Segure os bolsos

O governo federal está de olho grande em seu escasso dinheirinho. Hoje, a presidente Dilma Rousseff (PT) se reúne com governadores do Nordeste para tentar convencê-los a apoiar a criação de uma nova CPMF, aquele famigerado imposto do cheque que, durante anos, sugou xibilhões dos brasileiros. A idéia é voltar meter a mão grande nos bolsos dos contribuintes. Para ter o apoio dos governadores e prefeitos, dona Dilma está propondo dividir a arrecadação da nova CPMF entre o Planalto, os estados e municípios. Diz que o dinheiro é para ser aplicado exclusivamente na saúde, mas tudo mundo já viu esse filme e sabe que não é. Quisessem mesmo minimizar a grave crise financeira do país, a presidente, os governadores e prefeitos acabavam com as vergonhosas mordomias pagas pelo erário, reduziram o exagerado número de cargos em comissão, de ministérios e secretarias, além de não permitir que aliados sigam roubado descaradamente os cofres públicos.

Conta gotas

Como já era esperado, o governo de Sergipe anunciou que o salário de agosto será pago em conta gotas. Os servidores da Educação, inativos e pensionistas vão receber hoje integralmente. Na segunda, recebem os salários integrais o pessoal da Saúde, Detran, Jucese, Adema, Segrase, Ipesaúde, Sergiprevidência, Fundações de Saúde e pensões alimentícias. As demais Secretarias, empresas e autarquias, além dos pensionistas especiais, recebem R$ 2 mil na segunda-feira, ficando o restante para o próximo dia 11.

Meteu a mão

Bastou o Diário Oficial do Estado publicar a Lei Complementar nº 264, para o governo meter a mão em parte dos depósitos judiciários. É com essa grana que o Executivo paga hoje os vencimentos dos aposentados e pensionistas relativos a agosto. Contrária a utilização desses recursos para pagar salários, a seccional sergipana da OAB vai mover uma Ação Civil Pública para conter a sangria do dinheiro depositado em cartório.

Toque de caixa

Os deputados estaduais vão trabalhar dobrado na próxima segunda-feira. É que o governo deixou para a última hora a aprovação do Plano Estadual de Educação (PEE), que deve ser aprovado, sancionado e publicado no Diário Oficial na segunda-feira. Nesta data, termina o prazo dado pelo governo federal para os estados aprovarem os planos de educação. Em resumo: os deputados vão votar uma proposta tão importante a toque de caixa e repique de sino. Só Jesus na causa?

Volta ao batente

Após 64 dias de braços cruzados, os servidores estaduais decidiram voltar ao trabalho na próxima segunda-feira. A greve foi suspensa depois que a Justiça obrigou liminarmente o Estado a implementar o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV) da categoria. O Sindicato dos Servidores vai propor uma audiência conciliatória, mediada pela Justiça, para discutir a implementação do PCCV. O governo já disse não ter dinheiro para tanto. E agora?

Bicadas tucanas

A retirada do PSDB sergipano do vice-prefeito de Aracaju, José Carlos Machado, não agradou ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). Segundo publicou o jornalista Josias de Souza na Folha de São Paulo, o governante se desentendeu com o senador Aécio Neves (PSDB) porque este entregou o diretório do partido em Sergipe ao também senador Eduardo Amorim (PSC). Josias escreve que “o PSDB vive em dois universos. No oficial, os líderes tucanos jamais discutem. No paralelo, eles quase nem se falam”. Aff, Maria!

Festa na serra

Os itabaianenses comemoram hoje os 127 anos de emancipação política de Itabaiana. A programação oficial prevê para esta sexta-feira entrega da Comenda Sebrão Sobrinho e a apresentação de grupos folclóricos e da Filarmônica Nossa Senhora da Conceição na Câmara de Vereadores.

Mais caro

O Índice Nacional de Custo da Construção do Mercado (INCC-M) subiu de 0,66%, em julho, para 0,80%, em agosto. Desde janeiro, o INCC-M acumula alta de 6,15% e, em 12 meses, 7,12%. Segundo a Fundação Getulio Vargas, o que mais pesou em agosto foi o grupo de materiais para acabamento, que passou de 0,45% para 0,67%. No que se refere apenas à contratação de serviços, a taxa subiu de 0,23% para 0,58%.

Novo cidadão

Aracaju acaba de ganhar um filho ilustre: é o forrozeiro Jailson do Acordeon, homenageado pela Câmara de Vereadores com o Título de Cidadão Aracajuano. Nascido em Propriá, Jailson mora e trabalha na capital há muitos anos. O autor da homenagem a este grande artista sergipano foi o vereador Emmanuel Nascimento (PT).

João corretor

E o vereador aracajuano Emerson Ferreira (PT) comparou o prefeito João Alves Filho (DEM) a um corretor de imóveis. Segundo o petista, em vez de apresentar projetos ousados, inovadores e criativos para Aracaju, o demista só pensa em vender terrenos da Prefeitura, como se fosse um eficiente corretor. “Antes de se desfazer do patrimônio público, o prefeito deveria elaborar projetos capazes de atrair investimentos sustentáveis para a cidade”, sugere Emerson.

Recorte de Jornal

Publicado no jornal aracajuano A Notícia em 2 de agosto de 1897

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais