SE: Qual governante será melhor?Quem ganhará/perderá nestas eleições?

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

De pronto o blog já alerta: algo precisa mudar e sem a organização da sociedade civil tudo permanecerá imutável e imóvel por aqui e alhures. Antes, porém, de entrar no assunto propriamente dito, por que não começar esta penca de palavras desordenadas, mas que anseiam articular-se e entrar, educada e mansamente, na cognição dos leitores com alguns versos do desconhecido e impopular Hino de Sergipe.

Considerado como um dos mais antigos símbolos oficiais de nossa sergipanidade, a letra saiu da pena do poeta e professor Manoel Joaquim de Oliveira Campos e a música da sensibilidade do Frei José de Santa Cecília, ambos sergipanos.

Numa das estrofes introdutórias, os autores clamam para a importância de nossa unidade territorial e gentílica. Diz os versos:

Alegrai-vos, sergipanos,
Eis que surge a mais bela aurora
Do áureo jucundo dia
Que a Sergipe honra e decora.

Mais à frente, e quase na parte final da canção, os patronos da ode à nossa independência da Bahia nos alerta sobre algo que poderia comprometer nossa soberania.

Se vier danosa intriga
Nossos lares habitar,
Desfeitos aos nossos gostos
Tudo em flor há de murchar.

O poema escrito no século XIX pode ser um contraponto à famosa profecia do Cacique Serigy, que após vê sua tribo ser dizimada pela Coroa Ibérica, lançou uma maldição para que não houvesse progresso nas terras correspondentes ao nosso estado. Lamentavelmente, ao se debruçar sobre dados históricos, aspectos administrativos e políticos, até parece que a praga do aborígene perdura até hoje: Estado em dificuldades financeiras, população exposta à insegurança, sistema de saúde com problemas crônicos, educação com índices questionáveis e uma dívida histórica e social com aqueles que fazem a máquina estatal funcionar, isto é, os servidores que passam pelo suplício de atrasos e parcelamentos de salários.

Sem contar que a falta de capacitação técnica dos trabalhadores e produtores rurais têm provocado o fenômeno da desertificação da Caatinga, a oscilação do clima resulta em perdas de colheita e prejuízos para a agricultura familiar.

Entre a lenda do líder indígena e a ineficácia de nossos líderes contemporâneos há certas verdades inconvenientes. Diferente do líder indígena que lutou bravamente até ser vencido e ver sua terra invadida e seu povo dizimado por aventureiros em busca de riqueza e poder, e por isto não viu outra forma de ver a ruína de seus opressores então jogou a maldição, nossos líderes contemporâneos são bem mais permissivos e impiedosos com a população. Se lá no século XVI o cacique ficou para a história pela bravura, atualmente os interesses pessoais alternam entre ambições, projetos pessoais, mesmo que isso signifique o sofrimento e o suplício dos cidadãos.

Como a campanha eleitoral está de vento em popa e pelo que se percebe os políticos não estão empolgando, o candidato vencedor será aquele que mostrar mais capacidade de sentir, de verdade, o martírio dos sergipanos.

E se alguém quiser saber um palpite sobre quem ganha e quem perde neste pleito seguramente o blog tem um nome: o Povo.

A depender das escolhas feitas em frente às urnas, o povo pode ser o grande vencedor ou perdedor e continuará sendo a vítima mais evidente da negligência dos governantes e lideranças, sem autoridade para decidir e sem sensibilidade para ouvir os cidadãos.

Eleição por mais contraditória que seja não é uma lenda, mas um instrumento de libertação.

PSDB usa foto de Selena Gomez e youtuber em campanha eleitoral em Sergipe  Na propaganda, o partido fez uma montagem em que o mapa do Brasil é composto pelas fotos de várias pessoas que, supostamente, nasceram em Sergipe. Leia matéria.

KKKKK Belivaldo  E parece que Sergipe não tem problemas e tudo está em perfeita ordem. É que o governador Belivaldo Chagas só vive nas redes sociais. Ontem, 28, logo após uma postagem, à tarde, do artigo de ontem deste blog com o link ele escreveu num grupo de WhatsApp: “kkkk” com o símbolo da mão e o dedo apontando para cima, ou seja, para o link do artigo. Rapaz, se não bastasse a campanha agora não sai das redes sociais… enquanto isso Sergipe desce…

Perguntar não ofende Jackson é do MDB. Temer é do MDB. Sendo os dois irmãos siameses, como separar um do outro?

 

Tobias Barreto: promotor eleitoral pede que Prefeitura se abstenha no período eleitoral de realizar cadastramento para futura entrega de casas E o promotor eleitoral, Paulo José Francisco Alves Filho, recomendou na semana passada ao prefeito de Tobias Barreto, Diógenes Almeida, que se abstenha no período eleitoral de realizar cadastramentos para futuras entregas de casa.

Ressalvas Na recomendação, o promotor eleitoral faz a ressalva se o referido projeto habitacional já estiver aprovado e com a devida autorização da Caixa Econômica Federal. O promotor recomendou também que se abstenha de realizar diretamente, ou através dos secretários, reuniões com servidores públicos (concursados, comissionados e contratados) sobre qualquer questão do pleito eleitoral, principalmente ao pedido implícito ou explicito de voto. Obs: a esposa do prefeito é candidata a deputada estadual.

Campanha na TV é último suspiro de candidatos Percebendo que o eleitor está ressabiado e desconfiado com estas eleições, as coordenações de campanha miram e apostam todas as fichas na propagando no rádio e na TV que começará na próxima sexta-feira, 31. Dizem especialistas que mais do que o programa diário, são as pequenas inserções que mais chama a atenção e interfere na hora de decidir pelo voto.

Caminho das pedras Os marqueteiros já estão a postos e preparam o arsenal de críticas contra os adversários e já criaram o caminho às pedras ao que se acredita ser o caminho das pedras para a vitória. Seja como novela ou programa de humor, veremos personagens dantescos se achando Hércules na busca de resolver os seus 12 trabalhos.

Seu Lunga O vocabulário então será de fazer ri até seu Lunga (in memoriam), o famoso cearense sem nenhum senso de humor. O certo é que como muitas pessoas deixam para decidir nas últimas semanas e até agora há um número estratosférico de indefinidos, os candidatos irão ao “Vale Tudo” para chegar ao segundo turno, principalmente corre para chegar à casa dos dois dígitos.

O costume do cachimbo deixa a boca torta Se a mania agora é ameaçar os sergipanos de que há possibilidade de se ter um governador teleguiado parece que nosso querido ex-mandatário Jackson Barreto ainda não exorcizou o cargo e ainda teima em se tratar na terceira pessoa como se ainda tivesse a caneta na mão e ainda morasse no Palácio de Veraneio, onde gostava mais de despachar.

“O governador Jackson Barreto” Nas reiteradas entrevistas ele se trata como “o governador Jackson Barreto isso… O governador Jackson Barreto aquilo…” e até parece que ele continua mandando em Sergipe. Basta acompanhar um falatório que os menos desavisados ainda podem se enganar e achar que não houve desincompatibilização. É aquela coisa, o costume do cachimbo deixa a boca torta.

Cenário Econômico é preocupante em Sergipe Contra o discurso batido, a realidade mostrada por estudos comprovam que lamentavelmente Sergipe apresenta desinvestimento no setor público e recessão na iniciativa privada. É que mais um Boletim Sergipe Econômico, elaborado por estudiosos e órgãos de notório saber como Núcleo de Informações Econômicas (NIE) da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, apresentou relatório indicando que em junho houve saldo negativo de empregos formais em Sergipe. Ou se repensa o papel estratégico do Governo no impulsionamento da economia estadual ou veremos nosso pequeno Sergipe caindo ladeira abaixo em vários índices apurados.

De novo: municípios ficam sem água por problemas em adutora da Deso Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora Aparecida, São Miguel do Aleixo, Frei Paulo, Pinhão, Pedra Mole e Carira foram prejudicadas no abastecimento de água durante o fim de semana por conta de um problema na tubulação de uma adutora da Deso em Porto da Folha. Além dos problemas habituais, estes rompimentos deixam milhares de pessoas sem água nas torneiras e pagando uma conta de um produto que não consomem em sua plenitude. Enquanto isso as caravanas oficiais percorriam várias destas cidades e sequer sabiam deste problema ou se sabiam negligenciaram. A quem interessa a fragilização da Deso?

PT é acusado de contratar influenciadores para propaganda irregular A internet tem custos e o ônus e bônus é a “eterna vigilância” para não se deixar enganar. Matérias divulgadas pelo site do jornal O Globo e da revista Exame denunciam uma prática considerada ilegal de propaganda e promoção pagas na internet que beneficiam lideranças ligadas ao Partido dos Trabalhadores (PT). A denúncia foi feita pela influenciadora digital Paula Holanda e tem chamado a atenção da imprensa do sul do país. Para acompanhar as duas reportagens clique aqui e aqui.  É sempre bom ficar atento, não por censura mas por responsabilidade, no que dizem nas redes sobre a conjuntura daqui de Sergipe Del Rey. Nos grupos de WhatsApp e nas redes sociais têm um monte de gente que se comportam quase como hackers fazendo propaganda em horário de trabalho e de expediente para determinados candidatos. “Pode isso, Arnaldo?”

Sessão especial Na manhã de ontem, 27, no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), ocorreu uma Sessão Especial alusiva ao Dia Nacional dos Bancários. O requerimento foi de autoria do vereador Américo de Deus (Rede), através do Requerimento nº 01/2018.

Sala das sessões O vereador Iran Barbosa solicitou ao vereador Américo de Deus, autor do requerimento, o nome da Sessão Especial Dia do Bancário (Vereador Abrahão Crispim). “A Câmara aprovou em 2017, o Projeto de Resolução 19/2017, de autoria do presidente da Casa Legislativa, Nitinho (PSD), através do qual intitula Plenário Vereador Abrahão Crispim, a Sala das Sessões”, lembrou o vereador Iran.

Homenagem Crea-SE Na próxima sexta-feira, 31 de agosto, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) será homenageado na Câmara Municipal de Aracaju com sessão especial proposta pelo vereador Vinícius Porto (DEM) que vai ocorrer às 9horas. A iniciativa é um reconhecimento ao papel e ao trabalho desenvolvido pelo Conselho nesses 42 anos de atuação no Estado.

Foco “O Crea-SE tem como foco desenvolver o mercado, aumentar o potencial de crescimento da economia e aproximar os profissionais da área tecnológica da sociedade sergipana. Os serviços de profissionais e empresas são fontes de geração de renda e tributos e, consequentemente, de crescimento para o País”. É o quer afirma o presidente do Crea-SE, Arício Resende Silva.

Combate Arício Resende registrou ainda que no papel de órgão fiscalizador, o Conselho tem o dever de combater o exercício ilegal das profissões e exigir que as obras e serviços que necessitam de conhecimentos específicos, capacidade técnica e formação adequada sejam exercidos por profissionais legalmente habilitados.

Desfile cívico A Prefeitura de Aracaju realiza o tradicional Desfile Cívico Estudantil, que neste ano, trará o tema “Aracaju: minha cidade faz a história”. O evento acontecerá no dia 2 de setembro, na rua Bahia, no bairro Siqueira Campos, com início às 8h. Em comemoração aos 196 anos da Independência do Brasil, 20 escolas da rede municipal e duas escolas da rede privada farão parte da celebração em alusão ao 7 de Setembro.

Posição do blog: Episódio George Magalhães e a suposta agressão Certamente que o Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV) da Secretaria de Segurança Pública (SSP) deverá concluir o inquérito e esclarecer devidamente o episódio envolvendo o comunicador George Magalhães e a suposta agressão a uma mulher. Alguns questionamentos feitos por outros comunicadores merecem atenção: houve de fato o sumiço do boletim de ocorrência feito pela senhora? Teve apadrinhamento para tentar colocar panos quentes? Tá havendo complacência e corporativismo por parte de setores da imprensa? Seja qual for o resultado deste fatídico caso espera-se seriedade nas investigações, publicidade e responsabilidade nas notícias, garantindo amplo direito de defesa e contraditório, e menos politização do caso. Que se averígue e se investigue com a importância que o caso requer, sem inversão de fatos nem espetacularização.

George Magalhães comparece ao SINDIJOR e declara inocência de acusação de estupro e violência contra mulher O apresentador do programa jornalístico Jornal da Fan (Fan FM), George Magalhães, compareceu no inicio da tarde desta segunda-feira ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe (SINDIJOR-SE), para esclarecer uma denúncia feita à polícia por uma funcionária do prédio onde ele mora.

 Conversa Segundo Boletim de Ocorrência, a mulher acusa o profissional da comunicação de ter a violentado e estuprado no próprio apartamento do comunicador. Em conversa com o presidente do SINDIJOR, Paulo Sousa, o radialista garantiu que não cometeu nenhum crime e que provará na Justiça sua inocência. Ele disse que jamais faria algo que sempre combateu: a violência contra mulher.

 Exemplo Independentemente de envolver um profissional da comunicação, que deve dar o bom exemplo à sociedade, o SINDIJOR defende rigorosa apuração dos fatos e espera o devido esclarecimento da denúncia por parte da  polícia. 

Apuração da denúncia “Defendemos a apuração da denúncia, que é grave, mas antes de tudo é preciso esperar a conclusão da apuração policial para evitar qualquer injustiça contra o profissional da comunicação e a própria vítima do possível crime. À polícia cabe a apuração da denúncia, ao Ministério Público o oferecimento da denúncia, ao Judiciário a condenação, e à imprensa a divulgação dos fatos com base no Código de Ética do Jornalismo”, observa Paulo Sousa, presidente do SINDIJOR, acrescentando que a imprensa deve ter cautela e que a investigação policial tem que ser feita com independência e sem interferência política.

Investigação com independência “É importante que tenhamos cautela, tanto os jornalistas como os veículos de imprensa. Também é imprescindível que a investigação seja feita com independência e sem nenhum tipo de interferência política. E a denúncia sendo comprovada a lei tem que ser cumprida, independentemente de quem seja o acusado. Tem que ser aplicada, até por que ninguém está acima dela, ainda mais quando o crime é praticado contra uma mulher”, conclui. O radialista esteve na entidade de classe que representa os Jornalistas e o Jornalismo em Sergipe acompanhado do produtor Antero Alves.

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

O projeto de lei nº 98/2018, que procura resolver o problema de pessoal, caso a Fundação venha a ser extinta, conforme o acordo judicial, é um jogo de cena eleitoral Por Antônio Samarone: 1. Não extingue a Fundação; 2. É uma solução paliativa para os servidores concursados (e os demais?), transformando o quadro de pessoal especial da Fundação em “quadro de pessoal especial de natureza provisória e em extinção.” Esses servidores depois serão cedidos a SES, sem ônus para o órgão de origem. Me chamou a atenção: em caso de infração disciplinar, o servidor será devolvido para o órgão de origem (para ficar fazendo o quê?). A justificativa é que o “acordo judicial” prevê apenas a extinção do contrato estatal de serviços entre a SES e a Fundação, e não fala nada sobre a extinção da Fundação. Ficará um cadáver insepulto. A SES, num prazo de 180 dias, promoverá um estudo para avaliar as necessidades de recursos humanos, para ser preenchido por concurso público. A SES criará, por lei própria, um novo quadro de pessoal A lei tira da Fundação a execução dos serviços, contratação de insumos, materiais, serviços de terceiros, locação, investimentos… passarão para a SES. Na verdade, os 97 contratos já passaram para a SES. Foi o que eu entendi…”

Emurb no Bairro Luzia Pelo zap: “Dos seus dez ou 12 leitores, pelo menos uma boa parte está na Emurb. Vieram à Luzia no outro dia. Entretanto a Rua Manoel Gomes da Rocha, desde a Heráclito Muniz Barreto, incluindo esta, permanece completamente esburacada por ter sido ingnorada pelos profissionais que vieram. O outro grande gargalo são os veículos estacionados em fila dupla na Ministro Nelson Hungria indo até a Manoel Gomes da Rocha que dá acesso à Hermes Fontes quando saímos da Luzia.”

 

PELO E-MAIL E FACEBOOK

COMENTÁRIO Antônio Moraes

Excelente nota postada, hoje, 27/8, no blog do jornalista Cláudio Nunes, site Infonet. A informação jornalística foi apresentada de forma clara e objetiva. Destacou-se o trabalho da instituição, sem menção isolada de nomes de policiais civis. Deixou claro, para quem leu, que o bom resultado foi fruto de um trabalho de equipe, onde TODOS são igualmente responsáveis.

Leiam a Nota:

Policiais civis da Delegacia Regional de Itabaiana prendem cinco pessoas As prisões aconteceram na cidade serrana. Três se deram pelo cumprimento de mandados de prisão. Maria Cristina dos Santos foi presa pelo crime de furto. José Antônio da Silva Gomes, acusado dos crimes de furto e estupro, também foi localizado e preso. Por fim, Alisson Silva Lima foi preso pelo crime de roubo.

Na manhã da sexta-feira, foram presos, dessa vez por flagrante delito: Vinícius Peres Santos (19 anos) foi autuado por tráfico de drogas e Maria Yasmin Santos de Jesus (20 anos), autuada por tráfico de drogas e posse de arma de fogo. Na residência de Vinícius Peres Santos, foi encontrada uma grande quantidade de droga (maconha, crack e cocaína), uma balança de precisão e um simulacro de arma de fogo do tipo pistola. Na residência de Maria Yasmin, no bairro Campo Grande, foram encontradas drogas (maconha e cocaína), um revólver calibre .32, com nove munições de mesmo calibre.

Combate Essas cinco prisões no município reforçam o comprometimento da Delegacia Regional no combate à violência e enaltecem sua participação na Operação CRONOS, ocorrida nacionalmente. A Polícia Civil agradece ainda a colaboração da comunidade e destaca a importância do disque-denúncia (181) para continuidade de ações de combate à violência no Município.

PARABÉNS ASCOM SSP!

Aracaju, 27 de agosto de 2018.
ANTONIO MORAES

PELO TWITTER

www.twitter.com/UmFilosofoCitou Melhor sensação é perceber que você amadureceu, que muita coisa que te afetava antes hoje já nem te incomoda mais.

www.twitter.com/MirandaSa_ É PRECISO ACABAR COM ISTO! Um terço das cidades do País – ou 1.872 municípios – não tem receita nem para pagar o salário do prefeito e depende de repasses do Estado e da União.

www.twitter.com/FalaSergipe Segunda feira, começa mais uma semana de trabalho, não para todos, alguns estão atrás de votos jurando amor eterno ao eleitor e garantindo que é ficha limpa desde que saiu da maternidade. E haja mentira.

www.twitter.com/gestor_robson Caminhe para frente, desistir não é uma opção !

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
“Quando me desespero, lembro-me de que em toda a História a verdade e o amor sempre venceram. Houve tiranos e assassinos e, por um tempo, pareciam invencíveis, mas no final, sempre caíram. Pense nisso! Sempre.” Mahatma Gandhi.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais