SE. marketing e pós-verdade: tempo é outro,mas texto/enredo os mesmos

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.


Há inclusive uma fábula que comprova como a pós-verdade é ilusória, mas eficiente.

“Havia seis sábios hindus curiosos para saber como era um elefante. Sofrendo de cegueira, decidiram ir em busca do animal e finalmente pôr fim às suas dúvidas. Após uma longa viagem, eles encontraram um enorme e manso elefante. Cada um dos sábios se aproximou do animal, disposto a tocá-lo.


O primeiro acariciou sua tromba, que logo comparou com uma serpente.

O segundo tocou suas presas, o que o fez pensar em uma lança.

O terceiro passou a mão no peludo rabo, dizendo que se tratava de uma vassoura.

Assim, seis diferentes descrições do mesmo animal foram dadas. Todos pensaram conhecer o real aspecto do elefante, sem entrarem em acordo. Ao trocar de posições, perceberam que havia mais de uma verdade para realmente conhecer o animal”.

Estas estratégias são utilizadas pelas equipes de marketing politico em Sergipe antes mesmo da pós-verdade marcar a disputa presidencial dos Estados Unidos em 2016 e este ano. Não se trata da tentativa deslavada de mentir. Mas uma forma de trazer à luz a versão que melhor convém naquele momento. Entretanto, a pós-verdade só pode prosperar em um ambiente no qual a indignação das pessoas diante da desonestidade e da falsidade dos políticos dá lugar à indiferença e, em seguida, à conivência.

De eleição em eleição o marketing de quem está no poder cria vilões e mocinhos e faz de tudo para que o final seja feliz. E parte significativa do eleitorado assimila essa versão como única, esquecendo que na pós-verdade o mocinho pode não ser tão bonzinho, nem os vilões serem tão maus.

E, pelo jeito, nestas eleições municipais o enredo da pós-verdade será vitorioso, sem surpresas e com atores iguais e alguns poucos diferentes. Ah, o blog já ia se esquecendo do principal: um caixa extraoficial (o popular caixa 2), altíssimo para garantir o sucesso do enredo…

 

 

Visitas 0s três mais votados do Ministério Público Estadual, para o cargo de procurador geral, foram vistos saindo da sede do Palácio de Despachos onde o governador faz suas audiências. O que foram fazer lá?

Capela: em entrevista a Ouro Negro FM delegado de Capela diz que nenhum marginal vai definir onde delegado deve ficar  E a nota da semana passada deste espaço, afirmando que um líder político de Capela estava pedindo a cabeça do delegado local que trabalha tecnicamente e tem elogios da maioria da população repercutiu na Ouro Negro FM, no Jornal da FAN 2ª edição, apresentado pelo radialista George Magalhães, ontem, 09,  com ma entrevista  do delegado Wanderson Bastos.O delegado não entrou no mérito da nota, mas disse que o trabalho e a lotação é definida pelo secretário da SSP, João Eloy, o delegado geral, Thiago Leandro e o coordenador de Polícia Civil do interior. “’Homens acima de qualquer suspeita”, reforçou o delegado afirmando que é delegado de carreira em Sergipe e ninguém vai poder lotá-lo na Bahia, no Amapá ou qualquer outro Estado.

Frouxo “E vou continuar tentando prestar serviço de qualidade”, disse acrescentando que tomou conhecimento, mas não dispõe de nenhuma evidência da veracidade da afirmação. “Mas considerando a seriedade e a altivez do jornalista Cláudio Nunes que conheço pessoalmente posso dizer se este entre aspas “político” disse que vai tirar o delegado da Capela daqui quero dizer para esse frouxo para dizer na minha frente, porque não é líder político coisa nenhuma e se descobrir quem é ele vou trabalhar de todas as formas para colocá-lo atrás das grades, porque se for verdade ele não tem nada de líder político e sim de organização criminosa”’, disse reafirmando que a lotação dele é definida pelo secretário da SSP, o delegado geral e o coordenador do interior. “’Nenhum marginal vai dizer onde delegado deve ficar”, alertou.

Estância: pesquisa registrada aponta reeleição de Gilson Andrade A pesquisa divulgada ontem, 09, pelo Instituto ECM-Pesquisas, em parceria com a equipe do Dataform, apontou que se a eleição fosse hoje, o candidato à reeleição Gilson Andrade, prefeito de Estância estaria eleito em todos os cenários. A pesquisa foi realizada com 400 eleitores entre os dias 28 e 29 de outubro e registrada com o número SE – 00361/2020. Na espontânea, Gilson Andrade tem 49,75%; Márcio Souza, 24,25%; Titó, 2%; Dominguinhos, 1,5% e Suely Barreto, 0,75%. Os indecisos e não responderam 12,50% e nulo 9,25%. Na induzida Gilson Andrade dispara para 50%, ficando em segundo lugar, Márcio Souza com 24,75%.

Rejeição e quem ganha No quesito rejeição, em quem o eleitor não votaria de forma alguma para prefeito, Márcio Souza tem a maior rejeição, com 24,25%, seguido de Gilson Andrade com 19,5%; Dominguinhos e Titó, ambos 10% e Suely Barreto, 4,50%. Questionado em quem ganha, independente do seu voto, o eleitor respondeu: 60,75%, Gilson Andrade; 17,50%, Márcio Souza; Dominguinhos, 1,25; Titó, 0,75% e Suely Barret, 0,25%.

Moita Bonita: pesquisa registrada aponta vitória de Thales Costa Uma pesquisa divulgada ontem, 09, pelo Instituto ECM-Pesquisas, em parceria com a equipe do Dataform (registro: 05815//2020), entrevistando 800 pessoas, de 04 a 06 de novembro, apontou na espontânea que 43,5% da população quer Thalles Costa como chefe do Executivo municipal, e o candidato Dr. Vagner aparece em segundo com 34,25% das intenções de voto. Na induzida, Thales Costa aparece com 44,63% e Dr. Vagner com 35,13% das intenções. Nulos e brancos somam 6,75% dos entrevistados e nulo ou não responderam 13,5%.

Conselho de Psicologia lança campanha sobre voto consciente O Conselho Regional de Psicologia de Sergipe- 19ª Região, por meio da Comissão de Direitos Humanos (CDH), lançou uma campanha com o objetivo de chamar a atenção para o voto consciente. Estampadas em cards nas redes sociais do CRP19, a campanha incentiva questionamentos e a busca de informações acerca das pretensões, projetos e até mesmo da história de quem pleiteia um cargo no legislativo e no executivo municipal.

Democracia “O CRP19 acredita que as eleições são fundamentais na consolidação da democracia. Entendemos que a escolha de candidatas(os) deve refletir o compromisso com uma sociedade, livre, democrática e plural”, afirma o Conselheiro Fernando Antônio da Silva Nascimento, Presidente da Comissão de Direitos Humanos.

“Não perca seu voto!” A campanha “Não perca seu voto!” estimula aos que irão às urnas, ao exercício da cidadania e poder de escolha com foco na defesa da liberdade e democracia, da coletividade, da educação e saúde, da ciência, do meio ambiente, no respeito às minorias, no combate à corrupção. “Votar se constitui em uma grande responsabilidade, e nós, por meio da Comissão de Direitos Humanos queremos contribuir na construção desta sociedade que todos almejamos, e esta campanha vem ao encontro deste objetivo”, finaliza.

UTILIDADE PÚBLICA

Prefeitura de Aracaju comunica aos feirantes a antecipação das feiras livres em virtude do pleito eleitoral  Devido a realização do pleito eleitoral, no dia 15 de novembro, a Prefeitura de Aracaju vai antecipar, excepcionalmente, esta semana, algumas feiras livres da capital. De acordo com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a antecipação acontece somente nos espaços que funcionam às sextas, sábados e domingos, sendo os demais dias mantidos sem alterações.

Feiras Desta forma, na quinta-feira, 12, pela manhã, serão realizadas as feiras do bairro Suíssa e dos conjuntos Castelo Branco, Médici, Sol Nascente e Agamenon Magalhães. À tarde funcionará a feira da Aruana (Costa Nova). As feiras livres dos bairros Grageru, Cirurgia, Santo Antônio, 18 do Forte, São Carlos e Conjunto Santa Tereza, que ocorrem normalmente aos sábados pela manhã, foram antecipadas para a sexta-feira, 13, no mesmo período. Já as feiras que funcionam aos domingos – Jardim Esperança, Dom Pedro, Santa Maria, América, Bugio e Coqueiral – serão antecipadas para o sábado, 14.No último final de semana, a empresa municipal fez a entrega de comunicado aos feirantes para informar sobre a mudança.

Mercados Os mercados centrais (Thales Ferraz, Antônio Franco e Maria Virgínia Franco), e os setoriais (bairros) estarão fechados, reabrindo na segunda-feira,16, em horário normal, das 6h às 15h30. O mercado Milton Santos, no conjunto Augusto Franco, fecha para limpeza na segunda, retomando o funcionamento na terça-feira, 17.



UTILIDADE PÚBLICA


Campanha de vacinação antirrábica é prorrogada e segue até dia 13

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, informa que a Campanha de Vacinação Antirrábica foi prorrogada e segue até próxima sexta-feira, 13. Como cada município está realizando suas estratégias de vacinação, a SES orienta que os tutores dos cães e gatos acompanhem o cronograma de cada local contactando a Secretaria de Saúde do próprio município.

A estimativa é imunizar contra a raiva 318 mil animais, segundo informou a responsável pelo Programa Estadual de Raiva, Leptospirose e Animais Peçonhentos, médica veterinária Ana Paula Barros. Ela ainda salienta que a meta de cobertura vacinal estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) é de no mínimo 80% da população-alvo.

“Pelo fato da campanha está sendo casa a casa, alguns municípios pediram doses extras de vacinas, isso porque geralmente as pessoas que têm gatos encontravam maior dificuldade para transportar o animal, com essa nova iniciativa a adesão está sendo ótima. Acredito que iremos atingir a meta que é de 80%”, disse Ana Paula.

Sergipe se encontra em situação epidemiológica satisfatória para a raiva como conta a veterinária, lembrando que no ano passado, apesar de o Ministério da Saúde não ter realizado campanha de vacinação no país, o Estado imunizou os animais que se encontravam nas áreas de risco.


PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018
                                                                                         

No horário de pico agentes da SMTT lancham  De um morador do Bairro Treze de Julho: “A foto ao lado é uma constante aqui onde moramos. No  horário  de maior pico, neste caso depois das 12h, hoje, 09, por quase meia hora agentes de trânsito ficam lanchando no Empório São Bento, aqui na Avenida Anisio Azevedo esquina com a Rua Capitão Benedito T. Otoni. Nada demais eles lancharem, mas na maioria das vezes nem saem dos veículos quando estão trabalhando. A quem pedir socorro?”


EVENTOS ONLINE – É SÓ ENVIAR PARA DIVULGAR NESTE ESPAÇO

                                                                         

Live hoje, 10/11, às 19h Bate-papo com as vencedoras da Etapa Regional Nordeste do Festival da Canção +
Resultado do Sorteio e do Júri Popular Hoje, 11, às 19h, a Aliança Francesa realizará uma LIVE no Instagram @afaracaju. Desta vez, o Professor e Coordenador, Bruno Guimarães, conversará com as vencedoras da Etapa Regional Nordeste do Festival da Canção Aliança Francesa. Haverá, ainda, a realização do sorteio de Bolsas de Estudos e a divulgação do Resultado do Júri Popular do referido festival. Para assistir à LIVE, basta se conectar no Instagram https://www.instagram.com/afaracaju/ no horário do evento. Participe!



PELO TWITTER


www.twitter.com/gestor_robson O grande sentido da vida é a troca de conhecimentos.
Eu ensino coisas que você não sabe, e você me ensina coisas que eu não sei.
O verdadeiro sábio é aquele que sabe que ainda tem muito a aprender.

www.twitter.com/frednavarro A esquerda insiste em não aprender. Passou 20 anos chamando FHC, Serra e Alckmin de fascistas, até o dia em que um fascista de verdade apareceu e botou a esquerda no Bolso.

www.twitter.com/JornalismoTl  Capitais Nordestinas são as que mais leram em 2019, Natal fora do ranking –



Siga Blog Cláudio Nunes:                 

Instragram

 Facebook

 Twitter

 



Frase do Dia
“A arte de ser louco é jamais cometer a loucura de ser um sujeito normal.” Raul Seixas.

https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2020-11/bispos-estados-unidos-parabenizam-joe-biden.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais