Sergipe e o recorde de petróleo

Sergipe e o recorde de petróleo

 

O Estado de Sergipe teve significativa participação no novo recorde na produção nacional diária de petróleo. Ao divulgar a boa notícia para o país, a Petrobras revelou que a entrada em operação do segundo poço no Campo de Piranema, no litoral sul sergipano, contribuiu para que o Brasil alcançasse, em junho passado, a extração média de 1 milhão 867 mil barris. A estatal também cita os poços maduros, muitos dos quais localizados no Campo de Carmópolis, como importantes para a produção de petróleo verificada o mês passado. Inaugurada em 2007, Piranema colocou seu segundo poço em operação há um mês, aumentando a produção diária de 5 mil barris para 12 mil barris. Um terceiro poço deverá começar a produzir até o final deste ano, quando Piranema passará a produzir 21 mil barris de óleo todos os dias. Legal!

 

Visita ao cárcere

 

Diretores da seccional sergipana da OAB visitarão nesta sexta-feira (04) a 1ª delegacia metropolitana, em Aracaju. Vão querer saber como é possível colocar 60 presos em um local projetado para trancafiar apenas 20 pessoas. O convite para a visita foi feito por representantes da Associação dos Delegados de Polícia, que estiveram na OAB para denunciar a superlotação das delegacias sergipanas. Segundo o presidente da Ordem, Henri Clay Andrade, a situação vivida pelos presos em delegacias é uma ofensa à dignidade humana. Está corretíssimo.

 

Desejos da classe C

 

A inflação ainda não fez com que a classe C mudasse seus planos. Um levantamento efetuado pela Nielsen mostra que comprar bens de valor, em especial um imóvel, é uma das principais razões para fazer poupança ou aplicações de longo prazo. Esta é a resposta dada por 54% dos entrevistados na pesquisa. Mesmo o eventual aumento na TR, índice usado como referência no reajuste do valor de prestações de financiamentos, não tem feito esse grupo desistir de usar as reservas. A prioridade, porém, ainda é quitar dívidas (87%).

 

Outras preferências

 

A pesquisa mostra que a classe C também tem investido em decoração, produtos de higiene e de limpeza, alimentos, eletrônicos e computador, objetos do desejo de 60%. Já 37% das pessoas ouvidas confessam gastar em marcas mais caras. As viagens, assinatura de TV a cabo e acesso à internet banda larga levam as economias de outros 33%.

 

Apareceu a Margarida

 

E o conselheiro afastado do Tribunal de Contas de Sergipe, Flávio Conceição, apareceu ontem (03) na sessão do Pleno do TCE. Foi acompanhar pessoalmente os votos dos colegas sobre a ação que moveu contra o presidente do Tribunal, Heráclito Rollemberg, a quem acusou de tentar prejudicá-lo. Os conselheiros rejeitaram a abertura de processo contra Rollemberg e Conceição deixou o TCE mais invocado do que quando chegou. Não quis nem falar com os jornalistas. Danou-se!

 

Contra o tempo

 

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PC do B) tem agendadas para hoje (04) várias atividades externas. Entre elas estão a autorização da ordem de serviço para a construção de uma creche no bairro América e dos postos de saúde nos bairros Joabotiana e Getúlio Vargas, e a entrega da pavimentação asfáltica de ruas e da reurbanização de praças. A agenda cheia tem uma justificativa: cumprir a legislação eleitoral que proíbe os candidatos à reeleição participar de inaugurações a partir deste sábado (05).

 

Pontapé inicial

 

E o candidato a prefeito de Aracaju, Mendonça Prado (DEM), vai colocar os blocos nas ruas já neste domingo (06). Seus assessores garantem que a estrutura da campanha ainda não está pronta, mas o candidato não quer perder tempo. Diferente dele, o prefeito Edvaldo Nogueira só pretende iniciar a campanha política no próximo dia 13 com uma carreata saindo da colina do bairro Santo Antônio. Os assessores de Almeida Lima (PMDB) e dos demais candidatos não informaram quando eles pretendem começar a campanha de rua.

 

Internet nas escolas

 

A Internet com banda larga vai chegar em 604 escolas públicas de Sergipe nos próximos três anos. Até dezembro, 40% dos 604 estabelecimentos já estarão ligados à rede mãe. Em 2009 a internet chegará a mais 40% das escolas selecionadas para receber o benefício e, por fim, em 2010 mais 20% das instituições ficarão “antenadas” com o mundo. Convênio nesse sentido foi assinado ontem (03) entre o governo de Sergipe e a companhia telefônica Oi. Esse é o tipo da informação que a coluna adora divulgar.

 

Reunião da Sefaz

O secretário da Fazenda de Sergipe, Nilson Lima, vai participar nesta sexta-feira (04), em Palmas (TO), de uma reunião com todos os seus colegas do país para discutir a prorrogação do prazo de implantação da nota fiscal eletrônica em alguns setores do comércio. Os contribuintes dos ramos de cigarros e combustíveis já foram obrigados a introduzir a nota fiscal eletrônica. Setores como cimento, refrigerantes e automóveis, estão obrigados a se adequar ao novo sistema até 1º de setembro. A reunião de Palmas poderá alterar esse prazo para dezembro

 

Criatividade do medo

 

A coluna repassa aos leitores a informação que recebida por e-mail:

Aviso importante: se algum dia você encontrar pintado em seu muro ou portão qualquer um dos símbolos abaixo, retire-o imediatamente, pois são utilizados por grupos de assaltantes para se comunicarem:

 

^ = Fácil de assaltar pela manhã.

 
-> = Fácil de assaltar pela tarde.


V = Fácil de assaltar pela noite.


? = Estão fora, mas há dificuldade.


7 = Casa vazia em julho.


8 = Casa vazia em agosto.


?+ = Idoso sozinho todo dia.

 

Até mais!

 

A Infonet publica esta coluna todas as segundas e sextas-feiras.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais