Servidor afia as garras

Com a proximidade das negociações salariais, os servidores estaduais começam a se preparar. Desde o começo do ano, os policiais militares discutem perdas em seus soldos e elaboram o discurso para convencer o governo de que fazem “bico” porque o que ganham é insuficiente para viver. Hoje pela manhã, os professores farão assembléia para avaliar a forma como o Piso Salarial da categoria foi implantado em Sergipe. Naturalmente, vão discutir estratégias para quando chegar a hora de sentar à mesa de negociação. Os médicos do Ipesaúde também se reúnem nesta quinta-feira para tratar sobre o prometido plano de cargos e salários. Estes primeiros passos dados por algumas categorias de servidor permitem antever que as negociações salariais deverão ser acaloradas. Portanto, o secretário da Fazenda, João Andrade, vai precisar de muito jogo de cintura para convencer os servidores que o Estado não terá condições financeiras de atender todas as reivindicações apresentadas nas mesas de negociações.

 

Citricultura em debate

 

Acontece hoje em Umbaúba o Seminário Estadual sobre Citricultura promovido pela Secretaria da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário. Seu objetivo é analisar os problemas vividos pelos citricultores e as indústrias do setor, que se agravaram depois da crise financeira. O evento será iniciado às 9 horas, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Umbaúba. Além de analisar a crise, o Seminário deve apresentar propostas para o fortalecimento do setor citrícola de Sergipe.

 

Aposta em março

Especialistas
e representantes do empresariado avaliam que, a partir de março, a situação da indústria pode registrar uma reação. Eles esperam que as medidas adotadas pelos governos dos Estados Unidos e do Brasil para estimular a economia apresentem resultado. Os empresários estão aguardando com muita expectativa o lançamento de um pacote para a construção civil. Todos concordam que a situação hoje para muitas empresas é dramática, contudo apostam que esse panorama deve melhorar
em março.

Melhor
atendimento

Os gestores da Previdência Social de Sergipe e de Alagoas participarão de reunião com o ministro José Pimentel e o presidente do INSS, Valdir Simão, nesta sexta-feira, em Maceió. O encontro será no auditório da Gerência Executiva de Alagoas. Esta é a primeira de uma série de reuniões, dando continuidade ao processo de sensibilização dos servidores do INSS – em torno de 40 mil pessoas – para a melhoria no atendimento aos segurados. Em foco nos encontros estará a expansão do número de agências e a concessão de benefícios em até 30 minutos.

Vem aí o Supervendas

Um coquetel marcará o lançamento do 1º Supervendas – Encontro de Negócios dos Atacadistas Distribuidores, Supermercadistas e Automação Comercial de Sergipe, que acontecerá no período de 18 a 20 próximo. A promoção é da  Associação dos Distribuidores Atacadistas de Sergipe (ADAS), Associação Sergipana de Supermercados (ASES) e Fecomércio/SE. O coquetel está marcado para as 18h30 desta sexta-feira, na rua Campos, 496, em Aracaju.

Exposição singular

Está acontecendo na praça de eventos do Shopping Jardins, próximo ao Banese, uma exposição de cores, formas e estilos. “Singularidade – arte popular do Nordeste” revela um encantador mundo de costumes, valores, hábitos e religiosidade. Este universo é apresentado sob a ótica de 25 artistas de Alagoas, Bahia, Sergipe e Ceará. A exposição, que conta com 50 obras e prosseguirá até domingo, é uma excelente oportunidade para o público desvendar a sergipanidade de artistas como Véio e Zé do Chalé.

 

Camarão em debate

 

Carcinicultures de pequeno porte de Socorro discutiram ontem a possibilidade de cultivarem a espécie de camarão “Vannamey”, que é permitido para os grandes criadores. Durante reunião realizada no fórum Luiz Augusto Barreto se discutiu, ainda, sobre a importância da preservação do meio ambiente. Na ocasião, ficou estabelecido que os limites dos espaços para o cultivo serão os já estabelecidos. Também não será permitida a utilização dos pequenos carcinicultores pelos grandes, como forma de avançar no espaço estabelecido legalmente.

 

Combate a dengue

 

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, lança amanhã a nova campanha ‘A Prefeitura Intensifica o Combate à Dengue”. O objetivo é reforçar o trabalho de prevenção e conscientização, as visitas domiciliares e as forças-tarefas para diminuir a incidência da doença durante as chuvas de verão. A solenidade será no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos. Nogueira vai apresentar o planejamento de ações e a campanha de mídia para intensificar a luta contra o mosquito transmissor, o Aedes aegypti, que se torna mais presente durante esse período do ano, devido às chuvas sazonais.

 

Alunos fantasmas

 

Levantamento da Secretaria Municipal de Educação de Itabaiana identificou a existência de mais de 100 alunos fantasmas que estariam matriculados na Escola Agrotécnica do município. Dos 200 estudantes que constatam nas cadernetas, apenas 63 freqüentam regularmente as aulas no estabelecimento e os outros 137 nunca foram vistos na escola. O prefeito do município, Luciano Bispo (PMDB), acredita que os nomes eram fictícios como objetivo apenas de receber mais recursos do Ministério da Educação. Isso é muito sério.

 

Abaixem os juros

 

O Sindicato dos Bancários de Sergipe realizará, às 10 horas de hoje, ato no Calçadão da João Pessoa em protesto aos juros altos. O mote será a campanha ‘Fora Meirelles e sua turma’, que vem se amarrando para não baixar os juros. A redução da taxa Selic é uma bandeira histórica do movimento sindical. Os bancários entendem que o corte de 1% na última reunião do Copom foi positivo, mas veio tarde e é menor do que o necessário para manter o desenvolvimento do Brasil.

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais