Sertão em festa

As chuvas caídas nos últimos dias animaram os sertanejos, que nesta quarta-feira festejam o Dia de São José com a esperança de um excelente inverno. A anunciada instalação de um campus da Universidade Federal de Sergipe em Nossa Senhora da Glória também está sendo comemorada pelo homem do campo, que deseja em ver os filhos estudando para serem doutores. E, com a faculdade na biqueira da casa, a concretização deste sonho fica mais fácil. Mas nem tudo são flores no sertão sergipano, onde a violência impera e a saúde é uma instituição falida. Corajoso, o sertanejo segue alimentando sua fé nos santos e rezando para que um dia os políticos prometam menos e façam mais pelos que os colocam no poder.

Sopa de pregos

Não convidem o governador Jackson Barreto (PMDB) para tomar uma suculenta sopa. O ralo alimento lhe causa dissabores desde a semana passada quando, para negar o reajuste salarial ao funcionalismo, ele disse “nem vem de garfo, que hoje é dia de sopa”. Jackson explica que a intenção foi propor um clima de paz nas negociações com os servidores. Estes, porém, entendem que Jackson quis mesmo foi ofendê-los e que a sopa oferecida era de pregos. Será?

CCs a rodo

O governo, que diz não ter recursos para reajustar o salário dos servidores, segue contratando comissionados até para a Vice-Governadoria, que deveria estar fechada, pois o vice virou governador. A denúncia é do deputado estadual Venâncio Fonseca (PP). Segundo ele, o Diário Oficial publica com frequência a nomeação de apadrinhados com gordos vencimentos, enquanto o coitado do servidor ainda recebe R$ 622, que era o valor do salário mínimo de 2012. Uma lástima!

Interino

O vice-prefeito de Pirambu, Guilherme Melo (PR), assumiu o comando do município pelos próximos 20 dias, tempo em que o titular Élio Martins (PSC) estará em gozo de férias. “A administração continuará o seu curso normal”, promete o prefeito interino.

PSTU reunido

Para discutir as eleições deste ano, o PSTU promove nesta quarta-feira um encontro estadual com a militância. Será a partir das 18h, no plenário da Câmara Municipal de Aracaju, e contará com a participação do presidenciável José Maria. Os dirigentes do PSTU devem avaliar possíveis coligações com o PSOL e o PCB, assim como os nomes dos possíveis candidatos ao governo de Sergipe e ao Senado Federal.

Carnalita

Finalmente hoje as comissões temáticas da Assembleia devem apreciar o projeto do Executivo rateando entre Capela e Japaratuba o ICMS pela futura comercialização do potássio produzido com a extração da carnalita existentes naqueles municípios. Caso passe pelas comissões, a matéria será votada em plenário e deverá ser aprovada sem maiores problemas. Tomara!

Insegurança

A violência está preocupando a deputada estadual Maria Mendonça (PSC). Segundo ela, no agreste sergipano é comum o roubo de ciclomotores. “Diariamente os assaltantes atacam jovens e pais de famílias, que perdem o meio de transporte e ainda ficam traumatizados”, afirmou Maria. Pior é que a segurança pública não tem conseguido conter a ação dos marginais, contentando-se em apenas registrar as ocorrências.

Mais mulheres

Foi lançada ontem uma cartilha que aborda a importância da participação de mais mulheres nos espaços de discussão política. O objetivo da iniciativa é conscientizar a população sobre a abertura de espaços para que as mulheres ocupem as cotas dos partidos e assumam seus mandatos. Por lei, desde 2010 os partidos políticos são obrigado a preencherem 30% das vagas com candidaturas femininas. Mesmo assim, o número de mulheres nos legislativos é bem menor do que o dos homens.

Na telona

Será às 20h de hoje, no Cinemark do Shopping Jardins, a pré-estreia do filme ‘Aos Ventos que Virão’. Dirigida pelo cineasta Hermano Penna, a película foi rodada no município sergipano de Poço Redondo e conta a história de um ex-cangaceiro que vira político.

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano A Gazeta do Povo em 17 de agosto de 1925

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais