Sertão SE: fechamento agências do BB reflete no comércio local.

                   Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.


Como se não bastasse a pandemia da Covid-19, que afetou diretamente milhares de pequenas e médias empresas em todo país, alguns municípios do país enfrentam agora a consequência do fechamento de 361 agências do Banco do Brasil que ocorreu no ano passado.

Em Sergipe, foram 10 agências fechadas, mas os comerciantes dos municípios de Porto da Folha, Nossa Senhora de Lourdes, Monte Alegre e Poço Redondo, localizados no Alto Sertão, são os que mais estão sentido o efeito do encerramento das atividades bancárias do BB. Nessas agências, além do pagamento de aposentados do INSS, se pagava também uma série de benefícios sociais, como o Bolsa Família.

O dinheiro destes aposentados e dos benefícios deixou de circular nos quatros municípios. A maioria dos beneficiários precisam se deslocar para Nossa Senhora da Glória (ou até Canindé) e, consequentemente, já que estão na cidade recebendo o dinheiro, compram o que necessitam lá mesmo e iniciam um novo relacionamento comercial.
Os comerciantes destas quatro cidades do Alto Sertão já estão sentindo os efeitos da falta de circulação deste dinheiro que era uma bênção mensal para todos eles. O mais preocupante é que a maior parte do fechamento das agências ocorreu na região mais necessitada.

O governo federal precisa entender que banco público não é apenas para gerar e cumprir suas metas de lucro, pois ele tem uma função social enorme nas pequenas cidades ao fazer movimentar a economia local. Ou seja, os municípios que já são pobres, não só em Sergipe, mas em todo país, estão ficando na miséria.

O Alto Sertão Sergipano carece de lideranças políticas que assumam essa causa agora em defesa da economia dos municípios. Com certeza, em 2022, ano eleitoral, vão aparecer falsas promessas daqueles que neste momento viraram as costas para o comércio do Alto Sertão Sergipano. É aguardar…


             
Itabaiana: lives semanais com muito barulho e gente numa rua pacata do Bairro Porto E moradores da Rua São Domingos, no Bairro Porto, em Itabaiana, estão pedido à promotoria do município do MPE que intervenha para acabar com as lives semanais que têm um som alto e levam bagunça para a rua com o trânsito de pessoas. Aliás, segundo os moradores, as lives estão tendo a participação de muita gente, passando por cima do decreto governamental e dos protocolos de combate à Covid-19. Os moradores cobram também a presença da polícia para acabar com a bagunça. O povo não aguenta mais!

 

 

Itabaiana: mais um capítulo das peripécias do Galeguinho da Roupa. Segundo informações divulgadas pela Itnet, Galeguinho da Roupa parou o carro em frente a casa de Marcos Contador e começou a falar alto. Sentindo-se intimidado, Marcos acionou a polícia. Galeguinho foi abordado, resistiu e foi levado à delegacia regional.  A matéria da Itnet, por Luiz Carlos Focca:


             
“Produto não galvanizado. Não indicado p/ regiões litorâneas” O aviso está nos aparelhos da Orla inaugurada recentemente pelo Governo estadual do antigo Parque dos Cajueiros a Aruana. Alguém já informou ao governador Belivaldo Chagas que alguns equipamentos instalados na obra inaugurada recentemente na Orla de Atalaia do antigo hotel Parque dos Coqueiros a praia de Aruana não são indicados para regiões litorâneas como o próprio fabricante adverte em aviso no referido equipamento?

A culpa não é de quem construiu porque segue o projeto determinado na licitação, mas quem fez o projeto e autorizou, ou seja, o governo estadual  Será que o MPE, através da Promotoria do Patrimônio Público fará a devida fiscalização e punirá os gestores responsáveis por instalarem equipamentos que estarão enferrujados em pouco tempo?


Vacinas para gestantes e puérperas sem comorbidades O MPF/SE, através da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, entrou com uma Ação Civil Pública – com pedido de tutela de urgência – em desfavor do Ministério da Saúde e do governo de Sergipe para que seja retomada a vacinação de gestantes e puérperas sem comorbidades em Sergipe, conforme as condições detalhadas na ação. Toda a ação: ACP – vacinacao gravidas SERGIPE

Eleições OAB/SE: novembro não está longe e pouca movimentação Em novembro está previsto o pleito eleitoral para a nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe (OAB/SE). Diferente de outras disputas, cujos candidatos apareceram muitos meses antes, a eleição deste ano tem até agora um clima de marasmo. Será por conta da pandemia? Ou a oposição está dividida e não aposta em um nome para a disputa. O blog está recolhendo mais informações de bastidores.
              
Chiquinho Ferreira assumirá comunicação da Prefeitura de Itabaiana E pelas redes sociais ontem, 14, o prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa, anunciou que o jornalista e radialista Chiquinho Ferreira aceitou o convite para assumir a Secretaria de Comunicação de Itabaiana. Na semana passada, Chiquinho publicou uma nota de agradecimento pelo tempo que passou na direção da Fundação Aperipê. A posse será na quinta-feira, às 19h, e poderá ser acompanhada pelas rede sociais da Prefeitura. “Tenho certeza de que teremos muitos trabalhos qualificados e muitas realizações no sentido de levar transparência, informação e, acima de tudo, a verdade ao povo itabaianense e sergipano. Bem vindo, Chiquinho!”, ressaltou o prefeito.

Lagarto: Sérgio Reis busca investimentos na Cohidro para recuperação do Perímetro Irrigado Na manhã de ontem, 14, o ex-deputado federal e presidente do MDB Sergipe, Sérgio Reis, participou de reunião com o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), Paulo Sobral, para tratar de investimentos para recuperação do Perímetro Irrigado Piauí, localizado no município de Lagarto. Reis também solicitou a perfuração de poços artesianos em diversos povoados do município, além de aquisição de equipamentos de inovação para ajudar na melhora da produtividade dos agricultores do município. “Em breve teremos boas novidades!”, comemorou Sérgio Reis nas suas redes sociais.



Movimento Polícia Unida recebe mentoria de PM que liderou movimentos grevista na Bahia  No sábado, 12, o Movimento Polícia Unida recebeu o deputado estadual da Bahia, SD Prisco (PSC). O objetivo do encontro ocorrido na sede do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol) foi a troca de experiências em movimentos reivindicatórios de direitos de policiais e, ainda, obter orientações para os próximos passos do movimento em prol do adicional de periculosidade para os profissionais das forças de segurança e salvamento de Sergipe. O deputado Prisco liderou movimentos de policiais no estado da Bahia, estando à frente das últimas greves dos policiais militares, ocorridas em 2012 e 2014.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Da série de fotografias do cidadão Wanderson Andrade: https://www.instagram.com/wander.bastoss/
José Severino da Silva Filho, conhecido como DEDÉ, 68 anos: “Eu o encontrei na Rodovia Federal 101, altura do Município de Malhada dos Bois-SE. Severino é natural do Rio de Janeiro. Depois que sua esposa morreu, ele tornou-se andarilho. Conversei com ele uns 20min antes das fotografias. Ele me falou que estava a caminho da cidade de Limoeiro, Estado de Pernambuco, onde procurará viver na casa de parentes. Perguntei-lhe se ele pensava em casar novamente. Ele parou, reprovou minha pergunta, balançando a cabeça, sorriu e partiu …”

EVENTOS ONLINE – É SÓ ENVIAR PARA DIVULGAR NESTE ESPAÇO


Webinário sobre Compliance na administração pública, nesta quinta-feira, 17 Muitos especialistas do Direito afirmavam entre 2013 e 2014 que o programa de Compliance seria um caminho sem volta. Principalmente logo que entrou em vigor no Brasil a Lei Anticorrupção, como resposta à pressão internacional e aos escândalos de corrupção envolvendo a administração pública e empresas privadas. A Lei Anticorrupção trouxe para o meio empresarial brasileiro os “programas de integridade”, isto é, regras de compliance com foco na prevenção, mitigação e contenção de riscos envolvendo atos lesivos contra a administração pública, em todos os seus níveis. Nesse cenário, quem tem um Programa de Compliance passou a exigir que seus parceiros também o tivessem. A depender do segmento de atuação, era uma imposição do mercado. Aquilo que era considerado apenas uma boa prática passou a ser agora exigência também em âmbito federal. A nova Lei de Licitações trouxe a implementação de programas de integridade como requisito para contratação de bens e serviços com a administração pública. Muitas dúvidas ainda existem em virtude das novas regras. E para tirá-las, a Federação dos Municípios de Sergipe (FAMES) promove na próxima quinta-feira, 17, às 19h, um Webnário com o tema “O compliance no setor público a partir da nova lei de licitações”. Os palestrantes serão os advogados e especialistas em compliance Benito Soares e Sávio Prado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK


Gente Prestativa. Por Antônio Samarone, médico sanitarista

Fui alertado pelo amigo Berto Nogueira, especialista em frutas tropicais, que mora no Sul da Flórida, que o velho Araticum de Praia (Annona salzmannii), nativo das restingas do Aracaju, está em extinção.

De fato, o último pé de Araticum que avistei, foi nas nas matas de Capela, durante as trilhas da Expedição Serigy. Já faz tempo.

Nunca mais!

De imediato me prontifiquei a replantá-lo nas restingas do São José dos Náufragos, no Aracaju.

Onde arrumar as mudas do Araticum? Liguei para os amigos da agronomia, só teoria e promessas.

Hoje cedo, estava plantando aipim, e me apareceu o Dr. Alberto de Seu Bebé, do Beco Novo (foto), com as mudas do araticum, trazidas da Serra de Itabaiana.


Um presente valioso!

Como se não bastasse, ainda me trouxe uma pé de pinha roxa (Annona squamosa) e dois pés de canistel ou sapota amarela (Pouteria campechiana), que eu desconhecia solenemente.

Essa gente do pé da Serra de Itabaiana é cheia de novidades e muito prestativa.

Muito obrigado.


Siga Blog Cláudio Nunes:     


Instragram

 Facebook

 Twitter



Frase do Dia
“O otimista é um tolo. O pessimista, um chato. Bom mesmo é ser um realista esperançoso.” Ariano Suassuna, se vivo completaria 94 anos em 16 de Junho, o homenageado com as frases da semana no Blog CN.

Ouça e compartilhe: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2021-06/papa-francisco-mensagem-dia-mundial-pobres-2021.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais