SE precisa: “lei dos forrozeiros”. BA e PE já aprovaram

   “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Os festejos juninos de Sergipe tem grandes atrações; Luan Estilizado, eletrônicos e várias duplas sertanejas. Nada contra os estilos, mas é preciso preservar a cultura dos festejos juninos com o verdadeiro forró aquele autêntico que passa de geração a geração.

Alguns estados estão se protegendo da invasão de outros ritmos, principalmente o sertanejo. Em Pernambuco já existe há muito tempo e a Assembleia da Bahia aprovou na terça-feira, 16, um projeto de nome “lei da zabumba”, que fixa a cota de 60% do total de recursos em todas as festas da cultura regional, como os festejos juninos, o carnaval e os festejos religiosos.

No Pernambuco e na Bahia, toda festa cultural que tiver dinheiro público tem que destinar 60% dos recursos para artistas que expressam a cultura regional. Inclusive através de convênios com as prefeituras.

Não é bairrismo. A lei fortalece e preserva a identidade cultural. Bem que o governador Jackson Barreto poderia se adiantar e enviar um projeto semelhante para a Assembleia.

Gualberto indicou o enteado de Eloy para cargo no governo
Depois da repercussão negativa ontem, 18, em toda imprensa (Leia na Infonet: https://.infonet.com.br/politica/ler.asp?id=174037&pagina=1)  o governador determinou a publicação de nova portaria tornado sem efeito a nomeação do enteado do ex-secretário João Eloy, Ítalo Bruno Araújo Fonseca, para um cargo na Casa Civil. Mas fica a pergunta: quem indicou? Deputado Gualberto foi quem indicou. E o radialista Douglas Magalhães disse que Eloy não foi consultado da nomeação e quando soube ontem pediu a imediata exoneração.

Augusto Bezerra perde na Justiça. Queria que subvenção não fosse investigada
Sei não, esse processo das subvenções da ALESE está mesmo deixando muita gente sem dormir. O deputado Augusto Bezerra, pediu na Justiça para que o processo de investigação parasse. Perdeu feio. Muito estranho, quem não deve, não teme.

Missa de 7º Dia –  Eugênio Alfaiate, domingo 22
A família, agradecida pelas demonstrações de carinho recebidas, comunica que a missa de sétimo dia de Eugênio Santos Filho (Eugênio Alfaiate), será celebrada  no dia 21/06/2015 Domingo, às 19h30, na Paróquia Sagrada Família – Conjunto Sol Nascente em Aracaju.

Rochadel representará bem o MPE no Conselho Nacional
E o Senado Federal, através da Comissão de Constituição e Justiça, aprovou o nome do promotor do MPE, Orlando Rochadel, para o cargo de conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) para o biênio 2015-2017. Um nome que representará bem Sergipe e dignificará o MPE.

Clínicas de Saúde da Família. Governo diz que responsabilidade é municipal
Destacando que o governo do Estado fez a sua parte e construiu, equipou e padronizou as Clínicas de Saúde da Família (CSF), acabando com  total descaso que existia, o secretário de Estado da Saúde, José Sobral lembrou que a preocupação é cuidar do usuário e garantir um atendimento de qualidade àqueles que mais precisam. Ele lembrou que com a descentralização os municípios passaram a ter gestão plena da Atenção Básica.

Competência
“É da competência deles manter essas clínicas em funcionamento porque elas dão dignidade aos médicos, que antes atuavam em condições insalubres para atender a população. 15% dos recursos de cada município é destinado para a Saúde dos seus munícipes. Não podemos retroceder. Somos parceiros. A população que tanto precisa e utiliza a Clínica não merece voltar atrás e ter um atendimento em condições sub humanas. Temos, sim, que avançar muito mais. E estamos nesse caminho”, pontua  José Sobral.

Não é obrigação
Para José Sobral  é preocupante ouvir declarações temerárias e inconsequentes que algumas prefeituras querem devolver uma Clínica ao Estado. “Não é assim que faz Saúde. Se a população não tiver a CSF, onde terá o atendimento? Vão voltar ao passado? O auxílio que o Governo do Estado faz é de apoio e não uma obrigação constitucional”.

Prefeitos alertam que atenção básica fica mais barato para o governo
E pelo jeito a briga só está começando.  O blog conversou com três prefeitos que estão com problemas para administrar as Clinicas de Saúde da Família. Todos lembram que as clinicas ajudam em muito o governo estadual porque reduzem o atendimento no HUSE, através da “ambulantropia”. Porém, a mesma dificuldade que existe para repassar recursos para alguns prefeitos, não existe para outros, principalmente da oposição. O blog aguarda um relatório com os valores dos repasses e a disparidade. Publicará para avaliação do leitor.

TCE na TV: 300 edições hoje
O telejornal TCE na TV, do Tribunal de Contas de Sergipe, completa hoje, 19, trezentas edições. Idealizado pelo conselheiro aposentado e comunicador, Reinaldo Moura, em 2009, o noticiário teve continuidade e incentivo nas gestões dos conselheiros, Maria Isabel Nabuco D`ávila(aposentada), Carlos Alberto Sobral de Souza e, atualmente, na presidência do Conselheiro  Carlos Pinna.

TCE na TV: 300 edições hoje II
O noticiário é uma das ferramentas de comunicação para divulgar as ações realizadas pelo órgão de fiscalização e controle do estado. Apresentado pela jornalista Maria Franco e produzido pela JHS produções, e tem a coordenação geral da Diretoria de Comunicação,  o TCE na TV vai ao ar todas as sextas-feiras na TV Aperipê, às 11 horas e na TV Alese, às 18h.

Radialistas: ato público pela campanha salarial 2015/2016
Hoje, 19, às 9h, o Sindicato dos Radialistas de Sergipe, faz ato público da Campanha Salarial 2015/2016, a categoria reivindica  15,74% de reajuste salarial sendo,  8,34% reposição da inflação do período e   7,4% correspondente a cinquenta por cento do crescimento do faturamento das emissoras de Rádio e Televisão no nordeste do país.

Pauta
Na pauta constam outras cláusulas sociais como : Multa por atraso de salário, contribuição anual para o fortalecimento do sindicato, segurança no trabalho, titulação e auxilio alimentação, em resposta as reivindicações dos operários Radialistas, o Sinertej – Sindicato Patronal respondeu somente com 7,5% de reposição, não cobrindo sequer o índice inflacionário do período.

Piso Radialistas aprovado
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) aprovou ontem, , 18, o PL 3982/12, que dispõe sobre o piso dos radialistas. A proposta é de autoria do líder do PSC, André Moura (SE) e foi elaborada por meio de pedidos dos representantes de radialistas em todo o país. Agora seguirá direto para o Senado.

Avanço
Comemorando, o secretário de Políticas Sindicais da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Rádio e TV (Fitert) e presidente do sindicato dos Trabalhadores em Rádio e TV de Sergipe (Sterts), Fernando Cabral disse que a aprovação foi um sonho conquistado. "Um avanço grandioso para a categoria no Brasil, um sonho conquistado termos a aprovação do PL, pois teremos uma nivelação nacional e a valorização do nosso trabalho".

Voto contrário a PL que retira parcela de depósitos judiciais
O deputado estadual Georgeo Passos (PTC), questionou ontem,17, a constitucionalidade do projeto de lei de autoria do Poder Executivo que pretende transferir até 70% do valor atualizado de todos "os depósitos judiciais e extrajudiciais em dinheiro, referentes a processos judiciais ou administrativos, tributários ou não tributários, vinculados a feitos no âmbito da Justiça Estadual, existentes em instituições financeiras situadas no Estado de Sergipe, na data da publicação desta Lei Complementar, bem como os respectivos acessórios e os depósitos que vierem a ser feitos (art. 1º, do PL)".

Confisco
“Nossa preocupação é que não estamos tratando de dinheiro do Poder Judiciário ou do Executivo. O Governo do Estado visa, com essa medida, confiscar o dinheiro das partes dos processos judiciais […] Quase 500 milhoes de reais ficarão a disposição do Governo do Estado de Sergipe como a proposta diz”, destacou Georgeo, temendo que, com o projeto, se perca a garantia de pagamento de processos em tramitação no Poder Judiciário.

Aracaju: Jailton que avaliação do desempenho de secretário
o vereador de Aracaju Jailton Santana (PSC) alertou sobre a necessidade do prefeito de Aracaju fazer uma avaliação no desempenho dos secretários municipais. O vereador salientou que muitos gestores não têm contribuído com o bom andamento da máquina administrativa.

Oxigenação urgente
“A administração municipal de Aracaju está precisando ser oxigenada, precisamos colocar alguns secretários para trabalhar de forma efetiva porque tem muita gente que não está querendo trabalhar, está ganhando sem trabalhar. Estou fazendo levantamentos e na próxima semana vou dar notas aos secretários municipais, de zero a dez”, avisa Santana.

SMTT é um exemplo de atraso administrativo
Jailton não citou, mas o blog já publicou por várias vezes que aliados e amigos de João Alves alertaram o prefeito para uma necessidade de mudanças na SMTT. O órgão é o que prejudica mais a administração de Aracaju. Semanalmente cria problemas.

Emendas para municípios
o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) participou de uma reunião ontem, 18, com o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB/SP), no Anexo do Palácio do Planalto, onde foram tratados, entre outros assuntos, a garantia da liberação das emendas orçamentárias para os municípios sergipanos"Essa garantia vinda do vice-presidente Temer é a certeza de que as nossas emendas serão atendidas e os nossos municípios vão ser contemplados com recursos da União, viabilizando assim, melhorias em todos eles", festejou Mitidieri.

Passe Livre
Passe Livre estudantil como garantia do direito social ao transporte para alunos matriculados em instituições públicas ou privadas de ensino. Esta é uma das bandeiras defendidas pelo deputado federal Valadares Filho (PSB), no Congresso Nacional. No ano passado o parlamentar apresentou o Projeto de Lei nº 7.952, que estabelece o passe livre. Ontem, 18, ele fez um apelo para agilidade na análise do projeto que se encontra na CCJC e sem relator. “O Projeto reconhece o direito ao transporte como um direito social e dá início a sua efetivação no plano nacional”, lembra.

Convenção coletiva
O Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos de Sergipe (Sincodiv-Se) se reunirá na próxima segunda, 22,  com o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio para mais uma  rodada de negociação  da convenção coletiva da categoria. Para o encontro, o Sincodiv-Se prepara uma nova proposta de piso e reajustes, além do retorno do banco de horas para os colaboradores das concessionárias, devido às atividades que desempenham.

Conferência alimentar debate alimentação saudável
A Prefeitura Municipal de Pirambu através do Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas) e do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), promoveu  ontem, 18, no Centro Comunitário de Pirambu, a 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

Tema
A 1ª Conferência que traz como tema: “Comida de Verdade no Campo e na Cidade”, teve como um dos pontos forte o debate dos três eixos sobre segurança alimentar:1º Eixo: Comida de verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar;2º Eixo: Dinâmica em curso, escolha estratégicas e alcance de políticas publicas;3º Eixo: Fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Titulo Valmor Barbosa
Foi bastante prestigiada a entrega do título de cidadão aracajuano ao secretário de Estado da Infrestrutura e do Desenvolvimento Energético Sustentável, Valmor Barbosa, na Câmara de Aracaju, na última quarta-feira à noite. O autor da homenagem, vereador Emmanuel Nascimento, PT, ressaltou que Valmor é o responsável por grandes contribuições para Aracaju.

Exemplo
Representando o prefeito da capital, o secretário Municipal da Articulação Política e das Relações Institucionais, Juvêncio Oliveira, fez questão de destacar o orgulho de prestigiar a homenagem. “Valmor é um exemplo de gestor público, seu conhecimento na engenharia civil e seus valores de vida fizeram do menino de Boquim um grande homem, o qual tem participação ativa no crescimento de Aracaju, por isso nada mais justo do que nossa cidade ganhar mais um filho. Quando Valmor se refere a esta Casa e cita o meu nome, percebo o quanto esta admiração é recíproca, e por representar o nosso prefeito João Alves Filho tenho certeza do seu orgulho também”, declarou o secretário.

Carinho
Durante o discurso de agradecimento, o secretário homenageado, destacou seu carinho pelos amigos presentes e pela cidade de Aracaju.  “Sinto-me feliz em fazer parte do Governo e ter ajudado a trazer tantas obras para cá. Hoje, sou filho de Aracaju, não por conta do título, mas sim por conta deste gesto e do reconhecimento de vocês. A partir de hoje, vocês tem um conterrâneo para servir a todos”, complementou.

Servidores iniciarão paralisação a partir do dia 25
Em assembleia realizada na manhã de ontem, 18, o Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Sintrase) e categoria votaram, em decisão unânime, a favor da greve por tempo indeterminado. O início da paralisação está previsto para a próxima quinta, 25, e abrange todos os servidores da Administração Geral. A principal reivindicação da categoria é a implantação, na íntegra, do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV), aprovado em abril de 2014.

Desgaste
De acordo com o coordenador do sindicato, Diego Araújo, a deliberação da greve foi inevitável. “Essa decisão representa o desgaste que o servidor do estado vem sofrendo durante anos, em especial, desde a aprovação do PCCV no ano passado, que acabou não saindo do papel. Devido à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), os ganhos do Plano foram bloqueados e o servidor, na prática, continuou recebendo menos de um salário mínimo”, afirmou. “Hoje, dentro da base do Sintrase que engloba 12 mil servidores, cerca de sete mil recebem essa miséria em seus contracheques”, revelou. Outras pautas também fazem parte das reivindicações da categoria, como a exigência do pagamento dos 30% de periculosidade aos vigilantes do estado.

Novas obras
Na manhã da última terça-feira (16), a Prefeitura de Malhador retomou a execução de obras importantes no município, a exemplo da Academia da Cidade e de uma praça, ambas, no povoado Palmeiras. Executados em ritmo acelerado, os serviços estão orçados em R$120.169,02, e foram iniciados após a liberação de mais uma parcela dos recursos, destinados às obras.

Novas obras II
Além disso, a gestão tem dado continuidade a construção da Quadra de Esportes do povoado Saco Torto, atendendo a uma reivindicação antiga da população, e que já estava prevista no Plano de Governo da Gestão Vida Em Desenvolvimento. A obra está sendo concretizada em parceria com o Ministério da Educação – FNDE e garantirá, em breve, um novo ambiente adequado à realização de práticas esportivas, para a comunidade.

Começa hoje o Forró Caju 2015
O Forró Caju 2015 começa hoje, 19, e segue até o dia 29 deste mês e toda a estrutura necessária para abrigar os forrozeiros recebeu os últimos retoques e reparos nesta quinta. Além dos dois palcos principais, Luiz Gonzaga e Dominguinhos, o Forró Caju ainda conta com o Casarão da Clemilda, o palco Gerson Filho, camarotes, incluindo o para deficientes, o Casarão da Clemilda, e também os espaços do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Conselho Tutelar, Polícia Militar e demais órgãos que trabalham para assegurar a tranquilidade da festa.

PELO TWITTER

www.twitter.com/marciorocha1  Elevar o astral sempre faz bem — ouvindo Sade

www.twitter.com/leleteles  DIVERSÃO DO POETA: comer lagartas e arrotar borboletas.

www.twitter.com/Narcizo_Machado  Racismo, ignorância, intolerância, conservadorismo, tudo isso motivou a morte de negros cristãos nos U.S.A #luto #compaixão.

www.twitter.com/BlogClaudioNun  Para construir o seu caminho com Sucesso, vc não precisa destruir o caminho do outro. Trabalho, Criatividade e Disposição Sempre!

www.twitter.com/gestor_robson  A vida é cheia de obstáculos e dificuldades,  cabe a cada um escolher o seu caminho a trilhar.

www.twitter.com/LGustavoCosta13  Trabalhando firme a gente vai conseguindo conquistar os nossos objetivos , só tenho que agradecer a Deus por tudo.

NOTA AMASE – DEPOSITOS JUDICIAIS

A AMASE – Associação dos Magistrados de Sergipe, contrária ao Projeto de Lei Complementar em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado, que trata da utilização pelo Poder Executivo de parcela de depósitos judiciais e extrajudiciais – manifesta sua preocupação diante da premente ofensa a direitos e bens dos cidadãos e contribuintes sergipanos.

De início, registra a inconstitucionalidade do Projeto de Lei Complementar que trata de depósitos judiciais, diante da pretensão de regulamentar questões de direito processual e direito financeiro, matérias afetas a competência legislativa exclusiva da União, conforme art. 22, inciso I, e art. 163, inciso I, ambos da Constituição Federal/1988, e reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal, nos termos dos julgamentos ADIns 1933-MC, 2214, 2123, 2855, 2909, 3028, 3125 e 3458.

Noutra banda, ainda que insuperável o vicio supra, também padece de constitucionalidade o referido projeto,  porquanto viola mais uma vez a Carta Magna,  ao passo que a matéria tratada é de exclusiva iniciativa do Poder Judiciário, consoante art 61, parágrafo primeiro, do mesmo Diploma.

Ressalta que a aprovação do Projeto de Lei Complementar autorizará ao Estado de Sergipe apropriar-se de valores dos particulares que se encontram provisoriamente depositados em garantia judicial, que não podem ser caracterizados como receitas públicas destinadas ao custeio do Estado.

Tais sistemáticas colocam em risco os direitos e bens dos cidadãos e contribuintes sergipanos, que terão seus valores utilizados pelo Estado sem a devida garantia de devolução.

Assim, a AMASE posiciona-se contrário à aprovação do citado Projeto de Lei Complementar e reforça sua crença no espírito republicano e na responsabilidade social dos membros do legislativo estadual na análise da matéri

SAÚDE/ UTILIDADE PÚBLICA

INFORMAÇÕES EVOLUTIVAS SOBRE A EMERGÊNCIA DA   BACTÉRIA MULTIRRESISTENTE – KLEBSIELLA PNEUMONIAE (KPC) NAS UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVAS DE ADULTOS DO HUSE

O controle da disseminação da bactéria Klebsiella Pneumoniae multirresistente – KPC – vem sendo mantido com a coortização (agrupamento e separação) de pacientes portadores da KPC na UTI-2 e na Unidade de Contenção da KPC, que funciona desde dia 13/6 na antiga UPC (Unidade de Paciente Pós-cirúrgico) do HUSE.

Esta unidade foi preferida para acomodar a área de contenção da KPC por ser próxima da UTI-2 e ser de menor circulação de pessoas. Lá estão pacientes de alta das UTIs agrupados em duas enfermarias de KPC positivos e duas de pacientes com primeira cultura de vigilância negativa que aguardam nova cultura para serem liberados para outras enfermarias do HUSE. Pacientes portadores de KPC podem ter alta diretamente para casa, sem riscos para seus familiares ou cuidados especiais.

Durante o último final de semana, os pacientes ortopédicos estáveis foram transferidos para outras enfermarias do HUSE, receberam alta ou foram da UPC para o HPM (Hospital da Polícia Militar). No dia 13/6, segunda-feira, pacientes portadores da KPC foram transferidos da UTI-1 para a UTI-2,  e a UTI-1 sofreu uma rigorosa limpeza e desinfecção terminal para poder liberar a admissão de novos pacientes vindos do Centro Cirúrgico-SRPA e da Área Vermelha.

Hoje, 18, a UTI-2 está com sua lotação completa (27 pacientes) e a UTI-1 está inteiramente livre de pacientes suspeitos de portarem a KPC,  completando sua lotação.  Treze pacientes estão na Unidade de Contenção para KPC.

Novas culturas de vigilância foram repetidas nos pacientes das UTIs que tinham culturas prévias negativas. Os resultados finalizados sairão até amanhã, 19.

Não aconteceram novos óbitos em pacientes com infecção pela KPC.

São seis os óbitos em pacientes colonizados pela KPC, sendo de 11% (6/54) em pacientes colonizados. Nestes últimos, os óbitos ocorreram por outras causas clínicas (cardíacas, neurológicas, hemorrágicas). Dois outros pacientes SEM KPC também morreram nas UTIs desde o início da investigação do surto. A taxa de mortalidade em pacientes com infecção pela KPC manteve-se em 3,7% (2/54).

O esforço conjunto do SCIH, Microbiologia e Infectologia do HUSE, com total apoio operacional e logístico da Direção do HUSE, da FHS e SES tem permitido o monitoramento contínuo dos pacientes expostos a KPC nas UTIs e o controle efetivo de seu estado clínico e epidemiológico com culturas de vigilância, isolamento de contato, orientação dos profissionais, viabilização de novos espaços físicos e contenção efetiva da potencial disseminação dessa bactéria para outras unidades do hospital.

Voltamos a salientar que bactérias multirresistentes não são ameaça para pessoas saudáveis, sejam profissionais de saúde, familiares ou acompanhantes de pacientes portadores.

Dra Iza Maria Fraga Lobo  /  Infectologista CRM 2316                                                                            

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun     

Frase do Dia
“Não tenho vergonha de mudar de ideia, porque não tenho vergonha de pensar.” Blaise Pascal, filósofo, físico e matemático francês, nasceu em 19 de Junho de 1623 e morreu em 1662.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais