Senso critico: da verdade e da dissimulação

   “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

No próximo ano o titular deste espaço comemorará 10 anos do nascimento do blog hospedado aqui, na Infonet. O que começou como uma alternativa, tornou-se um instrumento constante de renovação, principalmente profissional.

O blog publica o fato jornalístico, mas é acima de tudo um espaço opinativo. O leitor diário não procura apenas uma notícia, mas uma análise sobre determinado acontecimento, principalmente na área política. O leitor muitas vezes discorda e deixa clara sua opinião, através dos comentários.

Aliás, jornalistas e jornais, do mundo inteiro, tem posições ideológicas e políticas claríssimas.

Talvez seja este o ponto principal do sucesso do blog: é verdadeiro, não dissimula suas posições.  Ou seja, procurar sempre a verdade é o caminho. Porém, dissimular é covardia.

A opinião não é como o fato jornalístico, indestrutível. A opinião é a realidade de quem escreve, mas nem sempre é um conceito definitivo. E este espaço muitas vezes vai de encontro ao chamado “senso comum”.

Fica à dica para o leitor: duvide e reflitam  tudo o que a mídia passa  para você. O senso critico sempre será o melhor conselheiro.

Homenagem para quem se escondeu porque abusou de uma menor
Sergipe é a Terra do “tudo pode”. É triste ouvir algumas autoridades e até jornalistas referenciar alguém que nos últimos anos de vida, após perder o mandato, teve que se esconder porque tinha uma decisão judicial por conta de abuso a uma menor. Se fosse hoje a história seria outra. Como foi “ontem” viva a hipocrisia dos Sem.

Diárias da PM na Justiça
E alguns policiais informaram ao blog que o escândalo das diárias que vem sendo investigada pelo TCE/SE já está na justiça. Foi a própria PM que descobriu o caso, que tinha como cabeça um tenente militar e denunciou a Justiça.  Outro caso que vem sendo investigado em segredo diz respeito a diárias na PC.

Tributo a José Eduardo Dutra. Repercussão positiva. Ele continua internado
O blog agradece os diversos comentários e mensagens recebidas pelo artigo de ontem, 21, fazendo Justiça a um cidadão, que independente de partido e ideologia, fez muito por Sergipe, estado que o recebeu de portas abertas. O ex-senador José Eduardo Dutra, continua internado em um hospital em Belo Horizonte, onde reside hoje ao lado dos familiares.  Até ontem estava com uma pneumonia. Ele passa por tratamento desde que foi descoberto um melanoma.

Prefeituras fecharão as portas no próximo dia 29
Ontem, 21, os prefeitos sergipanos voltaram a se reunir através da federação e suas associações regionais e definiram o fechamento das prefeituras por um dia. A paralisação acontecerá na terça-feira (29) e somente a saúde permanecerá funcionando. Neste mesmo dia, os prefeitos farão uma mobilização na Assembleia Legislativa, para chamar atenção dos parlamentares.

PT Aracaju: Articulação de Esquerda quer Ana Lúcia como candidata a prefeita
No último sábado, a corrente Articulação de Esquerda, do PT, reuniu seus militantes para discutir tática eleitoral. Na resolução, entre outros, ficou definido que o vereador Iran Barbosa é o candidato à reeleição  e que o PT pode vencer as eleições em Aracaju e que o nome da deputada Ana Lúcia pode ser o instrumento desta vitória.

Muribeca: prefeito vai para o PSDB
O prefeito da cidade de Muribeca, Fernandinho Franco, confirmou que irá se filiar ao PSDB nos próximos dias.  O prefeito atenderá o pedido do ex-deputado Zé Franco. O presidente estadual do PSDB, Pedrinho Barreto comemorou a vinda do prefeito e disse que nos próximos dias o partido anunciará mais nomes.

Regularização da Rede Sustentabilidade
Pouco mais de dois anos depois de ter iniciado os trâmites para a criação da Rede Sustentabilidade, finalmente a ex-senadora Marina Silva deve ter o partido oficializado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O processo de registro da legenda está na pauta de hoje da Corte. Pela primeira vez, o julgamento será feito com a sigla tendo mais de 500 mil assinaturas validadas pelo Tribunal. O novo pedido para criação da Rede foi protocolado em 28 de maio, junto com 56,1 mil novas assinaturas coletadas durante os mutirões de Verão e de Carnaval.

Parlamento do Mercosul em Montevidéu
O senador Valadares (PSB), está em Montevidéu, no Uruguai, juntamente com a representação brasileira, para a 34ª Sessão do Parlamento do Mercosul. Ele é membro titular da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul, bloco econômico da América do Sul formado por Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai e Venezuela.

Comissões
Pela manhã, Valadares integrou as reuniões das Comissões de Orçamento e Desenvolvimento Regional Sustentável, Habitação, Meio Ambiente, Saúde e Turismo, das quais é membro titular. Já  pela tarde, se reunirá no plenário para debater acerca do cenário mundial em que se encontram os países participantes do bloco.

Lagarto recebe equipamentos
A prefeitura de Lagarto apresentou ontem, 21, à população quatro equipamentos de agroindústria adquiridos graças a emendas parlamentares do deputado federal Fábio Reis (PMDB). São dois caminhões-caçamba e os dois veículos Fiat Strada serão utilizados na manutenção e recuperação de estradas vicinais, no escoamento da produção agrícola, entre outras tantas atividades do ramo. A emenda foi no valor de R$ 776 mil.

Emenda de 2013
“Temos que comemorar cada vitória alcançada, afinal, todos nós sabemos que o momento é de crise e que os recursos estão escassos”, frisou Fábio Reis, durante o evento, lembrando que a emenda se refere ao ano de 2013 e só agora foi liberada financeiramente.

Canindé participa da Feira Internacional de Turismo
De 24 a 26 de setembro de 2015 das 12h às 20h, acontece a 43ª ABAV – Expo internacional de Turismo Líder absoluta no segmento da indústria do turismo e realizada pela ABAV – Associação Brasileira de Agências de Viagens.A 43ª ABAV – Expo Internacional de Turismo acontece no Anhembi, o maior Centro de Eventos da América Latina, e é segmentada por regiões.

Estande de Sergipe
O município de Canindé de São Francisco estará presente no estande de Sergipe. A ideia é vender o turismo que é praticado em nossa cidade. Do cânion, Rita do cangaço, de aventura, trilhas e de estudos com as pinturas rupestres.

Novo roteiro turístico em Canindé
Os técnicos do Iphan, estiveram ontem, 21, reunidos com o secretário de turismo de Canindé de São Francisco, Dimas Roque, onde apresentaram o projeto de sinalização de uma nova rota para visitação de sítios arqueológicos.André Luiz e Beijanice Abadia, são arqueólogos e responsáveis pelo projeto de colocação das placas que irão informar aos turistas e visitantes a localização do Sitios Rupestres.

Novos voos para Sergipe
Acordo entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Turismo e do Esporte, e a Avianca garantirá mais sete freqüências semanais entre Aracaju e São Paulo. A decisão do Governo do Estado em promover a redução da alíquota incidente sobre o querosene de aviação (QAV) para a atração de novos voos, principalmente, dos principais pólos emissores de turistas, como São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, começa a apresentar seus primeiros resultados positivos.

Guarulhos/Aracaju e vice-versa
A Avianca comunica que já solicitou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorização de nova rota doméstica de transporte de passageiros entre os estados de São Paulo e Sergipe e a liberação de sete freqüências semanais, ou seja, de domingo a domingo, entre os aeroportos de Guarulhos (SP) e Santa Maria (AJU).  Vão ser dois voos diários (Oceanair 6130 e Oceanair 6131), ligando Guarulhos a Aracaju e Aracaju a Guarulhos, respectivamente.

Horários
Os voos serão feitos com equipamento Airbus A320, com capacidade para 162 passageiros, saindo de Guarulhos às 16h10 e chegando a Aracaju às 18h50. O retorno, no trecho Aracaju/Guarulhos prevê saída às 21h15 e chegada em Guarulhos às 00h05. Os dois novos voos que totalizam sete freqüências semanais entre São Paulo e Aracaju significam a chegada de 1.134 passageiros por semana e 4.536 por mês a Aracaju. Além da Avianca, o Governo do Estado, através da Setesp, está em negociação com outras companhias aéreas nacionais.

Redução ICMS
O secretário de Estado do Turismo e do Esporte, Adilson Júnior, esclarece que o aumento do número de freqüências e voos da Avianca é resultado do empenho do Governo do Estado, através da Setesp e da Sefaz, para fortalecer a economia do turismo em Sergipe.  Segundo ele, a redução do ICMS sobre o querosene de aviação (QAV) é uma tendência nacional e que vem sendo colocada em prática, também, pela maioria dos estados nordestinos, como uma ferramenta de atração de mais voos e, consequente, redução dos valores cobrados pelas passagens aéreas.

Sefaz esclarece fiscalização de produtos pirateados
Nota da Ascom/Sefaz: A título de esclarecimento sobre a questão de comercialização de produtos pirateados, a atribuição legal de fiscalização e apreensão deste tipo de mercadoria não compete à Sefaz, mas sim à polícia. Inclusive, pela Súmula 323 do Supremo Tribunal Federal os fiscos estaduais são os únicos organismos de controle que não têm poder de reter ou apreender mercadorias, mesmo aquelas sem identificação do proprietário, suspeitas de pirataria.

Sefaz esclarece fiscalização de produtos pirateados II
Informamos ainda que os responsáveis pela organização da feira a que a nota se refere firmaram junto à Sefaz  termo de acordo no sentido de mantermos o controle sobre os produtos comercializados no local e estão responsabilizados pelo recolhimento do tributo devido nas operações realizadas no local como acontece sempre que este tipo de evento ocorre em nosso Estado.

Integrantes da Rede Petro Amapá visitam Sergipe
Uma missão técnica formada por 13 representantes de nove instituições que fazem parte da Rede Petro Amapá visitou Sergipe. O objetivo foi conhecer a Rede Petro Sergipe e como funciona o Projeto Petróleo e Gás, desenvolvido pelo SEBRAE e Petrobras. Além de Aracaju, os integrantes da missão também foram a Carmópolis, cidade que faz parte dos municípios petrolíferos do Estado.

Ações
Segundo Emanoel Sobral, superintendente do SEBRAE, além da reunião de boas vindas na Sede do SEBRAE, os técnicos do Amapá também participaram de reunião na Federação das Indústrias com empresários da Rede Petro Sergipe, realizaram visitas as instituições de fomento, universidades e empresas ligadas Rede Petro sergipana. O Grupo também foi  a Carmópolis conhecer as ações que estão sendo realizadas por meio do Projeto de Desenvolvimento dos Municípios Petrolíferos de Sergipe, ação do SEBRAE e Petrobras, apoio Prefeituras locais.

Projeto
“Mostramos como funciona o Projeto Petróleo e Gás em Sergipe, a importância da parceria entre as Instituições de fomento, meio acadêmico e iniciativa privada. Estamos visitando algumas empresas que são destaque na Rede pelo nível de maturidade que chegaram, com gestão integrada e inovação, inclusive atuando no mercado internacional”, explica Emanoel Sobral.

Fase exploratória
Para João Carlos Alvarenga, diretor superintendente do SEBRAE Amapá, que participa da missão, é importante que o Estado esteja preparado para uma possível demanda que venha surgir com a produção de petróleo. “No momento o Amapá está numa fase exploratória, analisando se existe petróleo suficiente que justifique a exploração. Por outro lado é importante que o Estado esteja preparado para essa demanda caso a exploração venha a acontecer. Estamos aproveitando tudo que está acontecendo de positivo nas Redes Petro, aqui em Sergipe, na Bahia, no Rio de Janeiro, todas as fases de trabalho, organização, participação das empresas, capacitação, o objetivo é buscar essas boas práticas para que a gente possa aplicar no Amapá”, diz o Superintendente.

Rede Petro Amapá
Segundo Lindeti Ferreira, analista do SEBRAE Amapá, trata-se de um projeto de conhecimento, buscando informações e conhecendo como funciona as Redes Petro que têm se destacado no Brasil. A proposta é que o Estado esteja preparado quando a produção começar de fato por volta do segundo semestre de 2017.

Cooperação
Os técnicos do Amapá foram ciceroneados pela analista do SEBRAE Sergipe, Ana Nunes, gestora do projeto petróleo e gás, fruto de uma parceria entre o SEBRAE e Petrobras. “É uma satisfação receber a comitiva do Amapá, mostramos o que temos de melhor, a união entre as empresas que fazem parte da Rede Petro Sergipe e a cooperação entre as Instituições de Fomento e Acadêmicas que temos no Estado”, explica Ana Nunes.

Encontro Estadual das Sociedades de Advogados
Pela primeira vez na história, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe – OAB/SE, realizará, em Aracaju, o I Encontro Estadual das Sociedades de Advogados. No dia 24 de setembro, cerca de 300 participantes se reunirão para assistir a painéis com dois dos maiores nomes do direito brasileiro.

Conhecimento

Durante o evento, com o propósito de aprimorar o conhecimento jurídico e reafirmar o espaço reservado à advocacia, serão debatidos temas que guiarão a conduta dos advogados pelos próximos anos, com a vigência do Novo Código de Processo Civil. O evento, gratuito para advogados, será realizado das 18h30 às 22 horas, no auditório da OAB/SE, localizado na Travessa Martinho Garcez, 71, Bairro Centro.

Saumíneo Nascimento no Almoço com Negócios
Na próxima sexta-feira, 25, acontecerá no Hotel Radisson, a 6ª Edição do Almoço com Negócios promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Sergipe – Acese. Preocupada em discutir o cenário econômico e apresentar alternativas que contribuam para o crescimento do Estado, sempre fortalecendo o setor produtivo, a Acese trará para a discussão a temática “Cenário Econômico: indicadores, expectativas e oportunidades”, com os palestrantes Saumíneo Nascimento, superintendente do Banco do Nordeste, e o empresário e ex-secretário do Desenvolvimento Econômico, Jorge Santana.

Fici em Aracaju
Aracaju é uma das cidades brasileiras escolhidas para sediar o Festival Internacional de Cinema Infantil, o Fici. As exibições acontecerão entre os dias 9 e 18 de outubro. Nacionalmente, o evento está na sua 13ª edição, já em Sergipe acontece pela 12ª e terá exibições nas salas do Cinemark Jardins. Como tradicionalmente acontece, o Fici traz sessões especiais que contam com debates após as exibições com profissionais das respectivas áreas. São elas: Pequeno Jornalista, Pequeno Cientista e Novos Jovens. Além dessas, há também a Dublagem ao Vivo e o Prêmio Brasil de Cinema Infantil. Serão dois finais de semana de muito cinema para a criançada. Durante a semana ocorre o projeto A Tela na Sala de Aula que leva crianças da rede pública de ensino de forma gratuita.

Fici 2015
O Festival tem patrocínio do Ministério da Cultura, Governo do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura, Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Petrobras, Oi, BNDES, Outback e RioFilme, e ocorre com exclusividade na  Rede Cinemark em cinco cidades brasileiras. Com produção local da AVBR Produções o Fici tem apoio local da Casa Curta-SE,  Superlux, TV e FM Sergipe, KJM e Shopping Jardins.

Banese lança Universidade Corporativa
O Banco do Estado de Sergipe lançou no último sábado, 19, a Universidade Corporativa Banese (UCB), que tem a modalidade de Educação a Distância (EAD) como principal ferramenta para a disseminação de conhecimentos corporativos entre os colaboradores da empresa. O lançamento foi realizado no auditório do Banese da Avenida Augusto Maynard, em Aracaju, durante solenidade que contou com a presença de mais de 200 pessoas.

Mercado competitivo
O evento foi aberto pelo presidente do Banese, Fernando Mota, que destacou a UCB como um dos principais projetos do Planejamento Estratégico da instituição para o período 2015/2020. “Este evento mostra a importância que o Banese dá ao conhecimento como instrumento fundamental para manter-se num mercado cada vez mais competitivo e continuar exercendo de forma cada vez mais forte o papel relevante que tem para a economia estadual”, disse.

Projeto
Já o superintendente de Gestão Estratégica do banco, Luciano Cerqueira Passos, fez uma apresentação detalhada do projeto da Universidade Corporativa Banese, que considera “um marco” na história da instituição.Segundo Luciano Passos, os principais benefícios que a plataforma de Educação a Distância da UCB trará para o Banese são o desenvolvimento das competências voltadas para o negócio do banco, abrangência das capacitações e formação continuada dos colaboradores, além da democratização do saber através da participação de todo o corpo funcional da instituição nos programas de capacitação.

Greve de 20 categorias do Estado
A partir de hoje, 22, até quinta-feira, 24, o Movimento Intersindical dos Trabalhadores do Serviço Público do Estado começa a greve de três dias para chamar a atenção do Governo do Estado para um diálogo, já que acabou o prazo até 11 de setembro dado pelo movimento para uma posição do governo. Caso a greve temporária não surta o efeito desejado, haverá a possibilidade de greve por tempo indeterminado.

Fórum questiona show no Batistão
O Fórum em Defesa da Grande Aracaju enviou ofício ao Secretário de Estado do Turismo e do Esporte, Adilson Júnior, questionando o aluguel do Estádio Estadual Lourival Baptista, a Arena Batistão, para shows de cantores e de bandas, como o que vai acontecer no dia 17 de outubro, com o cantor Roberto Carlos.

Fórum questiona show no Batistão II
O fórum solicitou uma série de informações e requisitou documentos para que possa fazer uma análise mais profunda quanto à pertinência do aluguel das praças esportivas do Governo de Sergipe.Entre os questionamentos o fórum quer saber se o Governo de Sergipe vai adotar o mesmo procedimento para os demais estádios de futebol e ginásios esportivos, se existe uma tabela de preços para o aluguel dos referidos espaços e se houve publicação de edital para o aluguel da Arena Batistão.

Eleições na FSF no dia 13 de outubro
O presidente da Federação Sergipana de Futebol (FSF), José Carivaldo de Souza publicou ontem, 22, o Edital de Comunicação e Convocação da Assembleia Geral Ordinária, quando serão realizadas as eleições para mais um período administrativo daquela entidade. Inicialmente marcada para o dia 8 de outubro, as eleições da FSF foram adiadas para o dia 13 do mesmo mês.

Reunião geral
Segundo o presidente Carivaldo Souza, o motivo do adiamento é uma reunião que acontecerá no dia 7 de outubro, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), com as presenças de todos os presidentes de entidades estaduais.

Calendário
– Como fui convidado para essa reunião na CBF, que debaterá o calendário do futebol brasileiro para 2016, resolvemos então adiar as eleições para a semana seguinte. Sendo assim, no dia 13 de outubro, estaremos realizando a Assembleia Geral Ordinária Eletiva, que escolherá os futuros dirigentes da FSF, informou Carivaldo Souza.

Falece Egnaldo do Bandolim

Depois de travar um determinado período de enfermidade, falece por volta das duas horas da manhã de hoje uma das maiores

Egnaldo do Bandolim

 referências do chorinho em nosso estado, Egnaldo do Bandolim, Egnaldo do Chorinho do Parque da Cidade, Egnaldo amigo dos artistas de Sergipe.

Confiança vence e terá jogo decisivo contra o Salgueiro
E o Confiança venceu ontem o América de Natal por 1 x 0 na Arena Batistão. E agora joga contra o Salgueiro, na cidade do mesmo nome em Pernambuco, no próximo domingo, 27, às 16h, para se manter no G-4. A torcida lotou o Batistão com uma renda superior a R$ 200 mil.

PELO TWITTER

www.twitter.com/AdemarQueiroz  Só se muda comportamento do brasileiro quando a "educação" vai direto no bolso. Só leva multa de trânsito quem anda errado. Apoio os radares.

www.twitter.com/WalterCosta_aju  Desafios aparecem em nossas vidas! Pedras serão jogadas em seu caminho! Junte-as e assim construa seus sonhos!

www.twitter.com/frednavarro  Antes que a lei proibindo falar mal de políticos na internet seja aprovada, deixo meu recado: quem aprovar essa lei é burro de relinchar.

www.twitter.com/palmeriodoria  Munido de microscópio consegui descobrir na Folha impressa que Eduardo Cunha foi vaiado ontem no Rock in Rio. Amigo da Casa é outra coisa.

DO LEITOR

Frei Paulo: Pirotecnia para Entregar Ambulâncias?
E-mail recebido: “Atualmente a prefeitura de Frei Paulo conta com apenas uma ambulância, a existente está com a lataria se

Ambulância que está com a lataria se corroendo devido ao ferrugem

corroendo, pois um acidente trágico  deu perda total na outra ambulância. O prefeito abriu licitação para a compra de duas ambulâncias e quatro veículos, e até o momento esses veículos não estão no município. A empresa vencedora foi a Samam Veículos.Será que o gestor do município quer fazer pirotecnia para entregar as respectivos ambulâncias e os quatro Unos? Hoje o atendimento para condução e remoção de pessoas que necessitam de atendimento médico é feito por uma ambulância e dois Fiat Uno.”

Beto Silveira, uma promessa para o futebol itabaianense
Por Geraldo Lima Feitosa, o Geraldo dos Correios: ““Apesar de conhecer muito pouco de futebol, sendo um mero torcedor do Flamengo e do Sergipe, e muito menos estar apto a votar na eleição para escolha do futuro presidente do Itabaiana, faço boas referências a um dos nomes que está na disputa para dirigir os destinos do time serrano, trata-se do colega de Correios, Beto Silveira. Um Jovem, inteligente, responsável  e dinâmico, que conhece de futebol como a palma da mão, e, eleito, vai contribuir para a retomada da credibilidade e moralidade do futebol itabaianense. Escrevo estas palavras em nome de um grupo de pessoas dos Correios que conhece o caráter e a personalidade de Beto Silveira, que tanto deseja a oportunidade de dirigir o time do seu coração. Beto muito boa sorte e bola pra frente!!!”

ARTIGO

Veículos na praia: falta educação  por Jorge Araujo*

         Como Vereador de Aracaju entre os anos de 1983 a 1996 sempre denunciei e critiquei o abuso da utilização das areias da praia por veículos, notadamente nos finais de semana, criando dificuldades e constante perigo para os frequentadores, especialmente para as crianças, sempre expostas a possível atropelamento. O assunto, portanto não é novo. É antigo e continua merecendo a atenção e providências das autoridades.

            Recentemente o Ministério Público Federal cobrou providências da Prefeitura de Estância e de órgãos ambientais do Estado no que se refere ao transito de veículos na região da Praia do Saco em Estância, uma das mais belas regiões do nosso litoral. Ao acompanhar esta ação do Ministério Público Federal em relação às praias de Estância, estou confiante que também em Aracaju as mesmas providências serão adotadas, tendo em vista que os abusos em nossas praias são constantes e em maior extensão.
O jornalista Cláudio Nunes tem sido um dos críticos mais contundentes desta questão de veículos nas praias de Aracaju. Constantemente em seu blog o jornalista comenta a insatisfação dos frequentadores dos nossos mais de 30 km de praia a partir de Atalaia até o Mosqueiro.

            Nos somamos portanto a todos aqueles que desejam usufruir das nossas praias com mais tranquilidade, com as suas crianças sem correrem riscos de atropelamento.

            Na verdade, areia da praia não é local apropriado para transito de veículos, até porque a nossa orla é bem urbanizada e em toda sua extensão tem bastante espaço para estacionamento.

            Além de cobrar providências das autoridades, no caso de Aracaju, é necessário que a Prefeitura tome providências visando coibir este abuso. É importante também que se promovam campanhas educativas chamando a atenção e mostrando que veículo nas areias das praias é também uma questão de educação.

*Jornalista e ex-deputado.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun 

Frase do Dia
"Vivi, vivo e viverei porque sou imortal".Cairbar de Souza Schutel, farmacêutico, político, orador e escritor espírita brasileiro, nasceu em 22 de Setembro de 1868 e morreu em 1938.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais