Sergipe é pobre de marré deci

Vejam que lástima: Sergipe é o quinto estado brasileiro com o maior número de pobres. O Mapa da Nova Pobreza, divulgado pela Fundação Getúlio Vargas, revela que 48,17% da população sergipana, portanto quase a metade, têm renda domiciliar per capita até R$ 497,00 mensais. Neste triste campeonato do prato vazio, Sergipe só ganha para o Maranhão (57,90%), Amazonas (51,42%), Alagoas (50,36%) e Pernambuco (50,32%). E mais: segundo estudo do Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social, Sergipe foi o estado que apresentou a maior alta no número de famílias pobres. A pobreza avançou 12,5% entre os sergipanos, quase o triplo da média nacional, que foi de 5%. Diante desse triste quadro, é revoltante ouvir pré-candidatos prometendo mundos e fundos, anunciando que vão transformar Sergipe num pedaço do paraíso aqui na terra. Estes mequetrefes só não dizem como conseguirão acabar com a fome, que corrói o intestino e atormenta a alma de quem vive o permanente drama da insegurança alimentar. Só Jesus na causa!

Bico calado

As emissoras de rádio e televisão estão proibidas, desde a zero hora de hoje, de transmitir programas apresentados ou comentados por pré-candidatos às eleições deste ano. A regra faz parte do Calendário Eleitoral. Quem desobedecer será multado em até R$ 100 mil e poderá ter o registro da candidatura cancelada. A partir do próximo sábado, novas restrições entram em vigor. Fica proibido, por exemplo, ao agente público da esfera administrativa, cujo cargo esteja em disputa eleitoral, autorizar a publicidade institucional dos atos, programas, obras, serviços e campanhas. Misericórdia!

Quem fica com o MDB?

Tem gente jurando de pés juntos que o MDB sergipano não fica nas mãos de Jackson Barreto. Segundo estas pessoas, já era para o partido ter sido entregue ao senador e pré-candidato a governador Rogério Carvalho (PT), porém os festejos juninos atrapalharam os últimos entendimentos. A legenda está sob o comando de JB desde o dia 20 de maio passado, após a executiva nacional ter feito uma intervenção estadual. Aliados de Jackson garantem que ele permanecerá dirigindo o MDB velho de guerra. Aguardemos, portanto!

Polícia letal

A Polícia de Sergipe e a segunda mais letal do Brasil, com taxa de mortalidade de 9 por 100 mil habitantes. É o que revela estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O estudo acrescenta que a campeã em violência é a Polícia do Amapá. Segundo o documento, “as elevadas taxas de mortalidade por ações policiais indicando que abusos e execuções continuam como prática de algumas instituições, misturando-se a casos de uso legítimo da força”. Enquanto a taxa de mortalidade entre vítimas brancas retraiu 30,9% em 2021, a taxa de vítimas negras cresceu em 5,8%. Crendeuspai!

Índios ameaçados

Presidida pelo deputado federal João Daniel (PT), a Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia foi visitada por 24 lideranças dos povos indígenas. Segundo o petista, durante a reunião, foram feitas graves denúncias contra garimpeiros, madeireiros e traficantes, que vivem infernizando os índios. Também se tratou sobre os assassinatos do jornalista inglês Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira. João Daniel garante que há uma grande negligência do governo federal para com o povo indígena. Cruz, credo!

Confia mais

O consumidor está mais seguro em relação às compras pela internet. De acordo com pesquisa do SPC Brasil, 93% dos entrevistados, ou nove entre 10 consumidores, estão satisfeitos com esse tipo de compra. Os produtos mais comprados na internet são livros (52%), eletrodomésticos (47%), passagens aéreas, de ônibus, de trem ou de navio (47%), reservas em hotéis ou pousadas (41%) e ingressos (40%). Ah, bom!

Luto

O pastor Igor Batalha foi encontrado morto dentro do carro dele, numa estrada do município sergipano de Ribeirópolis. Segundo o pai do evangélico, radialista Carlos Batalha, a autopsia feita no Instituto Médico Legal atestou que Igor foi vítima de um infarto fulminante. O velório do pastor está acontecendo no Piaf, em Aracaju, devendo o sepultamento ocorrer, nesta quinta-feira, no cemitério de Ribeirópolis, onde o pastor vivia e atuava religiosamente. Descanse em paz!

Maria da Penha

Pesquisa revela que 98% da população conhecem a Lei Maria da Penha e que para 86% as mulheres passaram a denunciar mais os maus-tratos depois da existência da lei. Feito pela Data Popular, o estudo mostra ainda que sete em cada 10 entrevistados acreditam que a mulher sofre mais violência dentro de casa do que em espaços públicos e que 50% analisam que a mulher se sente mais insegura em casa do que fora. Vixe!

Zum zum zum

Circula nas redes sociais uma informação dando conta que o advogado Adir Machado, presidente do PL em Aracaju, poderá substituir o ex-prefeito Valmir de Francisquinho (PL) na disputa pelo governo de Sergipe. Ainda segundo a “notícia”, o nome do causídico seria o plano B para substituir o ex-gestor, que teve a sua inelegibilidade mantida pelo Tribunal Superior Eleitoral. Na cúpula do PL ninguém fala sobre tal hipótese, mas é certo que se a defesa de Valmir não reverter logo a situação dele, o partido terá que indicar um substituto, até para salvar a pré-candidatura ao Senado de Eduardo Amorim (PL). Marminino!

Moda condenada

O advogado Henri Clay Andrade (Psol) afirma já ter virado moda o fato de o governo Jair Bolsonaro (PL) fazer as coisas por debaixo dos panos: “Orçamento secreto, sigilo por 100 anos das despesas do cartão corporativo e do procedimento de investigação da Polícia Rodoviária Federal, que apura o assassinato de Genivaldo de Jesus, em Sergipe. Um escárnio!”, protesta o pré-candidato a senador. No caso da morte do sergipano numa câmara de gás improvisada na viatura da PRF, o governo sentiu a forte pressão popular e voltou atrás no sigilo de 100 anos da documentação sobre o crime. Danôsse!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano O Tempo, em 11 de setembro de 1945

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais