Shoppings: cobrança estacionamentos

Nota publicada no site do Cláudio Humberto: Tempo perdido – Projeto do deputado João Paulo Cunha (PT-SP) pretende proibir a cobrança de estacionamentos em shopping centers. O projeto é inócuo: duas decisões do Supremo Tribunal Federal autorizam a cobrança.

 

Tem relação com o que os sergipanos vão enfrentar em alguns dias nos shoppings daqui. Mas um deputado estadual – “aliado” de Marcelo Déda –  quer porque quer colocar esse piano nas costa de Edvaldo.

 

Se o parlamentar estadual que se diz aliado de Déda fosse mesmo contra a cobrança, ele já teria organizado alguma manifestação contra. Ele poderia até sugerir que os amigos dele entrassem no estacionamento e saíssem também em um bloco só que não colocando o tiquete na máquina. As saídas ficariam interditadas até a identificação do motorista enquanto proprietário do veículo. Seria um senhor protesto né não?

 

Mas será que isso renderia votos como ele acha que atacar Edvaldo rende? Aliás, a questão não é fazer Edvaldo perder votos. Ele nem vai ser candidato em 2012. A questão mesmo é que ele não seja um bom cabo eleitoral e ainda por tabela tornar Déda também um péssimo cabo eleitoral para 2012. Sem a força desses dois, o caminho estaria mais que fácil para os Amorim, independente de quem seja o candidato de João.

 

Obs: Só para deixar claro: o blog é contra a cobrança, mas este espaço não faz sensacionalismo nem engana o leitor.

 

Comissão do Senado aprova uso de lista fechada para voto do Legislativo

A Comissão de Reforma Política do Senado aprovou nesta terça-feira, por 9 votos a 7, a adoção de listas fechadas no sistema eleitoral brasileiro. Se a proposta for aprovada nos plenários da Câmara e do Senado, os eleitores passarão a votar em partidos, e não mais em candidatos.Pelo modelo, cada legenda elabora uma lista com os seus indicados que vão ocupar vagas obtidas nas eleições proporcionais -de deputado federal, estadual e vereadores. O número de eleitos depende da quantidade de votos recebidos por cada legenda no pleito.

 

Sistema proporcional

A comissão manteve o atual sistema proporcional ao derrotar a adoção do voto distrital. Como não houve consenso na semana passada, desta vez os senadores votaram nos três sistemas que tiveram apoio da maioria dos integrantes. A proposta representa uma vitória do PT, que defendeu o sistema durante as discussões na comissão. O PSDB se absteve na votação, depois de defender a aprovação do voto distrital com listas fechadas. (FSP)

 

Duplicação

O governador Marcelo Déda participou ontem de inaugurações no município de São Cristovão. Em um dos trechos da rodovia João Bebe Água, no Eduardo Gomes, deixou de inaugurar por falta de energia elétrica.

 

PSC

E já foi publicada no Diário Oficial da União a nomeação de Norman Oliveira na Secretaria Nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades. É uma indicação nacional do PSC. Norman faz parte do grupo político comandado por Edvan Amorim.

 

Imprensa nacional busca informações

Ontem, 29, três jornalistas de Sergipe receberam telefonemas de colegas de Brasília procurando informações detalhadas sobre a atuação de Norman Oliveira pelos órgãos públicos que passou em Sergipe. Receberam informações principalmente sobre o Detran e a direção do Tribunal de Contas.

 

Do “fogo amigo” da base aliada

E ontem, 29, ao conceder entrevista a George Magalhães, no programa Liberdade Sem Censura, o adjunto da Secom, Elton Coelho deixou claro que o pedido de CPI para apurar o contrato rescindido da fiscalização eletrônica é a antecipação das eleições 2012. Elton lembrou que vem partindo do “fogo amigo” da base aliada, através do vereador Jailton Santana, do PSC. O partido dos peixinhos tem o comando de quem em Sergipe? A ordem, repete-se, é desgastar não a imagem de Edvaldo, mas do governador Marcelo Déda.

 

Governador vai participar de funeral de José Alencar

“O Brasil sofreu hoje uma gigantesca perda. A morte de José Alencar abre um espaço difícil de ser preenchido na vida pública nacional”. A declaração é do governador Marcelo Déda sobre a morte do ex-vice-presidente ontem, 29. Déda participa hoje, 30, do velório de Alencar em Brasília.Ele lembrou que foi beneficiado pela sua solidariedade quando, internado no Hospital Sírio Libanês. “Recebi o alento da sua visita, portadora de estímulo e de esperança. Amigo de Sergipe, solidário à luta dos sergipanos e entusiasta do desenvolvimento do Nordeste, José Alencar será lembrado com saudades por todos nós. Nesse momento de tristeza, dirijo-me à sua família para transmitir os meus sentimentos e as homenagens do povo sergipano.

Senador Valadares manifesta pesar do PSB

O senador Valadares (PSB-SE), líder do PSB no Senado Federal, manifestou, da tribuna do Senado, o pesar da sua bancada pelo falecimento do ex-vice-presidente da República, José Alencar. “Durante toda a sua vida, seja como empresário, seja como político, ele demonstrou qualidades excepcionais. Foi um homem dedicado ao trabalho, aos amigos e à vida pública e partidária. Foi um homem empreendedor, na vida privada, e um homem coerente, na vida política, equiparando-se a outros mineiros ilustres, como os ex-presidentes JK e Tancredo Neves”, disse o senador.

Para o líder do PSB, como candidato a vice na chapa de Lula, José Alencar reforçou as pretensões dos que queriam mudar o Brasil, trazendo a tranquilidade e a certeza de que os compromissos de Lula, do PT e dos partidos aliados, como o PSB, seriam cumpridos à risca.

Albano diz que Alencar é um exemplo singular de dignidade

 Já o ex-governador Albano Franco disse:  “José Alencar é um exemplo singular de dignidade. Nele a palavra encerra sua mais profunda acepção. Tive a felicidade de sua convivência, primeiro como meu vice-presidente na CNI e, depois, na amizade que construímos e mantivemos. Um ser humano diferenciado que marcou sua vida pelo permanente compromisso com o trabalho competente e obstinado para a construção de um Brasil economicamente mais forte e socialmente mais justo. Homem de fé em Deus, guerreiro que nunca renunciou a luta, exemplo de filho, pai, chefe de família, empresário e homem público. O Brasil perde um dos seus mais brilhantes filhos, e eu, um dos melhores amigos”.

 

Gualberto defende a honra do padre Isaias

Após ataques desmedidos do deputado estadual Augusto Bezerra (DEM) contra a honra do padre Isaias, representante de movimentos sociais em cidades do sertão sergipano, o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Francisco Gualberto (PT), usou a tribuna para sair em defesa do religioso. Segundo Bezerra, o padre se envolve de maneira indevida em questões sociais e também costuma fazer política no ambiente da igreja.

 

História de Luta

“O fato de ser padre ou não, não interfere na sua opção política. Isso não quer dizer nada, ainda mais conhecendo a história de luta do padre Isaias”, afirmou Gualberto. Na atualidade, o padre está envolvido com a defesa dos interesses do povo quilombola na região de Brejo Grande, e por esse motivo vem recebendo até ameaça de morte.

 

Só em Sergipe…

Só para lembrar quem ataca padre Isaias não pode perder a imunidade parlamentar. Basta acessar o site do Tribunal de Justiça de Sergipe e do TRT para saber a verdade. Padre Isaias antes de ser um representante da Igreja Católica, é um homem sério e com princípios claros. Já outros, outros, deixa prá lá…

 

Economia na saúde

Nos três primeiros meses do ano, a Secretaria da Saúde de Aracaju, economizou mais de 120 mil reais, graças ao novo modelo de controle de medicamentos. “Instalamos um processo de controle dentro desse setor, cada unidade fica responsável em dispensar medicamentos para usuários daquela unidade, o que gerou economia”,  afirma o secretário Silvio Santos. Antes, um usuário passava pela consulta em uma Unidade, mas podia pegar o remédio em qualquer outra, o que gerava descontrole. Agora, com a supervisão  rigorosa, evita-se desperdício.

 

Comissão de Desenvolvimento

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado instalouontem, 29, em Reunião Extraordinária, a Subcomissão Permanente do Desenvolvimento do Nordeste. O senador Eduardo Amorim (PSC) foi eleito como vice-presidente, o parlamentar irá auxiliar o presidente eleito Wellington Dias (PT-PI). Entre as questões suscitadas, destacaram-se a importância do Rio São Francisco para a Região Nordeste, os senadores se comprometeram em visitar todos os estados para averiguar as necessidades locais.

 

Prioridade para o turismo

Inicialmente o senador Eduardo Amorim estabeleceu como prioridade as políticas públicas que envolvem o turismo. Para ele o turismo sergipano está em franco crescimento e ampliá-lo será um dos propósitos na subcomissão do Nordeste. “Sou um estudioso do Nordeste e de Sergipe. Acredito que o turismo sergipano é crescente, vamos aqui debater novos caminhos para dinamizá-lo e para que fortaleça a economia”, acrescentou Amorim.

 

Destaque Nacional I

Os avanços conquistados pela Cultura sergipana são notáveis não só em Sergipe, mas em todo o país. Exemplos disso são o destaque e o respeito que a secretária de Cultura, Eloísa Galdino, tem alcançado no cenário nacional. Recentemente a secretária que era presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Cultura, foi reeleita por unanimidade pelos secretários de todo o país, para o período 2011/2012.

 

Destaque Nacional II

Outra conquista recém-adquirida é a visita da Ministra da Cultura, Ana de Hollanda, a Sergipe no dia 05 de maio para entrega oficial do diploma de Patrimônio Histórico da Humanidade, à Praça São Francisco. A vinda da ministra é um pleito que tem enorme importância, afinal, Sergipe será o primeiro estado do Norte/Nordeste a receber uma visita oficial da gestora.

 

Candidatura a vereador

O professor Anderson Gois (sem partido) tem dito que não está preocupado em que partido irá se filiar, diz que no momento está apenas indo de casa em casa agradecer aos amigos que o ajudaram a conquistar a 2ª suplência de deputado estadual com 6 mil votos em Aracaju. Anderson Gois tem trabalhado dioturnamente para se viabilizar para as eleções de 2012 como candidato a vereador. Tem feito visitas diárias aos bairros de nossa capital.                   

 

Esclarecimentos I

Do procurador do MPE Luiz Valter Ribeiro Rosário: “ O seu prestigioso blog, na edição de ontem, dia 28, sob o título “Briga de Gigantes”, noticia suposto conflito entre o MPE e o TCE, por haver este submetido ao Conselho Nacional do Ministério Público relatórios e decisões sobre prestações de contas do MPE, relativas ao período de 2005 a 2010.  Há, de fato, um procedimento administrativo no CNMP. Trata-se, todavia, de medida rotineira, de controle externo, levada a efeito em todos os Ministérios Públicos estaduais, por força da Resolução CNMP nº 49, de 17/11/2009 (anexa), para acompanhamento da gestão administrativa, e seus julgamentos pelas Cortes de Contas locais, nos últimos cinco anos”.

 

Esclarecimentos II

Continua o procurador: “É oportuno esclarecer que o TCE não submeteu suas diligências e decisões ao CNMP, apenas as encaminhou, atendendo a regular requisição.  Asseguro-lhe que, a priori, não há restrições à administração contábil, financeira, orçamentária e patrimonial do MP/SE. Devo informar-lhe que as prestações de contas dos exercícios de 2005 e 2006, sob minha responsabilidade, e as de 2007 e 2008, correspondentes ao primeiro mandato da Procuradora Cristina Mendonça, já foram aprovadas pelo Tribunal de Contas de Sergipe. As de 2009 e 2010, ainda recentes, não foram julgadas. Atenciosamente, Luiz Valter Ribeiro Rosário”.

 

Eleições 2012 antecipadas pelas “bandas” de Salgado

E o blog vem recebendo informações curiosas. Há cerca de três semanas, um sargento foi transferido de Salgado por conta da subserviência a uma autoridade de um órgão público que tem um sítio na área. O PM só vivia desviando a viatura da corporação para “visitar” o sitio da autoridade, inclusive faz algumas refeições no sítio com o caseiro.

 

Foi transferido, mas retornou.

Assim que o novo comando da PM assumiu, deu autonomia aos seus grandes comando de áreas, dentre eles o comandante do policiamento do interior, para que fosse feito levantamento de todas as necessidades e também acabasse com as mazelas e vícios de policiais militares que desviam viaturas da PM para fazer serviço particular, e nesse levantamento, foi descoberto que no município de Salgado havia essa prática, pois bem, foi publicado em BGO a transferência.

 

Procedimento em vão

Todo esse procedimento foi em vão, pois, no outro dia após a publicação em BGO, o sargento foi a procura do seu padrinho, advinha quem?  Dizendo que não mais iria fazer a segurança do seu sítio em Salgado, haja vista que estava sendo transferido, situação essa que fez com que o padrinho solicitasse ao comando geral e ao secretário da SSP que o dito  PM voltasse para o local de origem. E o leitor questiona: e a campanha antecipada? A essa uma liderança diz ter uma gravação interessante de uma festa realizada no local onde a campanha foi praticamente lançada.

 

Tratamento dado aos jornalistas da TV Sergipe

Na manhã de ontem, 29, o deputado estadual Capitão Samuel (PSL), ocupou a tribuna para denunciar o tratamento dispensado aos profissionais da imprensa da TV Sergipe. O pronunciamento o deputado foi feito baseado nos mais de 20 e-mails enviados para a o deputado. Segundo Samuel, os e-mails relatam os problemas vivenciados pela categoria após a chagada de profissionais de fora do estado. O deputado falou que a situação é séria e precisa que alguém se posicione no sentido de resolver a questão.

 

História de trabalho na emissora

O parlamentar disse que o problema que está acontecendo na TV Sergipe é referente aos profissionais que já tem uma história de 15, 16, 20 anos de trabalho servida a referida empresa. “Profissionais que trabalham naquela empresa estão sofrendo uma pressão muito forte, são jornalistas, cinegrafistas, pessoas de outros setores. Eu acho que o meio de comunicação em questão é uma concessão pública, eu ponderei para trazer este assunto para a Assembleia Legislativa, mas chegou num ponto que não tinha como não trazer, não posso deixar de defender aqueles profissionais, deixar de tocar neste assunto”. Desabafou Samuel.

 

Banese é referência internacional

O Banese participou do SAP Fórum 2011, o maior evento de negócios e tecnologia da América Latina, que aconteceu na semana passada no Centro de Convenções do World Trade Center, em São Paulo. Em uma das sessões do Fórum, o Banese foi apresentado como referência no Brasil e na América Latina na gestão de compras e contratos públicos.Segundo o autor da exposição, o gerente da Área de Compras e Contratos (Arcoc) do Banese, Anderson Andrade Santana, isso se deve à implantação, pelo banco, do sistema de gestão empresarial ERP-SAP – software multimodular considerado um dos melhores do mundo, que serve para auxiliar os gestores de uma empresa nos processos de negócio.

 

Implantação do SAP

“O Banese este ano foi convidado para expor no Fórum o sucesso que vem obtendo com a implantação do SAP na área de gestão de compras e contratos públicos. Nesta área, somos considerados referência no Brasil e na América Latina, e isso se deve à inovação tecnológica e administrativa que o banco vem implementando nos últimos anos”, disse Anderson.De acordo com ele, a implantação do ERP-SAP trouxe mais segurança e agilidade ao processo de compras do Banese, possibilitando fazer mais em menos tempo e reduzindo riscos e custos consideráveis, além de gerar confiabilidade perante os seus clientes e órgãos controladores.

 

Sarau Entre Amigos I

Com duração de 30 minutos, o “Sarau Entre Amigos”, (quadro gravado do Programa “Entre Amigos” da TV Cidade) terá sua gravação de estréia dia 09/04 (será exibido dia 16/04 a partir das 19h) com o entrevistado Sukita (Prefeito de Capela). Será quinzenalmente e sempre aos sábados a partir das 13h em uma chácara no Robalo (com música ao vivo, após a entrevista, e regado a cerveja e feijoada). A outra data será 23/04 com entrevistado a ser definido e assim sucessivamente.

 

Sarau Entre Amigos II

O Sarau terá 20 convidadas (numa espécie de programa de auditório – 02 entrevistadores: Ludwig Oliveira e Nivaldo Cândido, além de jornalistas renomados que irão interagir com o entrevistado, artistas, professores, formadores de opinião etc.). A ideia que cada “Sarau” tenha um entrevistado de “peso”, principalmente na seara política, não desprezando, naturalmente, os demais segmentos profissionais. Acesse o site: www.entreamigosnatv.com.br

 

Alunos participam de concursos sobre prevenção às drogas

Alunos da rede pública de ensino podem participar dos concursos relacionados à prevenção do uso de drogas, promovidos pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad). Estão sendo realizados dois concursos: XII Concurso Nacional de Cartazes (para estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental) e  o I Concurso de Vídeo (para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Médio). As inscrições podem ser feitas através do portal www.obid.senad.gov.br.

 

Festa em Riachuelo

No próximo dia 31 de março, a população de Riachuelo comemora o aniversário da sua cidade. Para celebrar a data, a prefeitura promove o “Riachuelo Folia 2011”, festa que acontece no final de semana e promete agitar o município.No sábado, 02 de abril, quem faz a alegria da população são as bandas Zueira Total, Cia do Axé e Oásis. O segundo dia de festa começa cedo, a partir das 14h, com dois arrastões puxados pelas bandas Gruvi Pegado e Seeway.  À noite sobem ao palco para esquentar o clima no município a banda baiana Black Style e o cantor Júnior Ventura e banda Voo Novo.

 

História da Cidade

Riachuelo está situado a 31 km da capital, limita-se com as cidades de Areia Branca, Santa Rosa de Lima, Malhador, Laranjeiras, Divina Pastora e Maruim. O município foi elevado à categoria de vila, com a denominação atual, em 31 de março de 1974, através da lei provincial nº 964. Já em 25 de outubro de 1982, Riachuelo é elevado à condição de cidade, pelo decreto estadual nº 10. Existem duas versões para o nome da cidade. A primeira é que as terras que pertencia o povoado localizavam-se entre os três rios (Sergipe, Cotinguiba e Jacarecica) que formavam um elo (riachos + elo), daí Riachuelo. A outra versão, mais aceita, é a homenagem a uma das batalhas mais decisivas na Guerra do Paraguai, a Batalha Naval de Riachuelo, vencida pelo Almirante Barroso em 1870. Dois anos mais tarde a região passou a adotar o nome de Riachuelo. Hoje, na sede do município existe uma importante praça denominado Almirante Barroso (enfrente ao mercado municipal).

 

Agenda da Indústria

Ontem, 29, o deputado federal Mendonça Prado (DEM), presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado – CSPCCO esteve prestigiando o lançamento da Agenda Legislativa da Indústria 2011, que relaciona os projetos em tramitação no Congresso Nacional de interesse da indústria.O evento aconteceu na sede da Confederação Nacional da Indústria – CNI em Brasília, e contou com a participação de diversos parlamentares, ministros de Estado e dirigentes empresariais.“É fundamental a união de proposições que visem a melhoria do ordenamento jurídico e possibilitem as condições para a geração de emprego e o fortalecimento da economia do país”, afirmou Mendonça Prado.

 

Escola infantil do Governo Federal

Durante a semana passada o Prefeito Luciano Bispo de Lima foi à Brasília cumprir alguns compromissos. E a convite do Ministério da Educação, participou de solenidade no Palácio do Planalto, com a presença da Presidente Dilma Roussef.

A solenidade tinha por objetivo a assinatura de Termos de Compromisso com 419 Municípios brasileiros para a construção de 718 novas Unidades.  O município de Itabaiana foi contemplado com uma nova Escola Infantil, do tipo C, cujo valor está orçado em R$ 619.914,64. A escola do tipo C, que será construída na Rua José F da Cunha, pode atender até 120 crianças em dois turnos.

 

Futebol Sergipano

Começa esta noite, em Carmópolis, a decisão da Taça Cidade de Aracaju, correspondente à primeira fase do campeonato estadual de futebol profissional. O River Plate enfrentará o São Domingos, no Estádio Fernando França, a partir das 21 horas. A arbitragem será de Cláudio Francisco Lima e Silva. O segundo jogo será no próximo domingo, na cidade de São Domingos.

 

Telefones celulares

A VIVO continua liderando o mercado deste setor.

 

TV paga

Cresce 2,5 por cento e chega a 17 por cento dos domicílios do país.

 

Isenção

Rendimentos de aposentadorias por doenças graves são isentos de imposto de renda. A isenção também se estende às pessoas reformadas.

 

Soja

A safra brasileira de soja que está em andamento deverá alcançar 71,5 milhões de toneladas, 4 por cento a mais do que no período anterior.

 

Álcool

Para suprir a demanda interna, o Brasil precisaria de mais 15 novas usinas em operação.

 

Teto

A PETROBRAS deverá elevar o teto do preço de petróleo. Previsão aponta para um valor acima de 80 dólares por barril.

 

Banda larga

No Brasil, é mais cara e pior. Pesquisa sobre o assunto foi entregue ao ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. “Não sou só eu. As torcidas do Flamengo e do Vasco também acham que os preços são altos.” – Palavras do ministro.

 

SIM TV –

 

Em Aracaju, a sucedânea da NET usa de artifícios para que os preços de seus pacotes voltem aos valores anteriores oferecidos pela antiga empresa de TV a cabo como promoção especial.

 

Aniversário

A BAND NEWS festeja seu décimo aniversário.

 

Participação acionária

No BRADESCO, estrangeiros poderão ter até 45 por cento do capital votante.

 

Evento

Sobre a água será realizado hoje, no auditório do BB, promovido pela GEPES – Plataforma de Sergipe e pela SUPER/SE do Banco do Brasil. Vídeos e palestras fazem parte da programação especial. A geógrafa Lilian Wanderley está incluída na programação. Falará sobre os problemas ligados ao setor. Meio-ambiente em discussão. O BB está firme no estudo do grave problema da escassez de água no Brasil e no mundo.

 

Cinema

Departamento de Aposentados do Sindicato dos Bancários promove, esta tarde, sessão de cinema para os bancários aposentados. Será no auditório do Sindicato, às 16 horas.

 

PREVI

Aumentou seu patrimônio líquido em 10 bilhões, no ano de 2010. Agora, é de 152 bilhões de reais.

 

Palestra sobre Meio Ambiente, Lixo, Reciclagem e Verticalização I

Estará de passagem por Aracaju nos dias 01/02/03 de abril, o Economista Alessandro Azzoni, formado pela Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU e estudioso sobre o crescimento vertical, o qual vem palestrando por todo o Brasil sobre Meio Ambiente, Lixo, Reciclagem e Verticalização, levando estes estudos para um público diversificado e interessado em conhecer em linguagem simples que certas mudanças são necessárias para a preservação do planeta. Estas palestras são apresentadas por assuntos e ilustradas em Data Show por Power Point.

 

Palestra sobre Meio Ambiente, Lixo, Reciclagem e Verticalização I

A palestra tem duração de mais ou menos 2h e 30min e poderá ser dada até duas num único dia. Estas palestras serão veiculadas em muitas mídias em São Paulo, sendo que serão amplamente divulgadas e terão todos os créditos como parceiros do palestrante. As palestras são dadas sem nenhum custo financeiro para os interessados, necessitando apenas dos recursos materiais a serem disponibilizados para o palestrante.Interessados na palestra favor manter contato com Toni Sacramento da FHT Assessoria, Consultoria e Cerimonial de Festas e Eventos, através dos telefones (79) 9976-1360 1360 / 8821-5597 ou através de e-mail asacramentomoraes@hotmail.com, pelo Twitter @ToniEventos e ainda pelo Facebook Toni Sacramento.

 

Coach Alexandre Prates faz palestra em Aracaju

Essa semana, em comemoração à Semana Municipal do Empreendedorismo em Aracaju, Instituições de Ensino Superior estão recebendo membros do Conselho de Jovens Empreendedores de Sergipe (CJE/SE) para proferir palestras sobre temas do universo empreendedor. Para encerrar a programação deste ano, a Semana conta com o Projeto Conaje Capacita, que traz o coach Alexandre Prates, especialista em desenvolvimento humano e performance organizacional, com a palestra “Comportamento, Ferramentas e Estratégias para o Empreendedor dos novos tempos”, nesta quinta-feira, às 20h, no Hotel Aquarius. Os ingressos podem ser adquiridos na Loja Zathan da Av. Ivo do Prado ou através do telefone 3042 – 9171.

 

 

DEBATE – Duplicação BR-101 – trecho Umbaúba/Cristinápolis

 

Diálogo com governador

Em entrevista coletiva realizada na manhã de ontem, 29na Associação dos Municípios da Barra do Cotinguiba e Vale do Japaratuba, em Aracaju, os prefeitos Anderson Fontes Farias (Umbaúba) e Raimundo da Silva Leal (Cristinápolis) voltaram a mostrar sua preocupação com a possibilidade da duplicação da BR-101, que corta as duas cidades, passar por fora da área urbana. De acordo com eles, o desvio prejudicaria centenas de famílias que hoje sobrevivem do comércio na rodovia federal. O presidente da Associação dos Municípios do Centro-Sul (Amurces) e prefeito de Poço Verde, Antônio da Fonseca Dórea, também esteve presente.

 

Sem polêmica

Anderson Farias deixou claro na coletiva que em nenhum momento procurou polemizar o tema junto a assessores do governo, mas disse que tem estranhado a forma como o secretário tem conduzido esse processo. “Em 2009, assim que soubemos da duplicação, estive com Padre Raimundo no DNIT que nos informou que aquele trecho, entre Estância e Cristinápolis, na divisa com a Bahia, não seria de sua responsabilidade. Procurarmos o DER na pessoa do ex-presidente Ézio Faro e agora Antônio Vasconcelos, e as informações sempre foram as mesmas, que a última palavra é do governador Marcelo Déda”, revelou.

 

 

Sem projeto e sem querer barrar

Anderson Farias garantiu que ainda não há nenhum projeto do governo estadual apontando a viabilidade técnica da obra por fora dos dois municípios. “Desafio o secretário a mostrar, com documentos, o valor exato das indenizações, os impactos ambiental, econômico e social da obra por fora de Umbaúba e Cristinápolis. Nosso desejo não é barrar o desenvolvimento da região, mas queremos, acima de tudo, o diálogo, que as pessoas sejam convidadas a discutir o projeto e que até sejam convencidas. Agora, não podemos aceitar a forma desastrada e arbitrária que essa discussão está sendo conduzida”, frisou.

 

“Ninguém sabe de nada”

Padre Raimundo reforçou a necessidade do diálogo afirmando que a população do seu município está apreensiva. “Ninguém sabe de nada. É algo que está sendo imposto distante do povo. Muitas pessoas já estão até desanimadas com essa possibilidade. Se tirar a BR, mais de 150 famílias não terão mais condições de sobrevivência. Queremos a criação de um grupo de trabalho formado por representantes das cidades e da Seinfra para que não haja essas informações desencontradas. A laranja está em crise e a situação em Cristinápolis já é extremamente difícil”, alertou.

 

Prejuízos

Em relação a Umbaúba, o prefeito mostrou um cadastramento da Secretaria Municipal de Assistência Social apontando que 857 famílias sobrevivem graças ao comércio na BR 101. “Você coloque uma média de quatro pessoas por família, isso dá mais de 3.500 habitantes só em nosso município. É essa situação que nós precisamos de espaço para mostrar”, esclareceu.

 

Empresários preocupados

De acordo com o documento, o empresário determinou a paralisação da reforma do posto Reforço 2 avaliada em R$ 3 milhões e a suspensão das negociações para a construção de mais um posto, localizado às margens da BR 101 próximo ao acesso a Cristinápolis, orçado em mais de R$ 6 milhões, ambos em parceria com a Petrobras. “O empresário deixou claro que, caso ocorra o desvio, ele deixará de investir R$ 9 milhões em Umbaúba e vários postos de trabalho deixarão de ser gerados. Isso é um prejuízo enorme para o município, que é pobre e necessita da parceria da iniciativa privada para a geração de empregos e renda”, advertiu o prefeito.

 

Mais cara

Outro dado apontado por Anderson Farias foi com relação ao custo da obra passando por fora dos dois municípios. Com base em um estudo de levantamento dos valores dos imóveis e dos terrenos localizados numa extensão de 3km em todo o lado direito da BR passando pela região urbana de Umbaúba, que seguiu os mesmos critérios adotados pela Caixa Econômica Federal, o prefeito revelou que as indenizações chegariam a pouco mais de R$ 7 milhões.

 

Detalhes técnicos

“O detalhe é que o próprio laudo que nós temos para atingir a largura necessária para a duplicação de 150 metros do lado direito, isso se nós colocarmos 30% em cima do valor previsto, daria um total máximo de R$ 2,5 milhões. Acredito que Cristinápolis não seria diferente. Ou seja, para desapropriar as duas áreas urbanas, seriam necessários R$ 5 milhões. Pelo modelo que está sendo proposto pela Seinfra, haveria necessidade de 6 viadutos, sendo 3 em Umbaúba e 3 em Cristinápolis. Colocando por baixo cada viaduto desse no valor de R$ 6 milhões, conforme já conversei com alguns engenheiros, só isso aí já daria mais de R$ 18 milhões. Sem contar com algumas pontes que serão necessárias. Deixar de gastar R$ 5 milhões para gastar R$ 18 milhões é uma conta que não fecha e não dá para entender”, questiona Anderson Farias.

 

Tranquilidade para a população

Os gestores comunicaram que ainda essa semana estarão participando de reuniões públicas com a comunidade para informar sobre o andamento do processo de duplicação. Em Cristinápolis, o encontro será amanhã (quarta-feira), no Clube Municipal, a partir das 19h. Em Umbaúba, a população volta a se reunir na sexta-feira, 1º de abril, às 19h30, na praça de eventos. “Conheço o perfil democrático do governador Marcelo Déda, sou filiado ao PT, e por isso acredito que ele irá nos chamar para o diálogo. Precisamos tranquilizar a população da região para evitarmos o pior”, enfatizou Anderson Farias.

 

DO LEITOR

 

Trânsito caótico

E-mail de Luiz Brandi: “Esperar que os motoristas sergipanos atendam aos apelos de Samarone, para que respeitem as leis do transito é pura ilusão.Hoje às 7,20h, o engarrafamento sentido Atalaia x  Centro pela Coroa do Meio, estava a 2,5km da ponte do Riomar, isto porque como a Beira Mar também estava engarrafada, ninguém respeitava as sinaleiras da rótula daquela ponte, em um verdadeiro salve-se quem puder, ninguém parando ao sinal vermelho, um verdadeiro caos, e nenhum guarda de transito.Mais adiante na Rua Itabaianinha, na sinaleira ao lado dos Correios, uma mercedinha manobrava e subia no calçadão da Rua Laranjeiras (e pode???)Nesta mesma sinaleira, entre 14 e 15h sempre tem um vendedor de coco na pista da rua Itabaianinha, ocupando parte dela, e atrapalhando o transito naquela área”. Obs: Brandi tem razão, quem passa pelo centro da cidade sempre encontra pelas ruas os carrinhos com grandes cestos de frutas, ou vendedores nas esquinas com seus carrinhos (quase sempre em frente as rampas para deficientes) e ninguém faz nada. Cabe a SMTT e a Emsurb atuarem em parceria.

 

Fossa na Zona de Expansão

Do leitor Raul: “Hoje fazem 19 dias que foi pedido para que a EMURB, fizesse uma limpeza de fossa  na zona de expansão determinado pela justiça, e até hoje nada, a quem se deve recorrer, se até uma determinação da justiça eles não acatam”.

 

A Fantástica fábrica de multas

Do leitor Bonfim Filho, 48, publicitário: “Todo o Brasil viu, não foi ninguém que me contou, essa estória se repete desde a época do meu avô, o Fantástico da Globo em um domingo mostrou,  um esquema de propina, para muitos  uma mina, a imprensa desmascarou.  Radar, Lombadas e Pardais são as armas fatais que essa turma criou, apostando na sandice num trânsito de maluquice, que da irresponsabilidade brotou, acreditando no tudo e no nada se deu o nome “baianada” que a cultura popular criou. A máfia denunciada não é CAMORRA nem PCC , ALCAPONE é fichinha ( esta é uma impressão minha) que passo para você. De Norte a Sul do Brasil, todo mundo viu, essa turma em ação, combinando a propina pra ganhar licitação. Aqui em Aracaju, não diferente do sul, para a nossa surpresa, Splice, a empresa, um contrato já existia, filmando de noite e de dia, o papai, o vovô e a titia, é assim mesmo meu amor, desta vez o bicho pegou, para alguns figurões, essa estória de milhões ainda não banalizou. Para o prefeito Edvaldo, é cada um no seu quadrado, isto não é corrupção, é pura amolação dos homens da oposição, que mirando no seu peito vislumbram o próximo pleito da futura eleição.Como cidadão, não creio em punição, no âmbito e na raiz de tudo o que se diz aqui e em toda a nação a resposta é educação.É claro, tenhamos certeza, avalizando a natureza da proposta inicial, monitorar é ferramenta do mundo moderno  atual, para muitos um beneficio de essência social, reduzir a velocidade na minha e na sua idade é algo crucial, minimiza muitas perdas de vidas sem igual, o horror do foto sensor, o receio do radar preserva vidas no lar, a lombada não é piada, sem o meu e o seu respeito muitas vidas serão ceifadas.Independente do que der, homens, meninos e mulher, venha de onde vier, se depender da gente, vamos viver eternamente, praticando o amor, assim eu sei aonde vou”

 

Sukita fecha os olhos pra cultura!

Da leitora Carmélia Souza: “Sou contadora, moradora da cidade de Capela, e não consigo entender como ainda não foi suscitada uma discussão frente a falta de respeito com que o prefeito Sukita trata nossas festividades. Nossa Festa do Mastro perdeu o brilho de outros tempos: em tempos de forró, ouve-se axé, pagode, sertanejo e até música eletrônica, menos o verdadeiro forró. Vê se pode!Fico sem entender, as atrações são boas, mas não cabem na festa. Tenho apenas 27 anos, mas sei que as raízes e culturas devem ser respeitadas. O bom e verdadeiro forró deve ser respeitado. Essa é minha opinião. Pena que tudo o que Sukita faz, o povo abraça, e não vê os defeitos. Acredito ser falta de observação aos detalhes, embora estes muitas vezes estão completamente explícitos aos olhos. Ajude-me a por à tona essa irresponsabilidade cometida há tantos anos (seis) por esse prefeito que não respeita nada, nem ninguém. Quero deixar claro que não sou política, nem sigo nenhumpartido político. Apenas estudei um pouco, e tenho a mente um pouco mais aberta do que a grande maioria desse povo sofrido de Capela, que se contenta com qualquer coisa. O prefeito fez e faz boas obras aqui na cidade, mas me parece que o caixa dois fala mais alto. Ele vê as festas como uma oportunidade de colocar um dinheirinho extra no bolsa, juntamente com nosso querido secretário de cultura, um tal de Joe Feitosa, que, pelo visto, também não respeita ninguém. Somos obrigados a assistir ma festa onde se toca música de baixa qualidade. Vamos de chapéu e bota para ouvir Asa de Águia tocar. Isso é desrespeito. Um bom exemplo: temos um excelente sanfoneiro aqui da cidade, o Correia dos Oito Baixos, que trabalha com uma gurpo fantástico. É pé-de-serra de muita qualidade, porém ele nunca se apresentou no São Pedro de Capela desde que Sukita chegou aqui. Acredito que isso deve acabar. As bandas malucas que vêm chegam aqui, não tocam nada que preste, e ainda levam todo nosso dinheiro. Se ele investisse o dinheiro em artistas locais, não só de Capela, mas de todo o Estado de Sergipe, a probabilidade de o investiemnto retornar para a cidade seria muito maior. Por favor, faça uma matéria relacionada com o assunto. Quero dançar forró de verdade esse ano em Capela! Fique com Deus!”

 

ARTIGO

 

A Comenda Lourival Batista – Joel Batalha

 

Quase 50 mil torcedores se aglomeraram pelas arquibancadas, gerais, cadeiras, gramado e até na marquise do novo Estádio naquele dia 9 de julho de 1969. Jornais e emissoras de rádio de todo o Brasil estiveram em Sergipe para a cobertura do jogo da Seleção Brasileira, que no ano seguinte conquistaria o Tricampeonato Mundial, no México. Naquele time, treinado por João Saldanha, estavam craques inesquecíveis como Félix, Zé Maria, Carlos Alberto Torres, Brito, Wilson Piazza, Pelé, Tostão, Rivelino, Paulo César Caju e o sergipano Clodoaldo. Lourival Baptista é um político que honra o Brasil!!!

 

Estão se esquecendo, mas Joel Batalha não: Tendo em vista centenas de pedidos de internautas, leitores,  admiradores, torcedores  e amigos, do inesquecível Lourival Baptista, que foi governador e senador por Sergipe, ainda em vida,  graças a Deus, este radialista/jornalista e escritor, como sócio efetivo da Associação dos Cronistas Desportivos de Sergipe-ACDS, irá requerer, durante  às   eleições da entidade ao presidente  Roberto Silva, que se  faça constar no mesmo dia do pleito, em ata através o voto em assembleia geral, a Comenda Lourival Baptista, um desportista e político que tudo fez pelo social e pelo esporte sergipano. No social, Lourival Baptista trouxe a Petrobras das Alagoas para Sergipe, patrocinando, ainda nos dias atua is, milhares de empregos para sergipanos e brasileiros.

 

Sabemos que o Batiptão dentro em breve será demolido… Por certo desaparecerá o Estádio Baptistão, mas  aparecerá, ainda a inaugurar um novo estádio ou uma arena de futebol. Chegou a hora do brilhante governador Marcelo Deda, como grande desportista, em apoiar  o anseio do povo sergipano em colocar o nome da grande obra,  de Estádio ou arena LOURIVAL BAPTISTA . Essa será uma grande luta a ser travada pela entidade presidida pelo radialista Roberto Silva.

 

 

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

 

Frase do Dia

“O homem deve viver preparado para morrer a qualquer instante, e deve proceder como se não fosse morrer nunca”. José Alencar, empresário e ex-vice-presidente da República que faleceu ontem, 29. Um exemplo de político para as novas gerações, transparente e acima de tudo simples demais.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais