Servidor vai à luta

Sem reajuste salarial há dois anos, os servidores estaduais da saúde decidiram pressionar o governo. Começam na próxima quinta-feira uma série de paralisações de órgãos públicos. Com salários achatados e vivendo há anos na esperança de terem um Plano de Cargos e Carreira, os servidores estaduais não perdoarão o governador Jackson Barreto (PMDB). Quem está vivendo na miséria não aceita pedido de paciência, nem pode esperar que o cofre público fique abarrotado para, só então, participar da divisão do bolo. Ademais, o servidor não tem culpa se, como dizem, a receita estadual está no limite prudencial. Portanto, seria bom Jackson repensar a política salarial praticada por seu governo para não entrar para a história como o carrasco do servidor público.

Corpo mole

O governo confirmou o que disse o blog ontem: o Projeto Carnalita não é prioridade para a Vale. De acordo com o subsecretário estadual de Desenvolvimento Energético, Oliveira Júnior, somente 5% da receita da mineradora são oriundos do beneficiamento de potássio. O grosso do faturamento da Vale (75%) é com a exploração de minerais ferrosos. Está claro, portanto, que a mineradora só quer um pezinho para empurrar com a barriga o Projeto Carnalita.

Com Lobão

Está agendada para terça-feira próxima uma reunião da bancada federal de Sergipe com o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão. Na pauta, o Projeto Carnalita e a recusa da Prefeitura de Capela em fornecer licença para a exploração do minério naquele município. Além dos deputados e senadores, também estarão presentes o governador Jackson Barreto (PMDB) e os prefeitos de Capela e Japaratuba, respectivamente, Hélio Sobral (PMDB) e Ezequiel Leite (PR).

Senado na pauta

A disputa pela única vaga para o Senado estará na pauta da reunião que o Diretório Estadual do PT promove amanhã em Aracaju. A secretária estadual da Cultura, Eliana Galdino, já informou que vai sugerir a candidatura da ex-primeira dama de Sergipe, Eliane Aquino. Simpatizantes do presidente estadual do PT, deputado federal Rogério Carvalho, também querem vê-lo nessa disputa. Portanto, aguardemos os próximos passos!

Mais empregos

Três novas indústrias vão se instalar em Sergipe. Com incentivos do governo estadual, elas devem investir R$ 4 milhões e gerar 45 empregos diretos. Instalados em Aracaju, Itabaiana e Nossa Senhora do Socorro, os novos empreendimentos fabricarão argamassas, estruturas metálicas, e um deles prestará serviços de coleta de resíduos não perigosos e atividades de limpeza, relacionada a esgoto.

Ganha menos

De 2003 a 2013, a renda da população negra e parda cresceu 51,4%, enquanto a da população branca aumentou 27,8%. Apesar disso, a renda dos negros ainda corresponde a apenas 57,4% da dos brancos, percentual maior que os 48,4% de 2003. Nesse período, a renda média geral da pesquisa subiu 29,6%. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Prêmio

Jornalistas têm até o próximo dia 13 para se inscrever no Prêmio Sebrae de Jornalismo. Serão premiadas com o total de R$ 120 mil as melhores matérias veiculadas em 2013 com foco nos pequenos negócios. Estão na disputa reportagens que abordam os seguintes temas: Fomento ao Empreendedorismo, Cooperação, Encadeamento Produtivo, Gestão, Inovação e Competitividade, Inclusão Produtiva, Sustentabilidade, Políticas Públicas e Legislação. Participe!

Saúde falida

O senador Eduardo Amorim (PSC) promete convidar a Comissão de Saúde do Senado para conhecer a real situação da saúde pública em Sergipe. O convite será feito já na próxima semana, quando serão reiniciados os trabalhos parlamentares. “O quadro é tão grave que o Ministério Público já pediu intervenção federal na saúde sergipana”, afirma o parlamentar.

Pernas de pau

E o nosso Confiança está se aprontando para levar mais uma surra sábado que vem, quando enfrenta o Vitória, em Salvador. O time proletário é tão medíocre que ainda não venceu um único jogo na Copa do Nordeste. A torcida até vibrou porque os ‘perebas’ empataram quarta com o América do Rio Grande do Norte. Que lástima!

Do baú político

Com 60 anos de vitoriosa carreira, a cantora Ângela Maria talvez não se lembre, mas ela foi responsável por um grande bate boca entre os políticos sergipanos. Na década de 50, ainda muito jovem, a magistral ‘Sapoti’ fez em Aracaju um grande show filantrópico em benefício ao Asilo Rio Branco. Com a Associação Atlética de Sergipe superlotada, Ângela Maria resolveu sortear um beijo para aumentar a renda em favor dos velhinhos. Centenas de beijoqueiros disputaram o ‘selinho’ prometido pela intérprete de ‘Babalu’. A cantora não sabia que seu carinhoso gesto provocaria uma grande polêmica política. No dia seguinte ao show, o jornal Diário de Sergipe, do PSD, atacou o governo do udenista Leandro Maciel estampando em manchete de 1ª página: “Polícia permite cena de bordel num clube de família”. O Correio de Aracaju, da UDN, reagiu de pronto publicando virulento artigo com o título “Inveja Mata”.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais