SE, a terra do “tudo pode”

Tem jeito não, caro leitor. O blog vai continuar fazendo a sua parte, mas Sergipe é a terra do “tudo pode”, onde diariamente se vê ilegalidades e irregularidades com a conivência e a omissão de várias autoridades constituídas.

Este espaço continuará alertando para a necessidade de algumas medidas urgentes no que se refere a proteção da vida dos sergipanos.

Funerays – O já caótico trânsito, principalmente em Aracaju, precisa de algumas ações. Uma delas é a regulamentação do uso das já conhecidas “funerays”, assunto tão debatido e “batido” neste espaço. Aqui a omissão é da Câmara de Aracaju (que não faz nada e no ano eleitoral é que a demagogia reinará), do Detran e muitas outras “autoridades”. Enquanto não regulamentar as “funerays”, com licenciamento e emplacamento obrigatórios, vão continuar morrendo muita gente, além dos vários acidentes diários.

Quadriciclos – Outro ponto são os chamados quadriciclos. Neste caso bastaria a vontade do governador Marcelo Déda chamando para si a responsabilidade e cobrar da CPRV, do Cptran e tudo mais que cumpra a lei. Os quadriciclos não podem circular em vias públicas (salvo as exceções ou com todos os itens obrigatórios). O que se vê aos finais de semanas nas praias de Sergipe são crianças dirigindo estes veículos. Leia o depoimento de uma mãe, enviado por e-mail ao blog ontem, 23, que retrata fielmente a realidade atual, com a omissão e a conivência das autoridades.

“Na condição de mãe não poderia deixar de registrar um fato que venho observando há algum tempo: Nos meus finais de semana o que mais gosto de fazer é curtir uma praia com a família o que tem me chamado atenção é o uso frequente  de um carrinho considerado inofensivo por muitos pais, símbolo de diversão automobilística entre crianças e jovens nas praias, mais conhecido como “QUADRICICLO”. Esse final de semana então na praia do Saco olhava para todos os lados e lá estava ele, nas praias, nas dunas e até mesmo nas rodovias, e o pior que o CONDUTOR é criança, sem nenhum adulto por perto. Vem-me a pergunta: Existe Lei para este tipo de condução???? Cade???? Temos que agir…. Ou será que é preciso acontecer um FATO Marcante como esse que ocorreu com o Jet Sky na Praia de Guaratuba, em Bertioga, aonde uma criança conduzia o mesmo, matando uma criança inocente que brincava na beira da praia com sua mãe??? Que tranquilidade vamos ter com os nossos filhos nas praias??? Precisamos fazer valer a lei. Onde se encontra a CPTRAN?” Priscila Brasil.

Outro depoimento, desta vez do leitor Raul Neto:  “A quem recorrer, a praia do viral nesse carnaval estava empesteado de quadriciclo, meu amigo acredito que temos que recorrer ao INSS, a INFRAERO, aos BOMBEIROS, a DESO ,  a ENERGISA, pois estou  vendo quase que diariamente você falando nesse assunto e ninguém toma  uma providencia, será que tem que acontecer um acidente para chegar uma fiscalização?”

É caro leitor, é uma questão de dias ou semanas para acontecer um grave acidente envolvendo quadriciclos em alguma das praias de Sergipe. E de quem será a responsabilidade? Aí aparecerão “autoridades” na imprensa anunciando que estão tomando providencias. Aí será tarde, uma vida vale muito.

SOS, Ministério Público Estadual, MPF e tudo mais. Ajudem a salvar vidas. Já que o governo estadual não tem ouvidos nem olhos. Pelo menos enquanto não ocorrer um acidente com um filho de alguma autoridade…

Médicos faltando aos plantões
Ontem, 24, a TV Atalaia exibiu uma matéria mostrando que dois médicos faltaram ao plantão na unidade de saúde Nestor Piva. A Prefeitura realmente corta os salários destes médicos ou aceita os já tradicionais “atestados”. Aliás, semanalmente as secretarias de saúde (estadual e municipal de Aracaju) deveriam enviar para a imprensa a relação dos faltosos. Para que eles tomem vergonha na cara!

Caso Fubras
E ontem, 23, na sessão do pleno do Tribunal de Contas de Sergipe foi autuado o protocolo do caso Fubras. A leitura do protocolo, pelo conselheiro  Carlos Pinna, foi breve, onde o mesmo colocou que não haveria outra decisão do TCE.

Pizza com sabores sergipanos
Só para lembrar: há quatro anos o caso está no TCE. Pelo andar da carruagem vai virar uma pizza gigante, recheada com sabores legítimos da terra de Sergipe Del Rey.

Ana Lúcia rebate
A deputada Ana Lúcia rebateu ontem as notas publicadas neste espaço fruto de uma conversa com uma liderança petista. Ela esclareceu que não estará presente a reunião do diretório municipal do PT de Aracaju hoje, 24, porque estará participando da posse do procurador Paulo Guedes, como desembargado do TRF-3ª Região em São Paulo, que já estava marcada há 15 dias.

Pré-candidatura será encaminhada
A parlamentar disse que serão entregues hoje uma relação com assinaturas de 200 militantes petistas de apoio a sua pré-candidatura como também a carta provisória conforme determina o regimento.  “Não sou profissional da política, minha candidatura está bem, estou incomodando”, disse, lamentando que as picuinhas políticas não ajudam a fortalecer o partido.

Decisão da maioria e traição a Zé Eduardo
A deputada Ana Lúcia disse que respeita a decisão da maioria e as pesquisas vem mostrando que seu nome é ligado ao PT, mas ao mesmo tempo com o reconhecimento da autonomia na atuação política. Ela lembrou que seu agrupamento sempre respeitou as decisões e lembrou que não foi o caso de alguns que em 2006 traíram a candidatura de José Eduardo Dutra ao Senado que perdeu por apenas 15 mil votos.

Sempre teve posições claras
A deputada Ana Lúcia disse ainda que o agrupamento que faz parte sempre teve posições claras quando em 2010 deixou claro ao governador Marcelo Déda, então candidato à reeleição que não votaria em Eduardo Amorim para o Senado Federal.

Exames toxicológicos
E o blog recebeu a informação que a SSP e a Polícia Federal vão pedir exames toxicológicos de todos os seguranças envolvidos no caso do shopping Jardins onde foi  assassinado do cidadão Liedison.

PP e João Alves
Pelo twitter ontem, 23, o deputado Venâncio Fonseca reforçou que o ex-governador João Alves em momento algum demonstrou exclusão do PP no processo eleitoral deste ano. “Ao contrário sempre nos trata com muito carinho e respeito”, disse, alertando que o •PP deseja participar através dos seus méritos já mais com imposição. “Que não faz parte do nosso feitio, nunca se cogitou rompimento”.

Proibição da venda de animais vivos no mercado central
É só pesquisar neste blog para o leitor constatar que por várias vezes nos últimos anos este espaço pediu providencias por parte do Ibama e da vigilância sanitária por conta dos maus tratos e torturas a animais vendidos no mercado central como também a sujeira, a imundice e fedor no local.

Emsurb está de parabéns
O blog deixa claro: os comerciantes não perderão seus locais, apenas terão que se adequar a uma nova realidade. A prioridade deve ser para a saúde pública, neste caso o comércio de animais vivos estava na contramão. Parabéns a Emsurb pela coragem de tomar uma providência.

Demagogos vão aparecer
E como é ano eleitoral, ninguém se surpreenda que ainda hoje, 24, apareçam alguns demagogos com interesses eleitorais dizendo que estão preocupados com os feirantes. Repete-se: ninguém perderá seus boxes, apenas terão que se adequar a nova realidade. A higiene e a saúde pública agradecem.

Governador autoriza licitação da Bica dos Pintos em São Cristóvão
Mais um passo foi dado em prol do Turismo do Município de São Cristóvão. O Governador Marcelo Déda por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (SEDURB), autorizou no último dia 17 de fevereiro a abertura do processo licitatório para contratação da empresa que vai realizar a licitação e Execução das Obras e Serviços de Revitalização do Parque Ecológico da Bica, no bairro Colônia Pintos em São Cristóvão.SE, por meio do Programa Sergipe Cidades.

Revitalização
A Revitalização do Parque Ecológico da Bica foi anunciada em primeira mão pelo site SE Notícias, em 02 de junho de 2011. No auditório da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (SEDURB), o ex-deputado Wanderlê, a Arquiteta, Dora Neuza Leal e a assistente social Teresa Cristina da SEDURB, apresentaram aos Vereadores, Moacir Cruz, Antonio Lima e aos comerciantes da Bica dos Pintos o projeto de reforma (reconstrução) de todo espaço da Bica dos Pintos, que hoje se encontra totalmente abandonado. A arquiteta e a assistente social da SEDURB, Dora Leal e Teresa Cristina, apresentaram o projeto e ouviram as dúvidas dos Vereadores e comerciantes, oferecendo a eles a possibilidade de fazerem sugestões e pequenas alterações na proposta para o espaço.

Meio Ambiente
A Bica de São Cristóvão, está situada na Avenida Lourival Batista, no bairro Colônia Pintos, tem área total de 24 mil m², destinados à visitação turística. Está situado em área de preservação ambiental com forte presença de espécies da Mata Atlântica.A obra orçada em aproximadamente 3,5 milhões de reais, será executada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano com recursos do programa Sergipe Cidades do Governo de Sergipe.

Situação atual
Bares sem nenhum investimento, banheiros em péssima situação de higiene, o Parque com as plantas e árvores sem nenhuma poda ou tratamento e a parte do banho, da “Bica” propriamente dita sobrevivendo caoticamente. O que se pode ver é um amontoado de lixo próximo a água corrente, mato por todos os lados e bares à deriva.Edital com fotos no www.senoticias.com.br

Perguntar não ofende: troca de abrigos de ônibus
Alguém pode explicar se vale a pena trocar os abrigos de ônibus de toda extensão da Avenida Beira Mar, que eram de concreto (é só precisavam de pinturas) por outros que são de ferro ou algo similar? Com o tempo a maresia não fará um estrago tremendo nestes novos abrigos? Com a palavra os gestores e “técnicos” que tiveram a grande ideia.

Resposta Ascom  HUSE/FHS
A Assessoria de Comunicação do Hospital de Urgência de Sergipe (Ascom/Huse), que é ligada a Ascom da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), foi orientada para que, em se tratando de respostas relacionadas à ocorrência de doenças endêmicas, como é o caso da meningite, encaminhasse o contato da autoridade sanitária do estado, no caso o médico infectologista Marcos Aurélio, que também é coordenador do Núcleo de Doenças Transmissíveis da Vigilância Epidemiológica em Sergipe. O encaminhamento se dá em virtude da existência de todo um processo de investigação, busca ativa, bloqueio, assim como de tratamento das pessoas que de uma forma ou de outra mantiveram contato com cidadãos que contraíram a doença. Portanto, todas essas informações precisam ser apuradas minuciosamente, tornando somente o técnico habilitado e conhecedor dos protocolos instituídos pelo Ministério da Saúde, o transmissor das mesmas através da imprensa, não cabendo à Assessoria de Comunicação veicular informações técnicas neste âmbito. O fato de apenas o Dr. Marcos falar sobre o tema se deve a necessidade de centralizar as informações para que as mesmas sirvam como referencia, facilitando o acesso da própria imprensa aos conteúdos. José Castilho Almeida de Jesus.

Caju na Rua apresenta curadoria
A curadoria do projeto Caju na Rua se reúne hoje,24, na sede da Emsurb, a partir das 17 horas, quando avaliará os trabalhos inscritos nesta segunda edição. De acordo com Fábio Sampaio, responsável pela gestação dessa grande intervenção urbana, a comissão é formada por profissionais respeitados e afinados com as intenções do projeto, que pretende transformar as ruas de Aracaju numa verdadeira galeria a céu aberto.

Comissão
A curadoria do projeto Caju na Rua é formada por Lucimara Passos (presidente da Emsurb, apoiadora do projeto), Ana Carolina Westrup (diretora da Agência Voz, responsável pela produção do Caju na Rua), Antonio da Cruz (artista plástico, crítico de arte e integrante do Fórum Permanente de Artes Visuais de Sergipe), André Teixeira (jornalista) e Marcus Ribeiro (Funcaju), além do próprio Fábio Sampaio.

Pé de igualdade
Segundo Sampaio, a expectativa é grande, e a abertura de edital permitiu que todos os interessados concorressem em pé de igualdade, da maneira mais transparente possível. “Essa é a principal novidade desta segunda edição. Nosso objetivo é aproximar alguns de nossos maiores artistas da população de Aracaju, como fizemos ano passado, na inauguração do Caju na Rua”.

Recadastramento: estudantes ainda não procuram
Até o momento, somente 5.563 estudantes concluíram o processo de recadastramento do Mais Aracaju Escolar 2012/1. O número é inexpressivo diante do universo de aproximadamente 60 mil cartões atualizados no mesmo período do ano passado.

Bloqueios
É importante lembrar que, a partir do dia 01 de março, os cartões não recadastrados ficarão bloqueados para efetuar recargas. Para restaurar o status de compra, os estudantes têm até o dia 30 de março.Para recadastrar, é preciso acessar o www.setransp-ju.com.br/portaldousuario, preencher e enviar o formulário, através da opção "Recadastramento". Depois, é só acompanhar, via Portal do Usuário, a confirmação do pedido de recadastramento, cuja responsabilidade é da instituição de ensino.

Empresa sergipana produz software inédito de ensino a distância
A modalidade de ensino a distância tem ganhado cada vez mais força em todo o Brasil. Diante dessa realidade, a empresa sergipana Alfama Web desenvolveu um sistema pioneiro e específico para esta área. Trata-se do sistema Alfama Oráculo, que funciona como uma plataforma completa de Gestão Educacional desenvolvida 100% em ambiente web e que possibilita a administração completa tanto de cursos presenciais como à distância.

Quem utiliza
Instituições com o Senai, a Fundação Universa, a Rede FTC e a OTE Cursos Técnicos já utilizam o software sergipano.  O Alfama Oráculo facilita o desenvolvimento das funções administrativas, melhora as operações das atividades, reduz os custos, aperfeiçoa o fluxo da informação e a qualidade da instituição.

Desempenho
O Spazio Acqua Condomínio Clube, da Cosil, passou por sua terceira auditoria externa, após receber o título de 'Obra Sustentável' conferido pelo Banco Santander. O empreendimento, em construção, recebeu a visita de auditores que verificaram todo o sistema implantado. O Spazio Acqua obteve excelente nota (78.91%) e reconhecimento pelos vários itens sustentáveis  desenvolvidos para reduzir o consumo energia, água, materiais, resíduos e emissões.

PELO TWITTER

www.twitter.com/depvenancio  Que incoerência,para ser candidato tem que ter ficha limpa para ser Ministro ou Secretário de Estado,pode com ficha suja,coisas de Brasil.

www.twitter.com/laysmillena  Enquanto uns torcem pelo seu sucesso, outros caminham, às vezes ao lado,jogando pedras para te fazer tropeçar. À frente, está Deus, o guia.

www.twitter.com/eriberto_se  Pela Sua dolorosa paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro. #Jesus, eu confio em Vós. #HoradaMisericórdia

www.twitter.com/Thiago_Reis_Aju  Parece que Déda e Jackson encontraram nas figuras de Rogério e Robson a provável receita pra manter o casamento PT/PMDB.

www.twitter.com/miltonalves_se  Enfim, ouço um noticiário verdadeiramente jornalístico: Jornal da UFS – UFS/FM 92,1. Legal !

 www.twitter.com/antoniooviedo1  Dez minutos para o fim do expediente e meu estômago começa a grudar nas costelas de fome. Maldita fotossíntese.

 www.twitter.com/rod_rocha  Motorista que acelera ao ver pedestre começando a atravessar a rua. É muito filho da puta pra pouca puta que pariu. #trânsito

ARTIGO

Quem matou os 11 motociclistas?  –  Sydnei Ulisses de Melo*

O IML – Instituto Médico Legal de Sergipe registrou durante o carnaval de 2012, a ocorrência de 17 óbitos decorrentes de acidentes de trânsito no Estado, sendo 11 de motociclistas. Número impressionante já que no mesmo período no ano passado foram apenas 6 óbitos no total.

Para a maioria das famílias nada mudou, morreram alguns e "é assim mesmo", o trânsito é violento e todo mundo sabe, tem que ter muito cuidado e pronto. Os motociclistas são "imprudentes" e por isso acabam se envolvendo em acidentes. Assim pensa a maioria dos cidadãos.

Mas a realidade pode ser alterada se a sociedade entender a parcela de responsabilidade de cada um. Quando o número de mortos é  apresentado nos noticiários faltam-nos algumas informações que poderiam elucidar os reais motivos que levaram estes motociclistas a morte. Por exemplo: Não sabemos quantos condutores mortos eram habilitados, tão pouco quantos utilizavam capacetes presos de forma adequada e quantos eram de maior de idade, informações que podem mostrar com clareza o quanto somos irresponsáveis.

Se não formos traídos pela probabilidade, pelo menos seis entre os onze mortos não eram habilitados, com grande possibilidade de alguns serem menores e estarem sem capacete ou com o equipamento solto para enganar sabe-se lá a quem. É assim que acontece quando a sociedade não assume o seu papel estabelecendo limites.

Por mais absurdo que pareça muitos pais ainda acreditam que o filho deve aprender a dirigir cedo, sem maturidade, sem habilitação, mas perpetuando a virilidade dos homens da família. E quando estes jovens de pais irresponsáveis matam ou lesam alguém, a família corre para protege-lo do alcance da justiça como se todos coitadinhos fossem.

E o poder público, por sua vez, está longe de fazer a sua parte, seja pela incapacidade de fazer valer as regras estabelecidas pelo CTB – Código de Trânsito Brasileiro como acontece em Aracaju onde ciclomotores circulam barbarizando a cidade e levando muitos jovens a morte precoce, seja pela falta de fiscalização eficiente dos excessos de velocidade, da falta de educação para o trânsito pouco propagada nas escolas e sobretudo da presença dos condutores sem habilitação ( 60% dos motociclistas e 30% dos motoristas conforme pesquisa Ibope) que apostam em não serem incomodados, como fazemos com as loterias.

Enfim os 11 motociclistas não morreram por acaso, são conseqüência e reflexo do que está acontecendo com as nossas famílias e com o Pode Público. Ambos tentam transferir para o outro a responsabilidade e enquanto isso vamos acumulando mortos e colocando o nosso Estado nas manchetes regionais como sendo a capital que mais mata no trânsito do nordeste.

* instrutor de trânsito – sydneiulisses@gmail.com

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Lembrar que você vai morrer é a melhor maneira que eu conheço para evitar a armadilha de pensar que você tem algo a perder. Você já está nu. Não há razão para não seguir seu coração”. Steve Jobs, que nasceu em 24 de Fevereiro de 1955,  fundador da empresa Apple Computer, e co-fundador da NeXT e Pixar.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais