidade Tiradentes (Unit) integrantes do projeto Verde Coletivo fizeram uma ação de conscientização ambiental no condomínio Mar Azul, localizado no bairro Coroa do Meio.  Através de panfletagem e conversando com os condôminos, os estudantes apresentaram as questões práticas com relação à coleta seletiva nos condomínios.

Extensão
O projeto Verde Coletivo é uma atividade de extensão praticada pelos estudantes, que tem como objetivo promover a conscientização de moradores dos condomínios de Aracaju para a importância da coleta seletiva, bem como conseguir novos colaboradores para a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (CARE).Para conhecer melhor o projeto Verde Coletivo e acompanhar suas atividades, acessem e curtam a fan Page: www.facebook.com/verdecoletivo

Acerola: Exportação em alta
Desde 2008, um novo produto foi inserido com sucesso na pauta de exportações sergipanas: a acerola. Conhecida popularmente como cereja-das-antilhas ou cereja-de-barbados, a fruta é originária das Antilhas, na América Central, e encontrou clima propício no nordeste brasileiro para onde foi transplantado há cerca de três décadas.

Acerola: Exportação em alta II
"O produto tem uma excelente avaliação que se destaca na alta qualidade, principalmente em sua especificação técnica, atendendo às necessidades referentes ao teor de vitamina C natural, respeitando as análises sensoriais, físico-químicas e microbiológicas exigidas pelos clientes" é o que explica Jean Carlo Rossi, Gerente Industrial da Duas Rodas Nordeste, empresa responsável pelo processamento da acerola, vendida ao mercado exterior desidratada.

Acerola: Exportação em alta III

Instalada no estado em 2004, contando atualmente com 133 empregos diretos e 250 indiretos a empresa, uma multinacional com filiais no Chile, Argentina, Colômbia, México e Peru tem unidade em Estância, na região sul de Sergipe, onde se instalou com incentivos fiscais, de infraestrutura e do apoio oferecido pelo Governo. A fábrica é a única no Brasil a produzir e exportar acerola desidratada 100% natural e com teor de 17% de vitamina C em sua composição.

Acerola: Exportação em alta IV
Cerca de 90% da produção do produto é destinado ao mercado externo, sendo os principais destinos a Ásia e Europa. De acordo com Jean Carlo, existem estudos de mercado sendo desenvolvidos para que a exportação da acerola desidratada chegue a outros destinos. "A área comercial está desenvolvendo uma prospecção no mercado internacional para expandir ainda mais a atuação. A capacidade de produção está pronta para atender qualquer demanda".

Agenda
24 DE MAIO – Dia do VESTIBULANDO, DO DATILÓGRAFO e da INFANTARIA. A história registra que em 24 de maio de 1866, deu-se o tiro de largada para o início da batalha do TUIUTI, a maior e mais sangrenta luta armada já travada no continente sul-americano e o começo da segunda fase da Guerra do Paraguai. A guerra acabou sendo vencida pelos países da Tríplice Aliança, firmada em 10 de maio de 1865, em Buenos Aires, pelos representantes dos países BRASIL, ARGENTINA e URUGUAI. Número de mortos: PARAGUAI – 90 MIL. Brasil – 33 mil homens. Nesta sexta-feira, foram concluídas as eleições do Sindicato dos Bancários de Sergipe. E logo mais, às 20 horas, terá lugar a solenidade de posse da nova diretoria do STERTS – Sindicato dos Radialistas. O atual presidente, Fernando Cabral, terá mais um mandato de três anos.

Frase 
“Quero morrer jovem em uma idade avançada.” – Max Lerner, jornalista.

15º Forró do conjunto Paulo Barreto
Será hoje, a partir das 20h o tradicional forró do conjunto Paulo Barreto, no bairro Pereira Lobo em Aracaju. O forró que está na 15ª edição é realizado na praça principal do conjunto e este ano conta com a presença de Jailton do Acordeon. A organização é do líder comunitário Carlinhos Ladeira.

Nassal promove mais festival de tortas
No último final de semana a Nassal promoveu um delicioso festival de tortas Amor aos Pedaços, onde foram degustados seis sabores diferentes, no estande Vitrine Atalaia. Com o excelente resultado obtido no festival, a Nassal estende a ação por mais este final de semana, nos dias 25 e 26, como explica a coordenadora de Marketing, Bia Ferreira. “O evento foi um sucesso, onde tivemos fluxo intenso de atendimentos durante todo o sábado e o domingo. Alguns clientes não sabiam do festival e foram surpreendidos pela construtora”. Além de garantir a sobremesa de mais um fim de semana, os visitantes terão oportunidade de conhecer o apartamento decorado do El Viso Contemporâneo, projeto sofisticado com quatro modernas opções de plantas de até 108,45m².

Vá de bike I
Em diversas cidades do mundo a bicicleta deixou de ser uma atividade física para ser um meio de transporte. No Brasil, não é diferente. Nos últimos anos, o número de ciclista nas principais cidades aumentou bastante, como em Aracaju, por exemplo, por possuir uma das maiores e bem estruturadas ciclovias do País.  A União Engenharia, há 30 anos no mercado, grande incentivadora de esportes e investidora em responsabilidade socioambiental, contribui diretamente para o aumento desse quadro de incentivos ao uso da bicicleta com a implantação de bicicletários e pistas para ‘bike’ nos empreendimentos.

Vá de bike II
Geralmente cobertos, a União possui bicicletários em diversos empreendimentos entregues, em execução e para serem lançados, demonstrando que a preocupação com a responsabilidade socioambiental não está ligada apenas a itens sustentáveis, mas também num bem-estar geral da população, através da implantação destes componentes. “É uma das grandes preocupações da Construtora durante a execução de todos os projetos, pois primamos por itens funcionais que possam gerar, de alguma forma, o bem-estar aos nossos clientes”, comenta Antônio Carlos, diretor Técnico da União.

Papelão, decepção para torcida do Confiança
A torcida do Confiança acompanhou, à distância, com tristeza, a lamentável exibição do Confiança, ontem, em Fortaleza, diante do tricolor cearense, no Presidente Vargas, pela Copa do Brasil. Levou uma lavada antológica por 4 X 0. E assim terminou o ano de 2013 para o Dragão do Bairro Industrial. E poderia ter sido por um placar mais dilatado. O Confiança foi uma caricatura de time de futebol. Com o resultado, o Fortaleza passou à terceira fase da Copa do Brasil. Já o Confiança está afastado do Brasileiro da Série D (este ano), e da Copa do Nordeste e do Brasil (no próximo ano). Em 2014, vai participar, apenas, do campeonato sergipano.

Futebol
SINAL VERMELHO –  Mais uma vez ficou evidenciada a falta de prestígio do presidente Carivaldo de Souza junto à Comissão de Arbitragem da CBF. E outra vez o outrora chamado departamento de árbitros, hoje cognominado Cobraf – Comissão Brasileira de Arbitragem de Futebol, aproveita a situação para compensar alguns de seus integrantes com um passeio pelo Nordeste. Eis que são de estados variados os árbitros designados para dirigir o clássico Sergipe X River, decisivo do campeonato estadual de 2013, sendo que o principal deles é oriundo de Goiás, as duas assistentes são de Santa Catarina e ó árbitro número 4 é de Alagoas. Todo esse pacote custa cerca de 14 mil reais aos cofres do clube solicitante, no caso o River Plate de Carmópolis. Afinal, esse é mais um exemplo do desprezo dedicado pela poderosa CBF não especificamente a Sergipe, mas às regiões Norte e Nordeste como um todo. José Maria Marin não foge à regra geral: para ele, importante mesmo é ter garantidos os votos das federações menores, no momento de escolher os dirigentes da CBF. A propósito, já há um candidato oficial, que é o senhor Marco Pólo Del Nero, atual presidente da Federação Paulista de Futebol. SINAL VERDE – Como agora é pra valer, não havendo mais a desculpa para os torcedores ausentes do primeiro jogo decisivo, cabe a esperança de que tenhamos, domingo próximo, o Batistão lotado, quando será conhecido o campeão de 2013. O Sergipe, sem conquistar o título há 9 anos, é o time mais eficiente do campeonato, mas é bom lembrar que o River Plate, clube jovem, já venceu a competição estadual por duas vezes. /// BRASILEIRÃO – E a primeira rodada do campeonato brasileiro da série A vai ser disputada no próximo final-de-semana. Amanhã, sábado os jogos serão: Fluminense X Atlético do Paraná – Vitória X Internacional e Corinthians X Botafogo. No domingo, mais sete partidas: Grêmio X Náutico – Ponte Preta X São Paulo – Criciúma X Bahia – Santos X Flamengo – Vasco X Portuguesa – Cruzeiro X Goiás e Coritiba X Atlético-MG. /// Também a série B vai começar. Toda a rodada será disputada amanhã, sábado (25.05). Destaque para Palmeiras X Atlético de Goiás. /// LIBERTADORES – 29.05 – QUARTA-FEIRA, em Assunção – Olimpya X Fluminense. E na quinta, 30.05 – feriado nacional – Atlético Mineiro X Tijuana, do México.

Futebol II
Pela Taça Libertadores da América, o Atlético Mineiro, melhor equipe brasileira no momento atual, passou por um susto, mas acabou empatando com o Tijuana, do México, por 2 X 2. O jogo, disputado ontem à noite, valeu pelas quartas-de-final da principal competição do futebol latino-americano, aconteceu no Estádio Caliente, em Tijuana, cidade próxima à fronteira do país asteca com os Estados Unidos. Na próxima semana, teremos as partidas de volta nessa fase do importante torneio. Na quarta, o Fluminense enfrentará o Olímpia, do Paraguai, no Defensores Del Chaco, em Assunção. E na quinta-feira, o Atlético receberá o Tijuana, no Estádio Independência, em Belo Horizonte.

Repercussão
Repercutiu, intensamente, no seio da comunidade dos funcionários aposentados e também da ativa do Banco do Brasil a publicação, ontem, neste blog, de artigo assinado por ISA MUSA, presidente da FAABB – Federação das Associações de Aposentados do BB, a respeito do tema RETIRADA DE PATROCÍNIO, cuja aprovação pelo CNPC ocorreu no início desta semana (20 de maio). ISA MUSA é uma das mais autênticas lideranças do funcionalismo do Banco do Brasil. Vale registrar que o BB, através de seus dirigentes, tem reafirmado que não está nos planos da referida instituição financeira estatal retirar-se da condição de patrocinador da PREVI. Mas com a aprovação dessa nova Resolução, por parte do CNPC, fica o Banco do Brasil autorizado a adotar essa decisão no momento em que achar conveniente. Como no caso da famigerada Resolução 26, de todos conhecida, é oportuno perguntar, mais uma vez: Pode uma simples resolução de um Conselho revestir-se de força de lei para afrontar a própria Constituição do país? A resposta, evidentemente, é não. Por isso, explicam dirigentes das entidades representativas do funcionalismo, há, sim, uma preocupação em torno dessa nova resolução, que fere, gravemente, mais uma vez, atos jurídicos perfeitos e direitos adquiridos. O que representa um absurdo, tendo em vista que vivemos, salvo melhor juízo, EM PLENO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. Também ontem, no programa JORNAL DA MANHÃ, da Jovem Pan Aracaju, o tema foi abordado com destaque, esclarecendo pontos de interesse da comunidade do BB de nosso Estado.

Curtas
NOS ESTADOS UNIDOS, IGREJA PAGARÁ INDENIZAÇÃO MILIONÁRIA PARA VÍTIMAS DE ABUSO. /// ROMÁRIO VOLTA A COBRAR CPI E ATACA CBF: CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FALCATRUAS. / PAI DE CHECHENO MORTO PELO FBI SUSPEITA QUE FILHO TENHA SIDO TORTURADO. /// LUÍS ROBERTO BARROSO É O NOVO MINISTRO DO STF. /// OCUPA VAGA DEIXADA POR CARLOS AYRES DE BRITO. /// ANATEL APROVA FUSÃO ENTRE A VIVO E A TELEFÔNICA E EXIGE TARIFA MENOR. /// CRIMES DE ESTUPRO CRESCEM ASSUSTADORAMENTE EM SÃO PAULO. /// CASA CIVIL ADMITE DISCUTIR PISO DOS PROFESSORES COM O SINTESE. /// ENEM JÁ TEM 4,7 MILHÕES DE INSCRITOS. /// NOVO MINISTRO DO STF É EX-ADVOGADO DA REDE GLOBO. /// DEFESA REBATE GURGEL: NÃO HÁ LENTIDÃO NA AP-470.

PELO TWITTER

www.twitter.com/AmaralFolha   Twiteiros,,mordam a carcaça do dia, mas nos deixem velar a morte cotidiana dos nossos valores mais simples. Considere-nos romântico, e tal.

www.twitter.com/AndersonJPT   Em uma cabeça cheia de medos não há espaço para sonhos.

www.twitter.com/NadjaPiauitinga   Bom dia! Porque tem dias que basta a promessa de um bom dia para nos alegrar o coração .

www.twitter.com/clovis_silveira   Escrever bem é possuir, simultaneamente, inteligência, alma e bom gosto!

www.twitter.com/jsantana61   É preciso ter paciência de monge: a pessoa liga para o celular para avisar que vai mandar um e-mail! #eunãoaguento.

www.twitter.com/ThalesBrandao   ESCONDAM SEUS PERTENCES: Renan Calheiros será o presidente do Brasil amanhã. Dilma viaja e volta no domingo.

www.twitter.com/valter_jornal   João na TV agora dizendo que Saúde funcionava bem quando ele era governador. Menos,  prefeito, menos!

DO LEITOR

Saqueadores do dinheiro público!…
Do leitor Dinho Santana: “Pagamos cinco dos doze meses ao ano de impostos, para lermos diariamente que somos saqueados por quem  deveria aplicar os impostos em educação, saúde e segurança! No entanto a segurança feita é em benefício de uma minoria composta por laranjas, fantasmas e os mais debochados com polpudos salários, aposentadorias, mordomias sem qualquer pudor. Segundo as orientações dos especialistas quanto ao sermos "assaltados" de não reagirmos… Vimos no Fantástico do último domingo uma senhora lutando por três anos para se aposentar por invalidez e paralelamente um funcionário do senado aposentado com seus R$ 24 mil, nossos ex-governadores aqui de Sergipe, com idêntico valor, mas o Tiranosauro-Rex e presidente dos presidentes acumula quatro que somadas chegam aos R$ 62 mil, juízes e desembargadores quando pegos em desvios… Penalizados com aposentadorias compulsória! Tenho feito observações quanto a passividade da sociedade a não reagir,  citando os casos do estuprador do Rio de Janeiro, que com um ônibus em movimento e 16 pessoas observando sem qualquer reação; nos Estados Unidos um sequestrador manteve por dez anos três mulheres reféns e nem vizinhos além da polícia se deram conta! Ou seja: "A cada dia a futilidade e a hipocrisia, tomam conta da sociedade, que vazia, se entrega a morrer lentamente na monotonia, sem ao menos a lutar." – Vitor Hugo Lemes. Aliado  ao que dito pelo grande Rui Barbosa:  ?De tanto ver crescer a INJUSTIÇA, de tanto ver agigantar-se o poder nas mãos dos MAUS, o homem chega a RIR-SE da honra, DESANIMAR_SE de justiça e TER VERGONHA de ser honesto?. E aqui parodiando o dito; nunca na história deste país se roubou tanto e fica-se impune, além de como transcrito pelo Adiberto de Souza no seu blog do dia 20: Fora de ordem – O Jornal da Cidade publica na coluna Periscópio que ?o número de advogados em Sergipe sem carteira da Ordem já é muito grande e em breve deve ultrapassar o daqueles com registro na OAB, que contratam a mão de obra barata dos colegas ?excluídos?. Isso vai terminar gerando um movimento que pode resultar na criação de uma espécie de Ordem dos Advogados Sem Carteira do Brasil (OASCB)?. Misericórdia! Deixando uma afirmativa pergunta: "Não entendo como é que alguns escolhem o crime, quando há tantas maneiras legais de se ser desonesto." – Laurence Peter. Numa festa dos espertos,  onde o que conta, é ser o quanto mais desonestos, que a exemplo das favelas distribuindo beneses para os seus são ma formação das quadrilhas oficializadas!?”

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

   
Frase do Dia
“Não existe fracasso, exceto quando parar de lutar”.
Jean-Paul Marat, jornalista radical e político da Revolução Francesa, nasceu em 24 de Maio de 1743 e morreu em 1793.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários