Saúde doente

É muito grave á crise da saúde pública. O exemplo mais recente deste verdadeiro caos é de embrulhar o estômago: uma senhora de 65 anos foi a um posto de saúde em Aracaju fazer exames rotineiros e surpreende-se com o diagnóstico que estava grávida de gêmeos e prestes a dar a luz. Pior, o médico ainda lhe felicitou. Que desrespeito. Este é apenas um terrível episódio verificado na rede pública de saúde, onde são comuns os atendimentos em corredores, falta remédios, leitos insuficientes, aparelhos em péssimo estado de conservação ou defasados, falta de atendimento em determinadas especialidades médicas, entre outros graves problemas. E quem são os prejudicados por essa tragédia? Sempre os mais pobres, que não têm recursos para buscar o atendimento privado e precisam se sujeitar a condições tão degradantes. Horrível é que ninguém sabe até quando vamos conviver com isso. Uma lástima.

Torturadores em festa
E os brutamontes que torturaram e mataram cidadãos indefesos já podem comemorar. É que o Supremo Tribunal Federal decidiu ontem que a Lei da Anistia, editada em 1979, não pode ser alterada para punir agentes do Estado que praticaram tortura durante a ditadura militar (1964-1985). O julgamento encerra uma polêmica que envolveu o governo federal, a OAB e a sociedade brasileira. Os pêsames da coluna às famílias dos torturados.

Novamente capital
E o sonho de João Bebe Água se realizou nesta sexta-feira. O governador Marcelo Deda (PT) transferiu a capital de Sergipe de Aracaju para São Cristóvão, onde acontece durante todo o dia a 17ª edição do projeto Sergipe de Todos. Até o final da tarde, a população local terá acesso a uma série de serviços gratuitos, viabilizados através da mobilização de várias secretarias de Estado. Ao todo, 45 estandes serão montados na Praça da Matriz. A expectativa é superar o sucesso obtido na edição anterior, realizada há um mês, em Aquidabã, quando 30 mil atendimentos diretos e indiretos foram registrados.

Menor habilitado
A Câmara Federal poderá votar ainda neste ano um projeto que prevê a concessão da Carteira Nacional de Habilitação a partir dos 16 anos, e não mais dos 18 como determina a legislação atual. Segundo o projeto, somente os jovens de 16 anos emancipados poderão cursar uma autoescola para ter o direto de dirigir.

Não à falsificação
Combater a falsificação de medicamentos e orientar a população para diferenciar os produtos verdadeiros dos falsos. São estes os principais objetivos da campanha “Medicamento Verdadeiro”, encabeçada pela Anvisa. Segundo Antônio de Pádua Pombo, diretor da Diretoria de Vigilância Sanitária Estadual, o Brasil é um dos maiores consumidores de medicamentos do mundo e a primeira causa de intoxicação no país é pelo uso indevido dessas substâncias.

Último dia
O contribuinte que ainda não entregou a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2010 tem até as 23h e 59 minutos (horário de Brasília) de hoje para enviar as informações pela internet. Quem perder o prazo estipulado pela Receita Federal fica sujeito ao pagamento de uma multa que vai de R$ 165,74 a até 20% do imposto devido. E você, já declarou?

Varejo otimista
Cerca de 60% dos empresários estão otimistas quanto a um faturamento mais elevado para o Dia das Mães deste ano, na comparação com a mesma data do ano passado. Foi o que apurou a Pesquisa Serasa Experian de Perspectiva Empresaria. Segundo a pesquisa, os varejistas esperam que o faturamento no Dia das Mães cresça, em média, 5,3% em relação à mesma data do ano passado. Na análise por porte, as grandes empresas são as mais otimistas, com 85% de seus empresários apostando em aumento do faturamento no Dia das Mães. Em seguida, estão as médias empresas com 74%, e as pequenas, com 56%. 

Mais etanol
A partir da 0h do próximo domingo, a porcentagem obrigatória da adição de etanol anidro à gasolina voltará a ser de 25%. Segundo o governo, a redução temporária na mistura objetivou teve regularizar o abastecimento e amenizar o aumento dos preços, causado, em grande parte, pelos problemas climáticos na safra passada.

Emprego em alta
O mercado de trabalho alcançou em 2010 o melhor início de ano desde 2003, segundo o IBGE. A população ocupada – que trabalha com carteira assinada – cresceu 3,8% nos três primeiro meses do ano. Além disso, a taxa de desemprego cresceu levemente entre fevereiro e março, passando de 7,4% para 7,6%. Trata-se do menor índice para este mês desde 2002. No acumulado do trimestre, a média é de 7,4%, abaixo do melhor resultado verificado até então: de 8,4%, em 2008.

Fivela amolada
O Forrozão 2010 abre oficialmente nesta sexta-feira os festejos juninos de Sergipe, um dos melhores do Nordeste. Hoje e amanhã, as principais bandas de forró do país se apresentarão na Praça de Eventos Orla de Atalaia, em Aracaju. A organização da festa, que é patrocinada pelo Bompreço, aposta que cerca de 40 mil pessoas participarão das duas noites de festança. Os portões do Forrozão serão abertos às 19h de hoje e a festa deverá prosseguir até às 4 hs de amanhã, ocorrendo o mesmo com a segunda noite. E você, vai ficar aí paradão? 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais