Sergipe Del Rey é um feudo. Um país dentro do Brasil na Idade Média.


“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Repercutiu muito ontem, 24, a análise divulgada pelo blog, do professor Alisson Souza, sobre o marasmo no desenvolvimento de Sergipe. A verdade é que Sergipe Del Rey ainda é um feudo, um país dentro do Brasil, ainda na Idade Média. Não existem projetos para o futuro, os últimos foram realizados pelo governo Déda que tinha uma equipe de planejamento competente que elaborou dois projetos grandes: o Proinvest e o Sergipe Cidades. Depois deles, Jackson e Belivaldo não fizeram nada, ou melhor, acabaram com o planejamento.

Ou seja, não existe projeto de futuro, Sergipe está retrocedendo a passos largos.

Ontem, um técnico atento, após ler o texto, deu dois exemplos práticos e que poderiam mudar a realidade do sertão sergipano: os canais de Xingó e Dois irmãos, cantados em prosa e verso na campanha eleitoral.

O canal Dois irmãos sairia da hidrelétrica de Itaparica, no município de Nova Glória, na Bahia, passando por Santa Brígida, Pedro Alexandre (municípios baianos) e entraria em Carira, Frei Paulo, Pinhão, Pedra Mole e Ribeirópolis. O Canal de Xingó (ou do Sertão em Sergipe) está localizado entre os Estados de Sergipe e Bahia e sairia de Canindé do São Francisco, passando por Poço Redondo, Porto da Folha, Monte Alegre e Nossa Senhora da Gloria. Já na margem direita do São Francisco, Paulo Afonso e Santa Brígida.

Cadê estes dois canais? Nada. Os canais de irrigação de Dois irmãos e de Xingó seriam a redenção. O sertão de Sergipe daria um pulo de mil anos em desenvolvimento. Mas cadê a classe política? Sergipe tem uma bacia leiteira excelente (de Glória até Santa Rosa do Ermírio, em Poço Redondo), com pouca estrutura, imagine com o canal. E as plantações de milho de Glória até Carira, de lá até Simão Dias? Imagine isso com mais estrutura. Pequeno, Sergipe seria comparado rapidamente em uma nova Israel.

Talvez não seja interessante o sertão desenvolvido e sem subserviência às esmolas do poder público em todas as esferas. Tudo ficou apenas em projetos, no papel.

Triste o futuro de Sergipe e dos sergipanos. E conta ainda com um Brasil de mais de 30 partidos onde os interesses individuais dos seus donos prevalecem sobre o coletivo.

Sergipe Del Rey é um Estado avestruz, anda olhando para o chão. Não evolui em nada. Jovem, se tiver condições, “pique a mula”: Sergipe Del Rey jamais mudará. 

 

CNMP autoriza promotores de Sergipe a deixar grupo de WhatsApp criado pelo procurador-geral Deu no O Antagonista: “O procurador-geral de Justiça de Sergipe, Eduardo Barreto d’Avila Fontes, queria obrigar os promotores do estado a participar de um grupo de WhatsApp. Quem não quisesse poderia responder a processo disciplinar. O corregedor do CNMP, Luciano Freire, proibiu. Considerou a ordem abuso de poder. Freire também autorizou os promotores sergipanos a deixar o grupo sem pedir permissão à Procuradora. A obrigação de participar do grupo era para os membros da força-tarefa de acompanhamento dos gastos do governo de Sergipe com o combate à pandemia.”



Zona de Expansão: terreno para praça do conjunto do PAR está com placa de vende-se Moradores da região da Zona de Expansão questionam a Prefeitura de Aracaju se o terreno que estava na planta do conjunto do PAR para uma praça pública foi repassado para um particular porque se encontra com a placa de vende-se, conforme as fotos enviadas. Há muito tempo tem um bar construído no local, que também está com placa de vende-se e o terreno também que seria uma praça, onde tem um quadra e um imóvel da associação de moradores. Já tem outra praça próxima que também está sendo privatizada pelos ambulantes, que chegam com uma banca e depois levantam um imóvel com alvenaria. Com a palavra a Prefeitura de Aracaju.

Baleia Rossi e Sérgio Reis: “MDB apoia integralmente extensão de auxílio emergencial por mais dois meses” O presidente do MDB Sergipe, Sérgio Reis, conversou com o presidente nacional do partido, Baleia Rossi, na tarde desta quarta-feira, 24, em uma live nas redes sociais. Um dos primeiros temas discutidos entre os dois dirigentes foi o adiamento das eleições, que apesar do posicionamento do MDB Nacional a favor da mudança de datas, foi permitido aos deputados federais filiados ao partido o livre posicionamento.

Posição do partido Outro tema que chamou a atenção foi o Auxílio Básico Emergencial. Preocupado com a situação da população sergipana com a proximidade do fim do período de pagamento do auxílio emergencial do governo federal, Sérgio Reis questionou Baleia Rossi sobre a posição do partido com relação a extensão por mais dois meses do benefício sem mudança nos valores.

 Pedido foi feito por Fábio Reis em reunião nacional do partido Baleia, por sua vez, destacou a defesa enfática realizada pelo deputado Federal Fábio Reis a respeito da extensão em uma reunião do partido. De acordo com o presidente nacional, Fábio teria solicitado o apoio na garantia deste direito à população. Isso permitiu que o MDB optasse por apoiar integralmente o pleito.

Juvêncio Oliveira apresenta Emenda  ao PL 67/2020 O vereador Juvêncio Oliveira (PSD) apresentou na sessão Extraordinária on-line desta quarta-feira, (24/06), Emenda ao Projeto de Lei 67/2020, de autoria do vereador Américo de Deus (PSD), contribuindo desta maneira para as discussões da Casa.

Proibição de suspender fornecimento de energia Em sua redação, a emenda determina que a empresa fornecedora de energia da capital fique proibida de suspender, por inadimplemento, a prestação de seus serviços aos consumidores no município de Aracaju, de acordo com a vigência da Resolução nº 878/2020, da Aneel, das seguintes unidades: as prestadoras de serviços e atividades consideradas essenciais, de que tratam os Decretos Federais nºs 10.282 e 10.288/2020, e o art. 11 da Resolução Normativa nº 414/2020, da Aneel; assim como, onde existam pessoas usuárias de equipamentos de autonomia limitada, vitais à preservação da vida humana e dependentes de energia elétrica; e residenciais, inclusive as subclasses residenciais baixa renda.

Otimização do processo Para o parlamentar, a emenda é apenas uma confirmação do seu posicionamento e conhecimento acerca do assunto, uma vez que o cenário de pandemia, de forma intrínseca, já assegura determinada conduta. “Desde o primeiro momento minha intenção, enquanto presidente da Comissão de Justiça e Redação da Câmara, não era gerar argumentos que determinassem certo ou errado, meu objetivo sempre foi otimizar o processo e retirar qualquer redundância que o PL pudesse conter em seu teor constitucional. A partir de então, a emenda dá garantias não só ao povo, como também, ao Estado e à própria concessionária de energia“, declara Juvêncio Oliveira.

Calamidade pública Complementando o texto, Juvêncio pontua: “ tenho certeza de que, ao ajustarmos a abrangência do projeto, conseguiremos nos somar a todas as causas no tocante à calamidade pública. A Energisa segue dentro de sua competência de negociação, pois sabemos das dificuldades enfrentadas por todos, em especial, das pessoas que perderam seus empregos neste período, e não seria da nossa competência atuar de forma absoluta”, conclui.

Propriá: CPI inicia oitivas em investigação relacionada ao prefeito Iokanaan Santana Instaurada na Câmara Municipal de Propriá para investigar atos ilícitos narrados em áudios atribuídos ao prefeito Iokanaan Santana, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) deu início na última terça-feira, 23, a fase de oitivas das testemunhas listadas no processo. Com a supervisão do advogado da Casa Legislativa, João Bosco Freitas Lima, foram ouvidos: Carlos Kleber da Silva, suposto autor da gravação; André Luiz Silva Fontes, responsável por divulgar fragmentos dos referidos áudios nas redes sociais; e José Ancelmo Alves Ramos, chefe do setor de tributos, órgão mencionado nos áudios.

Testemunhas Ao final dos primeiros relatos, a Comissão definiu que Sônia Ramos Pontes, esposa de Kleber Silva, também será ouvida por ter sido referenciada no testemunho do cônjuge. Na ocasião, foi destacada ainda a notificação mediante “Aviso de Recebimento” de José Robério, que se recusou a receber o ofício de convocação anteriormente enviado pela CPI. Uma testemunha que atende pelo nome de Daniel foi dispensada e outra não compareceu. O ausente foi o ex-superintendente da SMTT, Luiz Claudio Ferreira Santos, que respondia pela instituição citada em um dos áudios. Luiz Claudio justificou a ausência afirmando estar com suspeita de Covid-19. Com isso, a oitiva dele foi remarcada para o dia 02 de julho, às 10h.

Registros Todos os depoimentos estão sendo registrados em áudio e vídeo para contribuir no processo. A comissão é composta pela presidente Dilma da Colônia (MDB), pelo relator Heldes Guimarães (PSD) e por um membro, o vereador Pequeno (PL). As respectivas fases da investigação estão sendo documentadas e suas conclusões serão remetidas ao Ministério Público, respeitando os princípios constitucionais aplicáveis.

Pequenas empresas: medidas inovadoras para retomada da economia O pré-candidato a vereador de Aracaju Rosman Pereira (PP), vem demonstrando bastante interesse em ajudar a capital a desenvolver estratégias de valorização ao empreendedorismo, área que atua no momento. Com a informação de que o Brasil se encontra na 20º posição em um ranking mundial de ecossistemas de startups, o pré-candidato defende que Aracaju crie ambientes incentivadores para esse tipo de empreendedorismo.

Propostas inovadoras As startups são empresas em fase inicial, que possuem propostas de negócios inovadoras e com grande potencial de crescimento. “Eu sou um grande admirador desse modelo de negócio, e uma das nossas propostas como pré-candidato a vereador por Aracaju é elaborar projetos de lei que favoreçam na capital a utilização de tecnologias voltadas às startups”, destacou, o pré-candidato.

Novas tecnologias Segundo Rosman, com a pandemia, diversas empresas terão de que se atualizar de acordo com as novas tecnologias. “A realidade que iremos enfrentar, em virtude da pandemia, forçará soluções criativas e inovadoras para garantirmos a retomada da economia e dos empregos”, diz.

Adesões a campanha do engenheiro Dilson Luiz à presidência do CREA-SE. A cada dia que passa o engenheiro Dilson Luiz vem recebendo apoios para a candidatura à presidência do CREA-SE. “Os nossos amigos e apoiadores são espontâneos. Agradeço imensamente a deferência e apoio. Vamos trazer o sistema Confea/Crea/Mutua para você”. É o agradecimento dele. Veja uma declaração de apoio:


PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018                                                 

COVID-19 em Nossa Senhora do Socorro Do advogado Maurício Lobo: “A contaminação por COVID-19 em Nossa Senhora do Socorro/SE, cresce de forma descontrolada e invisível. E o prefeito Inaldo, segura o dinheiro que veio do Ministério da Saúde para o combate ao coronavírus e até hoje não comprou um único teste, contrariando a ciência que afirma que a melhor forma de prevenção é a ampla testagem e o isolamento das pessoas testadas positivo e quem teve contato com elas”


LIVES SERGIPE – É SÓ ENVIAR PARA DIVULGAR NESTE ESPAÇO

Live hoje, 25/06 Cooperação – Estratégias de Acesso a Mercado A partir das às 17h, a live vai socializar experiências de comercialização da produção de pequenos produtores do Estado de Sergipe, através da participação em feiras, mercado do Augusto Franco, como vender para o governo ( mercados institucionais- PAA,PNAE), a logística solidária como forma de viabilizar as entregas dos produtos (CENTRAFES- Central de Negócios),bem como os canais digitais de acesso a mercado! O tema é *PRODUTORES RURAIS* – Cooperação – Estratégias de acesso ao mercado. http://www.instagram.com/sebraesergipe

 


Live hoje, 25/06 Novas regras de contratação em tempos de pandemia: cautelas e oportunidades Este é o tema de uma live que acontecerá hoje, 25, a partir das 16h. George Ávila e Marcus Alcântara, especialistas em Licitações e Contratos, vão comandar o evento. O evento vai abordar as cautelas que deverão ser adotadas por quem conduz os processos de contratação na Administração Pública, bem como as oportunidades para o mercado em fazer negócios com o Poder Público. O evento é uma iniciativa da LICI.K, cujo objetivo é formar uma comunidade com pessoas que atuam direta ou indiretamente na área de licitações e contratos administrativos, dirimir dúvidas através de debates específicos e polêmicos e compartilhar experiências entre fornecedores e gestores públicos. As pessoas interessadas em participar deverão entrar em contato por meio do telefone (79) 9 9988 9935 e do e-mail contato@liciksolucoes.com.br.

Webinar hoje, 25/06 “Mitos, fake news e algumas verdades” O médico anestesista Eduardo Amorim é um dos convidados do Webinar “Mitos, fake news e algumas verdades”, que vai falar sobre crise sanitária, econômica e política. A live acontece a partir das 20h desta quinta-feira, 25, e será transmitida no perfil @pacientedealtorisco no YouTube e no Facebook. A iniciativa é da Medicina de Pacientes Graves – MGP, um projeto coordenado pelo anestesiologista Enis Donizetti. O debate contará com as participações do secretário Municipal de Saúde de São Paulo, Edson Aparecido dos Santos; do consultor técnico do Conselho Nacional de Saúde – professor de gestão e finanças públicas, Economia da Saúde e do SUS e História Econômica – Francisco Funcia; do criador e primeiro presidente da Anvisa, Gonzalo Vecina – professor da Escola de Saúde Pública da USP; e do Mestre em Economia e especialista em finanças públicas e privadas, Murilo Ferreira Viana. Os mediadores são Enis Donizetti – coordenador do curso Covid-19 e Anestesia e vice-presidente da FSP – e Márcio Augusto Lacerda – Membro da Câmara Técnica de Anestesiologia do Cremerj e moderador do grupo de FB “Anestesistas e Anestesiologistas”.     

                       

Live hoje, 25/06 Inquérito das fake news no STF Este é o tema da live de hoje coordenada pelo professor e advogado Adir Machado a partir das 19h pelo instagram: https://www.instagram.com/professoradirmachado O convidado é o advogado criminalista Saulo Caldas que fará uma análise das fake news sob o ângulo criminal. Pergunte, questione, participe!



Live amanhã, 26/06 “Temas do Pacote Anticrime” O Programa “Ministério Público Acadêmico”, iniciativa da Procuradoria-Geral de Justiça, por intermédio da Coordenadoria de Ensino da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), realizará amanhã, 26, a partir das 20h, Live sobre “Temas do Pacote Anticrime”. A sétima Live do Programa terá a participação do promotor de Justiça e coordenador Disciplinar da Corregedoria Nacional do Ministério Público (CNMP), Rafael Schwez Kurkowisk, e contará, também, com a exposição da promotora de Justiça e integrante do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPSE, Luciana Duarte Sobral.Transmissão no Instagram: https://www.instagram.com/mpsergipe/                                                 

                                       
              
Live amanhã, 26/06 Programa do Direito do Trabalho em tempos de COVID-19 Este é o tema da live desta semana coordenada pelo defensor público e advogado Elber Batalha Filho nesta sexta-feira, 26, a partir das 19h30. O convidado desta semana é o Conselheiro Federal da OAB e meste em direito Paulo Ralin. Participe por aqui: https://www.instagram.com/elberbatalha


 


PELO E-MAIL E FACEBOOK

 



OPINIÃO

Um São João sem liberdade. Por Antônio Samarone*


Um São João triste, onde para se evitar aglomerações, as autoridades acabaram com a festa. Proibiram até o que não precisava. Até as “bandeirinhas”. O povo, com medo de ser responsabilizado, obedeceu franciscanamente.

Ontem o meu condomínio quedou-se logo cedo. Um silencio absoluto. Nenhuma radiola tocando. Nenhuma casa enfeitada. Nenhum chapéu de palha. A vida esmoreceu.
Uma Peste sem fim, onde não se enxerga saídas. As restrições soam como uma expiação de culpa, para acalmar a ira da morte. Tudo simbólico.

Cometemos um erro perigoso. Delegamos poderes imperiais as autoridades, com a justificativa da necessidade de enfrentarmos a Peste. O medo nos tirou a razão. Essa gente não tem compromissos com a sociedade.

Muitos estão se aproveitando do cheque em branco, dado pelo estado de emergência, e estão se lambuzando. O Rio de janeiro não está sozinho!

Renunciamos à liberdade por uma segurança que não veio. Pelo contrário, estamos cada vez mais inseguros. O Poder Público em Sergipe não está à altura da crise sanitária.

Hoje, obscuros Prefeitos interferem na vida das pessoas de forma absoluta. Tudo em nome do combate à Peste. O exagero é explícito. E o mais grave, com resultados discutíveis.

O mundo chegou a 9 milhões de infectados e 470 mil mortes, pela Pandemia. EUA e Brasil somam 3,3 milhões, 37% dos casos. O Brasil chegou a 1,1 milhão de casos e 51.400 óbitos. A pequena Província de Sergipe d’ El Rey, alcançou a espantosa marca dos 20 mil casos e 511 óbitos.

Como essa epidemia não tem prazo para terminar, até quando essas sub autoridades se imiscuirão em nossas vidas?

São tanto os desmandos que a gente termina esquecendo coisas importantes. A rede hospitalar precisa de regulação, isto é fato. Precisa de um centro de comando que coordene os encaminhamentos dos pacientes para as unidades de saúde adequadas. Onde existam a vaga e o serviço demandado.

Essa regulação existe para facilitar a vida dos pacientes. Em Sergipe, a burocracia regula visando atender as comodidades dos serviços. A situação dos pacientes não conta. A exigência das UTIs de só receberem os pacientes com covid já diagnosticada laboratorialmente, beira ao sadismo. Os resultados dos exames demoram, e a Peste não espera.

Ontem em Itabaiana, o SAMU ficou numa residência, com um idoso grave, na maca, com imensa dificuldade respiratória, por mais de 4 horas, aguardando um comando da regulação. Para onde encaminhar aquele sofredor? A regulação em Sergipe ignora as necessidades dos pacientes.

A Saúde Estadual continua acéfala, sem comando.

Cheguei a elogiar a indicação de uma técnica, mas foi um erro. Não vejo melhoras. Se com o comando de um candidato as coisas não andavam, com um técnico também não. Governador, deixe os profissionais administrarem. A sua interferência está atrapalhando.

Em Aracaju a trapalhada é maior. A gestão da crise sanitária é eleitoreira. Acintosamente política, sem cerimonias. Tudo a luz do dia, sem subterfúgios, sem controles. Saudades dos antigos órgãos de fiscalização. A Peste é inibidora.

As duas principais deficiências de Aracaju são a falta de testagem em volume adequado e a ausência de um programa de rastreamento dos contactantes daqueles que foram infectados. São erros imperdoáveis, que infelizmente continuam.

A Prefeitura de Aracaju joga para a plateia, com ações vistosas, ineficazes e efêmeras, num oba-oba sem fim. Aposta na força do marketing, na desatenção da opinião pública e numa imprensa amiga.

*médico sanitarista.

NOTA DE FALECIMENTO SINDICATO DOS RADIALISTAS 


PELO TWITTER                                                                                                                           


www.twitter.com/opropriolavo Alguém pode, por favor, me explicar que caralho é “olavismo”?


www.twitter.com/ojoaoaugusto Na verdade é OVOlavismo, baba ovo do baba ovo.

www.twitter.com/Fernando_Negrao Obras da prefeitura na Nestor Sampaio levam transtorno a moradores da Rua Aldjebran G Moreno no Luzia.Pasmem. Fecharam a boca de lobo da esquina e a água da chuva não tem como escoar. Reclamar ao Papa?


www.twitter.com/andrizek Existe o Grupo de Risco. E tem o Grupo de Idiotas, formado pelas pessoas que saem às ruas sem máscara, rindo orgulhosamente, achando que são melhores que as outras, especiais, e que todas as demais, de máscara, são trouxas.


www.twitter.com/Jefferson_PT A associação de funcionários do Banco Mundial mandou esta carta ao conselho de ética do banco contra a indicação de Abraham Weintraub para diretor executivo do Brasil. Governo Bolsonaro é uma vergonha mundial.






Siga Blog Cláudio Nunes:         

Instragram

 Facebook

 Twitter


Frase do Dia
“Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a vocês mesmos.” Filipenses 2:3

O padroeiro de Florença, São João Batista, é homenageado com uma exposição virtual das Gallerie degli Uffizi, um dos museus mais importantes do mundo com o título: “O Santo que batizou Cristo. Cenas da vida de São João Batista”
https://www.vaticannews.va/pt/mundo/news/2020-06/sao-joao-batista-mostra-on-line-uffizi.html
O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais