Seqüestraram o urubu

O urubu branquinho, encontrado por agricultores sergipanos e que se encontrava em recuperação no Parque dos Falcões, foi seqüestrado na madrugada de ontem. “Homens em um carro de passeio chegaram aqui e o levaram, juntamente com dois falcões raros”, conta, desgostoso, José Percílio Costa, que administra o Parque localizado em Itabaiana. Ele desconfia de um casal, que passou todo o sábado na área e se demonstrou por demais impressionado com a ave rara. O urubu seqüestrado tem quatro meses de idade, é todo branco e tem o bico rosado. “Existem registros de outras espécies albinas, como pássaros e outros vertebrados, mas há pouquíssimas informações sobre urubus sem melanina”, disse o biólogo Marcelo Cardoso ao site G1. Percílio prestou queixa à Polícia e torce para que os seqüestradores devolvam a ave, pois além de ser frágil, ela não enxerga direito como o urubu preto e, portanto, tem mais dificuldade para encontrar alimentos e se defender dos predadores. Que coisa!

Ganhando mais

Uma boa notícia para os aposentados e pensionistas do INSS que recebem acima do salário mínimo: eles deverão ter reajuste de 7% a partir de janeiro de 2010. Será um aumento real de mais de 3%, considerando a perspectiva de inflação. O governo federal já havia decidido dar aumento real a aposentados que ganham acima do mínimo, sendo chegado agora ao percentual. O reajuste será apresentado às centrais sindicais esta semana.

Dinheiro à vista

A Receita Federal libera nesta segunda-feira a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda de 2009. O contribuinte que caiu na malha fina por causa da declaração de 2008 também terá à disposição um lote para consultar e saber se a restituição foi liberada. O dinheiro da restituição de 2009 será corrigido em 3,32% e creditado na conta do contribuinte no dia 17 próximo. Para as restituições relativas à declaração de 2008, a correção será de 15,39%.

Posse concorrida

Deve ser das mais concorridas a posse do jornalista Marcos Cardoso como secretário de Comunicação da Prefeitura de Aracaju. A solenidade vai acontecer logo mais às 10 horas, no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos. Marcos substituirá o publicitário Rafael Galvão, que assumirá a diretoria de marketing da Secretaria de Estado da Comunicação. Já tendo trabalhado em vários órgãos de comunicação de Sergipe, Marcos Cardoso respondeu durante 12 anos pela diretoria de redação do Jornal da Cidade, veículo que deixou a semana passada para assumir a nova função. Boa sorte, camarada!

Dependem do erário

A população brasileira está cada dia mais dependente dos cofres públicos para movimentar a economia. São 11,6 milhões de pessoas cadastrados no programa Bolsa Família, mais 26,6 milhões de aposentados e pensionistas e cerca de 10 milhões de funcionários públicos nos três níveis de governo. Numa estimativa grosso modo, isso dá em torno de 93 milhões de pessoas, ou mais de 50% da população, que recebem renda diretamente do governo. Os dados são da economista-chefe do Banco Fibra, Maristella Ansanelli.

Transformando vidas

A Associação das Empresas do Distrito Industrial de Socorro está mudando a vida dos moradores da Invasão Novo Horizonte naquele município. Um projeto idealizado pela diretoria da Escurial Revestimentos Cerâmicos e abraçado pela Associação está levando a música à vida de dezenas de crianças e adultos. A criação de uma orquestra com aulas de instrumento e de canto oferecidas gratuitamente está revelando grandes talentos. No próximo dia 15, a Orquestra fará a primeira apresentação pública no Centro Social da Prefeitura de Socorro.

Mais dinheiro

No primeiro semestre deste ano, foram contratadas 369 operações de crédito em Sergipe, gerando um desembolso de aproximadamente R$ 57,2 milhões, oriundos do BNDES. Esse valor representa um crescimento de 65% em relação aos recursos desembolsados, e de 50% no número de operações contratadas, frente ao mesmo período de 2008 Destaca-se o fato de que, na comparação de janeiro a junho de 2009 com o mesmo período de 2008, houve crescimento de 58% no número de operações das micro, pequenas e médias empresas.

Programa de rádio

A Secretaria estadual da Comunicação elaborou o programa semanal para rádio ‘Encontro com o Governador’. Disponibilizado na Agência Sergipe de Notícias em formato MP3, o programa terá o governador Marcelo Déda (PT) destacando diversas ações que estão sendo executadas no estado. A primeira edição já está disponível e trata de dois temas: o ato relacionado à agricultura familiar, realizado sexta-feira passada, e a realização de obras do Governo na  região metropolitana de Aracaju.

Contra a pedofilia

O Diário Oficial da União publica em sua edição de hoje a lei que aumenta as penas para crimes de pedofilia, de estupro seguido de morte e de assédio sexual contra menores, além de tipificar o crime de tráfico de pessoas. A nova legislação classifica como estupro de vulnerável qualquer ato libidinoso contra menores de 14 anos ou pessoas com deficiência mental, com pena que varia de oito a 15 anos de reclusão. O autor de estupro contra maiores de 14 e menores de 18 anos será punido com oito a 12 anos de prisão. Atualmente, a pena varia de seis a dez anos. Para o tráfico de pessoas no país a pena será de dois a seis anos de reclusão.

Perdeu, mas ficou

Embora tenha perdido por 2 a 1, o Sergipe passou para a próxima fase da Série D do Campeonato Brasileiro de Futebol. Agora o time rubro enfrentará o Ferroviário (CE) em dois jogos, sendo o primeiro no próximo domingo, no Batistão. Bom mesmo foi o nosso Flamengo, que recebeu o Corinthians no Maracanã e venceu com um gol de Adriano, que assumiu a artilharia isolada do Campeonato Brasileiro com 10 gols.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais