Sergipe em busca do dinheiro chinês

A missão de empresários sergipanos que viajará para a China no próximo domingo poderá abrir as portas daquele país para Sergipe, um dos poucos estados do Nordeste que praticamente não faz negócios com os chineses.  O artigo “A dinâmica recente das trocas comerciais entre a China e a Região Nordeste do Brasil” destaca a Bahia e o Maranhão como responsáveis por 96% do volume total de exportações da Região. Portanto, a Missão Empresarial dos sergipanos para a China terá papel fundamental nessa tentativa do Estado em estreitar as relações com o mercado chinês. Um dos desafios dos nossos empresários será conseguir prospectar bons negócios durante essa gigantesca crise econômica que está assolando todo o Mundo.


De olho no brinquedo


Com a proximidade do Dia das Crianças, que será comemorado em 12 de outubro, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas (ITPS), órgão delegado do Inmetro em Sergipe, está intensificando as fiscalizações em brinquedos comercializados no Estado. As ações são uma constante no órgão que, através da área de Metrologia e Qualidade, realiza fiscalizações em cerca de 70 produtos, a exemplo de capacetes, preservativos, pneus, materiais elétricos e produtos têxteis, entre outros. A fiscalização em brinquedos vem sendo realizada desde o início do ano, embora tenha sido intensificada agora.

 

Cursos financiados


O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e o Banco do Brasil lançaram ontem o Crédito Educativo para financiamento de cursos profissionalizantes em até 48 parcelas. Foi durante num  café da manhã com a imprensa, realizado no restaurante-escola Senac-Bistrô, em Aracaju. Os representantes do SENAC e do Banco do Brasil explicaram a importância do convênio durante uma entrevista coletiva.


Terceirização em debate


A Comissão de Trabalho de Administração e Serviço Público da Câmara Federal aprovou o requerimento do deputado federal Laercio Oliveira (PSDB/SE) solicitando a realização de um Seminário Internacional sobre “Terceirização dos Serviços”. Durante a sessão plenária, o tucano lembrou a situação dos 9 milhões de trabalhadores que são terceirizados, mas não possuem suas atividades regulamentadas. Por conta disso, explicou Laércio, muitos empresários se aproveitam para descumprir as obrigações contratuais.


Exposição em Glória


Aconteceu ontem à noite a abertura da 27ª Exposição Feira de Animais da Região Norte do Estado e 2ª Festa Do Leite. O evento, que está acontecendo no Parque de Exposição de Nossa Senhora da Glória, se estenderá até o próximo domingo. Serão exibidos animais de alta qualidade genética e estabelecidos, entre criadores, intercâmbio técnico e comercial. Ainda ao longo de toda a programação, irão acontecer diversos cursos, palestras, desfiles de animais, concurso leiteiro de vacas e caprinos, oficinas e shows artísticos.


Lista polêmica

 

O governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), repassou para a Procuradoria Geral do Estado analisar a lista com os nomes dos pretendentes à vaga aberta com a aposentadoria do conselheiro do Tribunal de Contas, Flávio Conceição. A relação foi entregue ontem ao governador pelo presidente do TCE, Heráclito Rollemberg. Déda afirmou que pediu a consulta à Procuradoria porque a Assembléia entende ser ela que deve indicar o novo conselheiro. Flávio foi aposentado como forma de punição por ter sido acusado de integrar um poderoso lobby econômico no Estado.

 

Greve continua

 

Reunidos em assembléia, os bancários sergipanos decidiram manter a greve deflagrada ontem (08). Eles decidiram cruzar os braços porque tiveram negadas todas as suas reivindicações. Eles estão cobrando 13,23%, mas os banqueiros só ofereceram 7,15%, índice rejeitado pela categoria. Ainda não dá para saber quantos dos quase 300 pontos bancários no Estado de Sergipe estiveram fechados ontem, primeiro dia da paralisação.  

 

Oficina cultural

 

A Secretaria da Cultura de Sergipe e o Ministério da Cultura realizam hoje (09) e amanhã (10) a Oficina de Planejamento Estratégico do Programa “Mais Cultura”. O evento será aberto às 14 horas desta quinta-feira no auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dória. O objetivo da oficina é formalizar o Comitê e a unidade de Gestão do ‘Mais Cultura” em Sergipe, assim como possibilitar a construção do plano de implementação e gestão.

 

Seu bolso

 

Quer saber como a crise econômica causada pelos Estados Unidos poderá atingir o seu bolso? Veja essa: a alta da moeda americana provocou aumento de até 25% no preço do trigo no atacado nos últimos 30 dias. Com isso, são esperados reajustes de 15% para pães e biscoitos e de 20% para massas. Uma grande operadora de telefonia diz que a alta do dólar encarece os componentes importados e, com isso, prevê uma redução nos subsídios à venda de aparelhos. Está diminuindo a procura por pacotes de viagens internacionais e programas de intercâmbio de jovens. Em alguns casos a queda é de 80%.

 

Tudo azul

 

O Confiança fez o dever de casa ontem à noite ao derrotar o Brasil de Pelotas por dois a zero. O jogo foi muito bom e o time proletário mostrou que tem chances reais de passar para a série B do Campeonato Brasileiro de Futebol. Basta ganhar todos os jogos que fará em Aracaju com o apoio de sua torcida. Vamos subir, Dragão!

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais