Sete Anos e o compromisso com a opinião

  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Hoje é na primeira pessoa. 15 de Maio de 2006. A convite do jornalista Ivan Valença comecei a escrever na Infonet. E a história a maioria dos leitores já sabe. O que parecia apenas uma passagem ficou pra valer. E apesar dos convites para retornar ao jornalismo impresso o que  iniciou como uma opção virou prioridade absoluta.

Não pense que é fácil construir um espaço no jornalismo sergipano, principalmente na Internet. E quando este espaço é opinativo você nem sempre é compreendido. Nestes sete anos ficaram pelo caminho alguns amigos que não entenderam a importância das criticas. Confundiram a amizade com o trabalho necessário do jornalista.

Muita gente pode não gostar do que escrevo. Muitos podem discordar de várias opiniões, mas uma coisa não pode discordar: não fico em cima do muro.  Entro em questões de todos os tipos, até mesmo religiosas cujas polêmicas são grandes.

Nestes sete anos o número de acesso ao blog é sempre crescente. É claro que perdi leitores, ganhei outros, mas continuarei informando e opinando. Entendo que um colunista político tem a obrigação de opinar. Não pode é distorcer os fatos, mentir, tratar de maneira desonesta algum assunto. Mas tem que ter identidade. Tem que opinar. No popular: tem que dar a cara para bater.

Agradeço também não só os leitores, mas aos diversos colaboradores que tomaram conta do “Espaço do Leitor”.

Continuarei com o mesmo estilo.  E o compromisso com a opinião sobre diversos assuntos.

Muitos leitores perguntam como consigo diariamente publicar o blog logo cedo, ainda na madrugada e com notas e opiniões em tempo real. Outros cobram quando o blog não é postado antes das 5h.

A resposta é simples, resume-se a uma frase de Confúcio que publiquei em meu livro: “Escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia de sua vida”. Confúcío.

João e 16 vereadores em Salvador
E o prefeito João Alves Filho levou em comitiva ontem, 14, à Salvador dezesseis vereadores para conhecerem o sistema que está sendo implantado na capital baiana pelo prefeito Antônio Carlos Magalhães Neto, também do DEM.

OSS
João não perdeu a oportunidade de passar toda viagem falando para os vereadores defendendo a tese das Organizações Sociais de Saúde, onde instituições do setor privado, sem fins lucrativos atuam na gestão de unidades de saúde. A secretária municipal de saúde, Goretti Reis também fez parte da comitiva. Além da visita os vereadores participaram de palestra com autoridades da área, entre elas, o ex-governador Paulo Souto.

João Alves, elogia Déda, mas tem amigos que fingem ser amigos dele
Em entrevista a rádio Atalaia AM, ao radialista Flávio Vieira e ao jornalista Marcio Rocha o prefeito de Aracaju, João Alves Filho disse: "O governador Marcelo Déda é um homem sério. Um homem apaixonado pelo nosso estado, assim como eu”. João reclamou que os auxiliares de Déda criam dificuldades para seu governo. Refere-se a Genival Nunes, que impediu na justiça a realização da obra de contenção do avanço das águas do mar no bairro 13 de julho.

Habilidade
"Tem pessoas que fingem ser amigos dele, mas não são amigos dele", disse João, a respeito do secretário de Meio Ambiente do Estado."Ninguém pense que o governador está com má vontade, com má fé. Isento o governador, mas lamentavelmente, a Adema é um órgão do estado. Espero que o bom senso prevaleça"."Silvio Santos que é um homem equilibrado também pode intervir nessa questão", disse João sobre a habilidade conciliatória do secretário da Casa Civil e sua fluência política.

Pago Pra ver: candidatura de Walter Franco
Ninguém tem dúvida do mandato brilhante do empresário Walter Franco, como deputado estadual, que foi um dos primeiros a defender eleições diretas para presidente no início da década de 80. De lá para cá, não foi mais candidato, mas elegeu o filho, Augusto Franco Neto, deputado federal de 1999 a 2003.

Pago Pra ver: candidatura de Walter Franco II
Porém, todo período pré-eleitoral Walter Franco ensaia uma possível candidatura. O blog paga pra ver Walter Franco candidato a deputado estadual em 2014. Aceita-se apostas.

Caravana do PT no sábado em Glória
A Caravana Regional do PT continua as visitas pelo interior de Sergipe. No próximo sábado, 18, será a vez do município de Nossa Senhora da Glória, às 9h, na Câmara Municipal (centro da cidade). No evento estarão reunidos todos os membros dos Diretórios Municipais e Lideranças do PT da região. Na pauta:Conjuntura Nacional e Estadual;Programa e Estratégia Partidária;Tática, política de Alianças, programa para as Eleições 2014 e Construção partidária e plano de Ação, entre outros.

Comissão da Verdade. Arquivo público SE vem disponibilizando informações
Através de convênio com o Ministério da Justiça/Arquivo, desde 2010 o arquivo público de Sergipe desenvolve os trabalhos de organização, digitalização e pesquisa dos processos que foram referentes ao período de 1964-1988. Segundo o diretor, Diretor do Arquivo Público é o Gilson Reis, assim como, coordenador do Projeto Memórias Reveladas, juntamente com o Milton Barbosa  atualmente, o Arquivo do Estado responde diretamente ao Ministério da Justiça quanto à Comissão Nacional da Verdade, das solicitações de possíveis inquéritos ocorridos durante o processo histórico. Na última semana, realizaram a pedido do Ministério da Justiça/Arquivo Nacional/Memórias Reveladas o preenchimento do formulário de cooperação técnica para identificarmos novos dados  de informações.

Fortalecimento dos municípios
Em discurso no Plenário do Senado, o senador Valadares (PSB) falou ONTEM, 14, sobre o reflexo da crise financeira mundial na economia brasileira. Segundo ele, as políticas adotadas pelo governo têm atenuado os efeitos da crise. "Sabemos que o Brasil neste instante, com muita força e determinação, está procurando contornar e vencer as dificuldades criadas com a crise econômica que invadiu o mundo em 2008. A crise tem suas repercussões, reflexos e efeitos negativos, que estão sendo combatidos, com muita tenacidade, com muita coragem, pela Presidenta Dlma", disse.

Produção
Valadares explicou que apesar das dificuldades, o Brasil é campeão na produção de soja e carne. "As políticas adotadas pelo Governo da Presidenta Dilma têm amenizado a situação nas indústrias, com renúncia fiscal, com medidas que são de caráter, emergencial para evitar o desemprego, que poderia ser avassalador em nosso País", informou.

Reflexos
Para ele, essas políticas de atenuação dos reflexos da crise econômica estão interferindo na crise financeira dos municípios. "Os municípios, que são a base da ação, do nosso crescimento, sofrem com obras de infraestruturas que são adiadas. Eles estão passando por um momento nunca, nesses últimos 50 anos, vivenciado por eles", advertiu.

Agilidade na modernização dos portos
O deputado federal Mendonça Prado (DEM) lamentou a série de divergências relacionadas à Medida Provisória dos Portos (595/12). A proposta teve o texto principal aprovado ontem, 14, à noite. As maiores divergências vinham de parlamentares governistas, especialmente do PMDB e do PSB.

Falta de infraestrutura
De acordo com o democrata sergipano, a falta de infraestrutura no país é o principal óbice para o seu desenvolvimento. “O Congresso Nacional tem que implementar ações rápidas para contribuir com o desenvolvimento e não obstaculizar esse processo. Infelizmente, estamos super atrasados e temos um dos custos mais altos para a exportação de nossos produtos”, afirmou.

Fábio Reis solicita construção de aeroporto em Lagarto
O deputado federal Fábio Reis (PMDB) solicitou ao ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wellington Moreira Franco, a construção de um aeroporto regional em Lagarto. A obra seria realizada por meio dos programas de investimentos em aeroportos do Governo Federal, cujo orçamento ultrapassa os R$ 7,3 bilhões. Atualmente, apenas o município de Canindé de São Francisco, localizado no extremo norte do estado, será beneficiado com o projeto.

Densidade demográfica
Fábio argumenta que Lagarto é a sede de toda a região Centro-Sul do Estado de Sergipe e possui grande densidade demográfica, além de intensa movimentação social e econômica. "Quase a metade dos municípios sergipanos estão envolvidos. Ainda, possuímos um Campus da Universidade Federal, o que incrementa ainda mais a movimentação regional", disse.

Objetivo
"Além de oferecer voos comerciais, a pista de voo também poderá ser utilizada como estacionamento de aeronaves executivas e para curso de formação de pilotos", ressaltou o parlamentar.O deputado lembra que o objetivo do programa do governo é que 96% da população brasileira esteja a menos de 100 quilômetros de distância de um aeroporto apto ao recebimento de voos regulares. "Dessa forma, a implantação de um aeroporto em Lagarto atenderia prontamente a este objetivo", completou.

Agência da Caixa é inaugurada no bairro Jardins
Uma das mais modernas agências da Caixa Econômica Federal em Sergipe foi inaugurada ontem, 14, à noite no bairro Jardins, quase em frente ao Hospital Primavera.  A agência recebeu o nome do empresário Luciano Barreto Junior e da inauguração participaram, além dos familiares do homenageado, os gestores da Caixa em Sergipe e diversas autoridades. José Carlos Machado, vice-prefeito e Oliveira Júnior, assessor especial do governo, representando respectivamente, o prefeito João Alves e o governador Marcelo Déda destacaram a importância da Caixa em Sergipe e a justa homenagem para quem se preocupou com a responsabilidade social.

Pensando nas pessoas
A gerente geral da nova agência, Inês Lima, fez um relato do trabalho desenvolvido pela Caixa e agradeceu a confiança depositada pela superintendência local. “Agradeço a confiança e farei tudo à frente dessa nova missão, numa empresa que faz a diferença em Sergipe e no país”, disse. “Assim como o homenageado, que pensava no social e o Instituto Luciano Barreto Junior que desenvolve a inclusão social com o apoio da empresa Celi, que  não pensa apenas em números, mas nas pessoas”, registrou.

Espírito de Luz
O empresário Luciano Barreto em nome da esposa, Maria Celi e de todos os familiares agradeceu a homenagem e lembrou que foi durante a formatura do ILBJ que o governador apelou para as lideranças da oposição presentes para o diálogo em torno do Proinveste. “Foi o espírito de luz de Luciano Junior presente naquele momento”, disse, acrescentando que o espírito de luz de Luciano Junior estará presente também naquela agência em prol da responsabilidade social.

Inovador e moderno
O superintendente regional da Caixa, Luciano Pimentel disse que a ideia de colocar o nome de Luciano Junior na agência foi porque o jovem engenheiro tinha um pensamento inovador, moderno e empreendedor e já pensava em criar uma fundação para ajudar na inclusão social. “Essa similaridade do pensamento de Luciano Junior com o papel de responsabilidade social que a Caixa representa hoje fez com que todos do conselho em Sergipe fizesse o pedido a família para que a agência tivesse o nome dele”, frisou.

Greve em São Cristovão
Após assembleia geral realizada ontem, 14, os professores do município de São Cristovão resolveram continuar com a greve e ocupar a sede da secretaria municipal de educação.

Assinaturas obras do PAC/Seca
Nesta quarta, 15, o governador do Estado, Marcelo Déda, assinará atos de obras do PAC/Seca e anúncio de investimentos da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). Evento acontece nesta quarta, 15, a partir das 10h no auditório do Hote Celi, na orla de Aracaju

Falta de promotores
O blog tem defendido com veemência a chegada dos médicos cubanos, para ajudar na falta crônica de médicos no Brasil. Mas ontem, matéria do repórter Pisca Jr., diz que o vereador Sérgio Bezerra de Estância foi ao Ministério Público se queixar da falta de médicos e não conseguiu porque…. não tinha promotores. Segundo o repórter(http://www.diariosergipano.com.br/ler.php?op=noticia&id=4362 )  , "Bezerra destacou que esteve nessa segunda feira no Ministério Público e que não conseguiu oficializar a reclamação devido à ausência dos promotores, mas que nessa terça feira, 14, irá colocar em votação um requerimento cobrando providências sobre o caso e em última instância, vai solicitar via MP à interdição do hospital.” Bem, neste caso, só resta à coluna defender a vinda de promotores cubanos, também…. ops, é brincadeira, claro.

Secult lança catálogo do MHS
Até o dia 19 de maio acontece a Semana Nacional de Museus. A vasta programação do evento conta com diversas atividades em unidades museais da capital e do interior do Estado. Um dos destaques é o lançamento do catálogo e do documentário sobre a coleção de Jenner Augusto que deu origem ao acervo do Museu Histórico de Sergipe (MHS), que acontece sexta-feira, dia 17, às 10h, no MHS. A publicação é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) para homenagear esse grande artista que deu uma significativa contribuição para as artes plásticas no Estado.

Atividade física nos primeiros anos do ensino fundamental
O vereador Max Prejuízo (PSB apresentou um Projeto de Lei que obriga escolas, das redes públicas e particulares, a ofertarem a prática da educação física, com a presença do profissional da área, já nas primeiras séries do ensino fundamental, adequando atividades segundo cada faixa etária.

Apoio do Conselho Regional
Para Gilson Dória, presidente do Conselho Regional de Educação Física – CREF/SE, o projeto apresentado pelo parlamentar é de extrema importância, "pois através da prática regular de atividades físicas e esporte, a criança desenvolve competências, capacidades e habilidades, associadas às dimensões afetivas cognitivas, sociais, psicomotoras, e internaliza valores," disse Gilson aprovando o projeto apresentado pelo vereador.

Fundamental
"Entendo que é necessária e fundamental a prática esportiva com a presença do profissional de educação física na vida escolar das crianças já nos primeiros anos”, disse, lembrado que a  educação física deve ser vista como uma complementação da educação escolar da criança, que além de trabalhar a parte motora e adquirir benefícios para saúde física, trabalha também a questão da liderança, da socialização, da coletividade, da interação com o outro.

Lucas Aribé e João Alves
Lucas Aribé (PSB) se reuniu com o prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), na última segunda-feira, dia 13, para discutir indicações e projetos feitos pelo parlamentar nos primeiros meses de trabalho na Câmara Municipal de Aracaju. Apesar de estarem em lados opostos, já que Lucas Aribé faz parte da bancada de oposição, o diálogo entre o chefe do executivo e o vereador foi proveitoso. Aribé se colocou à disposição para o que for melhor para Aracaju e o mesmo tom foi utilizado pelo prefeito João Alves Filho.

Lucas Aribé e João Alves II
O principal pedido de Lucas Aribé foi uma ação referente às condições das calçadas em Aracaju. O prefeito João Alves convidou o vereador para uma reunião com uma equipe especializada em Urbanismo para que o tema fosse tratado de forma particular e que Lucas Aribé pudesse dar sua contribuição.

Malha viária
Devido às solicitações da população, a Prefeitura de Poço Verde, juntamente com o Departamento de Estradas e Rodagens (DER), está recuperando a malha viária de algumas das principais avenidas da comunidade. Inicialmente os trabalhos estão sendo realizados no povoado São José e na cidade sede. O objetivo da ação e melhorar o trafego de veículos e pedestres no Município.

Frase
“A educação é simplesmente a alma de uma sociedade a passar de uma geração para outra.” – Chesterton (1874/1936), em “As frases da semana”, (The Observer – 06.06.1924). Gilbert Keith Chesterton – ensaísta, romancista e poeta inglês.

61ª Junta Militar 
Foi empossado na semana passada como presidente da 61º Junta do Serviço Militar, o prefeito de Salgado, Duílio Siqueira Ribeiro (PSB). A posse aconteceu na sede da Prefeitura e foi dada pelo chefe da 2º Delegacia de Serviço Militar da 19ª CSM, tenente Feliciano Artur Lima da Silva.

Região
Com a posse, a intenção do comando é adequar a situação dos jovens da região com o Exército Brasileiro. “Como o Município não é tributário, ou seja, não fornece jovens para servir, já de imediato ele entra com o fornecimento do Certificado de Dispensa de Corporação. Com isso, o jovem salgadense ficará em dia com o serviço militar”, explicou o tenente Feliciano. A comunidade de Salgado está entre as 14 juntas do Serviço Militar na Região Centro-Sul do Estado, coordenadas pela 2ª Delegacia. O tenente informou que o alistamento militar tem o encerramento previsto para o dia 28 de junho.

Internet
As ações da Cosil no facebook, que começaram em outubro de 2010,  já contabilizam mais de 11.500 curtidas no face, e cerca de 3 mil seguidores no twitter. A produção de conteúdo de qualidade tem atraído cada vez mais seguidores, que buscam informação sobre os projetos da empresa e as últimas novidades do mercado. Vale lembrar que já somos 94,2 milhões de internautas e o Brasil é o quinto país com  maior número de conexões à Internet, segundo o Ibope Media.

I Mostra Noivas Aracaju – Shopping Riomar
O shopping Riomar será cenário de um grande evento:A I Mostra de Noivas Aracaju reunirá o que há de melhor em serviços e produtos para casamentos em Sergipe.De 16 a 31 de maio, encontre dos mais básicos e singelos aos mais elegantes e vultosos itens que envolvem o enlace matrimonial: vestidos, fotos,filmagens, buffet, decorações, convites, souvenirs, dentre muitos outros.Além de todos os serviços para realizar sua cerimônia, o evento contará com desfiles, exposições, sorteios e muito mais.O casal que fechar ao menos um contrato com algum dos profissionais do evento I Mostra Noiva Aracaju  estará automaticamente concorrendo ao sorteio de R$ 5.000,00 (em espécie).

Agenda
Comemorações deste dia 15 de maio: Dia do ASSISTENTE SOCIAL; do CONTROLE DAS INFECÇÕES HOSPITALARES; dia INTERNACIONAL DA FAMÍLIA; e do GERENTE DE BANCO. A data de hoje tem um motivo especial de comemoração por parte dos sergipanos. A Universidade Federal de Sergipe – UFS – completa 45 anos de existência. Fundada oficialmente em 15 de maio de 1968, a instituição superior federal impulsionou, a exemplo do que ocorrera, anteriormente, com a presença da PETROBRAS em nosso Estado, no campo econômico, o desenvolvimento de Sergipe, na área da Educação, propiciando aos cidadãos da terra sergipana a oportunidade de cursar um curso de terceiro grau, de acordo com sua vocação. As faculdades de Filosofia, Química, Direito, Serviço Social e Economia, já existentes, constituíam o núcleo pioneiro que ancorou a concretização do empreendimento, ao lado dos esforços do governo estadual e do respaldo indispensável da sociedade. Dom Luciano José Cabral Duarte, bispo auxiliar da Diocese de Aracaju à época, era, também, membro do Conselho Federal de Educação, e teve uma decisiva participação no processo de criação de nossa Universidade. Já o Dr. Antônio Garcia Filho foi o principal responsável pela implantação do curso de Medicina.

Agenda II
A UFS teve, a partir de 1968, vários reitores. Como já registrado neste blog, dentre eles destaca-se a figura de JOÃO CARDOSO NASCIMENTO JÚNIOR, que, demonstrando extraordinária coragem cívica, engavetou todos os ofícios oriundos dos militares que pediam a expulsão de vários alunos ou a não diplomação de universitários considerados “subversivos”. É um exemplo que não pode ser esquecido pelo povo sergipano. O Dr. João Cardoso também cancelou a prática de censurar os discursos proferidos pelos representantes dos alunos nas solenidades de formatura. A ordem nesse sentido também provinha do 28 B.C. e da VI Região Militar. O exemplo do reitor JOÃO CARDOSO foi uma demonstração cabal do que deve ser entendido por autonomia de uma Universidade. Organismo que não deve fechar-se, mas sempre abrir-se para as ações comunitárias. Integrando-se aos movimentos que visam ao desenvolvimento de Sergipe. Parabéns a todos os que fizeram, fazem e continuarão a fazer a UFS.

Liberdade Sem Censura
Jornalismo de qualidade no rádio. É o que apresenta a Liberdade FM, 99.7 mhz, no tradicional horário das manhãs, de segunda a sexta-feira, das 6 às 9 horas. O comando é de Evenilson Santana, competente profissional que também atua na TV Atalaia. A equipe é integrada por Magna Santana, experiente repórter, e Marcos Couto. Uma boa opção para os ouvintes.

Festival de baixarias
Simplesmente deprimentes os episódios da sessão de ontem da Câmara dos Deputados. Ofensas, ataques, afrontas. Um nível rasteiro, que denigre o parlamento brasileiro. Os principais protagonistas foram os deputados Anthony Garotinho (PR) e Ronaldo Caiado (DEM). Altos interesses em jogo, na votação da Medida Provisória dos Portos, que, segundo Garotinho, devia chamar-se MP dos Porcos. Pobre do eleitor brasileiro. Ronaldo Caiado, citado pelo líder do PR, despejou um caminhão de adjetivos sobre o seu opositor: ladrão, quadrilheiro, condenado pela Justiça, sem moral etc.

Festival de baixarias II
Quando um deputado de Minas Gerais, Toninho Pinheiro, portando uma faixa protestando contra cortes nas verbas da saúde, desfilou em frente à mesa, a segurança da Casa entrou em cena. O deputado foi retirado de cena, tendo sido, antes, agredido. Quem estava ligado na TV Senado ficou horrorizado. Anthony Garotinho afirmou que o PSDB e o DEM bem conhecem o senhor Daniel Dantas. E ameaçou contar tudo o que sabe quando for ouvido na Comissão de Ética. Foi essa declaração do deputado fluminense que desencadeou todo o tumulto na sessão de ontem. O presidente Henrique Eduardo Alves encerrou a sessão, e convocou outra, dentro de meia hora. Eram 17 horas. A nova sessão foi iniciada às 17,30 horas.

Associação Brasileira de Imprensa
Ocorreu na última segunda-feira, 13 de maio, a posse dos novos dirigentes da ABI, integrantes da Chapa Prudente de Morais, eleita com 93 por cento dos votos válidos. 201 eleitores participaram do pleito. O jornalista Maurício Azedo foi reconduzido ao cargo de presidente, para cumprir mandato no período 2013/2016. Além da diretoria executiva, também tomaram posse os eleitos para os Conselhos Deliberativo e Consultivo. Deste último órgão, faz parte o jornalista sergipano Ancelmo Góis, que assina prestigiada coluna diária em O GLOBO.

Sindicato dos Bancários
As eleições para o SEEB/SE serão levadas a efeito nos dias 22, 23 e 24 do corrente mês. José Souza de Jesus é o único concorrente, pois apenas uma chapa habilitou-se a participar do pleito. A presença de todos os associados é muito importante, para a obtenção do quórum exigido pelo estatuto da entidade que congrega os bancários de Sergipe.

Aniversário
Fundado em 1934, o Sindicato dos Bancários fará 80 anos de existência em 2014.

Forró “Danado de Bom”
A AABB vai promover, no dia 7 de junho, mais uma edição do forró “Danado de Bom”. Reserva de mesas pelo telefone 32121117, com Graça, na agência Valadão, ou na secretaria do clube.

Forró no Sarau Entre Amigos
Com o advento do ciclo junino o nosso "Sarau Musical" terá a cada edição um grupo de forró que será o convidado especial. Teremos sempre na abertura os tradicionais Djalma, Medeiros, Carlos Moreno e Cléber Alberto… nosso convidado para o próximo "Sarau" do dia 25, último sábado do mês será "João da Passarada" faça sua reserva através do (79) 9977-3304. Clique no link e assista: http://www.youtube.com/watch?v=UzcDs_sQsnQ&NR=1&feature=endscreen

Felliz Imóveis
Agora sim, os aracajuanos podem contar com um atendimento de primeira e personalizado, além de diferenciado… esta é nossa imobiliária que tem se destacado no mercado. A Felliz Imóveis saiu também na frente lançando o guia "Quero ver você Feliz". Você que sempre sonhou em sair do aluguel nós vamos oportunizar essa condição propiciando facilidade de financiamento com um prazo maior e facilidade de entrada. Saiba mais detalhes acompanhando uma entrevista feita por Jorge Henrique com a diretora da Felliz Imóveis Lucineide Oliveira para o Programa Entre Amigos. Clique no link e assista: http://www.youtube.com/watch?v=cImqZ0ezqjQ

Retirada do patrocínio
Em reunião realizada na última segunda-feira (13.05), o Conselho Nacional de Previdência Complementar aprovou a retirada do patrocínio dos fundos de pensão existentes no país. Participaram da reunião 7 representantes do governo, e apenas 3 das entidades que congregam as entidades de previdência complementar. Um novo encontro está marcado para o próximo dia 20, segunda-feira, oportunidade em que serão discutidos os destaques levantados pela ANAPAR, ABRAPP e APEP, associações que representam os fundos de pensão. Entretanto, o essencial já aconteceu, ou seja, a aprovação de uma RESOLUÇÃO que, a exemplo da de número 26, do então CGPC, hoje CNPC, deliberou pela legitimidade de o patrocinador da PREVI, o Banco do Brasil, receber a metade do superávit registrado por aquele fundo, criando uma situação absurda, em que uma simples resolução de um conselho subordinado ao Ministério da Previdência passou a ter força de lei.

Retirada do patrocínio  II
Assim, os patrocinadores dos fundos de pensão podem optar, a partir de agora, por sua retirada dos fundos dos quais sejam patrocinadores. A AAFBB – Associação dos Aposentados e Funcionários do Banco do Brasil esteve presente à reunião e já entrou com ação na Justiça para salvaguardar os interesses dos seus associados e, de um modo mais amplo, dos funcionários do Banco do Brasil. Em tempo: a PREVI é o maior fundo de previdência complementar da América Latina. As associações dos funcionários estão atentas, para acompanhar os próximos passos do governo no sentido de usurpar recursos que legitimamente pertencem, apenas, aos participantes da PREVI.

MMA/UFC
Com a vinda do ex-campeão mundial de pesos pesados do UFC Júnior Cigano, o Programa Entre Amigos esteve no Ginásio Constâncio Vieira onde estava acontecendo aulas práticas e teóricas para adolescentes sergipanos interessados no mundo das Artes Marciais. O Programa Entre Amigos de Ludwig Oliveira não perdeu esta oportunidade e entrevistou o Júnior Cigano. Clique no link para assistir: http://youtu.be/PlXT4hJnzBY

Futebol
CONVOCAÇÃO – A convocação de 23 jogadores para a seleção brasileira que disputará a Copa das Confederações no período de 15 a 30 de junho é o grande assunto do momento. A grande surpresa foi o fato de Ronaldinho Gaúcho não ter sido chamado por Luiz Felipe Scolári. Kaká também não fez parte da lista. A maior novidade foi Bernard, do Atlético Mineiro. COLETIVA – Após o anúncio dos nomes selecionados, o técnico Felipão concedeu uma longa entrevista coletiva, durante a qual respondeu a perguntas formuladas pela imprensa esportiva. O evento ocorreu no Hotel Sofitel, em Copacabana, no Rio de Janeiro. ALTERAÇÃO DE DATA – A notícia segundo a qual a CBF teria passado do dia 22 para o dia 23 de maio o jogo Fortaleza X Confiança, pela Copa do Brasil, preocupou bastante o presidente Luís Roberto, do Dragão. O destacado dirigente do grêmio proletário procurou, de imediato, manter contato com a FSF e a CBF para conseguir maiores informações. A mudança seria para atender uma solicitação da rede de TV que está transmitindo a competição. /// LUXEMBURGO – A CONMEBOL manteve a pena de 6 jogos de suspensão aplicada ao treinador do Grêmio, Vanderley Luxemburgo. /// A Justiça suspende liminar e confirma o resultado da licitação realizada para a licitação do Maracanã. /// Jerome Valcke, secretário-geral da FIFA, informou ontem que a Arena Corinthians poderá ficar de fora da Copa 2014. O plano B seria o estádio Mané Garrincha, em Brasília. Decisão final deverá ser tomada até o mês de agosto. /// Jogos de volta do cruzamento olímpico ocorrem hoje, à noite. Ambos começarão no mesmo horário: 20,30 horas. River Plate X Confiança será dirigido pelo árbitro paulista Paulo César de Oliveira e terá como local o Fernando França, em Carmópolis. No Batistão, teremos o Sergipe enfrentando o Estanciano, com Wendel Oliveira no apito.

Curtas
MP DO RIO DE JANEIRO QUER LEVAR EX-COORDENADOR DA LEI SECA A JÚRI POPULAR. /// JUSTIÇA CANCELA 1 MILHÃO E 300 MIL TÍTULOS ELEITORAIS POR FALTAS INJUSTIFICADAS. /// PARA O MINISTRO DA SAÚDE, ALEXANDRE PADILHA, VINDA DE MÉDICOS ESTRANGEIROS NÃO PODE SER TIDA COMO TABU. /// NOS ESTADOS UNIDOS, CASAL DIZ TER FÓRMULA DA COCA-COLA E QUER 5 MILHÕES DE DÓLARES. /// ANGELINA JOLIE EXPLICA POR QUE FEZ MASTECTOMIA PREVENTIVA. /// CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA OBRIGA CARTÓRIOS DE TODO O PAÍS A CELEBRAR CASAMENTOS GAYS. /// ARRECADAÇÃO DE LEILÃO DA ANP ULTRAPASSA 2 BILHÕES DE REAIS E BATE RECORDE. /// AUSÊNCIA DE RONALDINHO GAÚCHO FOI A GRANDE SURPRESA DA LISTA DE FELIPÃO./// CÂMARA FEDERAL APROVA TEXTO PRINCIPAL DA MP DOS PORTOS. /// DEPUTADOS VARAM A MADRUGADA VOTANDO OS DESTAQUES DA MEDIDA. /// BRUNO LEVA FRANGO ANTOLÓGICO E PALMEIRAS PERDE PARA O TIJUANA DO MÉXICO, DANDO ADEUS Á TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA.

PELO TWITTER

www.twitter.com/Edson_Bomfim  Numa corrida eleitoral, é preciso atenção para não queimar na largada. A super exposição aponta fragilidades e até desconfortos com aliados.

www.twitter.com/FabioMitidieri1   A partir de agora tudo volta ao normal! Situação e oposição assumem seus postos, e quem é muro… bom, pra quem é muro, nada mudou!

www.twitter.com/rosangeladoria   "Essa tem sido a maior dor: fazer a obra e não colher os sorrisos. Mas quando forem colher, lembrem-se de mim!" Marcelo Déda.

www.twitter.com/UsielRios   Tava tudo lá com a cara de "santinho do pau oco". Até deputado que arranjou pretexto pra não votar no Proinveste estava lá.

www.twitter.com/GLEICEQUEIROZ   Joao Fontes é o Lomes sergipano. Só tem uma diferença, Lomes fala apenas na Jovem Pan e Fontes fala em todas as rádios.

www.twitter.com/krica_menezes   Esse Joao Fontes é uma múmia sem noção: sugerir que o governo construa um novo iate na zona do mosqueiro pros ricos guardarem seus barcos#aiai

www.twitter.com/chicoandrade f  Caminhe de tal forma sobre a terra de modo que seus passos revelem apenas as marcas da liberdade,da alegria e da serenidade.Bom dia!

www.twitter.com/revinhogama   O que cai do céu é bosta de pombo, se você quer algo, vá atras !!

ARTIGO

Saúde se faz com responsabilidade por Júlio Seabra*

Em retórica própria, os "inocentes úteis" pertencentes a partidos políticos ou movimentos ligados a interesses específicos defendem a vinda de "médicos de cuba".  Talvez o apego a esta tese resida no fato de que os únicos que serão beneficiados não foram capazes de passar em vestibular no Brasil e só conseguiram ingressar em escola de medicina – mesmo que cubana – graças à filiação ideológica declarada.

O vício começa na origem do problema. Ou seja, se não se submeteram à avaliação de conhecimento para acessar a universidade porque deveriam se submeter a provas e exames para testificar sua preparação para cuidar da saúde e da vida de seus pacientes? Parece-me que, assim, mantem-se um pacto de mediocridade que pode trazer pesados prejuízos para o Sistema Único de Saúde (SUS) e, de forma mais aguda, para a parcela mais carente da população que depende da rede pública para ter acesso a diagnóstico e tratamento.

Infelizmente, a mediocridade impera, e não apenas neste país, onde – momentaneamente – seguimos sob o jugo de grupos que tentam – de toda maneira não dividir riqueza -, mas distribuir pobreza (pobreza moral, cultural, ética, intelectual), o que induz cada pobre inocente útil a falar “o quê não sabe o quê diz”, conforme profetizou o grande Noel Rosa.

Mas a entrada de médicos sem critérios de validação de diplomas não é privilégio do compromisso ideológico de alguns partidos com a Ilha de Fidel. A ameaça paira de forma generalizada. No entanto, as declarações recentes do Ministro das Relações Exteriores justificam o estado de alerta contra esse abuso que representa uma agressão às leis e aos direitos de cada cidadão.

As faculdades cubanas – a mais conhecida é a Escola Latino-Americana de Medicina (Elam) – são instituições estatais, cujos alunos são escolhidos não por mérito, mas por afinidade de pensamento. Os brasileiros ali inscritos não se submeteram a um processo seletivo, mas foram indicados por movimentos sociais, organizações não governamentais e partidos políticos. Entre 1999 e 2007, dos 160 brasileiros que obtiveram diploma numa faculdade cubana de medicina, 26 foram indicados pelo Movimento dos Sem-Terra (MST).

Desde que o PT, o PC do B e o MST passaram a pressionar o governo Lula para facilitar o reconhecimento dos diplomas médicos obtidos por brasileiros em Cuba, o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Médica Brasileira (AMB) têm denunciado a má qualidade dessas escolas, alertando que os seus egressos não teriam condições de exercer a medicina no Brasil, segundo os parâmetros da boa prática no país.

Outro dado estatístico que chama a atenção e demonstra a fragilidade do ensino oferecido a estes estudantes é o que aponta o baixo índice de validação destes títulos por aqueles que pretendem atuar no território nacional. Ao longo de quatro anos (de 2005 a 2009), apenas 25 dos 298 brasileiros que se formaram na Elam conseguiram reconhecer seus diplomas no Brasil e regularizar sua situação profissional.

Desempenho tão pífio não deixa de ser motivo para despertar a solidariedade ideológica e partidária. Por isso, o PT, o PC do B e o MST optaram por defender o reconhecimento automático do diploma desses indivíduos, sem precisar passar por exames de habilitação profissional (o que foi vetado pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Médica Brasileira). Para mascarar interesse tão pessoal e político, usam a fragilidade do SUS, a carência da população e fazem uma chantagem emocional rasteira.

No entanto, ignoram a má formação e o desconhecimento de ofício – o qual tem sido repetidamente confirmado nas últimas três edições do Revalida -, que sugerem que as escolas cubanas sofrem com currículos pedagógicos ultrapassados, estrutura tecnológica defasada e corpo docente sem o devido preparo.

Nem mesmo o argumento de que o produto gerado pelas escolas cubanas praticariam a medicina preventiva (voltada à prevenção de doenças) se sustenta, pois, no Brasil o médico é médico, quer dizer, é um profissional preparado para fazer desde uma consulta até uma intervenção de urgência ou emergência. Enfim, não se é meio médico ou médico apenas de posto de saúde: quem assume esta tarefa deve saber que tem que dar conta do recado em qualquer contexto ou circunstância. Isso nos faz pensar no sério risco imposto aos pacientes?

Será que um especialista em tratamento de vermes saberá cuidar do paciente em crise cardíaca aguda ou que agoniza com uma apendicite? Por isso, as entidades médicas brasileiras cobram tanto a revalidação dos diplomas, única forma de saber se o candidato a trabalhar no Brasil tem o instrumental teórico e prático para responder a todas essas situações.

Aliás, esse cuidado existe em qualquer país sério. Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha e Inglaterra, entre outros, só aceitam que candidatos com diplomas convalidados cuidem de seus cidadãos. Quem teme passar por estes exames – nos moldes do Revalida atual – atesta, indiretamente, sua incompetência, porque se estivesse preparado o faria sem maiores dificuldades. E passaria.

Vivemos momento que nos cobra extrema cautela. A sociedade deve, em coro, reafirmar sua contrariedade contra esta proposta improvisada, imediatista e midiática, defendida pelo Governo e por setores de sua base de apoio. O Brasil não quer apenas a interiorização do médico, mas, da assistência à saúde. Ou seja, garantir a presença de profissionais inseridos em um contexto que gere benefícios reais para a sociedade.

Assim, cabe ao Governo assumir sua responsabilidade de dotar o Estado de medidas estruturantes, sem apelar para o caminho do imediatismo midiático, improvisado e oportunista. Precisamos é de médicos bem formados, bem preparados, bem avaliados e com condições e estímulo para o trabalho. Tratar a população de maneira desigual é sinal de desconsideração e de desrespeito para com a cidadania.

*Presidente do Conselho Regional de Medicina do Sergipe

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun   

Frase do Dia
“Nada é mais difícil do que aceitar a si próprio.” Max Frisch, nasceu em 15 de Maio de 1911 e morreu em 1991 foi um arquiteto e escritor suíço do pós-guerra influenciado pelo existencialismo e por Brecht.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais