SE:mortes COVID-19, 59% a mais do q homicídios dolosos, mesmo período


“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Pura verdade! Em conversa com o blog, Lucas Rosário – jornalista, escrivão da PC e coordenador de comunicação da SSP/SE – revelou que, em Sergipe, a COVID-19 matou 59,3% a mais que as mortes provocadas por homicídios dolosos, no mesmo período, de 16 de março a 13 de junho de 2020. Foram 198 mortes por homicídio doloso (dados contabilizados diariamente pela coordenação de estatísticas da PC). Até o dia 13 de junho, segundo dados da saúde estadual, foram 316 mortes pela COVID-19.

Nos 12 meses de 2019, em todo o país, os homicídios mataram pouco mais de 41 mil pessoas no país. Em quatro meses, o Brasil já ultrapassou 42 mil mortos pela COVID-19.

Na última sexta-feira, Lucas Rosário já tinha alertado pelo twitter como o vírus é bem mais devastador do que os homicídios dolosos: “A conta que fiz há três meses atingiu a infeliz realidade ontem. A Covid-19 matou mais em quase um trimestre que os autores de homicídios dolosos nos 12 meses de 2019 no Brasil: são mais de 41 mil mortos. O vírus é mais devastador, em bem menos tempo, que os tiros e as facas.”

Os números não mentem, ou melhor, menos para os apoiadores (graças a Deus reduzindo a cada dia), do presidente que rezam na cartilha e nas maluquices que ele e a turma do mal pregam.

É inacreditável! O que esperar de um país que o presidente estimula que as pessoas não fiquem em casa? Se tornar o líder mundial em mortes por dia.


Inquérito das fakes news e Sergipe Um gaiato ao ler algumas matérias nas redes sociais ontem, 14, contra o isolamento social em Sergipe, disse que tem gente no meio que deveria estar preocupada com o inquérito das fakess news no STF que vai chegar em vários Estados. Segundo o gaiato, tem gente que não tem como explicar a movimentação financeira de 2018 para cá, inclusive com pagamento de robôs nas redes sociais. E não adianta correr para o amigo publicitário que também está em maus lençóis.

Funcionária demitida – CARTA ABERTA Não para de circular nas redes sociais, principalmente nos grupos de WhatsApp, a CARTA ABERTA de uma jovem que foi, recentemente, demitida da Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Aracaju. Várias pessoas escreveram dizendo que a ex-funcionária era uma pessoa muito ética e competente. E por que demitiram? Sabia demais? Recusou-se a fazer algo errado? Ao final da carta, que o blog teve acesso através dos grupos de WhatsApp, ela conclui: “Gratidão e Esperança, sempre! Porque até o mal nos fazem, sob as mãos de Deus, será sempre o melhor para nós.” Cruz credo!

Coroa do Meio em AJU: Emurb precisa fazer intervenção urgente em dois quarteirões da Rua  Gervásio de Araújo Souza O blog já mostrou aqui, através de  apelo enviado pelos moradores, a situação de dois quarteirões da Rua Gervásio de Araújo Souza (trechos entre as Ruas Professor Jugurta Feitosa Franco e Bezerra de Menezes/fotos acima), no Bairro Coroa do Meio, único espaço de  toda rua que não está pavimentado. A Emurb disse que faz parte do projeto a pavimentação do local. Porém, agora com as chuvas  a situação piorou. Tudo bem que as obras estão paralisadas, mas é preciso urgentemente que a Emurb faça uma intervenção com máquinas para fazer a drenagem e a limpeza da rua, nos dois quarteirões. Pelas fotos enviadas pelos moradores percebe-se que a situação é caótica. Os moradores estão expostos a doenças e tudo mais. O blog apela para a sensibilidade do presidente da Emurb, Sérgio Ferrari. Os moradores agradecem.

Carros com placas de finais 1,2, 3 e 4 têm pagamento do IPVA prorrogado até 15 de julho O governo do Estado publicou no Diário Oficial da última sexta-feira, 12, a lei número 8.680 que amplia excepcionalmente o prazo de parcelamento e pagamento do IPVA no exercício de 2020. O pagamento poderá ser feito em até seis parcelas e a primeira deve ser feita até 15 de julho. Com isso, ficou prorrogado também, o prazo o prazo de pagamento dos veículos com placas de finais de 1, 2, 3 e 4, podendo o imposto devido ser pago em seis parcelas. Quem pagar à vista tem direito ao desconto de 5%.

Desabafo de alguns servidores públicos “Frustração e decepção: Estes são os dois sentimentos vividos nesse momento de Pandemia, que passam a maioria dos servidores públicos do estado de Sergipe. Primeiro, pela falsa promessa feita pelo Banese, quando disse que os seus eternos clientes, teriam a oportunidade de SUSPENDER os seus contratos de empréstimos. Quando procuraram a instituição financeira, perceberam que se tratava de uma armadilha, aonde nunca fora intenção do banco dar a sua colaboração nesse momento. A segunda se refere a conduta por parte do governador que só liberou a antecipação do décimo terceiro salário de 2020, através do Banese, para os aposentados e pensionistas. Como se os da ativa não estivessem passando também por dificuldades. Há muito tempo que o banco oferecia a antecipação, independente do governo mandar o projeto para a assembleia. Depois mandava e corrigia a posterior. Agora o banco fica aguardando o governo. Enquanto isso, só frustração e decepção. Até quando?”

CES/SE orienta sobre formação de Conselhos de Saúde e faz homenagem ao conselheiro Lúcio Alves Na tarde da última quinta-feira, 11, o Conselho Estadual de Saúde de Sergipe (CES/SE) realizou a segunda rodada de reuniões remotas sobre Instrumentos de Gestão e Estruturação dos Conselhos. O encontro online foi para os representantes dos Conselhos Municipais de Saúde (CMS) das Regionais de Aracaju, Estância, Lagarto e Nossa Senhora do Socorro e foi transmitido ao vivo pelo Facebook.

Homenagem Para o vice-presidente do CES/SE, Eduardo Ramos Gomes, esta foi uma reunião atípica com a notícia do falecimento do conselheiro estadual José Lúcio Alves Costa. “Debatemos os temas, foi um encontro bem participado, mas foi muito emocionante porque todos quiseram fazer uma homenagem ao nosso companheiro Lúcio Alves que sempre lutou pela saúde de todos os cidadãos, o foco dele era voltado para os renais crônicos e transplantados, mas era um estudioso das políticas públicas da saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS) e batalhava por todos, era uma pessoa muito atuante no CES/SE e deixou vários exemplos. Todos tinham algo a dizer sobre ele, jamais o esqueceremos e nós continuaremos sua luta”, emocionou-se.

Homenagem II No início da reunião houve um minuto de silêncio em homenagem a Lúcio e nas considerações finais todos falaram da importância que o conselheiro teve na vida de cada um. As pautas sobre os Instrumentos de Gestão e a Estruturação dos Conselhos de Saúde foram ministradas pelo chefe da Seção de Auditoria do Núcleo do Ministério da Saúde, Agripino Guerreiro Barbosa Filho, e pelo vice-presidente Eduardo Ramos Gomes, respectivamente.

Atribuições O conselheiro estadual e coordenador de Comunicação da Mesa Diretora do CES/SE, Ubiracy Suassuna, explanou sobre as leis, portarias, recomendações e resoluções sobre o SUS e o controle social. A secretária executiva do CES/SE, Cristiane Prado Menezes, explicou quais as atribuições da Secretaria Executiva dos conselhos de saúde e a segunda vice-presidente do CES/SE, Sheyla Andrea dos Santos, foi a mediadora das discussões.

Opiniões Segundo a presidente do CMS de Estância, Maria Odete Costa, esta foi mais uma reunião esclarecedora. “Agradeço ao CES/SE porque todos que trabalham neste órgão estão sempre à disposição para esclarecer as nossas dúvidas e vocês sempre trazem assuntos pertinentes para nos ajudar na melhoria da saúde, porque lutamos em prol da sociedade e em busca de um SUS mais forte e de qualidade”, enfatizou.

Opiniões II A presidente do CMS de Capela, Elaine Damascena, gostou da reunião e fez uma homenagem ao amigo Lúcio Alves. “Eu iniciei no conselho de saúde sem conhecer muita coisa e aprendi muito com o nosso amigo Lúcio o que é o controle social. Foi uma reunião bem proveitosa, mas é um dia muito triste e nunca vamos esquecer o nosso gladiador”, falou bastante emocionada.

Live do Catete: transmissão com apresentações culturais via internet do Leste Sergipano Mantendo a tradição junina, a noite de Santo Antônio foi de muito forró em Rosário do Catete, pois a gestão municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo, estreou, no sábado, 13, a transmissão do projeto “Live do Catete”. A iniciativa consiste em promover uma série de lives exibidas pelos canais da prefeitura, no Instagram e no Youtube, com músicos locais e convidados, visando fortalecer a classe artística do município, que foi uma das mais afetadas em decorrência da Pandemia da Covid-19.

 Programação  Nesse sentido, como forma de minimizar os impactos econômicos e manter vivo o sentimento de pertencimento do rosarense, sobretudo no mês de junho, ainda acontecerão mais duas lives, na próxima sexta-feira, 19, e no dia 26. Além disso, todos os músicos locais envolvidos receberão um cachê simbólico e cestas de alimentos. Segundo a secretária de Comunicação Social, que também gerencia a pasta da Cultura e Turismo, Tirzah Rezende Barreto, a realização do projeto acontece sem onerar os cofres do município, apenas com patrocínios e doações, pois todos os investimentos estão sendo concentrados na área da saúde.


PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Ainda sem placa de licença da Emurb obra irregular em pousada da Atalaia continua. Vizinho descobre outra grande irregularidade: imóvel sem averbação da construção no registro imobiliário De um morador, vizinho a pousada: “Há quinze dias o blog recebeu uma denúncia de nós moradores de um edifício vizinho a pousada “Suítes Transcar” na Avenida Lions Club, no Bairro Atalaia que estava ocorrendo uma obra de ampliação com muito material na rua, barulho e, o principal, sem a licença da Emurb. A Emurb emitiu nota para vocês do blog e disse que o proprietário tinha sido autuado e faria o devido pedido de licença para a obra continuar legalmente (na foto que enviei tem um trabalhador com o carrinho de mão, o dono continua tentando esconder a obra). Só que a obra continua e até o fim de semana não tinha a placa com a licença da Emurb. Como vizinho e advogado, atuando também na área jurídica imobiliária fiquei curioso e procurei detalhes do local cujos documentos é de domínio público. De acordo com a documentação que encontrei e em cotejo com as informações prestadas, verifica-se que se tratam de imóveis que não possuem a competente averbação da construção em sua matrícula de registro imobiliário. A falta de averbação da construção pode ocasionar a necessidade de recolhimento das contribuições previdenciárias dos trabalhadores envolvidos na obra de construção, caso o responsável não possua os comprovantes. Afinal, a averbação exige a apresentação da Certidão Negativa de Débitos Previdenciários. A ausência de averbação da construção levanta dúvidas se a própria construção teve o seu projeto submetido à EMURB e aprovado pelo setor competente. Ou seja, caso não tenha sido aprovado, o mesmo poderá estar em desconformidade com as regras urbanísticas, sendo necessário também a regularização neste aspecto. Ademais, a ausência de averbação impede também o exercício de atividades comerciais de forma regular, pois a ausência de existência formal da construção poderá ocasionar o impedimento de concessão do alvará de funcionamento da sociedade empresarial que se estabeleça nesses imóveis. Funcionar sem a licença de funcionamento pode ocasionar até mesmo a interdição do funcionamento da empresa até que seja sanada essa irregularidade. Em relação especificamente a empreendimento hoteleiro ou de pousada, destacamos que por força da lei 11771/08 os prestadores de serviços turísticos necessitam ser cadastrados no Ministério do Turismo e para tal cadastro é imprescindível que o estabelecimento possua o alvará de funcionamento. A intenção é proteger os turistas da utilização de meios de hospedagem que, por não terem sido atestadas pela autoridade municipal, podem de algum modo gerar riscos à integridade física. Importante destacar por fim que poderá existir divergências quanto ao valor de IPTU, sendo que seria necessária a análise da ficha cadastral do imóvel junto à Secretaria Municipal da Fazenda para atestar esse fato. Será que a pousada é registrada na ABIH/SE? E a entidade sabe destes problemas? E mais, alguns vizinhos aqui do meu edifício dizem que o proprietário canta de galo que tem um padrinho forte na política. Fica a pergunta; Qual o político que encobre essas irregularidades? Estou tentando descobrir para repassar para vocês do blog publicarem, se tiverem coragem.”

Cirurgia ortopédica pediátrica e  afecções do pé O médico Mário Augusto F. Cruz (Guto) está de volta a Aracaju após Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia e duas Subespecializações – Cirurgia Ortopédica Pediátrica e Afecções do Pé (Adulto), na USP. Está atendendo na Clínica CEOT, no Centro Médico Jardins. Consultas pelos telefones: 3025-8686/3025-8650.                                                                                                                                     

Os Desempregados da Pandemia Por Antonio Samarone; Quantas pessoas já foram infectadas em Aracaju? Vocês não sabem! A luta contra a Pandemia é uma marcha no escuro, onde só os políticos se sairão bem. Um luta que deixará vítimas e sequelas entre os profissionais de saúde, e que marcará centenas de famílias com a dor da saudade. A leitura continua aqui: http://blogdesamarone.blogspot.com/

                                                                                                                                                             
De hoje até o dia 18: curso gratuito de finanças e crédito Uma boa gestão financeira evita prejuízos e permite que o empreendedor tome decisões mais seguras, gerando resultados financeiros positivos no seu negócio. Em tempos de crise, a análise e o controle das finanças, tornam-se ainda mais fundamentais. Participe do curso gratuito “Finanças e Crédito” e saiba como você pode reestruturar as finanças de sua empresa. Inscreva-se já na loja virtual: https://lojavirtual.se.sebrae.com.br/loja/

 

LIVES SERGIPE – É SÓ ENVIAR PARA DIVULGAR NESTE ESPAÇO                 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                                                                                                   
Agora será Saracura. Não perca! Uma bienal é uma grande sala de visitas (mercado também) onde produtores e consumidores de literatura (e cultura) podem conversar e se ajustar nos interesses. Amanhã, 16, às 19h, o dia a dia de um escritor na bienal, tendo como o mediador Honorino Júnior tendo como convidado o escritor Antônio Saracura.

 

 

 

“Arte na Federativa”  O Núcleo de Artes da Assessoria de Artes da Federação Espírita de Sergipe, lançou a Live “Arte na Federativa” que tem o objetivo de oferecer ao público um espaço artístico interativo. O projeto será realizado Todas as sextas-feiras, às 19h30, nos meses de julho e agosto deste ano através do instragram: @artes.fees


PELO E-MAIL E FACEBOOK

Férias no Espaço Por Bertulino Menezes*

Em época de pandemia, não custa sonhar. Tempo pra ficar na rede e deixar a hora passar nós temos de sobra. E minha imaginação foi longe nesses dias. Pensei nas próximas férias e decidi que posso embarcar numa nave espacial. Agora ficou mais fácil.

Já tem particular encarando o desafio e pensando em explorar a Lua e alguns planetas, levando turistas pra passear. E ganhar dinheiro, é lógico. Pela primeira vez, uma nave espacial levantou vôo com as despesas totalmente bancadas por um empresário, numa parceria com a NASA.

Elon Musk é um bilionário norte-americano dono da empresa SpaceX, fundada em 2002. Ele acaba de entrar no clube dos exploradores do Cosmos, antes exclusividade da Rússia, Estados Unidos e China. Ele é o responsável por ter colocado em órbita os astronautas Doug Hurley e Bob Behnken, a bordo da cápsula Crew Dragon. São os primeiros seres humanos que viajam ao espaço bancados por uma empresa privada.

Mas eu acho que vai me faltar coragem pra essa empreitada!! Talvez minhas filhas viagem primeiro e eu vou só curtir fotografias depois. Lua, Marte ou Vênus? Não importa, elas é que vão decidir o destino das férias.

Parece brincadeira, não é? Mas, ao que tudo indica, esses sonhos da ficção científica não vão demorar muito pra virar realidade. Talvez em dez anos essa aventura já possa estar ao alcance de quem puder pagar alguns milhões de dólares pra dar uns saltos pela superfície da Lua e ver a Terra azul ao fundo.

Vai ser melhor do que os fatos que estamos curtindo hoje – essa pandemia que já matou cerca de 400 mil pessoas pelo mundo; e bem melhor também do que acompanhar a selvageria que acontece nos Estados Unidos, depois do assassinato de um negro, em mais um episódio da guerra racial que o ser humano ainda não foi capaz de superar.

*Mais textos  aqui: https://www.facebook.com/bertulino.menezes.3


PELO TWITTER

www.twitter.com/JoseRollemberg Se há uma coisa que a quarentena ensinou foi que shoppings são absolutamente dispensáveis na vida em sociedade.

www.twitter.com/tomleao Três meses presos, dias lindos lá fora, e as pessoas vão pro… Shopping!?!?

www.twitter.com/Fernando_Negrao Caro Dr., 13/6, sábado, centro de Aracaju, região dos mercados parecia um dia qualquer. Tempo chuvoso, filas na porta de todo comércio (muita gente), churrasco, gente sem máscara. @MiguelNicolelis alertou. Autoridades ignoraram. Perdeu-se o controle. Vamos administrar covas rasas.

www.twitter.com/alissonhcsouza A população não teme mais o isolamento. E quem já enfrentou o vírus, despoja de individualidade e falta de cooperação. De agora em diante, parece que não há como mais convencer a maioria. Haja colaboração da população.

www.twitter.com/lhmandetta Quantos dos 800000 casos confirmados e das 41000 vidas perdidas a atitude tola foi a responsável? Realidade Inflada ? Ainda querendo maquiar? Cuidado. A morte está na espreita e na conta dos incautos. Reflita e reze. Fique com João 8:32 . Não cite. Pratique!

www.twitter.com/gilmarmendes Invadir hospitais é crime – estimular também. O Ministério Público (a PGR e os MPs Estaduais) devem atuar imediatamente. É vergonhoso – para não dizer ridículo – que agentes públicos se prestem a alimentar teorias da conspiração, colocando em risco a saúde pública.

www.twitter.com/xicosa “Está na hora de recusar o convite ao suicídio coletivo”
Opinião – Bernardo Carvalho: Não haverá saída para o Brasil com Bolsonaro no poder



Siga Blog Cláudio Nunes:                                                                               

Instragram

 Facebook

 Twitter

 



Frase do Dia
“São assim os homens; as águas que passam, e os ventos que rugem não são outras coisas.” Machado de Assis, 1891.

 

Papa: com Jesus, podemos nos imunizar contra a tristeza
https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2020-06/papa-francisco-corpus-christi-jesus-imunizar-contra-tristeza.html
O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais