SE: o que é bom é pra mostrar

 

 

Este espaço, como a maioria da imprensa, muitas vezes destaca mais os pontos negativos do que os positivos. Mas quando uma ação é certa é preciso que seja divulgada, principalmente porque orgulha os sergipanos. Neste caso trata-se do seminário Valor/Sergipe que aconteceu ontem, 30, na sede da Fiesp, na Av. Paulista (SP) e superou todas as expectativas.

 

O seminário demandou mais de um ano de planejamento sob a liderança do secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo (Sedetec), Jorge Santana. O objetivo, plenamente atingido e superando todas as expectativas, foi mostrar as oportunidades, os incentivos e o potencial para o investimento industrial e turístico em Sergipe.

 

Só para se ter uma idéia o jornal Valor Econômico esperava mobilizar 100 empresários paulistas, mas os esforços adicionais da equipe da Sedetec terminaram por atrair um público de cerca de 200 participantes. Lideranças e empresários representativos de Sergipe fizeram questão de comparecer e prestigiar o evento, dentre eles Luciano Barreto, Albano Franco, Sadi Gitz, Manelito Menezes, Frank Vieira (que foi painelista e deu seu testemunho sobre as vantagens de investir em Sergipe), José Carlos Dales, Danusa Silva, Roberto Constâncio Vieira Filho e Eduardo Prado. Os prefeitos de Aracaju Socorro, Estância e Canindé do São Francisco também marcaram presença.

 

A palestra do governador Marcelo Déda despertou o interesse do empresariado paulista. Em pouco mais de uma hora de exposição, o governador traçou um painel da economia sergipana e das imensas oportunidades que estão abertas para quem deseja investir no Nordeste, demonstrando que Sergipe é o Estado que oferece as melhores condições para recepcionar novos empreendimentos, tendo em vista a localização geográfica, a qualidade da mão-de-obra e o apoio direto do governo. -Vários dos presentes declararam ter ficado impressionados com o que viram e elogiaram o entusiasmo do governador em sua palestra.

 

Outro ponto alto do evento foram os depoimentos de empresários convidados a falar sobre as razões de terem escolhido Sergipe como destino dos seus investimentos. Milton Cardoso (Vulcabras/azaléia) e Rinaldo Lopes (Crown) não economizaram elogios à postura ética e à transparência do governo quando das negociações para conceder incentivos. Milton Cardoso, que também é presidente da Associação Brasileira da Indústria de Calçados (Abicalçados), agradeceu de público a recente atuação do governador, mobilizando seus colegas do Nordeste, em favor da aplicação, pelo governo Federal, de sobretaxas para os calçados importados.

 

Se for analisado o que vem acontecendo na área de fomento ao investimento privado desde 2007, não há como deixar de reconhecer que o governo só tem o que comemorar. São sucessivos anúncios de novas indústrias, ampliação de outras, apoio às micro e pequenas empresas, sem falar na retomada dos investimentos em ciência, tecnologia e inovação,e na promoção do destino turístico já com resultados animadores.

 

Uma ação altamente positiva, onde o governo estadual montou toda estrutura e recebeu o apoio da classe empresarial de Sergipe. Sem politicagem, sem partidarismo e todos pensando no desenvolvimento do Estado. Algo que deve servir de exemplo para as novas gerações e de exemplo para todos os políticos.

 

Fiesp oferece almoço

 Após o seminário, o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, ofereceu um almoço ao governador, ao vice, a secretários e lideranças do setor industrial sergipano, no 16o andar do edifício sede da entidade. No período da tarde ocorreu, também na Fiesp, o workshop “Oportunidades de investimento no turismo sergipano”, com um painel formado pelo presidente da Emsetur, por um dos diretores da TAM Viagens e pelo investidor John Hunnicut, do condomínio “Brisa de Atalaia” que vai ser implantado na Barra dos Coqueiros.

 

Parceria com a CVC

Já à noite, em parceria com a CVC, o governador participou de um megaevento para agentes de viagens paulistanos convidados a conhecer o potencial turístico de Sergipe, nesse momento em que o Estado se transforma na grande revelação do turismo nordestino.

 

Revista sobre Sergipe

Também no dia de ontem circulou em todo o país, encartada no jornal Valor Econômico, a revista Valor Estados/Sergipe, um trabalho jornalístico de fôlego que mostra ao país um novo Estado, com um governo que faz o dever de casa e desperta no empresariado o interesse em aqui investir. A revista tem um sugestivo título: “A dinâmica da expansão: ações para atrair capital e distribuir renda”. São 82 páginas de depoimentos de autoridades do governo e reportagens com empresários que atuam em Sergipe.

 

Panfleto apócrifo

Se depender do presidente da AL, Ulices Andrade, o autor do panfleto apócrifo contra os deputados estaduais será descoberto.  “Queremos saber quem os trouxe e o que vieram fazer aqui. Se o senhor diz que ninguém da oposição tem nada a ver com o panfleto, ótimo”, observou Ulices, destacando a imparcialidade da investigação, ao debater com o líder da oposição Venâncio Fonseca.

 

Nilo Metalúrgico: assumirá o que não fez?

Ontem, 30, nos corredores da AL,  servidores ficaram surpresos com a visita de Nilo Metalúrgico (aquele que já foi candidato ao governo) ao gabinete de um determinado deputado. O parlamentar não estava no gabinete, mas a intenção de Nilo, segundo os servidores que ouviram, é de “defender um amigo”.  Nilo está disposto a assumir a autoria do panfleto apócrifo para salvar a pele de um amigo.

 

Coisa pode feder

Ulices Andrade já ouviu de João Eloy que o Dipol logo, logo descobrirá a gráfica onde foi feito o material, assim como o mandante e os demais envolvidos. A coisa pode feder. E estão tentando um “jeitinho brasileiro” para salvar a pele do autor. Se Nilo desmentir que esteve na AL ontem é fácil descobrir: basta uma olhada nas câmeras que filmam tudo no legislativo.

 

Vida boa de Galindo I

Na última terça-feira, 29, uma cena no mínimo surpreendente. Às 15h20, no famoso Bar do Pastel, ali na rua Lagarto com Estância, um jornalista se depara com o ex-prefeito de Canindé de São Francisco, Genivaldo Galindo,”livre, leve e solto”, com aparência saudável, acompanhado de um jovem, prestes a saborear o tradicional pastel conhecido por muitos aracajuanos.

 

Vida boa de Galindo II

Ele estará em condicional? Já cumpriu a pena? Ou estará em liberdade de “licença médica”? Para quem estava numa situação delicada de saúde, o “pastelzinho” não seria a dieta mais recomendada.  É ou não é?

 

Morte de Chico Padre I

A morte do militante esquerdista Francisco Batista de Melo, conhecido como Chico Padre, foi lamentada ontem pelo deputado estadual Francisco Gualberto (PT). Na tribuna da Assembleia Legislativa, Gualberto fez uma homenagem ao amigo que faleceu na terça-feira, vítima de câncer.

 

Morte de Chico Padre II

Chico Padre era funcionário da Emdagro e um dos fundadores do PT em Cedro de São João. “Era um homem de posição política e pessoal muito ética. A esquerda de Sergipe perdeu um grande militante”, disse o deputado.

 

Terceirização em debate

Ontem, o empresário Laércio Oliveira, presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental (Febrac), participou de reunião extraordinária da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados. O objetivo foi discutir o Projeto de Lei n.º 1621/2007, que dispõe sobre as relações de trabalho em atos de terceirização e na prestação de serviços a terceiros no setor privado e nas sociedades de economia mista.

 

PRE/SE denuncia prefeita de Monita Bonita

A Procuradoria Regional Eleitoral em Sergipe (PRE/SE) denunciou a prefeita do município de Moita Bonita, Glória Grazielle da Costa, por omitir que ocupava o cargo de técnica judiciária no Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) quando do requerimento de registro de candidatura. A legislação vigente proíbe os servidores do quadro da Justiça Eleitoral de exercerem qualquer atividade partidária. Se a denúncia for recebida pelo TRE/SE, um processo criminal será instaurado contra a prefeita. O registro dela chegou a ser impugnado pela Justiça Eleitoral por conta disto. De acordo com o procurador Regional eleitoral Paulo Gustavo Guedes Fontes, autor da denúncia, Glória Grazielle pode ser condenada a até cinco anos de reclusão, além de pagamento de multa.

 

Pena poderá ser revertida em 100 salários mínimos

Entretanto, se ficar constatada a ausência de condenações anteriores da prefeita e de processos criminais em andamento, considerando-se que o crime denunciado possui pena mínima igual a um ano, o Ministério Público Eleitoral (MPE) irá propor à denunciada a suspensão condicional do processo por dois anos. Caso aceite a suspensão, Glória Grazielle terá que pagar o equivalente a cem salários mínimos a uma entidade beneficente de Aracaju e comparecer em juízo mensalmente durante o prazo da suspensão. (Ascom/MPF).

 

Seminário sobre PD de Aracaju I

O Fórum em Defesa de Aracaju e a Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Sergipe, definiram os últimos detalhes para a realização do seminário “O Plano Diretor e a sua interferência na vida do cidadão”. O seminário será realizado no dia 05 de outubro, às 08h, no Auditório da OAB/SE. As debatedoras serão a Arquiteta Vera Ferreira e a Doutora em Geografia e Professora aposentada da UFS, Vera França. O mediador será o Presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade.

 

Seminário sobre PD de Aracaju II

O seminário será aberto a toda população aracajuana e a expectativa da OAB e da Coordenação do Fórum em Defesa de Aracaju é que o seminário sirva para aprofundar o debate sobre a importância do Plano Diretor.As debatedoras pretendem abordar os conceitos e os temas mais importantes do Plano Diretor.Este seminário faz parte da programação de atividades que o “Fórum em Defesa de Aracaju – Qual modelo de cidade você quer?” pretende realizar até o início da tramitação dos projetos de lei do Plano Diretor na Câmara Municipal.     

 

 

Candidatura de Usiel Rios

A corrente política Construindo um Novo Brasil (CNB-SE) / Unidade na Luta,lança nesta sexta-feira, 02, na Associação Atlética do Banese (Coroa do Meio) a Chapa da tendência ao diretório e da candidatura à presidência do diretório municipal de Aracaju, de Usiel Rios. Estarão presentes ao evento várias lideranças do partido, que também fazem parte da chapa, a exemplo de Marcelo Déda, José Eduardo Dutra, os deputados Rogério Carvalho, Chiquinho Gualberto e Conceição Vieira. Também fazem parte da chapa o atual presidente Estadual do PT, Márcio Macedo e o vice-prefeito de Aracaju, Silvio Santos.

 

Promotor Deijaniro Jonas rebate acusações contra MP

As acusações feitas pelo advogado do ex-prefeito de Neópolis, Anderson Cortes foram esclarecidas pelo presidente da Associação Sergipana do Ministério Público, promotor Deijaniro Jonas Filho,em entrevista a Rede Ilha FM. “Não aconteceu nenhuma irregularidade na conduta da promotora, todos os procedimentos foram feitos com o amparo da lei. O MP ajuizou uma ação civil pública para que fosse disponibilizado um defensor público para todas as comarcas do Estado. Então em Neópolis foram criados dois segmentos de corpos jurídicos. Um para tratar de questões administrativas e o outro para dar assistência às pessoas carentes. Com a escassez de recursos públicos se privilegiou o pagamento a quem prestava o serviço ligado ao povo. O MP interveio na situação do pagamento a fim de resolver o problema. Pro isso as denúncias de favorecimento são infundadas”, explica o promotor. Sobre as acusações que colocam em cheque a credibilidade do MPE o promotor foi categórico. “O ex-prefeito Felipe Barreto deve se preocupar em se defender das acusações e não em atacar o MPE que é uma instituição séria”, rebate Deijaniro Jonas. (Infonet).

 

Felipe reassume cargo

O desembargador Ricardo Múcio, que substitui temporariamente o também desembargador Luiz Mendonça, determinou o retorno de Felipe Feitosa Barreto à prefeitura de Neopólis. Ele foi afastado do cargo de prefeito no último dia 25 pela juíza Rosivan Machado.Durante este curto período a cidade foi comandada por José Luís de Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal de Neópolis. A decisão do desembargador prevê o retorno imediato de Felipe à prefeitura. (Infonet).

 

Oportunidade para profissionais I

A Sociedade SEMEAR estará recebendo, até o dia 07 de outubro, currículos de Profissionais e Estudantes dos cursos de Geografia, Biologia, Pedagogia, Engenharia Florestal para atuarem no Projeto Preservando Nascentes e Municípios da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, durante dois anos. Os interessados deverão enviar o currículo para os e-mails rh@sociedadesemear.org.br  e waldson@sociedadesemear.org.br  ou entregar na Sociedade Semear com assunto “Seleção Profissionais e Estagiários Preservando Nascentes e Municípios”.

 

Oportunidade para profissionais II

Para os Estudantes é exigido o seguinte perfil: Cursando o 3º ou 4º período do curso; Disponibilidade para viagens curtas e trabalho em equipe; Experiência em pesquisa de campo e com capacidade de escrever relatórios; Experiência comprovada em digitação em Microsoft Word e Excel e internet; De preferência, com experiência na área de Geoprocessamento e/ou Educação Ambiental.Os estudantes receberão uma bolsa no valor de R$ 300,00 (trezentos reais).

 

Oportunidade para profissionais II

Para os PROFISSIONAIS é exigido o seguinte perfil:  Disponibilidade para viagens e trabalho em equipe; Dedicação exclusiva para este trabalho; Possuir Carteira Nacional de Habilitação (Tipo B); Certificação Acadêmica de Conclusão de Curso da Graduação e/ou titulação adquirida (Especialização, Mestrado ou Doutorado). Experiência em pesquisa de campo e com capacidade de escrever relatórios; Experiência com digitação em Microsoft Word e Excel e internet; Com experiência na área de Recuperação de Áreas Degradadas e/ou Educação Ambiental com comunidades. Todos receberão capacitação específica para atuarem no desenvolvimento das atividades do projeto. Outras informações através do (79) 3214-5800.

Diário Oficial apresenta endereço eletrônico

Em conformidade com a utilização dos avanços tecnológicos, a Empresa Pública de Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase) acaba de promover duas inovações para melhorar a veiculação de suas informações: uma mudança no layout da publicação – que incluem a identificação de Atos distribuídos por seções (Poder Executivo, secretarias e municípios, por exemplo) e uma nova capa – e a disponibilização do conteúdo na web através do endereço www.diario-oficial.se.gov.br.

 

Ações transparentes

De acordo com o diretor-presidente da Segrase, Luiz Eduardo Oliva, a iniciativa de disponibilizar o conteúdo na internet objetiva dar maior transparência às ações públicas. “Disponibilizar o Diário Oficial na versão eletrônica significa permitir e facilitar o acesso às informações do Governo aos cidadãos. Ainda estamos em fase experimental e a implantação desta nova fase se dará de forma progressiva, que permitirá a digitalização de todas as edições do Diário Oficial desde a sua criação, em 1895. Estamos modificando-o visualmente, mas somente com as edições a cores, com previsão para o primeiro semestre do próximo ano, é que teremos o layout definitivo” completou Oliva.

 

Ato religioso

A coordenação da Semana dos Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil confirmou os nomes dos palestrantes que participarão do ato religioso que abrirá, oficialmente, o referido evento, a ter lugar no próximo dia 27 de outubro. São eles: Frei Rosivaldo Torres, Pastor Luiz Antônio e João Batista Cabral, presidente da A.D.E. – Associação dos Divulgadores Espíritas.

 

Fundos de pensão

 Acontece hoje, em Curitiba, seminário especial promovido pela ABRAPP – Associação Brasileira de Previdência Privada, que abordará o relacionamento entre o Poder Judiciário e esse importante setor da economia nacional.

 

PREVIC na ordem do dia  

Um novo órgão está sendo criado para controlar e fiscalizar as atividades dos fundos de pensão existentes no Brasil. Trata-se da PREVIC (Previdência Complementar). O PT e o PMDB já travam disputa para comandar o novo organismo oficial, ligado ao Ministério da Previdência. O curioso é que o custeio da nova entidade será coberto pelos próprios fundos. Além disso, está prevista a criação de inúmeros novos cargos comissionados.

 

Integração AABB/Comunidade

A AABB Aracaju foi a pioneira, dentre as das capitais do país a realizar o projeto AABB/COMUNIDADE, há 22 anos. Com pleno êxito, esse programa tem sido realizado, ininterruptamente, através de convênio com a Prefeitura Municipal de Aracaju. O projeto oferece complementação escolar e contribui para a inclusão, a não repetência e a permanência na escola. O programa é realizado em 397 municípios brasileiros, o que inclui 51.812 crianças e adolescentes de 6 a 18 anos incompletos, em risco de exclusão social, e 3.781 educadores. O investimento total chega à marca dos 52 milhões de reais, dos quais 14,5 milhões são da Fundação Banco do Brasil.

 

Feirão do Imposto Nacional acontece neste sábado

O próximo sábado, dia 3, é dia da 4ª edição do Feirão do Imposto Nacional. Em Sergipe, o Feirão é uma promoção do Conselho de Jovens Empreendedores de Sergipe (CJE) e  acontece no Shopping Riomar, a partir das 10h, com o objetivo de conscientizar a população sobre a alta carga tributária embutida em produtos e serviços consumidos diariamente e incentivar a fiscalização da sua devida aplicação nos serviços públicos. O evento é apoiado pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (CONAJE), ACESE, Fórum Empresarial de Sergipe, FANESE e Sindicato de Postos de Gasolina. E além de obter informações sobre os impostos pagos no país, o público poderá adquirir os produtos artesanais confeccionados pelos jovens da APAE. Toda a renda das vendas será revertida para a própria instituição.

 

 

DO LEITOR

 

Câmara aprova moção de repúdio contra J. Pereira.

Deu no blog de Edvanildo Santana: “Por seis votos a dois a câmara de vereadores do município de Carira, Sergipe, aprovou na sessão desta terça-feira, 29/09, a moção de repúdio contra o vereador Jose Pereira Barbosa, J. Pereira (PSC), proposta por Jose Alberto Silva, Beto de Zé Guarda (PSC), líder da Bancada situacionista da qual faz parte o repudiado. Segundo o autor da moção seu colega de partido e de bancada tem extrapolado nas atitudes causando constrangimentos aos demais parlamentares do município e se comportando como se ele fosse único ou superior aos demais usando um programa de rádio para expor seus pares perante a opinião pública”.

 

Servidores e o reajuste

E-mail recebido: “Será que o governo só considera servidor publico policia militar,policia civil e professor?  Digo isso porque o governo só deu aumento a essas categorias o resto dos servidores totalizando mais ou menos 38 mil só teve aumento de 5,53% de reposição salarial. Cito como exemplo escriturários, porteiros,vigilantes, merendeiras e auxiliar de serviçoos gerais. Na mesma situação encontram-se as empresas do governo como Emgetis, Codise, Cehop, Degrase e Emdagro. Com a palavra os deputados da situação e o próprio governador Marcelo Déda. Isto é só um alerta do servidor que não esta nada satisfeito com as altas gratificações dos comissionados indicados pelo PT nas empresas e repartições públicas”.

 

Sobre a vistoria no Detran. A quem interessa está situação?

E-mail enviado pelo usuário Givaldo Lima Gomes a ouvidoria do Detran. Será que ela ouvirá mesmo? O texto: “Ontem pela primeira vez em mais muitos anos me dirigi ao Detran para transferir dois carros acreditando que o Órgão estava devidamente imunizado das proliferações que acometia o órgão em outros tempos. Mas recebi um choque para me acordar e voltar a realidade, vamos aos fatos; 1. Fui ao Ceac e lá me orientaram que meu carro (02 HONDA FIT), não fazia vistoria lá que deveria ser no Detran visto que tinha dificuldade em copiar os dados do motor. 2. Na vistoria do meu carro de ano 2007 o vistoriador colocou no laudo que precisaria trocar as placas visto que estava fora dos padrões e era do ano de 2007, eu contestei e não teve acordo, questionei qual o problema da placa mas não fui ouvido. 3. No outro dia levei o carro da minha esposa ano 2006 o mesmo vistoriador colocou a mesma observação que eu deveria trocar as placas pois as placas de 2007 para trás precisaria ser trocada. Me indignei questionei qual o problema da placa e depois de bastante argumento consideraram e para não  ficar como totalmente errados colocaram que precisava trocar os lacres, cansado desta situação aceitei e solicitei que minha esposa trouxesse outro carro para que fosse retificado o laudo de vistoria, reclamei com uma pessoa dentro do órgão que alegou desconhecer esta orientação de troca de placa, bem de imediato o chefe da vistoria verificou que a placa estava normal mas novamente solicitou a troca do lacre. 4 Neste espaço de tempo é bom frisar que descobri porque todo mundo tem medo de reclamar, como também tenho de sofre retaliação pois a primeira foi peguei digamos assim um gelo de 02 horas esperando o que já estava pronto e quando cheguei no CEAC o laudo cadastrada estava para trocar as placas ou seja ele alterou no documento mas deixou o cadastro como estava, me fazendo novamente sofrer na mesma vistoria. 5.Vale salientar que acredito estar acontecendo algo estranho, pois a quem interessa trocar as placas, quando vamos trocar recebemos inclusive o local onde deve ser feito a nova placa? 6. Outra observação é quanto a obrigatoriedade da presença do dono do carro quando vai transferir ou fazer uma procuração para pessoa que estar transferindo não me lembro de ter passado para nenhum despachante tal procuração, ou seja o despachante pode transferir carros de terceiros o Cidadão comum não pode transferir o carro mesmo sendo membro da sua família com mesmo endereço?  Solicito regularização do laudo sem que precise me dirigi a este órgão e passar pelo constrangimento que passei ontem”. Givaldo Lima Gomes. Obs: ele enviou anexo ao e-mail o laudo e o espelho do que foi digitado.

 

Frase do Dia

“O futuro têm muitos nomes. Para os incapazes o inalcansável, para os medrosos o desconhecido, para os valentes a oportunidade”. Victor Hugo.

 

Participe ou indique este blog para um amigo: 

claudionunes@infonet.com.br

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais