Segurança: conversa de “pé de orelha”

Algumas conclusões, por mais óbvias que sejam, precisam ser explicitadas, a exemplo de que a segurança pública em Sergipe está um caos.

 

Feita essa afirmativa, óbvia, este espaço gostaria de saber o porquê a insistência em manter uma equipe nesta pasta que não consegue reduzir, a índices aceitáveis, as taxas de criminalidade. Não está neste momento levando em conta a total falta de entrosamento administrativo entre o titular da pasta e seus auxiliares mais importantes: o comandante geral da Polícia Militar e o Superintendente da Polícia Civil.

 

Este blog volta então ao fato do momento, a fuga do Soldado Giuseppe do chamado “Presídio Militar”. Ora, precisa-se refletir sobre a real periculosidade deste policial militar. Em sendo esse “bicho papão” pintado pela polícia pernambucana, como a polícia civil sergipana nunca soube sobre os crimes praticados por ele, e olha que segundo um radialista deputado, desde sua adolescência (cerca de 30 anos passados) ele já ouvira histórias dos crimes praticados por Giuseppe em Itabaiana.

 

Poderia-se especular que era protegido por oficiais de alta patente da PM, todavia sabe-se que a Policia Militar não interfere nas ações da Civil. Então o que resta? Mais uma conclusão obvia é a de que a civil só prende os homicidas quando em flagrante delito, o que aí não poderia fazer parte das “famosas” afirmativas de que a polícia sergipana seria uma das mais eficientes em desvendar homicídios no país. Outra conclusão não menos óbvia, é de que existem duas medidas adotadas pela SSP, senão é só lembrar que: não precisa-se de números para elencar as diversas fugas de delegacias ocorridas desde 2007 pra cá, ou seja, na atual gestão da pasta.

 

Nunca se ouviu o Superintendente, ou o próprio Secretário dizer que iriam exonerar delegados ou policiais civis de seus cargos, sempre com a “desculpa” de que as delegacias não estão preparadas para abrigar presos, e nem possuem efetivos para guardá-las. O “presídio” militar não é muito diferente das delegacias, exceto pelo seu tamanho.

 

Por mais obvia que seja a sugestão que este jornalista dará em seguida, espera, sinceramente, que seja acolhida pela autoridade maior em Sergipe: Governador chame a sua equipe da segurança pública para uma conversa de “pé de orelha”, pois a sociedade não suporta mais os níveis de insegurança a que chegou o Estado de Sergipe.

 

Desvio de função dos novos funcionários da SEED

Quando o governo fez concurso para vigilante, merendeira e serviços básicos este espaço foi contra. O motivo principal: pessoas, até com nível superior, tira as vagas de quem precisa, porque têm padrinhos para não trabalharem na área. Este espaço já cobrou que o Ministério Público Estadual tome as devidas providencias para verificar se todos estão trabalhando nos cargos do concurso. É o mínimo que o MP pode fazer, já que determinou que o governo realizasse o concurso. No discurso feito na posse dos concursados o governador deixou claro que não aceitaria interferência política. Será que ele está sabendo que os desvios de função já estão acontecendo?

 

Exemplos nas escolas de Propriá

Este blog vem recebendo e-mails com denuncias de desviados de função. Hoje começa por Propriá: No colégio Cesário Siqueira tem um funcionário que ocupa o cargo de “executor de serviços básicos” que não cumpre as 6 horas de trabalho chega tarde enquanto outros têm que cumprir as horas trabalhadas só porque tem outro trabalho particular como se isso é desculpa. Outro exemplo gritante é o caso da escola “Graccho Cardoso” tem uma funcionária de inicias: “C.D.A” que passou no cargo de Merendeira escolar e ocupa desde primeiro dia a função de “Oficial administrativo” além de ocupar a função indevida tem horário privilegiado em relação aos outros, chega sempre depois horário só porque tem outro trabalho como se isso é uma justificativa. Onde ficam as palavras que o governador citou na posse dos novos funcionários?”

 

 

Carro da Delegacia de Turismo

Ontem, 12,deu para notar que esse novo sistema da policia nas ruas, está sobrando carro, porque às 10h37. o gol da CPTUR de  número PM 135 estava na frente da UNIT pegando um estudante e para avisar que estava chegando eles ligam a sirene. Vamos chamar à atenção Comandante. Só para lembrar: não envie ofício para este jornalista solicitando que vá depor nos inquéritos abertos. Se a SSP, através da PM, não tem competência para fiscalizar o uso dos veículos é melhor fechar as portas, literalmente.

 

A eleição do substituto de Edmar

Logo a Câmara procura

o Pequeno Polegar,

um substituto à altura.

– Dos cargos ou do Edmar?

Trovador Ladislau

 

Diário Oficial do Estado

Não é que o Diário Oficial do Estado de Sergipe está com a publicação em dias? Ontem, 12, foi distribuído o do dia 12 de fevereiro, com o número 25.697. Como na próxima segunda-feira, 16, retornam os trabalhos na Assembléia, certamente a oposição, que sempre criticou o atraso, vai reconhecer este avanço. Ou não?

 

Chico e Antônio Rogério no maior festival de jazz do mundo

De 25 de abril a 01 de maio, Chiko Queiroga e Antônio Rogério estarão viajando para os EUA, para representar Sergipe nos 40 anos do maior festival de jazz do mundo, o New Orleans Jazz e Heritage Festival. Na mesma programação aonde os dois irão se apresentar, tem grandes nomes da música mundial como James Taylor e Areta Franklin, que cantou recentemente na posse de Obama.

 

Valorização da música sergipana e falta de incentivo

A dupla Chiko Queiroga e Antônio Rogério é um exemplo de luta incansável pela valorização da música sergipana apesar da falta de incentivo, selo e sobretudo, da própria sergipanidade. É chegado o momento de não só o poder público fazer a sua parte, como também a iniciativa privada.

 

Jornalista da FSP elogia Aracaju

Não é preciso ser nenhum especialista para constatar o potencial turístico da cidade de Aracaju. Mas, bastou um breve passeio para que o jornalista Márcio Diniz, da Folha Online, voltasse a São Paulo impressionado com as belezas da capital sergipana. Ele destaca os mercados Thales Ferraz e Albano Franco e a Passarela do Caranguejo como paradas obrigatórias para quem tem bom gosto. Aracaju está de parabéns!

 

Seminário da Escola de Contas: inscrições até hoje, 13

Os Prefeitos, Presidentes de Câmaras de Vereadores, Procuradores e Secretários de Finanças e de Educação dos municípios sergipanos têm até está sexta-feira, 13/02, para inscreverem-se no Seminário Controle dos Gastos na Administração Pública, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) através de sua Escola de Contas (ECOJAN). O Seminário acontecerá dia 18 deste mês no próprio auditório do TCE. As palestras serão: Gestão Pública Municipal: O Município na Organização Nacional; Lei de Responsabilidade Fiscal – Principais Obrigações dos Gestores Públicos Municipais; Aspectos Penais dos Gestores Públicos; e, Conhecendo o FUNDEB – Fundo Nacional de Educação Básica. Os participantes receberão, além do certificado, cartilhas do FUNDEB e da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O evento conta com o apoio do Banese que patrocinará o Coffee Break.

 

TSE julga 8 governadores e abre debate sobre “3º turno”

Deu na FSP de hoje, 13: “A partir da terça-feira da próxima semana, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pode dar início a uma mudança inédita que, se levada a cabo, causará transformações no quadro político nacional: afastar, em um mesmo ano, 8 dos 27 governadores brasileiros. A transformação atingiria 30% das unidades da Federação. A decisão divide especialistas. Há os que defendem a chamada “lei da compra de votos” -legislação eleitoral que a partir de 1999 passou a punir com mais rigor o delito- como uma consolidação do aumento do combate à corrupção. E há aqueles que apontam nela a chance para tentativas abusivas de realizar um “terceiro turno”, desprezando os resultados das urnas. Na próxima semana, o TSE pode afastar dois governadores, Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) e Jackson Lago (PDT-MA). O tucano, acusado de compra de votos, já foi cassado pelo mesmo tribunal, que agora julga embargos. Além de compra de votos, o pedetista é acusado de abuso de poder econômico. Ambos negam as acusações”.

 

Déda ganhou um trunfo

Ainda na FSP: “Acusado de abuso de poder econômico e político, o governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), ganhou um trunfo no fim de janeiro. O PTB solicitou que o TSE encerre o processo. A ação foi movida pelo Partido dos Aposentados da Nação, incorporado ao PTB em 2007. Presidente do PTB de Sergipe, Gilton Garcia disse que “não se pode derrubar um governador no tapetão”. “Não fazemos parte da base aqui em Sergipe, mas o nosso gesto nos aproxima do governador. Agora, o que vem pela frente eu não sei.”

 

Comenda do Mérito Aperipê ao embaixador dos EUA

Promoção do Nordeste e valorização do protagonismo dos governos subnacionais. Esses foram alguns dos motivos para que o Estado de Sergipe homenageasse o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Clifford Sobel, com a Comenda Ordem do Mérito Aperipê. A comenda foi entregue pelo governador Marcelo Déda no início da noite desta quinta-feira, 12, no foyer do Teatro Tobias Barreto. “Em 20 de julho de 2006, quando foi nomeado por Condoleezza Rice para a assumir o cargo de embaixador dos EUA em nosso país, não se limitou a trabalhar no eixo Brasília, Rio e São Paulo. Mais do que isso, não se restringiu a contatos tradicionais com as autoridades diplomáticas e com os grandes empresários. Clifford compreendeu como poucos que, numa República Federativa, as relações com os governos subnacionais são elementos indispensáveis para o exercício de uma diplomacia moderna”, afirmou o governador. (ASN).

 

Fórum do Orçamento Participativo, dia 14

A Secretaria de Participação Popular estará realizando o Fórum de  Delegados e Conselheiros do Orçamento Participativo de Aracaju,  dirigentes das associações de moradores de bairros e membros dos  diversos conselhos municipais sobre os temas:Planejamento  Participativo e Desenvolvimento Urbano. O Fórum será realizado no Auditório do Tribunal de Justiça, neste sábado, dia 14 de fevereiro, das 09hs às 14hs. Os debatedores serão: o Secretário de Participação Popular Rômulo  Rodrigues e o Presidente da EMURB Engº Paulo Roberto.

 

Esclarecimentos da Superintendência de Compras Centralizadas

Do superintendente Geral de Compras Centralizadas, Márcio Zylberman, sobre a licitação para câmeras da SSP: “Sobre o comentário de um leitor veiculado neste blog na data de hoje, 12, sob o título “’Do Leitor’ – Ainda sobre a licitação das câmeras da SSP”, temos a esclarecer: – A Flashnet ganhou o processo passado – Pregão Eletrônico 571/2008 – por ter apresentado o menor preço. O valor de referência nesse pregão eletrônico foi de R$ 1.161.916,45. Já o valor arrematado foi de R$ 1.010.000,00; – Quanto às especificações técnicas, cumpre-se informar que elas são ditadas pelo órgão demandante, no caso a SSP, que teceu explicações nesse mesmo blog (ver Explicações da SSP sobre licitação para câmeras I e II). –  Com relação à modalidade escolhida, Pregão Eletrônico, resta dizer que é a modalidade mais participativa, mais democrática e que gera uma boa contratação, com o melhor preço para o Estado. Vale destacar que no ano de 2008, os pregões eletrônicos resultaram em uma economia de mais de R$ 95 milhões para o Estado, motivo pelo qual, a Superintendência de Compras Centralizadas da Sead prioriza essa modalidade de licitação. Especificamente esses pregões em questão trazem anexado o parecer favorável da Procuradoria Geral do estado (PGE), sem qualquer ressalva”.

 

Nada de anormal ou estranho

Continua o superintendente: “Diante do exposto, nota-se que nada de anormal ou “estranho”, como sugere a matéria, ocorreu com relação ao Pregão Eletrônico nº 048/2008, que ainda segue o seu curso. Assim como com relação ao de nº 571/2008. Em ambos foram asseguradas as devidas isonomia entre os participantes e transparência da Gestão Contratual. Tais insinuações, portanto, não prosperam, pois os processos licitatórios são conduzidos com total lisura, pautados pelos princípios da legalidade, isonomia e publicidade”. Márcio Zylberman, Superintendente Geral de Compras Centralizadas.

 

582.828 eleitores correm risco de perder título de eleitor

Exatos 582.828 eleitores que não votaram nem justificaram a ausência nas três últimas eleições correm o risco de ter o título de eleitor cancelado, a partir do dia 30 de abril, caso não procurem no período de 16 de fevereiro a 16 de abril  o cartório eleitoral de sua cidade para regularizar sua situação. O número tem como base a lista de eleitores identificados como faltosos nas últimas eleições, com respectivo número de inscrição, encaminhada pela Corte ao cartórios eleitorais na segunda-feira. O total de eleitores faltosos representa 0,44% dos 130.604.430 eleitores do País. São Paulo é o estado com o maior número de eleitores em situação irregular com a Justiça Eleitoral, 154.513. Em seguida, vem o Rio de Janeiro, com 60.283 eleitores, Minas Gerais, com 53.275, e Bahia, com 37.302 eleitores com o título passível de cancelamento. Roraima é o estado com o menor número de eleitores faltosos, 1.667. O site do TSE dispõe de um serviço, em link específico, em que os eleitores em situação irregular podem consultar por meio do número do título ou do nome a situação de seu título de eleitor. (TSE).

 

Mais quatro vôos diários em Sergipe

Durante o 15° Workshop da CVC em São Paulo o Secretário de Turismo João Augusto Gama e o presidente da Emsetur José Roberto de Lima receberam excelentes notícias para o desenvolvimento do setor turístico de Sergipe. A companhia aérea Trip anunciou que estará implantando mais quatro vôos diários para Aracaju a partir do dia 16 de março próximo. A companhia realizou um estudo de mercado e chegou a conclusão que haveria uma demanda reprimida entre os trechos e os horários que eles irão implantar seus vôos. Um vôo sairá de Aracaju às 8:30h com destino a Recife, fazendo o sentido inverso (Recife/Aracaju) às 19:30h. Um outro, sairá de Salvador para Aracaju às 7h, realizando o sentido inverso (Aracaju/Salvador) às 20:30h.

 

Vôos charters

A outra boa notícia, é que a CVC estará realizando dois vôos charters de Fortaleza para Aracaju na Semana Santa e pretende realizar esta mesma operação em todos os feriados prolongados. Serão 320 turistas cearenses em cada feriadão. Válber Ribeiro que é gerente da CVC em Aracaju, revelou que teve demanda para encher um terceiro vôo charter na Semana Santa proveniente de Fortaleza, mas não foi possível, devido a completa falta de vagas na hotelaria de Aracaju.

 

Gilberto Gil receberá homenagem durante Projeto Verão

Após sua apresentação no palco principal do Projeto Verão 2009, hoje, 13, o cantor e compositor Gilberto Gil receberá do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, a  medalha de Mérito Cultural Ignácio Joaquim Barbosa, em reconhecimento ao seu relevante papel na história da música e da cultura nacional. A medalha de honra foi criada em 1972, em virtude do aniversário da cidade, e desde então  é entregue em símbolo de homenagem e agradecimento àqueles que contribuem, de alguma forma, com a cultura de Sergipe. Em 2004, o cantor Milton Nascimento também recebeu a  homenagem, durante as comemorações aos 149 anos de Aracaju. Ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil, teve importante papel no cenário musical brasileiro, desde os primeiros anos de sua carreira, quando liderou o movimento tropicalista ao lado de Caetano Veloso. Suas músicas, sempre buscando o protesto e a  conscientização política da sociedade, foram vistas como subversivas, culminando com o seu exílio em 1969.

 

Piso salarial dos jornalistas do Paraná é o maior do país 

Levantamento realizado pelo Departamento de Mobilização, Negociação Salarial e Direito Autoral da Fenaj revela que, mesmo com negociações relativas às campanhas salariais do ano passado ainda em andamento, com a conclusão de sua campanha salarial no final de 2008, os jornalistas do Paraná voltaram a liderar o ranking do melhor piso da categoria no Brasil. O estudo revela que, além da reposição da inflação, nas negociações da categoria na maioria dos Estados houve ganhos reais em torno de 1,5%.Com a condução da campanha salarial desenvolvida unificadamente pelos Sindicatos dos Jornalistas do Paraná e de Londrina, o piso para a jornada de cinco horas é único em todo o Estado, no valor R$ 1.961,81. O segundo Estado com o melhor piso para jornalistas é Alagoas (R$ 1.945,47) e o terceiro é São Paulo (Jornais e Revistas da Capital – R$ 1.738,25). O piso de Sergipe é o menor do país, atualmente, R$ 880.

 

Projeto “Trocando Leituras” estimula o intercâmbio de livros

As Bibliotecas Públicas Epifânio Dória e Infantil Aglaé Fontes estão desenvolvendo uma nova ação de incentivo a leitura e acesso ao conhecimento. A iniciativa se traduz através do Projeto “Trocando Leituras”, que tem o objetivo de possibilitar troca de livros usados e novos, revistas e gibis entre toda a população.Com um acervo de 180 exemplares, a ação teve inicio no Programa de interiorização das ações do Governo do Estado, “Sergipe de Todos”, ocorrido no dia 6 de fevereiro na cidade de Pirambu. Na oportunidade, o projeto realizou 45 trocas entre livros e revistas, o que para a diretora da Biblioteca Infantil Aglaé Fontes, Claudia Stocker, significou um bom começo.Os interessados para troca de livros podem se dirigir à Biblioteca Pública Infantil Aglaé Fontes, localizada à rua Drº Leonardo Leite s/n, bairro 13 de Julho, anexo a Biblioteca Pública Epifânio Dória, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 h.Cada pessoa pode trocar até três exemplares de qualquer área do conhecimento, desde que estejam em bom estado de conservação. Maiores informações podem ser obtidas através do telefone (79) 3179-1965.

 

DO LEITOR

 

Fugas e a certeza da impunidade I

E-mail do leitor Edilson: “A certeza da impunidade produziu mais uma “fuga espetacular” de um dos presídios de Sergipe. Desta vez um pistoleiro,  homicida e soldado da PM/SE(?) de prenome Giusepe, fugiu do presídio militar antes de ser transferido para o Estado de Pernambuco, onde é acusado de cometer mais de 40 delitos, muitos dos quais, homicídios. Pois bem, este elemento de altíssima periculosidade recebeu do secretário de segurança pública e do comandante da PM o mesmo tratamento que deveria ser dado à uma velhinha nonagenária acusada de uma contravenção. Simplesmente o enviaram ao presídio militar, para passar a noite, antes de ser transferido para Pernambuco, sem qualquer esquema adicional de segurança, sem qualquer cuidado extra, sem nada”.

 

Fugas e a certeza da impunidade II

Continua Edilson:O mais interessante é que ambos, o secretário de segurança e o comandante da PM, na manhã de terça-feira, se diziam surpresos com a fuga de Giusepe e que adotariam todas as medidas para apurar as responsabilidades e punir os eventuais culpados. Tais afirmações soam hilárias, quando se sabe que os principais responsáveis pela fuga do pistoleiro são exatamente essas duas autoridades que, com suas decisões, tornaram possível a fuga. Ou não? Ora, há poucos dias atrás  o agiota Floro Calheiros fugiu do Hospital São  Lucas justamente porque não havia um esquema de segurança digno de assim ser denominado.  Em sua primeira fuga também não foi diferente, ninguém foi responsabilizado, ninguém foi punido, tudo foi esquecido. O secretário de segurança de então, tratou de responsabilizar seus subordinados, exatamente o que faz o atual. Bem, o mínimo que se pode esperar do atual secretário de segurança e do comandante da PM é que entreguem seus cargos ou, se não o fizerem, que o governador os exonere, para não macular sua própria imagem. Todos que podiam de alguma forma evitar esta fuga e não o fizeram, são responsáveis por ela, desde o secretário de segurança, passando pelo comandante da PM  até o guarda do presídio que não se dignou a vigiar um preso tão perigoso. Basta de fuga anunciada, basta de desculpas esfarrapadas, basta de impunidade!”.

 

Buracorodovia Graccho/Itabi                                                                                                        

Rodovia Graccho/Itabi.

E-mail recebido: “No início do ano comemorei muito o estado da rodovia Estadual Dores x Canindé, perfeita, inclusive agradecendo tanto ao Excelentíssimo governador Marcelo Déda, como o diretor do DER, melhor impossível. Agora exatos 12 meses venho novamente criticar o estado de conservação da rodovia estadual Graccho Cardoso X Itabi, a qual se encontra em total abandono. Diretor do DER, Excelentíssimo governador, dê uma passadinha na rodovia, para verificar o estado deplorável em que a mesma se encontra. Visando demonstrar com mais realidade, segue algumas fotos do que ainda chamam de rodovia. Na rodovia Feira Nova X Graccho Cardoso, existe buraco no asfalto, já na rodovia Graccho X Itabi há asfalto no buraco, ou seja tem tanto buraco que melhor seria dizer que há uma buracorodovia com um pouco de asfalto. O que mais me decepciona é que uma cidade de 3 a 4 mil habitantes, somente um morador itinerário é que passa por essa buracorodovia. Espero que você me permita enviar e-mail toda semana, até que as autoridades competentes tomem uma providência. Portanto, enquanto o excelentíssimo gov. Marcelo Déda e o Diretor do DER não tomarem as medidas cabíveis para restaurar a rodovia ou buracorodovia estarei alertando a situação de abandono da mesma”.

 

Concurso da PM

De um leitor: “É Interessante a falta de compromisso desse governo Déda, a segurança pública está um verdadeiro caos, o interior do estado está entregue as baratas, com os bandidos a vontade tirando o sossego das pessoas. É uma insegurança total que estamos vivendo sem contar com o baixo efetivo da PM, senhor governador está na hora de pensar no povo sergipano e realizar um concurso publico na Policia Militar o mais rápido possível, chega de enrolação. Porque do jeito que as coisas estão não sei aonde iremos parar.”

 

Sukita esquece de convocar professores

De um concursado: “O prefeito de Capela Sukita, convocou praticamente todos os concursados do último concurso realizado naquela cidade; apenas os professores foram os únicos esquecidos de serem convocados. Justamente a educação que faz a diferença. Claro que sim! Faz com que um povo adquira uma melhor consciência, detenha mais informação e, conseqüentemente, mais sabedoria. E um povo sábio dificilmente poderá ser passado para trás. Vem daí a auto-estima de que tanto necessitamos. O fato é que ninguém sabe ao certo quando teremos um Governo disposto a investir pesado na educação. Os problemas começam na falta de educação para todos. Esse é um desafio que teremos de enfrentar sem muitas delongas. Países como a China e a Índia são nossos competidores diretos. Ocorre que ambos entenderam que só investindo na educação poderão criar quadros de excelência e competir de igual para igual com os países mais desenvolvidos do mundo. É preciso entender o recado e ar regaçar as mangas. O futuro depende apenas de nós. A cidade de Capela vai na contramão de um ensino de qualidade, ao não convocar os professores concursados, esquece que eles passaram por uma seleção rigorosa, em que só os melhores chegam ao êxito, e acima de tudo desobedece a lei ao substituir os concursados por contratados. Gostaria que o Ministério Público tomasse alguma atitude para corrigir esse grave erro, e ao Prefeito de Capela que tome consciência de que os seus munícipes merecem uma educação de qualidade”.

 

Frase do Dia

“Nossa segurança está em risco quando a parede de nosso vizinho está em chamas”. Horácio.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais