Sen. Alessandro deveria encampar campanha pela moratória da dívida

                                      Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
                   “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.


Por falar em “tributação de ricos” (artigo publicado aqui na última segunda-feira, 13), cuja temática é piada pronta, a pedido de alguns leitores, o blog foi alertado a questionar o senador Alexandro Vieira para falar de suas ações no Senado Federal, mediante Proposta de Emenda à Constituição (PEC), para que o Congresso Nacional possa ter o direito legislativo de estabelecer limites à sangria criminosa do Tesouro Nacional, por meio dos famigerados “serviços da dívida pública”, cuja rubrica orçamentária funciona como “direito hereditário” da burguesia financeira, que expolia 2/3 do PIB para o pagamento de juros de uma dívida, que jamais fora auditada!

Eis aí o “saco-sem-fundos” por onde o famigerado “mercado financeiro” desvia recursos públicos que poderiam ser destinados à saúde, à educação, à segurança pública e à infraestrutura do Brasil!

Portanto, caberia ao diligente Senador da República deflagrar uma campanha pela moratória da dívida pública do Tesouro Nacional, até que se conclua auditoria internacional, para apurar a sua origem, o quanto já se pagou de juros, o quanto se deve, e se deve mesmo, e se pode pagar, sem comprometer o fluxo de caixa do Tesouro Nacional e as citadas políticas públicas!!

Aquém disso, é “conversa-pra-boi-dormir”! É pensar só em 2022!

O blog acredita que só essa temática já seria suficiente para justificar o mandato de oito anos do nobre senador.


PEC seria o caminho Pra você ter uma ideia, na Constituição lá de 1988, a burguesia financeira do Brasil fez constar no texto da Carta Magna proibição de o Congresso Nacional alterar na Proposta Orçamentária da União a destinação de oceanos de recursos públicos (2/3 do PIB) para o pagamento dos famigerados “serviços da dívida”, cujo dispositivo por não estar dentre as Cláusulas Pétreas, pode ser objeto de PEC, enquanto ainda se pode usufruir da liberdade de expressão, nesta “República de Gente Estúpida”, que desde o seu nascedouro é tutelada por malfeitores!


 

André Moura conversa com o empresário Marcos Franco O cenário politico de Sergipe e dos municípios, além da atual realidade e as perspectivas para o setor industrial sergipano. Essa foi a pauta da visita do ex-deputado federal André Moura ao empresário Marcos Franco, filho do saudoso Antônio Carlos Franco, um dos homens de Sergipe que dava a palavra e cumpria à risca. Na visita, André Moura estava acompanhado de Guilherme Melo, prefeito de Pirambu; Juca de Bala, prefeito de Laranjeiras; Petinho de João Grande, prefeito de Riachuelo e Hélio Sobral, vice-prefeito de Japaratuba.


 

ASEOPP retorna reuniões presenciais e debate demandas em Brasília e obras públicas em Sergipe Atendendo todos os protocolos sanitários de prevenção a Covid-19, a Associação Sergipana dos Empresários de Obras Públicas e Privadas (ASEOPP) retornou a reunião-almoço com os associados. Na pauta, reequilíbrio de contratos; proposta da CBIC para o programa Casa Verde e Amarela; Plano Diretor de Aracaju e os próximos eventos que serão realizados, entre eles o sobre hidrogênio verde.

Agenda O presidente da ASEOPP, Luciano Barreto, informou aos associados a vasta agenda que terá em Brasília nos próximos dias com reuniões com autoridades na luta e na busca de melhorias para a construção civil. Uma das reuniões será com o ministro do TCU, Bruno Dantas, e uma das demandas é que sejam transferidos os custos das obras para o Sinapi, que já é o maior responsável pelos custos e índices das obras. O vice-presidente de Obras Públicas da associação, Francisco Costa, sugeriu que se não tiver solução o melhor é judicializar os acórdãos absurdos do TCU.

Situação gravíssima Luciano Barreto voltou a manifestar a preocupação com as obras paradas, fruto dos acórdãos e os gestores que vivem com a navalha no pescoço, mesmo com evolução tecnológica que possa melhorar a qualidade da obra, reduzindo prazo e custo, a diferença é bloqueada. “Há doze anos a ASEOPP luta por esta situação e não evoluiu nada. As empresas que fazem obras públicas estão destruídas”, disse Luciano, reforçando que a situação é gravíssima. “Precisamos de união e participação de todos para construir uma pauta emergencial antes da destruição total de nossa atividade cuja à importância as autoridades em Brasília insistem em não reconhecerem”, lamentou.

Editais com preços defasados O vice-presidente de Obras Privadas da ASEOPP, Geraldo Majela, lembrou que é preciso alertar as autoridades fiscalizadoras que os editais do governo do Estado ainda estão saindo com preços defasados e sem a exigência da lei da compliance que afastará as empresas inidôneas. Geraldo alertou também para as obras irregulares em condomínios sem pagamento de impostos e dos direitos trabalhistas dos empregados. Ele também fez um apelo para um maior engajamento de todos os associados neste momento difícil que passa a construção civil.

Reequilíbrio econômico e financeiro O vice-presidente de Obras Públicas, Francisco Costa, após defender também a união e a maior participação de todos os associados nas lutas encampadas pela ASEOPP, abordou questionamentos sobre o reequilíbrio econômico e financeiro dos contratos públicos e o decreto que o governo deve publicar nos próximos dias. Francisco ressaltou alguns eventos e citou a participação dele no Fórum Norte Nordeste da Construção Civil realizado em Maceió (AL) onde ficou entusiasmado com uma palestra sobre hidrogênio verde com empresários do Ceará. Junto com o Sebrae/SE a ASEOPP que realizar uma palestra para toda classe empresarial de Sergipe. “Com a luz solar e o vento que o Nordeste tem pode se transformar na Arábia brasileira”, explicou. Também entrou no debate dos associados o Plano Diretor de Aracaju apresentado pela Prefeitura que precisa de um estudo técnico de todos para apresentar sugestões como também o programa Casa Verde e Amarela.

Itabaiana: Projeto de Lei torna obrigatório microchipagem em animais A Câmara de Itabaiana aprovou o Projeto de Lei nº 81, de autoria do Poder Executivo Municipal, que torna obrigatório o registro e a identificação de animais domésticos, em situação de rua, nativos e exóticos dentro do município de Itabaiana, mediante microchipagem dos animais. Tais medidas caracterizam políticas de saúde, de segurança pública e de controle de zoonoses. O projeto, que já tinha sido enviado à Casa parlamentar em 2019 foi aprovado, desta vez, por unanimidade. O objetivo é definir uma política pública em defesa dos direitos animais e proteger também a saúde dos munícipes.

Identificação e cadastro dos animais Um dos pilares deste projeto é o entendimento da ausência de políticas públicas de identificação e cadastro de animais, o que torna impossível identificar aqueles que cometem crime de abandono e, consequentemente, geram risco e danos à saúde, ao trânsito, à segurança, à economia e à educação. A lei cria um banco de dados público, sendo livre a criação de animais de pequeno porte legalmente permitidos. Em relação aos cavalos e animais utilizados como tração animal, passa a ser obrigatória a microchipagem, salvo animais de competição.

Cães-guia e castração Outra novidade é a autorização de utilização de cães-guia que acompanham pessoas com deficiência visual, os quais passam a ter livre acesso a qualquer estabelecimento aberto ao público, inclusive transporte público coletivo. Pela lei, fica instituída a política pública de castração de animais de pequeno porte apreendidos ou capturados, como forma de controle populacional de animais, o que será feito diretamente pela Prefeitura e/ou por meio de parcerias público-privadas com clínicas veterinárias.

Maus-tratos e crueldade Outro ponto importante do projeto foi a definição das condutas que representam maus-tratos e crueldade aos animais, as quais devem ser amplamente combatidas através de mecanismos que viabilizem a identificação e punição de quem o faz, de maneira que possam eliminar as falhas existentes. Proporcionando um olhar social, o projeto também define que as pessoas de baixa renda poderão obter do órgão municipal competente a declaração de sua carência, apresentando a documentação probatória de modo a garantir a disponibilização gratuita do microchip e também da esterilização do animal por meio do Poder Público Municipal.

Aracaju: ABIH-SE lança Projeto de Promoção de Destino Turístico em parceria com Prefeitura A Associação Brasileira de Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH-SE) lançou ontem, 14, no Del Mar Hotel, o Projeto de Promoção Nacional do Destino Turístico de Aracaju, em parceria com a Prefeitura Municipal de Aracaju, através da assinatura do termo de fomento entre a entidade e a gestão municipal. O projeto tem o objetivo de aumentar a competitividade do destino turístico da capital sergipana no mercado nacional e regional e, consequentemente, impulsionar as atividades dos setores do trade turístico através de ações promocionais de marketing.

Período O projeto será executado no período de outubro de 2021 a agosto de 2022, com foco no período natalino e no verão 2022. De acordo com o presidente da ABIH-SE, Antônio Carlos Franco Sobrinho, a assinatura do termo traz positividade ao setor. “Nós estamos bastante otimistas com a retomada da economia e a população sendo vacinada e, hoje, temos a assinatura desse convênio, muito importante entre a Prefeitura de Aracaju e a ABIH-SE, que vai potencializar essa retomada”, destacou o presidente.

Investimento O investimento do repasse financeiro para a ABIH-SE é no valor de R$ 1 milhão. O recurso faz parte do plano de estímulo à atividade econômica e geração de emprego e renda, anunciado em 2020, pela Prefeitura, com o objetivo de auxiliar a retomada econômica das áreas mais afetadas pela pandemia.A aplicação do repasse será investida em ações, entre capacitações de agentes de viagens em diversos estados do Brasil, entre regiões Sul e Centro-Oeste; parcerias com operadoras de turismo; campanhas em mídias digitais; caravanas pelo Nordeste, entre outras ações para potencializar o turismo de Aracaju.

Pandemia O prefeito Edvaldo Nogueira pontuou o evento como parte de um passo importante para a retomada do desenvolvimento econômico e turístico da capital. “É um momento importante para a nossa cidade, é um momento importante para Aracaju, porque esse foi um setor que foi mais atingido pela pandemia”, declarou o prefeito, acrescentando que nenhuma instituição melhor que a ABIH e o trade turístico para definir como a administração pública deve elaborar o plano de trabalho para a aplicação dos recursos.


Mutirão auxiliará MEIs a renegociar débitos De  hoje, 15, a 30 de setembro, o Sebrae/SE realizará um mutirão para auxiliar os microempreendedores individuais que precisam renegociar débitos e regularizar sua situação junto ao Fisco. Os atendimentos acontecerão de segunda a sexta, das 08h às 17h, na Associação Comercial de Sergipe (Acese), no centro de Aracaju, e na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), no bairro São José.

Agendamento Para receber o atendimento, os MEIs devem agendar no 0800 570 0800. Além da Acese e da CDL, os microempreendedores também poderão ser atendidos na sede do Sebrae/SE, das 07h às 13h. O mutirão também irá orientar os MEIs que ainda não emitiram a Declaração Anual de Faturamento. Os débitos com a Receita podem ocasionar o pagamento de multas e até o cancelamento do CNPJ.

Prazo final A Receita Federal prorrogou até 30 de setembro o período a quitação e parcelamento das dívidas desse público com o Fisco. Além da ampliação do prazo, a Receita ainda estabeleceu novas regras para inclusão dos MEI na dívida ativa. De acordo com dados da RF, existem mais de 4,4 milhões de empreendedores inadimplentes. Em Sergipe, somente em junho deste ano, 39 mil de MEI deixaram de pagar as contas dentro do prazo.




Servidores da saúde, representados pelo Sintasa, aprovam proposta da gestão do Acordo Coletivo Os auxiliares e técnicos de enfermagem e demais servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), representados pelo Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa), deliberaram em assembleia, nesta quarta-feira, 14, a aprovação da proposta da gestão do novo Acordo Coletivo do Trabalho 2021-2022. A assembleia geral extraordinária ocorreu durante a paralisação da categoria de 24 horas, iniciada às 7h e que só terminará no mesmo horário na quinta-feira. Na ocasião, houve um ato público realizado na frente do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE).

Implementação O destaque do novo acordo é a implementação do auxílio-alimentação que será iniciado de forma progressiva, sendo R$ 100,00 (janeiro/2022), R$ 200,00 (março/2022) e R$ 300,00 (a partir de maio de 2022).De acordo com o presidente do Sintasa, Augusto Couto, a aprovação da proposta da gestão não significa que os servidores estão totalmente satisfeitos, visto que outros pontos ficaram de fora, mas que na prática existe um ganho financeiro para a categoria. “Nós já protocolamos o documento com a aprovação da proposta na SES e na FHS. Agora, vamos aguardar a aprovação dos sindicatos que representam as outras categorias da mesma proposta. E esperamos que no menor tempo possível o Governo possa homologar o Acordo Coletivo”, disse Augusto Couto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Da série de fotografias do cidadão Wanderson Andrade: https://www.instagram.com/wander.bastoss/ Gilton Rosa de Jesus, o Ticó, percusionista da Euterpe Maruinense …





EVENTOS ONLINE – É SÓ ENVIAR PARA DIVULGAR NESTE ESPAÇO


 



Feira do Livro de Itabaiana

Presencial (em avaliação)
Dias 29, 30 e 31 de outubro/2021, no Shopping Peixoto, em Itabaiana.

Virtual (em execução)

No Instagram “O Escritor na Livraria” www.instagram.com/o_escritor_na_livraria
,terças e sextas às 19hs. De 03/09 a 29/10/2021.

Para não esquecermos a Bienal. Organização: O Escritor na Livraria. Apoio: Academia Itabainense de Letras, shopping Peixoto, Infographics, Sociedade da Ordem do Livro.

 

 

 

 

 

 

 

Para quem não viu, Pedro Carregosa e o Luís Gustavo Sandim comentamos o filme “Adeus Lenin” no “Arte Sistêmica” dessa semana! Se gostou, curte e compartilhe:

 

 

 

 

 

Audiência Pública marca abertura do Ano Educacional Paulo Freire em Aracaju. Sexta-feira, 17, a partir das 9h “Esperançar como ato de amor e resistência: a importância de Paulo Freire hoje”. Este é o tema da Audiência Pública que será realizada pela Câmara Municipal de Aracaju no próximo dia 17 de setembro, a partir das 9h, com transmissão ao vivo pelos canais da CMA na televisão e no youtube. A atividade marca a abertura do Ano Educacional Paulo Freire em Aracaju, instituído através da lei 5.383/2021, de autoria da vereadora Professora Ângela Melo (PT), aprovada pela Câmara e sancionada pela Prefeitura. Visando discutir as contribuições de Paulo Freire para a realidade nacional e global destes tempos, a Audiência terá três palestrantes que pesquisam a obra freireana: Elza Ferreira Santos, Evanilson Tavares de França e Wanderley Geraldi. Elza é docente do mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Sergipe (PROFEPT/IFS) e coordenadora do grupo de pesquisa Educação Profissional e Tecnológica do IFS/CNPq. Evanilson é professor da rede pública estadual de Sergipe e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Identidade e Alteridades: Diferenças e Desigualdades na Educação (GEPIADDE/UFS).Wanderley é escritor, professor titular aposentado da UNICAMP, colaborador visitante da Universidade do Porto e um dos autores do livro “Diálogos através de Paulo Freire”.

 


PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK

OPINIÃO

Um tema que continua atual e foi um discurso do então deputado federal Francisco Rollemberg na Câmara dos Deputados em agosto de 1980. Leia com atenção!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


PELO TWITTER

www.twitter.com/marcoslmsantana Vicente Mateus O difícil não é fácil

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



www.twitter.com/BlogClaudioNun Mais um trabalho sensacional de Don Kob. Veja mais: https://instagram.com/donkob/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

www.twitter.com/InstMarceloDeda Déda e o seu encontro com Paulo Freire em Aracaju. Estrela brilhante #DédaEterno #MarceloDéda #PauloFreire #Sergipe #Aracaju

www.twitter.com/AroeiraCartum Piquem-se. Cara levemente sorridente   https://brasil247.com








 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 





Frase do Dia
O que mais nos prejudica é a criação egocêntrica do “eu primeiro”. Quando colocamos esse “eu” no devido lugar, ele se transforma em “nós”. Coen monja zen budista brasileira.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais